Japão posiciona unidades de mísseis Patriot ante ameaça de lançamento da Coreia do Norte. Dois navios antimísseis partiram ontem (28) em direção ao mar do Japão.

As Forças Armadas japonesas posicionaram unidades de mísseis Patriot em Tóquio e seus arredores ante a proximidade de um lançamento de um projétil norte-coreano que pode acontecer nos primeiros dias de abril, informou neste domingo o ministério da Defesa. Duas rampas de lançamento de mísseis Patriot já se encontram diante do prédio do ministério da Defesa, situado no centro de Tóquio. Os mísseis estao dirigidos para o espaço aéreo do noroeste, por onde poderá passar o foguete que a Coreia do Norte prevê disparar entre 4 e 8 de abril.

O Japão também posicionou mísseis em Saitama, norte de Tóquio, e Chiba, sudeste da capital. As forças armadas transferiram unidades para o norte do país, enquanto dois navios de guerra zarparam rumo ao leste para derrubar o foguete. Neste domingo, o secretário de Defesa americano Robert Gates disse que seu país não vai derrubar o míssil que a Coréia do Norte pretende disparar no início de abril.

Em entrevista ao programa “Fox News Sunday”, Gates aparentemente contradisse o almirante Timothy Keating, chefe do Comando do Pacífico, que havia afirmado que os militares estavam prontos para derrubar o projétil caso fosse dada essa ordem. “Não creio que tenhamos planos para fazer algo assim (derrubar o míssil) nesse momento”, declarou Gates. Indagado se o lançamento terá lugar em breve, o chefe do Pentágono declarou acreditar que isso provavemente acontecerá. Gates afirmou ainda que o governo dos Estados Unidos acha que o lançamento de um satélite – como anunciado pela Coreia do Norte – tem como objetivo “mascarar o desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental”, mas que o memo não tem o alcance necessário para atingir o Alasca. O funcionário disse acreditar que o plano a longo prazo da Coreia do Norte é armar um míssil dessas características com uma ogiva nuclear.

Fonte: Agência France Presse, via G1

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bronco
Bronco
14 anos atrás

Se o Japão lançar misseis contra o foguete norte-coreano, é melhor que acertem. Ou isso, ou provarão que o ataque com foguetes de saturação armado com ogivas convencionais ou nucleares é uma arma extremamente eficaz para furar o bloqueio das ótimas forças de defesa do Japão.

The_mal_voltou
The_mal_voltou
14 anos atrás

Mal estar diplomatico ou Vietnam 2-o Retorno????

Adler Medrado
14 anos atrás

Supondo que a Coréia do Norte lance o foguete deles e o Japaão faça uma interceptação, será que os nortecoreanos teriam peito de chamar eles (os japa) pra porrada?

Coralsea
Coralsea
14 anos atrás

Os japoneses, creio eu, não teriam como derrubar um foguete, só os
EUA….

Coralsea
Coralsea
14 anos atrás

Ops…!!! Falha minha; havia esquecido de que os japoneses também possui o míssle Standard-3.
Além da mais nova versão do “Patriot”.

Nunão
Nunão
14 anos atrás

Coralsea, a matéria acima pode ser complementada por outra do Blog Naval, com link no texto, sobre os navios Aegis equipados com SM-3 deslocando-se para o Mar do Japão.

Saudações!

Coralsea
Coralsea
14 anos atrás

Nunão; parabéns pelos dois textos….o que vocês acham?
Vão abater ou não o tal foguete norte-coreano?

zocca
14 anos atrás

o que deve ter de japones e sul coreanos com o cuz cuiz na mão , eu quero ver e a jurupoca pia.

patriota
patriota
14 anos atrás

Pessoal vcs acham que eles são como o Brasil que apanha que nem mulher de malandro?
Os japoneses são gente séria acho que não vão permitir que os norte coreanos fiquem ameaçando o seu território deste jeito, o Japão despõe hoje de alguns dos mais modernos e eficientes meios
para contrapor este tipo de ameaça como os Standard-3 citados por alguns aki no blog alem de uma das marinhas mais bem preparadas e equipadas do mundo.

Pelo que parece é so esperar para ver o Japão derrubar este
missil

saudações

Adler Medrado
14 anos atrás

Tá bom… os japa tem peito e podem interceptar o bagulho nortecoreano mas minha pergunta não foi respondida: Os coreano do norte teriam peito de intimar os japa e sair no tapa?

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Acho que a questão é :
O que os norte coreanos estão fazendo é coragem ou burrice?
bom não duvido eles sejam capazes de desafiar o Japão

saudações

Nunão
Nunão
14 anos atrás

Coralsea, acho que o foguete norte-coreano vai passar longe o suficiente para dar uma boa desculpa a todos de não interceptá-lo. E aí, uns dias depois, os EUA e o Japão fazem em contrapartida um teste de interceptação a um alvo de exercício para mostrar que poderiam ter interceptado, se quisessem. E aí tudo continua… Mas isso é suposição baseada em lógica e fatos etc, o que rigorosamente não quer dizer nada. A vida e a história não seguem a lógica, pelo contrário, são os desvios da curva que fazem os fatos e os acontecimentos que depois são interpretados pela… Read more »

julio
julio
14 anos atrás

Se realmente ocorrer o teste, acredito que o Japão apenas irá acompanhar. Mas, mesmo que sejam forçados a intervir, o Japão não irá realizar qualquer retaliação militar, não há interesse. Vão usar a ONU. A grande questão é como fica a Coréia do Sul. caso a crise se agrave ou vão apoiar os EUA e o Japão?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ainda não entendo porque os EUA se dignam a sequer falar com a Coréia do Norte. A paciência americana é a maior prova de que a democracia é mesmo o melhor regime que existe. Por mim, detonava aquela porcaria comunista logo, com um ou dois Minuteman e fim: estava resolvido o problema pelos próximos, digamos, dois ou três bilhões de anos… DUVIDO que China ou Rússia levantassem um único dedo após concluído o ataque! A verdade é que tanto russos quanto chineses fariam nas calças de pavor do arsenal americano e, especialmente, de medo das consequências econômicas de ter os… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Assim não, meu caro Emanuel, seja específico, por gentileza… senão digo que quem falou isso aí foi você…

Marcos T.
Marcos T.
14 anos atrás

Vamo fazer um bolão ae!
Os coreano já mostraram que tem culhão, vamo vê os japa agora.