Fake news

Fake news

Por Cel Swami de Holanda Fontes

O termo fake news (notícia falsa, boato ou rumor, em português), com suas ações e consequências, só se tornou popular mais recentemente, apesar de ser conhecido há muito mais tempo. As fake news são mais antigas do que se imagina: é possível que o primeiro caso tenha ocorrido na criação do mundo, quando a serpente enganou Adão e Eva.

A expressão popularizou-se em 2016, durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, quando a imprensa internacional veiculou exaustivamente, nas redes sociais, que mentiras estavam sendo divulgadas como verdades.

Da mesma forma que os comerciantes brasileiros empregam Black Friday para divulgar um dia de promoções no comércio varejista, a imprensa nacional, no intuito de valorizar o termo, vem adotando a expressão americana fake news.

No passado longínquo não existiam redes sociais, mas as falsas notícias já eram comuns. Os gregos, romanos e egípcios, por exemplo, acreditavam em deuses cujos desejos eram interpretados por sacerdotes que os divulgavam, de acordo com os interesses das cortes, para manipularem as populações.

No Brasil, um dos casos mais conhecidos de informações falsas ficou conhecido como Plano Cohen. Em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, o documento em questão relatou a ameaça comunista de tomada do poder no Brasil. Por algum tempo, o governo conseguiu dominar a narrativa, tendo como consequência imediata a instauração da ditadura do Estado Novo.

Em 1938, nos Estados Unidos, tornou-se conhecida a transmissão por rádio, em formato jornalístico, da ficção “A Guerra dos Mundos”. A suposta invasão da Terra por alienígenas gerou medo à população.

Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, o Ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, afirmou que “de tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade”. Para ele, uma mentira contada mil vezes tornava-se verdade e quanto mais uma pessoa era exposta à mentira, mais fácil essa falsa informação era aceita como verdade.

Em 2003, os Estados Unidos atacaram o Iraque, derrubando o governo de Saddam Hussein. A ação teve como uma das principais justificativas a possibilidade desse país possuir armas de destruição em massa. Tempos depois, descobriu-se que essa ameaça não existia. Nesse exemplo, verificou-se que o domínio da narrativa e a difusão de informações falsas, pelo próprio governo americano, com apoio da Inglaterra, foram empregados para justificar a guerra.

Em todos os casos citados, os princípios foram sempre os mesmos: difusão de mentiras como se fossem verdades. A diferença do passado para os dias atuais baseia-se apenas nos meios de propagação da informação.

Percebe-se, portanto, que muitas narrativas são construídas com base em mentiras, meias-verdades e desinformação. Atualmente, os meios de comunicação permitem ampliar o público receptor dessas mensagens por meio da internet e, em especial, das redes sociais.

Mas por que são criadas as notícias falsas? Os motivos são diversos.

Na História recente do Brasil, foram observados interesses eleitoreiros. No dia a dia, também tem sido comum a divulgação de manchetes absurdas em sites na internet com o intuito meramente comercial – a intenção é chamar a atenção para a comercialização de produtos. Em muitas situações é difícil identificar a origem, pois, em alguns casos, os emissores operam na chamada deep web, espécie de submundo da internet.

Um dos meios de difundir as fake news é o emprego de programas ou robôs que, de forma automatizada, disseminam dezenas, centenas, milhares e, até mesmo, milhões de links com o conteúdo desejado. A mensagem circula pelas redes, fazendo com que um receptor a receba repetidas vezes. Ele passa a acreditar que a informação é verdadeira, pois a recebe de várias fontes, gerando uma “falsa confirmação”. Cada receptor, por sua vez, ajuda a compartilhar a mesma mensagem, multiplicando seu alcance e dando-lhe mais credibilidade.

Por que acreditamos em mentiras, mesmo sabendo que determinadas informações seriam incoerentes com a verdade? Faz parte da natureza humana acreditar naquilo que nos é mais favorável e que nos dá certo conforto. Somam-se a essas duas características os mecanismos de defesa do ego, que são os meios que o inconsciente usa para iludir a realidade e diminuir a dor. Esses mecanismos de defesa evitam, excluem, invertem e dividem a realidade.

As consequências das fake news normalmente são negativas, são prejudiciais e danosas. Mas como impedi-las? Além da intervenção do poder público, que deve buscar meios para evitá-las, criando legislação específica para o assunto, há necessidade de que as pessoas adotem procedimentos próprios para que não caiam em armadilhas.

Algumas medidas podem ser adotadas para evitá-las: apurar a origem; buscar estar bem informado e atualizado; verificar a autoria; possuir fonte de apoio; checar a hora e a data em que a informação foi postada; averiguar quando o “fato ocorreu”; examinar a imagem; investigar se a informação é uma piada; consultar um especialista; verificar se há preconceito no assunto divulgado; e confirmar os dados com outros veículos de comunicação, especialmente com as grandes mídias, entre outras.

No que concerne à última medida sugerida, devemos lembrar que até os grandes veículos de comunicação também podem ser enganados, principalmente por causa da velocidade em que circulam as informações e pela necessidade de não perderem o “furo” de reportagem.

Com o passar do tempo a serpente do paraíso multiplicou-se e transfigurou-se, ficando difícil identificá-la. Se no passado ela nos levou a sair do Éden, nos dias atuais, para onde nos levaria com seu alcance e poder de dano potencializado?

*O Cel Fontes é Oficial de Artilharia oriundo da Academia Militar das Agulhas Negras. Possui os seguintes estágios e cursos pelo Exército Brasileiro: estágios de Escalador Militar e de Operações Psicológicas, capacitação em Planejamento Estratégico Organizacional, especialização em Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica, mestrado em Operações Militares e mestrado em Ciências Militares, cursos de Comando e Estado-Maior, Básico Paraquedista e Básico de Inteligência Militar. Na Agência Brasileira de Inteligência realizou o curso de Noções do Fenômeno Terrorismo. No exterior, especializou-se em Inteligência Estratégica no Instituto de Inteligência das Forças Armadas Argentinas e em Segurança Militar Nacional e Comando na Universidade de Defesa Nacional da China. Foi analista de inteligência do Ministério da Defesa, comandou os Grupos de Operações de Inteligência da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cristalina/GO e da 16ª Brigada de Infantaria de Selva em Tefé/AM, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 3º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Mallet, em Santa Maria/RS, o curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no Rio de Janeiro/RJ e o 7º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda, em Olinda/PE. Atualmente é o chefe da Seção de Operações da Divisão de Planejamento e Gestão do Centro de Comunicação Social do Exército.

FONTE: Agência Verde-Oliva

Subscribe
Notify of
guest

230 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Texto objetivo, isento e lúcido. Excelente !!!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Toda notícia que eu não gosto é fake news!

Esquerdista, Todos.

Kommander
Kommander
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Rapaz, aqui toda notícia que se posta contra o Bolsonaro ou Trump é fake news ou coisa de esquerdista!!

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Kommander,
O que se tem contra o Bolsonaro são críticas sobre o que ele disse, e na imensa maioria das vezes são comentários pinçados, cortados, descontextualizados e não raro, dolosamente editados. Já o que o Bolsonaro diz sobre o PT e a esquerda de modo geral , é sobre o que eles fizeram. São fatos amplamente divulgados e observados. Há uma grande diferença.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Deixa de onda
O próprio Whatsapp acusou uma quantidade sem precedentes de mensagens às vésperas das eleições. Tornou-se até um ‘case’.
Chegaram ao ponto de adotarem medidas restritivas para mensagens. limitando-as a cinco.
O STF está investigando justamente esse exército de minions , provavelmente pagos, que ficam disseminando fake news para assassinar reputações de seus desafetos.
E não venha com papo furado que isso é de domínio público.
Está amplamente noticiado.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Me dá um exemplo Toinho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Logo, logo o STF vai terminar o inquérito deles e vai pegar um monte de gente. Pode aguardar.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, é uma pena que não irão pegar eles mesmos, são um atraso imenso para o Brasil.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Exatamente Alex.
Hj o STF dxa muito a desejar.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Como se não bastasse ser militante da OrCrim e tiete de déspotas e ditadores, agora você também é alinhado com esta aberração chamada STF. O próximo passo será defender o Boko Haram.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

De preferência um exemplo que tenha saído da boca do Bolsonaro ou de alguns de seus apoiadores diretos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosconaro (gostei dessa)

Kit gay (essa é do Bozzo);
Mamadeira erótica;
Maluco da faca é do PT;
A senhora agredida por ser eleitora de Bolsonaro (que na verdade era Beatriz Segall);
Haddad defende o incesto e o comunismo em um de seus livros;
Se Haddad chegar ao poder, pretende legalizar a pedofilia;
Aqui tem algumas fake news, mas procure no Google que tem dezenas.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/18/actualidad/1539847547_146583.html

E veja o que está acontecendo. Como não se governa pendurado no Twitter ou Wapp, estamos assistindo essa balbúrdia generalizada.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Quanto ao “kit gay”, se não existiu, devia ter sido refutado na comissão de educação da Câmara dos Deputados. https://www.youtube.com/watch?v=8sFa-F6YuVc

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Só pra ilustrar: quantas mensagens tidas como fake news pró Bolsonaro você recebeu pelo seu celular? Ou algum conhecido seu? Não vale mentir…
Eu te adianto que não recebi nenhuma.
E seja sincero, você acha que o Bolsonaro ganhou por conta de mensagens impulsionadas no Whatsapp ?
O que ajudou ele muito foi seus colaboradores no Yotube. Isso sim. Mas o fizeram na base do contraponto à desinformação da esquerda e não na base de mentiras.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Se vc souber a quantidade de votos de evangélicos das periferias pobres que Bozzo ganhou com esse papo de kit gay, mamadeira erótica, pedofilia e etc. ficaria surpreso.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O melhor exemplo de fake news é o próprio PT. Diz que o kit gay é fake news, a despeito dos inúmeros vídeos. Isso é que é enganar o público evangélico. Haddad e Manuela até a missa foram… O termo fake news é novo mas a prática do PT é antiga. E tem redes de seguidores para espalhar. Por exemplo, dizer que pagaram a dívida externa, que acabaram com a miséria, que milhões de pessoas ficaram ricas ou foram para a classe média (inclusive distorcendo o sentido original da palavra, que seria alguém com bom padrão financeiro tipo um advogado,… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Questão nro 1…

Que a esquerda incentiva sexualização da juventude e abertamente critica a estrutura familiar e a religião cristã, isto é ponto pacífico.

Isto sim levou muitos evangélicos a não votarem no PT, não as fake news.

Agora vou te dar um fato…

A PF estourou em Natal um comitê elitoral da hoje da eleita (des)Governadora do RN Fátima Bezerra do PT onde ela tinha farto material de campanha para ser distribuído interior a dentro com a foto dela como Governadora e o Presidiário como Presidente.

Isto sim é FakeNews…

E o que a (in)justiça Eleitoral fez ?

Nada.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Os esquerdistas são a favor do incentivo da sexualização da juventude? eu sou esquerdista e não sou a favor, e ai? a Rússia é comunista, segundo você, e defende a família, é contra a sexualização da juventude, defende a religião e preza pela estrutura familiar. E aí?

Obs: Maduro já caiu?

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100 nick Não tem nada a ver a Rússia ser comunista com o fato dela ser conservadora e antiglobalista. A Esquerda ocidental misturou o marxismo, o progressismo e o globalismo num pacote só. Não quer dizer que a Rússia ou a China ou a Coréia do Norte façam o mesmo. Duvido muito que a Coréia do Norte seja globalista e progressista. Será que lá o King Jong Un permite parada gay com gente cagando na foto dele? Acho que não, né? Eu por exemplo sou fã da Rússia e até admiro o “ditador” Putin (não posso falar o mesmo da… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Você pode não apoiar mas apoia incondicionalmente tudo o que a esquerda propõe e critica ferozmente quem critica sexualização da juventude..

Ou seja.. mais um zumbi sem cérebro.

Em resumo

Para mim amigo de marginal, marginal é…

Amigo de inimigo, inimigo é..

Simples assim

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Eu tenho 2 linhas de celular e não recebi nenhuma…

Recebi memes pra kct…

E zoando os dois lados e eu dou risada dos dois.

Não fico dando piti quando fazem piada com o meu lado, como os esquerdistas fazem.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Mas e se eu disser que o Maduro caiu, é fake news? quando o Maduro vai cair?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Ele vai cair antes de você criar vergonha na cara…

Isto eu tenho certeza.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Errado: dua mãe vai deixar de frequentar a zona muito antes dele cair.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Sem nome, que feio ofender a mãe… começou a apelação >.>!

Mãe é sagrada <3

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex, ele(a) é mais um frouxo(a) que só sabe ofender porque usa de anonimato.

Eu uso o meu nome.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Pelas últimas notícias, tem Presidente que vai cair bem antes do Maduro.

Minuteman
Minuteman
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Toinho só fala, mas nada prova.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Bastam evidências. Até hoje não aprendeu?

Minuteman
Minuteman
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Nicks Fake News do Toinho:

Antoniokings
100nick-Elã
Hélio
Mig35

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Minuteman
5 anos atrás

Não há provas que eu sou 100nick-Elã, Hélio ou Mig35.
Só a sua convicção.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não joguem xadrez com este pombo communist…

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Regra número 957 para quando estiver perdendo uma argumentação: “diga que o adversário é um pombo comunista e repeti o chavão de que não se deve jogar xadrez com ele”

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“”Deixa de onda O próprio Whatsapp acusou uma quantidade sem precedentes de mensagens às vésperas das eleições. Tornou-se até um ‘case’. Chegaram ao ponto de adotarem medidas restritivas para mensagens. limitando-as a cinco. O STF está investigando justamente esse exército de minions , provavelmente pagos, que ficam disseminando fake news para assassinar reputações de seus desafetos. E não venha com papo furado que isso é de domínio público. Está amplamente noticiado.”” – Na verdade esse comentário é um clássico exemplo de fake news. O Toinho em momento algum coloca algum argumento válido para defender sua posição mas a um leitor… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bem antes do Bolsonaro entrar eu já falava que ele iria ser o presidente, muitos de meus amigos falaram que eu era louco etc Eu falava porque já analisava que os EUA tinham interesse nele e que o mundo atual esta diferente ! A internet substituiu a TV, a Globo esta falida, a maioria dos anunciantes migrou para a internet, no horário da propaganda eleitoral todo mundo vai para a internet ! O Facebook, zap zap e maioria das redes sociais vem dos EUA, isso sem falar no Google, então pela logica podemos deduzir que pode sim existir uma certa… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Bosconaro, digo, Bolsonaro foi eleito porque simboliza o brasileiro médio. Aquele que não entende de economia, não entende de direito, não entende de políticas publicas, não entende de quase nada, e que, por isso, acha que a solução para os problemas complexos do país pode ser resumida em algo simplório como “combater o comunismo”. O brasileiro médio, assim como o presidente, não tem condições de entender e discutir uma reforma tributária, uma reforma política etc. Então o que sobra é dizer que o problema é o comunismo. Algo que, por sinal, nunca existiu no Brasil nem esteve sequer cogitado ou… Read more »

Minuteman
Minuteman
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Caro Wilson França, com todo o respeito, vai dormir.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Discordo de vc, este fantasma esta bem presente aqui na AL e em nosso pais ele sugou bilhões de nossos impostos !

Na verdade o socialismo nada mais é do que uma desculpa para movimentar as massas, no nosso caso ele não podia ser implantado de forma plena no entanto o seu fantasma serviu de desculpa para o movimento de bilhões para supostos programas sociais !

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Munhoz…

O maior truque do diabo é dizer que ele não existe.

Estes caras são a mesma coisa ao falar que comunismo não existe e que o Foro de SP é só uma fantasia.

BILL27
BILL27
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Perfeito

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Wilson França Lula da Silva, O fato de você dizer que o comunismo não existe tem tanta validade quanto dizer que os marcianos não existem. Só mostra que você tem uma mente limitado em relação ao entendimento do que seja “comunismo” ou ser “comunista”. Você é um dos que acreditam que se um país tem lojinha de esquina, casa própria e meia dúzia de magnatas então é porque o país é capitalista. Só de curiosidade , é dito que cerca de 50% da economia da ex URSS vinha da iniciativa privada. E lá era considerado um país comunista. Enquanto você… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Perfeito Wilson.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Wilson, discordo totalmente de seu comentário, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito por pessoas de todas as classes sociais, inclusive as consideradas minorias, que a esquerda adora segregar e utilizar como massa de manobra para promover intrigas com os conservadores principalmente…

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito por representar tudo (ou quase tudo) o que os cidadãos de bem estavam buscando em um candidato nesse momento atual.

De todos, o único com força e coragem para lidar com os aparelhadores de estado que corroeram o país em todos os níveis possíveis.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Wilson França Concordo com quase tudo em seu comentario, exceto com a questao sobre o brasileiro medio. Bolsonaro foi eleito por brasileiros de diversas classes sociais, dos mais ricos e abastados ate os mais pobres e em condicoes miseraveis e ate mesmo por ex pe tis tas lu lis tas revoltadinhos. Esse fato foi inedito pq grande parte do povo brasileiro nao votou no Bolsonaro em si, na verdade a maioria do povo votou contra o P T, e nesse caso ate o Tiririca ganharia a eleicao contra o Haddad tao grande foi a repugnancia dos eleitores contra o partido… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Quem entende são vocês…

Por isto o Brasil está esta maravilha..

Agora serão décadas para reverter o pouco que o Brasil estava avançando nas mãos do FHC..

Graças a vocês que o Bolsonaro foi eleito..

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Bosco
5 anos atrás

E ainda tem aquele caso em que a repórtera da Foia faz acusação sem provas.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Voteii no Bolsonaro, fiz propaganda gratuitamente dele, assim como colegas meu de empresa, com vários níveis de escolaridade também o fizeram, tudo gratuitamente. Esse lance que foram pago kkkki. Isso é um case a ser estudado, até onde a propaganda gratuita pode atingir as grandes massas com o uso da tecnologia moderna…sugestão de TCC. A verdade é uma o povo enjôo do PT, se o Luciano Hulk tivesse concorrido as eleições, esse poderia ter ganho as eleição e ter colocado o PT em terceiro lugar, mas é uma suposição kkk

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, eles assassinam as próprias reputações toda vez que agem a favor de criminosos que lesam a pátria, pode ter certeza de que se tomassem as decisões corretas, visando verdadeiramente os interesses da nação e não o de corruptos, seriam considerados verdadeiros heróis nacionais, vide nosso atual ministro da justiça 😀 .

André Macedo
André Macedo
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Vide o nosso glorioso presidente, que já afirmou em rede nacional ser a favor da tortura e que fecharia o Congresso, reclama de Marighella, idolatra Ustra e diz que não houve ditadura, possui um guru esquizofrênico e “injustiçado”, e ele e seus seguidores afirmam que a esquerda manipulou a história apesar de todas as provas existentes. Nosso atual ministro da Justiça? Refere-se à aquele que afirmou em 2017 que acreditava que caixa 2 era crime, mas retirou o mesmo do “pacote anti crime”? Ah faça me o favor… Bolsonaro se elegeu porque faz tudo parecer fácil e jogou a culpa… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Andre Macedo.
Comentario perfeito.
Vc so disse verdades.
Mas logo os bolsominions descerebrados e os papagaios de direita vao vir aqui te chamar de comunista, esquerdista, o lula ta preso, aceita… o p t rouba… isentao… e outros tipos de estupidez de quem nao tem argumento para defender o despreparo e a incapacidade intelectual do atual presidente so pq vc disse verdades que eles nao querem ouvir.

Bosco
Bosco
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

André, Diferente do Lula que é o cara mais honesto da história da humanidade, o Bolsonaro não foi eleito por ser santo. Aliás, a disputa a presidência não era uma disputa de virtudes beatificantes. Não era uma disputa de quem era mais bonzinho ou angelical. Seus argumentos são equivocados. O que o levou à presidência foi justamente seus discurso “violento”. Até Jesus uma hora teve que pegar no chicote. Quanto à defesa dele da “ditadura”, conta com o apoio de muita gente, inclusive o meu. Em relação aos Ustra, me espanta é a esquerda, que idolatra assassinos como Stalin e… Read more »

Edison Castro Durval
Edison Castro Durval
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco não quero um santo, quero alguém que passe mais tempo governando e menos tempo twitando.
O maior inimigo do Bolsonaro é a mania de ficar no twitter, dele e dos filhos.

Bosco
Bosco
Reply to  Edison Castro Durval
4 anos atrás

A mim não incomoda porque não tem twiter e até onde minha percepção vai o país está sendo governado do mesmo jeito que era nos tempos do PT com Lula, Dilma e Temer.
E só pra constar, o STF condenou o PT e o Haddad a pagarem multa por impulsionamento de fake news sobre o Bolsonaro.
É a velha tática marxista do PT e puxadinhos de esquerda: acuse-os do que você faz… rotule-os do que você é.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

E por falar em fake news, o Maduro já caiu?

Fred
Fred
5 anos atrás

Vocês já pararam pra pensar: esse inferno que se tornou nosso país de 5 anos pra cá, com polaridade super potencializada pelas redes sociais, com eleição de muitos “novatos” baseadas em fake news e utilização de algorítimos e robôs. E se for uma operação de guerra híbrida de larga escala oriunda de potência estrangeira? As mesmas táticas foram usadas na eleição de Trump, no Brexit, em eleições na África e outros países latinoamericanos. E se eu e todos nós estamos sendo estimulados a aumentar cada vez mais o racha e a polarização interna, e enquanto isso nossos governos atendem a… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Fred
5 anos atrás

Cuidado, vão ter chamar de comuna!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fred
5 anos atrás

O mestre nisso é um tal de Steve Bannon.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não esqueça de mencionar Antonio Gramsci.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Fred
5 anos atrás

Eu não sabia que eu era um algorítimo ou robo.

E quem fez a divisão de:
rico/pobre
brancos/negros
homens/mulheres
hetero/homo
empresário/empregado e demais divisões

Sempre foi a esquerda.

Agora que vai começar a consertar essas divisões, pq quem está lá governo para o brasileiro.

BILL27
BILL27
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Concordo com o lance da esqerda .
Agora quanto a parte de consertar ,não é o que ta parecendo que vaki acontecer ..se dentro do proprio governo cada dia tem uma briga entre eles ,como que vão unir a população ?

André Macedo
André Macedo
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

“Consertar a divisão?” Hahaha quer dizer que a esquerda criou o machismo? A esquerda criou a relação desigual de patrão e empregado que nasceu na REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? Antes da esquerda o empregado tinha o mesmo poder de negociação que o patrão, a mulher tinha os mesmos direitos do homem, não existia racismo! Nossa, o Brasil era um paraíso! Se fosse eu fazendo um comentário igual ao seu preferia me fingir de robô mesmo, pelo visto se eu comentar “a esquerda come bebês” vou ganhar 50 likes dos intelectuais “despertados” do marxismo cultural como você né?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

André
Esses minions têm estado muito fofos, amáveis e compreensivos ultimamente.
Não sei o que está acontecendo……

Minuteman
Minuteman
Reply to  Fred
5 anos atrás

Aham Claudia, senta lá.

Bosco
Bosco
Reply to  Fred
5 anos atrás

Fred, Não! Quando um deputado está dando uma entrevista defendendo a redução da maioridade penal por conta de um crime bárbaro onde um rapaz foi assassinado com um tiro na nuca e sua namorada estuprada por 5 dias por 4 homens a mando de um menor de idade e depois é degolada e do nada chega uma deputada esquerdista e interfere na entrevista em favor do “menor” estuprador e na discussão chama o deputado que defendia as vítimas de estuprador e ele se defende mas a mídia, intencionalmente e dolosamente, passa a ver o deputado como sendo defensor do estupro… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Se baixar a maioridade penal para 16, tem que vir também todos os benefícios de uma maioridade. Ora se tem responsabilidade em crimes aos 16, por que não pode ter responsabilidade em beber bebidas alcoólicas, casar, tirar a carteira de motorista ou um porte de arma? No Brasil se tira a liberdade e joga toda a responsabilidade no colo do estado,o que é uma idiotice.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Essa é outra discussão. Eu não sou nem contra nem a favor de reduzir a maioridade penal já que nunca me debrucei sobre o tema. O que relatei foi o que aconteceu no caso da Bolsonaro com aquela deputada petista.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Mas se quiser votar pode…

Paulo S
Paulo S
Reply to  Fred
5 anos atrás

Quem garante que não somos literalmente manipulados. Sem esse viés tosco de esquerda e direita, onde a maioria se quer entende os conceitos, fora que os conceitos já se perderam na história. Existe sim, gosto pelo poder, pelo dinheiro, não e possível generalizar e nem se deve, mas é fato. Enquanto vemos as “briguinhas” na mídia, nos portais, jornais e seja lá qual meio de comunicação, muitas vezes financiados sim, as negociatas vão ocorrendo debaixo do nossa nariz, seja no governo atual, no que foi preso agora, no que está preso… Infelizmente falta muito para melhorarmos como nação. Mudaria a… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Fred
5 anos atrás

Fred Perfeito seu raciocinio. Ao meu ver os politicos corruptos da direita e da esquerda conseguiram o que queriam, ou seja, dividir o povo para que o povo nao veja que o atual sistema politico partidario brasileiro esta totalmente corrompido, ultrapassado e obsoleto. Os politicos corruptos da direita e da esquerda aqui no Brasil usam o povo como massa de manobra, vide o exemplo classico na internet onde bolsominions descebrados entram em debates estupidos e agressoes verbais contra petistas doutrinados que nao dxam por menos e tbm partem pra retrucar a baboseira ideologica de sempre. Partindo desse pressuposto nós podemos… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Fred
5 anos atrás

O Brasil se tornou um inferno para a esquerda que estava acostumada a ter domínio de voz..

O povo cansou e agora ela virou saco de pancada.

Simples assim

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

A situação aqui no Brasil está tão complicada que o STF está investigando por conta própria as fake news contra ele.
Vixe!!!!!

Kommander
Kommander
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Pow… aí tu pegou pesado!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Bom dia Toinho!!! SDS TRICOLORES!!! Este poder está agindo fora de suas prerrogativas e não respeitando os outros poderes, está na linha de como age o tribunal na venezuela. Por que ficam tão nervosos quando a receita investiga um togado Deus, são intocáveis? Onde se perdeu a prerrogativa constitucional de todos iguais perante a lei?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Saudações tricolores Saldanha. E estamos avançando.

Com relação à fake news, o que se está comentando nos meios políticos, hoje 24/03, é que existe gente que deveria zelar pela aplicação da Lei e que estaria envolvida na disseminação de boatos, ameças veladas aos Ministros e etc.
Essa notícia saiu no Globo e o principal alvo seria um Promotor Federal lá´de Curitiba que recentemente se viu contrariado em seus desígnios.
A verdade é que tudo isso é lamentável e mostra o apodrecimento de nossas instituições.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Corrigindo: ‘com relação às ‘fake news’

PauloSollo
5 anos atrás

Ontem o infame Estadão lançou mais uma FakeNews com o título de reportagem “Bolsonaro não descarta opção militar contra Maduro”. Quando se lê a reportagem, o que o Presidente diz é “diplomacia em primeiro lugar e até as últimas consequências”. Em momento nenhum da reportagem ele diz algo semelhante ao título que este infame, mentiroso, decadente e deseperadamente desprezível jornaleco estampou como título da reportagem. A imprensa marrom caluniadora esquerdopata deste país está em verdadeira convulsão desesperada por terem perdido a farra do patrocínio público bilionário. São como vermes morrendo de inanição que se convulsionam desesperadamente na vã tentativa de… Read more »

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Obrigado pelo excelente texto e parabéns !

PauloSollo
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Agradeço o elogio amigo. Estamos aqui para contrabalançar e combater estas forças decadentes e nefastas

Paulo S
Paulo S
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Por isso parto dos princípios. Tenho os meus, tens os teus… Tomara que tenhamos os princípios corretos, senão… Já que são estes princípios que nos darão colunas fortes para sustentarmos tanta “babaquice”, ***taria…
Tudo passa por pelos menos duas análises. É burrice ou maldade… Neste caso, é maldade.

pangloss
pangloss
5 anos atrás

Boa parte da histeria atual sobre “fake news” decorre da preocupação da imprensa tradicional com a ameaça ao seu oligopólio tradicional da mentira, depois que a internet deu voz a todos (para o bem ou para o mal).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Boa parte da histeria atual sobre “fake news” decorre do fato de que dois Presidentes inaptos e ineptos foram eleitos com base nelas.
Só isso.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não, meu caro, isso é reducionismo.
As fake news são bem anteriores a isso, e bem mais abrangentes.
Incluem toda ordem de assuntos, desde mera disputa comercial (publicidade, por exemplo) a questões políticas e religiosas.
Exemplos não faltam.
Vou dar apenas um deles, bem simples e evidente: já ouviu falar no Protocolo dos Sábios de Sião?

Camargoer
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Caro Pangloss. Também lembrei dos “Protocolos” forjado pela polícia secreta de Nicolau II. Mas tem também a encenação dos nazistas sobre o ataque da radio alemã por soldados poloneses (na verdade soldados da SS usando uniformes poloneses), o acorde de Munique assinado por Hitler, o programa T4 de eutanásia dos deficientes mentais na Alemanha nazista, o debate “Collor x Lula”, o JN dizendo que o comício no Anhangabau pelas diretas-já era comemoração do aniversário da cidade, o estranho atentado da Rua Tonelero, o suposto apartamento de JK na Vieira Souto, o filho bastardo de FHC, o Palmeiras campeão mundial….

Raventsin
Raventsin
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

A do “Palmeiras campeão mundial” não enganou ninguém. Esta falhou.

Camargoer
Reply to  Raventsin
5 anos atrás

E olha que ainda tem o “Neymar”.. maior fakenews do século XXI. (Terra plana não conta)

Minuteman
Minuteman
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Até os tombos dele são fake news.

Paulo S
Paulo S
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Não podemos esquecer da diferença de tempo, época, cultura… Nunca a informação, seja ela concreta ou falsa esteve tão fácil de acessar.
Poucos tem consciência do perigo da tecnologia, pois não tem só lado bom.
Na época do clássico “Escolinha do professor Raimundo”, saudoso e genial Chico Anísio, a personagem Pedro Pedreira era ao meu ver, o mais inteligente… Incrível como acreditamos, “confiamos”, senão não haveria sequer civilização em “história”.
Se hoje podemos tirar uma foto no momento, um vídeo e registrar tudo na íntegra… E ainda assim pode ser alterada… Que paradoxo.

Camargoer
Reply to  Paulo S
5 anos atrás

Olá Paulo. A invenção dos tipos móveis por Guttemberg criou o ambiente cultural para a Reforma de Lutero. O rádio no início do Sec XX foi o espaço virtual para o fascismo. A internet é revolucionária ao ponto de não ter sido prevista em nenhum filme ou desenho (não há internet em StarTrek ou StarWars, nem nos Jecksons). Muita gente tem discutido a transição que estamos vivendo. A internet engoliu até a TV a cabo. O modo de buscar informação esta em transformação mas parece que será similar a outros momentos de transição. A obrigação de ser rápido é do… Read more »

Paulo S
Paulo S
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Bem por aí Camargoer, pactuo dessa breve análise. Em tempo, percebe-se, e isso vem de todos os lados, sejam eles tendentes à esquerda, à direita, uma tentativa de “controle da rede mundial de computadores”, mas é o que lembraste, não foi previso tem nenhum ambiente ficcional, estamos passando por um processo de adaptação, aceitação, ajustes e tudo o que mais puder entrar nesse ambiente tão virtual, sem peso, sem corpo… A imprensa tradicional está findando, ou mudam, ou morrem… Vejo pelas bancas, vendem mais outras coisas do que livros, revistas e jornais… Se não o fizerem, morrem… Em grandes centros… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Todos os grandes desenvolvimento nas tecnologias de comunicação – Tipo móvel, rádio – foram acompanhadas de guerras graves. A Reforma, por exemplo, deu causa à Guerra dos Trinta anos que dizimou a população da Europa Central – é a pior guera europeia depois das duas guerras mundiais). E as comunicações por rádio (TV e rádio) estão na origem dos movimentos nazi-fascistas.

Camargoer
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Caro Jacinto. Em outras palavras, o futuro próximo é sombrio.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

É difícil saber. Até o desenvolvimento de armas nucleares, guerras entre as maiores potencias do planeta eram, ao mesmo tempo, possíveis e esperadas dentro de um certo ciclo temporal de algumas décadas. Desde o Sec. XIX, por exemplo, tivemos guerras de forma cíclica entre as grandes potências: As napoleônicas que acabaram em 1814; 50 anos depois (mais ou menos) a Guerra Franco-Prussiana; 50 anos depois (mais ou menos) a 1ª Guerra Mundia; 20 anos depois a 2ª Guerra Mundial. E desde então estamos há quase 80 anos sem guerra de verdade entre as potenciais. É por isso que eu digo… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Pasme: um brasileiro – Monteiro Lobato – previu a Internet, em 1926. Aqui, um trecho da obra de ficção “O Presidente Negro”: – Ainda havia jornais nesse tempo? – Sim, mas jornais nada relembrativos dos de hoje. Eram radiados e impressos em caracteres luminosos num quadro mural existente em todas as casas. – (…)Com a fecunda descoberta das ondas hertzianas e afins, e sua consequente escravização aos interesses do homem, o ir e vir forçado se reduziu a escala minima. O serviço, o teatro, o concerto é que passaram a vir ao encontro do homem. Foi espantosa a transformação das… Read more »

Camargoer
Reply to  Rafael M. F.
5 anos atrás

Que legal. Vale a pena ler com mais atenção esse trecho para entender até que ponto Lobato conseguiu idealizar a web. Além dos dispositivos individuais e a transmissão de informação, que poderia ser a tv por satélite, teríamos que aprofundar se ele percebeu o conceito de biblioteca universal e descentralizada, algo extraordinário da web. Outro ponto que faz a internet ser extraordinária pode ser a integração de diferentes linguagens, escrita, falada, imagem, filmes, etc, na mesma plataforma. De qualquer modo, parece que Lobato foi mais longe que Huxley em admirável mundo novo.

Paulo
Paulo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Seu presidente ¨apto¨¨ esta preso lá em Curitiba por roubar, desviar e lavar bilhões de dinheiro dos brasileiros, troll!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Paulo
5 anos atrás

É porque o Juiz era mais apto. Tão apto que ‘ganhou’ um carguinho no Governo, justamente do opositor (e maior interessado) na prisão do dito cujo.
Inocente.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Juiz de 1ª instância, no Brasil serve apenas para colher provas. Como todo mundo recorre sempre, quem decide, no final das contas, são os desembargadores que julgam os recursos de Apelação. E no caso do Lula, os desembargadores que julgaram os recursos de Apelação tanto do Lula quanto do MP, de fato corrigiram a sentença do Moro; mas para aumentar a condenação dele….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Vc é o caso perfeito apresentado pelo Wilson França.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Mas vocês não diziam que o Moro era do PSDB? Mudam a versão conforme lhes convém.
*Tirando o Haddad qualquer outro (provavelmente até o Ciro) que vencesse iria convidar o Moro para ser ministro da Justiça.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Pela quantidade de gente do PSDB presa por ele………

Pangloss
Pangloss
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antônio Reis, juiz de primeira instância não pode julgar quem tem prerrogativa de foro.
Os tucanos, espertos, trataram de ficar empoleirados em mandatos eletivos que garantem tal prerrogativa (vergonhosa, por sinal).
Se o Lula tivesse a humildade de concorrer à Câmara dos Deputados, não faltariam votos para o sucesso dessa pretensão.
Mas a humildade não é característica do personagem.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Bahhh. O Moro e profeta, pensou assim. Vou escolher um inocente, colocar na cadeia sem provas. E o Bolsonaro ganhando as eleições ele me chama Para ser ministro… Falta dois anos para as eleições…. Legal foi ferrar com a vida dele.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings
Lembrando que logo depois que assumiu o cargo entao o Moro ja voltou atras na questao do caixa 2.

Dps que sofreu grande “pressao politica” de varios partidos e ate mesmo de membros do proprio P S L entao o Moro “voltou atras” e resolveu “suavizar” a lei do caixa 2 que era uma questao de honra pra ele. Ou seja, o famoso “cagaço” nas calças.

A corrupcao e a incompetencia continuam a mesma, so mudou a cor da bandeira vermelha do lu la para a cor verde do bol so mi co.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antônio coerente????

Isso que eu chamo de Fake News!!

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Hahahahahahahahaha perfeito … 😛 😛

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Mais uma magnífica encaçapada do chapeleta.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sim, o presidiário e sua sucessora que tem os intestinos no lugar do cérebro, eleitos a base de mentiras populistas, e que destruíram a economia do país com mega roubos e incompetência administrativa

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Quem estava com a bolsa de colostomia não era a Dilma, né?

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Bah…..que baita “argumento”…..kkkkkkkkkkkk…….tu é patético!

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Mas, vou usar da mesma moeda: a Dilma não usou uma bolsa de colostomia, ele É uma bolsa de colostomia…..e bem cheia!

Bosco
Bosco
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Na verdade a Dilma não precisa de bolsa de colostomia. Drena tudo para a caixa craniana.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Colombelli, não peça à alguém algo que esse não possa dar….coerência e essa criatura são como água e óleo….

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Colombelli, a coerência do Antônio Reis é absoluta: ele está sempre errado! E faz questão de permanecer em erro.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O próprio Haddad na reta final passou a propagar fakenews. Pois ele não disse, em entrevista à Globonews, que o Gen. Mourão fora reconhecido como o torturador de um tal de Geraldo alguma coisa? E isso porque naquela época o Gen Mourão ainda era cadete…

MGNVS
MGNVS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings
Cite o nome desses 2 presidentes.
Um foi o Bolsomico, e o outro, quem foi?

Minuteman
Minuteman
Reply to  pangloss
5 anos atrás

pangloss, faço minhas as suas palavras.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Tudo que o Bolsonaro diz é fake news. O Lula não está preso por corrupção. A Dilma não foi impeatchmada por crime de responsabilidade. A Dilma não quis implantar o programa “Escola Sem Homofobia” , denominado acertadamente de “kit gay”. O PT não destruiu a economia do país. Os membros do PT não estão na cadeia por corrupção. O PT não roubou e nem deixou roubar. O Lula é mais honesto que Jesus Cristo. O PT não acabou com a qualidade do ensino no Brasil. O PT não defende a liberação das drogas. A esquerda não dividiu o país entre… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Também tem aquele outros malucos mentirosos, como o Olavo de Carvalho, o padre Paulo Ricardo, etc. Tudo o que eles falavam era mentira: comunismo fabiano, gramscismo, Escola de Frankfurt, teoria crítica, desconstrucionismo, ideologia de gênero, pedagogia do oprimido, marxismo cultural, foro de São Paulo, globalismo, etc. Tudo mentira deslavada. Verdade é que a Rússia e a China são capitalistas, o comunismo não existe mais, Maduro e Kin Jong Un são democratas, ninguém queria implantar aqui uma ditadura de esquerda, o Che e o Chaves deviam ser canonizados, o lulopetismo não pretendia fazer do Brasil o que consta no seu programa… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O Bolsonaro diz uma coisa, o Mourão diz outra, o filho do Bolsonaro já inventa ou desmente. Existe sim um exagero publicado sobre as falas do Presidente, mas ele também colabora com a impressa falando coisas que não devem ser ditas ou sobre coisas que ele não tem conhecimento. Ou é mentira que ele disse que ia metralhar a petralhada!? Só pra citar um exemplo.

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Kommander, O PT o processou por ameaça? Se a resposta for não então está subentendido que tal “ameça” foi figura de linguagem muito em voga na política, inclusive pelo Lula quando citou o exército do Stédile. Acho muito mais grave a Gleise Hoffman dizer que iriam incendiar o país se o Lula fosse preso, já que configurou na época uma ameaça séria. Há inúmeros outros discursos de ódio da esquerda, de lindberghs a boulos, muito mais sérios que os do Bolsonaro. O Bolsonaro há 20 anos já falou até que uma revolução no Brasil tinha que matar umas 30 mil… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

“O Bolsonaro diz uma coisa, o Mourão diz outra, o filho do Bolsonaro já inventa ou desmente” Kommander, Hoje o Bolsonaro tem um porta-voz. Ouça o que ele diz. Apesar da grande mídia querer montar um circo com o governo Bolsonaro de forma dolosa, achando que é um programa tipo Big Brother e onde eles caçam controvérsias e contradições para poder desmoralizá-lo, agora a voz do governo é a do General Otávio. *Engraçado que na época do Lula e da Dilma o vice era só decorativo mas agora a mídia, de forma curiosa, sabe até quantos pums o dito cuja… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Nossa mãe do céu Kommander, vc não consegue distinguir a diferença entre mentira, de discordâncias de ideias? rsrs…

Então segundo seu raciocínio, se alguém discorda de algo que vc pensa sobre determinado assunto pq tem uma visão diferente da sua, então isso pode ser usado como “fake news”?

Depois hostilizam quando o Olavo de Carvalho diz que a esquerda não tem mais ninguém inteligente, só por misericórdia divina mesmo!

pangloss
pangloss
Reply to  Kommander
5 anos atrás

DE fato, Bolsonaro poderia economizar um pouco de bobagens em suas falas, sabendo que será patrulhado pela esquerda por toda a sua vida.

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Te respondi há 12 horas mas o comentário tá preso.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Kommander
5 anos atrás

É verdade neste governo não se sabe quem é o assessor autorizado à falar pelo governo, inclusive membros do legislativo falam pelo governo. É uma bodega, a casa da mãe Joana, ou como diria Ciro Gomes, a casa do Romero Jucá….

Paulo S
Paulo S
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Então, será que faltam sanatórios, manicômios?
Reescrever a história recente?
É tanta reinterpretação…
É pura maldade o que se faz com o povo inculto pelo poder, ganância…
Triste nação. Claro não é exclusividade nossa, mas…

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Aprenda uma coisa, todos são ladrões, não seja ingenuo, todos são !

Só muda o rotulo mas o produto é o mesmo !

lembra do caçador de marajás !

Paulo S
Paulo S
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

O povo precisa ler, estudar… ufa…
Se lerem “Da vontade de ser cientista e da vontade de ser político” de WEBER, muitas respostas estão lá…
Falta cultura de nação. Não tem outro jeito, ou estudamos, melhoramos como pessoas, aprendendo a conviver com as diferenças, com as ideias diferentes, e que principalmente se agreguem, muito mudará.
Alternância de poder é um fator preponderante por exemplo.
Entre outras coisas.

Camargoer
Reply to  Paulo S
5 anos atrás

Caro Paulo. Você estaria se referindo ao livro “Ciência e Politica, duas vocaçõe”?

Paulo S Rodrigues
Paulo S Rodrigues
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Sim claro

Camargoer
Reply to  Paulo S Rodrigues
5 anos atrás

Olá Paulo. Perfeito. Obrigado pela sugestão. Encontrei-o disponível para baixar pela internet em PDF, ainda que eu prefira o livro impresso. Relativamente curto (80 páginas). Acho que cabe no fim de semana. Se não agora, no próximo. Um grande abraço.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Paulo S
5 anos atrás

Ler que só na campanha o candidato já sai rico !

Simples assim !

E ainda tem gente que acredita que no comando deste bilhões existe gente honesta !

bjj
bjj
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Caro Bosco Uma coisa não exclui a outra. Você de fato disse muitas verdades, mas isso não muda o fato de que o presidente eleito e seu núcleo político mentiram muito. Por exemplo: o livro que o presidente carregava para denunciar o “kit gay”, que era, como você mencionou, o projeto escola sem homofobia, nunca havia feito parte de tal projeto, nem mesmo em sua idealização, tampouco foi distribuído em escolas como o presidente afirmou. Um dos filhos do presidente certa vez publicou uma notícia dizendo que o Bolsonaro havia sido eleito, por um site estrangeiro, como o político mais… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  bjj
5 anos atrás

BJJ, O livro que o Bolsonaro levava na Comissão devia ter sido refutado no ato pelos membros petistas e psolistas desta comissão. Eles não o fizeram. O livro em questão não fazia parte do “kit” mas vários haviam sido adquiridos pelo MEC para escolas públicas. Quanto ao fake news sobre o Haddad, é lamentável, mas pelo menos houve a retratação dos envolvidos. E quanto às fake news em relação ao Bolsonaro que nunca foram retratadas e são até hoje tidas como verdades absolutas? E agora, com o Bolsonaro já presidente e as fake news sobre ele ser mandante da morte… Read more »

bjj
bjj
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Caro Bosco O tal livro nunca foi adquirido para escolas públicas. Ele foi adquirido, em quantidades ínfimas (apenas 28 exemplares) para bibliotecas públicas. http://www.e-farsas.com/o-livro-aparelho-sexual-e-cia-faz-parte-do-kit-gay-distribuido-pelo-mec.html Sobre a esquerda ter destruído o país, discordo. Para poder destruir precisamos partir do pressuposto que algo havia sido construído, o que, na minha opinião, nunca ocorreu. Derrapamos no combate à violência, é verdade, mas a maioria dos índices oficiais sobre alfabetização, taxa de crianças matriculadas, taxa de saneamento básico, taxa de pobreza extrema, taxa de mortalidade infantil, gasto percentual com educação, dentre outros, são bem melhores atualmente, porém não vou me alongar muito neste item… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

A grande imprensa está perdendo a narrativa, e como consequência dinheiro e a sua credibilidade, então apelam para calúnias e difamações como por exemplo: “robôs e milícias digitais” contra as manifestações públicas de pessoas comuns que só querem ser ouvidas sobre suas posições políticas e morais, na qual contraria a agenda progressista que a imprensa tenta empurrar goela abaixo dessa maioria. O maior exemplo disso é a reportagem falsa daquela jornalista da folha de SP, sobre empresas que tinham pago até 12 milhões de reais para disseminar “fake news” no WhatsApp a favor do Bolsonaro contra seus concorrentes, na qual… Read more »

Jacinto
Jacinto
5 anos atrás

“Fakenews” é só um anglicismo para algo que existe desde que inventaram a imprensa: a mentira. Eu me lembro quando o Notícias Populares – que era do mesmo grupo da Folha de São Paulo – publicou na capa do jornal, sobre aquela “fakenews” (para usar a expressão da moda) na escola Base: “Kombi era motel na escolinha do sexo”. Tudo falso, tudo mentira, tudo criado por sensacionalismo barato. Em 1962 já havia um excelente filme tratando de fakenews e política: “o homem que matou o fascínora” (the man who shot Liberty Valance) que mostra como um senador americano fez sua… Read more »

Camargoer
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Olá Jacinto. Acho que o NP nunca fez fakenews. Ele era um tabloide de ficção científica. Lembra do “filho do diabo”? E os trocadilhos dos casos de traição? Sem falar dos discos voadores abduzindo um monte de gente. Eu gosto muito do filme do Nelson Pereira, “Boca de Ouro”, além do clássico com Kirk Douglas “A montanha dos sete abutres” e do melhor de todos, “Mera coincidência” (Wag the dog, em inglês), com Dustin Hofman e Robert de Niro. Estes filmes são ótimos para explicar falenews.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

O NP é só um exemplo extremo. No caso da escola Base todos os jornais soltaram coisa horrorosas e este é apenas um exemplo acadêmico de comportamento irresponsável da imprensa. Quer outro caso de erro bizarro da imprensa? O caso do (hoje desembargador) então Juiz de Direito Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, que foi acusado de “vender” crianças brasileiras para casais estrangeiros. No caso da escola Base, as vítimas, além de terem as vidas destruídas receberam indenizações ínfimas em relação ao dano que sofreram. No caso do Des. Beethoven Giffoni, por alguma coincidência, ocorreu de forma diferente. Ele ganhou quase 10… Read more »

Camargoer
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Olá Jacinto. O caso da Escola Base foi terrível. Lembrei do caso da mãe presa e privada de estar no sepultamento da própria filha de 1 ano que havia falecido, foi espancada e torturada na cadeia pelas outras presas e, depois de um mês, o testes mostraram que não havia cocaína como divulgado pele Delegado. O procurador do caso pediu a absolvição. Claro, que não há reparação possível.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
5 anos atrás

A grande perda com o advento das “Fake News”: A capacidade de raciocínio do povo em geral. Uma grande parte do ppaís está no modo “Se hay gobierno soy contra” ou “Se eu não gosto é notícia falsa”. Por padrão, deveríamos obter o máximo de informação possível, para que cada, dentro das suas análises, possa elaborar o seu próprio raciocínio, debate, opor idéias e pensar que a verdade pode ser um pouco diferente do que ele tem certeza que é. Mas não, cada vez mais somos guiados pelo amor e ódio, pelo a favor e o contra, pela dicotomia rasa… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Marcio, concordo com quase tudo o que você escreveu, mas a baixa capacidade de raciocínio do público não é consequência das fake news. Ao contrário, é uma condição preexistente para que elas proliferem velozmente.
Em toda a minha graduação em Jornalismo (1991/1994), uma das poucas frases aproveitáveis de todo o curso dizia que “ninguém nunca perdeu dinheiro por subestimar a capacidade do público”.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Pangloss, faz sentido sua análise, realmente é a condição e não a conseqüência.

Paulo S
Paulo S
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Caro Pangloss, Ainda és da época da necessária graduação… então pensa kkk Claro, nosso ensino superior está impregnado também da mais pura lavagem cerebral. Em tempo, talvez as pessoas não se atentem, estamos vivendo uma era nunca vista antes, que é a facilidade absurda de transmitir informação, graças a TIC. Enfim, seja aqui, seja em outro lugar, na sua maioria, o povo é massa de manobra. Não é tão fácil estar acompanhando tudo, tentando entender tudo, se desvencilhar do que não é interessante… Árduo trabalho. A maioria realmente só encaminha, nem lê com atenção e participa do agito por querer… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Paulo S
5 anos atrás

Eu tenho a impressão que a impregnação ideológica de esquerda no ensino superior ocorre mais nas áreas de Humanas, nas Fefeleches da vida. Em Exatas e Ciências não há ideologia que mude o resultado de 2 + 2, isso contribui para que os alunos foquem mais sua formação técnica a ficar divagando sobre “O Capital”…

Jessica Tavernari
Jessica Tavernari
5 anos atrás

Países usam de fake news, os EUA faz isso através da mídia, a Rússia faz, Cuba faz, não adianta dizer que é a direita ou esquerda que faz, independente de sua visão política (a minha é de direita), todos fazem, oque eu acho é que as lideranças mundiais de direita agem de maneira mais racional, inteligente e estratégia quando manipulam notícias ou fatos históricos através da mídia ou livros de história (oque eu condeno totalmente), já a esquerda parece agir que nem uma criança, manipula tb e num grau maior, de maneira pouco racional oque faz sempre inevitavelmente com o… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
5 anos atrás

O problema Colombelli, é que pessoas medianamente inteligente estão desaparecendo, estamos criando uma geração de Facebbok e WhatsApp, que appeans dão “Foward” em qualquer coisa sem pensar, e pior, passam a te-las como verdades absolutas.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Um dos motivos de eu não ter e nunca ter tido, nem Facebook e nem WhatsApp é a perda de tempo checando mensagens que chegam a todo instante, vejo ao meu redor diariamente o quanto isso afeta as pessoas, que sem perceber, gastam boa parte do dia grudados na telinha do celular. Reconheço as imensas vantagens que esses canais e aplicativos trazem em certos pontos, principalmente para empresas e profissionais liberais, mas para uso pessoal acho que mais atrapalha do que ajuda. Nesse quesito, prefiro meu PC de mesa mesmo, celular, qualquer um de R$100,00* que dê para falar e… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Verdade Colombelli, tinha me esquecido dessa parte, que de fato foi crucial nas últimas eleições.

É algo bem 50/50 mesmo, precisa saber utilizar para aproveitar bem os benefícios.

Hammer
Hammer
5 anos atrás

Textão que nada diz.

Rene Dos Reis
5 anos atrás

Fake news esta o cinema atualmente , como ta difícil ver um bom filme esta valendo mais a pena assistir só os maravilhosos trailers.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

E sobre o termo do uso “petralhada” que ele disse metralhar, olha o vídeo onde ele faz em tom de brincadeira com os eleitores, é incrível o seletivismo moral que a esquerda faz com certo episódios como é esse o caso, levam ao pé da letra um tom de zoeira onde todo mundo sabe que o termo “petralhada” significa políticos corruptos, e não se aplica para quem não é. Vamos fazer o seguinte a partir de agora, vamos prender todos os meninos que for brincar agora com arminhas de brinquedo e falar para o coleguinha que finge ser o ladrão:… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Na rede só me preocupo com zoeira, carros e assuntos que me interessam.
Ando meio intoxicado com tanta informação. Chega a estressar.

Orwelll
Orwelll
5 anos atrás

– Não, o termo “Fake News” foi difundido em 2016 pela vítima destas, então candidato Donald Trump, que apontava a máquina de mentiras da grande mídia (como no caso do hotel na Rússia, entre tantos outros) – Então a grande mídia não mente, manipula, conta meias verdades, tem viés editorial, usa sua capilaridade em prol da agenda de seus proprietários, redatores, editores? Se por acaso publicarem Fake News só os faz por erro, pressa em dar o furo? Inacreditárvel!! Erro é levar a sério alguém que diz isso. Para o Cel Fontes é normalíssimo a Folha de SP promover ao… Read more »

Farroupilha
Farroupilha
5 anos atrás

TOP 20 Fake News:
Cabelo liso de chapinha
Mulher alta (+salto 20)
Poposão com silico (+garganta com gogó)
Peitinho com silico (+garganta com gogó)
Fotos de lanches grandes do MacDonald’s
Quem inventou o avião são os irmão wright
Fotos de lanches grandes do Burger King
Fotos de mulheres perfeitas na Playboy
Fotos de mulheres perfeitas na Penthouse
Produtos XingLing
Cumprirei o mandato de prefeito até o fim
Banda larga brasileira
Rodovias pedagiadas de 1°Mundo
Trem Bala Sampa-Rio
Vou comprar cigarro e já volto!
PARA! Nunca fiz isso amor!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

kkkk kkk kkkb onde assino? Você e o Farroupilha conseguiram descrever de forma única e perfeita. Kkkkkk kkkk kkkkk

Orwelll
Orwelll
5 anos atrás

“fake news” é hoje o que o “discurso de ódio” esta se transformando num amanhã próximo. Fake News é a guerra de narrativas, sim, mas já se tornou crime discordar da narrativa que há anos domina a sociedade brasileira, é crime discordar da imprensa, das instituições oficiais. Quem diz o que é mentira ou é verdade? Aqueles que fazem parte do stableshiment são os que introjetaram o combate às Fake News e agora as criminaliza. Curioso não? Crimes são amplamente tipificados em inúmeros artigos na nossa garantista constituição “cidadã”. Porém, vemos nos dias de hoje em nossos vergonhosos tribunais superiores… Read more »

α Tau
α Tau
5 anos atrás

A pessoa mais fácil de se iludir é aquela que quer ser iludida..!!!…

https://www.youtube.com/watch?v=_HEEXVtkVNc

Dr. Mundico
Dr. Mundico
5 anos atrás

Acho que a narrativa falseada só ganha força no terreno fértil da ignorância adubado pela superficialidade e perfídia. Parece letra de bolero, eu sei, mas atualmente o maior problema humano é o excesso de transparência compartilhada sem nenhum critério. Enfim, hoje todo mundo sabe de tudo, ou acha que sabe. Atualmente qualquer conceito ou princípio (por mais válido e correto que seja) pode ser “dissolvido” em questão de minutos, conforme o interesse ou conveniência utilizada para contrapô-lo. Basta ter os dados e os links certos na hora certa para usá-los como argumentação difusa. Temos que a estanqueidade do pensamento atingiu… Read more »

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

O teu comentário está bom, menos o arremate.
A conclusão é: A mentira sempre cria confusão.

GabrielBR
GabrielBR
5 anos atrás

A Mídia tradicional virou um comitê politico dos vermelhos, ninguém no mercado está levando esses pseudojornalistas á sério na hora de tomar decisão.

Lucas Silva
Lucas Silva
5 anos atrás

Só não vê quem não quer. O pior cego é aquele que não quer ver. O fanatismo cega as pessoas. É por isso que ainda há muitos que defendem Lula, Trump, Bolsonaro, Temer e outros mesmo essas pessoas mentindo muito. Alguns mentindo diariamente. Algunas pessoas são apaixonadas ou odeiam determinado político, e quando essas emoções interferem a pessoa é facilmente manipulada. Seja para gostar e defender alguém, seja para atacar e não gostar de alguém. O que assusta é o fato de políticos como Lula e Bolsonaro serem mentirosos e ruins terem conseguido manipular tanta gente. Algunas pessoas é normal,… Read more »

Diego
Diego
5 anos atrás

Queria saber pq o blog não noticiou sobre a reforma da previdência, e principalmente da reforma da presidência entregue pelos militares, é importante para a defesa tb.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Diego
5 anos atrás

Para mim algo que também valeria um tópico para discussões seria a tal liberação unilateral de visto de entrada para americanos, japoneses etc.
Pois no meu ponto de vista, para toda turistada endinheirada nossas portas devem ser abertas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Quando eu vejo os comentários deste monte de esquerdistas com as suas distorções de realidades e as suas mentiras reclamando de fakenews só uma frase vem a minha cabeça.

Jesus está vendo!

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Cara, a única coisa que vc comenta é que não gosta da esquerda.
Já sabemos, tá?!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Tá incomodadinho é ? Por favor enviar a sua reclamação para o departamento do mimimi…

Que a sua reclamação será encaminhada para o setor do f….

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O Maduro para você: tá incomoadinho é? por favor, enviar a sua reclamação para departamento do mimimi…e sua reclamaçção será encaminhada para o setor do f… Ele já caiu?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Quem está tão preocupado com a situação dele é você.

Para mim a libertação do povo da Venezuela é um desejo, porque eu tenho empatia com o sofrimento dos outros, coisa que você não tem nenhum.

Simples assim.

A hora que ele cair você vai ter uma crise de choro ?

Humberto
Humberto
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Quem sou eu para julgar alguém ou a ideologia dele. Você acredita que a esquerda é o melhor, ótimo, cada cabeça uma sentença, mas seja mais adulto nas respostas.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Humberto
5 anos atrás

A minha resposta foi espelho da Resposta do Rodrigo Zumbitiotizado Martins, usei exatamente as mesmas palavras que ele, então deverias cobrar maturidade dele, não acha?

Seja mais adulto nos seus julgamentos.

Humberto
Humberto
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Meu caro, não julgo ninguém. Nao vi ele citar o Maduro, por exemplo.
Repito, gosta da esquerda, opção sua, não tenho nada contra isto, mas defender um marionete como o Maduro (sim, ele é controlado pelos militares e não o contrário) não tem sentido algum. Fale sobre os Castros ou mesmo Morales (que querendo ou não é bem mais pragmático), mas seja mais inteligente, esqueça Maduro.
E tenho certeza que sou BEM mais adulto que vc..

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Vc é um sujeito bem esperto e cheio de argumentos. Realmente impressionante.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Bom, dentro da fakenws envolvem vários fatores. Um deles é que quem cai e espalha fakenews em sua esmagadora maioria são pessoas sem estudo ou que fizeram um ensino médio extremamente fraco. Os jornais sempre noticiaram fatos com tendências, isso não é de agora. Mas, os jornais são cobrados e podem ser processados e quem processo os zé manés que espalham a “mamadeira de piroca”? Essa é a enorme diferença. Outra questão é o guru dos direitistas no governo, Olavo de carvalho, que sempre oferece uma explicação simplista e medíocre para problemas sérios é graves. É uma conspiração comunista ou… Read more »

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Caro Alexandre Galante, sugestão para um tópico no P. Aéreo, lineage-1000e-conceitos, no site da embraer executiva, incrível as janelas panorâmicas diferenciadas e os interiores temáticos fabulosos.

Camargoer
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Olá Galante. Nesses momentos, volta a minha memória o aforismo de Mario Quintana, “o autodidata é um ignorante por conta própria”.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

PÉROLAS de OLAVO DE CARVALHO : – Não é de se admirar que hoje a Teoria da Relatividade é apenas uma empulhação elegante…” , Olavo de Carvalho, o físico – “Isaac Newton não apenas disseminou o ateísmo na sociedade ocidental mas também uma burrice formidável.” ,Olavo de Carvalho, o físico – “Não sei se as vacinas funcionam ou não, mas quem cuidará da saúde dos meus filhos não é a medicina estatal mas sim Nosso Senhor Jesus Cristo.” , Olavo de Carvalho, o infectologista – “Cantor era uma besta, não sabia distinguir números de nome de números.” , Olavo de… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Cavalo do Cão
Olavo de Carvalho é a sensacao do momento!
Ele ganhou o titulo inedito de: “Guru dos Tolos”.
E cuidado para nao andar muito na beirada do horizonte pq na visao “olavista” a “Terra é Plana”, se for muito na beirada vc cai no abismo da ignorancia das “olavetes”… kkkkkkkkkk

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante
Cuidado senao as “olavetes” vao te chamar de “esquerdista, vermelho, isentao”… kkkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Eficientes foram os métodos cientificamente sólidos do PT, que deixaram o Brasil onde está…

De fato foi o socialismo que deu certo.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Fora as dezenas de milhões de seus próprios irmãos que assassinaram.

Bosco
Bosco
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Ricardo, Você até começou bem mas escorregou quando disse uma mentira (já que a verdade é amplamente divulgada) sobre o Olavo de Carvalho não ter sequer o ensino fundamental. Se ele acredita que a Terra é plana ou faz pouco caso de Einstein isso pouco importa. A parte que importa é a sua análise correta da estrutura da sociedade e da política mundial e brasileira. Essa, pode ser comprovada por um observador mediano. Quanto à sua valoração da capacidade intelectual de alguém por conta de títulos acadêmicos, é de uma mediocridade sem tamanho. A sua visão de que a ditadura… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, o Maduro já caiu? o Guaidó já é o presidente? posso fazer um abaixo-assinado para o Guaidó te nomear diretor especialista de tecnologia militar da Venezuela? cargo de alto escalão e super bem remunerado?

Obs: o Ocidente está confiscando (roubando) as reservas da Venezuela para financiar a oposição e conflito na Venezuela, portanto é possível que se Guaidó te nomear para um cargo, você seja mesmo bem remunerado.

Estão roubando a Venezuela para financiar o ataque a Ela.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100,
Agradeço!
Quanto à Venezuela, pra mim eles que se lasquem pra lá . Estou pouco me lixando se eles são explorados pelos americanos, russos ou pelos incas venuzianos.

α Tau
α Tau
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

A dos algozes também…será inevitável… 😉

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

100,
O Bolsonaro já foi preso por ter matado a Mariele?
O Bolsonaro já instituiu campos de concentração para petistas, mulheres, negros e gays?

MGNVS
MGNVS
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Ricardo. Saudacoes. Sua analise foi concisa, bem estruturada, e baseada no bom senso. Nem se preocupe com as opinioes de gente que nao da o braço a torcer mesmo quando a verdade lhes da um tapa na cara, principalmente das “olavetes” maritacas de direita que trocaram o pao com mor ta de la pela salsicha do Trump. Esse é um sintoma tipico da cegueira ideologica espalhada por falsos gurus da internet como esse tal Olavo de Carvalho, que tem sua verborragia politica desqualificada pelo simples fato de ser um crente de teorias absurdas como a da Terra Plana. O que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Alguns comiam mortadela com ki suco de groselha mas mudaram a dieta. Outros sempre comeram e continuarão comendo mortadela enquanto vivo estiverem. Fazer o quê? Até câncer evolui mas esperar que alguns esquerdopatas isentões evoluam é pedir demais ao Criador. Quanto ao Olavo de Carvalho ele erra feio em acreditar que a Terra é plana, mas o que importa de fato aos patriotas e intelectualmente honestos é o que ele acerta. E sobre política ele invariavelmente acerta na veia. Há 15 anos ele vem alertando sobre o PT, sobre o comunismo, sobre o gramscismo, sobre o globalismo, sobre o tal… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco Como todo bom ex lu lis ta pe tis ta pao cm mortadela, vc tem que encontrar uma valvula de escape para sua frustracao pessoal em relacao ao seu ex partido e fica pulando de uma ideologia para outra. Como eu ja disse… la vem o Bosco e o seu CTRL-C + CRTL-V de besteirol ideologico. Qndo vc faz comentarios tecnicos vc é realmente um genio, simplesmente perfeito. E vc agrega muito ao blog. Mas qndo vc parte para verborragia ideologica permeada de sandices entao vc se perde e mais, vc perde sua credibilidade. Bosco Vc nao combate argumentos,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

MGisentãoNVS
Eu só copio e colo do Google, então , dispenso seu apreço acerca de meus comentário técnicos. Quanto ao ser um isentão honesto, absolutamente não é o seu caso. Você é só mais um pastel de vento da esquerda que repete o que o pensador coletivo determina.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

A tática de se utilizar de informações falsas talvez seja uma das mais antigas e eficazes para se atingir o inimigo, por sorte hoje, da mesma forma rápida com que se disseminam, também são desmascaradas. Sendo assim, a nível de governo, o que é extremamente urgente e necessário é a capacitação e acompanhamento dos principais atores do primeiro e segundo escalão (pelo menos) por bons profissionais de relações públicas para que os preparem para a vivência com a imprensa e no decoro que o cargo exige, afim de evitar ou minimizar situações que possam ser usadas para constranger e difamar,… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

*exigirão trabalho redobrado.

** Recentemente enviei um e-mail para o PSL abordando essa necessidade de ter um acompanhamento dos principais nomes do partido, por profissionais de RP, visto que o principal problema do partido nesse início de governo é justamente a desorganização de declarações e falas que acabam sendo mal compreendidas e consequentemente utilizadas pela mídia contrária ao governo para criar situações de desgaste político e desviar o foco de situações de fato importantes para a nação.

***Por curiosidade, infelizmente o partido ainda não me deu nenhuma resposta sobre a situação 🙁 .

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Nobre Alex,
Da próxima vez não mande para o partido, mas para o e-mail de determinado deputado, senador, prefeito, vereador etc.

Certa vez mandei e-mail reclamando para um deputado que queria proibir nossa fabricação de bombas (cluster), e recebi resposta.
Também, mandei carta (tempo da carta) para o Presidente (então) FHC, e recebi um telegrama de resposta.

Pois é, alguns de nós cutucamos a onça com vara curta (rsrs)!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

Exatamente Farroupilha, temos que ir direto ao ponto rsrsrs, obrigado pela dica.

Abraço.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Enquanto isso, na Venezuela…quando Maduro cai?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Sem nome, sinceramente, na minha melhor aposta eu já esperava que tivesse caido a tempos, mas é como o nosso Presidente comentou em discurso a algum tempo, os militares é que seguram o governo, independentemente do tipo de governo, no caso do Maduro, ele só está lá ainda porquê dispõem de militares membros do alto escalão para segurar-lo, se não tivesse esse apoio, ou se os militares assim o quisesse, ele já estaria, preso, exilado ou até mesmo morto. Quando ele cairá? Acredito que muito em breve, um mês ou dois? Visto que ele já despachou muito dinheiro para possíveis… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Senta e espera, amigão.
Até pq esse partido não tem nenhuma proposta para o país. É uma sigla de aluguel.

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Quer um outro exemplo de Fake News?! Cadê os helicópteros Cobras já selecionados?!

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Não, não, meu amigo, tinha gente dizendo que já foi até selecionado, ou seja, de que os helicópteros de ataque do EB serão os Cobras, aí eu pergunto, cadê?! O Presidente não iria fechar a fatura com o Trump?!

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Eu sei, meu amigo, eu sei. Mas volte lá na matéria sobre a vinda do T129 para demonstração, que tu entenderás o que eu digo.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Colombelli, eu até agora não entendi a tua insistência de querer me contradizer….. Em primeiro lugar, eu nunca disse que os Cobras viriam e sim o contrário, disse justamente isto que tu colocaste, ou seja, não está nos planos do EB, muito menos de que o definiu como helicóptero de ataque. Agora é para darmos os nomes aos bois?! Então tá. Foi o Juarez Martinez (ou Juarez Castros) que colocou em outras notícias aqui no Forte e no Poder Aéreo de que o escolhido do EB era o Cobra, então se tu queres contradizer, faça ao Juarez e não a… Read more »

Lucas Silva
Lucas Silva
5 anos atrás
Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Lucas Silva
5 anos atrás

A resposta é fácil e direta:
A ausência do contraditório.

Que é o resumo de todo o enorme texto, enrolado – com idas e vindas – dialético, do seu link.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Opa, apareceu meu comentário que pensei estar retido rsrsrs 😀 .

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Não me apego ao discurso de “verdade”.
Buda disse que a verdade está no Nirvana.
Moisés não procurava a verdade e sim libertar os hebreus.
Jesus não respondeu sobre a verdade perante Pilatos.
Só Maomé falou sobre a verdade – que estaria no Islã, a submissão. O que, para mim, dá uma medida como a busca da “verdade” pode ser perigosa.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Delfim
5 anos atrás

“Buda disse que a verdade está no Nirvana.” Sim a Verdade Final – A Verdade Divina. – Já aqui, na esfera dos homens, na vivência Mundana: A Verdade “para” os homens é multifacetada, no tempo, no espaço, e na alma. Ou seja, ela não é fixa, mas sim apropriada as fases existenciais dos seres criados. Exemplo: As Verdades para uma criança necessariamente não podem ser as mesmas para um adulto. E isso não se trata de se fazer conscientemente mentiras para algum determinado grupo de seres racionais, mas de se folhear a partir do início, e sem pular páginas, o… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás

Off-Topic

Proposta da Ares para modernização com a torre TORC-30

http://ares.ind.br//new/img/produtos/torc30.png

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás
100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Exemplos de fake news: “Assad vai cair” (ouvi essa por 8 anos)…agora a fake news foi atualizada para “Maduro vai cair” (aposto que o Trump e o Bolsonaro saem do poder antes dele – kkkkkkk). “A Rússia está falida” (mas acumulando reservas recordes de ouro…kkk)…”Equipamento russo não serve para gente, eles não cuidam da manutenção” (mas ficam se mijando de medo dos S-300 e dos SU-30 da Venezuela..kkkkkk e para amenizar o medo, ficam falando que os SU-30 não têm manutenção e que os venezuelanos não sabem operar….kkkkkkkkkkkkk)

JPC3
JPC3
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Bá, amigo você deveria prestar atenção na opinião dos profissionais da aérea de defesa e não ficar fazendo esses comentários de torcedor sem noção.

Não vou discutir assunto técnico nesse post, mas chega de falar o que não sabe.

JPC3
JPC3
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Não compra livros, não escuta a opinião dos profissionais da área de defesa, nunca chegou perto de um S-300 ou da força aérea da Venezuela, mas fica fazendo afirmações com “kkkkk”…..???

Isso também é fakenews.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  JPC3
5 anos atrás

Nem me conhece e já sabe que livros leio ou não, que opiniões escuto e onde estive? quer comparar meu diploma universitário com o seu? aposto que nem nível superior você tem…mas se tem, és prova viva da qualidade do ensino no Brasil.

JPC3
JPC3
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Me desculpe mas pelos seus cometários da para ver que não lê sobre os assuntos.

E muito infantil essa sua formar de argumentar dizendo que aquilo que você não gosta é mentira e sem apresentar fonte.

Simplesmente escreve coisas que não sabe apenas por torcida.

JPC3
JPC3
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Você pesquisou sobre o treinamento e disponibilidade da força aérea Venezuelana em fontes confiáveis antes de dizer que (os analistas e jornalistas que foram até lá e conversaram com os pilotos) estão mentindo???

Ou oferece sustentação para o que diz com fontes e bons argumentos ou vai ser só torcidinha mesmo.

Tem fonte para dizer que alguém tem medo dos S-300 (que não impedem os bombardeios na síria)?

JPC3
JPC3
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Não sei qual o seu diploma, mas tenho certeza que não é relacionado com nada do que se discute na trilogia.

Divulgar informações sem base nenhuma, sem saber se esta certo ou errado e sobre coisas que não conhece e não leu é fakenews

Mig35
Mig35
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Boa, 100nick-Elã. Os Chans ficam se roendo kkkkkk

Robsonmkt
5 anos atrás

Sou formado em Comunicação Social (Publicidade & Propaganda) e acompanhei atentamente este fenômeno. A disseminação de fake news não é uma questão de ideologia, mas de caráter. Nestas eleições, gente sem caráter tanto à esquerda quanto a direita fizeram largo uso da mentira como ferramenta de propaganda política negativa com o intuito de caluniar desafetos. Tenho amigos tanto de esquerda quanto de direita e posso afirmar que ambos fizeram uso de fake news, mas os de direita, especialmente os alinhados ao bolsonarismo o fizeram em um nível e em um volume infinitamente maior do que a esquerda. As tentativas de… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Robsonmkt
5 anos atrás

Robsonmkt
Perfeito!
Seu comentario foi o melhor ate agora pois resumiu tudo sobre as fakenews em poucas palavras.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

A fala há 20 anos sobre o único jeito de consertar o Brasil seria através de uma guerra civil onde morreriam 30 mil pessoas e o primeiro seria o FHC e fechar o Congresso era e é muito comum . Quem nunca disse isso pelo menos uma vez na vida?

α Tau
α Tau
5 anos atrás

9 Tipos de Mentira [Linguagem Corporal – Metaforando]

https://www.youtube.com/watch?v=oL8oB18hiKQ

SCAN – Temer não tem culpa? (análise não verbal)

https://www.youtube.com/watch?v=QDGBvD57hsM

Chorando na Bandeira? (Análise de Linguagem Corporal – Metaforando)

https://www.youtube.com/watch?v=pszEISyaWj8

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

“Fred Vocês já pararam pra pensar: esse inferno que se tornou nosso país de 5 anos pra cá, com polaridade super potencializada pelas redes sociais, com eleição de muitos “novatos” baseadas em fake news e utilização de algorítimos e robôs. E se for uma operação de guerra híbrida de larga escala oriunda de potência estrangeira? As mesmas táticas foram usadas na eleição de Trump, no Brexit, em eleições na África e outros países latinoamericanos. E se eu e todos nós estamos sendo estimulados a aumentar cada vez mais o racha e a polarização interna, e enquanto isso nossos governos atendem… Read more »

JPC3
JPC3
5 anos atrás

Não, importa. A esquerda não perdeu por causa das Fakenews, eles perderam por causa das notícias reais.

Como por exemplo, a corrupção na petrobras, admitida pela própria Dilma junto com a Graça Foster.

Mig35
Mig35
5 anos atrás

.

DENYS
DENYS
5 anos atrás

Engraçado que até hoje reporte da foice de s.paulo, sobre os robôs.