Um intenso tiroteio entre policiais, homens do Exército e criminosos ocorria no final da tarde desta sexta-feira (26) na favela da Grota, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O Exército ocupou todos os acessos à favela com ajuda da Polícia Militar (PM). O tiroteio ocorre não apenas no Complexo do Alemão, mas também na Vila Cruzeiro, morro vizinho.

Ao todo, foram mobilizados 800 homens e cinco blindados do modelo Urutu, o mesmo utilizado pelas Forças Armadas brasileiras no Haiti.

O ministro Nelson Jobim afirmou também que uma equipe de paraquedistas do Exército brasileiro e militares que atuaram no Haiti serão utilizados no combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Segundo o general Fernando Sardenberg, da Brigada de Infantaria Paraquedista, a tropa que está no Estado é mais operacional do Exército brasileiro.

De acordo com Jobim, os militares do Exército irão cercar as comunidades em que há operações –Alemão e Vila Cruzeiro– enquanto a Marinha e a Aeronáutica darão apoio logístico às ações das polícias militar e civil.

“Nossa intenção é substituir elementos dos órgãos de segurança pública de maneira a propiciar ao estado economia de meios para que outros homens da polícia possam ficar livres para outras ações”, disse Sardenberg.

O Exército também conta com jipes (o número não foi informado), que estão trazendo mantimentos e munições do quartel para reforçar os 44 pontos. Sardenberg informou ainda que os 800 homens são todos do Rio de Janeiro, não são de fora do Estado.

“Covardes”

De acordo com o coronel Álvaro Garcia, chefe de Estado Maior da Polícia Militar, reforçarão as operações três helicópteros blindados da Aeronáutica, aptos a fazer patrulhamento noturno; um deles vindo do Mato Grosso do Sul, talvez ainda seja utilizado hoje.

Garcia informou que nesta sexta-feira 200 homens da Polícia Militar, Bope e Polícia Civil estão participando da operação na Vila Cruzeiro. O comandante da PM acredita que ainda haja cerca de 200 marginais na comunidade e, segundo ele, moradores coniventes com os criminosos.

“Os marginais estão abatidos. São todos covardes, fugiram ontem igual lebres. Eles têm que ver que não devem enfrentar o estado nunca”, disse. Para Garcia, os traficantes estão com a “moral baixa” e muito mal psicologicamente. “A atuação dentro da comunidade é nossa. O Exército vai impedir que marginais fujam”, completou .
A PM está estudando uma incursão no Alemão, já que, segundo ele, os criminosos estão sem condições de fugir.

Ocupação

Policiais militares apreenderam grande quantidade de armas e drogas durante a operação de ontem e da madrugada desta sexta-feira (26) na favela da Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro. Cerca de 200 traficantes deixaram o local nesta quinta-feira após uma megaoperação da polícia.

Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) apreenderam três fuzis, duas metralhadoras, um revólver, mais de 1.200 munições, bombas caseiras e duas granadas. Também foi apreendida uma farda cinza sem identificação.

Os policiais do Bope encontraram uma quantidade muito grande de maconha, cocaína e crack (ainda não contabilizados), material para endolação, além do analgésico Sigmaliv, utilizado para aumentar o efeito da cocaína.

Já os policiais do 16º Batalhão (Olaria), apreenderam uma submetralhadora 9 mm, de fabricação italiana, um fuzil .30, um fuzil 762 (FAL), uma granada, 33 bombas caseiras, 15 mil papelotes de cocaína prontos para a venda, 57 kg de maconha, uma balança de precisão, três coletes a prova de bala, seis fardas semelhantes às utilizadas pelo Bope e seis pares de coturno.

Balanço

De acordo com a PM, desde domingo, dia do início dos ataques em série dos criminosos, 96 veículos foram incendiados, entre eles, vários ônibus. Nos seis dias de conflito entre policiais e traficantes até hoje, a PM diz que foram apreendidas dezenas de armas, granadas, drogas e garrafas de gasolina. Pelo menos 217 pessoas foram presas ou detidas, quatro policiais foram feridos e 34 pessoas foram mortas.

Pelas informações passadas pelos hospitais e pela Secretaria Estadual de Saúde, mais seis pessoas morreram ao longo do conflito – quatro na quarta-feira e mais duas hoje.

O Rio de Janeiro vive uma guerra contra o tráfico. Hoje, policiais civis, militares e federais foram alvos de disparos de traficantes na tentativa de entrar no Complexo do Alemão. As operações em morros e favelas visam acabar com a série de ataques, arrastões e incêndios em veículos.

Falar em cena de guerra não é exagero: veículos blindados da Marinha estão sendo usados nas operações. Mesmo assim, os bandidos desafiam as autoridades e continuam impondo tentativas de ataques.

As autoridades fluminenses consideraram os ataques uma resposta à política de ocupação de favelas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e à transferência de presos para presídios federais. A intenção seria colocar medo na população.

A polícia investiga se os ataques estão sendo orquestrados pelas facções criminosas Comando Vermelho e ADA (Amigos dos Amigos). Na quarta-feira, oito presidiários foram transferidos do Rio para o presídio de segurança máxima em Catanduvas (PR). Ontem, líderes que estavam em Catanduvas foram transferidos para Porto Velho (RO).

FONTE: UOL notícias, com informações da Agência Estado

FOTOS: O Globo/UOL

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Humberto
Humberto
13 anos atrás

O exercito deixou a fase de logistica e suporte e estão engajados nos tiroteios. A coisa mudou de patamar..Bom, isto se a reportagem está certa..
[]

camberiu
camberiu
13 anos atrás

Me preocupa muito quando um coronel classifica uma acao tatica sabia por parte do oponente de “covarde”. Taticamente falando, os traficantes estao certissimos de correr e evitar um confronto cara-a-cara contra formas superiores. Esse e’ um principio elementar do combate assimetrico em um cenario de conflito de 4a geracao. Isso pode significar que esse coronel esteja muito mal preparado para lidar com conflitos de natureza assimetrica. Os “covardes” Vietcong derrotaram os EUA. Os “covardes” Mudjahedin derrotaram a URSS. Os “covardes” do Hezbullah sao uma pedra no sapado de Israel ha 30 anos. Esse forma de subestimar o inimigo e’ mal… Read more »

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Acabou de dar na globonews: pqd foi atingido por um tiro e deu entrada no hospital getulio vargas…

Top Gun
Top Gun
13 anos atrás

Caramba, parece que o bicho vai pegar mesmo.

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Espirito de combatente. “Para alguns foi mais um dia de trabalho difícil: balas voando, pessoas gritando, sangue no chão. Mas para todos nós, foi uma vitória à parte, um prazer consumido aos poucos, aquilo que chamamos de lavar a alma. E nós sabemos que tudo isso não foi somente por nós, por propósitos próprios, por vaidade, ou para mostrarmos quem é que manda no pedaço. Foi pelos cidadãos de bem da nossa cidade. Tudo o que aconteceu lá dentro morrerá conosco, mas acredito que estamos diante do início do fim daquela bagunça” http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/policiais-dormiram-em-bares-abandonados-na-vila-cruzeiro.html Retirei este texto de um link do… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
13 anos atrás

Helicópteros da FAB blindados vindos de Mato Grosso? Será que os crocodilos voadores vão receber seu batismo de fogo aqui no Brasil?

grifo
grifo
13 anos atrás

Me preocupa muito quando um coronel classifica uma acao tatica sabia por parte do oponente de “covarde”.

Caro camberiu, você queria que o coronel fosse na TV chamar a tática do inimigo de “sábia”?

Um dos princípios da guerra assimétrica é o uso de propaganda para ganhar apoio popular. Estão certas as forças legais em caracterizar as imagens do recuo de ontem como prova de que os bandidos estão amedrontados e fugindo.

camberiu
camberiu
13 anos atrás

“Caro camberiu, você queria que o coronel fosse na TV chamar a tática do inimigo de “sábia”?” Caro Grifo, eu gostaria que ele se abstivesse de aplicar esse tipo de adjetivo aos oponentes, principalemnte em publica. Os politicos dos EUA (Rumsfeld, Dick Cheney) pagaram um preco altissimo em termos de relacoes publicas e moral das tropas aos se referirem as forcas de resistencia no Iraque desa forma. Comentarios publicos como “Bring it it on” e “The Iraq resistance is on its last throws” feitos pelo governo passado dos EUA acabaram sendo verdadeiros “tiros no pe”. Voce pode ver que os… Read more »

Fabio
Fabio
13 anos atrás

já pensou (sonhou) na hora que o inimigo fugia covardemente para o complexo do alemão, com permissão helicópteros como ka-50 ou mi-28 dos fuzileiros….

desculpem o sonho(desejo)

Moises
Moises
13 anos atrás

camberiu ou athaliba seja lá quem for é mais um esquerdóide, comuna que romantiza o crime e deve estar na lista do CV, PCC e… O Coronel não falou nada demais em um ambiente de combate. Outra os EUA nunca perderam uma batalha para os Vietcongs e sim a guerra em casa com a opinião pública e se não se retirassem teriam feito o que fiseram nas Coréias… Não adianta por mais que vc queira os EUA ainda são a maior potência militar… 🙂 e essa liberdade de debate nesse ambiente devemos a eles ou o Sr. acha que Stalin… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Camberiu,
Parece que vc está do lado da bandidalha!

Brasil Acima de Tudo

camberiu
camberiu
13 anos atrás

“Parece que vc está do lado da bandidalha!”

Interessante afirmacao essa Freire. Quer dizer que estar preocupado com as bravatas do Exercito e’ o que basta para me colocar do lado dos bandidos? Logica curiosa essa.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Camberiu concordo com seu ponto de vista mas não foi o exercito que por rádio dizia: passa em cima da lage que eu estou com uma .50 e na hora do pau fugiu. A bravata do exercito (os mocinhos) deve ser vista como demonstração de apoio aos soldados e reforço à moral da tropa e como arma contra o inimigo.

Sukhoi
13 anos atrás

Na boa, comparar as ações militares do Brasil com as ações presunçosas e incompetentes dos soldados dos EUA…

É um erro.

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Deve-se tomar cuidado é com a soberba, achar que a situação está controlada. Esta guerra se arrasta há 30 anos, com vários capítulos, inclusive com a 1ª participação do EB, ainda no governo Itamar, nos anos 90. Para ter eficácia real, quebrar a bandidagem,esta intensidade de confrontos deveria durar ainda um bom tempo, coisa de meses. O problema é saber quanto tempo a população vai suportar esta guerra urbana. E o perigo é relaxar e a bandidagem se reorganizar. Há também o problema do tráfico de armas, a chegada e processamento da droga no meio da selva, fronteiras vulneráveis, ou… Read more »

camberiu
camberiu
13 anos atrás

Algumas Observacoes: 1 – Uma postura sobria, seria e resguardada por parte das autoridades publicas e’ critico e essencial. Esse cenario de combate urbano e’ provavelmente o tipo de teatro mais complexo e dificil que existe, principalmente quando a sua propria populacao esta encurralada no meio do fogo cruzado. Ter apoio e a simpatia da populacao local e’ absolutamente essencial apra o sucesso dessa empreitada. Bastam uns poucos erros ou excessos por parte das autoridades para perder o apoio dos residentes locais. Uma vez perdido o apoio dos residentes locais, esse comflito estara estrategicamente perdido. 2 – Creio que esta’… Read more »

Infa
Infa
13 anos atrás

peixada, quem lançou a tua “bravata” foi um coronel da PM, e pra mim o exército da mulâmbia que fica queimando carros de pessoas de bem pode ser taxado de covardes sim, sem problema nenhum…

abçs

proside
proside
13 anos atrás

Vi agora no SBT um soldado do EB com um FAL com mira holografica. O EB fez compras dessas miras?

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Essas pessoas não devem ter chances,não devem ser julgadas e sim eliminados.Que as instituições presentes e participantes matem todos estes marginais.

OBS : Conjunto de Favelas do Alemão é ótimo lugar para testar as bombas que a Mectron está desenvolvendo !

Moises
Moises
13 anos atrás

Só faltava essa defender os traficantes ele morde e assopra como sempre camberiu, athaliba quem quer que seja rs 🙂

Moises
Moises
13 anos atrás

camberiu ou athaliba seja lá quem for é mais um esquerdóide, comuna que romantiza o crime e deve estar na lista do CV, PCC e… O tal do direitos humanos 🙂 O Coronel não falou nada demais em um ambiente de combate. Outra os EUA nunca perderam uma batalha para os Vietcongs e sim a guerra em casa com a opinião pública e se não se retirassem teriam feito o que fiseram nas Coréias… Não adianta por mais que vc queira os EUA ainda são a maior potência militar… 🙂 e essa liberdade de debate nesse ambiente devemos a eles… Read more »

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Esqueçam os direitos humanos,valores sociais e morais,sentimentos baratos,melancolia,drama…..entre outras ignorancias de pessoas como muito ”caráter humanitário” e coloquem o arsenal da FAB para teste nas favelas pelo Brasil,em todas,acabem com todas e tudo !

Brasil

Sukhoi
13 anos atrás

O meliante só posa de machão porque tá com um fuzil na mão, tira isso dele, que ele fica mansinho. E muitos deles são magricelas, não aguentam 2 minutos de porrada. No caso dos traficantes, eles são sim covardes, tudo o que fazem é covardia: morte, tráfico de drogas, armas, lavagem de dinheiro… Tudo isso precisa ser desmantelado. E sair correndo da polícia pra se esconder num buraco e ficar esperando os militares passarem pra atirar é covardia sim. Não é lícito comparar conflitos entre soldados de nações diferentes com conflitos com traficantes enfrentando forças militares. Traficantes não lutam por… Read more »

kwhvelasco
kwhvelasco
13 anos atrás

sei lá. Me considero de “esquerda”, marxista, e acredito que esta ação militar tem de ser realizada, acho que os Direitos Humanos são merecidos àqueles que seguem as leis do local aonde vivem e considero politica a decisão – sabe-se lá que interesses a moveram – de dar espaço e tempo para a fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro. Há generalização demais mesmo… Realmente não é adequado coronel da PM bravatear. Acho que sim, depois de esmagar as resistencias naquele lugar, prender/matar muitos destes marginais, era o caso sim, de se esculachar mesmo. ninguem aqui está ao lado de bandido.… Read more »

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Não entendi o porque de citar a classe média? o Sr. quer jogar a culpa do crime nela? Insinua que ela deseja o derramamento de sangue de inocentes? Estranha a sua colocação? 🙂

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Ivan dependendo da situação eu desejo

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Concordo com vc mas citei a provocação do cidadão acima colocando a culpa na classe média só rindo risos! 🙂

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Ola amigos! Apoio essa ação da policia e das forças armadas, e acredito que no calor do combate ou como naquele caso da fuga dos traficantes, com armas na mão, a policia poderia atirar sem exitar. Acho que quase todos pensam assim. Vejamos então o quão incoerentes somos às vezes. Esses traficantes são brasileiros, que lutam para destruir nossa sociedade e civilização, mas o maior detalhe é que eles são brasileiros. Pois bem, quando os EUA invadem o Afeganistão para lutar contra aqueles que planejaram e arquitetam a morte de milhares de cidadãos de seu país, criticamos e jogamos pedra,… Read more »

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Desculpem a ignorância, mas o que seria guerra assimétrica?

P.S.: sou totalmente a favor do emprego da FAs nesse conflito. Deixaram chegar nesse ponto, agora é aguentar e sentar o pau neles…

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Terminem o serviço….não façam prisioneiros…mandem estes covardes pro lugar que é deles de direito, ou seja, para o inferno, para a vala!!!
E que os cidadãos de bem deste país possam ir e vir em paz e com tranquilidade nos seus afazeres diários.
Abraços.

marlos barcelos
marlos barcelos
13 anos atrás

Parabéns ao JOBIM, conseguiu contratar 21 bilhões de dólares em armamentos para as forças armadas, e agora pela primeira vez, coloca exercito para ajudar a policia a combater esses vagabundos, não vai ser guerra, 800 qds, mais 17 blindados, 6 helicopteros, 200 soldados do BOPE, e 200 policiais civis, fora uns 50 homens da policia federal, ou seja, se eles quiserem combater com os seus cerca de 400 homens, vão ser massacrados, os vagabundos são mal treinados, comparado aos pqds e bope, e policia federal. Torço para que os vagabundos reajam.

kwhvelasco
kwhvelasco
13 anos atrás

Ah, sim, guilherme. Eu usei este conceito de “assimetria” porque é comum ao povo castrense. Claro, nem é tão preciso assim. O fato de os traficantes terem armamento similar ao dos das forças regulares não gera similaridade de forças. Os traficantes não seguem regras explícitas, ordens centralizadas, hierarquia, operam em um campo irregular e no qual eles podem se inserir e destacar facilmente (as favelas)… Assim, dá pra pegar a ideia de assimetria. A assimetria é visível pela capacidade de o Estado mobilizar recursos e pessoal para o conflito. Mas esta assimetria atualmente é o pior dos problemas, pois não… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

A mãe diná me contou o futuro,vai ser assim vão matar alguns tráficantes,o Rio vai conseguir 2 semanas de paz,depois os milicas voltam para os quarteis, os traficantes se reorganizam ,ficam na deles e continuam vendendo, esperando a copa e as olimpiadas para lucra mais!Primeiro essa ação pode até matar muitos traficantes, mas o principal elemento nessa cadeia que são os consumidores continuaram existindo e aumentando, logo a procura não vai cesar, a droga vai ficar mais cara, ai vai ter muito mais gente disposta a vender, uma vez um policial do Rio disse que o problema de enfrentar o… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Não querendo ser pessimista já sendo, enquanto existir consumidor vai existir traficante, ou seja daqui a muito pouco tempo tudo vai a ser o que era antes,com uma diferença os traficantes vão pensar duas vezes antes que quererem pregar o terror,vão ficar na deles, só no sapatinho malandragem ,sacou!:) Abraços

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Afinal malandro é malandro e mané é mané!Tentaram quebraram a cara, recuar,voltar para casa e ficar caladinho até os alemães sairem!Te juro que eu queria que isso acabasse nessa operação ,mas meu lado racional não deixa, mas parabens aos policiais do Rio e homens de nossa FA, belo trabalho!

Uitinã
Uitinã
13 anos atrás

Os clanf são gigantescos a altura deles e muito grande os soldados podem ficar de pé dentro deles.

Mario no japao
Mario no japao
13 anos atrás

bandido e traficante bom e bandido etraficante morrrrto
senta o aco neles

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Finalmente, o Estado virou macho ! Tem que meter FOGO !!

Moises
Moises
13 anos atrás

O Ivan está correto 🙂 nada tem raivoso comuna meliante hahahahahaha

ren
ren
13 anos atrás

Eu acho que a cupula das nossas FA e auxiliares deveriam ser captadas apartir desse blog. pois ja percebi a existencia de verdadeiros peritos em segurança publica e guerras assimetricas apesar de terem feito o curso a distancia (internet e revistas da abril ). comandante da PMRJ apesar de ter uns 30 anos de policia é taxado de despreparado. acredito que tal afirmação deva ter algum respaldo. porfim adapitando um antigo ditado :é melhor poder lêr alguns post do que ser cego.

Jorge Silva
Jorge Silva
13 anos atrás

Gostaria de chamar atenção aos moderadores do blog para analisar a todos os comentários, em vários posts diferentes, do sr. Otavio que são altamente preconceituosos e fogem totalmente do objetivo do blog que é discutir a defesa no nosso país. Uma pessoa ignorante que não percebe que é justamente por causa de uma minoria da classe média, da qual ele disse pertencer, que esses traficantes existem, pois é ela que compra a cocaína e financia a compra de armas de guerra que os marginais tem na mão. Por favor vamos discutir defesa e não ficar lendo apologia ao ódio contra… Read more »

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Ren

precisa ser chef para saber que o arroz está queimado?
Não fizeram o que tem que ser feito antes porque não quiseram.

luiz pinelli neto
13 anos atrás

UMA LIÇÃO DIFICIL !!! Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.