Operação Fronteira Sul II

A vigilância da fronteira do Brasil com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai está reforçada. Até o dia 24, as Forças Armadas realizam na área a Operação Fronteira Sul II, treinamento militar que coíbe crimes fronteiriços e ambientais reais.

Ontem, 10 mil militares começaram a se deslocar para as áreas de fronteira da Região Sul. A meta é marcar presença em 2,5 mil quilômetros na linha divisória entre o Chuí (RS) e Guaíra (PR). As tropas procedem dos três Estados do Sul mais Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além do Exército, que comanda a operação, participam Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil e órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência.

A primeira edição da operação, realizada nos mesmos moldes da atual entre maio e junho, teria reduzido a circulação de sacoleiros brasileiros em cidades paraguaias. A área da operação compreende quase 20% da fronteira terrestre brasileira.

De acordo com o comandante Militar do Sul, general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira, as ações serão de patrulhamento, fiscalização de produtos e treinamento de uso de armas. De forma paralela à operação, serão realizadas ações junto às comunidades, como atendimentos de saúde, emissão de documentos, recreação com crianças e trabalhos de engenharia como recuperação de estradas, pontes e cisternas.

Os países vizinhos foram informados sobre a movimentação das Forças Armadas brasileiras.

De sexta-feira a domingo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, devem acompanhar as atividades nos três Estados.

FONTE: Zero Hora

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bomfim
Bomfim
15 anos atrás

Agora sim a diplomacia vai funcionar. O governo do Paraguai já enviou policiais para proteção dos brasiguaios da fronteira. realmente a ação valem mais que mil palavras.

Baschera
Baschera
15 anos atrás

Argentinos e Uruguaios não falaram nada.
Mas a imprensa e governo Paraguaios estão em polvorosa contra as manobras.
Sds.

Jorge
Jorge
15 anos atrás

Como um Cidadão Brasileiro, vendo a quantidade de manobras militares que são realizadas por ano, e com a divulgação que tem na mídia leiga, pode acreditar em crise séria nas FF.AA.

Minha preocupação é válida?

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

A baderna no paraguai,bolívia, equador, SP e RS são apenas reflexos da política tresloucada de LULA e do PT. O Motim da Polícia Civil e a trapalhada da PM paulista no sequestro em Sto André estão sendo explorados desesperadamente para reverter a esmagadora DERROTA nacional dos petralhas nas urnas. Já custou a integridade de jovens moças, quantas vidas brasileiras serão ameaçadas no paraguai? LULA está perdendo o controle dos extremistas, interna e externamente . Será que terá coragem de implementar o decreto 6592? De conter o HUGO BOSS? Ou se acovardará, deixando agricultores Brasileiros serem esbulhados apenas porque são…BRASILEIROS?

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Guilherme,

“crimes ambientais e fronteiriços” viraram motivo suficiente para se realizar exercícios como este??????????????????

A verdadeira intenção é mostrar aos nossos vizinhos do sul ( principalmente Paraguai) que não somos tão ” manés” assim não. Pelo estardalhaço realizado por Assunção, acho que o recado chegou até o destino final.

Parabéns à todos os integrantes que estão realizando essa manobra.

julio
julio
15 anos atrás

Caro DaGuerra, vc ainda tem alguma dúvida, com o grande assessor Marco Aurélio ao lado do covarde Lula….nossos irmãos no Paraguai estão perdidos….As manobras no Sul é uma boa oportunidade para começarmos a estrangular o Paraguai…outrora o III Exercito costumava realizar grandes manobras…é bom ver a força (comando do sul) se movimentando novamente.

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Tenho dúvidas se aqueles Brasileiros, quase todos colonos sulistas, podem contar com a proteção do (des)governo PeTralha. Se depender do ÓDIO RACIAL E DE CLASSES dos esquerdopatas, melhor pedirem ajuda para ALEMANHA, ITÁLIA e POLÔNIA…infelizmente.

Pinchas Landisbergis
Pinchas Landisbergis
15 anos atrás

Estamos “Rugindo nas fronteiras” é assim que se faz Parabéns às FAAs brasileiras !!!

Alte Makarov
Alte Makarov
15 anos atrás

Camaradas!! Confiram este link e os comentários dos leitores paraguaios

http://www.ultimahora.com/notas/163683-General-brasileño-dice-que-invadirá-Itaipú-si-Lula-ordena

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Q é isso! Quantas mentes doentias, o sectarismo cega!

DaGuera
DaGuera
15 anos atrás

É…? Com que moral, se aqui o MST invade, destroi e mata sem um “miado” de ninguém?

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Acredito em mudanças e acho que elas já começaram. Mas isso sabemos que não acontecerá da noite para o dia. Sinto muito pelos “fundamentalistas” acima e sua eterna insatisfação, isso demonstra que estão sempre infelizes e que dificilmente regam seu espírito de esperança, ficam sempre contestando afim é esse, e somente este o seu papel. Temos sim que criticar, afinal falhas e desvios existem, mas, com uma visão restrita, simplesmente detonar e destruir tudo que tanto se demorou para construir??? Me desculpem, não concordo com essa insatisfação latente e crônica, o espírito não pode adoecer neste momento. Espero que exista… Read more »

Bomfim
Bomfim
15 anos atrás

Ao menos estamos nos movimentando. Essa ideia de negociar sem pressão é coisa de quem não enxerga um palmo a frene do nariz. Temos sim que mostrar que baderna em nossas fronteiras não será tolerado.

konner
konner
15 anos atrás

“Rugindo nas fronteiras” — [ Pinchas Landisbergis ] A questão da tríplice fronteira é um tema de extrema relevância. Sem querer reduzir o probléma dos ” Brasiguaios ” [ que é MUITO GRAVE ], essa atitude do governo do Brasil é muito oportuna devido a outras questões que também estão em jogo neste cenário da tríplice fronteira. O novo cenário latino-americano incomoda com o aumento crescente no que tange a aproximação ideológica e fízica de certos paizes Sul-Americanos [ Bolivia/Venezuela ] com nações [ Irã/Russia ] que se opõe ferozmente a influncia norte-americana. O jornal Folha de S. Paulo, em… Read more »

Igor
Igor
15 anos atrás

Aff e a gente tem que ler certos comentários…

AJS
AJS
15 anos atrás

O Brasil, precisa sim, de pessoas inteligentes e capazes, para fazer no momento certo o que precise ser feito, em prol dos cidadãos brasileiros e do país como um todo, governos de outros paises, defenderão certamente interesses outros, e para isso, devem utilizar-se de seus meios e arcar com os custos para o empreendimento, não temos que nos preparar para exercer controles além fronteira, sem real interesse de nossa parte. Além do que, com ou sem a IV frota, as forças dos EEUU atuarão onde melhor lhes convier, independentemente de haver ou não frota que abranja determinada área, ou será… Read more »

TAER
TAER
15 anos atrás

Acredito na importancia das manobras realizadas pelas Forças Armadas brasileiras com a Operação Fronteira Sul II, o Brasil se quer um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas tem que se fazer respeitado no Continente! È o minimo que nós esperamos deste Governo.
Sds.

Billy
Billy
15 anos atrás

400 marines não são nada! Pior quando esta pista começar a receber ANTONOV, ou ainda pior…SUKHOI…qual a distância até os grandes centro…Ah, não há necessidade mas quem sabe um ou dois TUPOLEV?

NÃO ACREDITO QUE ESSES CARAS POSTARAM ISSO....
NÃO ACREDITO QUE ESSES CARAS POSTARAM ISSO....
15 anos atrás

dA gUERRA, jÚLIO E vOLUNTÁRIO DA pÁTRIA: COMO VOCÊS FALAM “MATÉRIA ORGÂNICA, USUALMENTE DE TOM MARROM; PROCESSADA PELOS INTESTINOS E EXPELIDA PELO RETO”!!!!!!!!! VOCÊS AINDA VÃO MORRER DE TANTO ODIAR. NÃO APÓIO DE FORMA INCONDICIONAL O GOVERNO DO LULA, E NA VERDADE SOU CONTRA VÁRIOS ASPECTOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO. MAS DAÍ VOCêS ESCREVEREM QUE ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU EM SÃO PAULO????!!!!! VOCÊS SABEM QUAIS OS MOTIVOS DA GREVE???!!! QUANDO COMEÇOU???!!!! QUAIS AS REINVIDICAÇÕES DOS GREVISTAS???!!! PORQUE DECIDIRAM MARCHAR ATÉ A SEDE DO GOVERNO???!!! E MAIS, O QUE O GOVERNO TEM A VER DIRETAMENTE COM OS “BRASIGUAIOS”??? NÃO PODEMOS… Read more »

Alte Makarov
Alte Makarov
15 anos atrás

Congratulações ao Mauro por sua “Chamada à Razão”. Uma mensagem clara, lúcida e sensata.

thom
thom
15 anos atrás

AGORA SIM!! – NEGOCIAR ENERGIA EXIGE FORÇA, O BRASIL NÃO PODE ABRIR MÃO NEM DE 1WT, AFINAL O PARAGUAI É DONO SÓ DE DIREITO, QUANTOS REIAS O MESMOS COLOCARAM NA CONSTRUÇÃO?? – É ASSIM QUE SE FAZ, DEVÍAMOS TER FEITO TAMBÉM NO CASO DA BOLÍVIA, ESPERO QUE O BRASIL REAJA SEMPRE A ALTURA. OS EUA, A CHINA, A RUSSIA, A FRANÇA, A GRÃ-BRETANHA, todos fazem assim, intão está certo.