Japão disponibilizará 2,2 bilhões de dólares para transferir fábricas de volta ao país

177

O Japão está planejando oferecer cerca de 2,2 bilhões de dólares aos industriais japoneses para ajudá-los a realocar suas fábricas no exterior, inclusive trazendo-os de volta para o país de origem

Os subsídios são uma resposta às graves interrupções nas cadeias de abastecimento das empresas causadas pela pandemia do coronavírus chinês.

Muitas empresas japonesas concentraram a fabricação de máscaras cirúrgicas, autopeças e outros produtos-chave em um único país. Na maioria das vezes, a China.

A pandemia tem realçado a vulnerabilidade dessas cadeias de abastecimento, uma vez que os produtos se tornaram muitas vezes difíceis de adquirir.

Segundo a NHK os subsídios iriam para os fabricantes que estão transferindo suas fábricas de volta para o Japão ou para o sudeste asiático. O dinheiro cobriria dois terços dos custos para pequenas e médias empresas, e metade para empresas maiores.

A cobertura seria maior para produtos essenciais, tais como máscaras, respiradores e equipamentos de proteção para os trabalhadores da área de saúde.

Para esses produtos, as empresas menores teriam três quartos dos seus custos cobertos se repatriassem as suas instalações. As empresas maiores teriam dois terços.

O governo planeja incluir a assistência financeira em um pacote de estímulo de emergência a ser elaborado nesta terça-feira (7).

FONTE: Radio Shiga

Subscribe
Notify of
guest

177 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Enquanto isso a esquerda brasileira fica horrorizada com as “levianas” acusações contra a China, preferindo que o BR seja colônia às custas de empregos do proletário brasileiro.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

As empresas foram para lá para aumentar o lucro com redução dos custos e ter acesso a um imenso mercado, no caso a China. Mudar isso vai ser quase impossivel no mimimo muito traumático para as empresas e os consumidores que ao contrário de nós não aceitam aumento de preços muito bem.

Jorge
Jorge
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

É só reduzir a carga tributária e trabalhista, baratear a energia e diminuir todos os entraves jurídicos. Tudo isso aumentou muito a partir de 85, nem sempre o Brasil foi assim.

José Nivaldo
José Nivaldo
Reply to  Jorge
4 anos atrás

Bingo Jorge. Disse tudo. Incluiria apenas na sua escrita mais desburocratização para melhorar o ambiente de negócio.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Jorge
4 anos atrás

Caro Jorge. Em outra discussão mostrei que o Brasil tem uma carga tributária similar á média dos países da OCDE. Também mostrei que, ao contrário do Brasil, o imposto de renda corresponde à maior parte da carga tributária dos país. O custo da Energia é outro assunto. Há um estudo da FIRJAN de 2017 sobre o custo da energia para o setor industrial (não adianta usar o valor cobrado para o consumidor doméstico). Praticamente, 80% da energia consumida pela indústria na produção é elétrica (para transporte é petróleo). Felizmente, 75% da energia elétrica no Brasil é hidráulica, o que reduz… Read more »

Flanker56
Flanker56
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

Muda tudo para a Índia, o que nao falta lá é gente

Camargoer
Camargoer
Reply to  Flanker56
4 anos atrás

Olá Flaker. Segundo um colega que viajou para a Índia (e ficou doente no hotel por 3 dias), na índia sobra gente, falta espaço e estrangeiro deve beber apenas água com gás ou coca-cola (e nunca deixar o garçom abrir a garrafinha ou latinha).

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

Libera… Liber… lib… o que mesmo?

α Tau
α Tau
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Os radicais de direita são a favor do estado mínimo e a favor 100% da iniciativa privada…isso geraria uma coisa chamada ANARCOCAPITALISMO, que na verdade é uma situação extremista que também não daria certo…assim como o comunismo o extremismo do anarcocapitalismo é um erro pois se o estado não se fizer presente para fazer a mínima regulação no livre mercado os “tubarões” do capitalismo nunca darão espaço ao pequeno empreendedor ter sua “Luz ao Sol”…se não houver um estado forte e presente tudo vira baderna…o mercado vira uma baderna sem regras onde o mais forte passa por cima do mais… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  α Tau
4 anos atrás

Como os tubarões do capitalismo vão dominar tudo se não há barreiras à entradas de novos concorrentes no anarcocapitalismo? O cenário perfeito para os tubarões do “capitalismo” prosperarem é o atual, com o Estado ditando o rumos do mercado e impondo barreiras e regras aos concorrentes, muitas vezes para atender ao lobby destes tubarões, com o Estado impondo a força sobre os que não aceitam tais regras.

fewoz
fewoz
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor, os órgãos anti-trust existem justamente para evitar o monopólio. Sem eles, a chance de termos empresas absurdamente gigantescas e concorrência zero seria muito grande. Goste ou não, o Estado ainda faz alguma coisa.

Ferreras
Ferreras
4 anos atrás

Outra coisa que vai mudar radicalmente é o conceito de estoque mínimo.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Ferreras
4 anos atrás

Ferreras;
muito bem lembrado!
Aliás, alguém já deveria estar estudando isso.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Ferreras
4 anos atrás

Vai mudar radicalmente por… 6 meses ? 1 ano ?
Daqui a um tempo, quando os estoques só gerarem custos… volta tudo ao normal.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Alfredo Araujo
4 anos atrás

Depende do segmento. Não duvido que o governo implemente normas para estoque mínimo para áreas específicas na área de saúde e segurança assim que a situação se “normalizar”.

Eliel
Eliel
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

E quem pagaria pela estocagem? Governo? Se for, só aumentará a corrupção. Quanto mais se regula o mercado, mais corruptos gera. Se tu disser: “Mercado”, em vez de governo, o mercado é regido pela diferença de custos e lucros. Se o estoque não da lucro, a ideia jamais irá para a frente.

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

HEHEHEHE
Liberalismo já era!
O negócio é Socialismo!
Embora a maioria aqui não compreenda o que é socialismo, pois quase sempre associa a marxismo, bem como, a maioria associação capitalismo a liberalismo.
Capitalismo é o sistema econômico.
Liberalismo e socialismo, é como o sistema deve funcionar.
Não deve existir riqueza, sem que a mesma seja distribuída para a sociedade.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

E quem é você pra ditar o que cada um deve fazer com sua propriedade privada? Dentro de cada socialista há uma semente ditatorial; um mini-Stalin, um mini-Hitler, doido pra florescer e dizer o que cada um deve fazer com seus bens; como devem viver; como devem obediência ao ser supremo terreno e coercitivo que torna seus sonhos possíveis: o papai Estado.

WVJ
WVJ
Reply to  737-800RJ
4 anos atrás

Entendi diferente: Capitalismo vai junto com propriedade privada. Enquanto a Democracia for sagrada, não haverá projeto de hitler ou stalin aqui, ele cai antes. As FFAAs devem garantir o jogo.
Agora, tem o modo Sueco, Franês, Alemão de capitalismo voltado para o bem comum; tem o modo brasileiro, o do capitalismo bom para lucro de poucos – prejuízos sempre obrigação do Estado. Tem vários tipos pra escolher dentro da democracia ocidental, se prefere.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Que forças armadas cara.
Você está em qual mundo??
Não foi isso que eu comentei.

WVJ
WVJ
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Você mesmo falou que o sistema capitalista pode ser manejado pelo liberalismo ou socialismo.
Acho que tem que haver um equilíbrio dos dois.
As FFAAs devem ficar atentas às regras do jogo democrático, ou você quer um ditador?

Camargoer
Camargoer
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Caro WVJ. O capitalismo está relacionado à propriedade privada dos meios de produção, o que permite ao capitalista acumular capital pagando ao assalariado um valor inferior ao que ele produziu. A Democracia é outra coisa. Ela se caracteriza pela existência de um Estado de Direito baseado na garantia dos direitos humanos, no qual a soberania popular é respeitada e exercida por meio de eleições periódicas com voto secreto e amplo colégio eleitoral.

Pka
Pka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Seus conceitos básicos sobre o que aqui discorre estão o MUITO errados.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pka
4 anos atrás

Olá Pka. O fato de discordarmos é o que torna o debate importante. Talvez você possa sugerir alguma literatura que defina o capitalismo e a democracia moderna de outra forma.

WVJ
WVJ
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Olá Camargoer, a China é capitalista (os meios de produção estão fazendo bilionários a cada 3 dias lá), mas o estado chinês consegue manipular esses meios, então também é socialista?
Os conceitos mudam no tempo e espaço.
O importante é o gato pegar o rato, não é verdade?

Camargoer
Camargoer
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Olá WVJ. Tenho a impressão que na China é o rato que corre atrás do gato.

Roger
Roger
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Na verdade nem rato, nem gato. É o chinês que corre atrás dos dois para fazer um belo de um ensopado.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Roger
4 anos atrás

Olá Roger. (aproveitando o bom-humor) Boa sacada. Nessas horas eu lembro de um colega que sugeriu irmos nos isolar no interior do MG… eita comida boa.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, sua resposta sobre democracia é quase certa, exceto pela inversão da ordem : o voto vem primeiro.
Gregos inventaram a democracia numa sociedade escravocrata e belicista.

Camargoer
Camargoer
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Olá Bloc. Concordo com você que a ideia dos direitos humanos só apareceu após a II Guerra. Talvez todos as características de uma democracia moderna tenham o mesmo peso (nenhuma delas seria mais ou menos importante que a outra). Tenho a impressão que o fundamento da Democracia Moderna (essa que queremos e precisamos agora) é baseada no direito natural á vida. Toda pessoa tem direito á vida. O direito á vida é o primeiro dos direitos humanos. A garantia do direito natural á vida e à todos os direitos humanos (direito á liberdade, ao tratamento digno, etc) é dada pelo… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer
“o que permite ao capitalista acumular capital pagando ao assalariado um valor inferior ao que ele produziu.”

Creio que a essência do capitalismo seja essa mesmo não é mesmo ?
Afinal, se ao produzir um produto, o dono do capital pagar a quem produziu, um valor maior que o valor do próprio produto, ele não estaria praticando o capitalismo mas sim caridade!
Empresa nenhuma sobreviveria uma semana atuando dessa maneira!

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Você é contra o sistema capitalista?
Quer que os “meios de produção ” pertençam a quem?
Prefere o comunismo?
Um sistema tão bom, né.
Os empresários malvados…
Todo trabalhador deveria ter seu próprio pedaço de terra para plantar e comer, não é?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  WVJ
4 anos atrás

kkkkkkk Bora aplicar o capitalismo Alemão aqui, eu apoio, mas voc~e ia ficar horrorizado com as medidas.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  737-800RJ
4 anos atrás

Nada haver cara, não foi isso que eu comentei.
Vou tentar simplificar para você.
Cara, vc nasce sem propriedade nenhuma e quando morre, o que leva??
Pensa!

WVJ
WVJ
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Vai pra C.u.b.a ou K.N. mermão
nunca imaginei dizer isso pra alguém kkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Eu não levo nada, mas meus descendentes tem todo direito de continuar com ela e fazer o uso que bem entendem que vai desde se desfazer a aumentá-la.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

FERNANDO;
Desculpe-me lá, não entendi!
Então, nasce para quê?

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Meu amigo, qual o sentido da vida? Nascer, estudar, trabalhar, conseguir bens, casar, ter filhos e morrer? Partindo da hipotese que não existe morte, e que a vida continua depois, qual o sentido de posses? Só se leva o conhecimento, as experiências, amizades, etc. A vida é muita mais do que se seguir o padrão pré estabelecido pela sociedade. Eu tenho 52 anos, e estou bem, além do Cabo da Boa Esperança, se vc me entende, tenho posses, casa, dinheiro em banco, carro, livros que são meus maiores bens, mas, está pandemia me fez pensar um pouco mais, e se………….eu… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

FERNANDO;
eu penso um pouco diferente. Vida após a morte? Não. Parece-me que não atingi esse “ponto de evolução”, para crer nisso aí não. Fiz muitas coisas, quero fazer muitas mais. Essa pandemia só me faz perder tempo, precioso tempo. Meus maiores bens são aqueles que, em breve, me sucederão. Aquilo que construí e deixarei, certamente, eles farão bom uso, pois ensinei-os e eles já provaram que aprenderam como proceder.
Haverá outras situações semelhantes e haverá aprendizado.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Seus maiores bens são seus amigos, os verdadeiros e seus filhos, esposa, e parentes, e o que vc deixou de bom para eles. Ensinamentos morais e conhecimentos. O resto, são apenas acessórios.
Seus filhos não irão lembrar de vc pelas propriedades que vc deixou, mas, os ensinamentos e aprendizados que eles tiveram o privilégio de aprender com vc.

Fernando Pereira
Fernando Pereira
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Nunca vi tanta baboseira. É olha que acompanho a anos o ForTe.

Nilo Antonio Rodarte
Nilo Antonio Rodarte
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Isso tudo é muito bonito e até certo ponto eu concordo, mas até para conseguir conhecimento e ajudar as pessoas é preciso ter posses. A prevalecer o vosso pensamento, nós nunca teríamos saído da pré-história, já que tudo que importa é nascer e se manter vivos até morrer para poder fazer amigos e deixar boas impressões. O fato é que o desejo de crescer e evoluir é o que move a humanidade. Se é verdade que nós não levamos nada, também é verdade que o legado que deixamos, seja de bens materiais ou imateriais faz com que a próxima geração… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fernando da uma passada lá Coreia do Norte onde todos devidem os lucros

Camargoer
Camargoer
Reply to  737-800RJ
4 anos atrás

Caro Boeing 737-Max. A crise que estamos passando é maior que a capacidade do setor privado de se recuperar sozinho. Cada país buscará soluções adequadas para sua realidade. O direito á propriedade privada foi uma resposta aos abusos do poder absolutista e foi levado ao extremo de incluir inclusive a propriedade de outro ser humano durante períodos escravagistas. A democracia moderna considera que todas as pessoas têm o direito á vida (de inspiração humanista) e que são todos são iguais perante a lei (de inspiração iluminista). A propriedade privada de bens e dos meios de produção (é preciso separar essas… Read more »

Pka
Pka
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

O pior é que você parece acreditar no escreve.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pka
4 anos atrás

Olá Pka. Há 3 situações possíveis. A primeira seria defender aquilo que se acredita. A outra seria defender aquilo que não se acredita. A terceira seria defender qualquer coisa mas sem acreditar em nada. Fico feliz em saber que fica claro que defendo o que acredito.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pois é Camargoer;
ainda bem que há uma questão sanitária regulamentada por lei. Desde que não se infrinja a Lei, mesmo o lixo poderá ser acumulado -devidamente acondicionado.
Aliás, qual a definição de lixo? Ferro-velho é lixo? Depósito da cooperativa de recicláveis é lixo?
Ah, a vida é bela porque a democracia existe.
Saudações

Camargoer
Camargoer
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Olá Edson. Segundo o Art.3 da Lei 12.305/2010 que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos são “material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível”. Recomendo a leitura paciente dessa lei. Há o texto… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Todo igualitário, menos para os membros do Partidão é claro

Evandro Lúcio de oliveira
Evandro Lúcio de oliveira
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Eu acho que depende do seu ponto de vista , socialismo não acredito que daria certo o problema do Brasil se chama patriotismo do qual nunca existiu por um bom tempo os governos militares até tentaram investir na pátria , um exemplo da disciplina que passavam nas escolas (educação moral e cívica ) depois que vieram os governos teoricamente diretos democraticamente , extinguiram a disciplina.

Silas
Silas
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Muda pra Coréia do Norte… lá a riqueza é igualmente distribuída para a sociedade… depois manda uns posts pra gente!!!
“O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença da ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria!”
Churchill

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Silas
4 anos atrás

Cada um!!!
Cara vc não sabe o que é o socialismo, é ignorante como quase todos.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

FERNANDO;
brinde-nos com o conceito de socialismo. Traga luz às trevas, por favor!

Silas
Silas
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Ele deve estar pesquisando na Wikipedia o que é socialismo…

Silas
Silas
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Não adianta discutir com esquerdista, como diz o ditado, é igual jogar xadrez com pomba, ela vai derrubar as peças, c@gar no tabuleiro e ainda sair de peito empinado.

Marcelo
Marcelo
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fernando, explica pra gente o que é Socialismo, por favor!!

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

De onde você tirou essa ideia! Ao contrário do socialismo/comunismo, o capitalismo é o resultado natural da evolução das relações econômicas, políticas e sociais ao longo de séculos a partir do continente europeu. Se expandiu e para todos os cantos da Terra. Ao contrário do socialismo/ comunismo não tem um modelo único, manual/manifesto. Se adapta e adequa a maioria dos povos (do Japão feudal do século XIX, a China comunista do final do século XX). Ao contrário do socialismo/comunismo dá certo, pois está constantemente se reinventando, como vai acontecer depois dessa pandemia, alias, como já estava acontecendo antes do coronavírus,… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Capitalismo sem liberalismo não existe, a base da existência do capitalismo é a livre transação entre pessoas, nada de dirigentes centrais ditando os rumos dos mercados, isso advém do liberalismo.

WVJ
WVJ
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Tudo tem que ser equilibrado, liberalismo também.
Veja o cenário atual, quem pratica liberalismo puro hoje?
Socialismo também precisa ser dosado na medida correta.
Trump está ministrando direto na veia dos estadunidenses.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Você socializa os seus ganhos com quem tem mais necessidade ou você é mais um que adora socializar o dinheiro alheio ?

715 team
715 team
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

a parada é o fascismo

Camargoer
Camargoer
Reply to  715 team
4 anos atrás

Olá 715 (se fosse 752 seria da Vulcabrás). Acho que a parada é facismo (muita gente trocou os livros pelo faceboook).

carlos
carlos
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Socialismo sem ditadura não funciona , imaginamos que em um estado socialista o estado tenha obrigação de prover tudo que o cidadão necessita para sobreviver , oque me obriga a levantar as 4:00 da manhã pegar três onibus e ir trabalhar para ter as mesmas coisas que meu vizinho tem de graça acordando as 8:00 da manhã ? Se eu vivo em uma democracia não posso ser OBRIGADO a fazer oque eu não quero no caso trabalhar e tenho o DIREITO de receber do estado tudo que preciso para viver , eu só poderia ser obrigado caso vivesse em uma… Read more »

Tutu
Reply to  carlos
4 anos atrás

Socialismo é um estado intermediário entre o capitalismo e o comunismo.
No socialismo tem que ser instituído uma “ditadura do proletariado”, para que ela organize a sociedade para a grande mudança que está por vir.
Quando a sociedade já se adaptou a essa igualdade plena, pode-se então dissolver esse governo temporário, pois, a sociedade já vai estar pronta para se auto regular e garantir a continuidade da igualdade, esse último estágio é o comunismo.

Como podem ver, fica evidente que nunca existiu comunismo na terra.

É uma utopia….

Munhoz
Munhoz
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Uma carga tributária alta melhor distribuída e com um funcionalismo público diminuto, sem regalias, no estilo sueco!

Essa é a chave!

SPQR
SPQR
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fui o centésimo a negativar. Número redondinho, que nem barriga de líder socialista.

Marcelo
Marcelo
Reply to  FERNANDO
4 anos atrás

Fernando, por gentileza, explica pra nós então como é o verdadeiro Socialismo, como ele deve funcionar para que dê certo, porque em todas as experiências anteriores foram um verdadeiro fracasso!

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Tarde demais.
Traz a fábrica de volta para vender pelo dobro do preço da concorrência.
É caro e ineficiente.
Está parecendo Trump que, ante-ontem, anunciou que pode impor tarifas de importação sobre petróleo com a finalidade de proteger a grande indústria de xisto.
Não vai funcionar, evidentemente.

Shinigami
Shinigami
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Medade traz de volta o produto vai ter melhor qualidade que vai justificar o preço maior. A outra metade transfere para países mais pobres onde se tem maior influência e não é necessário ficar refém do governo chinês. O governo chinês simplesmente desviou toda a produção de mascaras de fabricas japonesas na China para suprir suas necessidades internas, não faz sentido manter mais uma fábrica na China. https://www.youtube.com/watch?v=bCSr5YqeLes&feature=emb_logo Fonte da notícia, o dono da fabrica uma empresa japonesa, esta com seu estoque embargado pelo governo chinês. https://www.youtube.com/watch?v=z8xVKD1GN9o&feature=emb_logo E enquanto todos estão necessitando de máscaras chineses fazem vídeos como este onde… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Shinigami
4 anos atrás

O padrão de construção quem dita é o dono do produto;
Assim um produto da Apple fabricado na China tem a mesma qualidade se fabricado em qualquer lugar do Mundo.
Além disso, a cadeia de suprimentos chinesa é inigualável.
Sem contar qualidade da mão de obra, infraestrutura de transportes e etc.
Não adianta só transferir para países mais pobres.
Os chineses até estão fazendo isso em parte, mas para produção de materiais que exigem baixa tecnologia e mão de obra mais barata que a dela como vestuário, calçados e etc.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Ela não é inigualável…

O ponto de vantagem que a China tem é a mão-de-obra muito barata.

O resto não muda tanto assim.

Já trabalhei em empresa que desviou parte da produção para a China..

O projeto e o material, não ficou muito diferente… eles ganharam foi na mão de obra..

Ai você comuna vai escolher…

Mão de obra barata ou a proteção da CLT ? Você é funça aposentado..

Sabe o que é ter um monte de proteções..

Ou elas só são importantes para vc e o resto que se f… ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Existem centenas de países, Brasil inclusive, com a mão de obra mais barata que a China e que não atraem empresas.
Pelo contrário.
Estão perdendo.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Fala um país que tenha mão de obra mais barata que a China e sem sindicatos

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo. O caminho civilizatório demanda elevar os os diretos dos trabalhadores chineses (e de outras países periféricos) aos padrões europeus. Retirar direitos trabalhistas é pior que retrocesso.

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Deixa eles se iludirem, Antoniokings. Cedo ou tarde, a realidade virá e eles não terão como negar. Quanto mais tempo eles passam negando, mais divertido será.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elâ
4 anos atrás

100nick-Elã

Estou só esperando o tamanho do tombo.
Será um tombaço.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O problema de vocês dois, e.s.c.r.o.t.o.s, é de origem de personalidade e caráter……e no caso de vcs, é incurável…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Tudo se resolve….

O dobro da concorrência, que você se refere é o produto chinês..

Só taxar lá em cima qualquer coisa da China que o preço fica equivalente.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Pode até funcionar em um primeiro momento, já que o objetivo é a independência na produção de utensílios, agora, estratégicos.
Daqui a 6 meses, quando o mundo voltar ao normal, a produção em países de terceiro mundo e/ou na China, voltarão a ser o foco desse tipo de indústria !

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alfredo Araujo
4 anos atrás

Alfredo Araujo

Exatamente!

Shinigami
Shinigami
Reply to  Alfredo Araujo
4 anos atrás

Não se o produto foi destinado somente para o mercado interno.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Shinigami
4 anos atrás

Aí, vc descobriu a pólvora sem fazer barulho.
Produzir só para o mercado interno é o primeiro passo para ter produtos caros e ultrapassados.
Não tem mágica.

Shinigami
Shinigami
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Isto depende se vc investir em tecnologia vc pode produzir para o mercado interno e vender a patente para quem quiser produzir mais barato em outros locais.

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Alfredo Araujo
4 anos atrás

Alfredo, Uma coisa que muitos aqui precisam entender é que o governo seja dos EUA ou do japão ou onde for pode criar incentivos pra o retorno de fábricas a seus países, mas se esquecem que os donos das empresas são empresários e as mega empresas que estão na China são S/A, tem acionistas, reunião, votações. Os acionistas é que vão decidir se o subsídio é vantajoso ou não. Empresários querem menor custo de produção e lucros. Eu ficaria muito feliz se o Brasil não importasse nada da China, e produzisse quase tudo aqui, mas como o Brasil tem o… Read more »

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Emerson Gabriel
4 anos atrás

Sem contar que o “governo” muda de 4 em 4 anos, consequentemente, as regras mudam de 4 em 4 anos.
Me vem a cabeça algumas montadoras de automóveis, que caíram nesse “golpe”, e que já estão, praticamente, de malas prontas, para sair do país… A Mercedes, Jaguar/Land Rover, Audi, entre outras.

Salim
Salim
4 anos atrás

Deveríamos seguir bom exemplo. Com redução IPI e ICMS por algum tempo para substituir importações com preço competitivo. Teríamos milhares de empregos de boa qualidade de volta na industria.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Salim
4 anos atrás

Aproveita e ressuscita do túmulo o fascista PSI então, o baronato da Fiesp vai amar.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

O grande crítico dos Governos é contra redução de impostos ? ahahahahah

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Onde que eu falei que não era para reduzir impostos? Falei do famigerado PSI que começou na era Vargas, sabe o que era o PSI? Na boa vá até a próxima ponte e se jogue de lá, sabe nem interpretar texto e quer pagar de fodão, o mundo agradece.

Salim
Salim
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Com incentivo a producão, emprego boa qualidade a economia cresce muito mais do que imposto, embora que VC terá aumento arrecadação visto aumento economia. Capitalismo e bom e só colocar regras pra náo ser abusivo e ter orientação para producão e emprego, que e a função governo.

Tomcat4,2
4 anos atrás

Tem matérias mostrando que a China está comprando altas empresas no Brasil e no mundo e comprou 23% das ações da Azul Linhas Aéreas. O Covid-19 foi a tacada ,covarde e podre, de mestre dos chineses mas…. o futuro pode trazer duras penas pros chineses em resposta pois afetaram mortalmente o mundo todo.

Pka
Pka
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Na Europa estão fazendo a festa!
Aqui o que não falta é político entreguista… Caiado, Doria, família Gomes….
Só ratos diante da hostilidade chinesa

WVJ
WVJ
Reply to  Pka
4 anos atrás

C acha que eles plantaram o vírus lá em Wuhan, centro logístico do país, pouco antes das comemorações mais populares do país?
Cara, sou fã de teorias alternativas, tenho muita imaginação, sério, mas não viaja nessa.

Pka
Pka
Reply to  WVJ
4 anos atrás

Falta leitura e interpretação de texto para o senhor.
Releia

João Adaime
João Adaime
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Prezado Tomcat4,2
Esta venda das ações da Azul aconteceu em 2015 ao grupo HNA, do setor aéreo. Inclusive no mesmo ano a United Airlines comprou outros 5%.
A oferta destas ações já estava prevista e seriam vendidas a qualquer um que se dispusesse a pagar por elas.
O objetivo era capitalizar a empresa visando a renovação da frota e de outros produtos e serviços, além de amortizar dívidas.
Abraço

Emerson Gabriel
Emerson Gabriel
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Toncat, Não é só a China que pode comprar. qualquer grupo de empresas com dinheiro em caixa pode, Empresas dos EUA podem, Europeus podem comprar ações em baixa qualquer pessoa pode, você pode, eu posso. É claro que a China tem mais dinheiro pra fazer isso, eu sei disso, mas qualquer governo, ou empresas, investidores, sejam de onde for, podem comprar. Nenhuma bolsa de valores tem plaquinha escrito “você pode, você não pode”; a única regra que existe é que quem vende suas ações na alta não pode recompra-las na baixa. Fora isso qq um pode, seja governo, empresas, investidores… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Náo tem problema nenhum, o bem fica Brasil e producão também e so governo regular e dar limites. A China acumulou riqueza por preguiça trabalhar do ocidente e ganancia de governos em cobrar impostos.

André Luís
André Luís
4 anos atrás

Tchau China! Vamos pegar você na sua parte mais sensível: o bolso!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

A China se suicidou. Outras pandemias chinesas no futuro. Melhor se preparerem. Os japoneses sabem o melhor e’ cair fora do balaio de gato dos chinas.

Pedro
Pedro
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Esta Pandemia e falta de material, tem que no mínimo abrir uma discussão sadia sobre manter a China como quase exclusivamente como fábrica mundial.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Pagar 2 bilhões de impostos para fabricar produtos em casa, pense numa ideia maravilhosa. Resta saber se os japas vão aceitar ficar pagando subsídios eternamente.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu e demais, eu acho que existe a possibilidade(não quer dizer que acredito) dessa pandemia ser um ensaio de danos no ocidente de um ataque biológico e que também serviria para enfraquecer as nossas economias permitindo a China diminuir o gap com os EUA. Numa cajadada nos torna mais pobres(menos investimento militar) e verifica a taxa de letalidade/indisponibilidade de recursos humanos, permitindo projetar algo maior e que fique mascarado como natural.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Space Jockey, Primeiro vamos esperar pêlas estatísticas de fatalidades fora da China, e depois dividir pêlos número de casos, para só assim confirmar as suspeitas de que existem duas sêpas do mesmo vírus; uma para a China, e a outra circulando no Ocidente. Lembrem-se de que a China não permitiu a ida de cientistas do Center for Disease Control para lá, para analisar a estrutura vírus e a avaliar epidemia. Através do PCR (Polymerase Chain Reaction) e do MALDI ( Matrix-assisted laser desorption and ionization) , se pode facilmente identificar pedigree genético de qualquer vírus. Pode sêr que os chinêses… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Olá Tadeu. Os números do Brasil sugerem 5% de letalidade (dados do Ministério da Saúde). Parece que é o mesmo número obtido em outras regiões. O google está apresentando mapas com casos por milhão de habitantes. Ajudam muito a compreensão do problema de contágio no mundo.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargo, nada que venha da China é confiável em termos de números, é possível que os maquiem a seu favor.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Space. Neste momento, com mais de 1 milhão de infectados ao redor do mundo, já há dados para extrair bons índices estatísticos (pode-se até ignorar os números da China para as contas, se quiser). A França, por exemplo, exibe 10% de letalidade, praticamente o mesmo valor da Espanha (9,9%) enquanto que a Itália exibe 20%. Os EUA, por outro lado exibem 3,3% de letalidade e o Brasil 5% (Nova Iorque tem 5,5%).

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargo, a letalidade atual do Brasil (5%) está muito alta, pra se ter uma idéia picada de Cascavel, há uns 20 anos atrás era em torno de 2.7%, e nego tinha medo. Acredito que essa letalidade vai cair um pouco, pois dizem que grande há quantidade de contaminados sem diagnóstico. Em torno de 1% seria o mais aceitável para nossas capacidades. Mas vale lembrar que quanto mais envelhecida a população maior ela é.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Olá Space. Concordo que 5% é alto. O que mais me assusta é o panorama europeu que exibe letalidade entre 10 e 20%. Lá o vírus está disseminado em todo o território, enquanto que países continentais como o Brasil e EUA está restrito á algumas áreas. Os dados do Google sobre casos por milhão de habitantes é mais aterrador.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Existe um estudo sugerindo uma taxa de 0.66, pois dizem que várias pessoas pegam o virus e acabam se curando sem nem ficar sabendo. Parece que foi uma revista importante que publicou isso. Somente testes em massa para se saber realmente. Ao longo do tempo com a evoluçao da terapia essa letalidade vai cair, é inevitável.

Flanker
Flanker
4 anos atrás

Se todos os países industrializados ou com capital relevante fizerem isso, e retirarem pelo menos a metade de sua produção da China será uma maravilha. Não sei se acontecerá, mas torço muito para que aconteça…..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Vai sonhando.
Enquanto os EUA vendem uma máscara por US$ 1,00, os chineses vendem 10 por US$ 0,50.
Sabe quem vai comprar dos EUA?
Ninguém!!!!!!

Shinigami
Shinigami
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=unh0UkSZhGI
Estas porcarias que a China vende???
Prefiro pagar 10 vezes mais por um produto de qualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=PXNc_YNa29s
Agora todos entendem o porque do taxista chinês estava utilizando 10 mascaras.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Sim….e essa mágica dos preços advém do que? Você prefere dar ao trabalhador chinês os direitos da CLT ou prefere dar aos trabalhadores brasileiros as condições de trabalho dos chineses? Ou ainda, paga aos chineses, em dólar, o salário de um trabalhador dos EUA…..não existe mágica….

2Hard4U
2Hard4U
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

As máscaras de seus mestres chineses foram todas rejeitadas na Finlândia. Mais de dois milhões de máscaras de dois tipos diferentes, que não conseguiram atingir nenhum dos parâmetros de qualidade e de segurança da OMS. Já os “kit de testes” do COVID-19 chineses, tiveram seus lotes inteiramente rejeitados por França, Itália, Espanha, dentre outros países de menor expressão pois, a “precisão destes pseudo testes chineses”, possuíam um grau de incerteza da ordem de 80%. No entanto, na tentativa de inundar nações europeias em dificuldades com “ajuda” e equipamentos médicos baratos como parte de uma estratégia ofensiva de propaganda e “charme”… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Resta saber se tu tem dinheiro para comprar coisas fabricadas made in USA ou Europe. Já imaginou iphone fabricado nos EUA, só podre de rico vai poder comprar.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

a <- patológica… odeia os EUA, mas não vive sem o seu iPhone e McBook Pro

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Tem razão, mas eu não faço dessa turma aí, vai pôr esse teu comentário em outra freguesia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor

Esse pessoal ainda não caiu na real do que a capacidade industrial da China representa e como ela está avançando.

Raventsin
Raventsin
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Se quando era fabricado na China o pessoal já comprava, imagine quando for fabricado nos USA. Vai ter gente tendo orgasmo na fila em frente à AppleStore.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Com que dinheiro vão comprar? Custo de produção dos EUA é altíssimo fiote.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Tudo isto se resolve… não é uma equação invencível.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Se resolve, mas até se resolver o pessoal vai ter que pagar mais caro pelos produtos. Há também os lobbys que serão feitos em seus respectivos governos dos grupos de interesse, que podem atrapalhar. Na guerra do tarifaço pequenos comerciantes dos EUA se estreparam tendo que pagar mais caro por importados da China, foram chorar no congresso americano.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Corta imposto de um sobe a alíquota do outro e preço fica equivalente… e ai espertão ?

É justamente o que o Trump fez com eles.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Há certos impostos que incidem sobre vários estágios da produção, como imposto sobre movimentações, há aqueles que dá para sonegar com facilidade, como ICMS e ISS, e aí espertão?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Raventsin

Conte essa novidade para o CEO da Apple, porque no fim do ano passado ele disse bem claro: Não existe a possibilidade da Apple produzir fora da China.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Espera passar a pandemia….o mundo vai ser bem diferente…..talvez seja algo que você goste (fim dos EUA)…ou talvez seja algo que eu goste ( fim da china)…

Salim
Salim
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Ná época que negociava com China uma hp12c custava usd10,00 e era vendido no ocidente a usd120,00. Acredito que o preço final náo mudaria muito, somente o lucro seria menor.

Caio
Caio
4 anos atrás

Estas burrices de dar a estrangeiros o controle da produção de itens sensíveis, foi mundial inclusive do semi industrializado Brasil; essa pandemia parece que, pelo menos , abriu os olhos para isto, só faltam os donos do dinheiro mundial não boicotarem.

Raventsin
Raventsin
Reply to  Caio
4 anos atrás

Não haverá nenhum boicote. A lógica do capitalismo é sempre o lucro.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Raventsin
4 anos atrás

Caro Reventsin. O lucro existe desde a antiguidade. Fenícios comercializavam para obter lucro. Romanos faziam guerra para obter lucro. Árabes atravessavam o deserto para obter lucros. Venezianos financiavam o comércio para obter lucro. Portugueses traficavam escravos para obter lucro. Nada disso era capitalismo. A lógica do capitalismo é acumular capital. Isso significa pagar um salário inferior ao valor do trabalho realizado pelo empregado.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Caio
4 anos atrás

Eu vejo bem por aí mesmo…

Agnelo
Agnelo
4 anos atrás

E assim, o plano chinês de submeter o mundo pelo interesse econômico dele mesmo, por um erro de sua própria conduta de omissão, ao esconder o COVID, começa a perder a vantagem q tinha.
Um mundo q sempre soube se adaptar bem frente aos obstáculos, e vence-los, se readequará e o ex-futuro primeiro lugar perderá o impulso por seu erro em planejar e executar o q realmente seria justo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Capital não escolhe pátria.
Investe onde dá mais retorno.
A China é o maior mercado do Mundo, tem a maior economia por PPC (e parece que vai disparar), tem a maior base industrial do Planeta, a maior população, o terceiro maior território, excelente sistema de educação e saúde e por aí vai.
Se vc acha que alguém pode competir contra isso……..

Dr.Pimpolho
Dr.Pimpolho
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Como está o tempo ai em Pequim, camarada?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr.Pimpolho
4 anos atrás

Livre do coronavirus.

Dr.Pimpolho
Dr.Pimpolho
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

c.q.d.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr.Pimpolho
4 anos atrás

Por outro lado, nuvens negras se formam sobre Washington e cercanias.
Alguns dizem que é a tempestade perfeita.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Kings,

As ações na justiça contra a China já chegou a casa dos 20 trilhões de dólares aqui nos EUA.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu

E……
Com o crescente isolamento internacional de Washington e o equivalente ganho de influência de Pequim, isso não quer dizer nada.
Quer um exemplo disso?
Enquanto Trump ameaça romper com a OMS, a China aumenta a ajuda a países com problemas com o COVID, Brasil e Ita´lia incluídos.

filipe
filipe
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Agnelo o mundo mudou, muita gente ainda não deu conta disso… Se esse corona fosse em 1995 ,a China estava ferrada, bem ferrada mesmo, mas foi em 2020, com um PIB de 15 Trilhões de USD, A economia Chinesa é 3 vezes a Japonesa , Os Chineses passaram a inovar, têm mão de obra barata, e agora têm mão de obra altamente qualificada.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  filipe
4 anos atrás

filipe

Não podemos esquecer que o PIB da China por PPC já está chegando a US$ 28 tri.
E com o reaquecimento de sua economia agora, antes de todos, deve aumentar a vantagem relativa em comparação com outros países.

Salim
Salim
Reply to  filipe
4 anos atrás

PIB per capta chines USS 8000, ano Brasil USS 12000, Coréia sul USS 32000, EUA usd 60000, a China vai crescer ainda pelo próprio tamanho da população, como a Índia também. Brasil cresceu neste ritmo década 70. Na fase crescimento da esta euforia porem uma hora estabiliza ai acaba euforia, vem a conta e as demandas sociais da população.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Rapaz para retirar as fábricas da China os países ocidentais vão ter que fazer reformas sérias, inclusive legais e políticas, imagine a convulsão social que isso iria causar no começo. É coisa para décadas, resta saber se o povo destes países irão aceitar calados pagar mais caro por certos produtos.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Capitalismo sem socialismo não existe.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor

É quase impossível, principalmente para a Europa onde o custo de vida é muito alto e o sistema de sustentação social é caríssimo.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Pois é, o baque seria grande para quem já está há décadas acostumado com o welfare state, basta ver os protestos na França com a reforma da previdência. O bicho iria pegar por algum tempo.

Eduardo Lima
Eduardo Lima
4 anos atrás

A questão é que a China tem 20% da população mundial. E ela necessita de tudo, então ela vai a procura de seu interesse. O outros é que se submetem aos seus interesses. É um dragão devorando tudo, resta aos outros saber lidar com a sua voracidade e não se submeter a sua plena vontade.

Mario Gallote
Mario Gallote
4 anos atrás

E assim o mundo seguira para uma nacionalização de produção, pelo menos de itens essenciais.

Pelo menos japão já está mostrando vanguarda em não esperar.

Não espero que ocorra no brasil, porque nunca ocorrerá.

Camargoer
Camargoer
4 anos atrás

Caros Colegas.Acho que neste momento, ninguém sabe como serão os próximos anos. Há os esperançosos que acreditam em uma sociedade mais humanista e solidária. Outros mais ariscos imaginam sociedades mais fechadas e totalitárias. Creio que o único consenso por enquanto é que a recuperação econômica vai demandar muito esforço e será necessário muito apoio do Estado. Torço pela sociedade humanista e solidária.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer;
eu também!
Não vejo a hora do povo chinês começar a gostar de picanha; ter estabilidade no emprego, ter férias de 30 dias; começar a ganhar 13º salário; ter FGTS; poder viajar e passar férias no Guarujá (ou no Rio de Janeiro ou no nordeste ou na serra gaúcha ou em outros lugares, desde que seja no Brasil); conhecer os “prazeres da carne” numa boa churrascaria rodízio.
Espero estar vivo para ver um montão de chineses, frequentando uma churrascaria rodízio, aqui no Brasil, óbvio.
Saudações

João Bosco
João Bosco
4 anos atrás

Eu não consigo compreender como nações inteiras estão a mercê do gigante chinês por deixarem de produzir itens mais básicos, tais como luvas e demais equipamentos médicos, por exemplo. Se uma nação não tem poder de produzir tais produtos e itens , ainda vai… mas países com forte processo de industrialização – mesmo em marcha lenta – nunca deveriam deixar de produzir esses itens básicos. E assim estamos nós, pais com uma enorme capacidade industrial e uma mão-de-obra com capacidade de produção , mas deixando de produzir em nosso território porque na China é mais barato, é mais interessante importarmos… Read more »

Shinigami
Shinigami
Reply to  João Bosco
4 anos atrás

O Japão produz todos os materiais para atender a rede dos hospitais, mas a demanda subiu e não atende a toda população e nem as pessoas que pretendem ajudar na crise e necessitam de equipamentos para segurança.
Para os profissionais da rede de saúde não falta nada, mas para civis que pretendem ajudar não tem material sobrando.
Parte do estoque de material japonês foi doado ao governo chinês para ajudar no combate ao vírus e eles não devolveram nada.

filipe
filipe
4 anos atrás

Infelizmente já é tarde, o Polvo Chinês já é bem grande, desde 1995 que a China é o maior receptor de investimento externos do mundo, são 25 anos em que os Chineses aprenderam muito , passaram a manufacturar tudo ou quase tudo no mundo, antigamente eram somente cópias, a China têm 2 milhões de cientistas altamente qualificados que passaram a inovar, nesse momento a China já ultrapassou os EUA e o Japão em termos de patentes e inovação, o que vai acontecer é todos eles quererem ficar com os seus investimentos na China, ou chegou a hora da China retribuir,… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  filipe
4 anos atrás

Filipe,

Os chinas continuam espionando descaradamente.

E o que você está falando é mentira.

filipe
filipe
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu, a China lidera em algumas tecnologias como a Inteligência Artificial ,o 5G , computação quântica e energias renováveis ( já produzem muitos carros híbridos ) , No ramo militar ainda vivem de muitas cópias soviéticas ou russas, mas a custa da espionagem a programas europeus e americanos já começam a ter projectos bem consistentes, e mais ou menos a 10 anos para cá já começam com algumas inovações, já existem armas hipersonicas e de energia dirigidas 100 % chinesas. São espiões , ou Foram espiões , agora estão pondo a mão na massa.

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

O único problema sério se a economia chinesa despencar é o risco de aventuras militares. As forças militares chinesas somam centenas de milhares de soldados.

filipe
filipe
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Napoleão disse uma vez que a China era um gigante adormecido, quase 200 anos depois , esse Gigante acordou e o mundo que se prepare… Eles estão ai, essa parada do corona é apenas o inicio, eles traçaram ser a 1º Super Potência em 2050, imagina são 30 anos até 2050, começaram em 2020, os demais que se preparem… O mundo mudou.

Wagner
Wagner
4 anos atrás

A China se agigantou na escala e cópia,fornece tecnologia barata e de fácil acesso,será difícil competir,mesmo tirando todos os impostos como o neo liberalismo prega,costurar uma calça jeans no Brasil ainda fica cara para concorrer com os chineses. No ocidente se produz pouco com margem de lucro alto,na china se produz em escala com fração de lucro por produto,enquanto o Ocidente vende dez peças,China vende 100 com valor menor e com lucro alto.

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

Bem, eu não deveria esclarecer ninguém aqui, mesmo porque não adianta. Mas, vamos lá. Sistema econômico é o capitalismo. Socialismo e Liberalismo, são doutrinas de como o sistema econômico deve funcionar. Karl Marx, cometeu alguns enganos, mas, não invalida todo o seu estudo. O problema é que dentro da universidade, em vez termos professores críticos, temos adoradores do marxismo, que nem é Socialismo. Estudem um pouco mais! O problema do Socialismo, é a mentalidade do homem neste estágio evolutivo, não compreende que o capitalismo funciona em estágios, o início não é igual ao que temos hoje em dia e não… Read more »

Camargoer
Camargoer
4 anos atrás

Caros Colegas. Essa noticia se resume na simples ideia do “Japão sendo o Japão”. Nenhuma surpresa para os nipófilos da triilogia.

Pka
Pka
4 anos atrás

A extrema dependência das cadeias produtivas globais com a China é um problema a ser encarado não só por Estados, mas pelas próprias empresas, como já há notícias a respeito. Se farão alguma mudança significativa, é difícil dizer, será suficiente a médio e longo prazo? Não creio pois no ocidente mandatos eletivos tem duração curta, as metas de CEO’s e políticas de bonificação os estimula a alvos no curto prazo. Enquanto na China há só o PCC com mandatos mais longos e agora Xi segue os passos de Putin e os dois países serão liderados por tempo indefinido por políticas… Read more »

Jacinto
Jacinto
4 anos atrás

Já faz mais de ano que eu tenho escrito aqui que existe uma tendência de as indústrias voltarem para seus países de origem. E esta tendência nem era decorrente da pandemia – que não existia e ninguém previa. O retorno das indústrias aos seus países de origem era uma tendência em virtude da chamada 4ª revolução industrial, fortemente baseada em automação e Inteligência Artificial. A associação de automação e inteligência artificial reduzirá drasticamente a necessidade de mão de obra humana na indústria e com isso o peso da massa salarial nos custos destas empresas indústrias será drasticamente reduzido; e com… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Jacinto
4 anos atrás

Jacinto,

Excelente comentário. Reforça o que eu havia postado sôbre IA no gerenciamento de crises, mas também em produtividade, recursos naturais e remediando ambiental..

A China é o maior poluidor do planêta, e isso também vai forçar as futuras empresas da 4 revolução industrial a se estabelecerem no Ocidente.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

O custo de produção dos chineses é dificil de bater. Combustivel barato, estradas boas, ferrovias pra cima e pra baixo, mão de obra qualificada, tecnologia e bom relacionamento diplomatico com todos os países do mundo. O Gigante Gentil e benevolente levará a paz e a prosperidade para os quatro campos do mundo. O Japão, na época que dominou a Asia, causou apenas genocidios e violência. Cortavam a cabeça dos inimigos com armas medievais (katanas) em pleno seculo XX. São pessoas perigosas.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Gigante Gentil até pisar na sua garganta…

Flanker
Flanker
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Pois é….se os japoneses tivessem terminado o que começaram na China, …..pena que não terminaram! Assim, hoje não teríamos esse problema que é a china…
Gigante gentil e benevolente, levando a paz e a prosperidade para o mundo??? O vc fuma ou bebe? Barbaridade…olha o nível de alienação a que se chega!!

Henrique
Henrique
4 anos atrás

O primeiro país a de fato acordar que não pode depender de insumos sensíveis do exterior.
Esperamos que aquele pais “gigante por natureza” também acorde para isso … pra ontem.

Rômulo
Rômulo
4 anos atrás

Está claro que excesso de estado não funciona e a ausência total de estado também não , capitalismo pra min é liberdade garantida através de um estado mínimo e não libertàrismo total !

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rômulo
4 anos atrás

Caro Rômulo. As duas maiores crises econômicas do capitalismo (1929 e 2008) foram causadas pela redução da regulamentação bancária. Bancos e agentes especuladores criaram fortunas durante esses períodos de desregulamentação bancária. Os problemas ambientais relacionados a despejo ilegal l de resíduos em rios, lixoes, ocupação irregular de mananciais e margens de rios, derrubada de florestas em regiões protegidas e extinção de especies, pesca predaoria, contaminação de áreas de garimpo e mineracao… Todos esses problemas são resultado da desregulamentacao ou da estrangulamento dos órgãos de fiscalização. O Estado mínimo e o arranjo ideal para as manobras especulativas e precatórias do capital.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rômulo
4 anos atrás

Mas isto é óbvio e teve o seu início no Governo FHC, quando existiam as agências reguladoras, ainda no seu conceito original.

Na época eu trabalhava na recém privatizada COSERN em Natal-RN e cada vez que chegavam os fiscais da ANEEL, tinha gente lá suando frio.

O (des)Governo do PT conseguiu desvirtuar e destruir o conceito das agências reguladoras, que hoje se limitam a autorizar aumentos.

MIB
MIB
4 anos atrás

Que essa pandemia sirva de lição para o mundo e principalmente para o “brazil” um país com uma máquina pública infestada de parasitas que nada produzem e torna um “BRASIL” inviável, o brazil está como uma pessoa infestada por lombrigas e solitárias, vermes que sugam toda e qualquer possibilidade de uma pessoa se desenvolver, um país infestado de políticos sujos, municípios inviáveis, estatais inviáveis, uma burocracia que inviabiliza qualquer empresa de prosperar, um país onde você compra um produto a R$ 10 sabendo que o estado levou R$ 5,50 sem contribuir com nada, onde o roubo é direito adquirido, esse… Read more »

Luciano
Luciano
4 anos atrás

As contradições do capital.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Olá Luciano. Acho que é por ai… Acho que o filme “O Jovem Karl Marx” ajuda a contextualizar as coisas.

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Os esquerdistas do grupo esquecem que o Japão é um país soberano, que pode aplicar as medidas que desejar para atrair seus investimentos de volta, assim como atrair investimentos alheios.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

O Tema que deveríamos estar discutindo é como o Japão vai conseguir mão de obra para essas fabricas. Mas já que desvirtuaram o negócio : 1) Socialismo não é modelo politico , mas sim econômico. 2) Nenhum país desenvolvido hoje é ou foi Socialista. 3) O Estado de bem estar social moderno não é uma ideia concebida e implementada pela esquerda, mas sim uma evolução natural da sociedade capitalista. 4) Capitalismo é diferente de Mercantilismo.( A China Atual é neo-mercantilista e não capitalista) 5) A Direita Politica não é necessariamente pro-capitalista, aliás a maioria das vertentes da direita não são… Read more »

paulof
paulof
4 anos atrás

Quando começar a subir os custos e inflação vir, volta tudo ao normal, na longa duração o coronavírus será mais um evento traumático da história.

100nick-Elã
100nick-Elã
4 anos atrás

Acabei de me lembrar de uma música linda da Carole King:

But it’s too late, baby,
Now it’s too late,
Though we really did try to make it.
Somethin’ inside has died
And I can’t hide and I just can’t fake it

it’s too late, baby, Now darling, it’s too late,