Abate de avião foi “punhalada nas costas”, diz Vladimir Putin

37

gty_assad_putin_tk_120319_wg

ClippingO presidente da Rússia, Vladimir Putin, tachou nesta terça-feira a derrubada do bombardeiro russo Su-24 dentro do território da Síria como um “punhalada nas costas” da Turquia, e acusou o país de ser “cúmplice do terrorismo”.

Em reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, Putin ressaltou que o avião russo derrubado por um míssil lançado por um caça turco F-16 não ameaçava a Turquia.

“Este fato sai dos marcos da luta contra o terrorismo. A perda de hoje está vinculada com uma punhalada que nos deram pelas costas, cúmplices do terrorismo”, afirmou Putin.

Putin destacou que o Su-24 “estava no ar quando foi atacado, a seis mil metros de altitude, e a uma distância de um quilômetro da fronteira com a Turquia”.

“Nosso avião foi derrubado em território sírio por um foguete ar-ar disparado por um caça turco F-16, e caiu a quatro quilômetros da fronteira com a Turquia”, ressaltou o presidente russo.

Segundo ele os aviões russos sobrevoavam hoje uma região montanhosa do norte da província de Latakia, na Síria, “onde se concentram guerrilheiros vindos sobretudo da Rússia”.

O presidente russo advertiu que “este trágico acontecimento terá graves consequências para as relações russo-turcas” e criticou o governo turco por, em vez de fazer contato com Moscou, “ter se dirigido aos seus parceiros da Otan para abordar este incidente”.

“Como se nós tivéssemos derrubado um avião turco e não eles um nosso”, disse Putin, que questionou: “querem pôr a Otan à serviço do Estado Islâmico?”.

O chefe do Kremlin foi enfático: “Nunca permitiremos que se cometam crimes como o de hoje”.

Ele lembrou que a Turquia faz parte da coalizão antiterrorista liderada pelos Estados Unidos, país com o qual a Rússia assinou um acordo “sobre a prevenção de incidentes aéreos”.

Putin ressaltou que “faz tempo que constatamos que uma grande quantidade de petróleo e derivados dos territórios ocupados na Síria vão para a Turquia”.

A Turquia, cujo adido militar em Moscou foi convocado hoje pela chancelaria russa, alega que o bombardeiro russo derrubado estava em seu espaço aéreo e que só decidiu derrubá-lo após mais de uma dezena de advertências, que teriam sido ignoradas pelos pilotos.

FONTE: Exame

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jesusbaccaro
8 anos atrás

Além de treinar terroristas na encolha, a Turquia resolveu apoiá-los abertamente.
Por algum lugar o petróleo que sustenta o sai para venda. Tem dois lugares por onde é possível: Turquia e Israel.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Uma apunhalada nas costas eu não digo..

Mas neste novembro azul nada como o Putin dar o exemplo e fazer o seu exame de toque.

Vader
8 anos atrás

Independente de suas ligações (ou não) com o EI, a Turquia já havia avisado a Rússia que não iria mais tolerar invasões de seu espaço aéreo, que já estavam se tornando rotineiras (FATO). A Turquia apenas seguiu o protocolo de engagamento previamente determinado. Esses russos são folgados e espaçosos demais, além de míopes (não sabem ler um mapa), pra dizer o mínimo. Testaram a paciência dos turcos, como sempre fazem com todo mundo que trombam pela frente. Tomaram no fiantã, e é bom se acostumarem a respeitar os outros. Ninguém cutuca onça com vara curta, ou seja: pra um país… Read more »

Mauricio R.
8 anos atrás

Piscou Putin??? Não eram somente uns ciscos nos olhos…

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Como eu gosto do tempo. Ele cuida de dar os tapas na cara de quem fala asneiras e estultices. Lá no aéreo tinha elementos vangloriando as ações russas, inclusive as injustificadas, como o ridículo vôo contornando a Europa pra jogar meia duzia de bombas, em visível ato de propaganda barata pra público desinformado. Eu, e muitos, ressaltamos a inutilidade daquilo sob o prisma militar estrito e a diferença de brincar de guerra e de atuar de verdade contra defesas. Mas o argumento eles não entendem. O cérebro já se esvaiu a muito nas cartilhas do partido. Ai vem a realidade… Read more »

Augusto
8 anos atrás

Na hora de fazer caca a Turquia simplesmente decide por si mesma, mas na hora do “vamo vê” vai correndo para debaixo da saia da mamãe OTAN?

Augusto
8 anos atrás

Putin “criticou o governo turco por, em vez de fazer contato com Moscou, ‘ter se dirigido aos seus parceiros da Otan para abordar este incidente’.

‘Como se nós tivéssemos derrubado um avião turco e não eles um nosso’, disse Putin

Putin falou pouco, mas falou tudo.

Vader
8 anos atrás

Uai, pensei que o Putin não falasse, mas agisse…

Pelo visto, nada como um dia após o outro…

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Augusto, dá uma olhada do que a Turquia tem em termos de defesa. Depois me responda, voce acha que os russos farão algo contra ela com ou sem OTAN?

Augusto
8 anos atrás

Colombelli,

é improvável que militarmente a Rússia faça algo contra a Turquia, mas isso é uma questão de inteligência e “custo-benefício”, e não de capacidade bélica.

Se fosse de capacidade militar, os EUA são o único país com capacidade de fazer frente a Rússia, maior potência nuclear do mundo. Não é razoável sequer querer comparar a capacidade militar da Turquia com a da Rússia.

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Augusto. em termos de emprego de armas nucleares qualquer avaliação é ilógica, pois elas nunca irão ser usadas, por ninguem. Ademais, quando em voga armas nucleare,s nem precisa se ter muitas para se poder arrasar um adversário. Não é preciso ser uma superpotência para se tornar impassível de ataque. Basta ver o exemplo da Coreia do Norte. Forças nucleares não podem entrar em equações de comparação, pois ter 200 ou 2000 o torna apto a arrasar quem quem quer seja e a eventualmente ser também destruido se o outro as tiver. Por outro lado, em termos de forças convencionais que… Read more »

Hélio de araujo
Hélio de araujo
8 anos atrás

É…quem diria, a Rússia sendo abatida pela Turquia!Confesso que nao entendi de imediato porém lendo as notícias, ficau claro para mim que os turcos planejaram esse abate com muito cuidado e com apoios importantes.Bom e agora?com a palavra RasPutin…

Marco Antônio
Marco Antônio
8 anos atrás

Disse tudo Colombelli, a Rússia achou que a Turquia iria apenas interceptar seus caças, um erro crasso, e não irá fazer nada contra a Turquia, pois tem muito a perder.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Armas nucleares não serão mais usadas, será mesmo? Ademais quem atacou foi a Turquia e não a Rússia, neste caso na Otan costuma ser cada um por si, No mais o artigo 5º da Otan fala que ataca a um é um ataque a todos, mas hora nenhuma diz que os outros devem atacar o país ameaçador, mas sim dar todo apoio aquele que é ameaçado. Isso da margem pra muita interpretação. Será mesmo que os EUA vão arriscar Los Angeles e São Francisco por Ancara e Istambul? Obama já deu o recado, isso é assunto turco e russo.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

A Turquia não atacou de graça..

Teve o seu espaço aéreo invadido.

Lei do abate tem lá, como tem aqui!

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Calma Ricardo que isso não vai dar nada. Já houve situações muito piores na guerra fria e não se usou arma nuclear. Ninguem vai usar agora. Quanto ao conceito de ‘ataque” o abate de um avião com invasão de espaço aéreo em tese ocorrida se caracteriza tecnicamente como ação defensiva, não ofensiva. Os russos não farão nada contra a Turquia. Se fizessem, seria com força convencional e esta, que não tem pouca coisa, receberia todo aporte de recursos de seus aliados da OTAN sendo mais uma vez de bom alvitre lembrar inviável uma maciça concentração de meios pelos russos na… Read more »

Bernardo R.
Bernardo R.
8 anos atrás

Ricardo,

A Turquia não atacou ninguém.
O termo atacar presume que a Turquia saiu de seu território para derrubar um avião.
O certo seria, a Turquia defendeu sua supremacia territorial.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Jesus, Você tem informações que ligue o Estado Turco com o petróleo do EI. Se não tiver então está sendo “precipitado” afirmando que há uma correlação direta entre ambos. O Brasil movimenta 10 bilhões de dólares por ano com o tráfico de droga e necessariamente não se pode fazer uma correlação da República Federativa do Brasil com o narcotráfico. Do mesmo modo, pode não haver correlação direta entre o EI e a Turquia Quanto às provas do local onde se encontrava o caça russo quando do abate ainda é cedo para termos certeza. Ambos dão suas versões mas não há… Read more »

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Mais algumas informações do que estava ocorrendo na região do abate durante a última semana.

http://www.dailysabah.com/diplomacy/2015/11/23/ankara-steps-up-diplomatic-efforts-as-syrian-regime-russia-strike-turkmens

“SE” a Turquia ou quem quer que seja, compra o petróleo do ISIS ou de qualquer outro grupo insurgente da Região, tanto Americanos quanto Russos com certeza sabem quem, como e onde. Então todos são negligentes em não denunciar tal fato.

É como eu disse em outro dia: Estamos só arranhando a superfície, e o background atual não está ajudando muito em nossas elucubrações.

Grande Abraço.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Se o Putin sabia com “grande antecedência” que a Turquia colabora ativamente com o EI então ele não pode alegar que foi uma “punhalada nas costas”.
Ou uma coisa ou outra.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

Rússia vs Turquia: Nessa hora que o Tu-160 faria a diferença , não lançando misseis contra rebeldes, pode decolar, atacar e voltar e os caças turcos nem decolaram ainda.

Alfa BR
8 anos atrás

Os turcos não são fracos em termos de poder aéreo:

179 F-16C
57 F-16D .
47 F-4

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Não sei pq tanta gente festeja a Turquia. O Império Otomano sempre foi uma ameaça ao Ocidente, do sec. XV ao XVIII. E oprimiram os árabes tb. Tanto no Leste Europeu quanto no Oriente Médio, ainda hoje chamar alguém de “turco” pode custar um pedaço seu. E sempre tiveram laivos genocidas, armênios e curdos que o digam. Não é à toa que a Turquia serve pra OTAN, mas não pra Comunidade Européia. Por isso acho que a Turquia bem pode ser o destino dos comboios clandestinos de petróleo do EIIL. A agenda turca pra região é bem diferente do que… Read more »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Como diz o oganza a Turquia tem sua própria agenda que é anti-curda é so, de acordo com o daily sabah os turcos tem suas próprias facções no conflito, erro dos Russos não coordenarem com a Turquia, resolveram bater de frente deu no q deu,outro dia foi um drone agr foi um fencer

Celso
Celso
8 anos atrás

Delfim, eu sempre prefiro voltar atras no tempo e na historia para entender melhor o quadro atual nesta regiao . Valeu por sua resumida explicacao…isso torna muito mais facil a todos daqui entender o se passa ali……hoje eh petroleo, mas antes muito mais a ver c o Imperio Otomano q nao pode e nao sera esquecida……os turcos ainda nutrem esperanca c seu perdido passado imperio otomano, q foi bastante surrado por ingleses, franceses e outros…….isso eles ainda nao digeriram e nao vao esquecer tao cedo o pos primeira guerra mundial …….a historia ainda nao acabou e mal comecou nesta regiao,… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

O site abaixo tem um mapa que mostra o que era o Império Otomano de 1878 a 1914. Há 100 anos tanto Jerusalém qto Meca e Medina pertenciam aos turcos.
Tirem suas próprias conclusões sobre as ambições turcas na região.
.
https://kickasshistory.wordpress.com/2014/07/02/theres-no-such-thing-as-a-dumb-question-pt-vi-so-whats-the-deal-with-the-middle-east/

Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

E todo esse circo rendeu somente 0,4%, até a poupança no Brasil, rende mais:

“The Syrian Army, backed by Russian airstrikes and various Shia militias under IRGC command, made net gains of around 240km2 against Sunni rebel factions, but suffered net losses of 120km2 to the Islamic State in the period from 29 September to 16 November 2015, according to the latest estimates by IHS Conflict Monitor.”

“Sadad is the last remaining government-held town between the Islamic State, which has made significant gains in Homs province in recent weeks, and the critical M5 highway.”

(http://www.janes.com/article/56134/syrian-government-territorial-gains-just-0-4-since-russian-military-intervention)

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Maurício boa reportagem deve ser por isso que os Russos estão apelando para os bombardeiros estratégicos além das forças na Siria, tentar ganhar mais tempo a asad, mas a q custo ??

Bernardo R.
Bernardo R.
8 anos atrás

Delfim,

Me desculpe, mas o que você está fazendo é igual chamar os alemães de hoje de nazistas, pois há 70 anos eles eram nazistas. Você descreveu os Otomanos, não os turcos.
Te desafio a ir na Turquia e chama-los de Otomanos, com certeza vai enfrentar uma ira sem igual.

O nome disso é anacronismo. É preciso cuidado.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Bernardo, anacronismo nada.
Ao contrário dos alemães, os turcos se negam a reconhecer que cometeram genocídio contra os armênios e a assumir responsabilidades por tal.
E o atual governante turco, Erdogan, se puder jogará fora toda a estrutura laica criada por Kemal Ataturk.

soldat
8 anos atrás

kAKAKA….Os Turkos fazendo Caca,,,,,,,,,

E depois correm para os Âmis…….

Oh…Amis….Oh Amis …Help..Help…Help…. me…….

Bernardo R.
Bernardo R.
8 anos atrás

Olá Delfim!

Olhando por essa ótica, os japoneses não reconhecem o massacre de Nanquim….. Chamam até hoje de “incidente”. Não concordam que se trate de crime de guerra. Então eles continuam sendo imperialistas, racistas e uma tremenda ameaça à região, certo?

Não concordo com esse julgamento aos turcos. Não que sejam bonzinhos, como disseram alguns, ali ninguém é flor que se cheire.

Mas essa definição que você tem deles para mim é exagerada.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Ao que parece, a Rússia vai retaliar economicamente, se vai surtir algum efeito favorável à Rússia ai é outra estória.

http://oglobo.globo.com/mundo/russia-quer-sancoes-turquia-por-ataque-caca-putin-fala-em-traicao-18146704

Vader
8 anos atrás

Esse verme desse Erdogan (“amigo e irmão”, segundo o Lula…) é esperto pacas e, falem o que quiserem, mas é “boludo”. Com um único AIM-9 enquadrou a Urssinha e o Vlad Putin, que insistia em ficar botando banca na fronteira turco-síria. O cabra é bão, hehehehe… 🙂 E para quem acha ser possível uma guerra (salvo uma situação extrema) entre Turquia e Rússia: basta à Turquia fechar o estreito de Bósforo e o Dardanelos, prerrogativa que lhe cabe em caso de ameaça de guerra (Convenção de Montreal) e a metade mais rica e importante da frota russa fica presa no… Read more »

jesusbaccaro
8 anos atrás

Caramba como os caras adoram o Lula. Não o esquecem em nenhum momento. Tem alguns que já devem ter chamado a esposa de Lula na hora do coito. Mais que ganhar a guerra em campo, a Rússia está ganhando a guerra pelos corações e mentes, inclusive de gente que não gosta dela. Afinal é um país cristão lutando contra os fanáticos muçulmanos. E já está demonstrado que o filho de Erdogan é quem compra e trafica o petroleo roubado pelo ISIS e porisso o ataque tresloucado contra o caça russo. A filha dele é enfermeira num hospital que presta socorro… Read more »

Bernardo R.
Bernardo R.
8 anos atrás

“a Rússia está ganhando a guerra pelos corações e mentes”

Cuma????

AndreMondelo
AndreMondelo
8 anos atrás

Essa acusação do Putin e gravíssima. Se isso for verdade e a comunidade internacional fosse coisa seria, a Turquia deveria ser expulsa de todos os tratados comerciais. E também querer comparar o ISIS com o trafico de drogas internacional não dá né.
O ISIS e uma ameça para toda comunidade internacional, o narcotrafico pode ser um câncer, mas nenhum traficante que se prese deseja destruir nossa civilização. Pelo contrario eles ganham muito dinheiro com nosso sistema para querer destrui-lo.