Cortes no orçamento de Defesa Sueco vão na contramão dos novos compromissos assumidos pelo Governo, inclusive com o desdobramento de tropas no exterior em apoio à ONU ou como parte de uma força européia, podendo colocar em risco as forças e seus homens.

No início de 2008, um corte de US$ 200 milhões forçou a diminuição do tempo de serviço militar e a diminuição das horas de vôo dos caças Gripen. Em abril, havia sinais de que novos cortes ocorreriam em futuro próximo.

Em novembro de 2008, uma diretiva do Governo sueco para o Comando Supremo confirmou que o orçamento seria congelado em US$ 4,9 bilhões por ano até 2014, com pequenas correções em decorrência da inflação.

Agora aparecem notícias de que o Governo sueco pretende cortar 30% do Exército e diminuir o número de carros de combate (MBT) pela metade. O número de homens seria diminuído de 20.000 para 12.500, distribuídos por 7 batalhões da força terrestre e 1 batalhão de fuzileiros navais.

Sem dúvida esses cortes são mais proeminentes na força de blindados, onde dos 280 Leopard 2 adquiridos da Alemanha, ficarão em servico apenas 160 da variante Strv 122 (Leopard 2A6), sendo colocados na reserva os outros 120 da versão Strv 121 (Leopard 2A4).

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario-DF
Corsario-DF
15 anos atrás

Tá aí uma boa compra de oportunidade, apesar de ser o 2A4.

Sds.

Patriota
Patriota
15 anos atrás

pode crer deveriamos comprar estes 2A4 da suecia
mais agora com esta crise que os suecos vão fikar doidos pra ganhar o fx

RL
RL
15 anos atrás

Patriota.

Vc tirou as palavras do meu pensamento.
Em tempos de crise, qualquer oportunidade de se ganhar dinheiro é acirrada. Os caras vão ficar malucos pra ganharem a competição.
Agora imagine o amigo, o quanto raivosos devem ter ficados ao saberem que é possível a avaliação e pq não o retorno de Su-35 e Thypoon?!!!

Se com dois já era dificil imagine agora com quatro na parada.

Quanto a esta noticia acima, os 2A4 realmente serviriam como uma luva para o EB.

Jorge Lee
Jorge Lee
15 anos atrás

Boa notícia, mas… uma boa oportunidade de compra, sem dúvida, mas não creio que a aquisição de CC seja prioridade agora no EB, porque nem chegaram, ainda, os Leo 1A5!!! Ok. Nem se compare Leo 1A5 com 2A4, eu prefiro o último, mas já gastaram uma grana comprando esse lote que começou a chegar e nem preciso lembrar quanto tempo demoraram as negociações… Lembro das negociações desde quando o Comandante do EB era o Gen Ex Gleuber, ou seja, mais de 6 anos!!! Então, se realmente houver interesse na compra desse CC, aguardem esse lá para, vejamos…2015+ No ponto de… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Quando a Suécia corta orçamentos tudo bem mas quando é o Brasil…

Aluisio
Aluisio
15 anos atrás

Uma coisa é a suécia cortar orçamento,no caso deles é só parar uns tanques e diminuir umas horas de vôo,no nosso,é fazer os soldados começarem a trabalhar a tarde pra economizar no almoço,ou passar o trabalho pra meio período… Uma coisa é vc cortar parte de um orçamento grande das FAs de um país pequeno,outra coisa é vc cortar parte do orçamento minúsculo das FAs de um país de dimensões continentais….

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Ulisses,

Tudo bem???????????????? Olha bem o vizinho que a Suécia tem; simplesmente a Rússia.

abraços.

Julio
Julio
15 anos atrás

Caro Aluisio, sua colocação é correta, mas, apenas para completar, devemos lembrar que quando as Forças Armandas adotam o meio expediente para economizar no almoço e demais despesas, os aviões já não levantam voo, os navios estão parados no cais e os veiculos blindados não saem da garagem. Sds.

Coruja
Coruja
15 anos atrás

Em tempos de MI-35, RPG, etc, vale a pena investir pesado em tanques?

Coruja
Coruja
15 anos atrás

p ñ falar do ALAC Brasileiro.

JACUBÃO
15 anos atrás

E o EB está esperando o que????

Marine
Marine
15 anos atrás

Coruja,

Vale e muito! O tanque ainda e o martelo de ferro dos exercitos e sera ainda por pelo menos mais algumas decadas…O proprio Iraque possuia os dois sistemas de armas que vc citou e tiveram seu exercito aniquilado por tanques e poder aereo combinados.

Obviamente a derrota iraquiana tem varias razoes mas quis usar o exemplo apenas para ilustrar o ponto.

Sds!

Coruja
Coruja
15 anos atrás

Obrigado Marine pela explicação.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Certa vez eu vi um programa na Discovery sobre Tanques e mostraram o Leopard 2 da Suécia e eu fiquei impressionado com a tecnologia embarcada no carro de combate, incrível mesmo, parecia um “caça”.

Realmente seria uma compra e tanto, mas nao acredito que iremos compra-los, mesmo pq a idéia deles é a de estocar e não vender.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Uma brigada com 120 Leo II A4 no EB seria uma bela resposta aos futuros T-90 que aportarão no continente!