vinheta-clipping-forteNa divisa entre as cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, o rio Paraná é cenário de recorrentes trocas de tiros há pelo menos dois meses. Postados em margens opostas do rio e equipados com arsenal pesado, militares da Marinha paraguaia e agentes da Polícia Federal brasileira disparam uns contra os outros desde março.

Os choques são consequência de ações do crime organizado, praticado por paraguaios e brasileiros e que se alastra pela fronteira. Não há indício de conflito institucional formal entre os países, parceiros estratégicos, mas a situação pode provocar, segundo especialistas, uma crise diplomática.

Sob condição de anonimato, dois delegados do alto escalão da PF no Paraná e em Brasília, e um delegado da Polícia Civil, confirmam que quadrilhas de traficantes e contrabandistas pagam propina a um grupo de militares da Marinha paraguaia para que façam vistas grossas às suas atividades ilícitas e atuem também como braço armado, dando proteção e combatendo a polícia brasileira.

Segundo um delegado da PF, desde o início de março, foram mais de 20 confrontos. Ele cita ocasiões em que houve mais de três num mesmo dia.

Os paraguaios disparam quando a PF tenta apreender um barco e os agentes federais respondem ao fogo.
As escaramuças ocorrem em um momento crítico para o Paraguai, que há pouco mais de uma semana suspendeu garantias constitucionais em cinco regiões sob o pretexto de caçar guerrilheiros de esquerda.

Na semana passada, o senador paraguaio Robert Acevedo foi baleado em um ataque que deixou mortos em Pedro Juan Caballero. A polícia local investiga a participação da guerrilha e da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital.

FONTE: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
13 anos atrás

Ééééé…pelo visto não é só no Brasil que o rabo abana o cachorro!

fullcrum
fullcrum
13 anos atrás

Enquanto não morre ninguém fica por baixo do pano a boca de siri, mas se tomba gente aí é aquele falatório, Brasil imperialista, isso e aquilo, devíamos enviar os Mi-35 e uma força tarefa ou realizar um mega exercício na região, daqui a pouco essa guerrilha ( ou bando ), ataca Itaipú, alvo provável para chamar atenção a causa ou a para extorção. A PF devia era mandar seu 212 pulverizá-los, mas tem a carreira, a política de bom moço,blábláblá..

Tito
Tito
13 anos atrás

Basta um passe do MI-35 pra brincadeira acabar, mesmo sem acertar ninguém.
Como dizem, “quem tem c… tem medo”.

Abs

CELIO
CELIO
13 anos atrás

Gen. Geisel tinha razão..
Vamos invadir o Paraguai e anexá-lo ao Brasil..
Chega de peninha….
Só serve pra ficarem dando despesa e enchendo o saco….

claudio
claudio
Reply to  CELIO
5 anos atrás

Vdd. Trabalhei na região por mais de 20 anos. O Paraguai não se remedia. Sempre nos mandando contrabando de armas, cigarros, drogas e roubando nossos veículos. O Brasil precisa mostrar quem manda de fato na américa latina e parar de se curvar pra estes inimigos da pátria.

Mauricio R.
Mauricio R.
13 anos atrás

Vão sonhando, nem em um próximo governo vamos bancar os machos, contra esses chatos que nos rodeiam.

Vader
Vader
13 anos atrás

Faz tempo que o Paraguai é uma desgraça pro Brasil…

Diêgo
Diêgo
13 anos atrás

Quero só ver depois que morrer alguem… só um detalhe interessante em termos de armamentos eu tenho a leve impressão que a PF ser mais bem equipada que o exercito por ali…Deveriam mandar ” Não sei se tem” uns barquinhos da marinha daqui tambem só para mostrar que os canos dos nossos são maiores….

Floresteiro
Floresteiro
13 anos atrás

Como sempre a corrupção sendo a desgraça de um país.

@MauroVS
@MauroVS
13 anos atrás

Falta pouco.

Atualizado em 3 de fevereiro, 2010 – 20:56 (Brasília) 22:56
Balanço militar sugere aumento da instabilidade na América Latina
.
A América Latina enfrenta “numerosas e complexas” ameaças em termos de segurança e estabilidade militar que põem em risco o equilíbrio regional, segundo um estudo lançado nesta quarta-feira pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês).

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100203_militar_estudo_np.shtml

Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
13 anos atrás

Eu ja acho q não precisa de mto… É só mandar um patrulha Grajau, com seu canhao de 40mm, mostrar bandeira… ja seria uma otima arma de dissuasão…

Mauricio veiga
13 anos atrás

PAU NELES, JÁ PASSOU DA HORA!!!

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Meu receio é que como a corrupção é muita, que isso seja uma guerra de quadrilhas!!! Só faltava isso!!

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

E Marinha Paraguaia ?!?!!?!? de água doce?!

Robson
Robson
13 anos atrás

Antonio M disse:
4 de maio de 2010 às 8:09

A marinha Paraguaia é a maior marinha de agua doce do mundo, mais deveria se chamar RIBEIRINHA.

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
13 anos atrás

“… Postados em margens opostas do rio e equipados com arsenal pesado, militares da Marinha paraguaia e agentes da Polícia Federal brasileira disparam uns contra os outros desde março. …”.

“Arsenal pesado” eu imagino que é aquilo que os anglo saxões chamam de “small arms”, e que em português deveria ser: armas leves ou armas portáteis

“Arsenal pesado” também é conhecido pelos jornalistas brasileiros como “armas pesadas”, ou ainda: “armas de grosso calibre”.

O pior em minha opinião é: “metralhadora capaz de abater avião”.

Santa ignorância!

Bacchi

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Obrigado Robson!

Engraçado que recentemente reclamaram de operações dos fuzileiros brasileiros em Foz do Iguaçu e agora querem acordo de cooperação!

http://www.naval.com.br/blog/2009/04/11/operacao-do-cfn-gera-protesto-do-paraguai/

Ainda não achei uma lista com os navios paraguaios mas, creio que como disseram acima, mandar o Grajau e o Parnaíba dariam conta de acabar com a “festinha” dessa galera….

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O lago de Itaipu tem uns 300 km de extensão. Na margem existem algumas cidades, mas também muita área de mata fechada. Fica difícil fiscalizar, principalmente porque o crime está em toda a extensão, de ambos os lados, e portos e trilhas são abertos numa noite. Aliás, eles agem à noite. Somente com dezenas de barcos e aeronaves e milhares de policiais poderia ser feito uma repressão eficaz. Ou o uso de um satélite de vigilância. Mas dai é sonhar muito.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Caro Paulo,

Na questão da vigilância (aérea) dessa área citada, creio que se deslocassem avião do porte do Bandeirulha que serão modernizados (ou um R99 mesmo!), VANTs com mais alguns Super Tucanos já seria de boa medida. Por terra alguns jipões e blindados anfíbios e as embarcações a que eu e outros já se referiram mais as lanchas rápidas.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Prezado Antonio M

Só vendo no local para acreditar. Ao menor barulho, ou luz, eles ficam na moita. Quando acalma, eles voltam a agir. E como são centenas todas as noites, sempre uns poucos são inibidos e eventualmente alguém é pego. Os demais passam incólume. No máximo se descobre o porto. Isso no lado brasileiro. Do lado paraguaio desconheço como acontece.
Abraços

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Antonio M disse:
4 de maio de 2010 às 8:00
Meu receio é que como a corrupção é muita, que isso seja uma guerra de quadrilhas!!!

É broe tem esse lado também, espero que nossos agentes do DPF envolvidos sejam limpos, mas em se tratando de Brasil não podemos discartar nada.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O Paraguai só presta pra nos atrapalhar…

País sem futuro nenhum, um dia ainda vamos pegar essa porcaria pra nós.

Bernardo R.
Bernardo R.
13 anos atrás

Não entendo o pq de alguns pregarem a anexação do Paraguai…….

País”zinho” de m**da que não tem valor nenhum para agregarmos…..
Só mais uma despesa seria alimentar os famintos de lá…. Já temos muitos problemas aqui pra arrumarmos mais um…..

Na boa… esqueçam essa besteira….. agora, que devemos mostrar à eles quem manda por aqui, devemos…. Ôôôô se devemos!!!!

Bruno Rocha
Bruno Rocha
13 anos atrás

Bernardo R. disse:
4 de maio de 2010 às 15:08

Sendo bem “frio” ‘e “malvado”, o Paraguai conta com terras ferteis. Vamos alimentar a China e ficar ricos rsrsrsr

FighterSkill
FighterSkill
13 anos atrás

Bhaaa!
Que o Governo autorize o EB, FAB e MB apoiarem a PF nas áreas quentes!

Se não há lei que ajude isto…faça uma MP…e rapido.

Não dá para deixar nossa PF a merce de uns mercenarios.

Brandalise
Brandalise
13 anos atrás

Sao traficantes Brasileiros fazendo o trafico. Sao consumidores Brasileiros financiando o trafico. Sao politicos Brasileiros encobrindo o trafico (e nao sao soh eles). Eh um problema criminal, originado no Brasil, e que esta extravazando pela nossa fronteira. Temos de resover isso aqui mesmo, dentro do Brasil. E ter a mente bem fria, para que isso nao vire um incidente internacional. Ninguem na nossa sociedade (a nao ser os traficantes e seus cupinchas) vai se beneficiar com isso (afinal, eh isso que eles estao fomentando). Inclusive, o ideal seria iniciar uma acao binacional mais clara e evidente para fechar o cerco.… Read more »

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Concordo com a grande maioria, já passou da hora de dar um Basta. Pau nos Piratas Sulamericanos.

Falcon
Falcon
13 anos atrás

Hora de legalizar.

mustafa
13 anos atrás

A PF vem encarando essa briga sozinha, luta dia e noite na barranca do Rio Paraná para tentar deter a entrada de drogas e muamba que passa pelo Rio Paraná com o apoio da Políca e militares paraguaios, com seu pequeno efetivo tem enfrentado a bandidagem fardada paraguaia. Já tá na hora das FFAA entrarem nessa também

WAR
WAR
13 anos atrás

Infelizmente isso não vai dar em nada o Brasil e bunda mole historico em materia de retaliação (politica) sorte que essas guerrilhas tambem não passam de bundas moles porque se eles fosse mais pretenciosos já teriam mandado Itaipu pelo ares.

Se o EB e MB fizece uma retaliação a midia e a corja bandida dos DH iriam fazer o maior alvoroço.

Enquanto tivermos politicos convenientes com o trafico de drogas ong de dh que promovem o caos no pais vamos nos deparar com essas noticias.

Berkut
Berkut
13 anos atrás

Brandalise,
concordo contigo plenamente, mas que passa duas palavinhas na cabeça, isso passa: “SABRE NELES!”

Sds!

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Exercicio militar na fronteira, ja!