sábado, julho 31, 2021

Saab RBS 70NG

Brasil deve deixar o ‘top 10’ de maiores economias do mundo

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus e por uma forte desvalorização cambial, o Brasil deve deixar o ‘top 10’ de países com maiores PIBs (Produto Interno Bruto) em valores nominais em 2020, segundo estudo de pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

No estudo, os economistas Marcel Balassiano e Claudio Considera utilizam dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgados em outubro para mensurar que o Brasil deve deixar o posto de nono maior PIB nominal do mundo em 2019 e se tornar o 12º maior em 2020.

Em dólares, o PIB brasileiro passaria de US$ 1,8 trilhões em 2019 para US$ 1,4 trilhões em 2020, seguindo o movimento recessivo de nove das dez maiores economias do mundo em 2020 (a exceção é a China) devido à crise gerada pela covid-19.

Com a queda, o Brasil seria ultrapassado pelo Canadá, pela Coreia do Sul e pela Rússia, que ocupariam da nona até a 11ª colocação, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus é um agravante, mas a queda é explicada principalmente pela forte desvalorização cambial do real frente ao dólar americano, que já passa dos 40%.

“Vale frisar que a forte desvalorização cambial que o Brasil passou nesse ano é mais um reflexo do aumento do risco do Brasil, principalmente do lado fiscal”, dizem os pesquisadores no estudo.

“Bolsa, risco (CDS), câmbio, juros futuros. Todas essas variáveis mostram as incertezas e o risco embutido no Brasil”, continuam.

Valor Econômico

PPC

Diferentemente da queda em valores nominais, na métrica do PIB por PPC (Paridade por Poder de Compra) o Brasil deve subir duas posições no ‘top 10’, saindo da décima posição para a oitava, ultrapassando o Reino Unido e a França.

A diferença de quatro posições da economia brasileira nas duas métricas, segundo o estudo, se deve justamente à desvalorização cambial, já que, enquanto o cálculo nominal é feito levando em conta o câmbio, o por PPC, não – e, daí, o melhor resultado.

De qualquer forma, em ambas as métricas o Brasil não recupera a posição que tinha em 2011, quando era o 7º maior PIB do mundo tanto em valores nominais como por PPC.

“Caso não tivesse o coronavírus, a década atual já seria a ‘mais perdida’ em termos de crescimento econômico dos últimos 120 anos, pior do que os anos 1980, chamados de ‘década perdida'”, diz o estudo.

FONTE: UOL Economia

- Advertisement -

222 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
222 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutu
8 meses atrás

Só posso comentar que é triste.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Tutu
8 meses atrás

A pouco tempo atrás chegamos até ser a sexta maior economia do mundo superando os britânicos, isso só exportando “banana”. Exportando coisas como soja e minério in natura, cujo valor agregado hoje é algo irrisório economicamente. Agora os robôs dos “White Trashs” passarão a tentar imputar aqui a causa disso na pandemia do “vírus chinês” e na política externa de seu novo governante “Bidé”. O Brasil não é e nunca foi um país de “terceiro mundo”, ele é mantido assim por uma política colonialista de dominação político-econômica que foi instaurada aqui, pela ação de agentes externos. Esta ideia de que… Read more »

Jef2020
Jef2020
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Amigo perfeito seu comentário…só incluiria um pequeno detalhe..pior do que os agentes externos são os agentes internos…uma casta demoníaca com poderes de comando que atendem a interesses outros externos que não ao interesse nacional, seja por ideologia ou movidos por corrupção mesmo…pressão externa não tem como impedir, mas se o pais esta coeso e unido em uma estrategia de desenvolvimento de nação dificil parar…mas infelizmente somos sabotados aqui dentro amigo…

RENAN
RENAN
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

69 mil políticos
11,5 milhões de funcionários públicos

Jean Jardino
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Vota no mito de novo, quem sabe desce mais ainda ladeira abaixo.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Jean Jardino
8 meses atrás

Claro, essa foi a pior Década porque o Bolsonaro assumiu em 2019. Rss
Lá em 2011 todos já sabiam que o mito ia assumir em 2019 e por isso o Brasil já começou a afundar.

jef2020
jef2020
Reply to  Jean Jardino
8 meses atrás

Esquece salvadores amigo…sempre a escolha é entre o ruim ou o pior…está ruim agora mais tava uma beleza antes ne

Pedro
Pedro
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

E ainda por cima, temos gestores brigando pela autoria da primeira vacinação em massa, um fazendo proselitismo político da vacinação e outro torcendo contra, quando uma vacina que poderia salvar vidas, teve algum erro no percurso dos seus estudos e experiências.
Somos analfabetos políticos acima de tudo, Deus nunca foi Brasileiro. Isso é invenção cultural, ele teria vergonha se fosse.

ps: Nunca esqueça que nossos milicos, conseguiram aumento em plena PANDEMIA e ficaram fora da maior reforma previdenciária da história.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pedro
8 meses atrás

O país chegou a um nível de patologia coletiva intolerável. Quem já leu a trilogia de Laurentino Gomes, 1808, 1822 e 1889 vai perceber que o braziu esta fadado ao fracasso, infelizmente. Quando houve de fato uma chance de sermos um país sério durante a Monarquia uma brazileirada veio e acabou com tudo. Hoje pagamos as consequências das decisões nefastas do passado. A nossa saída é a entrada do aeroporto!

Last edited 8 meses atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
Reply to  Tutu
8 meses atrás

O Brasil é tão grande em território e riqueza que cresceria de forma impressionante só com o mercado interno, em algum sistema de tributação favorável, subsídios para o pequeno e médio empreendedor. Mas o Brasil nunca aprende nada! A não ser só privatizar suas estatais e entregar o controle de sua infraestrutura para estrangeiros! Brasil já está entregando o abastecimento de água, eletricidade , aeroportos, portos, estradas, tudo a preço de banana pra qualquer um tomar e assim poder nos explorar do jeito que quiser, depois não adianta chorar que chegou conta alta demais e reclamar no PROCON. Triste ver pessoas… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

O Brasil tem um dos regimes mais favoráveis ao tal de “pequeno e médio empreendedor”. A nossa crise é consequência dessas políticas nacionalistas e populistas que vem se acumulando a décadas. Um monte de terraplanismo econômico você acabou de escrever aí.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Henrique
8 meses atrás

Um novo marco regulatório do setor minerário agora quer permitir que empresas violem direitos territoriais dos povos indígenas do nosso país…Para os nossos atuais governantes existe uma “indústria” de demarcação de terras indígenas sustentada por integrantes da Funai, que impede o desenvolvimento da Amazônia…A solução defendida por eles é a exploração do território em “parceria” com os EUA…Os primeiros passos para fortalecer essa relação foram institucionalizados durante uma visita diplomática aos EUA onde assinaram uma carta de intenção junto a Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional(Usaid) defendendo a exploração estrangeira na Amazônia… Vc acha uma política nacionalista privatizar… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Henrique
8 meses atrás

Pelo contrario. Pequeno, Micro e medio empresario aqui o cara tem que ser muito corajoso e bom mesmo para sobreviver! O grande, gigante, multinacional e especialmente o “cumpadre” sempre tem uma ajudinha do governo para tapear nossa infernal politica tributaria ou nossa mer….a de constituiçao que enche de direitos mas nao cobra deveres.

Mauro Carvalho Lemes
Mauro Carvalho Lemes
Reply to  Henrique
8 meses atrás

Estou empreendedor há três anos com dois negócios distintos, meu nobre, e sigo um padrão de excelência dentro do meu negócio, tudo certinho, e as dificuldades são gigantescas em fazer o correto. Aí você a informalidade driblando o sistema para sobreviver, ai a tentação é grande em ser também um deles, pois só assim pra “sobreviver”, a burocracia é tanta, que que o desânimo abate qualquer motivação de investimentos. E aí você vê a maior empresa da América do Sul ser de origem argentina, que tem uma economia devastada. Mesmo assim conseguem fazer muito mais que nós.

Max
Max
Reply to  Henrique
8 meses atrás

Amigo, pequeno e médio empreendedor só paga conta! Quem vive de almoço gratis, de TETA do governo é o grande. São os que bancam campanha e tem todas as dividas perdoadas. Pede para o Itaú pagar imposto como todo mundo, não dura uma semana…

Jonatas
Jonatas
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Mais um iludido nessa terra Bananis!

Um país que sustenta gente (que não quer trabalhar), ROUBANDO dinheiro de quem tenta sobreviver, não poderia estar mais fadado ao fracasso!!!

Forte Abç

Agressor's
Agressor's
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

“A criança que não é acolhida pela aldeia, algum dia a queimará para sentir seu calor.”

Provérbio Africano

https://www.youtube.com/watch?v=C4GrZ3Ce4zI

Pedro
Pedro
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Socialismo e Social Democracia é isso! Tirar do que trabalha para dar ao que nao trabalha, especialmente o burocrata!

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Pois é, o pessoal daqui gosta tanto de imitar os EUA, deveríamos imitar também a economia deles, que é baseada no consumo interno.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

O problema é que tem muita gente ganhando dinheiro com esse modelo ‘agrícola’ atual do Brasil.
Na verdade, sempre ganhou
Se para manterem suas posições tiverem de detonar o resto do País, que seja.
Já estão milionários.
Pobre Brasil.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Por quê os grandes problemas deste pais nunca são resolvidos ???

Resposta: Porquê tem gente ganhando muuuuito dinheiro com isso…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Enquanto não houver estadistas no Brasil, o corporativismo e o individualismo irão reinar em todos os setores da sociedade. Pobre Brasil mesmo.

Lucas
Lucas
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Tanto Dilma quamto Bolsonaro estimularam isso, Bolsonaro em grau maior.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Falar e facil, pagar o salário decente que sustente tal empreitada e quê e dificil.
No Brasil, analfabeto gamha 1000, técnico 2000, técnico qualificado, 2200 e de nivel superior 3000. Já os compadres, politicos, aspones e donos de empresa, quanham milhares e se recusam a pagar mais e não por lucrar menos, e sim para não dividir avião com o empregado.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
8 meses atrás

Obs. Não sou comunista ou socialista, só quero salário justo para gastar no conforto e prosperidade da minha familia e do meu país. A mesma justiça que tem nos EUA, Europa ocidental e alguns países asiáticos.

Pedro
Pedro
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Vish…..so nao irei criticar pois qdo era mais novo tinha essa mesma mentalidade e passado 20 anos hj vejo o quanto estava errado. Deixar qualquer serviço na mao do estado é sempre o pior negocio, pois ele sera mal administrado e teremos que pagar por um serviço ruim e ainda o governo bancar com nossos impostos os buracos dessas empresas. Sobre o fato de “deixar na mao de estrangeiros”, sinceramente, acho otimo pois por 80 anos deixamos nas maos de brasileiros e so tivemos tragedias!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pedro
8 meses atrás

O neoliberalismo é uma arma formidável nas mãos dos países ditos potências…pois estes vendem um horizonte neoliberal todo bonitinho como se este fosse o responsável por o colocar em tal patamar sendo que estes países conquistaram a liberdade utilizando políticas nacionalistas e como um país é como uma empresa ninguém quer passar a receita do sucesso para o concorrente, pelo contrário, passa uma receita toda errada como se fosse a formula para o sucesso e então capturar os desavisados que procuram seguir exemplos de super potências mundiais... neoliberalismo só é bom no pais alheio…é exatamente por haver essa política de… Read more »

Cadillac
Cadillac
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Falou ‘neoliberal’ perdeu a moral

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Voçê está de parabéns, é isso mesmo, comentário perfeito.

Max
Max
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Perfeito seu comentário amigo! Fazemos tudo que pais de terceiro mundo faz. É isso que somos.

Camargoer
Reply to  Tutu
8 meses atrás

Caro Tutu, Esta queda nada tem a ver com vocação fatídica mas é resultado de decisões tomadas conscientemente ao longo dos últimos anos dez anos.

Roberto Coleta Ramos de Assis
Roberto Coleta Ramos de Assis
8 meses atrás

É meus amigos, não tá sobrando nada! Dolar alto, fuga de capitais, matas acabando, energia faltando, queda do PIB, imagem do País desgastada, patrimônio sendo entregue, inflação voltando, desemprego a 14%, dívida interna chegando a 100% do PIB.

Um show de incompetência, entreguismo e desrpreparo.
O pior de tudo isso é ver gente que sempre criticou os políticos (com razão), agora batendo palma para isso!!!

É uma pena que está acontecendo, sinto demais por esse nosso país. Que há tantos e tantos anos vende seus próprios interesses!!!

Jonatas
Jonatas
Reply to  Roberto Coleta Ramos de Assis
8 meses atrás

Sempre tem um pra festejar a desgraça alheia!!

Quanto pior melhor!!!

Quanta hipocrisia…esse Roberto fala como se o Brasil tivesse sido descoberto em 2019…não haviam problemas, kkkkkkkkkkkkkk, o Brasil era um país de 1º mundo, kkkkkkkkkkk, fome, NUNCA TEVE, queimadas, que nada, começou agora, imagem arranhada, kkkkkkkkkk, essa foi a melhor…Brasil dando abrigo para terroristas, apoiando ditaduras mundo afora….esse Roberto só pode ta de brincadeira!!!

É de lascar!

Bjj
Bjj
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Na verdade ele não falou nada disso. Você que criou um espantalho que não rebate nem acrescenta só para tumultuar.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Bjj
8 meses atrás

Supondo que você não saiba ler Bjj, vou fazer aspas ao que o Sr. Roberto escreveu: É meus amigos, não tá sobrando nada! Dolar alto, fuga de capitais, matas acabando, energia faltando, queda do PIB, imagem do País desgastada, patrimônio sendo entregue, inflação voltando, desemprego a 14%, dívida interna chegando a 100% do PIB. vamos retirar algumas partes, que foram as quais eu fiz escarnio: “Dolar alto”, “fuga de capitais”, “matas acabando”, “queda do PIB”…e etc. Agora você pode afirmar que estes problemas começaram agora? Tipo, começaram em 2019? Pois visto que o comentário do Sr. Roberto com certeza foi… Read more »

Bjj
Bjj
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Tudo que foi dito são coisas que já existiam mas que estão piorando desde que o atual governo assumiu. Ou o real não se desvalorizou? Ou o desmatamento não está crescendo? Ou não estamos tendo uma grande fuga de capitais?
Foi isso que foi afirmado, e cabe a você concordar, discordar ou simplesmente ignorar. Ninguém disse que não haviam problemas no Brasil, ou que o Brasil era um país de primeiro mundo, como você respondeu.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Reply to  Bjj
8 meses atrás

Caro Bjj, segue abaixo algumas fontes para você analisar:
Conforme link abaixo do INPE, entre os anos 2002 e 2007 foram o período que mais tivemos focos de incêndios pelo Brasil: http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_paises/

Faturamento com turismo foi recorde no ano passado: https://www.gov.br/pt-br/noticias/viagens-e-turismo/2019/10/turismo-tem-faturamento-recorde-de-r-136-7-bilhoes-em-2019

Ano “menos” violento da história:
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/monitor-da-violencia/noticia/2020/02/14/numero-de-assassinatos-cai-19percent-no-brasil-em-2019-e-e-o-menor-da-serie-historica.ghtml

Tudo tem que ser pesado na balança, não existem apenas coisas ruins. Os números precisam ser analisados e já estamos no século 21 com a maioria acessando a internet.

bjj
bjj
Reply to  WELLINGTON RODRIGO SOARES
8 meses atrás

Wellington Eu falei que estes problemas pioraram desde que o governo assumiu. Se assumiu em 2019, então a referência ideal seriam os anos imediatamente anteriores, e não um intervalo aleatório. Eu falei que o desmatamento está crescendo no atual governo, e em 2019 nós tivemos a maior taxa de desmatamento da Amazônia Legal dos últimos 10 anos. http://educaclima.mma.gov.br/graficos-desmatamento-da-amazonia-e-do-cerrado-em-2019-e-mais-27-novos-graficos-da-sociedade-civil/#:~:text=A%20meta%20para%20o%20ano,foi%20de%2058%2C7%25. Sobre a redução da violência, é preciso contextualizar. A queda na taxa de homicídios começou lá na primeira metade de 2018, ainda no governo Temer. De lá para cá ouve sim uma redução substancial, mas o governo atual apenas “pegou o bonde… Read more »

Jonatas
Jonatas
Reply to  Bjj
8 meses atrás

“Piorando”??? O que isso significa…você está sendo muito superficial na sua crítica. Por exemplo, ter um ministro da defesa ex-guerrilheiro, com inúmeros crimes nas costas, pra mim, isso é muito ruim. Outra coisa ruim, financiar grandes eventos na banânia, sendo que milhares de pessoas morrem nos “Super hospitais” do intocável e salvador “SUS”, pra mim, é muito ruim também. Então, usar “PIB”, “Fuga de capitais”, “Desmatamento”, “Desvalorização do real” como referência para o que “está piorando”, é muito subjetivo. A Banânia é um pais injusto, desigual e opressor, mas eu tenho uma novidade pra você Sr. Bjj, isso não começou… Read more »

bjj
bjj
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Você está novamente atacando um espantalho. No comentário inicial, o Roberto citou os problemas que na visão dele estão voltando, e o debate se deu sobre estes pontos. Você não demonstrou que as afirmações dele estão equivocadas e fica trazendo pontos que não tem nada a ver com o assunto. Ninguém falou de ex-ministro guerrilheiro, SUS, ou financiamento de grandes eventos. Se for para ficar trazendo fatos aleatórios só para polarizar podemos ficar aqui até amanhã discutindo coisas sem relação alguma com o tema inicial.

Roberto Coleta Ramos de Assis
Roberto Coleta Ramos de Assis
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Os problemas do país não começaram agora, realmente desde 1500. Mas o senhor não sabe contextualizar o atual momento de nossa nação. Votei no atual chefe da nação e me arrependo amargamente pelo meu feito, visto que este senhor é um incompetente de marca maior e que a unica coisa que faz é sair na imprensa e redes sociais emporcalhar mais ainda o seu desgoverno e a baderna que o país já vivia nos últimos anos. O país está cada vez mais escondido no cenário mundial, um inconsequente negacionista no comando, uma ótima oportunidade para fazer algo de positivo no… Read more »

Jonatas
Jonatas
Reply to  Roberto Coleta Ramos de Assis
8 meses atrás

Entendi Sr. Roberto, você fez algo e então se arrependeu, sem problemas, não estamos aqui para julgar atos, aliás, não julgamos nada, pelo menos eu não faço isso. Mas você está cometendo outro erro cabal, atribuindo culpa total de algo à alguém que não está no comando pelo tempo correspondente. É a mesma coisa de atribuir o “Boom econômico” ao ex mandatário Lula, sendo que ele apenas estava no lugar certo na hora certa. Veja bem Sr. Roberto, seja lá quem tivesse ganho o certame presidencial de 2018, considerando o cenário atual, estaria sobre fogo da artilharia dos “arrependidos de… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bjj
8 meses atrás

“Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador” Paul Valéry

Jonatas
Jonatas
Reply to  Agressor's
8 meses atrás

Então Agressor’s só para constar…você é um péssimo ator, e pior ainda, um horrivel agente de desinformação!

Você precisa estudar um pouco mais com os cubanos, eles podem te dar umas dicas de como produzir conteúdo de desinformação.

Forte Abç.

Roberto Coleta Ramos de Assis
Roberto Coleta Ramos de Assis
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Faço minhas as palavras do Sr Agressor´s “Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador” Paul Valéry Sr Jonatas, é fato e claro que o excelentissimo presidente da republica Bolsonaro é completamente imbecil, idiota e boçal! E não precisamos ir até Cuba ou Venezuela para constatar essa vexatória deste senhor que está governando e levando o país a dériva, antes que o senhor me julgue esquerdista ou petista ou taxista ou assessorista, não ando em extremidades e tão pouco babo ovo para politicos e muito menos milico. O que este governo fez nesse tão pouco tempo? Nada! contra fatos não há… Read more »

Jean Jardino
Reply to  Roberto Coleta Ramos de Assis
8 meses atrás

Falou tudo meu caro…..

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Roberto Coleta Ramos de Assis
8 meses atrás

Em resumo de nossa política, “desmontamos de um burro para selar um jumento!”

Diogo de Araujo
8 meses atrás

Muito interessante a matéria, notícia ruim, mas fazer o quê.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

Ué a mídia estava sempre dizendo que o correto para medir o pib é o PPC (assim a China ficava na frente) e agora já mudaram de ideia imediatamente? No PPC o Brasil sobe de posições.

Last edited 8 meses atrás by SmokingSnake 🐍
sj1
sj1
Reply to  SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

Isso mesmo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

Mesmo, por PPC, a posição do País não melhora muito, visto que contunua caindo muito.
Segue a lista.
Dados de 2019.

 China U$ 25,2 tri,
Estados Unidos 20,4
 Índia 10,3
Japão 5,6
Alemanha 4.3
Rússia 4,1
Indonésia 3.4
Brasil 3.3
Reino Unido 3.0
França 2.9
México 2.5
Itália 2.3
Turquia 2.3
Coreia do Sul 2.1
Espanha 1.8
Canadá 1.8.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Passamos Reino Unido e França.
Estamos em 8o lugar. Esta muito bom.
Não será em 1 ou 2 anos que vamos recuperar toda a roubalheira que sofremos nos últimos 20 anos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Luís Henrique
8 meses atrás

Não existe roubalheira que seja pior para a economia do que um deficit fiscal de quase R$ 900 bilhões, que será o tamanho do buraco este ano.

André Amorim Mondelo
André Amorim Mondelo
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Um pais inteiro ficar praticamente parado por 4 meses da nisso.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Luís Henrique
8 meses atrás

Passaram a França e o UK, no mesmo que põe a Turquia e o México na frente da Coreia do Sul. Engraçado como mudam a maneira de avaliar, dantes era o PIB no geral, e iam contra quem dizia para avaliar pelo PIB per capita, mas como agora desceram no PIB geral, vão para o que avalia o custo dos produtos, enfim, como dá mais jeito. Falam sempre que a culpa é dos políticos ou dos militares, por não crescerem mais forte, pois eu acho que a principal causa, é mesmo essa de tapar o que está mal e destorcer… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Talvez você não tenha lido o texto com atenção, mas pelo PPC o Brasil subiu duas posções:

“na métrica do PIB por PPC (Paridade por Poder de Compra) o Brasil deve subir duas posições no ‘top 10’,”

Kornet
Kornet
Reply to  SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

UOL economia vc não pode esperar muito deles.
Surpresa seria se eles estivessem falando bem da economia do governo atual rs.

Kornet
Kornet
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Será que se fosse algo positivo do governo atual,eles publicariam?

Andre
Andre
Reply to  Kornet
8 meses atrás

Com certeza não, nem eles, nem Folha, nem Globo, nem…

Jef2020
Jef2020
8 meses atrás

#fiqueemcasa = tchautop10

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

O Brasil perdeu posições para o Canadá, Coreia do Sul e Rússia, que são três países que lidaram com a pandemia muito melhor do que o Brasil.

Mortes por milhão de habitantes:
Brasil: 762
Canadá: 279
Coreia do Sul: 9
Russia: 2011

Os dados econômicos que estão saindo são muito claros em revelar que, de modo geral, os países que se saíram melhor no combate à pandemia tiveram consequências econômicas menos graves.

Jef2020
Jef2020
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

É amigo…acho que o Brasil errou na dose…o confinamento é valido para não sobrecarregar os hospitais e sistema de saúde…o brasil não chegou a sofrer o esgotamendo da estrutura de atendimento 1ue outros paises enfrentaram

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

O problema foi antes. O Brasil tinha que ter fechado o país para estrangeiros (ou submetê-los a quarentenas) de forma a impedir que o vírus chegasse aqui por múltiplas fontes; e deveria ter testes suficiente para, detectando os primeiros casos, ir atrás de todos os infectados, testando todas as pessoas que tiveram contato com com eles, de forma a isolá-los.Se o Brasil tivesse controlado melhor a epidemia em seus estágios iniciais, acredito que o resultado teria sido melhor.

Jef2020
Jef2020
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Na verdade começou a desgringolar com o carnaval…ali ja deu para ver qie ia dar m….mas por outro lado se nao tivesse liberado o carnaval a economia estaria pior ainda…na verdade o que acho que faltou foi uma grande campanha de conscientização massiva sobre o uso de mascara por todos em ambientes fechados e publicos logo no inicio, as orientacoes de higiene das maos, alem da questao do distanciamento social…confinamento apenas para o grupo de risco…porem agora fica facil falar o problema é que não se tinha ainda muitas informações sobre o comportamento do virus e como se propagava…ate hj… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Jef2020
Jacinto
Jacinto
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

Existem coisas que o governo fez que são incompreensíveis.
Este negócio de máscara, por exemplo. É uma solução que ajuda a reduzir o contágio e talvez ajude a enfraquecer a contaminação por reduzir a carga viral no contágio, a custo zero para o Estado e a um custo irrisório para a população.
O governo, em vez de incentivar a população a usar máscara, prefere desincentivar a prática. Qual o sentido disso?

Jef2020
Jef2020
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Sim…tb nao entendo isso

Kornet
Kornet
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Tá doido,se o governo Federal fizesse isso a lacração iria querer denunciar o Brasil por impedir o livre trânsito da humanidade.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Kornet
8 meses atrás

Então é um governo de covarde, que tem medo da lacração?

André Amorim Mondelo
André Amorim Mondelo
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Concordo com você Jacinto, e digo mais deveria ter decretado o lockdown nos 14 primeiros dias de Março (quando começaram a parar tudo) para impedir a disseminação do vírus a pós isso começar a reabertura (e não passar disso). Fizeram uma quarentena sem vergonha onde boa parte da população não estava nem ai e travou a economia impedindo quem queria trabalhar de trabalhar. E não adianta querer culpar apenas o Bolsonaro (ele e culpado por não ter fechado as fronteiras logo no começa e também pela forma que ele lidou com a crise), praticamente todos os governadores falharam no combate… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Mas vc só colocou nessa sua lista países de primeiro mundo, tirando a Rússia que é uma AUTOCRACIA e pode muito bem modificar os resultados a seu favor, assim vc mantém sua retórica que o Brasil foi muito mal, mas pq vc não colocou por exemplo a Argentina na lista? Eu usei a Argentina como exemplo pq segundo os entusiastas do “fique em casa” eles estavam dizendo que os argentinos lidaram muito bem com a pandemia, lembro-me que tinha brasileiros querendo se mudar para lá no começo do lockdown. Estranhamente os entusiastas brasileiros que rasgavam elogios aos argentinos SUMIRAM depois… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Alessandro
Jacinto
Jacinto
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Alessandro, No texto há uma tabela que mostra quais foram os países que ultrapassaram o PIB do Brasil. Os países que eu listei são exatamente estes países: Rússia, Coreia do Sul e Canadá. Isso explica porque não coloquei a Argentina: o PIB dela era menor e continuou menor do que o nosso. E seu ponto somente ilumina um antigo ditado romano que diz: a virtude está no meio. O controle da pandemia não foi obtido, nos países que a obtiveram, por uma única medida, seja o lockdown, seja o rastreamento. Foi um conjunto de medidas que, utilizadas de forma racional,… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Jacinto, nenhum país conseguiu controlar a pandemia, isso é uma falácia, senão teria erradicado localmente, oq tem é que alguns países obteve resultados menos piores que outros por uma variante de razões complexas, população, tamanho, logística, organização, dinheiro, agilidade em lidar com a situação, protocolos de segurança e rastreamento e por ae vai, como vc mesmo disse é um conjunto de medidas que de acordo com o país e suas legislações e jurisdições na qual é OMITIDA muita vezes nesses dados, podem agilizar ou piorar a situação, mas controlar, repito, NENHUM país conseguiu, senão não estaríamos ouvindo falar em 2ª… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Alessandro
Jacinto
Jacinto
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Alessandro controlar a doença não significa erradicá-la. Isso não aconteceu em lugar nenhum e nem irá acontecer porque o corona vírus não deixará de existir, mesmo com vacina. Doenças para as quais existem vacinas há décadas como o sarampo e a pólio continuam a existir, em grande parte por conta da idiotice humana. O mesmo ocorrerá com o corona, que continuará a existir, mas de forma endêmica. Acho que a única doença erradicada foi a varíola. Controlar a doença significa reduzir as infecções a um nível em que a doença seja administrável e há vários países nesta situação. Os europeus… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Mas é exatamente isso que estou tentando lhe dizer, estamos pensando parecidos mas de formas diferente vendo a situação, tudo passa na FORMA de controlar, qual é o parâmetro mais correto pra dizer se país X ou Y está certo ou errado na forma de controlar a pandemia, sendo que cada país tem suas complexidades? Isso não é analisado nesses dados superficiais no momento, não estou querendo dizer que organismo A ou B está certo ou errado, mas é muito difícil de chegar ao consenso qual país lidou melhor com essa situação, pois não é matemática isso que é só… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Pois é, graças à galera antivax países ricos que não registravam surtos de sarampo há décadas voltaram a registrar. O movimento antivax deve ser considerado organização criminosa, e seus propagadores presos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Esse movimento antivacina é uma coisa absolutamente bizarra. Inacreditável mesmo. Quando eu era criança eu nao gostava de tomar vacina porque as injeções doíam, mas eu ja tinha consciência da importância dela. E eu tinha 6, 7 anos. Agora ver marmanjo de 30, 40 anos com frescura com vacina eu acho bizarro.

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Por incrível que pareça, concordo com vc em alguma coisa!!

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Isso não diz muito. É câmbio. Em ppp a Rússia está na nossa frente há muito tempo. A Rússia tem muitas tecnologias, nós vendemos soja, alimentos, eles vendem misseis, helicópteros, caças, submarinos, satélites, viagens espaciais, usinas nucleares.

No PPP passamos Reino Unido e França.
Estamos em 8o lugar.

O titulo da matéria poderia ser: Brasil sobe 2 posições e fica como 8a maior economia, ultrapassando França e Reino Unido.

Mas como não “convém” dao destaque para o PIB afetado pelo câmbio e colocam o PIB PPP como nota de rodapé.

Andre
Andre
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Um indice quase 3x maior que o nosso e lidaram muito melhor que o Brasil???

MFB
MFB
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

Faz arminha que resolve…..

jef2020
jef2020
Reply to  MFB
8 meses atrás

fazer arminha não resolve mesmo, mas a proposta de priorizar o afastamento social apenas para pessoas do grupo de risco certamente teria menor impacto na economia, do que fechar tudo…masa prioridade foi vamos “salvar vidas, economia e desemprego tratamos depois”…lembro que o confinamento serve apenas para não sobrecarregar o sistema de saúde, não impede a contaminação, apenas desacelera a velocidade da contaminação…em algum momento vc tem que sair de casa, nem que seja para ir buscar o pão com mortadela… .

Renato B.
Renato B.
Reply to  jef2020
8 meses atrás

Faltou a outra perna, o monitoramento. Isso o Brasil não apenas fez pouco como ainda enrolou para mostrar os dados para esconder notícias ruins. Sem monitoramento não tem como fazer controle nem aplicar o isolamento direito.

Jef2020
Jef2020
Reply to  Renato B.
8 meses atrás

Infelizmente amigo foi uma bagunça…politizaram o tema e ai azedou tudo. Os dados tb não foram confiaveis…tem relatos de tudo que era morte ia para a conta do virus…verdade ou mentira, nao sei…e continua politização agora com a questao da vacina…quem paga a conta é o povo

Caio César
Caio César
8 meses atrás

Eu sempre li que PPC era mais correto para esse tipo de comparação do que nominal, ou não? Não foram informados os valores.
Nessa métrica (que vejo gente pregando a tempos que é a mais adequada) a China é a primeira economia
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-china-ja-e-a-maior-economia-do-mundo,70003478227

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Caio César
8 meses atrás

Manipulações… se fossem favoráveis ao governo usariam o PPC como sempre e o título seria: Brasil deve subir duas posições no PIB

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Caio César
8 meses atrás

Perfeito.
Por exemplo.
De maio para cá, o yuan chinês valorizou cerca de 7% em relação ao dólar.
Então quer dizer que sem mover uma palha a economia chinesa cresceu 7% em dólares.
E outra. É difícil aceitar que um País com quase 1,5 bilhão de habitantes como a Índia tenha um PIB do tamanho do Reino Unido, por mais pobre que ela seja.
O FMI já está padronizando a medição do PIB por PPC, por achar mais exato.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
8 meses atrás

Calma que vai piorar.

Guedes destruiu a economia desvalorizando o real, ele segue a cartilha keynesiana da escola de Chicago.

Ano que vem com o fim dos 600 conto e Brasil sem limite pra poder imprimir grana só vai poder pagar as contas pegando empréstimo caro, e haja mais desvalorização da nossa moeda.

Maaas, vai saber, na economia existe um bilhão de fatores e pode não acontecer nada tão catastrófico… Mas o cenário é de temporal a frente.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Rui, acho que você se enganou aqui. A chamada “Escola de Chicago” não adere ao keynesianismo.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Esse Rui deve estar soltando fogos na casa dele!!!

Pelo sentimento de alegria transcrito em palavras…ele só pode estar torcendo para o Brasil explodir hoje ainda!

Coitado, mais um iludido!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Jonatas
8 meses atrás

Este sentiu o baque do seu Minto, por isso tá acusando todo mundo de comemorar a queda.

Isso aí Jonatas, primeiro vem a negação.

pangloss
pangloss
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Rui, a Escola de Chicago é liberal, quase extremista nessa posição. É o oposto da doutrina de Keynes.
Paulo Guedes é afiliado à tradição de Chicago. Ele precisou, muito a contragosto, adotar medidas keynesianas diante da pandemia, mas isso não pode ser considerado uma conversão a uma nova fé, apenas a imposição de uma necessidade.

Pedro
Pedro
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Keynes e Escolha de Chicago estao como um Deserto e uma Selva em semelhança! Os gastos que tivemos foram para conter os efeitos dessa pandemia, algo que a propria escola de Chicago aprovaria já que os efeitos sociais e economicos poderiam e seriam bem piores sem essas medidas.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Guedes… esse era aquele cara que prometia megraprivatizações e revoluções liberais desde o início do mandato e só vai alongando o prazo?

SoldierofFEB
SoldierofFEB
8 meses atrás

Brasil pagará caro, muito caro pela balela do ‘fica em casa’

Jacinto
Jacinto
Reply to  SoldierofFEB
8 meses atrás

Vai pagar muito mais caro pelo descontrole do corona vírus, é só ver os países para os quais o Brasil posições (Rússia, Canadá, Coreia do Sul): todos eles cuidaram melhor da pandemia do que o Brasil.

Mortes por milhão de habitantes:
Brasil: 762
Canadá: 279
Coreia do Sul: 9
Russia: 211

A rigor, os dados econômicos que estão saindo indicam que existe uma relação direta entre queda do PIB e descontrole da da pandemia.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Na Coréia do sul eles nunca pararam tudo

Jacinto
Jacinto
Reply to  SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

Porque não precisaram; e por que não precisaram? Porque controlaram a disseminação do vírus com base no rastreamento ativo e isolamento dos contaminados. Para isso eles se prepararam logisticamente, como bons militares fazem (não foi Napoleão quem disse que amadores discutem estratégia; generais discutem logística”?) e quando o vírus chegou por lá eles tinham testes em quantidade suficiente para possibilitar a busca ativa por contaminados.

Pedro
Pedro
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

A Russia teve poucas mortes devido ao uso de Cloroquina em casos iniciais. Apenas isso. Ademais, diferentemente destes países no Brasil visando eleiçoes teve muito politico que inflou seus dados de obitos por covid para receber dinheiro publico, tanto que esse ano as mortes por gripe, pneumonia, cancer, problemas cardiacos, ou neurologicos despencaram!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Pedro
8 meses atrás

A Russia teve 1/3 infectados no Brasil. Aqui 5,6 mi e lá 1,7 mi.

sj1
sj1
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Camarada, isso é apenas a projeção de uma Instituição, somente saberemos ano que vem. E mais, isso tá muito estranho, pois o PIB do Brasil a previsão é de cair menos de 5%, enquanto o do RU dizem até – 10%, e da França – 9%.

Junior
Junior
Reply to  sj1
8 meses atrás

Sim, mas no caso não teríamos que ver a diferença entre a paridade entre a libra esterlina, o euro e o real para chegarmos a uma conclusão? O que tenho visto é que o real é uma das moedas que mais tem perdido valor no mundo, a desculpa que muitas empresas estão dando para as remarcações quase que bimestrais pelo menos tem sido essa. A Ford mesmo aumento o preço da ranger duas vezes em um espaço de15 dias, teve uma das versões que ficou quase 10 mil reais mais cara em apenas 15 dias

Jacinto
Jacinto
Reply to  sj1
8 meses atrás

SJ1,
O RU e a França não sofreram com a depreciação da moeda. O dolar começou o ano a R$ 4, e hoje deve fechar em R$ 5,4…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Sério que você está usando países cujas populações são bem menores do que a do Brasil para fazer comparação?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Sério. Sabe por que? Porque, segundo a reportagem, estes são os países que terão um PIB maior do que o nosso apesar de suas populações serem bem menores do que a nossa. A sua constatação só amplia o alcance do retumbante fracasso econômico brasileiro. E porque países com populações bem menores agora têm PIBs maiores do que o nosso? Porque a economia deles foi menos afetada do que a nossa.

Bjj
Bjj
Reply to  SoldierofFEB
8 meses atrás

Na verdade, de acordo com a FGV, já estávamos entrando em recessão no primeiro trimestre, antes das medidas de isolamento. Deixar o povo para morrer às moscas para salvar a economia não teria adiantado muito.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bjj
8 meses atrás

O Brasil nunca chegou a sair da crise de 2015. O crescimento de 2019 foi uma gorjeta.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
Reply to  SoldierofFEB
8 meses atrás

Não o país pagará caro pela absoluta incompetência do atual governo.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  SoldierofFEB
8 meses atrás

Fique em casa? Eu não parei nem uma semana direito esse ano. Que brasil vcs vivem afinal?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Reginaldo
8 meses atrás

Eu também não, só quem “parou” foi o comércio, mas vários de pequenos a médios e grandes do comércio foram para o e-commerce.

Kornet
Kornet
Reply to  SoldierofFEB
8 meses atrás

Mas chegou a éoca da eleição desses canalhas e agora a campanha é saia de casa; vá votar,não viu o doutor abraçador de traveco.

filipe
filipe
8 meses atrás

Estão fazendo pior que o PT de Lula, infelizmente com 1,4 Trilhões é complicado, será da Pandemia, o Brasil tem que trabalhar mais e inovar mais.

Jacinto
Jacinto
Reply to  filipe
8 meses atrás

O brasileiro, em geral trabalha bastante. O que deprimiu a economia brasileira não foi um problema de produtividade média – embora essa possa sempre melhorar – mas essencialmente um problema de gastos públicos. O Estado brasileiro – e aqui estamos falando das 3 esferas (federal, estadual, municipal) e dos três poderes (executivo, legislativo, judiciário) – gasta demais em relação à arrecadação e não há como enriquecer gastando mais do que se ganha. As duas “décadas perdidas” foram perdidas por conta do problema fiscal

Cadu
Cadu
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Exato! E fora que a próxima década não parecem que vão combater esse problema de frente. Fora as questões de infraestrutura que ficaram pelo caminho que afetam muito.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Cadu
8 meses atrás

Olha, existe um ditado que diz “onde há fumaça há fogo”. O Brasil tinha de fazer um ajuste fiscal firme, mas o que estamos vendo é há um movimento político para fazer o oposto. Este boato que o teto de gastos vai ser rompido é uma péssima fumaça;

Cadu
Cadu
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Sim, é isso é grave. Eu espero que todas as lideranças políticas tenha o mínimo de responsabilidade e mate isso no nascedouro.

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Trabalhar muito não é sinônimo de ser produtivo, aí que está uma enorme questão a ser avaliada. A produtividade brasileira é tenebrosa, vivemos por infindáveis anos com o PIB crescendo escorado no tamanho populacional e de carona no mercado externo(commodities). Óbvio que a vasta maioria dos problemas vem do fiscal. Em 2015-16 tivemos o fiscal avassalando o monetário, mesmo com juros lá na casa do…. Nos endividamos mais por já estarmos endividados, pagamos um juro absurdo e ainda vimos nossa moeda derreter. A política atual acabou misturando monetária e fiscal, afrouxando a monetária para “não” comprometer o fiscal, o problema… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Fernando Turatti
8 meses atrás

É o que eu tenho dito, já faz algum tempo. Se não houver ajuste fiscal forte, o Brasil vai por um caminho tenebroso.

Chico Tripa
Chico Tripa
Reply to  filipe
8 meses atrás

Com o presidente LULA O braZ$il estava dando certo. PIB DE 2 TRILHÕES E POUCO….QUASE 3 TRILHÕES. O problema é que a tragédia economica, politica, social, ética e etc que se seguiu ao golpe, destruiu tudo. Aliás …o golpe foi autorizado, comando, financiado e etc com a ajuda de nacionais, justamente para isso; Destruir o Brasil que parecia que finalmente se libertaria do destino de ser eternamente colônia! E não vou responder. Destruíram meu país e pronto. Não sei nem se será publicada essa resposta!

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  filipe
8 meses atrás

E porque você acha que o PT de Lula fez melhor? O ninefingers só teve a sorte de ter conseguido surfar a onda do boom das commodities, só isso. O problema é que nunca foi feito um planejamento para a economia do país, nem por esse governo e nem pelos anteriores.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Na verdade o Lula e o Bolsonaro cometem o exato mesmo erro econômico – que é aumentar os gastos públicos sem contraprestação na arrecadação. Gastar mais sem receber mais = mais dívida pública.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Você fala de aumentar impostos? Isso seria outro erro. Não serve para resolver os nossos problemas, muito pelo contrário, você apenas desistimula a economia.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Eu não acho que tem de aumentar impostos, que já são elevados demais.
Eu acho é que tem de diminuir as despesas.

Cadu
Cadu
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

De fato, nunca houve por parte de nenhuma corrente política um projeto de nação. Ao que você levado a diante independente da corrente política. E isso também tem em muito culpa o congresso ( principalmente pra muitas lideranças políticas permanecem por décadas lá).
Com relação ao governo do Lula, acho que foi uma oportunidade jogada no lixo, quanto ao investimento em infraestrutura, e resolver muitos gargalos que ainda hoje se tem no país.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Cadu
8 meses atrás

Com certeza foi uma oportunidade desperdiçada, aliás, o que esse país mais faz é desperdiçar boas oportunidades.

WELLINGTON RODRIGO SOARES
Reply to  filipe
8 meses atrás

Os números precisam ser analisados melhor. 1.4 trilhões de dólares x 5,4 reais o dólar, da em torno de 8 trilhões de reais.
Já tivemos pib de 2 trilhões de dólares quando o dólar valia 3 reais, o que dava 6 trilhões de reais.
Por isso o correto é a medição por PPC, que conforme o texto mostra, o Brasil sobe duas posições nesse quesito.

sj1
sj1
8 meses atrás

Essa previsão tá estranha, pois o Reino Unido (que está logo acima de nós) por exemplo vai ter uma queda de 10% do PIB e no Brasil a previsão é de menos de 5%. E tbm existe mais de um padrão de medição que não usa o dolar, pois tem que mensurar o poder de compra.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
8 meses atrás

Bons tempos aqueles em que achávamos que teríamos um bom futuro. Não faz muito o dólar chegou a valer 1.5 reais. Chegamos a ser a sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido. Os nossos políticos são capazes de destruir qualquer país.

Pedro
Pedro
Reply to  Antonio Palhares
8 meses atrás

Problema que para ter a 6 economia nessa epoca, o “presidentO” ladrao da epoca roubou e endividou o país! Lembre-se disso.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Pedro
8 meses atrás

O atual também está endividando o país; e se derem um jeito de arrombar o teto de gastos como quer o Centrão as consequências para o Brasil serão absolutamente terríveis.

sj1
sj1
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

O atual ou o congresso ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  sj1
8 meses atrás

Quem nomeia o Min. Da Fazenda? Quem nomeia o Presidente do Bacen? Quem executa o orçamento da União? Quem tem poder de veto? Quem negocia com o Centrão e liberação de verbas? Quem quer criar o Renda Brasil? Quem que aumentar aa despesas para estimular a economia? Quem tem ministros que refizeram o PAC com o nome de Plano Brasil?

sj1
sj1
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Quem tem poder de veto é o PR, porém o poder do congresso é maior ainda, o de caçar o veto, e aliás, usaram bastante desse expediente, pois acho que nunca um PR teve tantas MPs e vetos cassados. Vivemos um sistema parlamentarista disfarçado de presidencialismo. E agora estão brigando no CN a turma do Nhonho e outros pelo poder e o Orçamento corre risco de não ser votado esse anos, rebaixando a nota do Brasil.

Jacinto
Jacinto
Reply to  sj1
8 meses atrás

Sj1, sabe porque, normalmente, o Congresso não derruba veto? Porque o Presidente retalia vetando emendas parlamentares. O que o nosso presidente faz? Veta, para fingir que não tem responsabilidade, e incentiva a derrubada de seu veto. Quer um exemplo deste comportamento covarde? O perdão das bilionárias dívidas das igrejas, que o presidente vetou, mas depois disse que derrubaria seu próprio veto. Olha aquela aberração do Plano Pro-Brasil, apresentada pelo Gen. Walter Braga que é um PAC recauchutado, ou da insistência do Min. Rogério Marinho em adotar medidas de aquecimento da economia à la PT. O que o Presidente está querendo… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Infelizmente o lulapetismo e capitão cloroquina são uma tragedia administrativa. Temos mais USS 300 bi reserva e baixa divida externa. A sequência de roubos e péssima administração destes governos estão levando pais a um desequilíbrio impar na historia Brasil. Triste.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Antonio Palhares
8 meses atrás

Aqui é o Brasil, não tem como achar que teremos um bom futuro. No máximo são alguns voos de galinha, uma ou outra coisa que sobressai, mas no geral é uma queda. A cada ciclo a dívida só vai aumentando, nunca diminui, até explodir. Reseta parte do sistema econômico, legislações, etc para começar novamente, é o início de outra corrida rumo ao fundo do poço.

jairo
jairo
Reply to  DanielJr
8 meses atrás

Nas suas palavras estão algo que todos deveriam pensar. Tivemos superávits primários de 2001 até 2013 (dados do site do senado) e a dívida só aumentou.
Algum economista poderia nos explicar qual a lógica nisso?? De verdade, gostaria muito de entender…

Junior
Junior
Reply to  jairo
8 meses atrás

Esses superávits primários mal conseguiam pagar os juros da dívida na maioria das vezes, mas por outro lado, se não fossem eles, estaríamos agora em uma situação dramática como a Argentina, com uma dívida quase impagável

Salim
Salim
Reply to  Junior
8 meses atrás

E isto, superavit primário sem considerar custo de rolar divida, foi mais uma informação mentirosas do nine fingers e sua quadrilha.

pangloss
pangloss
8 meses atrás

A matéria também poderia relativizar um pouco o momento em que o Brasil ficou na sexta posição, entre as maiores economias.
Aquilo foi um retrato instantâneo de um momento em que estávamos apenas exportando commodities, alimentando o crescimento chinês, com reflexos internos que se baseavam no estímulo ao consumo (em muitas parcelas, diga-se).
Não se investiu em infraestrutura, tampouco em produtividade.
Voo de galinha, portanto.

Jef2020
Jef2020
8 meses atrás

Considero que a China fez a tacada do século…criou o vírus, paralisou as economias mundiais, freiou o avanço da economia americana e com isso reduziu a distância desta para a chinesa, alem de ainda faturar muito com a exportação de insumos hospitalares, ate para o proprio EUA que pagavam agio para outros paises para trazer os insumos…e ainda vai faturar muito com a vacina…ai quando estabilizar ela solta a 2 versão…essa é a real

Kornet
Kornet
Reply to  Jef2020
8 meses atrás

Não esqueça das eleições fraudadas dos EUA.
Até defunto votou no Bidê.

Kornet
Kornet
Reply to  Alexandre Galante
8 meses atrás

Galante,como não ha? É o que mais há,vc que mora ai sabe bem melhor do que eu .

Jef2020
Jef2020
Reply to  Kornet
8 meses atrás

Sinceramente nao sei se a china esta por tras do partido vencedor….se teve fraude que ainda esta sendo investigada creio mais que seja briga de poder interna mesmo

Miguel Brandão
Miguel Brandão
8 meses atrás

Não sou Bolsonarista, mas o ajuste que está sendo feito no câmbio é benéfico para o país. O juros da taxa SELIC está em cerca de 2%. Isto tem impacto no câmbio. A médio prazo estimula a industrialização. Desfavorece empresas maquiladoras e importadoras. Está em curso a independência do BACEN com votos inclusive da esquerda. Muitos criticam devido a possibilidade de captura do BANCEN pelo Mercado Financeiro. Mas em governos anteriores nomes do Mercado estiveram a frente do BANCEN. Com a autonomia, alguém que não seja indicado pelo Mercado pode assumir. A notícia diz que pela paridade do poder de… Read more »

Luiz Henrique
Luiz Henrique
8 meses atrás

Consequência da incompetência do atual governo aliado a pandemia.
O dólar já estava fora de controle antes da pandemia, reflexo da fuga de capital proporcionada pela bagunça, pelas declarações desastrosas, pela política ambiental do governo.

Lamentável!

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Luiz Henrique
8 meses atrás

A nova agora é ele comemorar a morte de um sujeito que testava a Coronavac e Anvisa paralisar os teste da vacina. O cara morreu por uma parada nada a ver com a vacina e a Anvisa paralisou os testes, pqp…

Last edited 8 meses atrás by Reginaldo
Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Reginaldo
8 meses atrás

Nosso presidente tem algum distúrbio mental grave, só isso explica esse comportamento!

Cadillac
Cadillac
Reply to  Reginaldo
8 meses atrás

Assim como muitos morreram apesar do covid mas tiveram suas mortes computadas como “causadas pelo covid”. Ta vendo como é bom ne

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
8 meses atrás

Culpa do mandrião que nunca trabalhou na vida, e seu ministreco Paulo Jegues. Prometeram mundos e fundos, e vão entregar inflação, moeda valendo papel higiênico, fuga de capitais e pibinho.

Last edited 8 meses atrás by Defensor da liberdade
pangloss
pangloss
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

O sujeito foi eleito com apenas uma plataforma: afastar o PT do poder. OK, isso não é desprezível. Mas não pode ser só isso.
Só que o cara percebeu que precisa do PT (ou ao menos da ameaça de seu espectro) para estar onde chegou, e assim só sabe manter acesa a fogueira do radicalismo que está consumindo o país.

Carlos
Carlos
Reply to  pangloss
8 meses atrás

Me passa a impressão que não se tem plano nenhum, atividade nenhuma, que estão batendo cabeça no governo. Se alguém tiver uma percepção diferente, pode comentar (de preferência sem: “E o PT?” ou “Vai pra Cuba”). Além disso, dá impressão que estão preocupados com outra coisa…

Pedro
Pedro
8 meses atrás

Uma coisa que vc vera em poucos lugares é o real motivo do dolar subir. Ele subiu por um simples motivo: o governo parou de “bancar” um dolar barato para ter um poder de compra e de economia nominal e com isso reduziu o valor que ele gasta com dividas. O que mantem o dolar alto ou caro é sua oferta e demanda. QUando o juro interno é elevado, o capital especulativo desembarca, traz dolar e sua cotaçao cai, mas o governo precisa bancar isso pagando os titulos. Ou seja, a divida dele aumenta e quem opera a venda desses… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Exatamente Pedro, vc explicou com lucidez o problema da alta do dólar, pena que muita gente só sabe repetir o que os histéricos criticam.

_RR_
_RR_
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Pedro,

Perfeito!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Pedro
8 meses atrás

É a questão da a taxa Selic: a redução da taxa de juros eleva a inflação. Então, no fundo, o que se vê é quase uma “transferência” de custos: o governo diminui seus gastos com a dívida pública (o que é bom), mas em compensação a população precisa gastar mais para se manter (inflação). O grande problema é que a inflação atua desigualmente na sociedade, afetando muito mais a parcela mais pobre da população.

Salim
Salim
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

A divida esta subindo escandalosamente, esta politica econômica vai levar Brasil a empobrecimento recorde e divida impagável, comprometendo presente e futuro. Vejam números de nossa economia e buraco que estamos indo.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Salim
8 meses atrás

Estamos sim indo para o buraco e aumentar os gastos públicos é soltar o freio na ladeira. Contudo, como já diziam os romanos, a virtude está no meio. O que o Brasil precisa fazer – e tem muito dificuldade nisso porque o cobertor é muito curto – é equilibrar taxa de juros e inflação.

Salim
Salim
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Como exemplo, pagava filme plástico RS 1,35 em Janeiro, preço hj RS 3,55, algodão RS 20, hj rs32,. A indústria está sofrendo muito, só salário não subiu, pra compensar irei demitir gente boa, triste, e quem sobrar vai trabalhar dobrado. Ou então encerro atividades. Infelizmente e isto. Guedes deu entrevista que se não tivermos cuidado teremos hiperinflação. Como se não fosse com ele.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Salim
8 meses atrás

E eu espero sinceramente que seu imóvel, comercial ou residencial, seja próprio. Porque se for alugado você vai levar um susto muito ruim na hora do reajuste anual…

Salim
Salim
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Jacinto, com imóvel está acontecendo que se pedir aumento o inquilino entrega imóvel pois tem bastante imóvel comercial vago aqui sp. Quem tem inquilino bom tem segurar. O crítico e endividamento empresas que está gerando muita garantia para alugar aumentando despesa inicial. Na região bom retiro e Brás /SP tem muita loja e galpão vago, algo inédito nestes centros comerciais, tem também bastante escritório reduzindo tamanho com home Office. Bancos esao fechando 20% agências, Bradesco vai fechar em torno 1500 agências. Aqui meu bairro ja fechou Bradesco, safra e Itaú.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Salim
8 meses atrás

Quem está danado é o locatário que teve de fazer investimentos com obras. Meu cunhado (que é advogado) tem alguns franqueados como clientes e os locadores estão querendo aplicar o IGP-M, que está dando quase 20% de reajuste. Com os locadores que negociam (de fato, a grande maioria, como você aponta) chega-se a um acordo, mas com os que não negociam eles estão ajuizando processos…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Blz fera, agora nos explique por que o IPCA 2045 está pagando mais juros que no ano passado. Na sua avaliação era para pagar menos, já que há menos dívida para rolar.

jairo
jairo
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Obrigado pela explicação Pedro.
Sabe me dizer se a redução da selic tem melhorado o “perfil” da dívida?
Desde já agradeço..

Salim
Salim
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Nosso poder de compra ficou pífio e povo e empresa brasileiras empobreceram. Ai fica fácil para estrangeiros pilharem nosso patrimônio comprando empresas brasileiro por migalhas. Grandes patriotas e administradores trabalhando pro capital estrangeiro. PPC e falácia pois tudo aumentou e muito. Insumos para industria e agricultura aumentaram mais de 50%, só a inflação estranhamente náo sobe. Energia e gás nos últimos 5 anos aumentou mais 100%. Estão entregando Brasil . Nine fingers e capitão cloroquina tem a mesma ideologia, entregar Brasil.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Salim
8 meses atrás

“só a inflação estranhamente náo sobe”

Você quis dizer o IPCA, que é somente de preços do varejo. Vá olhar o IGP-M que envolve outros preços, como aluguéis, mensalidades escolares e produtos no atacado, e tenha uma grande decepção. São só 14% de aumento este ano.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Pela composição do IGP-m, a impressão que dá é que está havendo um represamento de preços com diminuição da margem de lucros das varejistas. O que significa que pouco mais à frente a inflação ao consumidor final também acabará subindo, porque uma hora este represamento acaba.

joão Fernando
joão Fernando
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Tá tudo, tudo represado. Desde Abril faco aumentos de acordo com o dólar. Concorrentes estão queimando margem para fazer alguma venda. No final vão acabar descapitalizados.

calvario
calvario
8 meses atrás

Em 2011, durante alguns meses, nós chegamos a ser a 5ª economia do mundo, com um PIB de 2,678 trilhões de dólares. Foi durante o governo “da bandida da DILMA.”

Jacinto
Jacinto
Reply to  calvario
8 meses atrás

É como uma baleia, que sobe à superfície para pegar um pouco de ar e depois volta a nadar em águas profundas. O segredo do desenvolvimento de um país não é crescer muito dois ou três anos e depois perder tudo e mais um pouco nos aos seguintes. O segredo é crescer continuamente, um pouco a cada ano, mas de forma sustentável.

sj1
sj1
Reply to  Jacinto
8 meses atrás

Voos de galinha. Ou se reforma o Estado brasileiro, ou estamos fadados ao fracasso, não importa quem vá se sentar a cadeira do planalto. E sim, precisamos de uma nova CF bem mais enxuta.

sub urbano
sub urbano
8 meses atrás

Muita gente avisou que este governo seria trágico. E ainda tem o prejuízo invisível que é o da falta de investimento em infraestrutura em 5 anos de ideologia neoliberal. O apagão no Amapá, a água com geosmina no RJ são exemplo disso. “Ah o PT investiu pouco em infra” MENTIRA! O PT foi o governo que mais investiu em infraestrutura desde o regime militar com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Jacinto
Jacinto
Reply to  sub urbano
8 meses atrás

O PAC foi uma das piores medidas tomadas por um governo brasileiro e responsável direto pelo agravamento da situação fiscal que nos jogou na crise de 2015 e da qual ainda não saímos. No PAC está a origem da segunda década perdida na economia brasileira.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo