Home Clipping Iraque pede apoio aéreo aos Estados Unidos para conter rebeldes

Iraque pede apoio aéreo aos Estados Unidos para conter rebeldes

280
12

797056

ClippingO Iraque solicitou apoio aéreo aos Estados Unidos para combater rebeldes sunitas, disse o general Martin Dempsey nesta quarta-feira, depois que militantes ocuparam grandes cidades em um avanço-relâmpago contra o Exército do governo liderado por xiitas. Mas o chefe do Estado Maior dos Estados Unidos não deu uma resposta direta quando indagado, durante uma audiência no Congresso, se Washington atenderá ao pedido feito pelas autoridades do Iraque.

Bagdá disse querer ataques aéreos dos EUA, já que os insurgentes, liderados pelo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isil, na sigla em inglês), tomaram a maior refinaria de petróleo do Iraque. Paralelamente, o presidente do vizinho Irã, Hassan Rouhani, reforçou a possibilidade de intervir em uma guerra sectária que ameaça cruzar as fronteiras do Oriente Médio.

“Temos um pedido de apoio aéreo do governo iraquiano”, declarou Dempsey ao Senado em Washington. Questionado se os EUA devem honrar a solicitação, ele respondeu indiretamente, dizendo que “é de nosso interesse nacional combater o Isil onde quer que o encontremos”. Na cidade saudita de Jeddah, o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari, disse que Bagdá decidiu solicitar os ataques aéreos norte-americanos “para acabar com o moral” do Isil.

Embora o Irã, aliado muçulmano xiita do Iraque, até agora não tenha intervindo para ajudar o governo de Bagdá, “tudo é possível”, afirmou ele a repórteres depois de uma reunião com ministros das Relações Exteriores árabes. Os combatentes sunitas detêm o controle de três quartos do território da refinaria de Baiji, ao norte da capital, informou uma autoridade no local, depois de uma manhã de intensos combates nos portões defendidos por tropas de elite que estão sitiadas há uma semana.

Washington e outras capitais ocidentais estão tentando salvar o Iraque da desintegração, pressionando o primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki, para que se entenda com os sunitas. Maliki se reuniu com adversários políticos sunitas e curdos de terça para quarta-feira, preparando cuidadosamente uma aparição conjunta durante a qual foi lido um apelo por união nacional.

Como a guerra civil na Síria, o novo conflito ameaça afetar os vizinhos, despertando tensões sectárias no que os combatentes dos dois lados veem como uma luta existencial pela sobrevivência baseada em um cisma religioso que data do século sete. Os preços do petróleo subiram com as notícias de que a refinaria está em parte nas mãos dos rebeldes. O avanço súbito do Isil na semana passada é um teste para o presidente dos EUA, Barack Obama, que retirou as tropas norte-americanas do Iraque em 2011.

Obama descartou reenviar seus soldados, mas cogita outras opções militares para ajudar a defender Bagdá, e autoridades norte-americanas até falaram em cooperar com Teerã contra o inimigo em comum. Mas os EUA e outras autoridades internacionais insistem que Maliki deve fazer mais para resolver o sentimento generalizado de exclusão política entre sunitas, a minoria que governou o Iraque até as tropas norte-americanas destituírem Saddam Hussein, após a invasão de 2003.

FONTE: Reuters

12
Deixe um comentário

avatar
12 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Carlos Alberto SoaresIvanjura_golcarvalho2008Pangloss Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Soldat
Visitante
Soldat

“Maliki se reuniu com adversários políticos sunitas e curdos de terça para quarta-feira,”

Não to falando que Obama é um grande comediante, fala serio ooo..

A Isil esta destruindo o Iraque, acabou de conquistar uma cidade que tem uma refinaria já matou mais de 1600 soldado que se entregaram e o Obama que só conversar!!!!!

Enfim vai ficar sinistro mesmo eles(os Âmis) atacar a Isil a quem eles ajudam na Síria com dinheiro e armas só rindo mesmo…..kakakakakak..

Bosco Jr
Membro
Noble Member
Bosco Jr

Soldat,
Por que você também não critica e acha o Isil hilário, já que eles são a contrapartida do que você julga uma comédia do Obama. Comédia essa que claramente tem dois personagens.
A comédia só existe por conta também do Isil e não só do Obama, você não acha?
Por que só o Ocidente merece crítica. Por acaso você considera os muçulmanos inimputáveis. como as crianças?

Oganza
Visitante
Member
Oganza

Gostaria de ver Teerã mandar seus super-ultra-mega-puxa equipamentos lá para o Iraque.

Afinal, seria uma cala boca no ocidente e eles mostrariam de vez suas capacidades para Washington que teria que recolher sua insignificancia.

E seria bom mesmo, pois Israel e todos os outros veriam com quem estão querendo se meter.

>ironic_mode/off

“é de nosso interesse nacional combater o Isil onde quer que o encontremos” – Mas esses caras de Washington se complicam todo com certas declarações.

Sds.

Vader
Membro
Trusted Member

Ah, como é que é? Os xiitas iraquianos, que IMPLORARAM a retirada das tropas americanas antes de 2016, agora pediram o pinico??? Querem a volta dos, como é mesmo que o Soldat fala? “Âmis”????? Ahahahaha, mas não deixa de ser irônico mesmo… O que os antiamericanos de plantão não percebem é que, na hora em que a coisa aperta, na hora em que a cobra fuma de verdade, na hora em que, em suma, “o bicho pega” TODO MUNDO SÓ PENSA EM CHAMAR A 7a CAVALARIA!!! “Chamem os âmis”!!! 🙂 Que ridículo! Porque será que ninguém chama os russos nesta… Read more »

Vader
Membro
Trusted Member

Olhem a FOTO que encampa a matéria. Olhem que coisa fofa, lúdica, linda, que é um terrorista armado com uma metralhadora 7,62. Alguém duvida que um cabra desses cortaria ao meio com balas uma criança xiita sem pensar duas vezes??? Porque que os pacifistas do mundo, aliados à antiamericanalha e à comunistalha, não vão lá pedir que ele “faça amor e não faça a guerra”? Porque não vão lá fazer “pombinhas da paz” com as mãozinhas? Ou entregar rosas brancas pra ele? Porque não vão lá dar beijinho no rosto, a ver se o tira de sua estrita obediência à… Read more »

Pangloss
Visitante
Pangloss

Vader, os xiitas são majoritários no Iraque. Aliás, isso só ocorre no Iraque e no Irã.
Saddam Hussein era sunita, e perseguia os xiitas com ódio assemelhado ao que nutria contra os iranianos.
Mas, pelo jeito, os xiitas iraquianos preferem pedir ajuda aos “âmis” (meu Deus do céu, o que será que significa essa misteriosa expressão tão empregada pelo Soldat?) a confiar a própria pele aos seus irmãos de fé do Irã.

carvalho2008
Visitante
Member
carvalho2008

Bom…quer apoio aereo? Compra uns A-29….

Bosco Jr
Membro
Noble Member
Bosco Jr

Agora os “Âmis” vão ajudar os xiitas e os sunitas irão odiar eles mais ainda, e tome atentado terrorista. O melhor que os “Âmis” fazem é copiar o “Brasil paz e amor” do Lula e ficar encima do muro na grande maioria das vezes, e deixar o povo se matar e ver de braço cruzado, mas posando de bom moço e humanitarista. Os “Âmis” tomam partido e só se lascam. Tivessem deixado o Iraque de Saddam invadir e anexar o Kuwait há duas décadas e eles teriam lucrado com o petróleo do mesmo jeito já que qualquer diferença seria negociada.… Read more »

jura_gol
Visitante
jura_gol

Osamericanosmaus, estão aposentando os A-10,eis um bom motivo para vende-los para o Iraque,melhor apoio aereo não há.

Ivan
Membro
Member
Ivan

Carvalho 2008, “Bom…quer apoio aéreo? Compra uns A-29…” Vc está correto! A carga de armas externa do Super Tucano fica em torno de 3,3000lbs (1.500kg), contra algo em torno de 3,000lbs (1.400kg) de um drone MQ-9 Reaper usado pelos americanos, franceses, ingleses e italianos. Mas o Reaper, como todos os grandes VANTs (principalmente VANT-C) precisam de uma longa retaguarda de Comando, Controle, Comunicação e Inteligência. Até mesmo satélites. O Tucanão pode contar com o piloto e eventualmente um operador de sistemas óticos e armas no banco traseiro para criar a própria ‘inteligência’ (observando o TO), comunicar com rádio, controlar forças… Read more »

carvalho2008
Visitante
Member
carvalho2008

Pois então….

O Dito cujo fica comprando F-16…FA-50…gastando os tubos em equipamento caro e demorado na entrega e se tivesse analisado melhor, já poderia ter talvez até uns 12 ALX já em operação…

O que ele precisa é de uns 72 A-29 urgentemente….

Carlos Alberto Soares
Visitante
Member