Para ministro da Defesa, base americana resultaria em isolamento do país em relação aos seus vizinhos do Mercosul

 

Marcelo Gomes, da Agência Estado – Agência Estado

RIO DE JANEIRO – O ministro da Defesa, Celso Amorim, classificou de “esdrúxula” a possibilidade de instalação de uma base militar dos Estados Unidos no Paraguai. Segundo ele, isso resultaria num isolamento ainda maior do país em relação aos seus vizinhos do Mercosul. As declarações foram feitas no Rio nesta segunda-feira, 9.

“Eu não sou ministro das Relações Exteriores, mas seria uma coisa tão esdrúxula que resultaria no isolamento a tão longo prazo do Paraguai que acho que não vale a pena. Não creio que ocorrerá”, afirmou Amorim, que participou hoje da solenidade de transmissão do controle do Exército para a Polícia Militar estadual do policiamento dos complexos pacificados do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio.

A possibilidade de construção de uma base dos EUA no Chaco, na região de fronteira próxima à Bolívia, foi anunciada na última sexta-feira, pelo deputado José López Chávez, presidente da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados do Paraguai. López Chávez afirmou que negociou a instalação da base com generais das forças armadas americanas, que visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo da presidência.

FONTE: Estadão / FOTO: Wilton Junior

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

Rss, a Petralhada viu a Burrada que fizeram,deram o Paraguai de presente aos EUA, agora aguenta, rssss, O Partido do trambique (PT) foi na do Chapolim Colorado e se danaram, rssss, chupaaaa….

Vader
11 anos atrás

Eu fui o primeiro a cantar essa bola aqui: quando a corja bolivarieca da Amérida Latrina, sob a batuta de Hugo Chavez e os auspícios do “Sol da Humanidade” (sapo-ex-barbudo), fez a gracinha de excomungar o Paraguay, sem direito algum de defesa, do Mercosul e daquele lixo chamado Unasul, por conta do impeachment LEGAL do padreco safado, ela na verdade fez exatamente o que Washington mais queria: permitir as condições para a instalação de uma base norte-americana exatamente no coração do continente sul-americano. E isso é só o começo: atrás disso virá um acordo de livre comércio, nos moldes ou… Read more »

Vader
11 anos atrás

Ahahahaha, Amorim, sua hora está chegando, rsrsrsrs…

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Uma base militar americana no Paraguai enraiveceria toda a petralhada e seus amiguinhos, mas com certeza faria com que os países esquerdistas latinos (todos, exceto Chile e agora o Paraguai) cessassem ou diminuíssem sua ânsia de se meterem nos assuntos internos do Paraguai. E daria a liberdade que o Paraguai precisa para decidir seus assuntos sem temer reações militares ou mais enérgicas da AS.

Mas, igualmente sem dúvida, geraria uma série de sanções econômicas contra o Paraguai coordenadas pelo tal “Foro de São Paulo”.

Daglian
Daglian
11 anos atrás

*Quando disse: “todos, exceto Chile e agora o Paraguai”, quis dizer que todos os países latino-americanos são esquerdistas, exceto ambos supracitados.

Sorte do Paraguai que se livrou desta corja. Infelizes nós que a ela estamos presos e não temos perspectiva de nos livrarmos da mesma por pura pacificidade de nosso povo. De qualquer forma, eu vejo com bons olhos tal relação Paraguai-EUA. Quem sabe ajuda a baixar a bola dos esquerdistas daqui e da AS?

joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

Daglian e Vader, estes Petralhas/Bolivarianos estão se estrebuchando, kkkk, cambada de idiotas,kkkk. e o molusco/adepeuta achou que era esperto prejudicando o Paraguai ,se danou ,pois esta crise Internacional devia se um decisão do Estado Brasileiro e não de um partido que está no governo o Partido do Trambique (PT) filhote do “FORO DE São Paulo” no qual é comandado atualmente pelo ditador esquerdista CHAVES, anteriormente comandado por Fidel Castro ditador de esquerda a 53 anos no poder..estes Petralhas/Socialistas não são Brasileiros são Socialistas Internacionais treinados por Socialistas de Cuba , com defensoria de Venezuelanos/Socialistas denominados Bolivarianos…com o Chapolim Colorado no… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Perfeita a ação do Paraguai e excelente o oportunismo norteamericano.

QUERIAM O QUÊ?

Lastimo é que nós continuemos servindos ao bolivarianoismo (esse sim esdrúxulo) e unasulsismo, kirchernismo e quejandos…

Luis
Luis
11 anos atrás

Quem decidirá sobre a tal base serão os governos do Paraguai e EUA, não este ser ignóbil!

giordani1974
giordani1974
11 anos atrás

Hahahahaha…na boa, Eu quero durar até 2061, só quero ver o Halley mais uma vez e depois tombar morto…mas Eu não esperava viver pra ver isso, o Paraguay se tornando ponto de referência na AL?!?!?!?! Anotem, vai a cabar o paraguay cobrando do braZil uma melhor fiscalização de fronteira!!!!! Hahahahaaha…
Cara, poder comprar produto made in miami aqui, no quintal de casa!!!! Hahahaahah…
Oswaldo Aranha deve estar se remexendo na tumba…o Futuro é triste nas mãos desses esquerdoPaTa$-bolivariano$.

Requena
Requena
11 anos atrás

Essa é a hora de erguer aquela placa: EU JÁ SABIA!

E o que esse “borra botas” do Amorin vem querer falar alguma coisa? Esse inútil sanguessuga acumulador de salários pagos pelo poder público não tem autoridade moral pra falar nada.

Requena
Requena
11 anos atrás

Essa é a hora de erguer aquela placa: EU JÁ SABIA!
E o que esse “borra botas” do Amorin vem querer falar alguma coisa? Esse inútil sanguessuga acumulador de salários pagos pelo poder público não tem autoridade moral pra falar nada. Porque no te callas Amorim?

Observador
Observador
11 anos atrás

Tudo mundo viu que ia acontecer isto mesmo. Isolar o Paraguai era jogá-lo no colo de uma superpotência.

Menos mal que a China ainda não tem “aquilo roxo” para colocar uma base por aqui.

Como falei todos viam isto MENOS os sábios do Itamaraty.

Pior para eles que a Dilma esta de SACO CHEIO das lambanças diplomáticas de Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim, Antônio Patriota…

Tomara que mande esta turma toda botar o pijama ou para uma embaixada do outro lado do mundo. Quem sabe, lá no Timor-Leste…

Vader
11 anos atrás

Observador disse:
11 de julho de 2012 às 0:11

Observador, só uma correção: a Da. Dilma atuou pessoalmente na questão do Paraguai, para convencer o Presidente do Uruguai.

A cidadã em questão recebe ORDENS desses caras aí. Que por seu lado recebem ordens do FDSP.

Ela não vai mandar ninguém embora, pois não tem poderes para isso.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

O Amorim está ameaçando um outro país por seu legítimo direito de permitir que os EUA instalem uma base militar ali? É isso?

Observador
Observador
11 anos atrás

Caro Vader: A presidente JÁ está de olho em 2014 e no que depender dela não tem para ninguém: quer mais 4 anos e fim de papo. Se a turma jurássica e bolivariana continuar a incomodar, atrapalhando o grande objetivo dela, vão ser riscados do mapa sim. Ela não vai querer saber de Fórum de São Paulo, de Lula, de bolivarianos, Marco Aurélio Garcia e o escambau. Pouco importa se a ajudaram a chegar onde chegou. E por um motivo muito simples: ela já percebeu que não precisa deles; é mais fácil de governar COMPRANDO a base aliada com dinheiro… Read more »

joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

Observador, ela é Soldado do Socialismo Internacional ela é uma Pit Bull do lula e do Chaves, ela morre mas não roi o osso em Subserviencia ao Molusco e ao Chaves, ela recebeu ordens do molusco para prejudicar o Paraguai e no mesmo ato incluir o Estado Bolivariano, no que foi feito a mando do Molusco e do Chapolim, os embaixadores do Uruguay declararam isso , que foi por pressão de Dilma que praticamente baniram o Paraguai do MercoSul..sorte do Paraguai…vão ter uma base dos E.U.A novinha para peitarem quem quizer…Chupa Petralhas Bolivarianos…

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Não creio que o Observador esteja de tdo errado, o apedeuta naquela triste entrevista aonde disse que teria _____________________________________, nós os eleitores não sabemos absolutamente votar; deve te-la magoado bastante.
Então uma hora comprando, a outra batendo, dna Dilma deve conseguir cooptar a base alugada p/ o seu próprio projeto de poder.
Mas precisa passar a prestar mais atenção, as diversas agendas, bolivarianas ou piores, em curso no seu governo e despachar o Mantegna p/ algum organismo internacional, trocando-o por alguém que leia e entenda a situação economica atual; melhor que ele.

EDITADO

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Em tempo:

Amorim!!!

Pq não te calas, o Paraguai é independente e soberano e faz o que lhe der naveneta.

Cala-te!!!