Home Exército Brasileiro Sistema ASTROS é utilizado pela primeira vez no Hemisfério Norte do País

Sistema ASTROS é utilizado pela primeira vez no Hemisfério Norte do País

1148
5

Sistema ASTROS no Amapá

Oiapoque (AP) – No contexto da Operação Ágata X, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), situado na cidade de Formosa (GO), deslocou, para a cidade de Clevelândia do Norte (Amapá), localizada a 595 quilômetros da Capital do Estado (Macapá), meios necessários para a operação do Sistema ASTROS que, pela primeira vez, é utilizado no Hemisfério Norte, no Brasil.

Foram deslocadas uma Viatura de Posto de Comando e Controle de Bateria, que planeja coordenadas e controla os fogos; duas Viaturas Lançadoras Múltiplas Universal, que lançam foguetes de vários calibres; uma Viatura Remuniciadora, que transporta munição; e uma Viatura Posto Meteorológico, que realiza um levantamento sobre as condições climáticas do ambiente. Além disso, cerca de 60 militares do 6º GMF e um Engenheiro da AVIBRAS seguiram para a região de operação.

Assim, no dia 24 de outubro, o Sistema ASTROS foi operado, dentro do contexto da Operação Ágata X. O tiro foi assistido pelo Ministro da Defesa, Sr Aldo Rebelo, e por sua comitiva. O 6º GMF lançou 64 foguetes, que atingiram 10 quilômetros de distância em cerca de 30 segundos.

Sistema ASTROS no Amapá - 2

Sistema ASTROS no Amapá - 3

FONTE: CMN

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juarez
Juarez
4 anos atrás

Mensagem a Garcia…….

G abraço

Wellington Góes
Wellington Góes
4 anos atrás

O Amapá não faz fronteira com a Guiana (ex-Guiana Inglesa), muito menos com Venezuela e Colômbia, mas com Guiana Francesa e Suriname. Essa demonstração serve para o adestramento logístico, bem como marcar posição a quem quer que seja, países fronteiriços ou não, da região ou fora dela. A importância se dá porque é pelo Amapá que entra pelo Rio Amazonas, através do Canal da Barra Norte, passando pela frente de Macapá, sede da nova Brigada de Infantaria da Foz. O EB tem que se mostrar a todo e qualquer aventureiro, independente de quem seja, bolivariano ou não. Até mais!!!

Juarez
Juarez
4 anos atrás

Sim, eu tenho certeza que a a maioria de nós sabe ver, observar e discernir sobre mapas e fronteiras.

Joker
4 anos atrás

Ano passado a AVIBRAS fez uma campanha de certificaçao do Astros 2020 e acompanhei um dia da campanha. O esforço logistico foi grande, isso porque 50% do trajeto foi em rodovia duplicada e aafaltada. Imagino como foi pra levarem pro AP.

Mauricio R.
Mauricio R.
4 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Conheço esse reparo lançador de foguetes de algum lugar…

“I wonder. There was a widely circulated report…a lessons learned from the Ukrainian War…that talked about a MLRS battalion destroying two Ukrainian Brigades in three minutes.”

“We saw the same thing in the first Gulf War.”

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/10/bae-wins-m109a7-contractbut-is-gun.html)