Plataforma online recoloca militares da reserva no mercado de trabalho

2

tenente Cesar Galdino Filho e Fabio P. Ferreira. Fotos Ricardo Benichio/divulgação

tenente Cesar Galdino Filho e Fabio P. Ferreira. Fotos Ricardo Benichio/divulgação
Fabio P. Ferreira e tenente Cesar Galdino Filho. Fotos Ricardo Benichio/divulgação

Segundo Cesar Galdino Filho, Tenente da Reserva e idealizador do Portal Reserva Ativa, que tem como objetivo ajudar os militares que deixam o serviço militar na busca por um novo emprego, pelo menos 50 mil reservistas se encontram nessa situação todos os anos.

A ideia surgiu em 2013, quando ainda estava no serviço ativo e faltava pouco tempo para sua despedida do ambiente militar e entrada no mercado de trabalho civil. “Pelas próprias peculiaridades do meio militar, estes profissionais acabam não tendo contato com o mundo empresarial e por isso seu network acaba sendo bastante limitado. A saída era criar um ambiente online onde pudessem estar reunidos seus currículos e vagas de empresas interessadas neste diferenciado e qualificado público. Honestidade, lealdade, pontualidade e patriotismo são valores que qualquer empresa desejará ter em seus colaboradores”, explica Galdino.

Com recursos próprios, Galdino e Fábio Paulo Ferreira se uniram e em 2013 o site entrou no ar, sendo então apresentado ao Comando do Exército Brasileiro, que coincidentemente estava desenvolvendo o “Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro”, com a finalidade de ajudar seu público nesta difícil etapa de transição. Os currículos recebidos no site são os mais variados: de Soldados, Sargentos e Tenentes a Generais, com idades entre 18 e 65 anos, com formação em diferentes cursos e com inúmeras especialidades, localizados em todo o país.

Em 2014, o Exército Brasileiro, por intermédio de sua Diretoria de Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS) assinou um inédito Acordo de Cooperação com o Portal Reserva Ativa, sendo este renovado agora em 2016 por mais 4 anos diante dos bons resultados. Galdino explica que a ferramenta possibilita o acesso à uma base de dados constantemente atualizada, o que permite eventuais contatos das Forças Armadas com seus militares em um futuro próximo ou distante em caso de necessidade, seguindo uma tendência bastante forte iniciada no meio empresarial com ex-colaboradores.

Os familiares dos militares da ativa e da reserva também podem se cadastrar no portal e concorrer às milhares de vagas de emprego disponíveis em todo país com o auxílio da tecnologia Curriculum, uma das líderes no segmento de RH há mais de 16 anos.

Entre as metas de Galdino e Fábio está a assinatura  de convênios com a Marinha e Força Aérea, o aumento da base de militares cadastrados em todo o país e o aumento do número de empresas contratantes. Vale a pena acompanhar de perto essa brilhante iniciativa de valorização do capital humano nacional!

Site: http//www.reservaativa.com.br

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arthur Duval
Arthur Duval
8 anos atrás

Iniciativa muito louvável inclusiva e oportuna o capital humano é o nosso maior capital.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Matéria repassada dentro da minha Família para Ex e atuais !.
Muito bom !