FORPAN

No período de 14 a 22 de maio, a Brigada Guaicurus realizou a “Operação Solon Ribeiro”, exercício de adestramento para a FORPAN – Força Pantanal. A tropa participante foi constituída de um Estado-Maior nível Unidade, quatro subunidades de Cavalaria e elementos de apoio ao combate, todos orgânicos das OM que integram aquela GU. O Comandante Militar do Oeste, General Ferrarezi, realizou uma visita ao local das atividades.

FORPAN

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás

Como hoje é sábado, o cabo já tomou seu banho semanal

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

Quem foi Solon Ribeiro?? O que este nome diz à tropa?? O quanto galvaniza a vontade do soldado para atingir o objetivo determinado??

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Caro guilherme a primeira foto do comboio fico muito show exercelente foto amigo .

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Da Guerra, Solon Ribeiro era gaucho e foi um major do EB que lutou na Guerra do Paraguai e, junto com Marechal Deodoro, destituiu o Imperador Dom Pedro II do trono e contribuiu para a proclamação da República. Segundo consta, foi ele quem deu a notícia para Dom Pedro II da proclamação da república e ordenou que a família real desse o fora do país o mais rápido possível. depois disso, teve um carreira política, sendo nomeado governador do Mato Grosso em 1891, deputado federal e inspetor do Tribunal de Guerra no Pará. Foi isso que consegui apurar sobre Frederico… Read more »

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

Não respondeu. O que ele diz á tropa?

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Da Guerra, Ah! Mais uma coisa importante sobre o Major Solon Ribeiro. Sua filha, Ana Ribeiro, casou-se com Euclides da Cunha. Bem, como pude perceber na minha pequisa rápida pela internet (eu também não conhecia a história do Major Solon Ribeiro…fui pesquisar na internet pra conhecê-la um pouco): O Major Solon Ribeiro foi um nome compromissado com a República do Brasil, desde seu início. Desde sua participação no 15 de novembro de 1889 até suas relações próximas com pessoas importantes como Euclides da Cunha e Marechal Deodoro. Major Solon Ribeiro, pelo o que pude ver, é um nome homenageado em… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Da Guerra,

Não sei. Isso só perguntando para as tropas.

Se a gente for ver por aí, então, o que o nome “Fronteira Sul” diz as tropas? Ou melhor, quais nomes diriam alguma coisa às tropas?

Eu não vejo problema algum de se colocar o nome de um antigo major e herói de guerra do EB numa operação?

Acho que é uma homenagem ao major Solon…e só isso.

Seria estranho se a operação se chamasse: Operação Xuxa! Operação Ronaldinho Gaucho! Operação Ivete Sangalo! Operação Toni Ramos! Ou coisa do tipo…

Operação Solon Ribeiro me parece adequado.

abraços

Hornet
Hornet
14 anos atrás

ops! Ficou faltando um complemento:

Eu não vejo problema algum de se colocar o nome de um antigo major e herói de guerra do EB numa operação, vc vê?

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

Também não vejo problema em homenagear os reconhecidos heróis do Exército Brasileiro. Mas algo que sugira ação, envolvimento, participação, sei que já foi motivo de muito riso aqui no blog…rsrs…, mas algo como: SABRE DE CAXIAS (para uma Op de Paz) ou LANÇA DE OSÓRIO (ofensiva Bld). Entendo que FRONTEIRA SUL diz muito ao soldado gaúcho, pois relembra a luta dos seus antepassados na consolidação daquela parte do Brasil.

Leandro Solon Ribeiro
Leandro Solon Ribeiro
14 anos atrás

gostei muito da foto e tb de saber que homenagearam um ilustrissimo parente.

drausio solon ribeiro filho
drausio solon ribeiro filho
14 anos atrás

existe tb o 17 regimento de cavalaria que se chama regimento solon ribeiro. no museu da república tb tem a espada de ouro que ele recebeu por bravura na guerra do paraguai … era um militar de enorme influencia na época …etc . sou tataraneto do mesmo , com muito orgulho rsrsrs

Paulo Augusto
Paulo Augusto
8 anos atrás

Compartilho dest depoimentos tambem sou tataraneto de Frederico Solon Ribeiro,
temos muito orgulho deste fato.
Paulo Augusto Marques Graeff. neto de Proserpina Solon Ribeiro. neta de Frederico