Colin Powell, líder militar e primeiro secretário de Estado negro dos EUA, morre após complicações da Covid-19

92

(CNN) – Colin Powell, o primeiro secretário de estado negro dos EUA cuja liderança em várias administrações republicanas ajudou a moldar a política externa americana nos últimos anos do século 20 e nos primeiros anos do 21, morreu de complicações da Covid-19, sua família disse no Facebook. Ele tinha 84 anos.

“O general Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior, faleceu esta manhã devido a complicações da Covid 19”, escreveu a família Powell no Facebook.

“Perdemos um marido, um pai, um avô notável e amoroso e um grande americano”, disseram eles, observando que ele estava totalmente vacinado.

Powell foi um soldado profissional distinto e pioneiro, cuja carreira o levou do serviço de combate no Vietnã para se tornar o primeiro assessor de segurança nacional negro durante o final da presidência de Ronald Reagan e o mais jovem e primeiro presidente afro-americano do Joint Chiefs of Staff do presidente George H.W. Bush.

Sua popularidade nacional disparou após a vitória da coalizão liderada pelos Estados Unidos durante a Guerra do Golfo e, por um tempo, em meados dos anos 90, ele foi considerado um dos principais candidatos a se tornar o primeiro Presidente Negro dos Estados Unidos. Mas sua reputação ficaria para sempre manchada quando, como primeiro secretário de Estado de George W. Bush, ele promoveu a inteligência falha perante as Nações Unidas para defender a Guerra do Iraque, que mais tarde ele chamaria de uma “mancha” em seu histórico.

Embora nunca tenha apresentado uma candidatura à Casa Branca, quando Powell foi empossado secretário de Estado de Bush em 2001, ele se tornou o funcionário público negro de mais alto escalão no país até o momento, ficando em quarto lugar na linha de sucessão presidencial.

“Acho que isso mostra ao mundo o que é possível neste país”, disse Powell sobre sua nomeação que fez história durante a audiência de confirmação do Senado. “Isso mostra ao mundo que: Siga nosso modelo e, ao longo de um período de tempo, desde o nosso início, se você acredita nos valores que defendemos, você pode ver coisas tão milagrosas quanto eu sentado diante de vocês para receber sua aprovação.”

Mais tarde em sua vida pública, ele ficaria desiludido com a guinada para a direita do Partido Republicano e usaria seu capital político para ajudar a eleger democratas para a Casa Branca, mais notavelmente Barack Obama, o primeiro presidente negro que Powell endossou nas semanas finais de 2008 campanha.

O anúncio foi visto como um impulso significativo para a candidatura de Obama devido ao amplo apelo popular e estatura de Powell como um dos negros americanos mais proeminentes e bem-sucedidos na vida pública.

Powell deixa sua esposa, Alma Vivian (Johnson) Powell, com quem se casou em 1962, bem como três filhos.

Doutrina Powell

A “Doutrina Powell” é um termo criado por jornalistas, em homenagem ao General Colin Powell, para uma doutrina que Powell criou no período que antecedeu a Guerra do Golfo de 1990-91. A doutrina apresenta questões que enfatizam os interesses da segurança nacional, capacidade de ataque esmagadora com ênfase nas forças terrestres e amplo apoio público, todos os quais devem ser respondidos afirmativamente antes que uma ação militar seja realizada. A doutrina de Powell é baseada em grande parte na Doutrina Weinberger, concebida por Caspar Weinberger durante seu mandato como Secretário de Defesa (na época Powell era o assistente militar sênior de Weinberger).

A Doutrina Powell afirma que uma lista de perguntas deve ser respondida afirmativamente antes que uma ação militar seja tomada pelos Estados Unidos:

  • Um interesse vital de segurança nacional está ameaçado?
  • Temos um objetivo claro que pode ser alcançado?
  • Os riscos e custos foram analisados ​​completa e francamente?
  • Todos os outros meios de política não violenta foram totalmente exauridos?
  • Existe uma estratégia de saída plausível para evitar um emaranhamento sem fim?
  • As consequências de nossa ação foram totalmente consideradas?
  • A ação é apoiada pelo povo americano?
  • Temos amplo apoio internacional genuíno?

Como Powell disse em uma entrevista de 1º de abril de 2009 no The Rachel Maddow Show, ela denota o esgotamento de todos os “meios políticos, econômicos e diplomáticos” de uma nação, resultando na condição de que a nação deveria recorrer à força militar.

Powell também afirmou que quando uma nação está se engajando na guerra, todos os recursos e ferramentas devem ser usados ​​para obter força decisiva contra o inimigo, minimizando as baixas e encerrando o conflito rapidamente, forçando a força mais fraca a capitular.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Carreirista e como todo carreirista, medíocre.
Há quem o compre…
Entrou para a história por balançar de forma ridícula um minúsculo frasco com cocaína e sabão em pó dizendo ser Antrax… Quem disse que o Conselho de Segurança não era um lugar para piadistas?
Segue o circo.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Já no final da sua carreira, ele admitiu publicamente que foi enganado e usado para vender a invasão do Iraque.
Ele sempre tratou de ajudar, as vezes do próprio bolso veteranos que caíram na miséria e no desamparo.
Que descanse em paz.

Last edited 2 anos atrás by João Moita Jr
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

Prezado João.

Mas, infelizmente, suas ações causaram muito sofrimento milhões de pessoas.

Em tempo. Sábado estive em Itaipava, na querida Petrópolis.

SDS

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. A pressão pela invasão do Iraque foi imensa. Lembro como foi difícil conversar com alguns colegas que aquilo parecia ser um enorme erro. É muito difícil ser grande nestes momentos. A maioria das pessoas se apequena mesmo. Pouquíssimas pessoas vieram a público para denunciar o erro que era a invasão do Iraque. Hoje são nomes que são respeitados na história. A maioria se apequena.

Adler
Adler
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Que coincidência né,parece uma ideologia que usa a foice e o martelo,que matou milhões,e que só os picaretas a seguem.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Cresci em Petrópolis, meu pai tinha um sítio em Itaipava. Quando garoto frequentei o Instituto Biblos. Quem sabe sea ainda existe…

Abs

Last edited 2 anos atrás by João Moita Jr
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

SDS

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Itaipava.
Na década de oitenta eu ia praticamente todo final de semana.
Gostava muito daquele lugar lindo e charmoso. Depois raras vezes fui.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Continua maravilhoso.
Quem sabe, quando me aposentar, consiga morar lá.

SDS

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

Olá João. Eu lamento que ele tenha percebido o erro tarde. Eu imagino qual fortes eram as pressões para a invasão do Iraque. Poucas pessoas foram fortes para suportar e lutar contra aquele erro. Espero que os governo dos EUA façam uma autocrítica e admitam o erro. Fico tentado a imaginar o que teria sido o mundo caso ele tivesse denunciado as pressões e colocado claramente o quão errado era aquilo. Teria entrado para a história como um dos grandes.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Sim, Carmagoer. As pressões eram imensas. Eu sim, tinha minhas dúvidas assim como outros soldados, até vários oficiais. Mas, apesar das dúvidas sim acreditávamos que estávamos protegendo o país de outro ataque, talvez até com armas químicas e nucleares. Apesar de não acreditar em tudo, não esperava que tivesse sido tudo 100% uma farça Eu e a maioria nunca acreditamos que seríamos recebidos com flores e doces, e sim esperava a guerra de alta atrição que se desatou assim que George Bush aterrissou naquele porta aviões. A história provou que as dúvidas sim, tinham cabimento. E se Colin Powell tivesse… Read more »

Last edited 2 anos atrás by João Moita Jr
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

Olá João, Os ataques de 11/set foram horríveis. E teriam sido igualmente horríveis se tivessem ocorrido em Paris, em Moscou, Beijing ou São Paulo. Foram ataques infames e desprezíveis. Contudo, a resposta do governo dos EUA foi tão ou mais infame porque manipulou a opinião pública dos EUA e do mundo, ignorou seus próprios serviços de inteligência e mentiu. É preciso lembrar da pressão dos EUA para a demissão do embaixador brasileiro da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas) em 2002 dentro do esforço dos EUA para invadir o Iraque. Rigorosamente, Bush Jr cometeu crime contra a humanidade… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

É tão conveniente admitir que “foi enganado” no ocaso…
Como também é fácil e reconfortante para a vaidade pessoal ajudar alguns miseráveis desalentados, que ele mesmo mandou para o combate…
Sem comprometer a renda pessoal, por lógico.

Todos os mortos tem a paz eterna, o inferno é a herança dos vivos que convivem com as obras erigidas pelos medíocres, que sempre são coadjuvados por uma claque de parvos, que os glorificam. Uma forma de escárnio para com o destino…

Humberto Eco tinha razão.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

duvido, ele sabia, mas viu a merd@ que fez e tentou se redimir, vai pra inferno.

Flanker
Flanker
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Fala um que é fã dos russos, que matam seus desafetos e opositores envenenados…….segue o circo x2
Pau que da em Chico, da em Francisco….

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Flanker… Neste exato momento a Rússia, com orçamento infinitamente menor, mantém o governo legítimo da Síria em pé. Na Síria, uma mulher pode dirigir, suceder, empreender, legar, herdar, estudar, trabalhar e até mesmo combater. Comparemos com a Arábia Saudita… Os russos matam os seus desafetos? É mesmo? Que coisa não, percebo que sua inveja é evidente, rsrsrsrs… Diga-nos, além do “Novichok” ser o gás de nervos mais ineficiente do planeta, visto que não mata, nem uma mísera alma, o que mais você tem para expor de forma rancorosa? O curso da história atropela os seus mais caros sentimentos. É por… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Blábláblá pseudo-intelectual, pontuado por termos incomuns na redação popular….nada mais que isso os teus comentários…..mais vazios do que pneu furado. Governo legitimo da Síria? Mulheres que dirigem e blábláblá….e os milhares de pessoas que lá morreram por conta do “governo legítimo” que aferrou-se ao poder e não quer sair de jeito algum?……um país destruído com milhares de refugiados em outros países e tu vem dizer que lá as mulheres podem isso e aquilo…ora, tome vergonha na cara! Arábia Saudita? Outra porcaria….ditadura monarquista…..mas isso muda o lixo destruído que a Síria se tornou? Fica Com teu discurso de “russo legítimo”….eu não… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Podia passar sem essa, né?

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Essa qual, bobalhão? Uma diarréia mental de uma viúva da URSS?? Que usa como argumento positivo a presenca dos russos na Síria, apoiando um dos maiores criminosos do mundo atual? Ora, vai pro raio que te parta….e leva ele junto…..

Agnelo
Agnelo
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Flanker, ele é mais uma das viúvas….
Comentei a dele, mas tá pra ser avaliado pra aprovação….
A super Rússia q defende ditaduras terríveis e tem mais mortes por dia q o Brasil, mas é super competente….

Flanker
Flanker
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Pois é, Agnelo. No final de semana, a Rússia passou as mil mortes diárias por Covid-19…..e não há regras ou controles sanitários….mas, da parte das viúvas, nem uma palavra sobre…….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Gosto muito quando o assunto contestado/comentado aqui é motivo de manchete ao mesmo tempo em outros sites.

marketwatch.com/story/u-s-covid-19-death-toll-tops-726-000-amid-report-fda-to-allow-people-mix-and-match-vaccine-booster-shots-11634653805?mod=mw_latestnews

726.000 mil mortes.
Nem o Brasil conseguiu ser tão incompetente.
Em tempo. Os dados do último dia nos EUA reportaram 1890 casos fatais.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Onde no meu comentário eu disse que os EUA ou Brasil fizeram um enfrentamento correto da pandemia??? Onde, bocó?? Entretanto, por outro lado, tempos atrás tu disse que na Rússia estava tudo sob controle a Sputnik-V era “A” vacina e tudo mais…..e então? Cadê? Os EUA e o Brasil terem sido incompetentes não apaga o que está ocorrendo na Rússia. Engole essa e não reclama. Se tá achando ruim, vai chorar na cama que é mais confortável..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Como sempre, falando besteira.
Será sério candidato a presidir o FEBEAPÁ.

gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rodrigo-lopes/noticia/2021/10/com-baixa-adesao-a-vacina-sputnik-v-russia-ve-explodir-casos-de-covid-19-ckur1gs3r004k017fv95gwzjc.html

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Eu não sei por que ainda respondo, mas…vá lá….eu, em algum momento, disse que o aumento de casos é devido à vacina nào funcionar??? Se tu entendeu isso, precisa melhorar tua interpretação de texto . O que eu disse, replicando tuas colocações, é que mesmo com toda a propaganda, de ter uma vacina própria e blábláblá, a Rússia tem o aumento de casos….e, é óbvio, que os casos estão aumentando porque as pessoas não estão se vacinando!!! Também porque não estao respeitando distanciamento, uso de máscaras, etc…. Aqui no Brasil, pessoas que não acreditam em vacina e no combate não-farmacológico,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Vc não sabe de nada.
Não se preocupa nem em procurar no Google algumas fontes confiáveis para poder embasar as respostas.
Sua função aqui, como de muitos outros em muitos sites durante muitos anos, é poluir o debate usando qualquer argumento.
Envenenaram o País e agora estamos nessa ‘draga’.

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Caríssimo, se sou “pseudo-intelectual” você é o quê?
Sinceramente…
Além de nada saber e muito opinar e das agressões constantes para com a língua portuguesa, o que você é, o que representa?
Nunca diz nada.
Procure outro para satisfazer as suas frustrações.

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Flanker, como que moral você diz que outros falam besteira, se você diz isso aqui: “Governo legitimo da Síria? Mulheres que dirigem e blábláblá….e os milhares de pessoas que lá morreram por conta do “governo legítimo” que aferrou-se ao poder e não quer sair de jeito algum?……um país destruído com milhares de refugiados em outros países e tu vem dizer que lá as mulheres podem isso e aquilo…ora, tome vergonha na cara”! Quem deve tomar vergonha na cara é você, que está em um blog de assuntos militares, portanto, num lugar onde se deve ater-se aos fatos. As milhares de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by CESAR ANTONIO FERREIRA
Agnelo
Agnelo
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Mais uma viúva….. Escreveu, escreveu, escreveu uma verborreia danada pra defender uma país q corre atrás pra recuperar uma parcela da influência q teve, defendendo ditaduras terríveis como Síria e Venezuela, não tem confiabilidade nenhuma nos contratos q propõe, e tem mais do dobro de mortes diárias por COVID, do q nosso Brasil, do Gen ruim em Log….. kkkkkk Diz aí…. Escreve outra verborreia sobre: 1) o Gen ruim de Log, q deixou uma estrutura/sistema q vacina mais e mais rápido do q as potências q tem as fábricas das vacinas. 2) o sistema russo de saúde q é bom,… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Caríssimo, não invente termos, por favor… “Veborréia” fica por conta da sua incapacidade interpretativa e falta de apreço pela língua pátria.
Você não sabe o que fala. Não mais existe na Federação Russa exigências compulsórias, salvo o alistamento militar. Ao contrário dos tempos soviéticos a vacinação não é obrigatória.
Lá os seres que são anti-vacina encontram terreno fértil, como aqui e nos EUA.
A Rússia tem o seu quinhão de idiotas, como o Brasil.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Mais piadista e ridículo do que nosso governo atual não há..
Grande estrategista, brilhante militar.
Grande perda para a defesa e nação norte americana.
Pena não termos nem metade de militares como ele !

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Olá Cesar. Uma coisa de cada vez. Todo militar é essencialmente um carreirista. assim como são outros profissionais. Todos querem crescer em suas carreiras. Por outro lado, eu concordo que aquela apresentação dele no CS da ONU, emulando a crise dos mísseis de Cuba, foi patético e essencialmente marcou o fim da carreira política de Powell. que poderia ter sido um grande líder caso tivesse se colocado contra a invasão do Iraque, talvez até pedindo demissão do cargo. Ele se apequenou. Agora, não deixa de ser triste a sua morte e qualquer pessoa deve ser capaz de lamentar uma morte,… Read more »

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Realmente. Lamentemos, e respeitemos todos os mortos, inclusive os opositores.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

Olá João. Exatamente. Não faz sentido festejar a morte de ninguém, nem do inimigo e muito menos do adversário de ideias.

Madmax
Madmax
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Mediocre uma pinóia, fala sério. Não sei porque ainda leio esses comentários bobos. Parei.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Ninguém mais carreirista que um funça como você, ainda bem que admitem bem o que são.

bruno
bruno
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Ninguém chega onde ele chegou a toa. Ridículo é você um João ninguém invejoso.

FERNANDO
FERNANDO
2 anos atrás

Tem pessoas que tomam a VACINA e esquecem que o inimigo é sthealth, e que sofre mutação a cada 1 s.
Tem que se cuidar, esta merda de covid já está enchendo o saco!!!!
Negacionismo não é opção!!
É contraproducente!!!
Usem máscara, gel álcool, lavem as mãos sempre que pegar em objetos de outras pessoas e principalmente um check up a cada 3 meses é muito bom.
E qualquer sinal vermelho, PROCURE UM MÉDICO o mais RAPIDEX POSSÍVEL!!!
O que é melhor estar transando loucamente ou indo morar no cemitério?

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

Comentário perfeito.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

Transando loucamente! Sou casado, como faço, vou pro cemitério?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Olá Marcelo. Casamento novo é assim mesmo… depois do primeiro filho e da segunda década de casamento fica mais fácil. Eventualmente, até dá vontade de ir passear no cemitério para tirar um cochilo embaixo de uma árvore… por outro lado, quando a namorada ou namorado são novos, dá vontade de transar até no cemitério…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

Olá Fernando. Enrico Fermi dizia que se algo é provável, mesmo que a chance seja mínima, é porque pode ocorrer. A vacina contra a covid19 (e contra qualquer doença) reduz a chance de contrair a doença (não de contrair o vírus). O único modo de evitar 100% a doença é não contrair o vírus. Se a proteção da vacina é de 70% (ou qualquer outro número) sobre quem contraiu o vírus, a probabilidade de contrair a doença é exponencialmente reduzida se forem tomadas as proteções simples (como lavar as mãos, usar máscaras, evitar aglomerações). Uma conta aproximada. Se uma pessoa… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

Explique isso para a FAB…

Carlos
Carlos
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

Valeu, Fernando. Obrigado pelas dicas. Eu ainda não tinha conhecimento da necessidade destas precauções.

rafael
rafael
Reply to  FERNANDO
2 anos atrás

n tomei vacina, n uso mascara, sou fumante e aglomero todo dia… desliguem suas tvs, virem homens novamente

Flanker
Flanker
Reply to  rafael
2 anos atrás

Não fala merd@……mais um negacionista……

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Aqui tá cheio. Pela quantidade de deslikes nos comentários minimamente sensatos você percebe que de toda a trilogia o ForTe é o mais ideologizado pela galera do chapéu de alumínio. Os negacionistas, os antivax.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  rafael
2 anos atrás

Olá Rafael. Sugiro jogar na megassena. Você tem muita sorte. Por outro lado, você já fez um teste? Talvez você já tenha sido contaminado mas não percebeu. Um mal estar que pode ter sido confundido como um resfriado ou uma intoxicação alimentar… Eu só fico preocupado com a sua família e com as pessoas que você ama…

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  rafael
2 anos atrás

Já sei que você é um desses idiotas que acreditam que não morreram 600 mil pessoas no Brasil. Que os caixões estão cheios de pedra e a mídia comunista inventou isso pra nos controlar dentro de um plano global de nova ordem mundial. Tá bom, que bom que você é uma das pessoas que tem a sorte ser imune ao vírus, porque você provaste já o contraiu e nunca percebeu, mas eu tenho quase certeza que você passou esse vírus pra alguém que possivelmente não teve a mesma sorte que você. Se o universo for justo, se existir mesmo karma… Read more »

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Acabei de ver na CNN International. Que descanse em paz! Me parece ter sido uma pessoa incrível. Sempre o vi na TV quando assunto era o envolvimento americano em conflitos, seja nos jornais, seja em documentários no History Channel

Emerson GS
Emerson GS
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Uma pessoa incrível porque não foi seu país que ele invadiu pra roubar petróleo, e cada uma…..

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 anos atrás

“Temos um objetivo claro que pode ser alcançado?”
Duvido que a invasão do Afeganistão realmente tenha tido um objetivo realmente claro…

“Todos os outros meios de política não violenta foram totalmente exauridos?”
E desde quando o Tio Sam liga pra isso?

“As consequências de nossa ação foram totalmente consideradas?”
Duvido que alguem no Pentágono tenha imaginado que invadir o Iraque iria provocar, direta ou indiretamente, a Primavera Árabe, o ISIS, as guerras civis na Síria e Líbia e um Talebã ressurgido com nova força.

“Temos amplo apoio internacional genuíno?”
E desde quando o Tio Sam liga pra isso? (2)

Hélio
Hélio
2 anos atrás

Esse terá uma boa eternidade no inferno.

Flanker
Flanker
Reply to  Hélio
2 anos atrás

O que tu sabe sobre inferno e sobre quem vai pra lá, ou não? Tu Pode achar que ele vai pra lá….e pode ser que vá.. .mas, pode ser que não vá….

GFC_RJ
GFC_RJ
2 anos atrás

Essa tal Doutrina Powel lembra um pouco o Consenso de Washington… Ou seja, uma formuleta para seguir, que além de não ser seguida pelos próprios americanos (nem mesmo pelo batizante de tal doutrina), preza por resolver problemas específicos e complexos com formuletas padronizadas… Enfim… No entanto, enquanto na ativa, efetivamente fez um excelente trabalho na Guerra do Iraque I. Conseguiu aplicar com ótima efetividade a doutrina de invasão que os EUA vinham desenvolvendo há décadas. Ter o controle do start da guerra quando e onde quiser, operações conjuntas, SEAD, ataques de interdição aos centros de gravidade, “boots on the ground”… Read more »

Rafael
Rafael
Reply to  GFC_RJ
2 anos atrás

Um dos expoentes de uma geração de jovens oficiais que assistiram in loco os erros estratégicos no Vietnã e juraram não repeti-los. Ajudaram a recuperar suas Forças nos anos 70 e 80 com vários programas militares revolucionários – Big Five, mas, principalmente, com um conjunto inédito de táticas e estratégicas, ancorado em métodos novos de adestramento do combatente.

Irônico e impressionante uma geração que não tinha compromisso com o antiquado, ter falhado quase da mesma maneira.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Rafael
2 anos atrás

Longe de mim ser o advogado do diabo aqui, mas…
Esses erros foram cometidos pelos militares, ou pelo governo, que cometeram no Afeganistão e Iraque os mesmos erros ( mas com nova roupagem ) que cometeram no Vietnã?

Diego
Diego
2 anos atrás

O Gen. Colin Powell morreu de ou com COVID?

Oras, Powell tinha outras doenças graves, Parkinson e câncer do sangue mieloma múltiplo, por que não informam isso?

Segundo a sua família, ele tinha sido totalmente vacinado. 

A sua família não especificou quando Powell recebeu as doses, neste caso, para o azar dos conspiracionistas, não dá pra culpar as vacinas.

[*]Fonte:
foxnews.com/health/colin-powell-covid-complications-vaccine-medical-experts

Adler
Adler
Reply to  Diego
2 anos atrás

Engraçado aqui no Brasil,morreu baleada,de câncer,coração,acidente de moto com perda de massa encefálica e tantas outras mortes,mas testaram positivo para covid e aí colocaram por causa da covid.
Qual o interesse aqui em inflacionar os números?
Morrer com covid é diferente de morrer por covid,mas aqui alguns não querem saber disso. Só querem que morra para inflacionarmos os óbitos e por a culpa no governo federal.
A verdade vira à tona,inclusive a origem desse vírus.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adler
2 anos atrás

Caro Adler. Em sua opinião, o que caracteriza uma “morte por covid19”? E quais sãos as causas de óbitos decorrentes da Covid19 que estão sendo equivocadamente registradas? E qual é a “verdade sobre a origem do vírus que deve vir a tona”? Também recomendo o livro “A grande gripe”, de J.Barry.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Para ele, certamente, morreram por COVID foram aqueles que não tomaram cloroquina.
kkkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adler
2 anos atrás

Olá Adler. Acredito que este link da AgênciaBrasil passa ser útil para você entender como são feitas as notificações de óbitos. Boa leitura. <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/agencia-brasil-explica-como-sao-monitorados-os-casos-de-covid-19&gt;

C M
C M
Reply to  Adler
2 anos atrás

Adler, até você conseguir provar que vítimas de acidentes e tiroteios estão sendo classificadas como mortas por Covid você estará falando asneira.

Até agora a turma do governo só tem passado vergonha ao tentar afirmar que as mortes por Covid estariam sendo “inflacionadas”. Teve até família de homem morto em acidente com caminhão desmentindo deputada que tentou fazer politicagem com o fato.

Portanto, verifique bem suas fontes de informação.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  C M
2 anos atrás

Olá C.M. Todos os estudos que tenho lido sobre o registro de óbitos decorrentes da Covid19 sugerem uma subnotificação. Como os óbitos são registrados a partir de casos de síndrome respiratória (comorbidades não causam a síndrome respiratório, mas podem piorar a sua gravidade), é preciso fazer a coleta do material e fazer a detecção por PCR da presença do vírus. Como esta coleta pode ter sido prejudicada em alguns casos ou até o material ser danificado enquanto foi armazenado ou transportado, pode ser que uma parcela dos casos de óbito pode síndrome respiratória causada pelo virus da Covid tiveram um… Read more »

CRSOV
CRSOV
2 anos atrás

O Senhor Collin Powell terá muitas contas a prestar no mundo espiritual !! Com certeza muitos que desencarnaram por conta da ação dos EUA no Iraque estarão querendo a desforra a essa hora !!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  CRSOV
2 anos atrás

Já imaginou ele e Saddam juntos, no mesmo ringue.
Mano a mano.
O Tinhoso vai ter de separar muitas brigas.
Ou não.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Collin quando chegar a seu destino dará de cara com Saddam, e surpreso perguntará: “Saddam, o que faz aqui no céu?”
Saddam imediatamente responderá: “Companheiro Collin, quem disse que estamos no céu?”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Ou então vai dizer.
Colin. Vc está de cabeça para baixo.
Ordens do Chefe.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O que tu sabe sobre quem vai para o inferno? Mostra que nunca leu uma linha sobre teologia ou sobre algo mais profundo acerca do assunto…..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Certamente, menos que pacatos cidadãos do interior do País que, na falta do que fazer, frequentam quermesses dominicais.
E juram que não é para fofocar.
‘Se orienta, rapá!’

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kkkkkkk….me orgulho, e muito, de morar onde moro. Já tu, pode dizer o mesmo? Me divirto muito quando tu te mete a falar sobre o que tu não sabe uma virgula sequer!!
Só uma dica: aqui não se usa o termo roça e nem o termo quermesse……os termos corretos, se quiseres saber, vai ter que procurar…..

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Filho, como não sei sobre teologia? Eu sou padre, e digo que você fará companhia ao companheiro Powell… Amém!

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Flanker
Flanker
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Ah…tu é padre??? Kkklkkkkkkkkkkkkkkk….além de maluco é mentiroso!!!. Kkkkkkkkkkkkkk
Tu não sabe nem fazer o sinal da cruz…..kkkkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Flanker
José Marcelo Garcia
José Marcelo Garcia
2 anos atrás

Achei muito bom esse video sobre ele e achei bacana compartilhar:
https://www.youtube.com/watch?v=ldsjLHzP5Ys

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

Esse ai o Capiroto veio buscar pessoalmente!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Extra! Extra! Inferno em festa!!!

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

As perguntas da Doutrina Powell são muito boas para serem respondidas no nível do assessoramento militar, mesmo englobando considerações de todos os campos do Poder Nacional.
Mas, principalmente nos EUA, os militares são praticamente os últimos a serem ouvidos para se fazer/ conduzir uma guerra.

Se essas perguntas forem respondidas, oficialmente, embasadas em estudos, diante de um Conselho de Segurança Nacional e do Poder Legislativo em assembleia, a tomada de decisão em se fazer a guerra será muito bem feita.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Doutrina POwell>>> Seguir o que os chefes e oderosos dos EUA queriam………os militares não são ouvidos e se ouvissem os generais iam querer guerra e os militares de patente mais baixa a diplomacia, o próprio Trump era odiado pelos generais e pelo pentagano por ser menos internvencionista.

Ten Murphy
Ten Murphy
2 anos atrás

O cara é quase branco. Isso é racista. Se para ser branco tem de ser 100% branco, para ser negro tem de ser 100% negro, na lógica que eles usam. Qualquer intermediário seria pardo. Mas eles usam a regra de uma gota de sangue (One-Drope Rule) e o Teste de Saco de Papel Marrom. O Brasil importa essa luta racial norte-americana e comete os mesmos erros. Colin Powell não é negro. Tem sangue negro. Poderia ser chamado de branco, já que todo “pardo” é negro pela lei de uma gota de sangue. E no Brasil grande parte dos brancos se… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Figura pela qual não tenho a menor admiração , mas ainda sim meus sentimentos a familia.

Mayuan
Mayuan
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Finalmente um comentário sensato.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Quando chegar a hora vai ser bem recebido no inferno desgraçad@

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Que o cramunhao o receba de braços abertos, junto com o seu parceiro de crime Donald rumsfield

Flanker
Flanker
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Leia um pouco a respeito de paraiso, inferno, etc……mas, de fontes teológicas, interpretações bíblicas, doutrina da fé….. Estou aqui defendendo os erros do Powell e de qualquer outro? Claro que Não! Mas, tu sabe as causas de ir para o inferno, ou não? Quem aqui, que creia em céu, inferno, etc….pode afirmar, categoricamente, que alguém foi para o céu ou para o inferno? Ninguém pode afirmar nada acerca de quem “subiu” ou “desceu”……qualquer sentença sobre isso é apenas achismo…..mas, isso só entende que tem um mínimo de conhecimento e de estudo sobre esses temas… independente de ser religioso, ou não.… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
2 anos atrás

Não sei avaliar a sua competência militar, mas reconheço que ele era mais um produto da doutrina do partido democrata em apostar politicamente nas minorias, ou seja foi posto lá no seu cargo por causa de sua cor, e agora com a volta dos democratas ao poder novamente na gringolândia, alguém consegue adivinhar qual a cor de pele do novo chefe das forças armadas de lá? Nenhum general chega a ser nomeado general por sorte, mas para o cargo de chefe das forças armadas nos EUA a sorte ajuda muito.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
2 anos atrás

Segundo alguns que frequentam esse espaço: ele não deve ter tomado ivermectina e cloroquina suficiente.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Ou foi vacinado e a vacina não teve efeito nele. Conjecturas, conjecturas, conjecturas ….

Slow
Slow
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Só foi vacinação começar andar o número de morte caiu absurdamente aqui no Brasil .. deve ser mágica né ..

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Slow
2 anos atrás

Collin Powell recebeu todas as doses de vacina segundo o BBC.

Flanker
Flanker
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

É? E daí????

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slow
2 anos atrás

Olá Slow. Nem mágica nem coincidência. Foi ciência.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu já tomei 3 doses de vacina contra COVID..

A próxima só se for com gelo e limão.