Por complicações da Covid-19, morre ‘pai’ da bomba atômica paquistanesa

64

Cientista de 85 anos contraiu a Covid-19 em agosto e foi hospitalizado diversas vezes desde então. Ele é considerado herói nacional por ter tornado o país a primeira potência nuclear islâmica.

Abdul Qadeer Khan, o pai da bomba atômica no Paquistão e herói nacional, morreu aos 85 anos depois de testar positivo para a Covid-19 e ter sido hospitalizado várias vezes desde agosto.

O cientista nuclear paquistanês, admirado por ter tornado o país a primeira potência nuclear islâmica morreu após ser transferido para o um hospital de Islamabad devido a problemas pulmonares, segundo a televisão pública PTV.

Khan já havia sido hospitalizado em agosto após testar positivo para a Covid-19. Sua condição piorou na manhã deste domingo, segundo a rede.

Herói nacional

Ele se tornou um herói nacional em maio de 1998, quando a República Islâmica do Paquistão entrou oficialmente na lista das potências militares atômicas – mas ele também foi acusado de ter espalhado ilegalmente tecnologia para Irã, Coreia do Norte e Líbia.

Muitas personalidades do Paquistão expressaram seu pesar pela morte do cientista. O premiê Imran Khan lamentou a morte do cientista e disse que “sua contribuição foi crucial” para que o país se firmasse como uma potência regional.

“Estou profundamente triste”, escreveu em uma rede social. “Para o povo paquistanês, ele era um ícone nacional.”

O corpo do cientista será enterrado na grande mesquita Faisal de Islamabad, atendendo a um antigo pedido de Khan e contará com a presença de altos funcionários “com todas as honras”, informou o ministro do Interior, Sheikh Rashid Ahmad.

Prisão domiciliar

Graças ao cientista nuclear, o Paquistão foi capaz de competir com a Índia no campo nuclear, dispondo de um meio de defesa difícil de competir. O herói, no entanto, foi colocado em prisão domiciliar em 2004 sob a acusação de distribuir a tecnologia ilegalmente durante a década de 1990.

No mesmo ano ele reconheceu a atitude – mas recebeu o perdão do então presidente, o general Pervez Musharraf. Apenas em 2009, no entanto, com uma decisão da Justiça, que o cientista pode, enfim, deixar a prisão domiciliar.

Vida polêmica

Khan se formou em ciências pela Universidade de Karachi em 1960 e completou sua formação em Berlim, Holanda e na Bélgica.

Sua principal contribuição para o programa nuclear do Paquistão foi o projeto de centrífugas, que enriqueciam o urânio a uma taxa de concentração adequada para armas.

Ele foi acusado de ter roubado essa tecnologia da Holanda, quando trabalhava no país para o consórcio Urenco.

Após seu retorno ao Paquistão, o então primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto o nomeou chefe do programa nacional de enriquecimento de urânio.

Em 1978, sua equipe conseguiu enriquecê-lo e, em 1984, estavam preparados para detonar uma bomba atômica, revelou Khan mais tarde em uma entrevista.

Nenhuma das controvérsias nas quais se envolveu prejudicou sua grande popularidade no Paquistão, onde faculdades, universidades e hospitais levam seu nome.

FONTE/FOTO: AFP (via G1)/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

No Brasil os americanos agiram rápido exigindo que Collor botasse uma pá de cal no programa. Posteriormente FHC assinou o Tratado de não proliferação depois que Bill Clinton botou o pau na mesa. A prisão do Almirante Othon foi o ultimo prego no caixão, um recado dos americanos “é isso oq acontece com quem nos desafia”. Sergio Moro ganhou casa comida e roupa lavada em Washington DC. “i love you trump” kkkk

Com o Irã os americanos foram menos sutis, fuzilaram o chefe do programa deles e explodiram o carro que o cara tava só pra garantir.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Por mais que eu não goste da esquerd@, pelo menos eles tiveram coragem por meio do Molusco em continuar o projeto nuclear do Brasil com sub nuc, até defendeu uma bomba atômica brasileira, agora temos mais novas cascatas de enriquecimento de urânio, espero que continue assim.

sj1
sj1
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Nunca gostei desse Lula, mas esse lacaio que governa hoje assinaria qualquer tratado

Bosco
Bosco
Reply to  sj1
2 anos atrás

Lacaio de quem? Da China ele não é!

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Lacaio dos EUA, igual a você inclusive. Vai dizer que não?

Bosco
Bosco
Reply to  Jadson Cabral
2 anos atrás

Quer dizer que na sua opinião defender a legitimidade do único presidente eleito pelo povo, que não tem nenhum caso de corrupção no seu governo fora as narrativas tipo “frajola”, orquestradas por tipos como o Renan , eleito exclusivamente pela vontade popular fora do jogo político da grande mídia e das velhas raposas que sempre fizeram o Brasil o país do futuro que nunca chega, é ser lacaio dos EUA? Desmontar as narrativas das superarmas de juízo final dos comunistas é ofensa pra você? É ser lacaio? Você acha que as mentiradas dos comunistas que têm desprezo por inúteis como… Read more »

Tiago
Tiago
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Esqueçam Bosco, quando o assunto são governos ele não pensa, não tem uma critica construtiva, ele apenas se limita a torcer, contra gente assim é como dar soco em ponta de faca

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“eleito exclusivamente pela vontade popular fora do jogo político da grande mídia e das velhas raposas que sempre fizeram o Brasil o país do futuro que nunca chega” É verdade. Foi eleito assim. O mesmo não tem acontecido durante seu governo, repleto das velhas raposas políticas de sempre. E é engraçado ver você falando na ausência de casos de corrupção. Veremos como isso se desdobrará nos próximos anos. Mas o engraçado é ver você enaltecer algo relacionado a corrupção, enquanto o atual governo foi conivente e agente do desmonte do único respiro anticorrupção que havia no Brasil. Ou você vai… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Você não citou nenhum crime do Bolsonaro e tudo o que citou pode ser avaliado dentro de diversos pontos de vistas diferentes. Quanto ao Flávio, além dele não fazer parte do governo claramente queriam atingir o Bolsonaro usando uma investigação de rachadinha na ALERJ que além de não ser competência da PF ainda tinha na lista 17 outros deputados estaduais que foram esquecidos pela grande mídia que mas foram responsáveis por milhões de reais de desvio. Os nomes que teriam feito movimentações atípicas em 2016 (em milhões): André Ceciliano (PT) R$ 49,3 Paulo Ramos (PDT) R$ 30,3 Márcio Pacheco (PSC)… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

https://m.youtube.com/watch?v=D62y7u04-U8 É muito bom nessa entrevista Bolsonaro se enrrolando e assumindo que recebeu dinheiro de propina .. E não satisfeito tem o Onyx caixa 2 assumido e advinha é ministro .. Tem o queiroz , tem vice líder do governo pego com dinheiro na cueca , Ricardo Salles que eu ainda não sei porque não foi preso .. seus aliados e pessoas que ele apoia tipo Artur Lira que é condenado em 2 instância . Enfim todos filhos comprando mansão , ex mulher comprou mais de uma casa em dinheiro quando era casada com ele .. é tanta coisa que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Slow, uma pena vc ter se decepcionado com o Bolsonaro. Eu ainda não. Ah! Nunca gostou dele? Desde a campanha já não gostava dele? Mesmo sem ter nenhuma acusação já não o respeitava? Então me diga porque diabos eu tenho que acreditar que vc não gosta dele agora por conta de denúncias de corrupção que só surgiram depois que ele tomou posse? E só de curiosidade, se corrupção de causa tanto asco o Lula é carta completamente fora do baralho pra você, né? Ou ele foi vítima de armação e narrativas e é mesmo o homem mais honesto que já… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Mas perai , quem falou de Lula ? ??? vc são tão alienado que qualquer coisa que falam de Bolsonaro vcs manda “ mas e o pt ? E o Lula ? “ é difícil defender ele sem falar se outras pessoas ?

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu citei o Lula mas fiz uma pergunta. Mas “pera aí”! Você ainda não falou quem você apoia. Qual seria o felizardo que é digno da sua confiança?

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

E vocês são tão alienados que “falam” do Bolsonaro mas não dizem quem pretendem apoiar, se escondem provavelmente de vergonha. Aí fica fácil, além de ser covardia.
Põe a bunda na janela igual eu e para de defender virtudes genéricas se passando por isentão. Deixa de ser covarde e sai da sua zona de conforto de onde só atira pedras mas não se permite a ser criticado.
Não é o Lula! Beleza! Então é quem?

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu te respondi mas parece que o “dobermann” é eleitor do homem mais honesto que já existiu na Terra e levou meu comentário pra casinha e pelo visto não vai devolver.

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Depende das mentiras que você fala não passa mesmo ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Sem dúvida. Cachorros e jumentos petistas só gostam das mentiras que eles contam .

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

1) Não citei crime dele mesmo não, afinal em nenhum momento o chamei de criminoso. 2) como escrevi, acho engraçado e curioso vocês levantarem a bandeira de ausência de corrupção, sendo que, como se viu (e pra ver isso não precisa ver a “grobo”, como você diz, basta ter dois olhos, dois ouvidos, um pouco de capacidade de interpretação com menos paixão) ele mitigou a capacidade de investigação do COAF/ RFB, interferiu na PF e colocou um engavetador na PGR. A cautela pede pra dar tempo ao tempo. 3) rachadinhas: “olha lá, teve gente que fez mais que ele e… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não tem nenhum caso ? Tem até pessoas da família delatando ele sem nem ter acordo de delação ??? quer que eu começo citar os casos ? Inclusive advogado da familicia estava protegendo um ladrão na sua casa ..

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Infelizmente o Mestre Bosco, virou um gágá. Bons tempos de discernimento. Virou nosso Romário da triologia, quando não está falando de política é um poeta…

Mestre Bosco, o pt foi um câncer e o bolsonarismo é sua metástase.

Abraços.

Bosco
Bosco
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Pedro, Não tenho a mínima vontade de corresponder às suas expectativas do que seria “não ser gagá” e você pode simplesmente pular meus comentários para que eles não ofendam sua sensível personalidade virtuosa, aliás, como farei com os seus desse momento em diante. Quanto ao “bolsonarismo” eu desconheço essa ideologia ou filosofia ou seja lá o que for isso. O Bolsonaro é só o presidente do Brasil que foi eleito pela maioria da população e que além das narrativas e esperniômetro dos que estão passando por abstinência não há nada dentro da legalidade que possa retirá-lo do seu cargo atual.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tá vendo, Grande Mestre Bosco, fechar os olhos para o bolsonaro e seus erros, é chover na atual paralisia causada pela cegueira da ignorância noticiada diariamente pelo WhatsApp, pode me ignorar, mas não irei fazer o mesmo para com você. Como eu disse, você falando de política nos últimos dois anos é um poeta, mas, quando fala de especificações técnicas e até geopolítica sem o viés partidária e ideológico é uma ótima fonte de informação.

Continue sendo o farol e não a nuvem pesada.

Abraço.

João Fernando
João Fernando
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Moro nunca errou na sua narrativa, pelo visto…

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Jadson Cabral
2 anos atrás

kkkkkk nem vou falar nada se não vai falar que sou radical…

Matheus
Matheus
Reply to  Bosco
2 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Calma que 2026 tá perto. Logo o domador de jumentos como você , lacaio da China volta.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se não voltar ele em pessoa volta outro igual, com a narrativa de ser “pai dos pobre” mas te enrabando sem dó e a “grobo” vai bater palma e mostrar que o país tá melhorando. Tenha calma!

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Que mundo você vive ? Ele é lacaio dos EUA e se inspira no Trump ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Diga uma ação do governo dele que corrobore sua acusação. Não me venha com chorumelas.
Engole o choro rapaz!
Só porque ele não satisfaz seu ideal imaginário de revolucionário comunista puxador de saco do Xinjimping não quer dizer que seja lacaio dos EUA.

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Amiguinho enquanto ele tiver proteção do cargo não vai acontecer nada com ele ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Proteção do cargo:comment image

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Uau como se fosse muito difícil fazer isso sendo presidente do Brasil né ..

Mas olha os “ comunista “ tmb conseguem ..

Cara lota as ruas mas não tem nem metade dos votos pra criar o seu partido engraçado né ? Você vive de ilusão , vai falar se mísseis que é melhor ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

A foto que postei é do Brasil já a sua não sei de que país é. De longe assim parece ser uma manifestação de apoio ao Xinjimping na China ou a Stalin na época da URSS.
Estamos falando do Bolsonaro do Brasil. Sabe quem é né? Aquele que diz que nossa bandeira nunca será vermelha? Pois é! É esse!

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Os brasileiros não tiveram bolas para levar o programa adiante e a culpa é dos americanos? Sabe por quê o Brasil não tem uma arma nuclear hoje? Porque a maior parte do tempo fomos governados por incompetentes e corruptos. Patifes como Ulysses Guimarães, Collor, FHC, Sarney, todos traidores da Pátria que não tiveram ou têm compromisso com a defesa da Nação. O único que sabia da importância das armas atômicas foi o Dr. Enéas, homem inteligentíssimo que estava à frente do seu tempo, e veja como ele foi tratado. Foi feito de chacota e quando tiveram a chance de elegê-lo,… Read more »

sj1
sj1
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Canalha safado esse marreco de curitiba.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sj1
2 anos atrás

Esse malandro tentou ser esperto demais e se estrepou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

sub urbano

Perfeito!

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Lamento, meu caro, mas todo esse seu “raciocínio” está equivocado.
A Constituição Federal de 1988 proíbe a produção de armas atômicas, art. 21, inciso XXIII, alínea a.

Claudio Moreno
Reply to  EduardoSP
2 anos atrás

Isso é culpa do po..a do Ulysses Guimaraes…se f..u, virou comida de tubarão.

CM

Marcelo
Marcelo
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Hoje o moro trabalha para um empresa americana que assumiu o controle da Odebrecht que o proprio moro ajudou a quebrar (tudo no brasil e discarado ) !!!!
Se tivesse pena de morte aqui no Brasil iria faltar servidor público por traição da pátria !!!

Last edited 2 anos atrás by Marcelo
Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Ah, claro. A Odebrecht cria o maior esquema de corrupção do mundo, chega onde chegou graças tão somente a isso, a tantos pagamentos de propina e obras superfaturadas (vide os estafios na copa) e depois que são pegos e quebra, a culpa é do MP que denunciou e do juiz que julgou… esse país tá cheio de otário mesmo. Vai lá na mansão do Odebrecht pedir perdão a ele

Pedro Fullback
Pedro Fullback
2 anos atrás

Toda nação que possui a bomba atômica sempre dormirá em paz. Nenhum país invade um país que possua armas atômicas.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Pedro Fullback
2 anos atrás

Grande pensamento o seu! Uma boa parcela do povo passando fome no Paquistão mas o que importa é ele ter armamento nuclear! Imagina se essa onda pega no Brasil!

Claudio Moreno
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

Trindade… 1 Ucrânia não tem mais as sua NUKES, o povo e o país está mais que só passando fome, 2 Iraque não tem armas nucleares e não possui mais suas AQB, o povo está mais que passando fome, o mesmo se aplica a Líbia, Síria, Afeganistão, Já na outra ponta da corda, temos a miserável CN que o todo poderoso USArmy, USMC, USAF e NATO tiveram coragem de enfrentar. Ainda temos os hebreus que estão cercados por todos os lados, mas nenhum inimigo se atreve a cruzar suas fronteiras ou retomar territórios perdidos. Sim o Fullback está corretíssimo, assim… Read more »

J R
J R
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

O povo deixaria de passar fome se eles não tivessem?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  J R
2 anos atrás

claro ia sair comida da terra, igual quando a Africa do Sul e a Ucrania abriram mão de suas armas nucleares.

sj1
sj1
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Na ucrania se come caviar de manhã e Pata Negra no pãozinho a noite depois que eles abdicaram, na AF a fome foi extinta.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

sim o UK vai voltar para o paquistão e ajudar eles enriquecerem, a India morre de amores pelo paquistão, e a China só quer o bem do mundo, e todos querem o bem do paquistão,

sj1
sj1
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

Vai ter bastante alimento quando botas pisarem nossas praias, vc vai comer Patanegra no paozinho.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Pedro Fullback
2 anos atrás

Israel não conhece o que é ” paz”, menos ainda o Paquistão e os paquistanês dormem tranquilos com uma potência nuclear rival ao próprio lado. Falar de paz é exagero. A situação do Caxemira e as frequentes confrontações com as FA indianas não são certamente “paz”. O arsenal nuclear é um seguro, um plano de saúde que não lhe garante saúde nem a vida, muito menos você quer usá-los … é o último recurso em caso de grave ameaça a sua integridade e existência. Você afirma perante o oponente ” eu vou mas te levo junto, cuidado…” Claro que uma… Read more »

J R
J R
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Se o Paquistão não tivesse as armas nucleares, a Índia (que as tem) já teria tomado a Caxemira para sí.

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  Pedro Fullback
2 anos atrás

Verdade! O povo do Paqusitão, Coreia do Norte… dorme feliz e descansado com confiança nos seus lideres. Já na Nova Zelandia, Suécia, Islandia, os cidadãos vivem com um medo constante de ser invadidos e odeiam os lideres que elegeram por não usarem os recursos do pais numa arma nuclear e os investirem em saude, educação e infrastruturas!
Inexplicável tes@o de bomba….

Matheus S
Matheus S
2 anos atrás

O Paquistão sempre teve bons cientistas, o Raziuddin Siddiqui devo acrescentar, teve a distinção de estudar e obter seu mestrado através das orientações do próprio Einstein e ainda estudou com Heisenberg. Siddiqui junto com outros conceberam a dissuasão nuclear do Paquistão, tendo ele mesmo trabalhado no Projeto Manhattan dos EUA, um outro cientista é o Ishfaq Ahmad Khan.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Matheus S
2 anos atrás

o mais incrível é o carro dele não ter explodido, o ISIL é muito fod@, desde roubar tecnologia da holanda até impedir a morte dos cientistas.

Gabriel Galdino
Gabriel Galdino
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Quis dizer ISI ?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel Galdino
2 anos atrás

isso, errei a singla

Matheus S
Matheus S
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Por que fariam isso? O único país muçulmano que tinha capacidade técnica para produzir a bomba era o Paquistão até então, inclusive teve o apoio financeiro da Arábia Saudita que dizem terem feito acordo com os paquistaneses e caso precisem, eles irão ceder o projeto da bomba para os sauditas, e isso está próximo de ocorrer, se o Irã realmente fabricar a arma nuclear, vale destacar que a Arábia Saudita está construindo uma base tecnológica nuclear que será uma dos maiores do mundo. Quando o Irã conseguir sua arma nuclear, haverá algumas mudanças no OM que a condição geoestratégica da… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Matheus S
2 anos atrás

o que eu falei é que o ISI é bom, conseguiu proteger o Paquistão, o Irã tá sofrendo muito com ataques no seu programa nuclerar, o último foi metralhada em uma ação de cinema.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Entendi. Desconsidere o comentário acima.

Chico Tripa
Chico Tripa
2 anos atrás

Já foi tarde!

Fagundes
Fagundes
2 anos atrás

Sem dúvidas os dispositivos militares de fissão e fusão eram equipamentos que eram a nata da tecnologia nuclear do século 20.No século 21 acredito que o próximo passo será armas de anti-matéria,tem países aí com desculpa de avanço apenas pacífico e científico,más aquele LHC de 100km de extensão que querem construir pode produzir muito mais anti-matéria que seu antecessor.Tomara que além do uso militar dêem uso comercial também a essa matéria prima,para melhorar a vida das pessoas.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Fagundes
2 anos atrás

Uso comercial pra algo que aniquila a matéria? Difícil pensar em algo assim. Única utilidade é entender o início do universo e talvez um a bomba mesmo

Bosco
Bosco
Reply to  Jadson Cabral
2 anos atrás

O “uso comercial” possível seria a propulsão espacial num futuro distante. Uma hipotética nave propulsada por antimatéria poderia nos levar a estrela mais próxima em uns 100 anos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

meu deus, melhor abrir os buracos de minhoca mesmo kkkkk mas usando o buraco de minhoca, vai que se saia lá daqui a 1000 anos no futuro. tempor e espaço ficam doidos em viagens espaciais.