A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira realizarão, no período de 13 a 24 de setembro, a Operação Amazônia. Será uma operação de adestramento conjunto que se desenvolverá ao norte das calhas dos rios Amazonas e Solimoes, em áreas dos Estados do Amapá, Pará, Amazonas e Roraima.

A coordenação da operação será conduzida pelo Ministério da Defesa e o comando será exercido pelo Comandante Militar da Amazônia. O objetivo é o treinamento das Forças Armadas para a defesa da Pátria em uma área prioritária do território brasileiro.

Uma operação conjunta vem a ser um moderno conceito de aplicação coordenada de forças militares para atingir um objetivo definido de interesse para o país. Assim, a Operação Amazônia decorre de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Conjunto, sendo executada no terreno por material e pessoal das três Forças Armadas.

Estarão envolvidos cerca de 5000 militares, que executarão  ações operacionais e de apoio a população. A região selecionada para a realização dessas atividades abrange uma extensa faixa litorânea e um terreno geograficamente diversificado, que abrange áreas urbanas e de selva, dentre outras.

Nessa área operacional, serão realizadas, dentre outras, as seguintes ações:

–  Marinha: controle de tráfego fluvial, proteção de infraestruturas Críticas.

– Exército: operações ofensivas e defensivas, lançamento de paraquedistas, defesa antiaérea e defesa de infraestruturas de valor econômico.

– Força Aérea: coordenação do espaço aéreo, tarefas de interdição e de sustentação do combate.

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas ações de apoio a população residente na região onde a operação é desenvolvida. Nessas ações serão efetuados atendimentos médicos e odontológicos às comunidades, empregando também navios de assistência hospitalar.

Com essa operação, as Forças Armadas fortalecem   suas capacidades para a defesa dos interesses nacionais relativos a Amazônia brasileira e seus vínculos com a sociedade.

PARA SABER MAIS

Site da Operação Amazônia

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Pessoal treinado nós temos! Agora equipamento… são outros quinhentos.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Errei, quis dizer “equipamentos.” Desculpem pelo erro.

THIAGO
THIAGO
13 anos atrás

Parabens aos idealizadores deste exercicio que de fato é importante para demonstrar força aos nosso vizinhos, e para aumentar os laços entre os militares ea populaçao ( onde de fato há grandes laços ja de confiança nessas comunidades do norte)

PS: equipamento é imortante mais é um terço da conversa…

André Lopes
André Lopes
13 anos atrás

Estava vendo os videos da operação e achei de grande importância a participação de reservistas na operação.

ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

“O objetivo é o treinamento das Forças Armadas para a defesa da Pátria em uma área prioritária do território brasileiro”.

Quando vão saltar sobre BSA?

É lá que precisa ser exercitada a defesa da Amazônia brasileira…

SantaCatarinaBR
SantaCatarinaBR
13 anos atrás

SantaCatarinaBR

Reportagens que resumem a “Operação Amazônia”, com belas fotos da operação no minuto final do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=IaNL0_68ESs