Home Conflitos em andamento EUA podem manter até 15 mil soldados no Afeganistão após 2014

EUA podem manter até 15 mil soldados no Afeganistão após 2014

483
4

O Estados Unidos poderão manter um contingente entre 6 mil e 15 mil combatentes no Afeganistão após a retirada das tropas da OTAN, prevista para 2014. A informação teria vindo de oficias a par dos planos encomendados pelo presidente Barak Obama e entregues ao Pentágono pelo comandante da missão americana no território afegão, general John Allen.

Foi pedido ao general que desenvolvesse uma estratégia para a retirar parte das tropas ao longo dos próximos dois anos, bem como manter alguma presença após a missão multinacional. Segundo oficiais superiores, Allen teria oferecido ao presidente Obama três planos possíveis, que no momento aguardam aprovação do secretário de Defesa, Leon Panetta.

A proposta mais modesta propõe um contingente de 6 mil a 6.500 combatentes apenas para procurar membros do Talebã, da Al Qaeda e demais células terroristas no país. O plano demandaria basicamente Forças Especiais, um número limitado de tropas de apoio, e poucos recursos para assistência e treinamento das forças afegãs.

Uma opção intermediária, envolvendo cerca de 10 mil militares, ainda teria ênfase no combate ao terrorismo, mas também realizaria um trabalho mais expressivo de treinamento e capacitação do contingente local, especialmente para as Forças Especiais, e em escala mais limitada para as tropas convencionais.

A estratégia mais dispendiosa exigiria em torno de 15 mil soldados, disponibilizaria mais tropas convencionais para treinar as Forças de Defesa afegãs, e garantiria mais apoio nas operações anti-terroristas.

No segundo semestre de 2012, a OTAN e o governo do Afeganistão concordaram em traçar planos para que as forças estrangeiras encerrem a missão no país e passem as atividades de segurança para as autoridades locais.

FONTE: Army Recognition (Tradução e adaptação do Forças Terrestres)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bob silva
bob silva
7 anos atrás

Isso que se chama de desocupação ….

phoxdie
phoxdie
7 anos atrás

Gostei da configuração desse M16A4.

REQUENA
REQUENA
7 anos atrás

Passou a eleição, agora o Obama já pode parar de “brincar de desobedecer os milicos” e fazer as coisas do jeito deles…

Milton
Milton
7 anos atrás

Um dos pontos pouco explorados na discussão dessa guerra é acerca dos ” ganhos ou lucros ” geopoliticos ou economicos ” para os EUA. Diferente do Iraque no Afeganistão não tem petroleo e provavelmente não será tocado um programa de reconstrução. Como posição geoestrategica não tem grande valor, a nao ser para cerceamento à Russia? Ou à China? Irã? De qualquer forma é um local de dificil acesso, com rotas muito longas e frageis. Sabendo que as naçoes não vão à guerra por paixoes, alguem aí saberia informar que vantagem os EUA adquiriram com essa guerra?
Att.