(Simon Schwartzman – O Estado de S. Paulo, 13) Para entender os movimentos de extrema direita que ocorrem hoje, a leitura de M – O Filho do Século, de Antonio Scurati, recém-publicado pela Editora Intrínseca, que conta a história do surgimento do fascismo na Itália, é leitura obrigatória. É um romance documental, que faz lembrar o Romance de Perón, de Tomás Eloy Martinez, publicado em 1998 pela Companhia das Letras, que merece reedição.

O fascismo surge das cinzas ainda quentes da 1.ª Guerra Mundial, com seus 11 milhões de mortos. Vitoriosa, mas economicamente arrasada, a Itália se divide entre um governo liberal, que tenta reconstituir a economia, e um forte movimento socialista que ganha cada vez mais força no campo e nas cidades. Todos anseiam pela paz, mas Mussolini, que havia começado sua carreira como editor do jornal do Partido Socialista, Avanti!, e sido expulso do partido por defender a entrada na Itália na guerra, decide abraçar a morte, a violência e o nacionalismo como formas de ação política e busca do poder.

Seus principais parceiros, no início, são os remanescentes de uma tropa de elite desmobilizada, os Arditi, treinados para assassinar os inimigos, que depois da guerra se sentem frustrados e marginalizados. Scurati os descreve como passando o tempo embriagados, nos bordéis e envolvidos em atividades criminosas. São eles que Mussolini conquista pelo seu novo jornal, O Povo da Itália, cujo tema principal é o ataque aos que se opuseram à participação italiana na guerra, e os organiza com a criação, em 1919, do Fasci Italiani di Combattimento, os Grupos Italianos de Combate, simbolizados por uma caveira, que dão início ao movimento e ao Partido Fascista.

No início, Mussolini e suas milícias paramilitares são olhados com desprezo tanto pelos liberais, que controlam o governo nacional, como pelos socialistas, que cada vez mais controlam os governos locais e ganham espaço no Parlamento. A economia do país continua estagnada, a Itália não consegue participar da partilha do mundo colonial feita pelas potências europeias e os Estados Unidos, e o exemplo da revolução russa inspira entre os socialistas a ideia de que a hora da revolução italiana também está próxima. Mussolini, no início, ainda tentou manter um discurso a favor dos operários e camponeses; e compartilhava com os setores mais radicais do partido socialista a ideia de que o regime político liberal não servia para nada, os políticos eram, na melhor hipótese, incapazes e na pior, corruptos, e só uma revolução poderia resolver os problemas do país. Ambos acreditavam, com Marx e os anarquistas, que a violência era a parteira da história.

Com o país paralisado por greves e ocupações sucessivas de terras e fábricas, os fascistas decidem se colocar como defensores da ordem e, financiados por fazendeiros e empresários, partem para atacar com violência e desmantelar os movimentos e organizações de esquerda, ao mesmo tempo que, pelo jornal, Mussolini sobe o tom na defesa da violência e do nacionalismo como os únicos caminhos para fazer a Itália voltar aos tempos gloriosos do império de 2 mil anos atrás. Na primeira eleição de que participam, em 1919, os socialistas e o Partido do Povo Italiano, católico, conquistam a maioria, os fascistas ficam totalmente marginalizados. Nos dois anos seguintes, que ficaram conhecidos como o “biênio vermelho”, a crise econômica se aprofunda, as greves e ocupações de fábricas e fazendas se multiplicam, o desemprego continua e os fascistas intensificam sua violência, com assassinatos de líderes populares e destruição das sedes das organizações locais.

Na eleição de 1921 os fascistas se aliam aos liberais e ganham, deixando os vários partidos da esquerda na oposição. No governo, a crise econômica persiste e Mussolini continua incentivando o terrorismo, com as milícias agora organizadas em esquadrões dos camisas negras. Em 1922 organiza a “marcha sobre Roma”, em que as milícias avançam sobre a capital exigindo que Mussolini seja nomeado primeiro-ministro. O governo hesita, teria sido fácil desmantelar a milícia se o exército decidisse agir, mas todos temem a confrontação. Na chefia de governo, Mussolini trabalha para desmontar as instituições democráticas, criando dentro do governo uma polícia secreta copiada da Cheka de Stalin, para dar continuidade à violência, e em 1925 assume o poder como ditador.

Mussolini não estava sozinho em seu assalto à democracia, que incluía gestos teatrais, acordos por debaixo dos panos, o uso descarado da violência contra os opositores, o uso sistemático da mentira e a traição constante a antigos companheiros. Tinha a simpatia de empresários, como Gianni Agnelli, dono da Fiat, e intelectuais e artistas brilhantes e famosos, como o filósofo Benedetto Croce, o maestro Arturo Toscanini e sua amante, a aristocrática intelectual judia Margherita Sarfatti. Para eles, o Duce tinha seus defeitos, mas havia uma causa maior, a recuperação econômica e a renovação da Itália, que tudo justificavam. Deu no que deu.

Subscribe
Notify of
guest

325 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Nascimento
João Nascimento
4 anos atrás

Querer fazer um paralelo com o Brasil de hoje é, no mínimo, forçar a barra.

Camargoer
Reply to  João Nascimento
4 anos atrás

Olá João. Li o texto duas vezes (decidi comprar o livro para ler se ficar preso em casa ou na cadeia). O Autor diz que seria necessário entender a ascensão do fascismo após a primeira guerra mundial para entender os movimentos da extrema direita hoje. Ele não fala, mas acrescento que para entender a ascensão do fascismo também seria necessário entender a Grande Guerra. Fascismo e Grande Guerra são diferentes mas a compreensão de uma começa pela compreensão do outro. U

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

o fasciscmo e nazismo eram de esquerda!

WVJ
WVJ
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

No mundo terraplanista isso faz todo sentido.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  WVJ
4 anos atrás

No mundo da pesquisa séria livre da picaretagem ideológica que você faz parte, isso é incontestável. Apresento a obra de Anton Drexler, fundador do Partido Nazista, para qualquer brasileiro ou qualquer alemão e nenhum ate agora tem condições de refutar. Acorda Cinderela. São tempos de internet, em que existe acesso à obras e documentos que antes o povo não tinha acesso, por isso era presa fácil das mentiras que você contava pra eles sobre Nazismo. Quanto ao Fascismo, já apresentei aqui o programa do partido fascista, escrito ainda em 1919, é o teor é indiscutivelmente sindicalista. Não tem como você… Read more »

Sequim
Sequim

O socialismo pregado pelos nazistas é de origem nacional. Socialismo, para os nazistas, é basicamente defender a ideia de que o Estado (o social) é mais importante que o indivíduo. O grande empresariado alemão ( a grande burguesia) , além da classe média, abraçou e se beneficiou do nazismo. É só assistir “A Lista de Schindler” e ver que o nazismo era pró- capitalismo. E devemos lembrar que , quando os nazistas incendiaram o parlamento alemão, culparam os comunistas, vistos como ameaça. Segue abaixo link com entrevista dada por Hitler ao The Guardian em 1923, na qual ele explica todos… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Horatio Nelson
Procure um médico imediatamente.
Vc esta apresentando sintomas gravissimos de uma doença chamada “demmencias olavensis”.

Glasquis7
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Sim, por isso Hitler invadiu a Russia querendo derrotar e acabar com os comunistas.
Por isso também, o Exercito vermelho (comunista) invadiu Berlin e acabou com o centro de poder dos Nazistas.

Camargoer
Reply to  Glasquis7
4 anos atrás

Olá Glasquis. Hitler manifestou seu desejo de invadir a URSS para ocupar as terras férteis da Ucrânia e tomar os campos de petróleo, substituindo a população local por famílias arianas com uma força de trabalho escrava a sua disposição. Ele também declarou várias vezes seu ódio ao bolchevique (ao ponto de dar ordem aos grupos de extermínio da SS liquidar toda liderança bolchequive que fosse identificada durante o avanço do exército alemão). O antissemitismo era (e talvez ainda seja) algo forte em toda a Europa (inclusive nos Balcãs, França e em toda a Russia czarista). Pogrons eram comuns nos séculos… Read more »

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Sim, totalmente, embora não de vertente marxista. Aliás, esquerdistas querem que todos pensem que socialismo só existe o marxista. É com isso que enganam os menos informados.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Não, não eram não, não fala m.e.r.d.a…

Alessandro
Alessandro
Reply to  João Nascimento
4 anos atrás

João Nascimento, mas a intenção deles sempre foi essa “acuse-os daquilo que fazemos, e xingue-os daquilo que somos” Comissão da verdade e CPMI das fakes news são exemplos do autoritarismo disfarçado de justiça que já acontecem no Brasil para PERSEGUIR qualquer um que não se alinhe a ideologia dessa gente, só que do lado da esquerda junto com o centrão fisiológico. O Brasil já vem sendo um laboratório do Gramscismo há muito tempo, eles já praticam o fascismo a luz do dia no Brasil usando parte de algumas instituições como o Legislativo e o judiciário, e com a colaboração de… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

E agora o fascismo tupiniquim só mudou de lado.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  João Nascimento
4 anos atrás

“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.” –
Winston Churchill
Nunca antes na História da Humanidade uma frase se tornou tão verdadeira e real.

Cidadão
Cidadão
4 anos atrás

Facismo, como o próprio mussolini, era socialista e esquerdista, revolucionários, estatal e intervencionista, tem nada a ver com a direita ou extrema-direita.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Cidadão

Volta para a escola.
Ih!
Talvez não seja uma boa ideia.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antônio. Acho importante esperar passar a crise do vírus antes de voltar para a escola.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Verdade.
Esqueci!
É que no caso dele eu não sei o que aprendeu por lá.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargo

Oh o ‘Hitler comunista’ pipocando aí novamente, agora invertido como Hitler de direita’.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

Colega, Hitler NUNCA foi comunista. Ele dizia abertamente que o ” bolchevismo” era ilegítimo e que os comunistas não tinham o direito de se chamar socialistas. Dizia que socialismo verdadeiro era uma criação ariana. Por outro lado, Hitler jamais foi de direita. O que esquerdistas picaretas como só eles fazem, é ENGANAR pessoas pouco instruídas com uma já conhecida falácia da falsa dicotomia,com o seguinte silogismo. Premissa 1:a direita é anticomunista; Premissa 2: Hitler perseguiu comunistas. Conclusão: Logo, Hitler foi de direita. NADA MAIS FALSO. O socialismo é uma ideologia política dividida em varias correntes, o marxismo é apenas uma… Read more »

Camargoer
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

Olá Space. O comentário ficou meio truncado. Fiquei um pouco confuso com o comentário.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Estavamos discutindo o “Hitler comunista” semana passada, agora apareceu o “Hitler de direita” o outro lado da moeda, com suas discussoes rasas.

Camargoer
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Space. Entendi. Acho necessário continuarmos debatendo e ampliando a compreensão sobre o que foi o nazismo ao menos para que nunca mais ocorra algo parecido. A ascensão de um ditador racista e genocida com apoio fanático de uma parte da população e passividade da outra parte ainda é algo que intriga. Creio que o problema seria que ao distorcer os fatos para caber em uma dada visão ideologizada, isso pode prejudicar de tal maneira a compreensão do que aconteceu que tornará impossível qualquer lição útil do passado. Uma comparação seria trocar a tabela periódica pela descrição de Aristóteles dos… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O velho exemplo de uma pessoa que não tem como rebater um argumento e ofende o outro… Isso era coisa de fascista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Não da mesmo… na pátria educadora… é melhor fugir

Marco A
Marco A
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

LOL

Adson
Adson
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Depende Antonio, se não for uma “madraça” da esquerda onde através do sócio-construtivismo se doutrina no esquerdismo, onde esquece que uma das inspiração do fascismo é Marx, onde se utilizava exatamente de políticas de campeões nacionais, que um pilares de seus pilares é tudo pelo estado nada fora do estado, aí sim deve-se ir para a escola. O fascismo tem sim elementos da direita mas tem muito mais elementos da esquerda, alguns, por isso, até defendem que o fascismo não é de direita nem de esquerda, e sim uma terceira via, eu, particularmente, tendo a vê-lo como esquerda por ter… Read more »

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Isso NÃO É argumento. Refute a afirmação dele com argumentos válidos. Esse seu clichê esquerdista de quem não tem argumentos não tem validade nenhuma.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

“Na eleição de 1921 os fascistas se aliam aos liberais e ganham, deixando os vários partidos da ESQUERDA na oposição.”

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

“Na chefia de governo, Mussolini trabalha para desmontar as instituições democráticas, criando dentro do governo uma polícia secreta copiada da Cheka de Stalin, para dar continuidade à violência, e em 1925 assume o poder como ditador.”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

Criou uma polícia secreta como a Gestapo de Hitler, a PIDE de Salazar, a DINA de Pinochet, a Polícia Armada de Franco e por aí vai.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antônio. A Rússia czarista também tinha uma polícia secreta que água sob os poderes absolutistas do Czar. Para os curiosos, Fouche foi o chefe da polícia secreta do governo ansutista da França, depois serviu aos revolucionariis e depôs serviu a Napoleão. Uma polícia secreta não pode ser secreta precisa ser conhecida. Um chefe de polícia secreta serve ao poder, nunca ao regime ou a alguma pessoa. Todo regime política caiu pra que foi traído por sua pica secreta ou porque não possuía uma.

MARCELO
MARCELO
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Esqueceu da Cubana, Kings. Pra onde foram bilhões de reais suados do povo brasileiro, para financiar os amigos da Cumpanherada que você tanto defende !!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MARCELO
4 anos atrás

Marcelo

Todos, em algum momento da História, tiveram suas recaídas autoritárias, com a Polícia atrás de seus cidadãos.
Lembre do ‘marcatismo’ ou mesmo atualmente, nos EUA, onde o sujeito é preso por divulgar os crimes cometidos pelo Estado americano.

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Pessoal se esquece do DOI-CODI.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Manuel Souza
4 anos atrás

Manuel Souza
Exatamente.
Citou bem o DOI-CODI
Mas para alguns na Trilogia aqui no Brasil nunca houve ditadura. Alias uma ditadura brasileira q perseguiu ate mesmo outros militares dentro da propria cadeia de comando.

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

MGNVS Minha família e de vários amigos moraram a vida inteira no interior do Brasil, e todos vivenciaram o regime militar brasileiro, e nenhum deles JAMAIS reclamaram do regime, o único caso que lembro de memória que aconteceu aqui que me contaram, foi com um amigo do meu tio, que ficou bêbado e resolveu confrontar um milico a paisana, ae ficou uma semana preso e tomou umas bordoadas, mas VOLTOU PARA CASA inteiro com um olho roxo e uns hematomas no corpo, segundo o meu tio, a partir daquela dia esse amigo dele nunca mais bebeu rsrs… Brasileiro não tem… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro Eu venho de familia militar sobretudo Marinha. Entao nao venha me dizer que eu nao sei do que estou falando pq quem nao sabe é vc. Ditadura é ditadura nao importa se é de direita ou esquerda. Para alguns aqui na Trilogia, igual é o seu caso, sao usados dois pesos e duas medidas, “os comunistas maus da URSS que ainda querem dominar o mundo” e “os santos salvadores da Patria” do nosso “Regime Militar” pq aqui na cabecinha fechada de vcs nao houve ditadura, isso foi invençao da midia. Ahhhh… meu caro Alessandro… para que ja deu…. baita… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Manuel Souza
4 anos atrás

Prezado
Está confundindo um tipo de organização de Inteligência e Contra-terror com a situação política da época.
Houve erros? Sim
Mas o modelo de Contra – terror dos Destacamentos de Operações e Informação é exemplo no mundo todo.
Hoje, agora, o primeiro mundo, suas Org CT, suas FEsp, utilizam muuuuuuito dos DOI.
Sds

Glasquis7
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Por gentileza, “é exemplo no mundo todo” a qual mundo o senhor se refere?
Os sistemas de inteligência das Ditaduras Militares de Direita na América Latina, foram coordenados pela Operação CONDOR que tinha sua base de comando na Ditadura Chilena.

Camargoer
Reply to  MARCELO
4 anos atrás

Olá Marcelo. Como comentei e ficou um texto estranho editado pelo meu maxwellsmartphone (não confundir com sapatophone) a polícia secreta serve ao poder. O risco do ditadorzinho psicopata é quando ele perde o poder, porque a estrutura policial de repressão vai junto. Quando as tropas alemãs invadiram a URSS, a SS organizou alguns grupos de extermínio que convocava os policiais locais para serem os assassinos. Esses mesmos SS foram convocados pelos governos de ocupação fazerem parte na “politizei” nas duas Alemanhas

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Xings, faltou vc mencionar: 1- Direcção de Informação e Segurança de Angola (DISA) 2- KDS – polícia de segurança do Estado na Bulgária socialista (1947-1989) 3- Státní bezpečnost/Štátna bezpečnosť (StB/ŠtB – Segurança do Estado da Tchecoslováquia) 4- Für Staatssicherheit do Ministerium (MfS ou Stasi) (ministério para a Segurança do Estado da Alemanha Oriental). 5- Uprava Državne Bezbednosti (UDBA) – Iugoslávia 6- Serviço nacional da segurança popular (SNASP – Moçambique) 7- Del Estado de Dirección Geral de Seguridad (DGSE) (Direção Geral da Segurança do Estado – Nicaragua) 8- Służba Bezpieczeństwa (SB – Polônia) 9- Statului de Departamentul Securităţii (Securitate) (departamento de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
4 anos atrás

Marcos A

Sim. Não adianta você ir no Google pesquisar os nomes das polícias Mundo afora que por esse viés não chegará a lugar algum.

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Xings não fica “bravo” não!! Só estava querendo te ajudar acrescentando algo mais a seus comentários. rssss.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
4 anos atrás

Mas, acrescenta aí, CIA, Mossad e organizações terroristas que agiam em nome de um futuro Estado, como Palmach e Haganah.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Exatamente igual a Stasi da Alemanha Oriental, à NKVD- KGB e hoje FSB soviética, à Sebin de Maduro que já matou e sequestrou mais de 10 mil pessoas, à Securitate da Roménia.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Wellington Rossi Kramer
4 anos atrás

No mundo todo sempre houve algum tipo de polícia secreta seja de ideologias de esquerda ou direita que agem de forma suja e contra a população civil com o objetivo de atender os objetivos de quem está no poder (CIA e KGB por exemplo), isso desde a antiguidade. Isso não serve de justificativa pra forçar colocar o fascismo/nazismo no quadro da esquerda. Até pq Hitler e Mussolini foram a guerra contra o comunismo.

Lucas
Lucas
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

Exato. Nem leu o texto todo. Se leu não prestou atenção.
Eu cansei disso já.

Pedro
Pedro
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

Então, se pelos seus argumentos basta ser oposição a um partido de esquerda para virar, automaticamente de direita, o PCO e PSTU que eram contrarios ao PT, aqui seriam de extrema direita?? Serio isso??

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

Falácia non sequitur. A ESQUERDA vai se utilizar de todo e qualquer meio para chegar ao poder. Vai se utilizar de esquerdistas, de liberais, do que for possível. Em termos práticos, a esquerda não é dogmática porque ela é dialética.
Lula no Brasil é uma prova disso.
Lenin e Hitler foram inclusive financiados por banqueiros ocidentais como provam os livros do professor Antony Sutton, inclusive com provas documentais.
Seu argumento não prova absolutamente NADA.

Sequim
Sequim

O único recurso que a esquerda usará para chegar ao poder serão eleições livre e democráticas, meu caro. As gigantes trapalhadas do atual (des) governo ajudarão muito nisso. O povo tem memória. Lembra da época que tinha direitos, emprego, renda e orgulho. Não tem entrevista de máscara que desfaça a imagem que se tem do energúmeno que atualmente ocupa a presidência.

Luis
Luis
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

patética essa discussão de fascismo, gente normal entende uma coisa, esqueropatas entendem outra porque as palavras q eles usam são códigos q se referem a outras coisas e não tem a acepção corrente. qdo esquerdistas falam q fascistas são de direita eles querem dizer q anticomunistas são de direita, só isso, para eles a associação das palavras fascista e anticomunista é imediata, para pessoas normais, fascismo se refere ao movimento político, qdo se estuda o q foi o fascismo se percebe claramente q foi de esquerda bem como o nazismo, apenas não de esquerda comunista, mas esquerda nacionalista em uma… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

E a terra é plana

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  PauloR
4 anos atrás

A sua…

Camargoer
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Olá Cidadão. Marx sugere que a luta de classes ocorre pela posse dos meios de produção. Simplificando, a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda que sejam públicos. Na demoicracia, essa disputa ocorre respeitando o Estado de Direito, os direitos humanos e a soberania popular. A extrema direita e a extrema direita buscam os mesmos objetivos de posse dos meios de produção por meios nao-democratico. O fascismo seria um regime totalitários a partir do direito natural de um grupo étnico ou cultural sobre o outro. Portanto, o fascismo seria incompatível com a democracia. O fascismo também… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Muito bom comentário amigo Camargoer, apenas uma diferença na minha visão: “a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda, que sejam do ‘partido’, dos burocratas e algumas vezes, dos corporativistas”.

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Muito bom comentário amigo Camargoer. Apenas uma correção na minha visão: “a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda que sejam do partido, dos burocratas e algumas vezes, dos corporativistas”. é o que se verifica na pratica.

Camargoer
Reply to  Samuka
4 anos atrás

Olá Samuka. Obrigado pelo comentário. Talvez seja importante separar as instituições que integram um regime político das ideias que estruturam esse regime. Regimes corruptos nunca escolhem ideologia mas oportunidades de enriquecimento pessoal. Na URSS, os meios de produção eram do Estado soviético mas após o colapso do regime, as máfias e os burocratas oportunistas tomaram esses meios como suas propriedades privadas. Também é curioso que os meios de produção privados da burguesia oligárquica da Rússia e do Estado absolutista czarista também foram expropriados pelo Estado Soviético após a revolução. Acho que a a estatal de petróleo de Angola foi presidida… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Obrigado pela resposta amigo. Entendo seu argumento e concordo em partes. Contudo, acho temeroso a concentração de poder politico, financeiro etc decorrente desse tipo de arranjo politico, social e econômico. “Meios de produção sob controle do estado, tal qual na era soviética”. O problema é que o estado são pessoas.

Camargoer
Reply to  Samuka
4 anos atrás

Olá Samuka. Tenho a impressão que o melhor arranjo institucional seja a Democracia funcionando em um Estado de Bem-Estar social. O capitalismo com estado mínimo eleva a desigualdade social e é incapaz de oferecer serviços de bem-estar para a população pobre. Um Estado centralizado e forte se torna um fim em si mesmo que irá reprimir qualquer contestação. A democracia moderna estaria baseada na defesa dos direitos humanos, no respeito ao Estado de Direito e à soberania popular. É um desafio enorme defender isso.

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

hipoteticamente supondo q vc seja bem-intencionado, vc está enormemente enganado quando fala q q estado mínimo não é um sistema q oferece bem estar para os pobres, diametralmente enganado para ser mais claro, bastando para isso ver a renda e o padrão de consumo da faixa mais pobre de países com mais liberdade econômica em comparação com outros gradativamente com menor liberdade econômica. quanto a desigualdade, todos somos únicos, igualdade não existe igualdade na natureza, não existe duas pedras, ou duas nuvens ou duas pessoas iguais, algumas são mais talentosas do q outras, algumas são mais trabalhadoras do q outras,… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Prezados editores, comentario retido.

_RR_
_RR_
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

A direita política caminha para o direito de todas as pessoas reterem a posse qualquer coisa que possa ser considerada uma propriedade, e não somente daquilo que poderíamos classificar como meios de produção. Socialistas, como um todo, tendem para a guarda ( ou o firme controle ) de todas as propriedades sob o Estado, com a distribuição igualitária desses meios, sendo que o Estado apenas concede o “porte” da propriedade. O capitalismo não é uma ideologia política ( e menos ainda pode ser parte a uma )… Ele tão e somente define um sistema econômico baseado na compra e venda… Read more »

Glasquis7
Reply to  _RR_
4 anos atrás

Tanto é verdade que a Chine está aí como exemplo, tão comunista quanto capitalista.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Na boa, difícil acreditar que essa discussão tenha lugar em 2020…

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

CAPITALISMO é livre mercado. quanto menores os impostos e menos regulamentações na livre troca de mercadorias e serviços, mais capitalista determinado sistema é, os melhores representantes deste sistema na segunda guerra foram o reino unido e os estados unidos. no fascismo e no nazismo houve livre-mercado alguma vez? não, o estado intervinha na produção, dizia quem iria fazer, quem caia em desgraça com os políticos e iria deixar de fazer, o quanto iria fazer, por quanto iria vender, decretava congelamento de preços e controlava a política salarial, isso é SOCIALISMO, isso é ESQUERDISMO, a clt é fortemente inspirada na política… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

A diva/mentora do atual governo era comunista praticante ( olavetes) porem náo vejo comparação com atual governo pois economicante esta pior ate que governo Temer. Olha que votei nele segundo turno, vou entrar coro Janaina Pascoal.

Camargoer
Reply to  Salim
4 anos atrás

Olá Salim. Vou insistir no ponto que é irrelevante em quem você ou qualquer um votou em 2018 para colocar seu comentário a favor ou contra o governo. Aliás o voto secreto impede de saber em quem cada um votou ou se preferiu brando ou nulo etc.

Caio
Caio
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Começou com a esquerda , não teve apoio se aliou a direita( protegendo a propriedade privada com força) e conseguiu o poder, com o apoio dos liberais e elite econômica.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

melhor comentario cidadão parabéns.

Estupefado com a "cidadania" brasileira
Estupefado com a "cidadania" brasileira
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

É sério isso senhor “Cidadão”? Está de zoação só pode…Pega um bom dicionário de Ciência Política ou algo bem introdutório mesmo de caráter acadêmico e leia cara.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado

‘estupefaTo’…

Vivaldo José Breternitz
Vivaldo José Breternitz
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Facismo deve ser alguma coisa ligada à face, certo?

Camargoer
Reply to  Vivaldo José Breternitz
4 anos atrás

Olá Vivaldo. Exato. Nesse caso, o Facismo é tanto de direita quanto de esquerda, já que o piercing no nariz é coisa de centro.

Camargoer
Reply to  Vivaldo José Breternitz
4 anos atrás

Olá Vivaldo. Você tem razão. Inclusive, piercing no nariz e umbigo são de centro.

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Vivaldo José Breternitz
4 anos atrás

Sim, e nazismo tem haver com nariz. rsrsrrss

Camargoer
Reply to  ANGELO CHAVES
4 anos atrás

Caro Angelo. Nazismo está para fascismo assim como nariz está para facismo.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Tua sirte é que falar besteira não dá cadeia…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

sOrte, desculpe…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

Ah, sim, é ‘faScismo’, tá?

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Cidadão, Fascismo e Socialismo, são filhos do mesmo pai que é o autoritarismo e intervencionismo. No Socialismo esse autoritarismo quer o controle dos meios de produção pelo estado e no fascismo a intervenção pesada em cima do setor privado. Eu sei que corro o risco de ser negativado, mas Fascismo e Socialismo não são exatamente a mesma coisa e sim extremos do estado autoritário. No século XX muitas ditaduras se esquerda, Socialistas, como de direita e anti-socialista. Sei que muitos aqui admiram o Estado de Israel, e toda luta dos judeus para sobreviverem aos ataques árabes, mas não pensem que… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Eu não costumo mais postar no Forte, porque aqui as pessoas se perdem em debates marginais e elas não tem o preparo teórico para isso. Mas se acha mesmo que Hitler era socialista, esquerdola, etc., sugiro que leia uma entrevista que ele deu à revista Time em 1938, em que ele define certinho a diferença entre Nazismo e Socialismo (Marxismo, etc.). É bem interessante e torna-se bem óbvio que ele não é de esquerda. Todos os extremos são bem próximos de si. Pessoalmente, nazismo e fascismo eu prefiro classificar nem como direita, nem como esquerda. São um amálgama autoritário que… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

É muito boa, Alexandre. Talvez seja uma boa para jogar uma luz nas idéias de muitos por aqui.

Luis
Luis
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

na verdade não define diferença alguma entre nazismo e socialismo, ele defende claramente q nazismo é socialismo. em uma vista rápida desta “entrevista” assumidamente editada e repleta de observações pessoais do suposto entrevistador inseridas na “entrevista” registra-se q “os fascistas da Alemanha, continuou olhando fixamente para mim “é nossa maior ameaça.” ou seja, para hitler os fascistas são a maior ameaça, segundo o entendimento do entrevistador. mas além disso:”“Socialismo”, ele retrucou, abaixando sua xícara de chá, combativamente “é a ciência de lidar com o bem comum.” e que:”“O socialismo é uma antiga instituição ariana, germânica. Nossos ancestrais alemães mantinham certas… Read more »

Camargoer
Reply to  Leandro Costa
4 anos atrás

Olá Leandro. Essa entrevista é interessante tanto pelo conteúdo quando pelo contexto, afinal Hitler havia sido escolhido o homem do ano em 38 e também foi capa da revista.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Sim. Muitas pessoas confundem alguma pessoa escolhida como personalidade do ano na Time como sendo alguém grandioso com boa conotação, quando na verdade é alguém que fez muito impacto ao redor do Mundo. Pelo menos na visão da Time, claro 😉

Glasquis7
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

O Brasil é o único lugar do mundo onde eu escutei dizer que o Fascismo é de Esquerda.
Vai ver que Hitler era comunista e ninguém sabia… Nem ele pois perdeu seu poderio militar tentando invadir a Rússia pra acabar com os bolcheviques.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Glasquis7
4 anos atrás

E é sempre bom lembrar do triste fim desses dois crápulas de extrema-direita: Hitler e Mussolini.

Azor
Azor
Reply to  Cidadão
4 anos atrás

Fascismo era de esquerda e depois se aliou aos nazistas de esquerda para atacar Stalin que representava a direita !! inacreditável que tem gente que pense assim…..

Luciano
Luciano
4 anos atrás

Lá vamos nós de novo…..uma grande quantidade de “spicialistas” motivados por ódio e incompreensão à esquerda dizer q Nazismo e Fascismo são ideologias que não pertencem aos espectro ideológicos da direita…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Luciano

Eles têm plena convicção de que o nazismo era (ou é) de esquerda.
Sabem disso, porque assistiram um vídeo de um cara que falou isso.
Assistiram um vídeo também dizendo que a Terra era plana, a música dos Beatles era satânica e que o coronavirus é só uma espécie de gripezinha.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Eu vi um tb que o Lulla é inocente eo Impeachment foi golpe…estes sim são lorotas documentadas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

E cada dia que passa, cada vez mais gente tem essa convicção.
Fique esperto e acompanhe os fatos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Onde ? Nem na sua casa todos acreditam nisto.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo, O que tem a ver uma coisa com outra? Não é porque alguém tem uma leitura de que nazismo é de extrema-direita que essa pessoa vai achar a retirada daquela insana da Dilma de golpe, ou achar o Lula inocente. Eu por exemplo que não sou de esquerda e sim um liberal clássico, membro do instituto Mises odeio o PT, PCdoB e PSOl; ao mesmo tempo como os judeus historiadores (não sou historiador e sim economista) tem ponto pacifico que nazismo e fascismo são de extrema direita e o socialismo de extrema-esquerda; segundo a teoria da ferradura esses extremos… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson Gabriel
Nem perca tempo com esse tal Rodrigo Martins Ferreira.
Ele so posta comentarios inuteis com a intencao de causar discordia aqui no site. Esse cidadao sequer tem inteligencia pra entender a pergunta q vc fez para ele.
Esse Rodrigo critica os “esquerdistas” aqui no blog mas ele mesmo é um “militante” de direita que so posta baboseiras ideologicas

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Eu sou mesmo…

Não dou paz a <-

Norton
Norton
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Conhece a politica dos “Campeões nacionais”?! Esta “Politica” foi adotada por Mussolini e por Hitler na Itália e Alemanha. Ou seja, eles perceberam que a economia planificada dos comunistas era um tiro no pé e permitiam a alguns, terem a posse dos meios de produção, porém, controlados a ferro e a fogo pelo governo(vide China nos dias atuais). Dessa forma chegavam a um “certo” equilíbrio econômico, por assim dizer. E porquê eles, os socialista/comunistas, de hoje, tendem a dizer que Fascismo/Nazismo eram de direita: Na URSS eles achavam que pelo fato do Fascismo/Nazismo permitirem a existência dos tais campeões nacionais,… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Se vc navegar sempre em direção ao leste cai num precipício. Fizeram filmagens a bordo do Concorde e demonstraram que a Terra não é curva.

Camargoer
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Space. Há uma enorme ironia nessa questão terraplanista. Topologicamente, um UNIVERSO fechado deveria ser curvo como a superfície de uma bola. Se uma formiguinha andar sempre em frente ela voltará ao ponto de partida. Um UNIVERSO aberto precisa ser plano. Nesse caso, qualquer um que seguir sempre em frente ficará cada vez mais distante do ponto de origem. Todos os dados sugerem que o UNIVERSO é plano e que está em expansão acelerada. Portanto, seria impossível chegar á sua extremidade mesmo que fosse finto.

Camargoer
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá Amigo Luciano. Lembrei do desenho do PicaPau, no qual a bruxa quebra o cabo da vassoura. “E lá vamos nós”… e a vassoura sai voando…

João Moro
João Moro
Reply to  Luciano
4 anos atrás

o “Lá vamos nós de novo…” acontece porque tem gente que insiste na mesma tecla ideológica de que nazismo e fascismo eram extrema direita, só para tentar colocar pexa de monstros quem pensa diferente da esquerda atualmente. Se estudassem direito o assunto, sem as amarras ideológicas, veriam que estes movimentos nem eram de direita nem esquerda, mas uma via alternativa ao comunismo e ao liberalismo.

Glasquis7
Reply to  João Moro
4 anos atrás

O Nazismo e Fascismo são as tergiversações do nacional fanatismo em plenitude. A raza superior ariana e que morram os judeus.

Assim foi feita a lavagem cerebral que encontrou força nas juventudes alemãs. Algo similar aconteceu no Camboja com o khmer vermelho e por aí vai.

O fascismo não é exclusividade da extrema Direita, é exclusividade dos extremos, isso sim.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Luciano, Direita não, e sim extrema direita, são coisas muito diferentes Sobre os “especialistas de teclado” eu os convidei para visitar o museu do Holocausto para se certificaram que na visão judaica, do Estado de ISRAEL, nazismo e fascismo são de extrema-direita. Acho que coloquei os admiradores de Israel em uma sinuca porque para contrariar a posição judaica sobre o conceito de nazismo terão que nos chamar de burros ou mandar o governo de Israel “voltar para escola” e ” mandar estudar história. O 1º Ministro Benjamim Netanyahu tem um canal oficial no Youtube, o pessoal pode ir lá chamar… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Não podemos esquecer que o sionismo atual também é de extrema direita e defende o apartheid social tal qual o nazismo.

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Qualquer semelhança com um certo País abaixo da Linha do Equador é mera coincidência.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Se fosse verdade vc não estaria escrevendo essa besteira, pois não teria LIBERDADE para isso.

Vcs não acreditam nisso e sabe pq Kings? Pq todos os seus colegas de ideologia já teriam FUGIDO daqui há muito tempo, aliás eu tbm já teria feito isso.

Mas vcs precisam ficar repetindo isso sem parar, para dar uma satisfação aos seus PATRÕES, esses sim pessoas autoritárias que tem grandes planos de projeção de poder para instalar esse tipo de regime no Brasil, LENTAMENTE através da OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Alessandro

Não disse que já estejamos nessa fase, mas é certo que tem gente desejando isso.
Basta vc ver os dizeres das manifestações de domingo.
O que foi aquilo?
Vc tem noção do que as pessoas que estavam lá diziam?
Fechar o Congresso e o STF seria o quê?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Hahahaha.. vou rir aqui, vc quer comparar uma “meia dúzia” de reacionários (ou será revolucionários?) que NÃO TEM PODER algum, com oq vem fazendo uma PARTE CRIMINOSA que se instalou no poder judiciário e no legislativo kings?

Sou eu que te pergunto, vc tem noção do que essas pessoas lá dentro do poderes legislativo e judiciário vem sistematicamente BURLANDO e DESCUMPRINDO a constituição com PROVAS MATERIAIS estão fazendo com o Brasil??

Acho que tu sabe, sabe tanto que até apoia alguns deles, mas fica nesse teatrinho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
4 anos atrás

Isso é verdade.
Hoje são poucos e a cada dia que passa, são menos.
Logo, serão carta fora do baralho.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Argentina? Muito mesmo, vc tem razão.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

sim a Venezuela

Juscelino S. Noronha.
Juscelino S. Noronha.
4 anos atrás

Fonte da matéria: Foice de S. Paulo. Kkkkk me faz rir, jornaleco sem credibilidade. Esquerdista é tudo assim: “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”.

C César
C César
Reply to  Juscelino S. Noronha.
4 anos atrás

Pois é. E porque não dão outra dica de livro também? ¨Liberal Fascism: The Secret History of the American Left, From Mussolini to the Politics of Change¨
Já sei, os canhotos não vão gostar e vão colocar defeitinhos.

Camargoer
Reply to  C César
4 anos atrás

Olá Cesar. Recomendo “Como ser um conservador” (Scruton), “Como as democracias morrem”, “Introdução ao fascismo” (Konder). Esse foi uma recomendação aqui na trilogia. “E isso um homem” (Primo Levi). “Fascismo, um alerta” (Albright), “Como funciona o fascismo” (Stanley).

C César
C César
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não, obrigado. Já estou vacinado.

Camargoer
Reply to  C César
4 anos atrás

Caro Cesar. Scruton era um intelectual conservador (infelizmente faceleu no início de 2020) e Albright foi Secretária de Estado de Estado do governo dos EUA. Talvez Konder e Levi possam ser considerados de esquerda (eu acho que Levi é mais humanista que esquerdista) mas Stanley é professor do MIT e Yale. Considero esses autores mais parecidos com vacinas do que agentes infecciosos. Aliás, lembrei do filme “O eterno judeu” e da metáfora entre pessoas e doenças.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Caro amigo Camargoer,

Evidentemente quando a poeira baixar, se tiver disposição ($$$), visite Munique.
Além de biergartens, lá tem essa pérola aqui: https://www.ns-dokuzentrum-muenchen.de/home/

Centro de documentação nazista de Munique. Construído no mesmo local da antiga sede do partido na bavária, província esta que foi o local de fundação do partido.
A entrada é franca. O caro é a passagem pra se chegar lá.

E leva uns sandubões estilo “subway”, porque você vai gastar o dia inteiro lá dentro. Fui lá ano passado: Es pe ta cu lar!

Abraços.

Camargoer
Reply to  GFC_RJ
4 anos atrás

Olá GFC. Valeu a sugestão. Já abri a pagina. Esqueci de sugerir “Eichemann em Jerusalém”. Provavelmente, as oito negativaçãos são daqueles que já leram os livros. Pessoal culto.

Camargoer
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

Olá Galente. Acho que teve gente confundindo o Simon com o Helio, ou pior, o Alexandre. A mente prega umas peças…

Pedro
Pedro
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

É pior ate, pois esse faz as mesmas M… da Foice mas não tem a coragem de dizer que é vermelha como a foice! É um bando de esquerdista enrrustidos.

João Moro
João Moro
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

A credibilidade é a mesma da FOICE: nenhuma credibilidade, muita parcialidade e militância esquerdista.
Com todo o respeito, Alexandre Galante, isso não é matéria de qualidade para o FORTE. Em vez de matérias jornalísticas, favor traga material advindo de livros de história. São mais sérios e buscam realmente compreender a história e seus personagens. Ademais, assim evitaremos discussões políticas-partidárias que não acrescentam nada a trilogia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

Que é outra bela porcaria

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

Tudo a mesma coisa

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Alexandre Galante
4 anos atrás

Galante,
O pessoal está tão paranoico com ” hidrogênio ” que confundem com gás hélio

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Juscelino S. Noronha.
4 anos atrás

Não é a Foice mas é o Estadinho, que segue a mesma linha editorial! Aliás, eu ouvia todos os dias a BandNews e o Ricardo Boechart, o qual não concordava com tudo o que ele dizia mas o cara era foda até nas críticas! Hoje não ouço mais, até porque o tal de Barão, pseudosubstituto segue essa ideologia da grande mídia!!!

Bosco
Bosco
4 anos atrás

Um sistema político que prega a predominância absoluta do Estado (assim como o Nazismo) não ser confundindo com o socialismo é de uma desonestidade intelectual de quem se propõe a discutir o tema que impede qualquer tipo de discussão.
Fui!
*Como dizem alguns que adoram me dar conselho, vou falar de míssil que ganho mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco

O cerne da questão entre capitalismo e socialismo é a propriedade dos meios de produção.
A economia da Alemanha nazista, totalitária, era baseada em empresas privadas que apoiaram a ascensão de Hitler.
Todas elas participaram do esforço de guerra e utilizaram, inclusive, mão de obra escrava na produção

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nada melhor que uma publicação alemã para explicar o relacionamento entre as empresas do País e o então Governo nazista.
No caso específico, a empresa é a IG Farben do tristemente famoso Zyklon B.

https://www.dw.com/pt-br/1925-forma%C3%A7%C3%A3o-do-grupo-qu%C3%ADmico-ig-farben/a-678662

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Não, a diferença entre capitalismo e socialismo não tem a ver com a “propriedade dos meios de produção”, pois algo estar nas mãos do público ou privado não faz tanta diferença na prática. A diferença fundamental é como as relações sociais e econômicas ocorrem, com as sociedades capitalistas tendendo a uma relação mais horizontalizada, ou seja, uns podendo competir com outros de diferentes formas e com menos impedimentos, enquanto as socialistas tendem a uma verticalização. ou seja, como as coisas são em baixo dependem mais de quem está em cima, de quem tem o poder de governança. A Alemanha nazista… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tulio Rossetto
4 anos atrás

Vc está confundindo um pouco sistema político com sistema econômico.
O fato do Governo determinar o que é produzido não exclui a propriedade privada a apropriação do lucro pelo particular que é a essência do capitalismo..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Devo lembrar que o próprio Hitler tinha propriedades imobiliárias, recebia fortunas de direitos autorais e uso de imagem, bem como doações de grandes empresários.
Tudo no mais puro estilo capitalista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O Lulla tb tem sítio e triplex

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Como bem disse o pessoal de Porto Alegre.
Só é dono quem mora.
Não mora, não é dono.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Deve ser porque vc é um pelego que não tem nada.

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

“Só é dono quem mora”
Esse cidadão tem uma doença bem mais grave que coronavírus…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Tulio Rossetto
4 anos atrás

Grave e incurável.

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Há uma diferença entre “propriedade privada” e a “propriedade privada dos meios de produção”. Uma propriedade rural só pode gerar riqueza se alguém cultiva-la. Caso contrário é tão improdutiva. Além disso, é preciso que o proprietário page um salário menor que a riqueza gerada pelo trabalho para geral valor. O motorista de táxi que dirige o próprio carro é apenas o trabalho necessário para arcar com as próprias necessidades. É preciso ficar atento com a confusão que seria chamar a casa própria de “meio de produção privada” (espero ter explicado sem complicar).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não podemos esquecer do instituto do USUCAPIÃO que pode ser rural ou urbano.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não. Enrolou, enrolou, e não explicou nada. nem dava pra explicar, vamos combinar…

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, fiquei na dúvida novamente. Mas a tal da casa própria não gera economia de recursos ao proprietário, como a economia com o aluguel, por exemplo? Entretanto, a casa própria não demanda manutenção periódica, gerando gastos com produtos e serviços de outros? E mesmo se nada mais a casa própria fosse ou precisasse; por si só, a casa própria, não gera tributos ao Estado, pela propriedade individual? Até mesmo quando é repassada como herança, a casa própria gera tributos de sucessão. Efetivamente, a casa própria não é mesmo um meio castiço de produção privada. Mas não há, de fato, na… Read more »

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Qualquer semelhança com um indivíduo que também tem inúmeras propriedades (sítios, apartamentos triplex a beira mar), recebia fortunas em palestras e inúmeras doações da Odebrecht, OAS, Camargo Correa, UTC….. Cara vc é uma piada. Costumo dar voto negativo para seus comentários antes de ler.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
4 anos atrás

Pensei logo no indivíduo que tinha casa própria, recebia auxílio moradia, julgou um político e recebeu um cargo no Governo do adversário.
Cuidado que esperteza demais pode atrapalhar.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antoniokings
Titio Josef não tinha uma dacha, além do “apartamento funcional”? E serviçais, titio Josef não os tinha?
Será que titio Josef não comia caviar beluga (o Beria comia)?
Já doações e “direitos autorais” titio Josef certamente não recebia mesmo, pois parece que tudo e todos eram dele.
Parece-me que todos estes malditos eram mesmo muito parecidos, em todos os aspectos

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Se você acha que sistema político e sistema econômico não estão intimamente conectados, quem está confuso é você, como sempre. E a propósito, o lucro não é a essência do capitalismo, é a consequência da aplicação da essência dele, pois se fosse assim, Uber e Nubank por exemplo não seriam empresas capitalista, já que até hoje não apresentaram lucro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tulio Rossetto
4 anos atrás

Prezado Tulio Rosseto

O fato da empresa não estar tendo lucro, não quer dizer que o objetivo dela não seja buscá-lo.
Não utilize sofismas.
Ainda mais desse tipo que são facilmente combatidos.
Aliás, primário.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

A essência do capitalismo é o trabalho, que gera emprego e
produz riqueza. Pelo menos A VERDADEIRA essência. O resto é papo furado de socialista burguês ressentido.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

A essência do capitalismo é a reprodução e o acúmulo de capital.
E só!!!!!!!

Camargoer
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

Caro Antonio. Acho que você está equivocado. O trabalho é anterior á história. Alguém que modificar a matéria prima oferecida pela natureza (fazer uma panela de barro, um arco ou flecha, um cesto de palha) realizou trabalho. O lucro também é algo relacionado ao mercado que é tão antigo quando a agricultura. O capitalismo é o acúmulo do capital por meio da mais-valia e está relacionado á revolução industrial. Soldados romandos recebiam “salário” mas não criavam valor para ser acumulado como capital. Um bom começo seria a série “Primeiros Passos”. Eu continuo lendo e relendo os livrinhos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer.

Não quis entrar em discussões mais sofisticadas argumentando com a mais-valia e etc.
Apenas fui curto e grosso e em termos gerais, para ficar mais fácil de compreender.
Ok?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antôniokings. Sua explicação sobre o capitalismo está simples e precisa. Eu discordei da explicação do Antônio Renato. Eu concordo que capitalismo e acúmulo de capital e discordo que sua essência seja o trabalho. Trabalhadores, uni-vos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
4 anos atrás

Camargoer
Ôpa!
Perdão!

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá AntonioK. Acho que a culpa foi minha pela preguiça de escrever o nome inteiro.

Luis
Luis
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

mais valia, vc falou mesmo mais valia???? vc é um caso terminal. leia escola austríaca, böhm-bawerk provou q isso nao existe ainda antes da publicação do manifesto psicopático comunista. basta ter dois neurônios funcionais para perceber q não existe valor objetivo, só existe valor subjetivo q cada indivíduo atribui a um bem ou serviço. e o consequente preço gerado pela utilidade marginal decrescente. gosto da ironia de vcs se acharem sofisticados com essa papagaiada ridícula e absurda, na verdade a única coisa em q vcs sao bons é em enganar os incautos manipulando a linguagem e fingindo ser muito complexos… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Tulio Rossetto
4 anos atrás

Onde assino?

João Moro
João Moro
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

E também o nazismo e Fascismo tornavam obrigatório a sindicalização dos trabalhadores, coisa de socialismo/comunismo.
Ademais, a URSS utilizou muita mão de obra escrava (os poloneses) para os seus meios de produção.
Se for para concluir algo, que pese vários fatores. Senão, só passará vergonha.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Empresários também têm sindicatos e são chamados de sindicatos patronais.

Leandro
Leandro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Continue com os mísseis Bosco. Política não é teu forte, muita paixão nesse coração. Abraço

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Leandro
4 anos atrás

Leandro, O conhecimento faz a gente crescer, mas a paixão cega, torna o conhecimento vazio. Quem me conhece aqui sabe que sou liberal e muito critico da esquerda, além de ser judeu por isso falo com tranquilidade que nazismo e socialismo são coisas diferentes e o nazismo é de extrema-direita, mas a maioria aqui acha que nazismo é de esquerda e vão continuar achando. Em Israel esse debate não existe, é ponto pacífico do conceito de nazismo, na Europa a mesma coisa, nos EUA quem anda com suástica nazista é o pessoal de extrema direita que prega morte de: judeus,… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Pinochet manda um abração!

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Bosco
4 anos atrás

já que é pra citar boa literatura, no cap. 5 de One Punch Man, é mostrada a “gangue dos carecas” seus ideias são os do comunismo, me fez lembrar de um certo partido da estrala. rsrsrsrsrsr

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, Você disse bem, nazismo é confundindo com socialismo Socialismo é um sistema econômica que visa o controle dos meios de produção pelo estado como era na URSS. No nazismo o estado não era dono das empresas que inclusive eram mega empresas. Agora faça o seguinte, pega um avião, vai para Jerusalém e visita o museu do Holocausto (O Bolsonaro foi, vai também), daí você vai ver que a definição de nazismo é de extrema-direita, e como você acha isso uma desonestidade intelectual, diz isso pra eles que você é o Bosco, que você está certo e eles estão errados,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Estou me lixando para o que Israel pensa a respeito do nazismo ser de direita. Dentro dos parâmetros que eles utilizaram podem estar certos, mas definições não são perenes e os padrões e referenciais mudam. O referência hoje é o tamanho do Estado e a sua dominância dentro da sociedade. Os judeus , para definirem o nazismo como sendo uma ideologia de direita (se é que lá há consenso nisso) levaram em consideração que a tomado de poder na Alemanha não foi declaradamente uma revolução advinda do proletariado sobre a opressão burguesa e era uma ideologia extremamente nacionalista, enquanto que… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

“Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato”
zio Benitto
28 di ottobre de 1925

Vovozao
Vovozao
4 anos atrás

17/03/2020 – terça-feira, btarde, nestes anos todos nunca vi uma postagem tão perfeita como esta, faz-me lembrar que aqui tem todos esses fatores, aliança das “”direitas”” (leia-se OPORTUNISTAS), esquerdas sendo oposição, alem das já famosas milicias……qualquer semelhança são meras coincidencias……ja sei de antemão que serei negativado, porem, quem pagará por estes erros de hoje, serao nossos filhos e netos. Saudações.

Bosco
Bosco
4 anos atrás

A oposição raivosa brasileira se comporta com o governo Bolsonaro igual se comportam em relação à religião Católica. Batem porque sabe que do outro lado há os mansos de coração e os que prezam a democracia. Achassem mesmo que o Bolsonaro é um ditador como rosnam não teriam culhões pra fazer um décimo do que fazem já que são cães sarnentos covardes.
Agora eu fui mesmo!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Quem tem razão, até agora, é o haitiano de Brasília.

Leandro
Leandro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Votei nulo, pois não tive opção. Agora ter que ficar defendendo e apoiando tanta asneira desse e de outros governos, me poupe. Fanatismo tem limites, e é o que mais vejo. Não é questão de bancar o isenção, é questão de bom senso. Nada diferente dos pão com mortadela. É sim, muitos apoiadores possuem um cheirinho de fascistas, ultradireitistas, já ouvi de muitos militares que teriam prazer em fuzilar “comunistas”. Também sou militar, mas chega num ponto que temos nos antena dos perigos à democracia, cheio de loucos fanáticos nessa sociedadezinha terceiromundista.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bolsonaro é muito burro para ser ditador. Para se criar uma ditadura é preciso saber jogar com a ordem social, econômica e política, e Bolsonaro não tem neurônios para isso.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Caro Bosco. Por coincidência, jantei com um colega pesquisador que foi coroinha e conversamos sobre a mensagem cristã no Novo Testamento essencialmente baseada na caridade e tolerância. Essa mensagem deveria ser a base de todas as religiões cristãs mas acaba esquecida até por setores da Igreja Católica. Agora, parece ser um equívoco pontuar a democracia moderna baseada nos ideias humanistas do iluminismo e da defesa dos direitos humanos a partir do pós-guerra com os valores da Igreja Católica, que foram até questionados na reforma protestante.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer

Nada de caridade e tolerância, afinal ‘bandido bom, é bandido morto’.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antonio. Cristo foi executado ao lado de dois bandidos, um bom e outro mau. Um foi perdoado. Cristo também era inocente, mas foi executado e aquele que tinha culpa foi solto. A justiça “lavou as mãos” e hoje coloca o símbolo de um inocente executado no alto da cabeça do juiz (para ameaçar o reu porque se fosse para lembrar o juiz daquele erro, o crucifixo ficaria na parede ás costas do réu e á frente do juiz.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bolsonaristas mansos de coração? Ronaldo Caiado que o diga kkkk

Prezam pela democracia? Tavam anteontem num surto coletivo/viral exigindo a supressão de dois dos três poderes.

Bosco
Bosco
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

No Brasil o Poder moderador é o povo. Em o Judiciário e o Legislativo sendo tomado de assalto por ditadores oportunistas eles devem ser substituídos por quem tem realmente apreço à democracia . Isso é democracia. Ditadura é um CN ir contra a vontade do povo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
4 anos atrás

“No Brasil o poder moderador é o povo”

Essa frase só vale se for dita pela esquerda Bosco rsrs.. se as pessoas que saírem as ruas exigindo o fim da corrupção do judiciário, do legislativo e até do executivo for de direita ae é “fascismo, nazismo, machista, homofóbico, transfóbico, racista e reacionário”

Sinônimo de “povo” para essa gente tem que ter selo de PROPRIEDADE da esquerda, pq sabem que esses são verdadeiros ZUMBIS, e serão CONTROLADOS por seus corruptos de estimação.

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Bosco
4 anos atrás

O maior, o mais democrático, e mais capaz, de todos que governaram este país um dia disse: “imprensa se combate com imprensa”.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

“Como rosnam não teriam culhões pra fazer um décimo do que fazem já que são cães sarnentos covardes.”
Isso porque você é manso de coração…
Parece o pessoal da esquerda que fala contra discurso de ódio com outro discurso de ódio.
Em relação a raiva dos católicos, não esquece que os evangélicos, principalmente os pentecostais formam uma base de apoio do presidente muito grande e esses mesmos ofendem os católicos de forma tão feroz que até me assusta. Mas essa parte convenientemente você esqueceu.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
4 anos atrás

A verdade é que a sobrevivencia do mito depende agora do Covid 19 (quantas mortes vão ocorrer ?), o estrago já ta feito (o cara tem um miolo do tamanho de um ovo de codorna), muitos que o apoivam não só já largaram o osso com defendem a tomada do poder, ele tem que permanecer 2 anos para não ter novas eleições, mas agora com essa pandemia não pode haver eleições, ou seja nos proximos capitulos é provavel que o Mourão já suba a rampa !

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 anos atrás

E o Bosco mais vez tentando defender o indefenssavel.
Hoje a direita faz exatamente a mesma coisa que a esquerda fazia antes mudando so a ideologia das partes. Bolsonaro é tao INAPTO e incompetentente quanto a Dilma, Collor e Sarney foram. Os fatos estao ae para todos verem.
Caro Bosco, aqui na Trilogia vc pode ate nao dar o braço a torcer so para firmar sua opiniao, mas vc é um cara inteligente e culto. No fundo eu acho que nem voce mesmo acredita nas palavras que escreveu.

Augusto L
Augusto L
4 anos atrás

Ninguém mandou a classe política deixar os acontecimentos ditarem a política e não se adiantarem para lidar com os problemas. Na minha opinião é muito fácil para o establishment chamar a todos que são contra eles de fascistas, assim voce acaba com a crítica num passe de magica, é bem eficiente mas totalmente anti-democrático. Eu por mim não tenho medo de facistas, eles, todos conseguem saber como são, o meu medo é o dos estabelecidos que se usurpam da estrutura da sociedade (política, mídia e etc) para se manterem no poder, criando aos poucos uma ditadura, esses são os cânceres… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

Olha, sinceridade, ler o livro para entender a ascensão da extrema direita hoje é uma ótima forma de passar o tempo.
Me motivou, vou ler.

João Moro
João Moro
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Recomendo não ler, porque “ascensão da extrema direita hoje” não existe. É só discurso para ver se a população fica com medo e volta para os esquerdas corruptos.

Camargoer
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Caro João. Aprendi com minha filha nunca “dizer não faça isso não faça aquilo…”. Diga “Faça isso, faça aquilo…”. Talvez seja mais apropriado sugerir “lei esse livro ou aquele outro” que explique a ideia que você defende… dizer para não ler só desperta a curiosidade de quem nem sabia que o livro existia…

Camargoer
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Olá Fernando. Acho que você lembrou bem da tolice que seria ter orgulho da própria ignorância. Haverá muito tempo para aprender coisas novas, inclusive sobre evolução. Recomendo os livos do Dawkins.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fernando,
faz muito bem, leitura sempre agrega. Eu descobri que as ideias de Marx estão equivocadas por ter lido o que ele escreveu.

Camargoer
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Olá E.G. Na exposição do Leonardo DaVinci em S.Paulo havia uma frase dele “Não se pode amar ou odiar aquelo que não se compreende”.

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

A questão é que quem compreende Marx acaba odiando mais ainda.

Camargoer
Reply to  Tulio Rossetto
4 anos atrás

Olá Túlio. A primeira coisa, de fato, é ler. A segunda é compreender. A terceira é emitir um juízo de mérito. Então talvez seja possível que ocorra um debate inteligente.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
4 anos atrás

Só lamentar que as pessoas não se interessem a estudar História!

Ozawa
Ozawa
4 anos atrás

Primeiramente, meus efusivos cumprimentos aos editores pela postagem recorrente de matérias nesse espaço da Trilogia que trazem luz a caminhos que conduzem a abismos que a humanidade já teve a desgraça de derrocar. E com custos dolorosos e exorbitantes para dele sair. O fascismo ou o nazi-fascismo, como se sabe, dizia representar um movimento dinâmico, jovem, violento e viril, que avançava irresistivelmente para derrubar um mundo velho e decadente. A famigerada direita brasileira, por exemplo local, que atualmente se reúne ao redor daquele que não se deve nomear – por razões sanitárias – assim também se identifica. Tanto o nazi-fascismo,… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Vc le uma postagem dessa, le novamente, mais umas 50 vezes e apenas le xingamentos, palavras sem sentido algum, propaganda, preconceito futil e acima de tudo, inveja que esse reles esquerdista ai acima nunca conseguiu nada na vida e tem que vir fazer criticas, que é a unica coisa que a esquerda faz. Esse péssimo exemplo ai é bem a cara da esquerda, raivosa e assassina que gosta de dividir e rotular pessoas, mas que adora passar panos para seus crimes, e ainda pior, se rotulam de democraticos onde somente eles possam se alternar no poder mas de nada produzem.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa

Subescrevo em negrito e assino em letras garrafais!!!!
Grande aula!

Lcesar
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Caro apparatchik Ozawa, Quanta verborreia! Para que todo este palavrório? Só para dizer que não aceitas a eleição do atual Presidente e a guinada à direita no rumo do país? Blablabla, mimimi chororô. Não passa disto esse seu discurso. “Novesfora” a indignação seletiva, não é mesmo? Afinal, bom mesmo era no tempo do social democrata FHC e no reinado do “Iluminado de Garanhuns” , o nove-dedos, e sua sucessora Dilmanta… Aaaah como era bom, não? Parecia que a teta nunca murcharia. Onde estavas tu? Por que não esparramavas tua falsa erudição em críticas, enquanto os pilantras saqueavam este país e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Lcesar
4 anos atrás

Hoje, foi protocolado na Câmara o primeiro pedido de impeachment do Presidente.
Teremos dias muitíssimos interessantes pela frente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

A que ponto a bizarrice da oposição chegou. Protocolar um pedido de impeachment por conta do presidente ter ido saldar apoiadores na rua no dia de uma manifestação pacífica ao ar livre. rsrsss Seria trágico se não fosse cômico. No país dos Sarneis, Temers, Lulas , Collors e Dilmas, um presidente poder ser impedido por sair na rua . rrssss A semana passada o motivo era porque disse a respeito do furo jornalístico. Depois foi por chutar o boneco do Lula. O Bolsonaro deve estar mesmo colocando esse pessoal todo de volta à pocilga de onde vieram (que me desculpem… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

A hora que os generais cansarem dessa palhaçada aí neguinho chora.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Como se um pedido fosse a decisão em si…Na boa, p.tralha não pensa mesmo…

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Vai ser bonito de ver os maconheiros de coque, as feministas de sovaco cabeludo, os pedófilos, os políticos corruptos, o PCC e os jornalistas enfrentando o povo patriota nessa tentativa de golpe.

Vovozao
Vovozao
Reply to  Lcesar
4 anos atrás

17/03/2020 – bnoite, LCesar, o butim so mudou de lado, hoje são os filhotes e seus amigos, nao esqueçamos do QUEIROZ, como hoje estao cortando todas as postagens, quem conseguir ler, obrigado, parecem os censores da ditadura em 1968.

Lcesar
Reply to  Vovozao
4 anos atrás

Vovozão, se o filhote, como disseste, cometeu algum crime, que seja processado, julgado e condenado.
Agora, não queira comparar a corrupção institucionalizada pelo governo petista e seus asseclas, inclusos aí empresários, velhos caciques da política, empreiteiros etc, com as acusações em curso imputadas ao filho do PR.
O nível de corrupção alcançado pelos desgovernos petistas, não encontra similaridade em lugar ou tempo algum.
Já que falaste em filhotes, não se esqueça daqueles do novededos.
Principalmente do tal “Ronaldinho dos negócios”. Aquele, que de limpador de bosta de elefante em um zoo, tornou-se um milionário da noite pro dia.
SDS.

Pedro
Pedro
Reply to  Vovozao
4 anos atrás

Cara, rachadinha em assembleia existe em todas, desde da camara de vereadores da menor cidade do Brasil até o congresso nacional! O que a midia fez foi pegar com uma lupa esse tal Queiroz e fazer um escandalo nacional, mas o atual presidente da assembleia legislativa do estado do RJ, tem podres muito maiores e ninguem nunca falou nada.

Camargoer
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Caro Pedro. Teríamos que perguntar aos nossos colegas com formação e experiência em direito criminal, mas creio que ninguém pode alegar que desconhecia que algo era crime ou dizer que apenas fez o que todos fazem. Portanto, um político exercendo um cargo legislativo irá responder pelos crimes cometidos por ele ou a seu mando e se alegar que sabia que outros políticos cometiam o mesmo crime, também irá responder por prevaricação. Alegar que outras pessoas cometem crimes maiores também nunca poderia ser usado como defesa. Acho que ainda há a quebra do decoro parlamentar e que a prerrogativa de foro… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Lcesar
4 anos atrás

Lcesar, Você vem falar que o texto do Ozawa é uma verborreia? Olha o que você escreveu, fez um salada, misturou social-democracia com com os Post sobre a extrema, fascismo. Os países escandinavos tem a cultura politica e econômica social-democrata. Deve ter fascista brotando da Finlândia, Dinamarca, Islândia e eu não to sabendo. Outra coisa, eu nunca vi o Ozawa dizer que o Governo Dilma foi bom (Eu achei um desastre). E o fato de alguém criticar o atual governo não quer dizer que aprove os do PT. Cresça um pouco e pare de achar que o Brasil se divide… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Caro, Emerson,
Ratificando seu registro, Dilma foi uma tragédia, uma lástima como gestora pública, mas nem de longe uma ameaça à democracia ou aos valores e instituições da República como Bolsonaro, que acumula a incompetência gerencial e o carreirismo político. Abraço.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa
Perfeito.
Principalmente a parte sobre incompetencia gerencial.
So nao entende quem realmente nao quer entender.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Enerson Gabriel Assino embaixo. Essa palhaçada aqui de direita x esquerda ja encheu o saco. Os fanaticos aqui do blog ja delimitam as pessoas sem nem mesmo conhece-las, se fala contra o Bol so na ro entao automaticamente o forista ja é petista comunista esquerdista, se fala mal do Lu La entao o cidadao ja é taxado de fascista, direitista. Temos pessoas aqui com serios problemas mentais. E com isso quem ganha sao os politicos corruptos que conseguiram dividir o povo. Conseguiram jogar o povo um contra o outro. Os cegos da direita e da esquerda so vao abrir os… Read more »

Camargoer
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Olá Mgnys. Comentei em outro momento que o debate pode ser feito em três níveis. Ideológico (ideias), Eleitoral (partidos), Político (ações de governo). Em nenhum deles deveria ocorrer um embate pessoal. Eventualmente é possível ficar ao largo de alguns debates. Em outros momentos, parece mostrar um outro ponto de vista ou apontar uma contradição ou equívoco. O objetivo desse debate nunca será convencer outra pessoa (apesar que já mudei de opinião algumas vezes convencido pelos argumentos de outros colegas). Também tentei explicar que criticar o atual governo (federal, estadual ou municipal) é parte fundamental da democracia porque as ações de… Read more »

Norton
Norton
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Mais um fazendo uma ginastica mental espetacular. Uma analise simplória dos últimos governos de esquerda que tivemos, podemos afirmar com toda a certeza que tivemos governos fascistas e autoritários quase ao extremo e que vivemos subjugados a uma ditadura branca, vide caso do mensalão! Onde os parlamentares eram COMPRADOS e judiciário composto pelos amiguinhos do rei, onde diversas leis foram implantadas a revelia do povo para encaminhar um regime socialista no Brasil. Tivemos governos de “coalizão” que ao longo do tempo, governou com um fim e si mesmo, basta ver as diversas leis que temos no pais e que protegem… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Nosso atual governante segue os mesmos passos do Fujimori…faz os mesmos discursos e age de mesma forma..apresenta o mesmo padrão comportamental e modus operandi que este ditador do Peru…esta guerra entre o bando deles com o stf não passa de uma encenação elaborada entre todos eles para criar um pano de fundo para se instalar por aqui uma regime ao estilo do Fujimorismo…pois todo esse pessoal faz parte do mesmo esquema…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Como se os que você defende fossem muito diferentes dos que você ataca. O cinismo impera, como sempre…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Não vai dar pra ele levar o país ao abismo, já que teus chefes já fizeram isso, nos treze anos em que o governaram.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

E quem deveria tirar a gente do abismo, mantém a gente lá
Não sei se você gosta de matemática, mas 6 e meia dúzia é a mesma coisa. Talvez você possa me explicar como o governo conseguiu a proeza de crescer em 2019 com todo os otimismo do mercado e do da população com o novo governo menos que em 2017 no governo Temer?
Explica aí gênio…

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa,
Grande aula!
Mas eu, você o Toinho, vamos levar deslikes até o século 22 rs
Ainda bem que somos adultos e não ligamos para isso.
Muita gente aqui achando que nazismo não é de extrema-direita e acham que é a mesma coisa que socialismo e quem tem outra leitura é taxado de ” comunista “. Se for assim, melhor esse pessoal começar a chamar os judeus de comunistas, porque para nós o nazismo é de extrema-direta

Camargoer
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Olá E.G. Lembrei que Hitler considerada que seu inimigo era o “bolchevique-judeu”. Creio que se muitos de nossos colegas ignorassem o debate, haveria sempre aquele que “leu isso na trilogia” e ninguém rebateu. Acho que mais importante que defender uma ideia ou outra é saber que existem pessoas que pensam diferente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson Gabriel

Juntos, somos fortes.
kkkkkk

SDS

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

“Juntos, somos fortes.”
Qualquer semelhança com o coronavírus chinês não é mera coincidência.
Aliás, esse corona made in China é bem representativo. O desapego que a esquerdalha tem com a vida humana é notório. Um, mil, dez mil ou um milhão para esquerdalha é só um número para se chegar a um objetivo. Aliás, como sua ideologia irmã, o nazismo.
No melhor estilo “os fins justificam os meios”.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Quando li o comentário do AntonioK sobre como ficam fortes ao estarem juntos, lembrei da origem da palavra “fascismo”, que era exatamente a metáfora do símbolo. Duvido que seja coincidência.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa,
E aí tira o presidente e coloca o Mourão que também não vai rezar pela sua cartilha esquerdopata progressista/socialista/globalista/ateia e aí tira este e vai “fono” até o Lula e sua gangue ter o país nas mãos de volta.
Boa ideia!!

Caio
Caio
4 anos atrás

Todos esses movimentos políticos sociais, das primeiras décadas do século passado, tiveram como principal fator governantes fracos e displicentes com suas nações, desde a revolução russa, até a ascensão do nazismo. Os europeus do ocidente aprenderam, os EUA sempre privilegiaram sua liberdade ( pelo menos a maioria deles) e pouco espaço dão a deuses políticos, mas os países pobres, ainda vivem nessa gangorra entre deuses salvadores e a democracia.

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

“Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”
Já pararam pra pensar um pouco sobre essa frase? Ela é puro marketing, serve apenas pra desacreditar desafetos, não exprime absolutamente nada.
No futuro teremos aqueles que acusaram bolsonaro de esquerdista porque ela já foi do PTB é a vida…

Renato B.
Renato B.
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

O que eu acho engraçado é que essa discussão é como um bumerangue. Nem se Hitler levantasse da tumba para discutir o assunto iam mudar de ideia.

Camargoer
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Olá Renato. Há um filme no qual Mussolini reaparece na Itália e se torna uma astro de um programa de auditório na TV italiana. Acho que vale a penas assistir uma duas ou três vezes para entender.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Não, Mussolini não ‘reaparece’, mas sim
um maluco PENSA que é o Mussolini.

Camargoer
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

Caro António. Talvez sejam filmes diferentes. O filme começa e termina com um evento sobrenatural em frente a um estátua em uma praça sugere no filme que é o próprio Mussolini que ressurge.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato,
Se os milhões de judeus voltassem da tumba, para discutir o assunto, você aceitaria? Ou nossa visão sobre o nazismo não importa?

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

E por acaso os judeus caminhando para as câmaras de gás estavam interessados na definição acadêmica do espectro político dos seus algozes nazistas. Tenha dó!!!!!

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Os crimes de genocídio dos nazistas começaram com os pacientes mentais (Programa T4) e recém-nascidos com deficiências físicas e mentais. Depois, o processo evoluiu para a prisão em campos de concentração de trabalho forçado dos intelectuais de esquerda, dos políticos de esquerda (comunistas e social-democratas), e de outros “indesejados”. Acho que posso desconsiderar os assassinatos ocasionais. O processo foi intensificado na segregação dos judeus nos territórios ocupados e depois pelos grupos de extermínio organizados pela SS durante a invasão da URSS. A solução final empregando câmaras de gás foi o quarto nível de genocídio. A maior parte das… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Minha ironia foi em relação a frase do Renato, já que Hitler jamais voltaria da tumba para ficar em site discutindo esse assunto. Portando eu fui irônico e se você entendeu a ironia eu quem dikgo ” Tenha dó “

Renato B.
Renato B.
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson, tem uma entrevista com Hitler que foi traduzida e publicada aqui no Forte, se ela não te convence não me resta mais nada a dizer.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Renato,
Não é a mim que entrevista de Hitler deve convencer. E a mim, o governo do Estado de Israel, os Historiadores Judeus, Os Eruditos das Universidades: Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv, além do governo de Israel e o Museu do Holocausto

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
4 anos atrás

“Mussolini, que havia começado sua carreira como editor do jornal do Partido Socialista”

É sempre assim, esses caras nascem dentro dessas ideologias de e.s.q.u.e.r.d.a, que defendem que o Estado tenha controle absoluto, depois que dá errado querem falar que é a direita. Só espero a hora que vão dizer que o Maduro é de extrema direita por um motivo ou outro.

Lcesar
Reply to  SmokingSnake ?
4 anos atrás

SmokingSnakes,
Isto já aconteceu, por mais insano que pareça.
O tal do Guga Chacra, Globonews, proferiu esta sandice.

jommado
jommado
4 anos atrás

EXTREMA DIREITA é o C#!

Camargoer
Reply to  jommado
4 anos atrás

Olá J. Excelente argumento.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pelo menos não são rebuscados e prolixos comos os seus, que no fim sempre fazem a mesma apologia de sempre a <-

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. Concordo que escrever é difícil. É preciso de muito trabalho para escrever com simplicidade.

Lcesar
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo M F,
É isso mesmo. E digo mais, lenga lenga isentona que só serve para convencer incautos.
SDS.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Lcesar
4 anos atrás

Eu nem leio os posts deste cara pq no fim são sempre a mesma m….

Enrola, enrola e enrola para escrever inevitavelmente sempre a mesma coisa.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo,
Pois é, escrever e argumentar com fundamentação é meio chato, legal é falar que nazismo de extrema direita é C#.
Eu mantenho meu convite pra visitar o museu do holocausto em israel e a universidade de Tel Aviv falar que nazismo de extrema direita é C#. para mostrar o nível brasileiro na internet. E por falar em C#, seria interessante dizer isso para os soldados na rua para saber onde vão enfiar o Tavor. Porque lá esse pessoal não tem paciência com baixaria.

C César
C César
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Estão batendo cabeça em Israel também, camarada. Não tente lacrar publicando apenas a versão que te convém. Veja o tipo de confusão que alguns deles se encontram: ¨Sadly, Israelis have been comparing one another to Nazis since all the way back in 1933¨

https://www.israeltoday.co.il/read/reductio-ad-hitlerum-netanyahu-the-judeo-nazi/

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  C César
4 anos atrás

As únicas cabeças que levam batidas em Israel é de terrorista e dos seus aliados.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer,
Concordo, o argumento dele foi de grande profundidade intelectual.
Ta feia a coisa hoje. Eu, você, o ozawa, o toinho, mesmo as vezes a gente discordando, hoje temos algo em comum: estamos tomando tanta pancada que estou achando que vão nos fuzilar em um paredão

Camargoer
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Olá Emerson. Alguns alunos perguntaram minha opinião e disse que enquanto eu estiver dando aulas, eles estarão seguros. Eles só precisam lembrar que primeiro somem com os professores e depois com os alunos. Acho que não faz diferença ser assassinado por birra pessoal ou por divergência ideológica, mas espero continuar vestindo minha polo Lacoste vermelha durante as próximas eleições.

Lcesar
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Caro apparatchik Camargoer,
Essa conversinha de sumirem com professores tu conheces bem, não?
Pol Pot, um dos expoentes da sua
idolatrada ideologia era especialista nisto.

Camargoer
Reply to  Lcesar
4 anos atrás

Caro Cesar. Todos os ditadores perseguiram professores. Mao assassinou professores chineses durante a revolução cultural; nazistas assassinaram intelectuais poloneses durante a ocupação (A Lista de Schindler ilustra o assassinato da engenheira que era prisioneira); Pinochet prendeu, torturou e assassinou professores; a ditadura na Argentina fez isso; a ditadura militar brasileira fez isso; o governo dos EUA perseguiu cientistas (o auxiliar de Einstein veio para o Brasil fugindo da perseguição nos EUA e anos depois foi para Israel); a UK fez isso (o; filme “o jogo da imitação leva essa perseguição para a questão da homossexualidade, mas o pano de fundo… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

enquanto vc estiver dando aula, os desafortunados alunos nunca irão estar seguros

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  jommado
4 anos atrás

Tá na mesma merda que a esquerda…

Vovozao
Vovozao
4 anos atrás

17/03/2020 – terça-feira, btarde, mas uma vez, voces bloqueiam uma postagem minha, engraçado, todos somos obrigados a concordar com o que voces desejam, mais uma vez monstram o quanto sao autoritarios.

Luiz Alberto Mezzomo
Luiz Alberto Mezzomo
4 anos atrás

Mussolini era fascista, que é uma vertente do socialismo! Irmão siamês do comunismo.
Não me venha com a lorota de extrema direita comigo.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Luiz Alberto Mezzomo
4 anos atrás

Luiz,
Lá no museu do Holocausto em israel já tem essa “Lorota”
Vai lá desmascarar eles e dar umas aulas de história na Universidade hebraica de Jerusalém que patrocinou a construção do Museu junto com o governo de israel super ” comunista ” que ganha até mesada do Tio Sam.
Belezinha? Vai lá e manda o povo estudar, só não pago sua passagem porque judeu não faz nada de graça

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Emerson,
O que tem a ver o holocausto com a discussão se o nazismo é de direita ou esquerda? Santa paciência, Batman!!!
O que definia a crueldade nazista de Hitler eram as semelhanças com o comunismo de Stalin e não as diferenças.
Naquilo que não vale nada são ideologias assassinas semelhantes.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco,
Tem tudo a ver porque por tudo que o povo judeu com o nazismo passou deve-se levar em conta que nossos historiadores (nossos que digo, judeus ) possuem credibilidade e têm a leitura tanto histórica que nazismo é de extrema-direita, isso foi pacificado no governo de israel. Portanto tem tudo a ver

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Salvo engano um das justificativas de Hitler em perseguir os judeus , explicitado no “Mein Kampf” , era a suposta exploração econômica dos judeus em cima dos alemães.
Isso me lembra algo!!!
Deixa eu ver se me lembro… Qual é mesmo a ideologia que prega o extermínio das classes dominantes e opressoras?
https://www.mises.org.br/article/2794/cinco-coisas-que-marx-queria-abolir-alem-da-propriedade-privada

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. O antissemitismo já existia na Europa. A inquisição ibérica foi implacável com os judeus. Os pogrons na Rússia do Sec.XIX tinham o apoio da polícia secreta do Czar. O armistício que encerrou a Grande Guerra foi assinado antes de Berlin ser ocupada, o que gerou entre os militares de tradição prussiana a ideia da “facada pelas costas” como explicação (negacionista) para a derrota alemã. Apesar da presença de milhares de soldados judeus nas tropas alemãs, os partidos de direita da Alemanha diziam que o armistício foi decidido por uma elite política de viés esquerda composta por líderes judeus… Read more »

alexandre Ziviani
alexandre Ziviani
4 anos atrás

“Tudo no Estado, nada contra o Estado e nada fora do Estado”
Benito Mussolini

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  alexandre Ziviani
4 anos atrás

“Tudo no Estado, nada contra o Estado e nada fora do Estado”

Exceto a minha casa, minha fazenda, minha loja ou minha indústria.
O resto pode ficar para o Estado.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Se é de esquerda ou de direita.. tou pouco me f…..

Quero gente como esta longe do país

E o povo deu o seu recado em 2018.

Podem torcer para o pior…

Podem jogar praga..

O Brasil é maior que vocês.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Lixo de texto, comparar a Direita Brasileira, que quer mais liberdade, saúde e educação, com o Fascismo do Mussolini a pessoa tem que ser maluca, a Direita nunca teve como bandeira fechar jornais, controlar a internet, matar os rivais, coisa que no Brasil vi mais a esquerda apoiar e fazer, guerrilha do Araguaia taí pra provar, própria Dilma falou que era de grupo terrorista, quem apoia Cuba que pagava mixaria para os Médicos cubanos? Quem apoia Venezuela que tá sofrendo uma crise econômica sem fim? Quem apoia a Coreia do Norte? Quem apoia o Irã que mata gays e mulheres?… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
4 anos atrás

Coloquem dois carros andando lado a lado, um vira tudo a direita e o outro tudo a esquerda, o que irá ocorrer? Vão acabar chegando ao mesmo ponto, e o resultado não será nada bom. Extrema direita e extrema esquerda são duas m… desembocando sempre em ditaduras, em regimes totalitários.
Com todos os defeitos a melhor opção é a democracia, cujo maior defeito e permitir que esses grupos cheguem ao poder dentro das regras democráticas, via eleições, um exemplo apenas p/ cada lado: Hitler e Chaves/Maduro.

LucianoSR71
LucianoSR71
4 anos atrás

Caros editores, comentário retido.

tulio762
tulio762
4 anos atrás

É tão forçado que nem sei se comento….

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

O ser humano mais abjeto do século XX…

Camargoer
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
4 anos atrás

Olá Antonio, Eu tenho uma lista bem maior de nomes que indicaria como o mais abjeto do Sec.XX. Acho difícil ignorar Carlos Lacerda nessa turma.

Space Jockey
Space Jockey
4 anos atrás

Tem comentário meu retido. Qual a finalidade desse tipo de artigo num site sobre defesa ?

O bloqueado
O bloqueado
4 anos atrás

Mussolini influenciou fortemente Getúlio Vargas, cuja CLT tem muitos pontos em comum com a Carta Del Lavoro do Duce.
E Getúlio perseguiu comunistas como Prestes, Olga e Graciliano Ramos.
Mas Getúlio é o queridinho da esquerda brasileira.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado
4 anos atrás

Se vc estudar a História do Brasil, perceberá, claramente, as diferenças entre o primeiro e o segundo Governos de Getúlio.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antonio. Comentei em outro momento que Vargas seria ainda mais complexo que esses dois momentos. A biografia dele escrita em 3 volumes é bem legal. Acho que ao longo do Estado Novo há diferentes Vargas. Há o jovem castilhista, o ditador fascista, há o estadista nacionalista, há o velho cacique auto-exilado, há o populista eleito como senador e presidente. Talvez o apoio de Prestes á eleição de Vargas para presidente contra Eduardo Gomes dá a dimensão politica. Segundo Prestes, se fosse uma questão pessoal ele teria vontade de dar um tiro entre os olhos de Vargas, mas naquela eleição… Read more »

Bosco
Bosco
4 anos atrás

Esquerda: busca reduzir ou eliminar a desigualdade social, dando ênfase na igualdade em detrimento da liberdade. Direita: aceita como inevitável a existência de desigualdades sociais e dá ênfase na liberdade em detrimento da igualdade. – Posto isso é fato que no mundo real, habitado pelos homo sapiens, não tem como reduzir ou eliminar as desigualdades sociais de uma nação ou de todo o planeta na base do desapego, do amor entre os seres humanos, da abdicação livre e espontânea vontade dos homens de seus bens e privilégios em favor de terceiros. Resta claro que a única forma dessa “igualdade” ser… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

‘Esquerda: busca reduzir ou eliminar a desigualdade social, dando ênfase na igualdade em detrimento da liberdade. Direita: aceita como inevitável a existência de desigualdades sociais e dá ênfase na liberdade em detrimento da igualdade. ‘

Tudo muito bom. Tudo muito bonito.
Até chegar um simples vírus para jogar a ‘economia capitalista’ no chão para todos invocarem o ‘malvado Estado’ para socorrer o País.
Ontem, Trump, o farol do liberalismo mundial, anunciou que vai ajudar com dinheiro público a Boeing e a GE que podem falir rapidamente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio,
Reclama com o Defensor da Liberdade. Eu não sou anarquista. Ele é que é.
Quanto à Boeing, ela não corre o risco de quebrar por incompetência ou roubalheira mas por conta de um vírus espalhado desde lá do seu paraíso comunista.
A odienta Boeing capitalista dá mais lucro ao país, emprega mais , paga mais impostos, sustenta mais famílias com alta qualidade de vida do que os 20 mil sindicatos brasileiros juntos. Têm mais é que ser ajudada mesmo. Isso se chama “devolução”.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Vc só errou a conjugação do verbo.
‘A odienta Boeing, DAVA mais lucro.
Agora não dá mais.
Hoje, é um abacaxi tremendo que, muito provavelmente será estatizada para ver se sobra alguma coisa.

Hawk
Hawk
4 anos atrás

Tem uma escala de 1 a 10. 1 Para esquerda total que é o Controle do Estado sobre o povo com Ditadura e 10 que é a Anarquia total, que o capitalismo sem controle. Em qual posição da escala fica Mussolini?

Luis
Luis
Reply to  Hawk
4 anos atrás

impossível uma resposta objetiva e confiável, mas com base na https://www.heritage.org/index/ranking uma estimativa seria: 10=regime totalitário sem mercado-negro ou apoio externo (insustentável a curto prazo devido ao problema do cálculo econômico), 9=coréia do norte, 7,5=cuba/venezuela, aproximadamente 7=nazifascismo, 6=bolívia/zimbábue, 5=haiti/angola/brasil, 4=russia/grécia/china, 3=uruguai/colombia/polonia, 2=dinamarca/canadá/estados unidos, 1=singapura/nova zelãndia, 0=sociedade de leis privadas sem governo coercitivo (sutentável?). interessante notar q apenas a liberdade economica não gera sozinha o progresso, ela é apenas uma condição necessária para um potencial progresso, a riqueza e bem estar dependem também de uma cultura de ética de trabalho, busca de excelência e valorização da inovação e do empreendedorismo. por… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Hawk
4 anos atrás

por descuido inverti a escala q vc sugeriu, mas creio q ficou compreensível mesmo assim.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
4 anos atrás

Minha nossa, nunca li tanta BABOSEIRA na vida. Vamos dar uma lida no Manifesto fascista para sabermos se tem algo a ver com direita ou se tem viés claramente sindicalista, como veremos. O autor só esqueceu que não estamos mais nos anos 80 sem acesso à informação, nós vivemos em tempos Internéticos, onde a informação inclusive a VERDADEIRA também pode ser disseminada. “Manifesto dei Fasci italiani di combattimento, pubblicato su “Il Popolo d’Italia” del 6 giugno 1919. FASCI ITALIANI DI COMBATTIMENTO – Comitato Centrale MILANO – Via Paolo da Cannobbio, 37 – Telefono 7156 Italiani! Ecco il programma nazionale di… Read more »

Nico 88
4 anos atrás

Que babaquice! “Liberais” e “socialistas” marquem um encontro em alguma praça e se matem a vontade. Ninguém aguenta mais essa chatice ideológica. Estão estragando a trilogia que é um espaço super bacana pra discutirmos temas de defesa.

Bosco
Bosco
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

“Estão estragando a trilogia ”
Estão… quem? Foi os editores que postaram o tema. São os editores que claramente assumem um lado na guerra civilizatória/cultural/ideológica. São os editores que antes não admitiam que se saísse do tema proposto mas hoje aceitam com normalidade os comentários de cunho político/ideológico/partidário sem nexo com o assunto em pauta.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Notei que você também usa a mesma classificação em três níveis para o debate de ideias. O ideológico, o partidário e o político. Estão correlacionados mas são diferentes. Ás vezes a gente erra a mão para um lado ou para o outro, mas com alguma tolerância e bom humor acho que dá para manter o debate.

Camargoer
Reply to  Nico 88
4 anos atrás

Nico (Considero a versão dublada de “Nico Acima da Lei” superior à versão original). O “Forte” é por excelência o forum político da trilogia. Defesa é um tema que percola todo o espectro ideológico (sempre falamos dos exércitos dos EUA, da URSS, do III Reich, guerra fria… tudo isso tem um contexto político e ideológico). Defesa envolve debate técnico, científico, tecnológico, geopolítico, ideológico, econômico, sociológico… há uma floresta atrás das arvores. Qualquer comentário pode ser preciso ou aproximado, certo ou errado. A discordância é o que gera o debate. Isso é bom. A ofensa pessoal e o desrespeito é outra… Read more »

Binao
Binao
4 anos atrás

O socialismo não foi inventado por Marx.
O Facismo e depois o nazismo, entendiam o socialismo de forma completamente diferente do que o implementado na Rússia por exemplo…
Simples: o implantado na Itália e Alemanha tinha viés de direita e da Rússia, de esquerda.
Qualquer livro sério ensina isto.

Camargoer
Reply to  Binao
4 anos atrás

Caro Binao. Você tem razão sobre Marx. O que ele fez foi escrever um livro sobre o ”capitalusmo’ que apontava seus problemas e contradições no fim do Sec XIX mas também levantava uma hipótese do que seria o sistema econômico que o substituiria após seu colapso. Essa linha de pensamento ficou conhecido como marxismo. Também seria necessário lembrar que Marx era tanto um intelectual qusnto um mutante. Você também tem razão sobre o processo histórico diferente do socialismo soviético e o fascismo/nazismo.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Enquanto isso no mundo: Aumenta a probabilidade de uma segunda epidemia na China + 40 trilhões em débito interno + acusações contra os EUA de que o COVID-19 é um ataque biológico americano. Os EUA já tem 6000 positivos e 104 fatalidades. A caminho de Lei Marcial. E o Brasil pode estar indo na mesma direção nós próximos 15 dias. Milhares de brasileiros estão invisíveis ao radar pandêmico , porque ainda não foram tarados. O inimigo já não é mais nem o facismo, e nem nazismo; nem direita e nem esquerda. Dá um tempo no radicalismo e na polarização. No… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu

Não creio que chegaremos a tanto, mas se isso persistir por mais algum tempo, teremos mudanças grandes no modo como vivemos.
Restrições ao deslocamento, à reunião de pessoas e etc. podem mudar muito do que conhecemos como sociedade moderna.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Parece que você andou assistindo muito Blade Runner, vai entender….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
4 anos atrás

Creio que se vc for obrigado a trabalhar em casa, não puder mais frequentar shoppings, bares e restaurantes, viajar para outros países e etc. alguma coisa deve mudar em seu cotidiano por algum tempo.
Nada como um Blade Runner com sombras tenebrosas eternas..
Seu Ptolomeu. O Sr até é um bom aluno, mas não fique dando pitaco nas respostas dos outros.
Isso pode ser bom com os coleguinas do N.A., mas aqui é um pouco diferente.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Continuo achando que você devia começar a assistir o Chaves, é uma diversão bem leve e bem melhor que seus pitacos nas respostas…dos outros!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
4 anos atrás

Já assisti, mas achei menos engraçado que o Governo atual.
A foto de hoje com todos de máscara é imperdível.
Grave-a e mostre para seus amigos, ‘Fanjos’, Nicolas e etc.
Fará o maior sucesso por lá.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Caro, Tadeu, Após isso, o mundo deveria (ou deverá) se perguntar o que fazer com todos os seus armamentos? Na esteira da sua pertinente reflexão e dos meus argumentos na ‘Revolta dos Almirantes’, no PN, o complexo industrial militar mundial, parafraseando Dwight D. Eisenhower, mantém orçamentos trilionários dedicados aos gastos “com defesa”, em detrimento dos interesses imediatos e racionais de desenvolvimento e manutenção da vida do indivíduo e da sociedade, os quais representam o legítimo interesse público primário. O mundo, depois dessa nova pandemia, com suas consequências econômicas apocalípticas, se perguntaria (ou perguntará) o quanto seria melhor abolir ou, ao… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Bons pontos Tadeu, a discussão acima demonstra o ruim e velho viés de normalidade, a dificuldade mui humana para identificar rapidamente situações de extremo perigo e fazer a mudança de pensamento necessária para solucioná-la. Esse terraplanismo político de nazismo de esquerda e o consequente ping-pong ideológico por aqui mostram bem isso. Por hora os estados, estão mostrando serem duros na queda e segurando o tranco. Tanto que estamos vendo caras como Trump e Boris Johnson assumindo medidas que se sugeridas no ano passado provavelmente seriam taxadas de socialistas. Esses estados malvadões, mas sem eles não tem saúde pública. Como dizia… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato B.
4 anos atrás

Pois é. Renato.
Na hora do aperto, nada como recorrer ao velho e bom Estado.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Por conta desses gastos militares excessivos, a população americana, com fraca proteção social e de saúde pública, correrá sérios riscos, pois terá de trabalhar para poder pagar as contas e até se alimentar.
A solução dada pelo Governo americano é dar US$ 1.000 para cada cidadão para poder mantê-lo em casa..

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Eu ja estou assistindo os disparos de ICBMs aqui da minha janela, começou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Não sei se estão disparando ICBM, mas a NYSE deve fechar hoje com menos de 20.000 pontos, existe o risco dela não poder funcionar, o petróleo se aproxima de US$ 20 por barril e a Boeing e a GE estão em situação pré-falimentar.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Em tempo. Agora, já temos 2.000 pontos de queda na NYSE e o índice deve cair para a casa de 18.000 pontos.
Há menos de um mês estava chegando a 30.000.
Um espanto, realmente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

E você como é da turma do “quanto pior, melhor”, tá adorando. rssss
Toinho, você é a síntese do que representa ser “esquerdopata”.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Sente-se no sofá, pegue sua Coca e assista o que está acontecendo.
São mudanças enormes que estão por vir.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Não tenho dúvidas que esse vírus esquerdista plantado vai mudar muita coisa.

Camargoer
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Olá Bosco. Fico pensando se no posto de saúde vão pedir que você mostre a carteira de vacinação ou a carteira do partidão… Talvez mudar o nome de corona vírus para camarada vírus. Suspeito que o camarada vírus será considerado o maior assassino da história… Um genocida.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer

Maior assassino da História.
Principalmente de empresas e economias.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Peguei um maço de Hollywood e um Velho Barreiro… já passaram dois Trident-II aqui por cima de casa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Errata : Aonde se lê tarados, a palavra correta é testados.

O auto corretôr ortográfico errou.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

A melhor e mais fidedigna maneira de estudar o fascismo é lendo os discursos de Mussolini aos sindicatos da Itália como eu o fiz. O caráter revolucionário do Fascismo e sua politica econômica coletivista e anticapitalista é inegável. Obs.1: Ao contrario dos “especialistas” sustentados com dinheiro público e sem compromisso com a verdade, tenham a inteligência de observar a notável diferença entre fascismo e o Nacional socialismo( Não são a mesma coisa). Estudem as formas de nacionalismo existentes que são basicamente dois: Nacionalismo Cívico e o Nacionalismo Étnico. Estudem os regimes fascistas e suas respectivas politicas econômicas e façam a… Read more »

nflopes
nflopes
4 anos atrás

O PT é o partido que mais tem semelhança com a doutrina do fascismo: estado forte, controle da imprensa, sindicatos, educação e fortalecimento das empresas estatais. Lembrando ainda que a CLT foi copiada do fascismo.

Pka
Pka
4 anos atrás

Para entender melhor a extrema esquerda, extremo centro, extrema imprensa e extremo isentoes comecemos pela revolucao francesa, revolução russa, Ucrânia , China, regime nazista, Camboja, Cuba, Coreia do Norte. Para os extremistas (de esquerda, centro, isentoes, imprensa) que desqualificam a direita e a associam com fascismo a guilhotina, gulags, fome ucraniana, revolução cultural, Campos de concentração, kramer vermelho, fuzilamentos … tudo é diminuido, milhoes de vidas sao detalhes perto do “bem maior”, no máximo dizem “deturparam marx” Saibam os que formam maioria neste blog e na sociedade, aqueles que apoiam o texto e nos chama de facista não se importam… Read more »

RONALDO NAZI
RONALDO NAZI
4 anos atrás

Fantástica a matéria. Adorei. O que precisamos neste momento é de LUZ, e a matéria nos traz LUZ neste momento de ESCURIDÃO. Os que habitam as trevas da direita vão sempre reclamar da LUZ, pois ela pode ofuscá-los em um primeiro momento. E quando ofuscados atirarão contra a luz toda a espécie de obscuridades, mentiras e xingamentos… Galera, minha ficha caiu! Fomos todos enganados! Eu mesmo errei, fui palhaço, e não vou mais cair nessa dessa galera que só sabe xingar a esquerda e o PT. Ao contrário façam a autocrítica, e VEJAM A REALIDADE: desemprego avassalador, famílias inteiras embaixo… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  RONALDO NAZI
4 anos atrás

Ronaldo Nazi

No Brasil, a História se repete:

Apartamento do Juscelino na Vieira Souto = triplex no Guarujá;
República do Galeão = República de Curitiba;
Carlos Lacerda = Aécio, Bolsonaro, Moro e etc;
Mar de Lama de Vargas (o maior caso de corrupção da História) = Mensalão (maior caso de corrupção da História, de novo);
‘Tiro’ no pé de Lacerda = facada em Juiz de Fora.

O resultado todos sabemos que é a desgraça da Nação.

Space jockey
Space jockey
Reply to  RONALDO NAZI
4 anos atrás

Aqui no meu Estado estamos com a bandeira amarela, então se vc não desperdiçar muito vai ter luz a um preço mais em conta. Lembre-se de tomar banhos rápidos e apagar as lampadas que não estiverem em uso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Space jockey
4 anos atrás

É isso que dá estatizar a Eletrobras
Agora, o Governo determina preços altíssimos de energia para encher as burras dos investidores.
O povo que se ferra.

Victor Filipe
Victor Filipe
4 anos atrás

A cada dia que passa eu sinto cada vez mais falta de um Dom Pedro II… apesar de todos os seus defeitos ele estava anos luz a frente de qualquer outro estadista brasileiro. (para desespero das viúvas de vargas)

Camargoer
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Olá Victor. Concordo que Pedro II foi um grande estadista. Vida difícil também já que teve que assumir cedo a coroa. Por outro lado, acho que o país ainda sofre as consequências da Republica ter nascido de um golpe militar ao invés de uma revolução burguesa, tanto que os presidentes civis da república velha eram da aristocracia rural. A burguesia industrial chega ao poder com a revolução de 30. Vargas é tão complexo que precisa ser avaliado por períodos. Teve o conspirador conservador, o ditador fascista, o exilado, o senador eleito em dois estados na mesma eleição, o presidente eleito,… Read more »

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
4 anos atrás

Não fica bem censurar quem critica a ala esquerdista do Forças de Defesa, aí Galante. Ou é pra diminuir a surra que os comunas que defendem esse artigo idiota estão tomando nos comentários?

Luis
Luis
Reply to  Ricardo Barbosa
4 anos atrás

na verdade, da minha parte, estão permitindo a maioria dos meus últimos comentários muito críticos à esquerda. reconheço e agradeço a gentileza.

Bosco
Bosco
4 anos atrás

O que fizeram os regimes nazistas e comunistas cometerem assassinatos em massa foram as suas semelhanças e não as diferenças.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Bosco
4 anos atrás

Bosco, foi a mesma ideia que coloquei num comentário que só foi liberado hoje. Tanto o extremismo de direita quanto o de esquerda sempre acabam no mesmo lugar, em ditaduras, em regimes totalitários. A Historia comprova isso. Recebi vários negativos, não sei se foi porque não conseguiram interpretar, se confundem extrema direita ou extrema esquerda c/ direita e esquerda ( o que é bem diferente ) ou se são os extremistas de ambos os lados que me detonaram, rs.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
4 anos atrás

Fascismo e Nazismo só podem ser entendidos, avaliados e delimitados dentro do contexto pós-guerra, numa Europa falida, quebrada, polarizada, pulverizada em nacionalismos e extremismos. Pessoalmente vejo os dois como perversões ou “desvios de conduta” que descambaram no mais rasteiro populismo, sendo a estagnação econômica o maior catalisador da ascensão de Mussolini e Hitler ao poder. Mas ambos seguiram o mesmo roteiro: acolheram o trabalhador urbano e rural com o velho discurso da “libertação” ao mesmo tempo que cooptavam as elites industriais com polpudas participações e financiamentos, já que o “mercado” era cativo e exclusivo. Em troca, o governo garantia emprego… Read more »

Nicolas_RS
Nicolas_RS
4 anos atrás

Serio isso Forte? Postando matéria da Foice de SP?

Camargoer
Reply to  Nicolas_RS
4 anos atrás

Nicolas. O Estado de Sao Paulo.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Qual a diferença ??!

Camargoer
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Space. O Estadão e a FSP são tão diferentes quanto o Influenza e o Corona. São parecidos, causam efeitos similares, tem muita gente que confunde um com o outro. Contudo, são diferentes.

André Salgado
André Salgado
4 anos atrás

O Fascismo pode ser definido como: “Tendência para formas autoritárias ou ditatoriais” ou como “”Regime político e filosófico que, semelhante ao imposto por Benito Mussolini, na Itália em 1922, baseia-se no despotismo, na violência, na censura para suprimir a oposição, caracterizado por um governo antidemocrático e ditatorial”. Nesse sentido a grande questão não é se o Fascismo é de Direita ou de Esquerda, mas sim quem na atualidade, Esquerda ou Direita, apresenta práticas mais fascistas. Olhando a questão desse ponto de vista e verificando a realidade do mundo atual, não tenho como negar que os governos de Esquerda têm se… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
4 anos atrás

Senhores editores, mais uma vez tenho comentário retido.

R_cordeiro
R_cordeiro
4 anos atrás

Entendi trilogia….captei vossa mensagem! Porém o choro é LIVRE.

_RR_
_RR_
4 anos atrás

Antoniokings… Não há economia que sobreviva sem a circulação de mercadorias. Ponto. E pouco importa se é um sistema mais livre ou não. Mesmo que haja um Estado forte para dar suporte, ele sempre empaca diante do inevitável: a ausência da coleta de impostos… Não há coleta de impostos se não há produtos circulando ( pessoas consumindo ). E reservas SEMPRE são limitadas. Justamente por isso que pandemias são invariavelmente perigosas a QUALQUER economia. Podemos até argumentar que Estados poupadores ( coisa que não é nosso caso desde a proclamação da República ) possam dar um lastro a economia por… Read more »