Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

158

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao menos 23 pessoas foram mortas no conflito, considerado o mais grave em quatro anos.

Autoridades rebeldes afirmaram que 16 combatentes separatistas armênios foram mortos, e mais de 100 ficaram feridos nos confrontos. Ambos os lados também relataram vítimas civis.

Enquanto o Azerbaijão condenou “veementemente” a investida militar da Armênia na região, o governo armênio convocou à “mobilização geral”. Ambos os países declararam lei marcial, sob a qual lideranças militares assumem a posição de autoridades civis.

Em declaração divulgada no Twitter, o conselheiro do presidente do Azerbaijão, Hikmet Hajiyev, sublinhou que o país “condena veementemente o novo ato de agressão da Armênia”. Acusando as Forças Armadas do país vizinho de terem violado o cessar-fogo bilateral, ele mencionou um “bombardeio que afetou áreas densamente povoadas por civis”.

“Há relatos de mortos e feridos entre civis e militares”, acrescentou Hajiyev, atribuindo a responsabilidade das ofensivas ao bloco armênio, por ter “deliberadamente atacado áreas residenciais”.

Já o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinian, fez um apelo à “mobilização militar geral” através do Facebook, exortando o pessoal ligado às Forças Armadas a se apresentar em suas comissões militares territoriais. Segundo o correspondente da DW em Ierevan, numerosos cidadãos se reuniram no centro da capital armênia, dispostos a partir para o front.

Horas antes, o premiê denunciara em tuíte uma ofensiva do Azerbaijão “com ataques aéreos e de mísseis”, anunciando o abate de dois helicópteros e três drones azéris, assim como a destruição de três tanques.

Não há dados seguros sobre se os disparos partiram das forças governamentais armênias ou de rebeldes de Nagorno-Karabakh. Pashinian assegurou, ainda, que o Exército armênio tudo fará para “proteger a pátria da invasão”.

Araik Harutyunyan, presidente da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh, também declarou “lei marcial e mobilização militar” numa sessão parlamentar de emergência. O território é um enclave de etnia armênia no Azerbaijão, fora do domínio azéri desde 1994. Ambos os lados mantêm forte presença militar ao longo de uma zona desmilitarizada que separa a região do resto do Azerbaijão.

O chefe da ONU, António Guterres, está “extremamente preocupado com a retomada das hostilidades” na região, informou um porta-voz em comunicado. “O secretário-geral apela veementemente aos lados para que parem imediatamente de lutar, diminuam as tensões e retornem a negociações significativas sem demora.”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também classificou como “altamente preocupante” o retorno da violência na região, afirmando no Twitter que “a volta imediata às negociações, sem pré-condições, é o único modo de seguir adiante”.

O conflito armênio-azerbaijano data dos tempos soviéticos: em fins dos anos 80 a população majoritariamente armênia de Nagorno-Karabakh pediu para o território ser incorporado à vizinha Armênia. A subsequente guerra durou seis anos, causando cerca de 25 mil mortes. No fim, as forças armênias assumiram o controle de Karabakh.

Apesar de o conflito entre os dois países ter se concluído oficialmente em 1994, as tensões e confrontos na região separatista se mantiveram, mesmo com a assinatura de um cessar-fogo em 2016. Os atuais choques armados são os mais pesados desde então.

O Azerbaijão defende que a solução do conflito com a Armênia envolve necessariamente a libertação dos territórios ocupados, exigência que tem sido apoiada por várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Armênia, por seu lado, apoia o direito à autodeterminação de Nagorno-Karabakh, defendendo a participação dos representantes do território separatista nas negociações para a resolução do conflito.

FONTE: DW

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lee Cruz
Lee Cruz
3 anos atrás

Os EUA Vão apoiar quem?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Lee Cruz
3 anos atrás

acho que pelo fato de ser ano de eleição e estar no quintal da Rússia, é provável que não apoie nenhum dos lados, pelo menos por ora.

Erermildo
Erermildo
Reply to  Lee Cruz
3 anos atrás

O lado oposto aos chineses, ainda que veladamente.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Erermildo
3 anos atrás

A China vai se fingir de morta neste caso. Todos os conflitos envolvendo secessão de território/província são preocupantes para ele tendo em vista a situação de Taiwan.

Erermildo
Erermildo
Reply to  Jacinto
3 anos atrás

Sim, mas não há interesse de Pequim nas rotas de comércio cruzando a Ásia? Estaria algo do tipo em jogo para a retomada desse conflito?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Erermildo
3 anos atrás

Nenhuma rota de comércio supera o problema de Taiwan, que é uma questão de honra para a China.

gordo
gordo
3 anos atrás

Em declaração divulgada no Twitter, o conselheiro do presidente do Azerbaijão, Hikmet Hajiyev…“; “Já o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinian, fez um apelo à “mobilização militar geral” através do Facebook,
Estou ficando velho mesmo Twitter e Facebook sendo canais para comunicados de guerra.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  gordo
3 anos atrás

E eles publicando os vídeos do confronto nas duas plataformas + youtube. Logo lançam algum pacote pay per view da guerra

Caio
Caio
Reply to  Caio Cipriano
3 anos atrás

Kkkkkkkkkkk pior que daqui a pouco transmissão guerras podem ser os realitys da moda.

Dario
Dario
Reply to  Caio
3 anos atrás

Quem puder assista ao filme The Sky Crawlers do mestre Mamoru Oshi. O background é um reality show de batalhas aéreas contratadas por empresas com pilotos mercenários.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Caio
3 anos atrás

É só você voltar alguns anos atrás na guerra da Ucrânia onde havia canais de TV e principalmente canais de YouTube acompanhando o decorrer da guerra kkkk

MCruel
MCruel
Reply to  Caio Cipriano
3 anos atrás

Qual o 0800 pra assinar o canal?

filipe
filipe
3 anos atrás

A Turquia esta apoiando o Azerbeijão …

sub urbano
sub urbano
Reply to  filipe
3 anos atrás

E a Grécia apoia a Armênia rs. Uma pequena guerra fria na região. No Chipre a mesma coisa: a Turquia apoia o Chipre do Norte e a Grécia apoia a Republica do Chipre.

Hélio
Hélio
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Ortodoxos contra muçulmanos, é uma guerra de 1500 anos.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  filipe
3 anos atrás

Paquistão também só não sei se o apoio vai além de palavras porque o Paquistão está meio longe do Azerbeijão

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  filipe
3 anos atrás

esse já era um movimento esperado, se eu com meu laptop pegando noticia aqui e acolá já via essa possibilidade para logo, em razão da Turquia tá se aproximando muito mais que o normal do azebaijão, que é um povo turco, e ambos odeiam od armênios, a inteligência armênia e russa devem ter visto isso, Turquia tá sendo uma fonte de dor de cabeça para Europa, EUA e Rússia, tá na hora colocarem eles no lugar.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  filipe
3 anos atrás

O Azerbaijão é de origem turca e é muçulmano, e a Armênia ( cristã ortodoxa ) e a Turquia não são bons amigos, no passado a Armênia foi invadida e dividida entre o Império Russo e o Império Otomano, a parte russa com o fim da URSS conseguiu sua independência, mas a parte otomana ainda pertence a Turquia são 6 províncias e foi nessa região que houve o genocídio armênio executado pela Turquia, tem muito ressentimento entre esses povos.

Alexandre Ziviani
Alexandre Ziviani
3 anos atrás

Colunas de blindados sem IFV,expostas a terreno aberto,infantaria exposta ao lado dos blindados oferecendo ao atacante localizado no platô boa condição de emboscada…
emboscada de almanaque…

https://twitter.com/i/status/1310118180283711489

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Alexandre Ziviani
3 anos atrás

Aprenderam com os Sauditas kkkk

Bardini
Bardini
Reply to  Alexandre Ziviani
3 anos atrás

Nosso manual prevê esse mesmo tipo de emprego, rsrs.
.
Mas tem que ver o contexto da operação como um todo, pra julgar algo.

Lucas
Lucas
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Né.
A internet cheia de especialista de comentários.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bardini
3 anos atrás

então temos que mudar parece um deja vu o que vi, sempre um grupo em montanhas com vista privilegiada, massacrando veículos, os Houthis viraram especialistas em fazer esse tipo de atque

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Bardini
3 anos atrás

A sorte é que aparentemente,havia apenas uma equipe com atgm,o ideal seria 2,o estrago seria ainda maior,notasse que na sequência do primeiro ataque os blindados,ao invés de recuarem,continuaram a avançar junto com a infantaria,ou é muita ccoragem ou é muita burrice…

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Alexandre Ziviani
3 anos atrás

Como se “esconde” blindados em um planície descampada?

Oráculo
Oráculo
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Creio que não inventaram ainda um jeito de “esconder” uma coluna de blindados numa planície descampada, num deserto, etc…
Provavelmente quando conseguirem criar um tanque invisível eles consigam… 🙂

Inclusive creio que hoje em dia a maior parte das baixas de blindados ocorre nesses momentos de deslocamento.

Glasquis7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Blindados numa planície descampada não se escondem, se protegem com doutrina, táticas, sistemas e contramedidas. Nesses casos, vc não manda os tanques leves e soltos pro confronto. Cria grupos blindados ou, brigadas couraçadas em que cada coluna tem um grupo avançado de exploração com Drones, Motos e até pequenos blindados. Logo viriam os tanques protegidos Sistemas anti misseis e por Infantaria mecano-transportada (VCI). Em fim, toda uma linha logística deve acompanhar o avanço dos tanques e todo um aparato de proteção os cerca. Na região existem brigadas mecanizadas e brigadas blindadas que se preparam dentro de un TO dessas caraterísticas.… Read more »

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Escolta feita por helicopteros deve ser fundamental tambem.

glasquis 7
Reply to  PauloOsk
3 anos atrás

Seria o ideal mas as forças da região não contam com esse tipo de armamento a não ser o Brasil, Peru e Venezuela. A Colômbia tem Helos de Apoio.

No caso específico do Exercito do Chile, conta apenas com Helicópteros de exploração e utilitários que podem ser eventualmente artilhados pra operaçao. Se rumorea o interese por um grupo não superior a 18 unidades do Apache ou Cobra mas nada além de rumores.

O CAS é fundamental mas o Exercito Chileno depende da FACh que realiza esta função com A 26, A 36, e até com F16.

Glasquis7
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Entenda-se A 26 como A 29. Digitei errado.

Santiago
Santiago
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Citar a Bolívia e não falar do EB é de uma ingenuidade sem tamanho, o esquema é o mesmo do EC. Únicos países do Continente que usam o Hermes-900 é México, Colômbia, Brasil e Chile. No caso do EB ainda tem os destacamentos de Precursores, Tropa Especial pouca conhecida que realizam serviço de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de alvos com o Sarp FT-100. Composição da Brigada Blindada do Eb: – 2 Regimentos de Carros de Combate( Leopard 1A5/M-60A3TTS) – 2 Batalhão de Infantaria Blindado(M-113 Br) – 1 Esquadrão de Cavalaria Mecanizado(EE-9 Cascavel 90mm/Guarani c/ UT30) – 1 Grupo de… Read more »

glasquis 7
Reply to  Santiago
3 anos atrás

Vc não entendeu. Meu comentario diz: “Na região existem brigadas mecanizadas e brigadas blindadas que SE PREPARAM DENTRO DE UM TO DESSAS CARATERISICAS. Argentina, Chile, Bolívia e Peru.” No Brasil não existem descampados como existem Na Bolívia. Muito menos descampados como existem no Pampa argentino ou no Deserto do Atacama. Os Leo do Brasil sofreriam muito pra operar no Altiplano devido ao ar rarefeito, as suas capacidades motrizes ficariam sensivelmente prejudicadas. Já na região do Atacama não durariam muito devido às adversidades do clima e principalmente á terrível degradação que os blindados sofreriam devido à “chuzca” um pó altamente abrasivo… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

“Então, não posso colocar o Brasil como uma brigada treinada pra operar em descampados como na região do Azerbaijão pois não existe esse tipo de deserto no Brasil.”
.
Nagorno-Karabakh Não é uma região de deserto.
.
Nagorno-Karabakh Se parece muito mais com uma região do Brasil do que com qualquer região do Chile.
.
Só mais lero-lero se sentido, para contar alguma vantagem sem fundamento de Chile…

Last edited 3 anos atrás by Bardini
glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Me diz, com qual região do Brasil se parece?

,

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Brasil eu não sei… mas eu sei que esse aí é o Monte Ararat, que fica na Turquia. Pra ver como tu teve de ir longe de Nagorno-Karabakh, pra achar algo que não existe no Brasil…
.
E se tu olhar bem, esse monastério esta inserido em uma região da fronteira da Armênia com a Turquia que, é muito parecida com geografias que temos no Brasil.comment image

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Putz cara, me desculpe, verdade, o Monte Ararat fica na turquia, longe de Arménia . Nem dá pra ver do Azerbaijão.

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

É, o monte Ararat Fica bem longe do Azerbaijão.

Vc já ouviu falar em Aula de Geografia?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Olá Bardini, excelentes comentários os seus. Na verdade, no Yemen, temos visto os combatentes locais dando um show de guerra assimétrica, e isso é a guerra real. Vídeo game é para meninos e jogadores de super trunfo. Quando observamos os vídeos dessa guerra entre a armênia e o azerbaijão percebemos que a maioria dos ataques são feitos por aviões ou vants armados com bombas guiadas. Então, só poderíamos evitar isso com superioridade aérea, para eliminarmos as ameaças no ar e nas montanhas. Só então, pensaríamos em entrar no teatro de operações com as tropas no solo. Do contrário, seria um… Read more »

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Tal vez, na neve seja igual ao Brasil. Eu que devo ter me confundido ou, estou com lero lero para contar “alguma vantajem sem fundamento do Chile”

Descontrole emocional é uma doença viu?

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Tais de lero-lero… como sempre.

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Falar o que de quem se acha e quer ganhar mentindo e diminuindo os demais.

Típico daqueles que no debate querem pisar nos outros.

Vergonha ne?

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Azerbaijão Especificamente a região de Nagorno-Karabakh.

A cara do Brasil mesmo.

https://www.joaoleitao.com/viagens/visitar-nagorno-karabakh/

glasquis 7
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Olha Bardini, vc está certo. Esta foto demonstra como esa região do Azerbaijão não tem deserto. Se até parece com o Mato Grosso. E também se vé muito povoado. A cara do Brasil mesmo.

Se tivesse uns carros coloridos nessa estrada dava até pra confundir com a Marques de Sapucaí em dias de carnaval.

Tem gente que está caducando e não quer entender.

Olha! outra foto do Bras… Perdão do Azerbaijão

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

O que não falta no interior do Brasil, é região com essa cara aí e até menos acidentes no relevo, proporcionando os descampados enormes que não existem no Brasil, segundo um chileno contador de vantagens que não existem, rscomment image

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

É verdade, olha a neve lá no fundo, dava até pra pensar que é o Azerbaijão.

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Bardini, isso aí na foto parece mais desmatamento do que descampado. Há duas diferenças enormes entre uma região desmatada artificialmente e uma região que não tem recursos naturais nem chuvas suficientes nem temperaturas pra uma floresta natural como é o caso da região de Nagorno-Karabakh.

Vc só entra pra criar briga e vé ataque em qualquer comentário que vc não entenda ou que não concorde com vc. Isso é uma doença. Chama-se delírio de perseguisão.

Tem tratamento.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Não é desmatada artificialmente, no bioma do pampa a vegetação é assim mesmo.

Last edited 3 anos atrás by Mateus Lobo
glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Qual pampa e em qual região?

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Só tem um bioma pampa no Brasil, logo perguntar qual é sem sentido, quanto a região, é a sul.

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

comment image?cb=1462851184

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

O Pampa Brasileiro tem apenas176.496 km² e tem uma temperatura media de 18 graus. Bem mais alta que os 10 Graus do Azerbaijão e seu clima subtropical garante regularidade das chuvas ao longo do ano. Muito diferente da região do Cáucaso. Nem na geografia se asemelha.

Vc insiste em discutir o indiscutível. Não entendo pra que perde tanto tempo em contrariar o que vc sabe que está certo.

Olha o Azerbaijão no inverno:

Me mostra uma imagem como essa do do Pampa Brasileiro.

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Olha o Azerbaijão no inverno”
.
Cara, me desculpa, mas você postou outra foto que não é sequer do Azerbaijão. Agora ao invés de ir centenas de km até a Turquia, tu foi centenas de km até o Iran, para pegar essa foto de uma parte da cordilheira de Alborz.
.
The lero lero never ends…

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

“Alborz coberto de neve no inverno, uma cordilheira no norte do Irã que se estende desde as fronteiras do AZERBAIJÃO e Armênia.
tu foi centenas de km até o Iran”

Como assim Centenas de KM? é a fronteira entre Iran e Azerbaijão.

A Cordilheira dos Andes é a mesma, seja vista da Argentina, ou vista do Chile.

https://es.123rf.com/photo_92021625_alborz-coberto-de-neve-no-inverno-uma-cordilheira-no-norte-do-ir%C3%A3-que-se-estende-desde-as-fronteiras-d.html

Nem tão longe assim só até a fronteira.

Mesmo assim, a região não tem nada ha ver com o Pampa do Brasil.

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

The lero lero never ends…
.
Muito malabarismo. Engole o mapinha de altitude de Nagorno-Karabakh, que tu disse que ser de altiplanos e blablabla. Tem a fronteira com o Irã ali. Aprecie a altitude dessa fronteira.
.
Não faça contorcionismo rasteiro, indo centenas de km em direção ao sudeste pra achar fotinho de montanha com neve no Irã.comment image

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

The lero lero never ends…
.
Muito malabarismo. Engole o mapinha de altitude de Nagorno-Karabakh, que tu disse que ser de altiplanos e blablabla. Tem a fronteira com o Irã ali. Aprecie a altitude dessa fronteira.
.
Não faça contorcionismo rasteiro, indo centenas de km em direção ao sudeste pra achar fotinho de montanha com neve no Irã.

Glasquis7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Leia os meus comentários Capitu, leia e depois mostra aonde eu postei: “No Brasil não existem descampados como existem Na Bolívia. Muito menos descampados como existem no Pampa argentino ou no Deserto do Atacama. Os Leo do Brasil sofreriam muito pra operar no Altiplano devido ao ar rarefeito, as suas capacidades motrizes ficariam sensivelmente prejudicadas. Já na região do Atacama não durariam muito devido às adversidades do clima e principalmente á terrível degradação que os blindados sofreriam devido à “chuzca” um pó altamente abrasivo típico do deserto dessa região. Então, não posso colocar o Brasil como uma brigada treinada pra… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Quando precisar de outra aula de português é só falar, tenho prazer em lecionar para ignorantes como você. 🙂

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Agora uma aula sobre geografia, Nagorno-Karabakh não é um deserto, como podemos ver aqui nesse mapa, que mostra as áreas desérticas no mundo:comment image

Glasquis7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Tua aula de geografia é tão boa que o Ártico e a Antártica não estão no mapa como desertos. https://br.depositphotos.com/stock-photos/deserto-do-azerbaijão.html https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/azerbaijao/ Lamentavelmente, a definição de desértico ou, Semi-Desertico, ou Estepárico se aplica ao Azerbaijão. E tudo isso apenas pra perseguir gratuitamente a alguém. O pior é que eu estava postando sobre “como se protegem blindados num descampado” e nada mais. Aí aparece um bando que está aqui só pra criar briga gratuita e discussões inócuas só por que não mencionei o Brasil. KKK se menciono o Brasil criam caso, se não menciono também. KKK Tem gente que precisa de um… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Você sequer sabe a definição deserto, todo lugar que possui precipitação abaixo de 250mm no ano, é considerado deserto, se você acha que todos os pesquisadores que definiram isso estão errados, publica sua pesquisa, até lá sua opinião sobre o que é ou não deserto é irrelevante, me baseio na ciência e não em achismo. “E tudo isso apenas pra perseguir gratuitamente a alguém.” Vai se fazer de coitado agora? Aqui é um blog, um ambiente de debates, todos que comentam estão cientes que podem receber respostas. Se não tem argumentos para responder fica quieto então, mas se colocar como… Read more »

Glasquis7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Perdeu aa esportiva nena, ficou brava por que alguém não concorda com vc? Nem mesmo acessou os links pra ver se é verdade.

Sobre ser ou não deserto, está nas publicações, não sou eu quem está dizendo e, de qualquer forma, no Brasil não existem regiões como o Altiplano Boliviano nem o Atacama nem o Brasil treina nesse tipo de território.

Tem quem se ofenda ao ver alguém com sua própria opinião.

A região está desertificada e isso não é pesquisa minha não.

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Pampa del Tamarugal, Chile

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Altiplano Chileno

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Travessia Lapinha-Tabuleiro, onde treinamos…comment image?resize=730%2C489

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Esse é o teu conceito de “Planície”???

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Volta pro Chile

glasquis 7
Reply to  Fabio Jeffer
3 anos atrás

E por que deveria?

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Nagorno-Karabakh

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Vc nem sabe aonde fica o Chile e quer corrigir. Com sorte sabe onde fica o Brasil. Se bobear, tem que ligar o Waze pra conseguir encontrar a tua casa.

Alexandre
Alexandre
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Usando com o Bardini esse argumento? como fazia comigo, tentando desqualificar o debate!
Foi preciso eu postar minha foto em Valparaíso por um bom tempo para vc se calar!

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Verdade Camargoer, vcs todos estão percebendo que o chileno só quer enaltecer o seu País e não perde uma chance de rebaixar o nosso! Já tive essa discussão com ele, quando tive a oportunidade de mostrar o nosso batalhão de caatinga. https://www.almoxmilitar.com.br/loja/noticia.php?loja=849850&id=33 Batalhão esse especializado em guerras em condições inóspitas das mais difíceis no mundo, no caso, no semi árido Brasileiro, região maior que o Chile com cerca de 1000 km quadrados, destes, cerca de 150 mil já desertificados. https://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%A1rido_brasileiro Essa região replica qualquer região desértica no mundo, inclusive com muitas dunas, é na verdade muito similar ao que encontramos… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

* 1000000 de km quadrados
* 100000 km quadrados

glasquis 7
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

 e não perde uma chance de rebaixar o nosso”

Iso vindo de quem publicou:

 tentando alavancar o paíseco de m@#da dele,”

Apenas é uma clara desetabilidade emocional de alguém incapaz de raciocinar antes de escrever.

Poderia comprovar a sua acusação?
mostrar algum link em que eu esteja rebaixando o Brasil?

Ou pra vc dizer que o EB não treina no Altiplano da Bolívia nem no deserto do Atacama é um insulto?

glasquis 7
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

“ … nosso exército porque o chile tem comprado muitos caminhões da mercedes brasileira, tipo unimog…” o ECh não compra caminhão do Brasil e acho que a Mercedes Brasil não produz nada próximo do UNIMOG. A frota Mercedes do ECH está composta apenas por: Mercedes-Benz Unimog Mercedes-Benz Actros Mercedes-Benz Zetros Mercedes-Benz MB 1017A Todos produzidos na Alemanha Os caminhões produzidos no Brasil que rodam no Chile são de uso civil. Os únicos médios usados pelo Chile e que provem do Brasil são os Bandeirante e os A 29, sendo estes últimos em sua versão mais avançada. O que o senhor posta é… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Em nenhum momento disse que os mercedes que rodam no exercito chileno foram fabricados no Brasil!
Nem muito menos afirmei que se fabrica Unimog aqui, falei “tipo”, o que é bem diferente. Penso que aqui se fabrica caminhões mercedes bem mais complexos e com mais capacidade de carga que um Unimog.
Na verdade, vc não tem noção da grande quantidade de caminhões e ônibus que o chile compra do Brasil, lógico, para uso civil, mas que poderia ser para uso militar também.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Caro Camargoer, ainda analisando o comentário do tal de glasquis, percebemos as muitas inverdades. Veja, ele diz que nosso leopard 1 a5 não teria bom desempenho devido a altitude, a chusca e outras bobagens . Mas o chile usou o leopard 1 por 16 anos nesse mesmo deserto até a chegada da versão 2a4 em 2006. O leopard 1a é usado na turkia(450 unidades) que fica ao lado da armenia e do azerbaijão e que possui as mesmas características geográficas e climáticas. O bioma encontrado no Atacama é o mesmo bioma encontrado no sul do Perú, oeste da Bolívia com… Read more »

glasquis 7
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

“ ele diz que nosso leopard 1 a5 não teria bom desempenho devido a altitude, a chusca e outras bobagens . Mas o chile usou o leopard 1 por 16 anos nesse mesmo deserto até a chegada da versão 2a4 em 2006.” Nem 10 anos o Chile operou seus Leo 1 V no atacama. A entrega dos Leos 1V ao Exercito foi iniciada em 1.999 e finalizada em 2.000 e os Leo 2 A 4 foram incorporados em 2007 https://www.infodefensa.com/latam/2018/06/30/noticia-leopard.html Este curto período no deserto (entre 7 e 8) se deve à que os os tanques sofreram quedas de rendimento devido… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

“A entrega dos Leos 1V ao Exercito foi iniciada em 1.999 e finalizada em 2.000 e os Leo 2 A 4 foram incorporados em 2007Este curto período no deserto (entre 7 e 8) se deve à que os os tanques sofreram quedas de rendimento devido à altura e alta degradação devido à chuzca e isso o senhor sabe pois já discutimos isso.” Realmente, os leo 1v chegaram no chile em 1999 e eram a primeira linha deles naquele momento, ou seja, foram destacados no atacama porque lá é o teatro de guerra mais complicado para chile por envolver dois Países que tem litígios… Read more »

Santiago
Santiago
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

…”Então, não posso colocar o Brasil como uma brigada treinada pra operar em descampados como na região do Azerbaijão pois não existe esse tipo de deserto no Brasil.” Então vc não conhece os tipos de terreno no Brasil. Um Exército treina com todos os tipos de terreno de regiões de seu país. Pesquise imagens do Planalto Central brasileiro(altiplano,platô), o Cerrado brasileiro, a Caatinga brasileira, o Pampa Gaúcho, o Lavrado de Roraima, as Cordilheiras(Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, com Picos de 2200 à 2700m), as regiões de neve do Rio Grande do Sul. E aqui temos 4 áreas desérticas também… Read more »

Glasquis7
Reply to  Santiago
3 anos atrás

Mas aí já é querer ganhar sem argumentos. Vc estudou algo sobre a geografia e o clima do Azerbaijão como para dizer que o Brasil tem desertos similares? A região do Cáucaso tem desertos montanhosos de clima esteparico, similares às regiões da Pampa Argentina, a Pampa do Tamarugal e a Pampa Altiplánica, de vegetação rala e temperaturas que variam (na sua parte central ou mais baixa) entre os 4 e os 27 graus, com um regimem pluvial muito baixo em que chove no inverno mas, devido às nevadas, tem mais água no verão. mesmo assim, água lá é um recurso… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Seu conhecimento sobre o relevo brasileiro é sofrível.comment image
Não é por acaso que a maior parte da cavalaria mecanizada está concentrada em Santa Maria.

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

“Seu conhecimento sobre o relevo brasileiro é sofrível.”

Aí é vc com a sua opinião. Daí a isso ser realidade, tem uma distância enorme.

Mas vamos lá. A discussão é que o Azerbaijão se parece mais ao Brasil do que ao Chile tanto em geografia quanto em clima.

Pois bem, me mostre aonde isso é verdade se o pico mais alto do rasil não chega aos 3.000 metros, a vegetação e o clima do Brasil são predominantemente tropicais, enquanto que os picos no Azerbaijão utrapassam fácil os 3.500 metros com vegetação rastera e estepárica com clima de temperado a frio?

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

“Aí é vc com a sua opinião. Daí a isso ser realidade, tem uma distância enorme.”
Deixa de ser apenas opinião quando você diz uma besteira como essa:
” No Brasil não existem descampados como existem Na Bolívia. Muito menos descampados como existem no Pampa argentino ou no Deserto do Atacama.”
“Mas vamos lá. A discussão é que o Azerbaijão se parece mais ao Brasil do que ao Chile tanto em geografia quanto em clima.”
Não isso é a discussão sua como Bardini, minha divergência foi quanto a sua ignorância sobre bioma e relevo do Brasil.

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Deixa de ser apenas opinião quando você diz uma besteira como essa:
” No Brasil não existem descampados como existem Na Bolívia.”

Estamos falando do Altiplano boliviano, com temperatura média de 10 graus, e alturas médias de 3.600 metros. Isso pra vc é similar ao brasil?

Para meu, aí vc está discutindo de teimoso. Olha o altiplano boliviano:

Bardini
Bardini
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

“Estamos falando do Altiplano boliviano, com temperatura média de 10 graus, e alturas médias de 3.600 metros. Isso pra vc é similar ao brasil?” . Legal. E daí? Mas isso aí não tem absolutamente nada relacionado com a região do conflito em questão e põe por terra toda a tua balela de que o Brasil não tem uma força capacitada ao combate em campo aberto. . Pega uma mapa virtual e vai ver o relevo da região do Nagorno-Karabakh, onde esta localizado o conflito… . Depois vem aqui e me diz onde é que tem descampado plano de mais de… Read more »

glasquis 7
Reply to  Bardini
3 anos atrás

“e põe por terra toda a tua balela de que o Brasil não tem uma força capacitada ao combate em campo aberto” Isso aí são palavras suas que vc quer por na minha conta. Eu disse: “não posso colocar o Brasil como uma brigada TREINADA pra operar em descampados como na região do Azerbaijão pois não existe esse tipo de deserto no Brasil.” Isto por que o Brasil não treina nesse tipo de terreno. Não treina no Deserto do Atacama, não treina No Altiplano da Bolívia nem no Pampa da Argentina. Isto se deve a que o Brasil, como todos… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Cortou o restante do trecho né kkkk
 “Muito menos descampados como existem no Pampa argentino ou no Deserto do Atacama.”
O pampa gaúcho não tem relação com o Argentino? Tá sabendo legal
Nenhum momento mencionei altura e temperatura, falei de flora e do relevo quanto ao tipo.

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

“Nenhum momento mencionei altura e temperatura, falei de flora e do relevo quanto ao tipo.” Mas eu mencionei e fui específico nisso, tanto que até mencionei o ar rarefeito na altura que afetaria os motores dos blindados. O Pampa argentino que vc menciona tem relação mas o pampa sul, da região patagônica não. Vai continuar a procurar polémica pois o teu objetivo é desvirtuar até denegrir as minhas postagens. Teu foco carece de imparcialidade e objetividade. As brigadas couraçadas do Brasil não treinam em descampados como tem na Bolívia, Chile ou até a Argentina. Se vc tem alguma foto que… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Ia responder sobre a altura em que se passa o conflito, para elucidar o quão sem sentido é a sua afirmação quanto a altura, mas o Badini já fez isso.

glasquis 7
Reply to  Santiago
3 anos atrás

Mas, talvez vc conheça no Brasil algum TO com condições como as das fotos. Eu não tenho conhecimento disso. Aliás, achava que o Altipano Boliviano/Chileno, a Pampa Argentina, a Pampa do Tamarugal e o Deserto do Atacama, eram TO únicos na região.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Essa é a besteira que dizem, só fiz a pergunta pra mostrar isso. Quanto a forma de emprego, concordo, mas reparou nesse esquema a quantidade de meios envolvidos? Em um país mais sem recursos como esses do conflito tal rede é inviável. Outro ponto é que baixas ocorrerão em um conflito de forças similares, isso de especialistas de teclado em falar que tal força não sabe usar tanques só porque aparece um tanque sendo destruído é ridículo.

Glasquis7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

“Em um país mais sem recursos como esses do conflito tal rede é inviável.” Recursos econômicos sim mas em recursos militares, acho que estão na frente da grande maioria da nossa região. “mas reparou nesse esquema a quantidade de meios envolvidos?” Conheço as quantidades e no caso do esquema, apenas aparecem os combatentes e por unidade de combate, não por Brigada. A esse esquema deve agregar municiadores, vehiculos de ingenheiros como os “lanzafajina”, veículos mecânicos, caminhões de suprimentos, os veículos e controle e mando, Pionierpanzer, lança pontes, os abastecedores M548A1, etc. A conta vai longe. Cada BRIACO do ECh conta… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Glasquis7
3 anos atrás

Já que você conhece os recursos militares deles, fale mais sobre a doutrina de emprego e dos recursos militares disponíveis.

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Já que você conhece os recursos militares deles…”

Amigo, em algum lugar da leitura vc se perdeu pois não diz em parte alguma que eu conheço os recusos militares deles.

“Recursos econômicos sim mas em recursos militares, ACHO que estão na frente da grande maioria da nossa região.”

fale mais sobre a doutrina de emprego e dos recursos militares disponíveis.”

Sobre o resto nem vou comentar.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Se você acha, e não sabe realmente nada sobre, então não deve afirmar que a forma de empregos deles está errada assistindo um vídeo breve.

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

“Se você acha, e não sabe realmente nada sobre, então não deve afirmar que a forma de empregos deles está errada assistindo um vídeo breve.” Vc sabe ler mesmo? Olha o que eu Escrevi: “Assim sendo e vendo as imagens dos tanques operando desprotegidos (APARENTEMENTE) em campo aberto, só posso DEDUZIR que tem alguma falha doutrinar nessas operações. Ou, estão sendo usados como alvo de distração pra dividir forças inimigas e facilitar um ataque em outra frente MAS, ISSO É APENAS ESPECULAÇÃO. Vc tem ideia do que quer dizer APENAS ESPECULAÇÃO? Cara, devo ser realmente muito importante pois vcs gastam… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  glasquis 7
3 anos atrás

Vou te dar uma aula de português gratuita. Desde o momento que você utilizou o conectivo, “ou”, você criou uma sentença optativa a primeira, logo sua conclusão, “mas isso é apenas especulação”, para última não se aplica a primeira que carrega um valor semântico próprio. Portanto em, “Assim sendo e vendo as imagens dos tanques operando desprotegidos aparentemente em campo aberto, só posso deduzir que tem alguma falha doutrinar nessas operações.”, você, sim afirmou. Deduzir é um verbo com sentido de conclusão e não de dúvida e, “aparentemente”, se refere a: “Assim sendo e vendo as imagens dos tanques operando… Read more »

glasquis 7
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

Não precisa me dar aula de português cara, nem pedi pra vc dar aula de português nem a minha presença neste forum tem o aprendizado do português como objetivo. Está bem claro e escrito: “MAS, ISSO É APENAS ESPECULAÇÃO.” Se vc não entende isso, é problema teu. eu respondo pelo que escrevo não pelo que tu entende. Ficar criando polémica por o “conectivo ou” é frescura demais. Deixei bem claro que apenas estava especulando e depois deixei bem claro que acho, de achar, achismo, etc. que em recursos militares estõ na frente  mas em recursos militares, ACHO que estão na… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mateus Lobo
3 anos atrás

tem que tomar as montanhas primeiro, ou usar o FLIR de heli para detectar os inimigos nela.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

A dominância de posições altas no relevo é um conceito básico, no entanto, é complicado falar se eles estão errados sem conhecer com mais detalhes como foram conduzidas as operações e os meios que eles tinham disponíveis.
No Brasil todo mundo é técnico de futebol e em fóruns militares todo mundo é comandante.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre Ziviani
3 anos atrás

devia ter um heli ali perto da montanhas para ajudar a fazer a escolta, além dos IFV para reagir ou fazer fogo de supressão nos inimigos nas montanhas

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Alexandre Ziviani
3 anos atrás

tem q ver tbm q são exercitos com poucos recursos e de conscritos…e ainda utilizam doutrinas soviéticas

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  horatio nelson
3 anos atrás

O Exército do Azerbaijão é muito bem equipado,possui equipamentos made em Israel,UAV harop,Barak 8,T 72 modernizado por Israel,T90 tagil,smerch,etc.. o problema é a motivação e o treinamento,que é bem pobre.

Last edited 3 anos atrás by Alexandre ziviani
Mr. White
Mr. White
3 anos atrás

Mais um campo para teste de armas? Ou um novo lugar para marketing?

Abracos

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

O que é a guerra?

A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.

Paul Valéry

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Isso mesmo

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Perfeito!

Heitor
Heitor
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Mas acho que nesse caso se conhecem viu.. essa guerra é bem velha, envolve religião, etnia, não é somente um conflito por petróleo ou ouro ou água.. e claro, usado como influência pelos criminosos turcos, que, historicamente, possui racismo étnico contra os armênios e usam um “puppet state” para exercer força.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Heitor
3 anos atrás

Igual como estão tentando fazer por aqui contra a Venezuela, né Heitor! Brasil sendo armado pelos EUA através de doações, num momento em que as pressões internacionais aumentam com relação ao atual governo venezuelano é só coincidência ou tem algo mais?! Será que estão pensando em colocar a América Latina em guerra? Mike Pompeu visita o Brasil, aí do nada os americanos doam blindados. Exercício militar na Amazônia, doações de meios para emprego de exército, visita de Mike Pompeo na fronteira com à Venezuela, isso esta com cara de aventura americana na América do Sul. Eu quero estar errado, mas… Read more »

Heitor
Heitor
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Aggressor’s, não acredito, por hora, que os Yankees possam fazer algo do tipo, até pensam, mas no momento é complicado, pois o óleo venezuelano é russo, na verdade ? é muito notável o interesse dos russos e toda ajuda, o que acredito mesmo é que usem o Brasil como pressão, pois uma guerra na Venezuela seria muito assimétrica, carnificina e nem Bolsonaro nem ninguém arriscaria o pescoço político por isso. Porém, não descarto 100%, eles pensam mas no momento não é viável, e lembre-se das eleições americanas também.

Saudações ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Tem um video no qual o Michael Caine (ator), cujo pai foi soldado na 2ª Guerra Mundial e ele mesmo foi soldado na Coreia, lê o poema “If” do Rudyard Kipling (belo poema, especialmente na tradução do Alcantara Machado) onde ele reflete que as guerras são declaradas por pessoas velhas demais para combaterem nelas.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Jacinto
3 anos atrás

Dentro daqueles tanques que estavam sendo destruídos tinham pessoas. Como sempre não foram essas pessoas que provocaram a guerra mas são elas que vão pagar. Triste demais ver pessoas se matando no campo de batalha morrendo queimadas vivas como naqueles tanques, enquanto os “cabeças” brincam de xadrez todos muito bem a salvos e seguros com todo conforto em suas salas de reuniões! Ao fim disso tudo, eles acabam com apertos de mãos e tapinhas nas costas. No fim das contas tudo não passa de mais uma guerra de interesses de gananciosos. Mas que bom que estamos na América do Sul,… Read more »

Bardini
Bardini
3 anos atrás

UAVs armados + ATGMs: duas gigantescas lacunas de nossas Forças, mostrando grande eficiência em mais um conflito.
.
Os turcos adicionam mais um conflito a sua lista de desestabilização do Oriente Médio: Iraque, Síria, Líbia e Armênia. Fora a Grécia.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Só por curiosidade:

Essa é literalmente a única foto de um míssil anticarro (posto de tiro) sendo utilizado em um exercício no terreno pelo EB.
comment image

Last edited 3 anos atrás by Alfa BR
Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

Nada mal para proteger 8 milhões de kms quadrados.

Bruno romio
3 anos atrás

Pra quem quer acompanhar ao-vivo
https://www.ecanlitvizle.live/arb-24-az-canli/

RENAN
RENAN
3 anos atrás

Impressionante a facilidade de ambos os lados de acertar seus alvos
Um perdendo anti aérea outro perdendo tanques de guerra.

Não sou especialista, mas na minha opinião nossa doutrina deve ser revista e pautadas nos últimos conflitos nas estratégias que dá êxito nós combates nós últimos 10 anos.

Pois a guerra evoluí muito com os novos armamentos.

Drones, armamentos anti carro, guerra eletrônica, ciber ataque, fale news, são armas poderosas nós dias de hoje.

Astolfo
Astolfo
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Não sabia que “fake news” tinha capacidade de explodir IFVs e MBTs… essa é nova pra mim!

RENAN
RENAN
Reply to  Astolfo
3 anos atrás

Chamada guerra híbrida
Da uma pesquisada e veja como potências mundiais destabiliza uma sociedade antes de atacar

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Astolfo
3 anos atrás

ela não explode, mas é bem poderosa se bem usada

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
3 anos atrás

Estes países se mantém relativamente bem armados porém possuem deficiências qualitativas de pessoal e material já obsoletos … Agora basta esperar a reação turca e também da Rússia, pois não se esqueçam que ali é o quintal dos russos .

A Turquia tá metida em muitos problemas com muita gente, mas pode ser que veja essa crise até então de proporção limitada como uma chance de mostrar sua força assim como a Alemanha Nazista fez com a guerra civil espanhola … E se basearmos no passado a Turquia não vai ter remorso em atacar a Armênia .

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

A pergunta mais importante é, a Rússia apoia a Armênia ou o Azerbaijão?

Last edited 3 anos atrás by Antunes 1980
Oráculo
Oráculo
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

A Rússia tem uma base militar na Armênia. É aliada de longa data dos Armênios. Se for obrigada a escolher um lado, fica com a Armênia. Porém o Azerbaijão é um parceiro comercial importante na região. Putin não tem a mínima intenção de entrar numa guerra com eles. Vai tentar a paz até as últimas consequências. Quem pode tumultuar tudo é a Turquia. O maior aliado do Azerbaijão. No fim das contas o Erdogan está por trás de tudo isso. Mais um país que ele vai tentar desestabilizar. Tal qual os antigos Sultões, ele acredita que um país forte só… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

A Rússia tem tratados de ajuda militar com a armênia

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Quando a Rússia “pede” um cessar fogo isso é apenas uma maneira educada e figurativa de dizer que se forem afrontados vão massacrar o adversário .

Rui Chapéu
Rui Chapéu
3 anos atrás

Por curiosidade, os dois países só operam equipamentos russos?

Parecem todos T-72 e BMPs dos dois lados….

E os mísseis e drones? Tb seriam russos? Chineses? Ocidentais?

Alguém ai tem a lista dos equipamentos usados pelos dois lados?

Tutu
Tutu
Reply to  Rui Chapéu
3 anos atrás

Os drones do Azerbaijão são de origem Turca.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Rui Chapéu
3 anos atrás

Os dois países faziam parte da União Soviética, herdaram muitos equipamentos e doutrina. Israel e Turquia vendem algum equipamento por ali também.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Rui Chapéu
3 anos atrás

O Arzebaijão adquiriu equipamentos Ocidentais e Israelenses nos últimos anos.

ALISON
ALISON
Reply to  Rui Chapéu
3 anos atrás

Azerbaijão usa equipamentos da Bielo-Rússia. Armênia da Rússia

Antonio Palhares
Antonio Palhares
3 anos atrás

Mais uma frente de guerra aberta pela Turquia com o beneplácito dos Estados Unidos. Começar guerras irresponsavelmente é fácil. O dificil é o restabelecimento no pós guerra.

Fabricio Lustosa
3 anos atrás

A importância estrategica da Turquia em tempos de guerra fria era obvia, tanto q sempre teve seu territorio, proximo dos russos evidentemente, misseis americanos com ogivas nucleares apontados para os comedores de crianças. Interessante lembrar q isso foi, de fato, o estopim para os sovieticos colocarem seus misseis em Cuba. No entanto meu ponto é q hj a Turquia nada mais é para a OTAN do q um problema, e dos grandes. Pode entrar em guerra com a Grecia, tambem integrante da OTAN, a qualquer momento, tem um regime q não é subserviente aos EUA, age por conta propria, e… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Fabricio Lustosa
3 anos atrás

A posição do território turco é EXTREMAMENTE estratégica. 
É a Turquia que engargala os movimentos terrestres entre o Oriente Médio e a Europa.
É a Turquia que engargala a saída da Russia do Mar Negro para o Mediterrâneo. O controle dos estreitos é muito importante para a Otan.

Fabricio Lustosa
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Minha questão é se essa importância que vc citou vale para manter um país, digamos, “instável” como é a Turquia. Se esse regime continuar a Turquia continuará andando com os próprios pés, não seguirá os protocolos dos EUA (leia-se ordens), assim como não tem seguido e os fatos estão aí para provar. A não ser, e acho até provável futuramente, que uma intervenção seja feita na Turquia, do mesmo modo que foi feita em diversos países, por baixo do pano de forma inteligente e maquiavélica, para derrubar o atual regime e colocar um puppet. Aí sim do ponto de vista… Read more »

Andrenson
Andrenson
Reply to  Fabricio Lustosa
3 anos atrás

Bem o tio Sam já tentou, inclusive mandou militares tomarem o poder e matar o erdogan mas o fsb russo avisou-o antecipadamente e depois vimos o que vimos: erdogan prendeu os golpistas, milhares de simpatizantes da sociedade civil como juízes

Talisson
Talisson
3 anos atrás
Talisson
Talisson
Reply to  Talisson
3 anos atrás
RENAN
RENAN
Reply to  Talisson
3 anos atrás

Pela tradução da armênia

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

A região é explosiva pessoal. Armenia e Azerbaijão no século XIX eram a fronteira entre o Império Russo, o Império Otomano e o já decadente Império Persa que no século XIX mal se aguentava em pé. Depois da primeira guerra em que os turcos apoiaram os alemães teve o bizarro tratado de Sevres, idealizado por Inglaterra e França em que o que sobrou da Turquia, à época ainda Imperio Otomano, foi dividido entre os aliados, inclusive a Grecia. O resultado não poderia ser outro, liderados por Mustafa Kemal (hoje heroi nacional) os turcos fizeram uma guerra e tomaram de volta… Read more »

Tutu
Tutu
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

“O comunismo levou a paz e a prosperidade para região”……

Pedro
Pedro
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Comunismo e prosperidade na mesma frase soa estranhamente, para nao dizer falsamente! Lugar algum onde essa M… de comunismo/socialismo chegou houve prosperidade.
A paz na regiao ela nunca teve, e sim o conflito que ficou congelado e piorado pelas ordens do politiburo sovietico de dividir países sem qualquer conhecimento da regiao ou dos habitantes (aqui faz necessario incluir tambem a França e Inglaterra imperial por fazerem esse tipo de erro na Africa).Esse conflito estava na cara que iria irromper novamente, ate pq nem a Russia ou a Turquia ou qualquer outro país quer resolver isso.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Paz na base da porrada, e quanto prosperidade eu discordo, aquela parte é bem atrasada mesmo em relação a parte russa e ucrâniana da URSS

Andrenson
Andrenson
3 anos atrás

Obrigado senhores analistas militares, desde ontem estava esperando uma matéria aqui para que vcs pudessem avaliar a utilização de drones e sua eficácia no cenário. E sou esquerda antes alguém pense que sou Minion e não adolescente, tenho 40 anos, venho sempre aqui, só tenho a agradecer pelas saudáveis e necessárias discussões sobre defesa para um país que geralmente releva sua importância para último plano. Obrigado a todos, em especial as pessoas dos comentários.

Junior
Junior
3 anos atrás

E adivinhem quem já se meteu nessa confusão também? Sim o sultão Erdogan, é impressionante como um simples sujeito transforma um país que era admirado pelo mundo ocidental por ser um país mulçumano moderno e democrático em um país paria e criador de problemas, essa sujeito já arranjou confusão praticamente com todos os seus vizinhos

Pedro
Pedro
Reply to  Junior
3 anos atrás

Se vc trocar Erdogan por Chavez, e Turquia por Venezuela, tens o mesmo resultado! Socialismo caudilhista e socialismo de sultanato é a mesma desgraça. Vejam quanto a moeda turca desvalorizou ontem e hj e veja a taxa de juros da Turquia subindo igual a um foguete. O país esta a beira do desastre economico, agora é saber ate quando vai aguentar.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Republiquetas como a Venezuela ainda tem um longo caminho para alcançar o mesmo tipo de protagonismo geopolítico que a Turquia exerce hoje. Republicas de bananas se definem apenas como “puppet state” de potências estrangeiras onde não dispõemde autodeterminação nenhuma para defender seus interesses e o seu progresso.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
3 anos atrás

Estou esperando o tonho canhoto da lua se posicionar, para que eu possa escolher o lado correto desta questão. =D

Talisson
Talisson
Reply to  Jagdverband#44
3 anos atrás

Tá dificil pra ele. Ele vive endeuzando Erdogan e Putin. Só lhe resta dizer que os EUA dessa vez estão por tras dos turcos.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

As estratégias das tropas blindadas tem que ser repensadas, o advento dos ATGM’s já tinha tornado as coisas mais difíceis agora com os drones armados complicou ainda mais, tem um vídeo circulando de um tanque azeris dentro de uma vala de proteção que não adiantou em nada pois ele foi destruído por um drone, um tanque exposto no campo de batalha vira um alvo fácil para os drones!

Matheus S
Matheus S
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Essas estratégias já foram estudadas e alguns ativos de defesa aérea já estão implementados como o chinês HQ-17, visando primariamente drones. Os russos irão implementar o Gibka-S e os americanos sob o Stryker A1 IM-SHORAD. Uma notícia que divulgaram mês passado é que os americanos estão priorizando esse ano a implementação efetiva desse Stryker, justamente pelos cenários visualizados da guerra moderna.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
3 anos atrás

É praticamente uma guerra patrocinada pela turquia de um lado e a russia de outro..

Jacinto
Jacinto
3 anos atrás

Estão dizendo que um drone azerbaijani destruiu um S-300; meu turco não é muito bom (isso é piada: não sei nada de turco):

https://twitter.com/kamerknc/status/1310921027304685568

pgusmao
pgusmao
3 anos atrás

Vendo esse vídeo, vejo como a utilização de blindados terá que ser repensada, esses mísseis antitanque são mortais, já tinha visto na síria a fragilidade dos blindados frente as tropas de infantaria com mísseis antitanque, ou se utiliza apoio aéreo conjunto ou são alvos fáceis.

Heitor
Heitor
3 anos atrás

Atualizações: parece que um caça armênio foi abatido, e acusam os turcos..
httpss://www.bbc.co.uk/news/amp/world-europe-54345622

kira
kira
Reply to  Heitor
3 anos atrás

Gostaria de saber o que os lideres turcos têm na cabeça comprando briga com todo mundo.

Oráculo
Oráculo
3 anos atrás

O canalha do Erdogan está mandando guerreiros que lutaram na guerra da Síria para atacar os Armênios.

Sabe que não pode colocar o exército turco nessa disputa, pois arrumaria briga com a Russia, e está mandando mercenários com experiência em combate para ajudar os azeris.

https://www.theguardian.com/world/2020/sep/28/syrian-rebel-fighters-prepare-to-deploy-to-azerbaijan-in-sign-of-turkeys-ambition

O bloqueado.
O bloqueado.
3 anos atrás

Minha torcida vai para os armênios, cristãos e perseguidos há tempos.