Itália vai fornecer armas aos rebeldes líbios

1

A Itália vai fornecer “muito em breve” armas aos rebeldes líbios para ajudá-los a defender-se das forças fiéis a Muammar Kadafi. Combates prosseguem no oeste da Líbia.

“[Os italianos] vão fornecer-nos armas e nós vamos recebê-las muito em breve”, declarou à imprensa Abdel Hafiz Ghoga, o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes.

Em Roma, fontes do ministério dos Negócios Estrangeiros precisaram que a Itália vai fornecer “material de auto-defesa” aos rebeldes, no quadro da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU.

A Itália não fornecerá armas de assalto, acrescentaram as fontes, sem mais pormenores.

Os rebeldes reclamam regularmente armas para enfrentar as forças governamentais, que combatem desde meados de Fevereiro.

Tal como a França e o Reino Unido, a Itália já enviou alguns conselheiros militares para Benghazi (leste), sede do CNT, para ajudar os rebeldes a organizar-se. Segundo Abdel Hafiz Gogha, o número de combatentes rebeldes a lutar em todo o país não ultrapassa neste momento as 3.000 pessoas.

O vice-presidente do CNT indicou também que os ataques dos pró-Kadafi estão a intensificar-se, um sinal, segundo ele, de que a pressão internacional está a dar os seus frutos: “Parece que quanto mais desesperado está Kadafi, mais descarrega no seu povo”, observou.

Os rebeldes perderam pelo menos nove dos seus combatentes, este sábado, em violentos confrontos perto de Zenten, nas montanhas berbere a sudoeste de Tripoli e mais cerca de 50 pessoas ficaram feridas, várias com gravidade, segundo fontes médicas citadas pela agência AFP no local.

O conflito na Líbia já fez milhares de mortos, segundo o procurador do Tribunal Penal Internacional, Luís Moreno-Ocampo.

FONTE:Jornal de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
12 anos atrás

Impressão minha ou a Otan extrapolou a resolução da Onu ?? Não que eu queira que o Kadafi ganhe, mas acho que a idéia de proteger os civis não inclui um fornecimento ostensivo de armas. Bombardear diretamente o palácio do Kadafi ( não que ele nao mereça) e depois chegar e dizer que o objetivo não é matar ele, bom, tá forçando a amizade… Mas me lembrei de uma coisa, tem uma centuria de nostradamus que fala da invasao dos arabes na Europa, e olhem só, as ondas de refugiados. Invasão não necessariamente é militar… Mais um pouco e alguem… Read more »