Força de Fuzileiros da Esquadra realiza Operação “SUBEX-REF 2012”

0

Cumprindo o calendário operativo da Força de Fuzileiros da Esquadra, o Comando da Tropa de Reforço e suas unidades subordinadas realizaram, no litoral sul capixaba, a Operação “SUBEX-REF 2012”. O exercício, iniciado em 2 de julho, envolveu 650 militares, 94 viaturas e equipamentos de engenharia, bem como diversos outros meios operativos, essenciais a um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, no que tange ao apoio ao combate e ao apoio de serviços ao combate.

O adestramento foi dividido em duas fases. Na primeira, as unidades adestraram-se isoladamente, buscando aprimorar-se na consecução de tarefas específicas em campanha. Em uma segunda fase, foi desenvolvido um tema tático, baseado em um planejamento anfíbio, com a representação do desembarque de uma brigada anfíbia e seu estabelecimento em terra.

Essa última fase foi caracterizada por grande dinamismo, com todas as unidades dispostas e manobrando na área de operações, de modo a prover os apoios correspondentes à situação tática vivenciada em cada momento. A evolução do combate foi conduzida por um grupo de controle, composto por militares do Comando da Tropa de Reforço, que contou, também, com recursos de simulação proporcionados pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo e pelo Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia.

Dentre as atividades desenvolvidas, merecem destaque: o apoio ao desembarque a partir de meios navais e aeronavais, de dia e de noite; a evacuação e tratamento de feridos, com a montagem de todas as instalações de saúde terrestres previstas na doutrina de apoio de saúde nas operações anfíbias; a coleta e processamento de mortos em ação; o salvamento de viaturas; reabastecimento da tropa em progressão; manutenção em campanha; procedimentos com prisioneiros de guerra; operações de transposição de cursos d’água; ações de defesa QBNR; construção e remoção de obstáculos; emprego diurno e noturno de Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) no mar, em terra e em cursos d’água; controle de trânsito na área de retaguarda de uma cabeça-de-praia; e outras operações de polícia apoiadas por cães de guerra.

O Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, esteve presente na área do exercício, tendo constatado o esmero, a dedicação e o profissionalismo de todos os militares participantes dos inúmeros eventos realizados, ratificando a expectativa de prontidão operativa por parte das Unidades envolvidas.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments