Foguete lançado por militantes a partir de Gaza acerta Israel e deixa um morto

21

Ataque é o primeiro fazer vítimas desde a ofensiva israelense de janeiro de 2009

vinheta-clipping-forteGAZA – Militantes palestinos lançaram nesta quinta-feira, 18, um foguete a partir da Faixa de Gaza que acertou o território israelense e deixou um camponês tailandês morto, informaram as autoridades de Israel. O episódio ocorre em meio à visita da chefe da diplomacia da União Europeia à região.

Um grupo desconhecido de Gaza chamado Ansar al-Sunna se responsabilizou pelo ataque, realizado um dia antes da reunião do Quarteto para o Oriente Médio em Moscou, onde se discutiria formas para restabelecer as negociações de paz na região.

Segundo a Polícia israelense, o míssil atingiu a comunidade agrícola de Netiv Ha’asara, no deserto do Neguev. Apenas o tailandês foi morto e não houve notícias de mais feridos ou mais ataques.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, havia cruzado a Faixa de Gaza aproximadamente uma hora antes de o míssil atingir o território israelense. É a primeira vez desde janeiro de 2009, quando houve a ofensiva de Israel, que um míssil disparado a partir de Gaza deixa vítimas.

Catherine recebeu informações sobre o ataque e imediatamente condenou “todo tipo de violência” na região. “Condeno todo tipo de violência. É preciso avançar para conseguir que o processo de paz tenha uma solução bem sucedida”, disse a diplomata europeia.

Os lançamento de mísseis por militantes palestinos a partir de Gaza é frequente, mas ultimamente não deixou mortos. O número de ataques diminuiu drasticamente desde a ofensiva de Israel em Gaza no começo do ano passado, quando cerca de 1.400 pessoas morreram. Os israelenses respondem aos ataques com bombardeios direcionados a campos dos insurgentes e locais de produção de armas.

O Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza desde 2007, pediram que os outros grupos militantes não fizessem esse tipo de ataque temendo retaliação do Exército de Israel. O Ansar al-Sunna, porém, é um grupo pertencente a uma facção ultraconservadora e que desafia o Hamas na Faixa de Gaza. O nome também é usado por aliados da rede terrorista Al-Qaeda no Iraque.

FONTE: Estadão, com agências Efe e Reuters

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert
robert
14 anos atrás

é… lançaram um tomahawk!

eles não se cansam de falar míssil em vez de foguete.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ihhhh…vai chover mer. em Gaza…

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

LuLLa não estava lá !?!?!?! Então não viu, não ouviu, não lhe falaram ?!?!? Que pena !

E que “balaio de gatos” são esses grupos de militantes palestinos……

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Eu não sou a favor de lado algum…mas sei de algo. Quem não cão caça com gato, lebre, com o que tiver, na guerra vale tudo.

MA
MA
14 anos atrás

Esses caras não se cansam… Ainda não aprenderam que enquanto eles lançam um foguete e matam um israelense num desses ataques, Israel tem pretexto para bombardear um ano inteiro a faixa de Gaza, matando centenas de palestinos.

É burrice, não ajuda a trazer a paz e nem ajuda o Hamas a vencer a guerra, é pura e simples burrice essa tática! O melhor seria ir para diplomacia, porque em termos de operações militares o resultado é só mais sofrimento aos mulçumanos da região.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

MA em 18 mar, 2010 às 14:25: MA, não é burrice, os terroristas não são burros: Eles atacam Israel com essas porcarias de foguetes (coitado do Tailandês), Israel detona a Faixa de Gaza, mas por se tratar de uma região hiperpopulosa a maioria que morre é de civis. E aí a população se ira, mas como não pode falar mal dos terrorista (que estão bem pertinho pra reprimir qualquer manifestação do gênero) toca falar mal de Israel. As crianças vêem os pais falando mal de Israel e se alistam nos movimentos terroristas. E o ciclo se perpetua. Nunca haverá paz.… Read more »

Edgar
Edgar
Reply to  Alexandre Galante
14 anos atrás

Teste 4….

Mod interessante a ser aplicado nos blogs, Galante, ajuda na estética e legibilidade dos comentários.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
Reply to  Alexandre Galante
14 anos atrás

Sensacional!

The Captain
The Captain
Reply to  Alexandre Galante
14 anos atrás

O modelo de pontuação é interessante porque aqueles que tem interesse somente em polemizar são negativados e assim censurados pelos demais comentaristas, o que desestimula o comentário polêmico e infrutífero.

The Captain
The Captain
Reply to  Felipe Cps
14 anos atrás

CPS, a leitura que você faz é absolutamente correta.
De toda forma, aquela questão tem que ser resolvida, pois hoje, à exceção da Coréia do Norte e do Irã, que é desdobramento da mesma questão; é o maior problema que o mundo enfrenta. Resulta da divisão do mundo novamente em fieis (assim auto entendendo-se os muçulmanos) e o resto do mundo cristão e ocidental, ou oriental, porém não islamita, os infiéis.
Temos desde os anos 50 a volta de uma Guerra Santa, que mais dia, menos dia, poderá ter a dimensão que teve na Idade Média.

M1
M1
14 anos atrás

Bem que eles poderiam acertar um molusco que nao sabe nem administrar a própria casa e agora quer meter o bedelho em um território que é problemático à milênios.

Ele está trazendo mais problémas para o Brasil, aquilo lá nao vai ter fim, uma hora melhora outra piora… e os petistas e lulista de plantão acha que o molusco vai dar jeito.

Não vejo a hora das eleições, tá demorando muito… esse cara tá fazendo cada caca… ele só ferrou o Brasil até agora…. gás bolivia, itaipu – paraguay, honduras, oriente médio, acho que só nao errou no haiti.

MA
MA
14 anos atrás

CPS, realmente eu esqueci que qualquer que seja o lugar do mundo, a ordem do dia é sempre a mesma, uns querendo se beneficiar dando as costas àqueles que deviam proteger ou ao menos se importar…

Mas olhando de maneira fria, eles poderiam, ao menos, tentar alguma operação mais eficiente, lanças foguetes de artilharia minusculos esporadicamente beira a inutilidade.

OTV
OTV
14 anos atrás

Tailandes? Isto que é azar.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
Reply to  OTV
14 anos atrás

Haha… pensei exatamente isso!

Leigo
Leigo
Reply to  RoninSnkShit
14 anos atrás

Conseguiram a proeza de acertar um tailandês. Nossa.

OTV
OTV
14 anos atrás

Off tópic:

Achei esta foto de um militar do EB da força de paz no Haiti. Nada demais se eu não tivesse achado a foto no site da US Navy.
Parabéns ao EB, como sempre honrando a nação. Gostei da bandeira nacional no uniforme aparecendo bem na foto.
Parabéns a todos os brasileiros que representam com honra nossa amada nação.
http://www.navy.mil/view_single.asp?id=83305

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

off……
só uma coisa desse negócio de pontuação…..
sempre que eu vejo um comentario bloqueado por baixo voto, abro pra ver a asneira…. uahuahuahuah
então… pouco adianta!!!

mas acho válido mesmo assim!!!

abaços