(Simon Schwartzman – O Estado de S. Paulo, 13) Para entender os movimentos de extrema direita que ocorrem hoje, a leitura de M – O Filho do Século, de Antonio Scurati, recém-publicado pela Editora Intrínseca, que conta a história do surgimento do fascismo na Itália, é leitura obrigatória. É um romance documental, que faz lembrar o Romance de Perón, de Tomás Eloy Martinez, publicado em 1998 pela Companhia das Letras, que merece reedição.

O fascismo surge das cinzas ainda quentes da 1.ª Guerra Mundial, com seus 11 milhões de mortos. Vitoriosa, mas economicamente arrasada, a Itália se divide entre um governo liberal, que tenta reconstituir a economia, e um forte movimento socialista que ganha cada vez mais força no campo e nas cidades. Todos anseiam pela paz, mas Mussolini, que havia começado sua carreira como editor do jornal do Partido Socialista, Avanti!, e sido expulso do partido por defender a entrada na Itália na guerra, decide abraçar a morte, a violência e o nacionalismo como formas de ação política e busca do poder.

Seus principais parceiros, no início, são os remanescentes de uma tropa de elite desmobilizada, os Arditi, treinados para assassinar os inimigos, que depois da guerra se sentem frustrados e marginalizados. Scurati os descreve como passando o tempo embriagados, nos bordéis e envolvidos em atividades criminosas. São eles que Mussolini conquista pelo seu novo jornal, O Povo da Itália, cujo tema principal é o ataque aos que se opuseram à participação italiana na guerra, e os organiza com a criação, em 1919, do Fasci Italiani di Combattimento, os Grupos Italianos de Combate, simbolizados por uma caveira, que dão início ao movimento e ao Partido Fascista.

No início, Mussolini e suas milícias paramilitares são olhados com desprezo tanto pelos liberais, que controlam o governo nacional, como pelos socialistas, que cada vez mais controlam os governos locais e ganham espaço no Parlamento. A economia do país continua estagnada, a Itália não consegue participar da partilha do mundo colonial feita pelas potências europeias e os Estados Unidos, e o exemplo da revolução russa inspira entre os socialistas a ideia de que a hora da revolução italiana também está próxima. Mussolini, no início, ainda tentou manter um discurso a favor dos operários e camponeses; e compartilhava com os setores mais radicais do partido socialista a ideia de que o regime político liberal não servia para nada, os políticos eram, na melhor hipótese, incapazes e na pior, corruptos, e só uma revolução poderia resolver os problemas do país. Ambos acreditavam, com Marx e os anarquistas, que a violência era a parteira da história.

Com o país paralisado por greves e ocupações sucessivas de terras e fábricas, os fascistas decidem se colocar como defensores da ordem e, financiados por fazendeiros e empresários, partem para atacar com violência e desmantelar os movimentos e organizações de esquerda, ao mesmo tempo que, pelo jornal, Mussolini sobe o tom na defesa da violência e do nacionalismo como os únicos caminhos para fazer a Itália voltar aos tempos gloriosos do império de 2 mil anos atrás. Na primeira eleição de que participam, em 1919, os socialistas e o Partido do Povo Italiano, católico, conquistam a maioria, os fascistas ficam totalmente marginalizados. Nos dois anos seguintes, que ficaram conhecidos como o “biênio vermelho”, a crise econômica se aprofunda, as greves e ocupações de fábricas e fazendas se multiplicam, o desemprego continua e os fascistas intensificam sua violência, com assassinatos de líderes populares e destruição das sedes das organizações locais.

Na eleição de 1921 os fascistas se aliam aos liberais e ganham, deixando os vários partidos da esquerda na oposição. No governo, a crise econômica persiste e Mussolini continua incentivando o terrorismo, com as milícias agora organizadas em esquadrões dos camisas negras. Em 1922 organiza a “marcha sobre Roma”, em que as milícias avançam sobre a capital exigindo que Mussolini seja nomeado primeiro-ministro. O governo hesita, teria sido fácil desmantelar a milícia se o exército decidisse agir, mas todos temem a confrontação. Na chefia de governo, Mussolini trabalha para desmontar as instituições democráticas, criando dentro do governo uma polícia secreta copiada da Cheka de Stalin, para dar continuidade à violência, e em 1925 assume o poder como ditador.

Mussolini não estava sozinho em seu assalto à democracia, que incluía gestos teatrais, acordos por debaixo dos panos, o uso descarado da violência contra os opositores, o uso sistemático da mentira e a traição constante a antigos companheiros. Tinha a simpatia de empresários, como Gianni Agnelli, dono da Fiat, e intelectuais e artistas brilhantes e famosos, como o filósofo Benedetto Croce, o maestro Arturo Toscanini e sua amante, a aristocrática intelectual judia Margherita Sarfatti. Para eles, o Duce tinha seus defeitos, mas havia uma causa maior, a recuperação econômica e a renovação da Itália, que tudo justificavam. Deu no que deu.

Subscribe
Notify of
guest

325 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Nascimento
João Nascimento
3 anos atrás

Querer fazer um paralelo com o Brasil de hoje é, no mínimo, forçar a barra.

Camargoer
Camargoer
Reply to  João Nascimento
3 anos atrás

Olá João. Li o texto duas vezes (decidi comprar o livro para ler se ficar preso em casa ou na cadeia). O Autor diz que seria necessário entender a ascensão do fascismo após a primeira guerra mundial para entender os movimentos da extrema direita hoje. Ele não fala, mas acrescento que para entender a ascensão do fascismo também seria necessário entender a Grande Guerra. Fascismo e Grande Guerra são diferentes mas a compreensão de uma começa pela compreensão do outro. U

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

o fasciscmo e nazismo eram de esquerda!

WVJ
WVJ
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

No mundo terraplanista isso faz todo sentido.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  WVJ
3 anos atrás

No mundo da pesquisa séria livre da picaretagem ideológica que você faz parte, isso é incontestável. Apresento a obra de Anton Drexler, fundador do Partido Nazista, para qualquer brasileiro ou qualquer alemão e nenhum ate agora tem condições de refutar. Acorda Cinderela. São tempos de internet, em que existe acesso à obras e documentos que antes o povo não tinha acesso, por isso era presa fácil das mentiras que você contava pra eles sobre Nazismo. Quanto ao Fascismo, já apresentei aqui o programa do partido fascista, escrito ainda em 1919, é o teor é indiscutivelmente sindicalista. Não tem como você… Read more »

Sequim
Sequim

O socialismo pregado pelos nazistas é de origem nacional. Socialismo, para os nazistas, é basicamente defender a ideia de que o Estado (o social) é mais importante que o indivíduo. O grande empresariado alemão ( a grande burguesia) , além da classe média, abraçou e se beneficiou do nazismo. É só assistir “A Lista de Schindler” e ver que o nazismo era pró- capitalismo. E devemos lembrar que , quando os nazistas incendiaram o parlamento alemão, culparam os comunistas, vistos como ameaça. Segue abaixo link com entrevista dada por Hitler ao The Guardian em 1923, na qual ele explica todos… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

Horatio Nelson
Procure um médico imediatamente.
Vc esta apresentando sintomas gravissimos de uma doença chamada “demmencias olavensis”.

Glasquis7
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

Sim, por isso Hitler invadiu a Russia querendo derrotar e acabar com os comunistas.
Por isso também, o Exercito vermelho (comunista) invadiu Berlin e acabou com o centro de poder dos Nazistas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Olá Glasquis. Hitler manifestou seu desejo de invadir a URSS para ocupar as terras férteis da Ucrânia e tomar os campos de petróleo, substituindo a população local por famílias arianas com uma força de trabalho escrava a sua disposição. Ele também declarou várias vezes seu ódio ao bolchevique (ao ponto de dar ordem aos grupos de extermínio da SS liquidar toda liderança bolchequive que fosse identificada durante o avanço do exército alemão). O antissemitismo era (e talvez ainda seja) algo forte em toda a Europa (inclusive nos Balcãs, França e em toda a Russia czarista). Pogrons eram comuns nos séculos… Read more »

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

Sim, totalmente, embora não de vertente marxista. Aliás, esquerdistas querem que todos pensem que socialismo só existe o marxista. É com isso que enganam os menos informados.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

Não, não eram não, não fala m.e.r.d.a…

Alessandro
Alessandro
Reply to  João Nascimento
3 anos atrás

João Nascimento, mas a intenção deles sempre foi essa “acuse-os daquilo que fazemos, e xingue-os daquilo que somos” Comissão da verdade e CPMI das fakes news são exemplos do autoritarismo disfarçado de justiça que já acontecem no Brasil para PERSEGUIR qualquer um que não se alinhe a ideologia dessa gente, só que do lado da esquerda junto com o centrão fisiológico. O Brasil já vem sendo um laboratório do Gramscismo há muito tempo, eles já praticam o fascismo a luz do dia no Brasil usando parte de algumas instituições como o Legislativo e o judiciário, e com a colaboração de… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

E agora o fascismo tupiniquim só mudou de lado.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  João Nascimento
3 anos atrás

“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.” –
Winston Churchill
Nunca antes na História da Humanidade uma frase se tornou tão verdadeira e real.

Cidadão
Cidadão
3 anos atrás

Facismo, como o próprio mussolini, era socialista e esquerdista, revolucionários, estatal e intervencionista, tem nada a ver com a direita ou extrema-direita.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Cidadão

Volta para a escola.
Ih!
Talvez não seja uma boa ideia.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá Antônio. Acho importante esperar passar a crise do vírus antes de voltar para a escola.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Verdade.
Esqueci!
É que no caso dele eu não sei o que aprendeu por lá.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargo

Oh o ‘Hitler comunista’ pipocando aí novamente, agora invertido como Hitler de direita’.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Space jockey
3 anos atrás

Colega, Hitler NUNCA foi comunista. Ele dizia abertamente que o ” bolchevismo” era ilegítimo e que os comunistas não tinham o direito de se chamar socialistas. Dizia que socialismo verdadeiro era uma criação ariana. Por outro lado, Hitler jamais foi de direita. O que esquerdistas picaretas como só eles fazem, é ENGANAR pessoas pouco instruídas com uma já conhecida falácia da falsa dicotomia,com o seguinte silogismo. Premissa 1:a direita é anticomunista; Premissa 2: Hitler perseguiu comunistas. Conclusão: Logo, Hitler foi de direita. NADA MAIS FALSO. O socialismo é uma ideologia política dividida em varias correntes, o marxismo é apenas uma… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Space jockey
3 anos atrás

Olá Space. O comentário ficou meio truncado. Fiquei um pouco confuso com o comentário.

Space Jockey
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Estavamos discutindo o “Hitler comunista” semana passada, agora apareceu o “Hitler de direita” o outro lado da moeda, com suas discussoes rasas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Space Jockey
3 anos atrás

Olá Space. Entendi. Acho necessário continuarmos debatendo e ampliando a compreensão sobre o que foi o nazismo ao menos para que nunca mais ocorra algo parecido. A ascensão de um ditador racista e genocida com apoio fanático de uma parte da população e passividade da outra parte ainda é algo que intriga. Creio que o problema seria que ao distorcer os fatos para caber em uma dada visão ideologizada, isso pode prejudicar de tal maneira a compreensão do que aconteceu que tornará impossível qualquer lição útil do passado. Uma comparação seria trocar a tabela periódica pela descrição de Aristóteles dos… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O velho exemplo de uma pessoa que não tem como rebater um argumento e ofende o outro… Isso era coisa de fascista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Não da mesmo… na pátria educadora… é melhor fugir

Marco A
Marco A
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

LOL

Adson
Adson
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Depende Antonio, se não for uma “madraça” da esquerda onde através do sócio-construtivismo se doutrina no esquerdismo, onde esquece que uma das inspiração do fascismo é Marx, onde se utilizava exatamente de políticas de campeões nacionais, que um pilares de seus pilares é tudo pelo estado nada fora do estado, aí sim deve-se ir para a escola. O fascismo tem sim elementos da direita mas tem muito mais elementos da esquerda, alguns, por isso, até defendem que o fascismo não é de direita nem de esquerda, e sim uma terceira via, eu, particularmente, tendo a vê-lo como esquerda por ter… Read more »

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Isso NÃO É argumento. Refute a afirmação dele com argumentos válidos. Esse seu clichê esquerdista de quem não tem argumentos não tem validade nenhuma.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

“Na eleição de 1921 os fascistas se aliam aos liberais e ganham, deixando os vários partidos da ESQUERDA na oposição.”

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

“Na chefia de governo, Mussolini trabalha para desmontar as instituições democráticas, criando dentro do governo uma polícia secreta copiada da Cheka de Stalin, para dar continuidade à violência, e em 1925 assume o poder como ditador.”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wellington Rossi Kramer
3 anos atrás

Criou uma polícia secreta como a Gestapo de Hitler, a PIDE de Salazar, a DINA de Pinochet, a Polícia Armada de Franco e por aí vai.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá Antônio. A Rússia czarista também tinha uma polícia secreta que água sob os poderes absolutistas do Czar. Para os curiosos, Fouche foi o chefe da polícia secreta do governo ansutista da França, depois serviu aos revolucionariis e depôs serviu a Napoleão. Uma polícia secreta não pode ser secreta precisa ser conhecida. Um chefe de polícia secreta serve ao poder, nunca ao regime ou a alguma pessoa. Todo regime política caiu pra que foi traído por sua pica secreta ou porque não possuía uma.

MARCELO
MARCELO
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esqueceu da Cubana, Kings. Pra onde foram bilhões de reais suados do povo brasileiro, para financiar os amigos da Cumpanherada que você tanto defende !!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MARCELO
3 anos atrás

Marcelo

Todos, em algum momento da História, tiveram suas recaídas autoritárias, com a Polícia atrás de seus cidadãos.
Lembre do ‘marcatismo’ ou mesmo atualmente, nos EUA, onde o sujeito é preso por divulgar os crimes cometidos pelo Estado americano.

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pessoal se esquece do DOI-CODI.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Manuel Souza
3 anos atrás

Manuel Souza
Exatamente.
Citou bem o DOI-CODI
Mas para alguns na Trilogia aqui no Brasil nunca houve ditadura. Alias uma ditadura brasileira q perseguiu ate mesmo outros militares dentro da propria cadeia de comando.

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

MGNVS Minha família e de vários amigos moraram a vida inteira no interior do Brasil, e todos vivenciaram o regime militar brasileiro, e nenhum deles JAMAIS reclamaram do regime, o único caso que lembro de memória que aconteceu aqui que me contaram, foi com um amigo do meu tio, que ficou bêbado e resolveu confrontar um milico a paisana, ae ficou uma semana preso e tomou umas bordoadas, mas VOLTOU PARA CASA inteiro com um olho roxo e uns hematomas no corpo, segundo o meu tio, a partir daquela dia esse amigo dele nunca mais bebeu rsrs… Brasileiro não tem… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Alessandro Eu venho de familia militar sobretudo Marinha. Entao nao venha me dizer que eu nao sei do que estou falando pq quem nao sabe é vc. Ditadura é ditadura nao importa se é de direita ou esquerda. Para alguns aqui na Trilogia, igual é o seu caso, sao usados dois pesos e duas medidas, “os comunistas maus da URSS que ainda querem dominar o mundo” e “os santos salvadores da Patria” do nosso “Regime Militar” pq aqui na cabecinha fechada de vcs nao houve ditadura, isso foi invençao da midia. Ahhhh… meu caro Alessandro… para que ja deu…. baita… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Manuel Souza
3 anos atrás

Prezado
Está confundindo um tipo de organização de Inteligência e Contra-terror com a situação política da época.
Houve erros? Sim
Mas o modelo de Contra – terror dos Destacamentos de Operações e Informação é exemplo no mundo todo.
Hoje, agora, o primeiro mundo, suas Org CT, suas FEsp, utilizam muuuuuuito dos DOI.
Sds

Glasquis7
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Por gentileza, “é exemplo no mundo todo” a qual mundo o senhor se refere?
Os sistemas de inteligência das Ditaduras Militares de Direita na América Latina, foram coordenados pela Operação CONDOR que tinha sua base de comando na Ditadura Chilena.

Camargoer
Camargoer
Reply to  MARCELO
3 anos atrás

Olá Marcelo. Como comentei e ficou um texto estranho editado pelo meu maxwellsmartphone (não confundir com sapatophone) a polícia secreta serve ao poder. O risco do ditadorzinho psicopata é quando ele perde o poder, porque a estrutura policial de repressão vai junto. Quando as tropas alemãs invadiram a URSS, a SS organizou alguns grupos de extermínio que convocava os policiais locais para serem os assassinos. Esses mesmos SS foram convocados pelos governos de ocupação fazerem parte na “politizei” nas duas Alemanhas

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Xings, faltou vc mencionar: 1- Direcção de Informação e Segurança de Angola (DISA) 2- KDS – polícia de segurança do Estado na Bulgária socialista (1947-1989) 3- Státní bezpečnost/Štátna bezpečnosť (StB/ŠtB – Segurança do Estado da Tchecoslováquia) 4- Für Staatssicherheit do Ministerium (MfS ou Stasi) (ministério para a Segurança do Estado da Alemanha Oriental). 5- Uprava Državne Bezbednosti (UDBA) – Iugoslávia 6- Serviço nacional da segurança popular (SNASP – Moçambique) 7- Del Estado de Dirección Geral de Seguridad (DGSE) (Direção Geral da Segurança do Estado – Nicaragua) 8- Służba Bezpieczeństwa (SB – Polônia) 9- Statului de Departamentul Securităţii (Securitate) (departamento de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
3 anos atrás

Marcos A

Sim. Não adianta você ir no Google pesquisar os nomes das polícias Mundo afora que por esse viés não chegará a lugar algum.

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Xings não fica “bravo” não!! Só estava querendo te ajudar acrescentando algo mais a seus comentários. rssss.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
3 anos atrás

Mas, acrescenta aí, CIA, Mossad e organizações terroristas que agiam em nome de um futuro Estado, como Palmach e Haganah.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Exatamente igual a Stasi da Alemanha Oriental, à NKVD- KGB e hoje FSB soviética, à Sebin de Maduro que já matou e sequestrou mais de 10 mil pessoas, à Securitate da Roménia.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Wellington Rossi Kramer
3 anos atrás

No mundo todo sempre houve algum tipo de polícia secreta seja de ideologias de esquerda ou direita que agem de forma suja e contra a população civil com o objetivo de atender os objetivos de quem está no poder (CIA e KGB por exemplo), isso desde a antiguidade. Isso não serve de justificativa pra forçar colocar o fascismo/nazismo no quadro da esquerda. Até pq Hitler e Mussolini foram a guerra contra o comunismo.

Lucas
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Exato. Nem leu o texto todo. Se leu não prestou atenção.
Eu cansei disso já.

Pedro
Pedro
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Então, se pelos seus argumentos basta ser oposição a um partido de esquerda para virar, automaticamente de direita, o PCO e PSTU que eram contrarios ao PT, aqui seriam de extrema direita?? Serio isso??

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Falácia non sequitur. A ESQUERDA vai se utilizar de todo e qualquer meio para chegar ao poder. Vai se utilizar de esquerdistas, de liberais, do que for possível. Em termos práticos, a esquerda não é dogmática porque ela é dialética.
Lula no Brasil é uma prova disso.
Lenin e Hitler foram inclusive financiados por banqueiros ocidentais como provam os livros do professor Antony Sutton, inclusive com provas documentais.
Seu argumento não prova absolutamente NADA.

Sequim
Sequim

O único recurso que a esquerda usará para chegar ao poder serão eleições livre e democráticas, meu caro. As gigantes trapalhadas do atual (des) governo ajudarão muito nisso. O povo tem memória. Lembra da época que tinha direitos, emprego, renda e orgulho. Não tem entrevista de máscara que desfaça a imagem que se tem do energúmeno que atualmente ocupa a presidência.

Luis
Luis
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

patética essa discussão de fascismo, gente normal entende uma coisa, esqueropatas entendem outra porque as palavras q eles usam são códigos q se referem a outras coisas e não tem a acepção corrente. qdo esquerdistas falam q fascistas são de direita eles querem dizer q anticomunistas são de direita, só isso, para eles a associação das palavras fascista e anticomunista é imediata, para pessoas normais, fascismo se refere ao movimento político, qdo se estuda o q foi o fascismo se percebe claramente q foi de esquerda bem como o nazismo, apenas não de esquerda comunista, mas esquerda nacionalista em uma… Read more »

PauloR
PauloR
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

E a terra é plana

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  PauloR
3 anos atrás

A sua…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Olá Cidadão. Marx sugere que a luta de classes ocorre pela posse dos meios de produção. Simplificando, a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda que sejam públicos. Na demoicracia, essa disputa ocorre respeitando o Estado de Direito, os direitos humanos e a soberania popular. A extrema direita e a extrema direita buscam os mesmos objetivos de posse dos meios de produção por meios nao-democratico. O fascismo seria um regime totalitários a partir do direito natural de um grupo étnico ou cultural sobre o outro. Portanto, o fascismo seria incompatível com a democracia. O fascismo também… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Muito bom comentário amigo Camargoer, apenas uma diferença na minha visão: “a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda, que sejam do ‘partido’, dos burocratas e algumas vezes, dos corporativistas”.

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Muito bom comentário amigo Camargoer. Apenas uma correção na minha visão: “a direita defende que esses meios sejam privados e hereditários. A esquerda que sejam do partido, dos burocratas e algumas vezes, dos corporativistas”. é o que se verifica na pratica.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Samuka
3 anos atrás

Olá Samuka. Obrigado pelo comentário. Talvez seja importante separar as instituições que integram um regime político das ideias que estruturam esse regime. Regimes corruptos nunca escolhem ideologia mas oportunidades de enriquecimento pessoal. Na URSS, os meios de produção eram do Estado soviético mas após o colapso do regime, as máfias e os burocratas oportunistas tomaram esses meios como suas propriedades privadas. Também é curioso que os meios de produção privados da burguesia oligárquica da Rússia e do Estado absolutista czarista também foram expropriados pelo Estado Soviético após a revolução. Acho que a a estatal de petróleo de Angola foi presidida… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Obrigado pela resposta amigo. Entendo seu argumento e concordo em partes. Contudo, acho temeroso a concentração de poder politico, financeiro etc decorrente desse tipo de arranjo politico, social e econômico. “Meios de produção sob controle do estado, tal qual na era soviética”. O problema é que o estado são pessoas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Samuka
3 anos atrás

Olá Samuka. Tenho a impressão que o melhor arranjo institucional seja a Democracia funcionando em um Estado de Bem-Estar social. O capitalismo com estado mínimo eleva a desigualdade social e é incapaz de oferecer serviços de bem-estar para a população pobre. Um Estado centralizado e forte se torna um fim em si mesmo que irá reprimir qualquer contestação. A democracia moderna estaria baseada na defesa dos direitos humanos, no respeito ao Estado de Direito e à soberania popular. É um desafio enorme defender isso.

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

hipoteticamente supondo q vc seja bem-intencionado, vc está enormemente enganado quando fala q q estado mínimo não é um sistema q oferece bem estar para os pobres, diametralmente enganado para ser mais claro, bastando para isso ver a renda e o padrão de consumo da faixa mais pobre de países com mais liberdade econômica em comparação com outros gradativamente com menor liberdade econômica. quanto a desigualdade, todos somos únicos, igualdade não existe igualdade na natureza, não existe duas pedras, ou duas nuvens ou duas pessoas iguais, algumas são mais talentosas do q outras, algumas são mais trabalhadoras do q outras,… Read more »

Samuka
Samuka
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Prezados editores, comentario retido.

_RR_
_RR_
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

A direita política caminha para o direito de todas as pessoas reterem a posse qualquer coisa que possa ser considerada uma propriedade, e não somente daquilo que poderíamos classificar como meios de produção. Socialistas, como um todo, tendem para a guarda ( ou o firme controle ) de todas as propriedades sob o Estado, com a distribuição igualitária desses meios, sendo que o Estado apenas concede o “porte” da propriedade. O capitalismo não é uma ideologia política ( e menos ainda pode ser parte a uma )… Ele tão e somente define um sistema econômico baseado na compra e venda… Read more »

Glasquis7
Reply to  _RR_
3 anos atrás

Tanto é verdade que a Chine está aí como exemplo, tão comunista quanto capitalista.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Na boa, difícil acreditar que essa discussão tenha lugar em 2020…

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

CAPITALISMO é livre mercado. quanto menores os impostos e menos regulamentações na livre troca de mercadorias e serviços, mais capitalista determinado sistema é, os melhores representantes deste sistema na segunda guerra foram o reino unido e os estados unidos. no fascismo e no nazismo houve livre-mercado alguma vez? não, o estado intervinha na produção, dizia quem iria fazer, quem caia em desgraça com os políticos e iria deixar de fazer, o quanto iria fazer, por quanto iria vender, decretava congelamento de preços e controlava a política salarial, isso é SOCIALISMO, isso é ESQUERDISMO, a clt é fortemente inspirada na política… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

A diva/mentora do atual governo era comunista praticante ( olavetes) porem náo vejo comparação com atual governo pois economicante esta pior ate que governo Temer. Olha que votei nele segundo turno, vou entrar coro Janaina Pascoal.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Salim
3 anos atrás

Olá Salim. Vou insistir no ponto que é irrelevante em quem você ou qualquer um votou em 2018 para colocar seu comentário a favor ou contra o governo. Aliás o voto secreto impede de saber em quem cada um votou ou se preferiu brando ou nulo etc.

Caio
Caio
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Começou com a esquerda , não teve apoio se aliou a direita( protegendo a propriedade privada com força) e conseguiu o poder, com o apoio dos liberais e elite econômica.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

melhor comentario cidadão parabéns.

Estupefado com a "cidadania" brasileira
Estupefado com a "cidadania" brasileira
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

É sério isso senhor “Cidadão”? Está de zoação só pode…Pega um bom dicionário de Ciência Política ou algo bem introdutório mesmo de caráter acadêmico e leia cara.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado

‘estupefaTo’…

Vivaldo José Breternitz
Vivaldo José Breternitz
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Facismo deve ser alguma coisa ligada à face, certo?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Vivaldo José Breternitz
3 anos atrás

Olá Vivaldo. Exato. Nesse caso, o Facismo é tanto de direita quanto de esquerda, já que o piercing no nariz é coisa de centro.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Vivaldo José Breternitz
3 anos atrás

Olá Vivaldo. Você tem razão. Inclusive, piercing no nariz e umbigo são de centro.

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Vivaldo José Breternitz
3 anos atrás

Sim, e nazismo tem haver com nariz. rsrsrrss

Camargoer
Camargoer
Reply to  ANGELO CHAVES
3 anos atrás

Caro Angelo. Nazismo está para fascismo assim como nariz está para facismo.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Tua sirte é que falar besteira não dá cadeia…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
3 anos atrás

sOrte, desculpe…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
3 anos atrás

Ah, sim, é ‘faScismo’, tá?

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Cidadão, Fascismo e Socialismo, são filhos do mesmo pai que é o autoritarismo e intervencionismo. No Socialismo esse autoritarismo quer o controle dos meios de produção pelo estado e no fascismo a intervenção pesada em cima do setor privado. Eu sei que corro o risco de ser negativado, mas Fascismo e Socialismo não são exatamente a mesma coisa e sim extremos do estado autoritário. No século XX muitas ditaduras se esquerda, Socialistas, como de direita e anti-socialista. Sei que muitos aqui admiram o Estado de Israel, e toda luta dos judeus para sobreviverem aos ataques árabes, mas não pensem que… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Eu não costumo mais postar no Forte, porque aqui as pessoas se perdem em debates marginais e elas não tem o preparo teórico para isso. Mas se acha mesmo que Hitler era socialista, esquerdola, etc., sugiro que leia uma entrevista que ele deu à revista Time em 1938, em que ele define certinho a diferença entre Nazismo e Socialismo (Marxismo, etc.). É bem interessante e torna-se bem óbvio que ele não é de esquerda. Todos os extremos são bem próximos de si. Pessoalmente, nazismo e fascismo eu prefiro classificar nem como direita, nem como esquerda. São um amálgama autoritário que… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

É muito boa, Alexandre. Talvez seja uma boa para jogar uma luz nas idéias de muitos por aqui.

Luis
Luis
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

na verdade não define diferença alguma entre nazismo e socialismo, ele defende claramente q nazismo é socialismo. em uma vista rápida desta “entrevista” assumidamente editada e repleta de observações pessoais do suposto entrevistador inseridas na “entrevista” registra-se q “os fascistas da Alemanha, continuou olhando fixamente para mim “é nossa maior ameaça.” ou seja, para hitler os fascistas são a maior ameaça, segundo o entendimento do entrevistador. mas além disso:”“Socialismo”, ele retrucou, abaixando sua xícara de chá, combativamente “é a ciência de lidar com o bem comum.” e que:”“O socialismo é uma antiga instituição ariana, germânica. Nossos ancestrais alemães mantinham certas… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

Olá Leandro. Essa entrevista é interessante tanto pelo conteúdo quando pelo contexto, afinal Hitler havia sido escolhido o homem do ano em 38 e também foi capa da revista.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Sim. Muitas pessoas confundem alguma pessoa escolhida como personalidade do ano na Time como sendo alguém grandioso com boa conotação, quando na verdade é alguém que fez muito impacto ao redor do Mundo. Pelo menos na visão da Time, claro 😉

Glasquis7
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

O Brasil é o único lugar do mundo onde eu escutei dizer que o Fascismo é de Esquerda.
Vai ver que Hitler era comunista e ninguém sabia… Nem ele pois perdeu seu poderio militar tentando invadir a Rússia pra acabar com os bolcheviques.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

E é sempre bom lembrar do triste fim desses dois crápulas de extrema-direita: Hitler e Mussolini.

Azor
Azor
Reply to  Cidadão
3 anos atrás

Fascismo era de esquerda e depois se aliou aos nazistas de esquerda para atacar Stalin que representava a direita !! inacreditável que tem gente que pense assim…..

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Lá vamos nós de novo…..uma grande quantidade de “spicialistas” motivados por ódio e incompreensão à esquerda dizer q Nazismo e Fascismo são ideologias que não pertencem aos espectro ideológicos da direita…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Luciano

Eles têm plena convicção de que o nazismo era (ou é) de esquerda.
Sabem disso, porque assistiram um vídeo de um cara que falou isso.
Assistiram um vídeo também dizendo que a Terra era plana, a música dos Beatles era satânica e que o coronavirus é só uma espécie de gripezinha.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Eu vi um tb que o Lulla é inocente eo Impeachment foi golpe…estes sim são lorotas documentadas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

E cada dia que passa, cada vez mais gente tem essa convicção.
Fique esperto e acompanhe os fatos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Onde ? Nem na sua casa todos acreditam nisto.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Rodrigo, O que tem a ver uma coisa com outra? Não é porque alguém tem uma leitura de que nazismo é de extrema-direita que essa pessoa vai achar a retirada daquela insana da Dilma de golpe, ou achar o Lula inocente. Eu por exemplo que não sou de esquerda e sim um liberal clássico, membro do instituto Mises odeio o PT, PCdoB e PSOl; ao mesmo tempo como os judeus historiadores (não sou historiador e sim economista) tem ponto pacifico que nazismo e fascismo são de extrema direita e o socialismo de extrema-esquerda; segundo a teoria da ferradura esses extremos… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Emerson Gabriel
Nem perca tempo com esse tal Rodrigo Martins Ferreira.
Ele so posta comentarios inuteis com a intencao de causar discordia aqui no site. Esse cidadao sequer tem inteligencia pra entender a pergunta q vc fez para ele.
Esse Rodrigo critica os “esquerdistas” aqui no blog mas ele mesmo é um “militante” de direita que so posta baboseiras ideologicas

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Eu sou mesmo…

Não dou paz a <-

Norton
Norton
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Conhece a politica dos “Campeões nacionais”?! Esta “Politica” foi adotada por Mussolini e por Hitler na Itália e Alemanha. Ou seja, eles perceberam que a economia planificada dos comunistas era um tiro no pé e permitiam a alguns, terem a posse dos meios de produção, porém, controlados a ferro e a fogo pelo governo(vide China nos dias atuais). Dessa forma chegavam a um “certo” equilíbrio econômico, por assim dizer. E porquê eles, os socialista/comunistas, de hoje, tendem a dizer que Fascismo/Nazismo eram de direita: Na URSS eles achavam que pelo fato do Fascismo/Nazismo permitirem a existência dos tais campeões nacionais,… Read more »

Space Jockey
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se vc navegar sempre em direção ao leste cai num precipício. Fizeram filmagens a bordo do Concorde e demonstraram que a Terra não é curva.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Space Jockey
3 anos atrás

Olá Space. Há uma enorme ironia nessa questão terraplanista. Topologicamente, um UNIVERSO fechado deveria ser curvo como a superfície de uma bola. Se uma formiguinha andar sempre em frente ela voltará ao ponto de partida. Um UNIVERSO aberto precisa ser plano. Nesse caso, qualquer um que seguir sempre em frente ficará cada vez mais distante do ponto de origem. Todos os dados sugerem que o UNIVERSO é plano e que está em expansão acelerada. Portanto, seria impossível chegar á sua extremidade mesmo que fosse finto.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Olá Amigo Luciano. Lembrei do desenho do PicaPau, no qual a bruxa quebra o cabo da vassoura. “E lá vamos nós”… e a vassoura sai voando…

João Moro
João Moro
Reply to  Luciano
3 anos atrás

o “Lá vamos nós de novo…” acontece porque tem gente que insiste na mesma tecla ideológica de que nazismo e fascismo eram extrema direita, só para tentar colocar pexa de monstros quem pensa diferente da esquerda atualmente. Se estudassem direito o assunto, sem as amarras ideológicas, veriam que estes movimentos nem eram de direita nem esquerda, mas uma via alternativa ao comunismo e ao liberalismo.

Glasquis7
Reply to  João Moro
3 anos atrás

O Nazismo e Fascismo são as tergiversações do nacional fanatismo em plenitude. A raza superior ariana e que morram os judeus.

Assim foi feita a lavagem cerebral que encontrou força nas juventudes alemãs. Algo similar aconteceu no Camboja com o khmer vermelho e por aí vai.

O fascismo não é exclusividade da extrema Direita, é exclusividade dos extremos, isso sim.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Luciano, Direita não, e sim extrema direita, são coisas muito diferentes Sobre os “especialistas de teclado” eu os convidei para visitar o museu do Holocausto para se certificaram que na visão judaica, do Estado de ISRAEL, nazismo e fascismo são de extrema-direita. Acho que coloquei os admiradores de Israel em uma sinuca porque para contrariar a posição judaica sobre o conceito de nazismo terão que nos chamar de burros ou mandar o governo de Israel “voltar para escola” e ” mandar estudar história. O 1º Ministro Benjamim Netanyahu tem um canal oficial no Youtube, o pessoal pode ir lá chamar… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Não podemos esquecer que o sionismo atual também é de extrema direita e defende o apartheid social tal qual o nazismo.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Qualquer semelhança com um certo País abaixo da Linha do Equador é mera coincidência.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se fosse verdade vc não estaria escrevendo essa besteira, pois não teria LIBERDADE para isso.

Vcs não acreditam nisso e sabe pq Kings? Pq todos os seus colegas de ideologia já teriam FUGIDO daqui há muito tempo, aliás eu tbm já teria feito isso.

Mas vcs precisam ficar repetindo isso sem parar, para dar uma satisfação aos seus PATRÕES, esses sim pessoas autoritárias que tem grandes planos de projeção de poder para instalar esse tipo de regime no Brasil, LENTAMENTE através da OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Alessandro

Não disse que já estejamos nessa fase, mas é certo que tem gente desejando isso.
Basta vc ver os dizeres das manifestações de domingo.
O que foi aquilo?
Vc tem noção do que as pessoas que estavam lá diziam?
Fechar o Congresso e o STF seria o quê?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Hahahaha.. vou rir aqui, vc quer comparar uma “meia dúzia” de reacionários (ou será revolucionários?) que NÃO TEM PODER algum, com oq vem fazendo uma PARTE CRIMINOSA que se instalou no poder judiciário e no legislativo kings?

Sou eu que te pergunto, vc tem noção do que essas pessoas lá dentro do poderes legislativo e judiciário vem sistematicamente BURLANDO e DESCUMPRINDO a constituição com PROVAS MATERIAIS estão fazendo com o Brasil??

Acho que tu sabe, sabe tanto que até apoia alguns deles, mas fica nesse teatrinho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Isso é verdade.
Hoje são poucos e a cada dia que passa, são menos.
Logo, serão carta fora do baralho.

Pedro
Pedro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Argentina? Muito mesmo, vc tem razão.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

sim a Venezuela

Juscelino S. Noronha.
Juscelino S. Noronha.
3 anos atrás

Fonte da matéria: Foice de S. Paulo. Kkkkk me faz rir, jornaleco sem credibilidade. Esquerdista é tudo assim: “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”.

C César
C César
Reply to  Juscelino S. Noronha.
3 anos atrás

Pois é. E porque não dão outra dica de livro também? ¨Liberal Fascism: The Secret History of the American Left, From Mussolini to the Politics of Change¨
Já sei, os canhotos não vão gostar e vão colocar defeitinhos.

Camargoer
Camargoer
Reply to  C César
3 anos atrás

Olá Cesar. Recomendo “Como ser um conservador” (Scruton), “Como as democracias morrem”, “Introdução ao fascismo” (Konder). Esse foi uma recomendação aqui na trilogia. “E isso um homem” (Primo Levi). “Fascismo, um alerta” (Albright), “Como funciona o fascismo” (Stanley).

C César
C César
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Não, obrigado. Já estou vacinado.

Camargoer
Camargoer
Reply to  C César
3 anos atrás

Caro Cesar. Scruton era um intelectual conservador (infelizmente faceleu no início de 2020) e Albright foi Secretária de Estado de Estado do governo dos EUA. Talvez Konder e Levi possam ser considerados de esquerda (eu acho que Levi é mais humanista que esquerdista) mas Stanley é professor do MIT e Yale. Considero esses autores mais parecidos com vacinas do que agentes infecciosos. Aliás, lembrei do filme “O eterno judeu” e da metáfora entre pessoas e doenças.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Caro amigo Camargoer,

Evidentemente quando a poeira baixar, se tiver disposição ($$$), visite Munique.
Além de biergartens, lá tem essa pérola aqui: https://www.ns-dokuzentrum-muenchen.de/home/

Centro de documentação nazista de Munique. Construído no mesmo local da antiga sede do partido na bavária, província esta que foi o local de fundação do partido.
A entrada é franca. O caro é a passagem pra se chegar lá.

E leva uns sandubões estilo “subway”, porque você vai gastar o dia inteiro lá dentro. Fui lá ano passado: Es pe ta cu lar!

Abraços.

Camargoer
Camargoer
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Olá GFC. Valeu a sugestão. Já abri a pagina. Esqueci de sugerir “Eichemann em Jerusalém”. Provavelmente, as oito negativaçãos são daqueles que já leram os livros. Pessoal culto.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

Olá Galente. Acho que teve gente confundindo o Simon com o Helio, ou pior, o Alexandre. A mente prega umas peças…

Pedro
Pedro
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

É pior ate, pois esse faz as mesmas M… da Foice mas não tem a coragem de dizer que é vermelha como a foice! É um bando de esquerdista enrrustidos.

João Moro
João Moro
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

A credibilidade é a mesma da FOICE: nenhuma credibilidade, muita parcialidade e militância esquerdista.
Com todo o respeito, Alexandre Galante, isso não é matéria de qualidade para o FORTE. Em vez de matérias jornalísticas, favor traga material advindo de livros de história. São mais sérios e buscam realmente compreender a história e seus personagens. Ademais, assim evitaremos discussões políticas-partidárias que não acrescentam nada a trilogia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

Que é outra bela porcaria

Space Jockey
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

Tudo a mesma coisa

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Alexandre Galante
3 anos atrás

Galante,
O pessoal está tão paranoico com ” hidrogênio ” que confundem com gás hélio

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Juscelino S. Noronha.
3 anos atrás

Não é a Foice mas é o Estadinho, que segue a mesma linha editorial! Aliás, eu ouvia todos os dias a BandNews e o Ricardo Boechart, o qual não concordava com tudo o que ele dizia mas o cara era foda até nas críticas! Hoje não ouço mais, até porque o tal de Barão, pseudosubstituto segue essa ideologia da grande mídia!!!

Bosco
Bosco
3 anos atrás

Um sistema político que prega a predominância absoluta do Estado (assim como o Nazismo) não ser confundindo com o socialismo é de uma desonestidade intelectual de quem se propõe a discutir o tema que impede qualquer tipo de discussão.
Fui!
*Como dizem alguns que adoram me dar conselho, vou falar de míssil que ganho mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Bosco

O cerne da questão entre capitalismo e socialismo é a propriedade dos meios de produção.
A economia da Alemanha nazista, totalitária, era baseada em empresas privadas que apoiaram a ascensão de Hitler.
Todas elas participaram do esforço de guerra e utilizaram, inclusive, mão de obra escrava na produção

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Nada melhor que uma publicação alemã para explicar o relacionamento entre as empresas do País e o então Governo nazista.
No caso específico, a empresa é a IG Farben do tristemente famoso Zyklon B.

https://www.dw.com/pt-br/1925-forma%C3%A7%C3%A3o-do-grupo-qu%C3%ADmico-ig-farben/a-678662

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Não, a diferença entre capitalismo e socialismo não tem a ver com a “propriedade dos meios de produção”, pois algo estar nas mãos do público ou privado não faz tanta diferença na prática. A diferença fundamental é como as relações sociais e econômicas ocorrem, com as sociedades capitalistas tendendo a uma relação mais horizontalizada, ou seja, uns podendo competir com outros de diferentes formas e com menos impedimentos, enquanto as socialistas tendem a uma verticalização. ou seja, como as coisas são em baixo dependem mais de quem está em cima, de quem tem o poder de governança. A Alemanha nazista… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tulio Rossetto
3 anos atrás

Vc está confundindo um pouco sistema político com sistema econômico.
O fato do Governo determinar o que é produzido não exclui a propriedade privada a apropriação do lucro pelo particular que é a essência do capitalismo..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Devo lembrar que o próprio Hitler tinha propriedades imobiliárias, recebia fortunas de direitos autorais e uso de imagem, bem como doações de grandes empresários.
Tudo no mais puro estilo capitalista.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O Lulla tb tem sítio e triplex

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Como bem disse o pessoal de Porto Alegre.
Só é dono quem mora.
Não mora, não é dono.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Deve ser porque vc é um pelego que não tem nada.

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

“Só é dono quem mora”
Esse cidadão tem uma doença bem mais grave que coronavírus…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Tulio Rossetto
3 anos atrás

Grave e incurável.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 anos atrás

Caro Rodrigo. Há uma diferença entre “propriedade privada” e a “propriedade privada dos meios de produção”. Uma propriedade rural só pode gerar riqueza se alguém cultiva-la. Caso contrário é tão improdutiva. Além disso, é preciso que o proprietário page um salário menor que a riqueza gerada pelo trabalho para geral valor. O motorista de táxi que dirige o próprio carro é apenas o trabalho necessário para arcar com as próprias necessidades. É preciso ficar atento com a confusão que seria chamar a casa própria de “meio de produção privada” (espero ter explicado sem complicar).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Não podemos esquecer do instituto do USUCAPIÃO que pode ser rural ou urbano.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Não. Enrolou, enrolou, e não explicou nada. nem dava pra explicar, vamos combinar…

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargoer, fiquei na dúvida novamente. Mas a tal da casa própria não gera economia de recursos ao proprietário, como a economia com o aluguel, por exemplo? Entretanto, a casa própria não demanda manutenção periódica, gerando gastos com produtos e serviços de outros? E mesmo se nada mais a casa própria fosse ou precisasse; por si só, a casa própria, não gera tributos ao Estado, pela propriedade individual? Até mesmo quando é repassada como herança, a casa própria gera tributos de sucessão. Efetivamente, a casa própria não é mesmo um meio castiço de produção privada. Mas não há, de fato, na… Read more »

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Qualquer semelhança com um indivíduo que também tem inúmeras propriedades (sítios, apartamentos triplex a beira mar), recebia fortunas em palestras e inúmeras doações da Odebrecht, OAS, Camargo Correa, UTC….. Cara vc é uma piada. Costumo dar voto negativo para seus comentários antes de ler.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marco A
3 anos atrás

Pensei logo no indivíduo que tinha casa própria, recebia auxílio moradia, julgou um político e recebeu um cargo no Governo do adversário.
Cuidado que esperteza demais pode atrapalhar.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Antoniokings
Titio Josef não tinha uma dacha, além do “apartamento funcional”? E serviçais, titio Josef não os tinha?
Será que titio Josef não comia caviar beluga (o Beria comia)?
Já doações e “direitos autorais” titio Josef certamente não recebia mesmo, pois parece que tudo e todos eram dele.
Parece-me que todos estes malditos eram mesmo muito parecidos, em todos os aspectos

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se você acha que sistema político e sistema econômico não estão intimamente conectados, quem está confuso é você, como sempre. E a propósito, o lucro não é a essência do capitalismo, é a consequência da aplicação da essência dele, pois se fosse assim, Uber e Nubank por exemplo não seriam empresas capitalista, já que até hoje não apresentaram lucro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tulio Rossetto
3 anos atrás

Prezado Tulio Rosseto

O fato da empresa não estar tendo lucro, não quer dizer que o objetivo dela não seja buscá-lo.
Não utilize sofismas.
Ainda mais desse tipo que são facilmente combatidos.
Aliás, primário.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

A essência do capitalismo é o trabalho, que gera emprego e
produz riqueza. Pelo menos A VERDADEIRA essência. O resto é papo furado de socialista burguês ressentido.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
3 anos atrás

A essência do capitalismo é a reprodução e o acúmulo de capital.
E só!!!!!!!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
3 anos atrás

Caro Antonio. Acho que você está equivocado. O trabalho é anterior á história. Alguém que modificar a matéria prima oferecida pela natureza (fazer uma panela de barro, um arco ou flecha, um cesto de palha) realizou trabalho. O lucro também é algo relacionado ao mercado que é tão antigo quando a agricultura. O capitalismo é o acúmulo do capital por meio da mais-valia e está relacionado á revolução industrial. Soldados romandos recebiam “salário” mas não criavam valor para ser acumulado como capital. Um bom começo seria a série “Primeiros Passos”. Eu continuo lendo e relendo os livrinhos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargoer.

Não quis entrar em discussões mais sofisticadas argumentando com a mais-valia e etc.
Apenas fui curto e grosso e em termos gerais, para ficar mais fácil de compreender.
Ok?

Camargoer.
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá Antôniokings. Sua explicação sobre o capitalismo está simples e precisa. Eu discordei da explicação do Antônio Renato. Eu concordo que capitalismo e acúmulo de capital e discordo que sua essência seja o trabalho. Trabalhadores, uni-vos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
3 anos atrás

Camargoer
Ôpa!
Perdão!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá AntonioK. Acho que a culpa foi minha pela preguiça de escrever o nome inteiro.

Luis
Luis
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

mais valia, vc falou mesmo mais valia???? vc é um caso terminal. leia escola austríaca, böhm-bawerk provou q isso nao existe ainda antes da publicação do manifesto psicopático comunista. basta ter dois neurônios funcionais para perceber q não existe valor objetivo, só existe valor subjetivo q cada indivíduo atribui a um bem ou serviço. e o consequente preço gerado pela utilidade marginal decrescente. gosto da ironia de vcs se acharem sofisticados com essa papagaiada ridícula e absurda, na verdade a única coisa em q vcs sao bons é em enganar os incautos manipulando a linguagem e fingindo ser muito complexos… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Tulio Rossetto
3 anos atrás

Onde assino?

João Moro
João Moro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

E também o nazismo e Fascismo tornavam obrigatório a sindicalização dos trabalhadores, coisa de socialismo/comunismo.
Ademais, a URSS utilizou muita mão de obra escrava (os poloneses) para os seus meios de produção.
Se for para concluir algo, que pese vários fatores. Senão, só passará vergonha.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Moro
3 anos atrás

Empresários também têm sindicatos e são chamados de sindicatos patronais.

Leandro
Leandro
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Continue com os mísseis Bosco. Política não é teu forte, muita paixão nesse coração. Abraço

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Leandro
3 anos atrás

Leandro, O conhecimento faz a gente crescer, mas a paixão cega, torna o conhecimento vazio. Quem me conhece aqui sabe que sou liberal e muito critico da esquerda, além de ser judeu por isso falo com tranquilidade que nazismo e socialismo são coisas diferentes e o nazismo é de extrema-direita, mas a maioria aqui acha que nazismo é de esquerda e vão continuar achando. Em Israel esse debate não existe, é ponto pacífico do conceito de nazismo, na Europa a mesma coisa, nos EUA quem anda com suástica nazista é o pessoal de extrema direita que prega morte de: judeus,… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Pinochet manda um abração!

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Bosco
3 anos atrás

já que é pra citar boa literatura, no cap. 5 de One Punch Man, é mostrada a “gangue dos carecas” seus ideias são os do comunismo, me fez lembrar de um certo partido da estrala. rsrsrsrsrsr

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Bosco, Você disse bem, nazismo é confundindo com socialismo Socialismo é um sistema econômica que visa o controle dos meios de produção pelo estado como era na URSS. No nazismo o estado não era dono das empresas que inclusive eram mega empresas. Agora faça o seguinte, pega um avião, vai para Jerusalém e visita o museu do Holocausto (O Bolsonaro foi, vai também), daí você vai ver que a definição de nazismo é de extrema-direita, e como você acha isso uma desonestidade intelectual, diz isso pra eles que você é o Bosco, que você está certo e eles estão errados,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Estou me lixando para o que Israel pensa a respeito do nazismo ser de direita. Dentro dos parâmetros que eles utilizaram podem estar certos, mas definições não são perenes e os padrões e referenciais mudam. O referência hoje é o tamanho do Estado e a sua dominância dentro da sociedade. Os judeus , para definirem o nazismo como sendo uma ideologia de direita (se é que lá há consenso nisso) levaram em consideração que a tomado de poder na Alemanha não foi declaradamente uma revolução advinda do proletariado sobre a opressão burguesa e era uma ideologia extremamente nacionalista, enquanto que… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Bosco
3 anos atrás

“Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato”
zio Benitto
28 di ottobre de 1925

Vovozao
Vovozao
3 anos atrás

17/03/2020 – terça-feira, btarde, nestes anos todos nunca vi uma postagem tão perfeita como esta, faz-me lembrar que aqui tem todos esses fatores, aliança das “”direitas”” (leia-se OPORTUNISTAS), esquerdas sendo oposição, alem das já famosas milicias……qualquer semelhança são meras coincidencias……ja sei de antemão que serei negativado, porem, quem pagará por estes erros de hoje, serao nossos filhos e netos. Saudações.

Bosco
Bosco
3 anos atrás

A oposição raivosa brasileira se comporta com o governo Bolsonaro igual se comportam em relação à religião Católica. Batem porque sabe que do outro lado há os mansos de coração e os que prezam a democracia. Achassem mesmo que o Bolsonaro é um ditador como rosnam não teriam culhões pra fazer um décimo do que fazem já que são cães sarnentos covardes.
Agora eu fui mesmo!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Quem tem razão, até agora, é o haitiano de Brasília.

Leandro
Leandro
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Votei nulo, pois não tive opção. Agora ter que ficar defendendo e apoiando tanta asneira desse e de outros governos, me poupe. Fanatismo tem limites, e é o que mais vejo. Não é questão de bancar o isenção, é questão de bom senso. Nada diferente dos pão com mortadela. É sim, muitos apoiadores possuem um cheirinho de fascistas, ultradireitistas, já ouvi de muitos militares que teriam prazer em fuzilar “comunistas”. Também sou militar, mas chega num ponto que temos nos antena dos perigos à democracia, cheio de loucos fanáticos nessa sociedadezinha terceiromundista.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Bolsonaro é muito burro para ser ditador. Para se criar uma ditadura é preciso saber jogar com a ordem social, econômica e política, e Bolsonaro não tem neurônios para isso.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Caro Bosco. Por coincidência, jantei com um colega pesquisador que foi coroinha e conversamos sobre a mensagem cristã no Novo Testamento essencialmente baseada na caridade e tolerância. Essa mensagem deveria ser a base de todas as religiões cristãs mas acaba esquecida até por setores da Igreja Católica. Agora, parece ser um equívoco pontuar a democracia moderna baseada nos ideias humanistas do iluminismo e da defesa dos direitos humanos a partir do pós-guerra com os valores da Igreja Católica, que foram até questionados na reforma protestante.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargoer

Nada de caridade e tolerância, afinal ‘bandido bom, é bandido morto’.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá Antonio. Cristo foi executado ao lado de dois bandidos, um bom e outro mau. Um foi perdoado. Cristo também era inocente, mas foi executado e aquele que tinha culpa foi solto. A justiça “lavou as mãos” e hoje coloca o símbolo de um inocente executado no alto da cabeça do juiz (para ameaçar o reu porque se fosse para lembrar o juiz daquele erro, o crucifixo ficaria na parede ás costas do réu e á frente do juiz.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Bolsonaristas mansos de coração? Ronaldo Caiado que o diga kkkk

Prezam pela democracia? Tavam anteontem num surto coletivo/viral exigindo a supressão de dois dos três poderes.

Bosco
Bosco
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

No Brasil o Poder moderador é o povo. Em o Judiciário e o Legislativo sendo tomado de assalto por ditadores oportunistas eles devem ser substituídos por quem tem realmente apreço à democracia . Isso é democracia. Ditadura é um CN ir contra a vontade do povo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
3 anos atrás

“No Brasil o poder moderador é o povo”

Essa frase só vale se for dita pela esquerda Bosco rsrs.. se as pessoas que saírem as ruas exigindo o fim da corrupção do judiciário, do legislativo e até do executivo for de direita ae é “fascismo, nazismo, machista, homofóbico, transfóbico, racista e reacionário”

Sinônimo de “povo” para essa gente tem que ter selo de PROPRIEDADE da esquerda, pq sabem que esses são verdadeiros ZUMBIS, e serão CONTROLADOS por seus corruptos de estimação.

ANGELO CHAVES
ANGELO CHAVES
Reply to  Bosco
3 anos atrás

O maior, o mais democrático, e mais capaz, de todos que governaram este país um dia disse: “imprensa se combate com imprensa”.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Bosco
3 anos atrás

“Como rosnam não teriam culhões pra fazer um décimo do que fazem já que são cães sarnentos covardes.”
Isso porque você é manso de coração…
Parece o pessoal da esquerda que fala contra discurso de ódio com outro discurso de ódio.
Em relação a raiva dos católicos, não esquece que os evangélicos, principalmente os pentecostais formam uma base de apoio do presidente muito grande e esses mesmos ofendem os católicos de forma tão feroz que até me assusta. Mas essa parte convenientemente você esqueceu.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
3 anos atrás

A verdade é que a sobrevivencia do mito depende agora do Covid 19 (quantas mortes vão ocorrer ?), o estrago já ta feito (o cara tem um miolo do tamanho de um ovo de codorna), muitos que o apoivam não só já largaram o osso com defendem a tomada do poder, ele tem que permanecer 2 anos para não ter novas eleições, mas agora com essa pandemia não pode haver eleições, ou seja nos proximos capitulos é provavel que o Mourão já suba a rampa !

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
3 anos atrás

E o Bosco mais vez tentando defender o indefenssavel.
Hoje a direita faz exatamente a mesma coisa que a esquerda fazia antes mudando so a ideologia das partes. Bolsonaro é tao INAPTO e incompetentente quanto a Dilma, Collor e Sarney foram. Os fatos estao ae para todos verem.
Caro Bosco, aqui na Trilogia vc pode ate nao dar o braço a torcer so para firmar sua opiniao, mas vc é um cara inteligente e culto. No fundo eu acho que nem voce mesmo acredita nas palavras que escreveu.

Augusto L
Augusto L
3 anos atrás

Ninguém mandou a classe política deixar os acontecimentos ditarem a política e não se adiantarem para lidar com os problemas. Na minha opinião é muito fácil para o establishment chamar a todos que são contra eles de fascistas, assim voce acaba com a crítica num passe de magica, é bem eficiente mas totalmente anti-democrático. Eu por mim não tenho medo de facistas, eles, todos conseguem saber como são, o meu medo é o dos estabelecidos que se usurpam da estrutura da sociedade (política, mídia e etc) para se manterem no poder, criando aos poucos uma ditadura, esses são os cânceres… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Olha, sinceridade, ler o livro para entender a ascensão da extrema direita hoje é uma ótima forma de passar o tempo.
Me motivou, vou ler.

João Moro
João Moro
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

Recomendo não ler, porque “ascensão da extrema direita hoje” não existe. É só discurso para ver se a população fica com medo e volta para os esquerdas corruptos.

Camargoer
Camargoer
Reply to  João Moro
3 anos atrás

Caro João. Aprendi com minha filha nunca “dizer não faça isso não faça aquilo…”. Diga “Faça isso, faça aquilo…”. Talvez seja mais apropriado sugerir “lei esse livro ou aquele outro” que explique a ideia que você defende… dizer para não ler só desperta a curiosidade de quem nem sabia que o livro existia…

Camargoer
Camargoer
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

Olá Fernando. Acho que você lembrou bem da tolice que seria ter orgulho da própria ignorância. Haverá muito tempo para aprender coisas novas, inclusive sobre evolução. Recomendo os livos do Dawkins.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

Fernando,
faz muito bem, leitura sempre agrega. Eu descobri que as ideias de Marx estão equivocadas por ter lido o que ele escreveu.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Olá E.G. Na exposição do Leonardo DaVinci em S.Paulo havia uma frase dele “Não se pode amar ou odiar aquelo que não se compreende”.

Tulio Rossetto
Tulio Rossetto
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

A questão é que quem compreende Marx acaba odiando mais ainda.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tulio Rossetto
3 anos atrás

Olá Túlio. A primeira coisa, de fato, é ler. A segunda é compreender. A terceira é emitir um juízo de mérito. Então talvez seja possível que ocorra um debate inteligente.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
3 anos atrás

Só lamentar que as pessoas não se interessem a estudar História!

Ozawa
Ozawa
3 anos atrás

Primeiramente, meus efusivos cumprimentos aos editores pela postagem recorrente de matérias nesse espaço da Trilogia que trazem luz a caminhos que conduzem a abismos que a humanidade já teve a desgraça de derrocar. E com custos dolorosos e exorbitantes para dele sair. O fascismo ou o nazi-fascismo, como se sabe, dizia representar um movimento dinâmico, jovem, violento e viril, que avançava irresistivelmente para derrubar um mundo velho e decadente. A famigerada direita brasileira, por exemplo local, que atualmente se reúne ao redor daquele que não se deve nomear – por razões sanitárias – assim também se identifica. Tanto o nazi-fascismo,… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Vc le uma postagem dessa, le novamente, mais umas 50 vezes e apenas le xingamentos, palavras sem sentido algum, propaganda, preconceito futil e acima de tudo, inveja que esse reles esquerdista ai acima nunca conseguiu nada na vida e tem que vir fazer criticas, que é a unica coisa que a esquerda faz. Esse péssimo exemplo ai é bem a cara da esquerda, raivosa e assassina que gosta de dividir e rotular pessoas, mas que adora passar panos para seus crimes, e ainda pior, se rotulam de democraticos onde somente eles possam se alternar no poder mas de nada produzem.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Ozawa

Subescrevo em negrito e assino em letras garrafais!!!!
Grande aula!

Lcesar
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Caro apparatchik Ozawa, Quanta verborreia! Para que todo este palavrório? Só para dizer que não aceitas a eleição do atual Presidente e a guinada à direita no rumo do país? Blablabla, mimimi chororô. Não passa disto esse seu discurso. “Novesfora” a indignação seletiva, não é mesmo? Afinal, bom mesmo era no tempo do social democrata FHC e no reinado do “Iluminado de Garanhuns” , o nove-dedos, e sua sucessora Dilmanta… Aaaah como era bom, não? Parecia que a teta nunca murcharia. Onde estavas tu? Por que não esparramavas tua falsa erudição em críticas, enquanto os pilantras saqueavam este país e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Lcesar
3 anos atrás

Hoje, foi protocolado na Câmara o primeiro pedido de impeachment do Presidente.
Teremos dias muitíssimos interessantes pela frente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

A que ponto a bizarrice da oposição chegou. Protocolar um pedido de impeachment por conta do presidente ter ido saldar apoiadores na rua no dia de uma manifestação pacífica ao ar livre. rsrsss Seria trágico se não fosse cômico. No país dos Sarneis, Temers, Lulas , Collors e Dilmas, um presidente poder ser impedido por sair na rua . rrssss A semana passada o motivo era porque disse a respeito do furo jornalístico. Depois foi por chutar o boneco do Lula. O Bolsonaro deve estar mesmo colocando esse pessoal todo de volta à pocilga de onde vieram (que me desculpem… Read more »

Space Jockey
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

A hora que os generais cansarem dessa palhaçada aí neguinho chora.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Como se um pedido fosse a decisão em si…Na boa, p.tralha não pensa mesmo…

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Vai ser bonito de ver os maconheiros de coque, as feministas de sovaco cabeludo, os pedófilos, os políticos corruptos, o PCC e os jornalistas enfrentando o povo patriota nessa tentativa de golpe.

Vovozao
Vovozao
Reply to  Lcesar
3 anos atrás

17/03/2020 – bnoite, LCesar, o butim so mudou de lado, hoje são os filhotes e seus amigos, nao esqueçamos do QUEIROZ, como hoje estao cortando todas as postagens, quem conseguir ler, obrigado, parecem os censores da ditadura em 1968.

Lcesar
Reply to  Vovozao
3 anos atrás

Vovozão, se o filhote, como disseste, cometeu algum crime, que seja processado, julgado e condenado.
Agora, não queira comparar a corrupção institucionalizada pelo governo petista e seus asseclas, inclusos aí empresários, velhos caciques da política, empreiteiros etc, com as acusações em curso imputadas ao filho do PR.
O nível de corrupção alcançado pelos desgovernos petistas, não encontra similaridade em lugar ou tempo algum.
Já que falaste em filhotes, não se esqueça daqueles do novededos.
Principalmente do tal “Ronaldinho dos negócios”. Aquele, que de limpador de bosta de elefante em um zoo, tornou-se um milionário da noite pro dia.
SDS.

Pedro
Pedro
Reply to  Vovozao
3 anos atrás

Cara, rachadinha em assembleia existe em todas, desde da camara de vereadores da menor cidade do Brasil até o congresso nacional! O que a midia fez foi pegar com uma lupa esse tal Queiroz e fazer um escandalo nacional, mas o atual presidente da assembleia legislativa do estado do RJ, tem podres muito maiores e ninguem nunca falou nada.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Caro Pedro. Teríamos que perguntar aos nossos colegas com formação e experiência em direito criminal, mas creio que ninguém pode alegar que desconhecia que algo era crime ou dizer que apenas fez o que todos fazem. Portanto, um político exercendo um cargo legislativo irá responder pelos crimes cometidos por ele ou a seu mando e se alegar que sabia que outros políticos cometiam o mesmo crime, também irá responder por prevaricação. Alegar que outras pessoas cometem crimes maiores também nunca poderia ser usado como defesa. Acho que ainda há a quebra do decoro parlamentar e que a prerrogativa de foro… Read more »

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Lcesar
3 anos atrás

Lcesar, Você vem falar que o texto do Ozawa é uma verborreia? Olha o que você escreveu, fez um salada, misturou social-democracia com com os Post sobre a extrema, fascismo. Os países escandinavos tem a cultura politica e econômica social-democrata. Deve ter fascista brotando da Finlândia, Dinamarca, Islândia e eu não to sabendo. Outra coisa, eu nunca vi o Ozawa dizer que o Governo Dilma foi bom (Eu achei um desastre). E o fato de alguém criticar o atual governo não quer dizer que aprove os do PT. Cresça um pouco e pare de achar que o Brasil se divide… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Caro, Emerson,
Ratificando seu registro, Dilma foi uma tragédia, uma lástima como gestora pública, mas nem de longe uma ameaça à democracia ou aos valores e instituições da República como Bolsonaro, que acumula a incompetência gerencial e o carreirismo político. Abraço.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Ozawa
Perfeito.
Principalmente a parte sobre incompetencia gerencial.
So nao entende quem realmente nao quer entender.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Enerson Gabriel Assino embaixo. Essa palhaçada aqui de direita x esquerda ja encheu o saco. Os fanaticos aqui do blog ja delimitam as pessoas sem nem mesmo conhece-las, se fala contra o Bol so na ro entao automaticamente o forista ja é petista comunista esquerdista, se fala mal do Lu La entao o cidadao ja é taxado de fascista, direitista. Temos pessoas aqui com serios problemas mentais. E com isso quem ganha sao os politicos corruptos que conseguiram dividir o povo. Conseguiram jogar o povo um contra o outro. Os cegos da direita e da esquerda so vao abrir os… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Olá Mgnys. Comentei em outro momento que o debate pode ser feito em três níveis. Ideológico (ideias), Eleitoral (partidos), Político (ações de governo). Em nenhum deles deveria ocorrer um embate pessoal. Eventualmente é possível ficar ao largo de alguns debates. Em outros momentos, parece mostrar um outro ponto de vista ou apontar uma contradição ou equívoco. O objetivo desse debate nunca será convencer outra pessoa (apesar que já mudei de opinião algumas vezes convencido pelos argumentos de outros colegas). Também tentei explicar que criticar o atual governo (federal, estadual ou municipal) é parte fundamental da democracia porque as ações de… Read more »

Norton
Norton
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Mais um fazendo uma ginastica mental espetacular. Uma analise simplória dos últimos governos de esquerda que tivemos, podemos afirmar com toda a certeza que tivemos governos fascistas e autoritários quase ao extremo e que vivemos subjugados a uma ditadura branca, vide caso do mensalão! Onde os parlamentares eram COMPRADOS e judiciário composto pelos amiguinhos do rei, onde diversas leis foram implantadas a revelia do povo para encaminhar um regime socialista no Brasil. Tivemos governos de “coalizão” que ao longo do tempo, governou com um fim e si mesmo, basta ver as diversas leis que temos no pais e que protegem… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Nosso atual governante segue os mesmos passos do Fujimori…faz os mesmos discursos e age de mesma forma..apresenta o mesmo padrão comportamental e modus operandi que este ditador do Peru…esta guerra entre o bando deles com o stf não passa de uma encenação elaborada entre todos eles para criar um pano de fundo para se instalar por aqui uma regime ao estilo do Fujimorismo…pois todo esse pessoal faz parte do mesmo esquema…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Como se os que você defende fossem muito diferentes dos que você ataca. O cinismo impera, como sempre…

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Não vai dar pra ele levar o país ao abismo, já que teus chefes já fizeram isso, nos treze anos em que o governaram.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Antonio Renato Arantes Cançado
3 anos atrás

E quem deveria tirar a gente do abismo, mantém a gente lá
Não sei se você gosta de matemática, mas 6 e meia dúzia é a mesma coisa. Talvez você possa me explicar como o governo conseguiu a proeza de crescer em 2019 com todo os otimismo do mercado e do da população com o novo governo menos que em 2017 no governo Temer?
Explica aí gênio…

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Ozawa,
Grande aula!
Mas eu, você o Toinho, vamos levar deslikes até o século 22 rs
Ainda bem que somos adultos e não ligamos para isso.
Muita gente aqui achando que nazismo não é de extrema-direita e acham que é a mesma coisa que socialismo e quem tem outra leitura é taxado de ” comunista “. Se for assim, melhor esse pessoal começar a chamar os judeus de comunistas, porque para nós o nazismo é de extrema-direta

Camargoer
Camargoer
Reply to  Emerson Gabriel
3 anos atrás

Olá E.G. Lembrei que Hitler considerada que seu inimigo era o “bolchevique-judeu”. Creio que se muitos de nossos colegas ignorassem o debate, haveria sempre aquele que “leu isso na trilogia” e ninguém rebateu. Acho que mais importante que defender uma ideia ou outra é saber que existem pessoas que pensam diferente.