Os auto-propulsados expostos na Eurosatory

 

Acima o PzH (Panzerhaubitze) 2000, um obuseiro auto-propulsado de 155mm da KMW (Krauss-Maffei Wegmann) desenvolvido em associação com a Rheinmetall. O PzH 2000 é um dos mais poderosos e sofisticados sistemas de artilharia atualmente em operação, embora os primeiros exemplares tenham entrado em operação há 15 atrás.

O chassi é baseado no carro de combate Leopard 1. Uma boa pedida para atualizar a artilharia auro-propulsada do Exército Brasileiro.

O novíssimo Archer, da BAE Systems Bofors, é um sistema auto-propulsado, desenvolvido pela empresa BAE Systems Bofors, para o Exército da Suécia. O sistema foi baseado no FH-77 rebocado porém, muito mais automatizado. O veículo é um caminhão Volvo A30D de uso civil adaptado.

O Archer possui muitas similaridades com o sistema Caesar francês, da foto abaixo.

Um pouco mais antigo que o Archer, mas tão eficiente quanto, o sistema auto-propulsado francês Caesar foi desenvolvido pela GIAT (agora Nexter) e é montado em um chassi Renault Sherpa 10. O sistema já foi empregado em combate no Afeganistão. Abaixo o mesmo Caesar versão exportação. A Arábia Saudita encomendou um lote de cem destes veículos (o exemplar em questão esta com pintura típica de regiões desérticas).

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabioCrescenti
fabioCrescenti
11 anos atrás

Sugestão de matéeria:

– Atual situação de nossa artilharia de campanha e futuro provável.

Obrigado.