São Leopoldo (RS) – Entre os dias 6 e 9 de agosto, o 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC Ap), Grupo Visconde de São Leopoldo, conduziu um estágio de Artilharia para três Capitães do Exército da Colômbia.

Os oficiais colombianos assistiram a uma palestra sobre a Organização e Emprego da Artilharia em Operações Ofensivas, tendo a oportunidade de vivenciar o Reconhecimento e Ocupação de Posição (REOP) de uma Bateria de Obuses com os Obuses Autopropulsados M109 A3, conheceram ainda, o subsistema Linha de Fogo, de Topografia e o de Comunicações e a Estação Total, utilizada para levantar dados topográficos.

Finalizando o Estágio, o 16º GAC AP apresentou as despedidas aos três capitães numa confraternização no salão de honras da Unidade.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cbamaral
cbamaral
5 anos atrás

O camuflado colombiano parece camuflar mais que o nosso ! Sempre bom esses exercícios, já que a venezuela vive ameaçando o Brasil e a Colômbia

Daglian
Daglian
5 anos atrás

Fico extremamente feliz com esta interação entre os dois países, pois considero que a Colômbia, junto do Chile, sejam os dois únicos países da América Latina nos quais o Brasil verdadeiramente pode confiar, sobretudo no âmbito militar. Qualquer ajuda que o Brasil possa fornecer à Colômbia para que esta possa combater (eventualmente) com mais eficácia contra o ditador venezuelano é bem vinda. No mais, desconheço a dotação das unidades de artilharia colombianas, mas imagino que o M109A3 deva ser mais moderno que qualquer equipamento em posse daquele país (não consegui encontrar informações sobre isso). Assim sendo, é uma ótima oportunidade… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Esse terrão vermelho é mais no Sul do continente.
Lá pra cima a terra é mais clara.
Ao menos quando viajei do Sul ao Pará, notei que a terra começa a mudar lá perto de Sorriso – MT.

paulop
paulop
5 anos atrás

O M113 das imagens é o veículo chefe da seção de obuses ou é o veículo dos OA?

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Muito bom, a Colômbia é uma ótima parceira ao Brasil. Qualquer vizinho que é uma democracia é um ótimo aliado ao Brasil.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Do Rio Grande no México até a Terra do Fogo na Argentina e Chile ou melhor até a Antartica , todos os países são nossos irmãos e amigos , temos a mesma origem Latina e Ibero Latina , acima do RIO GRANDE e que não temos ** AMIGOS** mas ** MUY AMIGOS ** !!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  jose luiz esposito
5 anos atrás

Se todos são irmão e amigos pq tem tanto assassinato nessa região???

CVN 76
CVN 76
5 anos atrás

Pelo que me lembro, esse 16. GAP AP estava previsto de mudar de São Leopoldo/RS para Formosa/GO em 2017.

O novo nome seria 16. GRP de Mísseis e Foguetes, que iria se juntar ao 6. GRP já baseado em Formosa/GO….mas pelo jeito os planos foram adiados ou cancelados….

Morais
Morais
5 anos atrás

Que artefato é aquele a frente do soldado agachado na primeira foto?

ScudB
ScudB
Reply to  Morais
5 anos atrás

Colimador.

Silvo RC
Silvo RC
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Um colimador Seiler M1A2 de origem Norte Americana. Foram adquiridos no mesmo período da chegada dos M109 A3 oriundos dos estoques do exército Belga, entre 1999 e 2001. Ele é utilizado em conjunto com a baliza como ferramenta para estabelecer uma referência para os ângulos de deriva e elevação das peças. Apenas como auxílio à compreensão sobre os colimadores utilizados no meio bélico, um conceito basico: Colimação é o processo de tornar paralelas e coincidentes, com a maior precisão possível, duas trajetórias. E Colimar é o ato de examinar com instrumentos de mira. É com fogo que se ganha as… Read more »

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  Silvo RC
5 anos atrás

Silvio RC

Morais
Morais
Reply to  Silvo RC
5 anos atrás

Grato pela resposta.

Zé
5 anos atrás

Quem tiver ouvidos que ouça.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Bem legal perceber que o Brasil não está apenas próximo do Chile, bem como também mais distante de Venezuela, Bolivia e demais republiquetas bolivarianas.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Os soldados brasileiros são spre prontamente identificados pela falta de cobertura de camuflagem nos capacetes.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Leia-se sempre

ScudB
ScudB
5 anos atrás

Amigo Silvo RC!
Uma duvida que nao quer calar..Porque o colimador esta posicionado no quadrante frontal onde é a maior exposição de onda de choque do freio do cano?
No nosso manual de campo gente sempre colocava no eixo entre quadrante traseiro e esquerdo a 6-8 metros.
Talvez o mestre Colombelli ajuda tb?
Um grande abraço!

gildasio
gildasio
5 anos atrás

Independentemente da tonalidade da camuflagem é impressionante a péssima qualidade de nosso uniforme. O modelo é antiquado, a localização dos bolsos e gola não propiciam praticidade alguma. Sobram botoes e faltam velcros, sem falar no velho coturno preto que não combina com camuflagem nenhuma e ascende feito lampada de neon nos equipamentos de visão noturna. Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai estão décadas a nossa frente nesse quesito.

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Muito bom esta interação entre representantes militares de outros países ao nosso. Brasil e colômbia estão procurando laços de cooperação em defesa e isto é bom. Parabéns.

Cristiano GR
Cristiano GR
5 anos atrás

Comentário um pouco fora do tópico, mas válido para conhecimento do território brasileiro. Aqui no RS existe áreas de terra bem vermelha, roxa como chamam, áreas de terra preta, terra arenosa (tem uma cidade chamada Terras de Areia), locais em desertificação como entre Alegrete e Santana do Livramento e terras com areião ou saibro. A região de terra vermelha é a mais fértil e é mais usada para o plantio de fumo e soja, a região de plantio de arroz, é de terra preta com bastante areia misturada, e se distribuí em 3 regiões que são a Fronteira Oeste, a… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
5 anos atrás

Meu comentário era em cima do comentário do Rui Chapéu.

Silvio RC
Silvio RC
5 anos atrás

Caro ScudB, Os colimadores emitem um feixe de luz plano. E quando empregados, irão descrever a linha do cano para ser usada como referência. Em algumas ocasiões se faz necessário o aferimento do quadrante dianteiro. Como podemos ver na primeira foto com essa finalidade de descrever a linha do cano para o tiro direto. Onde se utiliza a luneta M118 destinada ao tiro direto. E logicamente o colimador é removido quando se termina o aferimento. Para o aferimento de pontaria propriamente em si. O colimador é posicionado no quadrante traseiro como você citou, a uma distância normalmente de 5M. E… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Obrigado Silvio RC!
A duvida foi gerada pela diferença dos procedimentos.
Aferimento de valor de erro médio DELTAint que gente fazia a 30-40m coincidindo com o eixo do cano. Mas só no parque.No campo , principalmente ja entrincheirados , so era disponível o quadrante traseiro mesmo.
Um grande abraço!

Rafael
Rafael
5 anos atrás

Bem eu como operador de Airsoft e colecionador de fardas militares, na minha opinião e já pude comprovar isso em campo na região amazônica o melhor seria o woodland , digo isso pq moro em Manaus e já pude jogar na mata e usar tanto o multicam como o woodland, aí mais pro sul creio que o multicam seja o ideal, quanto a cidades eu creio que Acu digital ou ataca FG.

Silvio RC
Silvio RC
5 anos atrás

Acho o nosso padrão de camuflagem um pouco escuro para alguns teatros. Mas na minha opinião ele é um dos melhores para o ambiente de mata fechada como na Amazônia. Algumas mudanças estão sendo feitas atualmente no nosso uniforme. Estão realsalsando os tons de marrom com a finalidade de dar uma “carrada” Eu particularmente gosto do padrão do CFN do Brasil.
Um grande abraço a todos.

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Corrigindo:
Realsalsando, Leia se realçando*
Carrada, Leia se clareada*