Caminhões militares transportam caixões de Bergamo para crematórios de outras cidades

47
Uma longa fileira de caminhões carregando caixões de vítimas do coronavírus em Bergamo Foto: Reprodução

Cemitério está fechado pela primeira vez; Itália registrou quase 500 mortes nas últimas 24 horas

Uma imagem impressionante vinda da Itália mostra a seriedade da ameaça do coronavírus: uma longa coluna de caminhões militares carregados com caixões que passou por Borgo Pallazzo, distrito de Bergamo, na noite desta quarta-feira.

Devido ao alto número de mortos, o necrotério na província de Bergamo, a mais afetada na Itália, não consegue mais acomodar o volume de caixões. O único crematório local está ativo 24 horas por dia há mais uma semana, mas, em sua máxima capacidade, consegue incinerar cerca de 25 corpos por dia, e também não consegue dar conta da demanda.

Nesta semana, o prefeito da cidade, Giorgio Gori, emitiu uma ordenança que fechou o cemitério local esta semana pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Desde terça-feira, a solução para lidar com a emergência tem sido o uso de veículos militares. As vítimas de coronavírus são transportadas para crematórios de outras regiões onde existem municípios que se disponibilizaram para aceitá-los.

Nesta quarta-feira, de acordo com dados oficiais, 93 foram mortos: mas, segundo o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, a contagem é muito mais alta, porque muitas pessoas morreram com sintomas compatíveis com as do Covid-19, mas antes que testes fossem feitos sobre eles.

Não se sabe quantos caixões os caminhões transportavam, mas a imprensa local falou em cerca de 60.

Agências funerárias não também conseguiam mais gerenciar o serviço: algumas estão fechadas porque os funcionários estão doentes. O município começou a prestar serviço para atender as vítimas.

Com a população mais velha da Europa, a Itália, epicentro da pandemia no continente, a Itália registrou, nesta quarta-feira, 475 mortes em 24 horas, o número mais alto em um país até agora. O total de óbitos na Itália é de 2.978.

Bergamo também suspendeu o atendimento religioso aos infectados após perder 12 padres de 1º de março até esta quarta-feira.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vhalldezz
Vhalldezz
4 anos atrás

Bolsonaro: estao exagerando isso dai talkey?!! Gen Heleno 72 infectado…Presidente (editado) despreparado para o cargo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

E o parvo (néscio, tanso, estulto), disse que se ele contraísse o vírus, seria problema dele.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

Pois é concordo com você sore esse presidente totalmente despreparado, nem ele acreditou que ganharia. Mas para mim ele é mais uma herança maldita do PT. O povo estava tão assustado com a roubalheira institucionalizada que elegeu qualquer um para tirar o PT do poder. Deu nisso ai, um cara que não respeita o cargo, que ainda acha que está em disputa eleitoral e com a idade que tem parece criança mimada. Pode colocar essa na conta do PT sim. Eu votei no Amoedo.

Carvalho
Carvalho
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

O PT semeou o caos partidário para reinar soberano. Foi engolido por ele.
Os militares não “engolem” o miliciano Bozo.
Hoje tentam administrar os danos para a imagem do Exército.

José
José
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

Então…deixem o presidente em Paz petistas comunistas. Ele não tem nada com isso. Voces devem estar é com saudades da corrupção que há um ano saiu de Brasília. Voces querem usar a pandemia mundial como questão política. Bom era o Lula que disse que em Hospitais não se poderia jogar futebol, quando gastou bilhões para a Copa do Mundo, ou quando enviou bilhões para Cuba, para a Venezuela ou para a Nicaragua para depois o PT ir lá buscar para o seu bolso. Se esse dinheiro publico todo estivesse no Brasil, hoje teríamos muito melhores condições de enfrentar o coronavírus.… Read more »

Francisco Bastos
Francisco Bastos
Reply to  José
4 anos atrás

Deixa de passar pano para as merdas que o presidente faz .Todo mundo sabe que o presidente não tem nada a ver com a epidemia, mas tem a ver com as merdas que saem da boca dele e dos filhos, além de atos irresponsáveis como participar de protestos em momentos de altas taxas de contágio por parte do vírus. E quem critica o presidente não quer dizer que seja petista, como é o meu caso, quem critica o presidente tb são pessoas que votaram nele acreditando nas mudanças que ele pregava na campanha e tb no início de uma novaera… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

A situação é preocupante e as medidas estão sendo tomadas. Não cabe, no mundo real, a sua crítica/ofensa ao Presidente.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Se o governo tivesse levado a coisa mais a sério, medidas teriam sido tomadas com mais antecedência e com menos improviso e descoordenação.

Bruno Santos
Bruno Santos
Reply to  EduardoSP
4 anos atrás

A qual governo você se refere?

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

O despreparo dele pros do contra advêm das leis editadas pelo PT(nojo) principalmente a que manda arreganhar as fronteiras de portas abertas, vão reclamar com Luladrão e Dilmanta.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Vhalldezz
4 anos atrás

Vhalldezz
Alem de despreparado, Bolsonaro é totalmente INAPTO para o cargo que ocupa. O presidente parece um moleque que so toma atitudes tolas e inconsequentes. E para piorar ainda mais a situacao, hoje, o deputado Eduardo Bolsonaro causou um grave incidente diplomatico com a China, obrigando ate mesmo o Rodrigo Maia ter que fazer um pedido de desculpas oficiais para a Embaixada Chinesa. Esse pseudo-presidente Bolsonaro deve ser afastado imediatamente do cargo e levar junto os filhos inconsequentes. Mourao assumiria a presidencia para colocar as coisas nos eixos e reestabelecer a confiança do mercado.

FighterBR
FighterBR
4 anos atrás

Isso não é nada, é só uma gripe comum. Disseram os “patriotas”.

MMerlin
MMerlin
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

Com duas diferenças principais: alto nível de sobrevivência em ambiente externo e alto poder de reprodução quando no hospedeiro.
Devido a este último, pessoas com organismos debilitado tem o combate ao vírus prejudicado.
Mas o país precisa trabalhar. Já começaram as medidas para prevenção de fechamento de empresas e demissões em massa.

João Moro
João Moro
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

FighterBR, sou patriota e não disse isso. Não seja leviano.

MMerlin
MMerlin
Reply to  João Moro
4 anos atrás

Tem pessoas que politizam e polemizam em todas as situações. Não percebem que, em situações de pandemia, não existem vencedores, apenas perdedores. Não percebem que o vírus veio para ficar e sua vacina não sai em menus de um ano. Não percebem que a economia nacional (e mundial) será levada a uma crise sem precedentes caso sejam paralisadas todas as operações durante metade deste período. Home office permanente já existe e tem nome: Freelancer. Já estão criando um decreto para redução da jornada de trabalho para a máquina não parar. Se seguir as recomendações da mídia, com todos ficando em… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

FighterBR, eu sou patriota e não disse isso.

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  FighterBR
4 anos atrás

Sou patriota e além de não ter dito isso critiquei a demora na tomada de medidas no Brasil e tenho feito isso desde antes do carnaval, não tenho político de estimação.

Ferreras
Ferreras
4 anos atrás

Meus sentimentos a todos os envolvidos e que todos nós possamos aprender com os ensinamentos que o momento impõe.

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

E, provavelmente, hoje a Itália deve ultrapassar a China na quantidade de mortos.

Tutu
Tutu
Reply to  C César
4 anos atrás

????
Não importa a idade, são pais, avôs e entes queridos de alguém.

Ramon
Ramon
Reply to  C César
4 anos atrás

Tem uma galera que se esforça para passar pano para político independentemente se sejam petistas ou bolsonaristas, amigo o governo brasileiro demorou muito para tomar as devidas medidas para tentar parar o vírus em nosso país, o mundo todo correndo para fechar suas fronteiras enquanto o presidente convocava atos para o último dia 15 e abraçando e tirando fotos com as pessoas onde muitas eram idosos que são o público mais vulnerável que tem e falando que era uma histeria, brasileiro tem que aprender que político não é Deus temos que elogiar sim quando acertam mas temos que criticar quando… Read more »

Camargoer
Reply to  Ramon
4 anos atrás

Olá Ramon. Vi uma entrevista com uma pesquisadora da USP que está envolvida nas ações de combate ao virus. Ela disse que o momento de tomar as decisões de restrição ás aulas, fechamento de fronteiras, etc, tem que ser tomada em um momento muito particular. Se for tomada antas, a população irá se desmobilizar em algumas semanas por tomar que tudo está normal e não se consegue mobilizar ninguém depois (a história do Pedro e o Lobo). Se for tomada muito tarde, muita gente vulnerável vai sofrer. Segundo essa pesquisadora, o MS, as secretarias de saúde, institutos de saúde e… Read more »

Camargoer
Reply to  C César
4 anos atrás

Olá Cesar. Obrigado pela referência. Isso reforça a ideia que o grupo de risco são os idosos com doenças agravantes (diabetes, asma, insuficiência respiratória e circulatório, etc). Eu não sei ainda a razão da prevalência dos homens sobre as mulheres. Eu não sei se consumo de álcool ou tabaco poderiam afetar. Outra coisa é imaginar a consequência desse perfil estatístico sobre outros aspectos sociais. Isso vai reduzi o cálculo da expectativa de vida, o que encarecer os planos de saúde. Talvez impacte também nos financiamentos imobiliários e encareça os seguros de vida (os empréstimos imobiliários são securitizados com seguros de… Read more »

Brunow
4 anos atrás

Triste pela Itália…
Hoje ela superará a China em números de mortos…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Brunow
4 anos atrás

Bruno’s,

Errado.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
4 anos atrás

“Mas isso não é nada! O planeta tem 7,5 bilhões de pessoas, mais pessoas morrem por dia afogados no vaso sanitário que isso, só fake news e histeria idiota, ignorem essa doença!”

Queria ver se fosse com um familiar de certas pessoas se continuariam falando assim.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Felipe Augusto Batista
4 anos atrás

Felipe,

Foge para uma caverna e desaparece.

Aí no Brasil, o número de fatalidades poderia passar de 100 mil.

Joelson
Joelson
4 anos atrás

Concordo q o presidente fala demais, situação que nos deixa com vergonha, mas daí vir aqui e ficar só batendo, não dá. Citem também o que ocorreu por parte dos governantes irresponsáveis da Itália e há todo um contexto pra chegarem a este ponto, uma realidade da vida, inevitável, pessoas idosas são mais fáceis de morrer por doenças tidas como “simples” e a Itália é o pais mais “velho” da Europa, ou seja, juntou a fome com a vontade de comer. Creio piamente na Biblia, como muitos aqui… fico imaginando próximas pandemias e a formação do governo mundial. Senhor, tenha… Read more »

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Joelson
4 anos atrás

Amém

Salim
Salim
4 anos atrás

Senhores, cadê forcas armadas montando hospitais campanha, fazendo triagem em porta hospitais. Ou eles querem ficar carregando corpos!?!! Isto e pior guerra, o tempo urge. Precisa bloqueio sanitário fronteira estados e paises. Restringir maximo vôos internacionais e controlar estas pessoas saída avião. Infelizmente só se conhece liderança em época crise.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Salim
4 anos atrás

Apenas para conhecimentos dos senhores, em uma amostra de 2.003 mortes, foram levantados os seguintes dados: * A média de idade das pessoas que morreram na Itália pelo Covid-19 é de 79,5 anos; * Homens representam 70% dos mortos; * 707 estavam na faixa etária de 70 a 79 anos; * 852 na faixa de 80 a 89 anos; * 198 têm mais de 90 anos; * 17 com menos de 50 anos de idade positivas para a Covid-19 morreram; * Das dez patologias mais comuns observadas em pessoas falecidas, as mais frequentes são hipertensão, diabetes e cardiopatia isquêmica; *… Read more »

João Moro
João Moro
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Até que enfim alguém que trabalha com dados e estatísticas para falar sobre o virus e o problema que ele está causando. Parece que só trabalham com histeria, achismos e politicagem…

João Moro
João Moro
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Até que enfim um comentário baseado em dados e estatística sobre o virus e não em achismos e histeria. Temos que ser sérios e realistas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Merlin,

As salas de urgências em hospitais na Espanha, França e Inglaterra já estão atendendo muitos jovens com sintomas graves.

O quadro epidemiológico/demográfico da Itália está gerando uma percepção errada da letalidade do vírus em relação as outras faixas etárias da população.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Sem dúvida Tadeu, mas serve como base estatística. Principalmente relacionadas as patologias e o estado atual da população. Estive em uma palestra no domingo passado e, a grande aflição dos profissionais da área médica nacional é não existir um estudo amplo do atual estado de saúde (para doenças permanentes) da população em geral. Se a pessoal é jovem mas está com a resistência comprometida também fica bem suscetível. Hoje mesmo estamos fazendo o planejamento da empresa a pequeno, médio e longo prazo distribuindo as equipes em diversos modos de trabalho. Finalizamos, em 3 dias, uma aplicação para acompanhamento de atividades… Read more »

PLA
PLA
4 anos atrás

Uma lástima ao povo italiano e um recado para o povo brasileiro. Por favor, tratem como se já houvesse contaminação comunitária em suas cidades.

leandro
leandro
4 anos atrás

os senhores lembram das teorias dos caixões da (FEMA)se não me engano é esse o nome da agência americana que estocava caixões , tinha muita teoria de conspiração sobre os ditos caixões , e agora o que os senhores podem comentar sobre o asunto (só to botando lenha) .

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  leandro
4 anos atrás

Leandro,

A FEMA (Federal Emergency Management Agency) foi ativada ontem.

Está agência está subordinada ao DHS (Department of Homeland Security).

Os caixões da FEMA são para serem usados em caso de catástrofes naturais ou em caso de ataques com armas de destruição em massa.

Há pouco mais de dois anos atrás eu ministrei uma aula sôbre pandemias, na qual incluía o tema dos caixões da FEMA.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu. Uma vez que você tem conhecimento a respeito do assunto, recomendo que você entre os contatos com os editores da Trilogia para publicar um artigo.
Não estou sendo irônico. As pessoas carecem mais de informações e opiniões de especialistas do que dos repórteres da mídia.

João Moro
João Moro
4 anos atrás

Ademais, reprovo a atitude do ForTe em manter comentários ofensivos como o caso do comentário do Vhalldezz. “Despreparado” é um termo aceitável numa discussão sobre um assunto, mas não o termo “cretino”.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
4 anos atrás

Talvez o pior ainda esteja por vir. Se os níveis de infecção continuarem assim, será caso de isolamento e bloqueio, até mesmo por falta de meios. E se essa pandemia chegar ao continente africano com a mesma morbidade, podemos esperar por um verdadeiro morticínio a céu aberto. Populações inteiras poderão ser dizimadas e até países poderão deixar de existir como tal. Parece que pouca gente ainda não acordou para o fato de que o problema não é tanto a doença em si. Embora apresente evolução benigna, o corona vírus tem alta morbidade e a verdadeira questão é a insuficiência de… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

Eba, liberou geral.
Concordo plenamente com a maioria aqui.
Presidente despreparado.
Mas, tenho certeza absoluta que o séquito de puxa sacos, vai discordar.

MGNVS
MGNVS
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fernando
O presidente Bolsonaro é totalmente despreparado e INAPTO para o cargo que ocupa. E hoje, o deputado Eduardo Bolsonaro causou um grave incidente diplomatico com a China por falar demais do que nao sabe. O Rodrigo Maia teve que pedir desculpas para a Embaixada Chinesa. Bolsonaro e filhos sao uns inconsequentes e estao prejudicando demais a imagem do Brasil no exterior. Esse pseudo-presidente com seus filhos deve ser afastado imediatamente do cargo. Mourão assumiria o governo e colocaria as coisas nos eixos.

Roberto
Roberto
4 anos atrás

…….impressionante, centenas de milhares de pessoas morrendo todos os dias, nos mais diversos países atingidos por esta pandemia, milhões e milhões em guarentena, literalmente “trancados” em suas casas, parques industrias paralisados por tempo indeterminado, o setor aeroportuário turístico à beira de uma falência histórica, mercado financeiro mundial “derretendo”, à beira da maior crise desde 2008, sem contar tantos outros problemas, e os ” caras” se digladiando por esquerda e direita, facismo e comunismo, Bolsonaro e Lula, etc etc etc. É o fim, literalmente, do mundo, esquecem se, acho eu, que amanhã podem ser eles, eu, vc que poderá estar nestes… Read more »

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
4 anos atrás

Sabemos que a Itália é um pais com muitos idosos, e estes estão no grupo de risco, então minha duvida é se esse enorme numero de mortos é em sua maioria pessoas do grupo de risco, caso não seja, acredito que essa taxa de letalidade de apenas 2 ou 3% não se aplica a Itália.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
4 anos atrás

A média de idade dos mortos na Itália é de praticamente 80 anos, nessa idade muitos já acumulam vários outros problemas de saúde e qualquer doença nova é um problema.