Centauro: aumentando o poder do “tank destroyer”

9

 

Na imagem acima o veículo 8×8 Centauro italiano, o verdadeiro “tank destroyer”. O Centauro, desenvolvido pelo consórcioIveco Fiat – Oto Melara, foi inicialmente concebido com um canhão de 105mm.

O exemplar da foto acima é um protótipo que emprega o mesmo chassi mas com um canhão howitzer de 155mm e outros melhoramentos.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
11 anos atrás

Poggio, Aparentemente a foto acima é de um canhão autopropulsado de 155 mm (155mm por 39 calibres), montado sobre o chassi de um Centauro/Freccia. Os mais puristas diriam que é um obuseiro pela elevação do cano da arma, mas é outro debate. No Military-Today tem uma matéria sobre esta variante do Centauro, que começa assim: “The Porcupine is a prototype 155-mm self-propelled howitzer. It is also referred as Centauro 155/39 LW. This artillery system is being developed by Iveco and OTO-Melara. The project is funded by Italian Ministry of Defense. The new self-propelled howitzer is intended to operate in medium… Read more »

Ivan
Ivan
11 anos atrás
Ivan
Ivan
11 anos atrás

Poggio,

Pelo que havia lido em um site europeu, o Centauro “tank destroyer” de 105 mm e um exemplar do IFV Freccia está na Rússia para testes, sendo que a outra versão do caça tanque de 120 mm estaria indo para aquelas bandas em breve, talvez depois da Eurosatory.

O interesse da Rússia por veículos ocidentais pode ser fonte para uma interessante matéria.

Abç,
Ivan.

Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Não há lógica em se denominar um obus de 105 ou de 155 mm de canhão.

Ivan
Ivan
11 anos atrás

Xiii… Bosco, Esta briga é longa e não chega a lugar nenhum. Tradicionalmente os obuseiros tinham cano menor, com menor velocidade de boca e atiravam com maior angulo de elevação. Já os canhões tinham o cano mais longo, maior velocidade de boca e atiravam com menor angulo de elvação. O obuseiro era usado para atirar por sobre os obstáculos, com seu projétil caíndo mais na vertical, enquanto os canhões que tinham o tiro mais tenso buscavam os alvos a maior distância, sendo capaz de (eventual emergência) realizar tiro direto. Hoje em dia o cano do obuseiro aumentou e a capacidade… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Ivan, Mas eu acho que deviam padronizar e deixar essa estória de comprimento do cano e velocidade na boca do tubo de lado e partir para a função primária. A de um canhão é o tiro direto, tenso, contra um alvo pontual; a de um obuseiro é para tiro curvo, batendo preferencialmente alvos de área. O que ele vem a fazer de modo eventual não conta. Hoje há obuseiros que lançam projéteis em trajetória parabólica a mais de 40 km, dentre outros fatores por terem tubos extremamente longos com grande “velocidade inicial”. Mas e daí? Ao meu ver continuam sendo… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
11 anos atrás

Os termos vem do francês.

Obusier (obuseiro) é uma arma que dispara um obus.

Un obus est un projectile creux, en forme de cylindre terminé par un cône, rempli de matière explosive. C’est une munition tirée par un canon (Um obus é um projetil oco, em forma de cilindro, terminado em um cone, cheio de um material explosivo. É uma munição atirada por um canhão).

Bacchi

Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Valeu Bacchi!
Obrigado.