13º RC Mec recebe viaturas blindadas Cascavel repotencializadas
Pirassununga (SP) – No dia 8 de dezembro, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado recebeu três viaturas blindadas Cascavel, repotencializadas no Arsenal de Guerra de São Paulo. Desta forma, a Unidade aumenta a sua mobilidade e potência de fogo, para melhor cumprir as grandes atividades que previstas para o ano de 2016.
FONTE: 13º RC Mec
Alguém sabe o que mudou para dizer que foi repotencializada?
Leonardo. 12 de dezembro de 2015 at 20:36
http://www.forte.jor.br/2010/03/02/urutu-e-cascavel-ganharao-vida-nova/
Mais:
http://www.forte.jor.br/2015/09/01/ee-9-cascavel-revitalizacao-das-viaturas-blindadas/
Excelente notícia, espero que as 600 un sejam realmente contempladas.
Caros Colombelli e Brandenburg seus comentários me enriquecem, no aguardo !
Ainda usam essa velharia !? Achei que já tinham aposentado o Cascavel, junto com o Urutu.
Eu Acho que a região Norte do país especialmente no lavrado, é carente de uma força blindada com mais poder de fogo. Bem que o EB poderia formar algum tipo de Regimento com carros M-60 TTS, alguns EE-9 Cascavéis e alguns EE-11 Urutus repontencializados para transporte de tropa. Recentemente, a Venezuela fez um grande exercício com alto poder de fogo chamado de Canpäna Patriota bem perto de nossas fronteiras, inclusive com 7000 soldados equipados para o combate.
Grato pelos links Carlos
Caro Seal 13 de dezembro de 2015 at 12:22
O Colombelli e eu já debatemos isso no FORTE.
Essa região necessita de muita atenção.
Reforço substancial na BABV,
dotar a área de um Regimento de Cavalaria Mec e um de BIL no mínimo.
Artilharia com astros 2020 etc etc ….. idem.
Saindo apoio de Manaus, a que se olhar as OM’s e demais unidades nessa região, sendo uma grande capital …..
Guepard’s seriam bons também, apoio de colunas etc …..etc …..
Muito bem observado por você !
e um Bil no mínimo. Melhor
manobras da Venezuela não devem preocupar. A tirar uma base pela força aérea deles o exercito é uma fachada de desfile e estaria em enorme desvantagem pelo terreno. isso não invalida a necessidade de melhoria da defesa lá. O ideal seria uma brigada de cavalaria C Mec, a dois ou três regimentos C Mec e um RCB, e mais unidades orgânicas, vale dizer, 01 BLog, 01 GAC 105mm autor rebocado, 01 Cia Com. 01 Cia Eng e uma Cia Cmd.
A algum tempo atrás li aqui no Forte mesmo que estava em desenvolvimento a versão de reconhecimento do blindado Guarani (8×8) com o objetivo de substituir os antigos ´´Cascavel“, inclusive já tinham até escolhido o calibre do canhão e tudo mais. Gostaria de saber como está o desenvolvimento desse veículo e se ele realmente ficará pronto até 2020 com diz na reportagem e se esse repotencialização dos atuais EE-9 pode significar o atraso ou até mesmo o cancelamento do projeto.
http://www.forte.jor.br/2014/09/26/exercito-planeja-viatura-blindada-de-reconhecimento-vbr-versao-de-8×8-do-guarani/
Leonardo, não foi acrescido nada, mas o veiculo foi colocado em condições, revisado, repintado, trocas peças em mau estado etc.. em resumo, sai como se fosse novo e o que é o principal, funcionando. Civil, o que está sendo feito com o Cascavel não tem relação direta com o projeto do 8×8 no que concerne a prazo ou cancelamento. A questão é que ele vai demorar pra sair e até lá o Cascavel vai atuar. Como estavam muito desgastados, houve necessidade de uma revisão dos mesmos. O substituto vai sair de um jeito ou de outro, seja 8×8 ou 6×6,… Read more »
não acredito que 23 anos depois de servir em uma unidade Cmec onde as viaturas já eram antigas e muitas sequer subiam ladeiras devido ao fraquíssimo motor mercedes, ainda leio
que nossas sucatinhas estão sendo revitalizadas, triste país, o último a sair fecha a porta.
Ja esteve pior Renato algum tempo atras maioria estava totalmente indisponivel. Lembro de uma cena de uma operação de demonstração de força em uma invasão de terra em Brasília onde um Cascavel era puxado por um Urutu através de um cambão.
Caro Renato Carvalho 14 de dezembro de 2015 at 18:34
Caro Colombelli 14 de dezembro de 2015 at 19:03
“OM 366 LA militarizado (de 158 cv para 230 cv)
Transmissão automática Allison da série 3000, gerenciada eletronicamente, que vem acoplada à caixa de transferência Engesa que foi totalmente revisada. Nos primeiros testes realizados, o protótipo alcançou a velocidade máxima de 110 km/h em terrenos livres e se mostrou apto a chegar aos 80 km/h em situação off-road. Sua autonomia também aumentou significativamente, passando de 750 para 950 quilômetros.”
Mais:
http://www.forte.jor.br/2010/03/02/urutu-e-cascavel-ganharao-vida-nova/#comments
Boa lembrança Carlos. Eu pra mim o carro estando andando e operacional é a conta, e muitos não estavam. As OM de cavalaria C MEC estavam com alta indisponibilidade.
Caro Amigo Colombelli 18 de dezembro de 2015 at 5:13 Lembra-se da nossa filosofia ? Sim nossa, debatemos varias vezes sempre nos alinhando: Não temos $$$$$ para comprarmos o melhor, em estado de arte etc ….. MRO’s (retofit’s) que coloquem o que temos em bom funcionamento de tudo que for admissível e valha a pena é o caminho. Até 40% do custo de um similar novo vale a pena. Vou mais longe, dependendo do retrofit até 50% Teremos duas unidades a custo de uma, mais uns 20/25 anos de uso. Aqui é os Estados Unidos do Brazil, onde o macaco… Read more »
“onde o macaco come a banana.” ERRADO, onde a banana come o macaco.
Fico tão nervoso com a situação das FA’s que …….. deixa pra lá vai !
e não rolou nadica em termos de sistemas de pontaria, visão noturna, térmica, enfim, algo que ajude os coitados que estão dentro a saber o que se passa do lado de fora?
Esta modernização também atingirá os sistemas de armas ,motores,…? Quanto tempo se levará para modernização de todas as viaturas? para onde deveriam ser inicialmente enviadas para operação?