Passados 361 anos do nascimento do Exército Brasileiro, encontramo-nos novamente perfilados para, uma vez mais, reverenciar atos heróicos de brasileiros que, em 1648, nos Montes Guararapes, reagiram à ocupação estrangeira. Coragem e sangue, audácia e determinação conduziram irmãos de três raças a alcançar a vitória sobre o invasor com o mesmo sentimento de brasilidade que até hoje tem aracterizado toda a história de nosso Exército.
Ao longo desses séculos, consolidando a Independência, pacificando províncias, defendendo o território, fortalecendo a república e lutando pelos ideais de liberdade em solo europeu, a gente de nossa terra envergou a farda que tanto nos honra para, sob o manto dessa “segunda pele que adere à alma”, fazer do Brasil o país forte e soberano onde hoje vivemos. Cultuar-lhes a memória é continuar-lhes os feitos. Embora nos felicitemos por identificar hoje apenas nações amigas em
nosso entorno estratégico, o Exército Brasileiro, como força armada, permanece esteio e segurança de nossos cidadãos e, além disso, presta solidariedade a outros povos com uma ativa participação em operações de paz. A observância da destinação constitucional, o apego à legalidade, a elevada motivação e o acendrado compromisso com a Pátria permanecem inalterados na Instituição, a despeito de dificuldades de diferentes naturezas.
Nos dias atuais, em que a Estratégia Nacional de Defesa reconhece a imperiosa necessidade de o Estado Brasileiro dar maior atenção à sua defesa, projetos de grande envergadura norteiam a evolução da Força Terrestre. Amazônia Protegida, Mobilidade Estratégica e Combatente Brasileiro do Futuro, entre outros, são projetos que têm por objetivo dotar a Instituição das capacidades que a Nação requer e que você, Soldado Brasileiro, deseja de longa data. Trabalhemos todos por dar-lhes consecução.
A nossa Força supera obstáculos, conquista objetivos e mantém-se em estado de prontidão graças, principalmente, ao valor de sua gente. Olhar altivo, vontade inquebrantável, culto à verdade, ética, disciplina e intenso amor pelo Brasil são marcas da alma verde-oliva. O Exército é credor da confiança e do respeito da sociedade a que serve. Jamais abriremos mão dessa conquista. Somos, realmente, “da Pátria a guarda, fiéis soldados, por ela amados”. Homenagear o Exército Brasileiro no dia de seu aniversário é cumprimentar você, homem e mulher, fardado e civil, da ativa e da reserva por uma vida de renúncia e dedicação integral ao serviço da Pátria.
Fomos, somos e seremos sempre pelo Brasil, acima de tudo!

General-de-Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Fui, ontem, no Parque Redenção em Porto Alegre, onde tinha uma exposição comemorativa do EB, e percebi, “na pele”, que o EB é bem organizado como instituição, porém carece, urgentemente de modernização! é chocante! vi um FAL com um Soldado que era, pelo estado, 10 anos meis velho que seu portador! sem falar em outras armas portáteis… o Urutu e o Cascavél só tem serventia contra um inimigo que não tenha nenhum meio além de armas leves! fiquei muito triste vendo, alí, profissionais dedicados, que sei que são mal remunerados e desprezados pela maioria da população…

Bandeira
14 anos atrás

A todos os “Milicos”, sinceros parabéns pela passagem do dia do Exercito, em especial ao pessoal do 3/0 Pelotão de Polícia do Exercito, em Bagé/RS

Noel
Noel
14 anos atrás

Desculpem-me aos companheiros do EB, inclusive meu pai, tio e primos, porém essa data como dia do EB foi uma tremenda forçação de barra de alguns Generais, de aglutinar ao Dia da Batalha de Guararapes o mesmo Dia do Exército, e tem mais, os iluminados que tiveram essa idéia, fizeram por um ciúme tolo, chega a ser infantil, pelo fato da Marinha ser a mais antiga das Forças, tentando e, por enquanto, não conseguindo mudar esse fato; mas com o trabalho de marketing que esta sendo feito, e com o tempo, vão acabar vencendo. A Batalha tem todos os méritos… Read more »

Alexandre Marlon
Alexandre Marlon
14 anos atrás

Francisco AMX,

Pelo que acompanho de informações das forças armadas brasileiras(e tento das estrangeiras), nenhuma força brasileira perde para as estrangeiras(incluindo as dos países desenvolvidos). O problema são os meios e verbas para desenvolvimento e aquisição(se for o caso) de novos meios …

Matheus Falcon
14 anos atrás

361 anos de Historia nao é para qualquer um não,no dia 19 de abril de 1648 nascia o Exercito Brasileiro um dos guardioes, de sentimentos esquecidos pela nossa sociedade como “Patriotismo e Disciplina”.
Que esta nova realidade, que esta estabelecida no Plano Estrategico Nacional nao fique so no papel, e venha a trilhar os caminhos do nosso glorioso exercito.

abraços a todos militares da ativa e da reserva!!!

Brasil Acima de Tudo!
Abaixo de Deus

claudio alfonso
claudio alfonso
14 anos atrás

Parabéns ao nosso valoroso exército, principalmente ao seus soldados, cabos, sargentos e tenentes. Poucas manchas na longa folha de serviços prestados em defesa do Brasil!

General
General
14 anos atrás

So uma coisinha: voces repararam que o soldado que ilustra a foto acima não esta muito bem equipado para ser do Exercito Brasileiro?

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Exército Brasileiro, Braço Forte, Mão Amiga!!!!!

Brasil acima de tudo!!!!

zocca
14 anos atrás

parabens ao exercito brasileiro, mas dou um comcelho a todos os integrantes, de que comecem a amolar as baionetas, porque a FUNAI ,O IBAMA, EO MST estão arrumando serviços para voces, para começar, uma GUERRINHA CIVIL JA SERVE, e depois UMA BOA GUERRA para TENTAR EVITAR O SEPARATIMO QUE COM SERTEZA TERA AJUDA ESTRANGEIRA, o resultado final so DEUS o sabe.

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Alexandre Marlon,. acredito que o amigo precisa se informar mais, todas as unidades??? confiaria o amigo um combate entre uma força como os Marines contra uma dos nossos fuzileiros???? os Marines com experiência centenária, travando guerras desde sua existência até os dias atuais… contra uma força que não tem experiência cabal em guerra??? acho que não….
Sem desmerecer nossas força, que são show de bola, com o orçamento que tem, não podemos tapar o sol com a peneira, e querer ganhar no grito!