WASHINGTON, 11 Fev (Reuters) – A Rússia agora tem forças suficientes para conduzir uma grande operação militar contra a Ucrânia e um ataque pode começar “a qualquer momento”, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta sexta-feira.

Sullivan, falando em um briefing da Casa Branca sem listar evidências específicas, disse que qualquer americano que ainda esteja na Ucrânia deve partir nas próximas 24 a 48 horas. Ele disse que uma invasão russa poderia começar com um ataque aéreo que dificultaria as partidas.

Sullivan disse que a inteligência dos EUA acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, pode ordenar uma invasão antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim e que um ataque rápido à capital da Ucrânia, Kiev, é uma possibilidade.

Sullivan falou depois que o presidente Joe Biden realizou uma videochamada segura com líderes transatlânticos da Sala de Situação da Casa Branca e buscou a unidade aliada diante do agravamento da situação.

Ainda não está claro, disse Sullivan, se Putin deu definitivamente uma ordem para iniciar uma invasão. Ele disse que espera que Biden busque um telefonema com Putin em breve sobre a crise.

Vídeos de divulgação das Forças Militares Russas em treinamento na Bielorrúsia

Subscribe
Notify of
guest

308 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Semana que vem teremos FOGO NO PARQUINHO!

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Até que enfim um conflito REAL…não com bárbaros do deserto.
Desde a Bósnia/Servia não assistimos um conflito entre QUEM SABE GUERREAR!

Dickson
Dickson
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Até que enfim pq não é vc no front, e não e no quintal da sua casa.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Ué?!?
Não gosta de Guerra?! O quê está fazendo por aqui?! kkkkk
Cada um viu!!
Certeza é um WOKE da Quinta série assinante da Disney stream

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Caro Marcelo. A guerra é um assunto tão importante que jamais deve ser deixada para os guerreiros decidirem sobre ela.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Comecei a ler seu comentário e pensei que iria responder a resposta que o Marcelo precisa. Vou reescrever:

Caro Marcelo, a guerra é um assunto tão importante, mas crianças não conseguem entender isso. Meninos, como você, comentam esse tipo de coisa aí…primeiro pela imaturidade. Segundo pela covardia de estar há milhares de km, provavelmente com as suas nádegas sentadas em uma confortável poltrona. Aí é fácil comemorar a guerra.

Binho
Binho
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Todo mundo sabe como começa as guerras, mas ninguém sabe como termina……

Já ouvi isso em algum lugar…

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Binho
2 anos atrás

Tom Clancy:

Discordo

Agressor's
Agressor's
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

E o que importa o que Tom Clancy acha ou deixa de achar?! Pfff…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Binho
2 anos atrás

Serão usadas armas de madeira.
E os ucranianos já estão treinando com elas.
kkkkkk

comment image

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

“A morte é a única solução para todos os problemas.”

Joseph Stalin

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Latrocínio, homicídio e roubo a mão armada, são alguns dos crimes cometidos pelo seu pensador antes de ficar famoso.
Quando famoso, ele partiu logo para o genocídio.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Pessoas perversas sempre evoluem, sempre se aprimoram, e estão sempre criando, na arte de praticar o Mal em nome do Bem!

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Não, Jesus é a solução pois ele venceu a morte !!!!

Santos
Santos
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

de fato

Last edited 2 anos atrás by Santos
Agressor's
Agressor's
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Há uma guerra mundial em curso. O lado que vai sofrer mais? O dos ingênuos!

Não vamos ter ilusões. Isso ocorrerá mais cedo ou mais tarde. Não podemos fazer nada, a não ser começar a regular as esquartejadeiras e outras ferramentas para fazer os caixões. Para um bom entendedor poucas palavras basta! 😉

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Faver
Faver
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Não seria Wokie?
Quanto a guerra, sempre sinto muito pela população envolvida. Para nós vai resultar no mínimo em aumento de combustíveis e problemas na distribuição de fertilizantes.

Last edited 2 anos atrás by Faver
Nonato
Nonato
Reply to  Dickson
2 anos atrás

A Rússia que está começando.
Deve sofrer para não continuar aque faz e desfaz.
Há tempos que digo.
Trump já deveria ter passado o rodo na China, Coreia do Norte e Irã.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Quem vai sofrer é a Ucrânia.
E depois será a vez Romênia que terá tropas russas em suas fronteiras.
Putin já anunciou sua política de ‘Europa para os europeus’.
Os dois maiores países do Continente estão bastante simpáticos a essa política.
Ao final, a Rússia vence.
A Rússia sempre vence.

Caio
Caio
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Essa ideologia não vi em qualquer reportagem sobre o assunto, e muito menos tem a mínima base, quando assistimos um desentendimento entre os próprios europeus.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Caio
2 anos atrás

Folha de São Paulo12/02 – 10:30

‘Sem opção militar clara, Biden arrisca imagem dos EUA na crise da Ucrânia.’
‘Armadilha do americano abre dilema entre parecer fraco ou assumir perigo de guerra com Putin.’
Os EUA estão perdidinhos nessa situação.
Se a Rússia atacar militarmente, mostrará os EUA fracos militarmente, pois não haverá reação americana.
E isso será péssimo junto aos aliados.

Se a Rússia não atacar mostrará que a diplomacia americana é pífia e incentivará a Rússia a fazer gato e sapato dos EUA.
Putin é um gênio.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Caro Kings,

Os EUA vao aumentar o envio de tropas para se ajuntar as que ja estao na Europa.

A segunda divisao aerotransportada esta sendo enviada (nao saberia dizer quantas brigadas) para demonstrar apoio aos membros europeus da OTAN.

A Turquia tambem esta se mechendo a favor da Ucrania.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Prezado Tadeu Creio que o envio de soldados americanos, que não seriam suficientes em face da magnitude de um possível conflito, não muda muito a posição dúbia e fragilizada da Diplomacia americana. O inexperiente e confuso Blinken está nas Ilhas Fiji anunciando a criação de uma Embaixada nas Ilhas Salomão para ‘conter a China’. Isso em plena crise na Europa. Por outro lado, seu fiel aliado (Reino Unido) designou uma inepta, Lizz Truss, para conversações com a Rússia. Virou piada ela se referindo às regiões separatistas da Ucrânia como Rostov e Voronezh, que são oblasts russas. Antes tinha trocado Mar… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Q análise bizonha…..

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings,

Nao estou gostando do tom de voz de Putin e muito menos o de Biden.

O Putin ameacando um apocalipse nuclear, e o Biden garantindo consequencias serissimas se a Russia atacar a Ucrania.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Creio e espero que não haverá guerra.
Os EUA estão querendo parar a exportação de energia russa para a Europa.
Se a Rússia mantiver a calma e fizer prevalecer sua posição de força na região, tudo acabará bem.

sergio
sergio
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Se a Russia não atacar ela e que vai parecer que late, late , late mais não morde, vai ser acusada de ficar com medo do ocidente, e de pois de tudo isso “correr com o rabo entre as pernas” se recuar agora a Russia e que demostrara fraqueza, e o mandato do Putin não vai durar muito não.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Os afegãos vão discordar.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

O Afeganistão não fica na Europa.
Na Europa não tem meio-termo.
É vitória ou aniquilação total do inimigo.
Esqueça essas comparações

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

É?
Esqueceu dos tempos de URSS…. Venceu bonito…..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Como dito acima, se o Afeganistão ficasse na Europa ou ficasse em área de interesse crucial para os russos, não restaria um afegão (inimigo) para contar história.
Como não sobraram chechenos.
Foram dizimados.

Machado
Machado
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Vc não tem vergonha de escrever essas coisas? Quanta besteira

Faver
Faver
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Sério Nonato, e como o Trump ia fazer isto? Abrindo 3 frentes de combate? Se no Iraque os Estados Unidos precisaram de uma frente e no Afeganistão foi contras tribos e um exército maltrapilho, como seria este rodo? Fale para nós.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Faver
2 anos atrás

Não é o caso comparar guerras tão, mais tão diferentes, q fica até esquisito.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Dickson
2 anos atrás

“A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística”

Joseph Stalin

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Só assim MESMO para vc ter 87 likes né?!
Soube que o recorde de negativar pertence ao AntonioKing….
quero quebrar esse recorde..

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Moscou está a mais de 800km de Kiev, ou seja, fora do alcance do Hrim-2. Estaria a Ucrânia engessada por algum tipo de tratado que não permita o uso de mísseis balísticos acima de 500km?

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

É o tipo de comentário feito por jovens oligofrênicos (alguns com mais de 30 anos) sustentados por alguém, q não tem maturidade e vivência alguma para achar divertido uma situação dessa q com certeza levará o mundo todo ao abismo. Só o simples fato de vc e seus iguais ficarem sem internet se essa merda toda descambar já vai ser motivo de vcs falarem “aiiinnn não gostei quero q acabe” imagine se o Brasil é atingido e vc, na melhor das hipóteses, fique sem energia no seu apê gourmet, aí sim seria o definitivo: “essa guerra não é legal mamãe!”.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Quando tudo parar. Os empregos. A renda. A mamata de muitos.
Os países não aguentarão as altas do petróleo. Satélites destruídos, falta de internet. O custo da energia. Os preços dos alimentos. Soltar o capeta é fácil. Difícil é recolocá-lo no quadradinho.
Hora de conversar com maturidade e responsabilidade.

Welington S.
Welington S.
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Desejando um conflito real? Vai se f#der, cara.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Pois é não que eu esteja torcendo contra a OTAN, pelo contrário, mas faz tempo que a OTAN está acostumada a enfrentar bárbaros em cavalos, ter superioridade aérea e etc… estou curioso para ver como as coisas irão ficar.

Ahhh detalhe, nada de receber imigrantes europeus fundindo da guerra na Europa quando espalhar por lá ok? Só entra se tiver visto, 3 mil dólares no bolso e emprego garantido já…

Luciano
Luciano
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

“É sangue mesmo, não é Merthiolate
E todos querem ver e comentar a novidade
É tão emocionante um acidente de verdade
Estão todos satisfeitos com o sucesso do desastre”

A galera gosta de sangue…..dos outros!

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Olha ai Antovikings…. GANHEii unliked

Caio
Caio
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Conflito real só porque pode ocorrer na Europa? E esse mesmo o nível do teu pensamento?
Usa a internet e pergunta aos europeus se eles estão a fim de outra guerra por lá.
Aproveita e pergunta aos veterenos americanos das recentes guerras no oriente médio, se eles perceberam que estavam brincando de guerra nessas terras.
Essa bravura de teclado e de um patetismo estratosférico.

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Cara, tú tem idéia das consequências de uma guerra, pra quem é derrotado?
Tú tem idéia dos que os invasores fazem com as mulheres dos territórios invadidos?

Rafael
Rafael
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Petróleo WTI a quase 95 dólares e Brent a quase 96…
Que os nossos ilustres congressistas decidam logo sobre o que fazer com a tributação dos combustíveis!

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Rafael
2 anos atrás

Os governadores vão aumentar o ICMS para arrecadar mais.

Nonato
Nonato
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Já estão com os cofres cheios…
Reclamam pela frente por trás comemoram.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Não seria mais fácil o Governo Feral parar com a política de acompanhamento do preço internacional do petróleo como fazem todos os grandes produtores?
Será que na Arábia Saudita, Rússia, Noruega e etc. os preços estão subindo assim, todas os dias?
Ademais, a alíquota do ICMS é a mesma há muitos anos.
O que muda é o preço base dos combustíveis que aumenta todo dia e está enchendo as burras dos acionistas de dinheiro.

Francisco
Francisco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Amigo talvez você não saiba mas a Petrobras é uma empresa de capital misto, isto é público/privada, a ultima interferência desse nível causou uma ação nos EUA a qual a empresa teve que pagar 3,8 bilhões de dólares de indenização aos acionistas, como ela é uma empresa lista em bolsa ela é obrigada a seguir as regras, como ela (Dilma/PT) não seguiu as regras a empresa foi multada, gostando ou não a opção é vender ou reestatizar, eu particularmente pelo últimos acontecimentos que tiveram na companhia prefiro que venda, pois se for para ter um monstro desse que só serve… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Francisco
2 anos atrás

Portanto, está na hora de mudar.
Uma empresa monopolista neste setor primordial da Economia, não pode estar sujeita, simplesmente, às políticas de mercado.
Tem de dar contribuição ao desenvolvimento nacional.
Caso contrário, teremos notícias como tivemos essa semana que a refinaria na Bahia deixou navios nacionais sem combustível porque preferiu exportar.
Inadmissível.

brasildefato.com.br/2022/02/10/refinaria-privatizada-decide-exportar-e-deixa-navios-sem-combustivel-na-bahia

Evidentemente que os donos da refinaria estão mais ricos e nós mais ferrados.
Mas, esse é um dos lema do Governo atual, afinal é crime ser rico?

Francisco
Francisco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Foi com essa conversinha fiada de utilizar a Petrobras para o desenvolvimento social que o PT conseguiu quebrar a 4ª maior companhia de petróleo do mundo a época, aliás a Petrobras só não decretou falência porque empresa pública mesmo sendo de capital misto não pode falir o estado (O POVO) é obrigado a assumir e PAGAR o prejuízo, então amigo aqui no Brasil isso nunca vai funcionar infelizmente, já sabemos que se trata apenas de algo utópico e que no final a empresa só servira para fomentar as contas de empresários e políticos corruptos e ladrões sobrando novamente a conta… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Francisco
2 anos atrás

Blá blá blá de quebrar a Petrobrás.
Quem estava roubando a empresa eram funcionários concursados e muitos nomeados na época do Sarney e FHC.
Corrupção no Brasil está em todos os lugares.
Desde o guarda da esquina, ao empresário rico, passando pelo sujeito que carrega cocaína no avião oficial ou dá apoio à ‘segurança’ em Rio das Pedras.

Francisco
Francisco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Calma amigo, não precisa ficar estressado, talvez você não conheça bem os fatos, talvez não queira ver os fatos, talvez não queira acreditar nos fatos, mas no final a escolha é unicamente sua.

Slow
Slow
Reply to  Francisco
2 anos atrás

Quem ferrou com petrobras e quebrou odebrecht foi lava jato e depois o juiz foi trabalhar na empresa que fazia recuperação dela ganhando milhões e ainda tinha informações privilegiadas..

Francisco
Francisco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Entendi amigo, cada um acredita no que quer, acredita no que lhe é conveniente, acredita no que lhe dizem para acreditar ou pode acreditar no que os fatos mostram, tudo depende de qual a sua intenção, mas no final a escolha é unicamente sua.

Faver
Faver
Reply to  Francisco
2 anos atrás

As diferenças no preço da gasolina em grande parte de nossas cidades são em alguns centavos, o que significa um cartel velado e não combinado literalmente. Há competição de alguns, mas sempre numa margem muito pequena. Os consumidores não sentem os benefícios da dita competição.

Francisco
Francisco
Reply to  Faver
2 anos atrás

Sim amigo como em todos os setores a fiscalização por parte dos órgãos competentes deveriam ser feitas para evitar que isso ocorresse, mas infelizmente não acontece, veja o próprio CADE que em tese teria que evitar o monopólio mas parece que desde que foi criado o objetivo tem sido outro.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O problema é que subindo o petróleo, sobe tudo o resto.

Slow
Slow
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Quem aumentou mais de 10x preço da gasolina foi petrobras ..

André Macedo
André Macedo
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

O ICMS da maioria dos estados não muda há anos, conta outra desculpa kkkkk

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Rafael
2 anos atrás

Está mais de 3 reais por litro. Acredito que este seja o objetivo Russo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

“Quem ganhar também vai perder.” Roussef…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Agressor´s, o pior é que neste caso faz sentido.

Zorann
Zorann
2 anos atrás

Eu acho que a Ucrânia não dura 15 dias. Se bobear, não dura nem uma semana.

Vamos ver se a Russia vai ter coragem.

Last edited 2 anos atrás by Zorann
MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Zorann
2 anos atrás

A guerra vai começar com uma chuva e belas cenas dos misseis de cruzeiro partindo e refletindo no mar…só depois vão entrar os jatos e depois os bombardeiros….em 3-4 horas…avançam os blindados e tropas respaldados por uma barragem de fogo.

SÓ QUE NÃO! rsrsrsrs

Slow
Slow
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Coragem ela tem a questão é se ela quer isso ..

Ocidente tá forçando a barra .

Nonato
Nonato
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ocidente forçando?
A Rússia ameaça invadir e a culpa é do Ocidente???
Não houve nada nos últimos 5 anos que justifique uma invasão…

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Mas vc já tem a resposta: “Não houve nada nos últimos 5 anos que justifique uma invasão…” Portanto só quem está achando que ela irá invadir são os alienados que acreditam em tudo que o Tio Sam diz! Ex: Se o Tio Sam disser que vc é “galhudo” vc irá acreditar…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Um ameaça invadir, o outro avisa que o outro vai invadir. Não há nenhuma diferença?

Ou chegamos à conclusão que Putin não vai invadir?

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Aonde você viu Putin ameaçando invadir a Ucrânia ?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

Voce deve estar vivendo em outro planeta. A Russia tem medo de que a Ucrania caia no colo da Uniao Europeia.

Estao preparando uma invasao para implantar um regime fantoche em Kiev.

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Acho que você nem sabe que União Europeia é diferente da OTAN ..

será que eu ou você está em outro planeta ?

Estao preparando uma invasao para implantar um regime fantoche em Kiev.”

igual fizeram em 2013 ?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

O que a OTAN tem a ver com a invasao? A OTAN nao convidou a Ucrania para afiliar-se.

A Russia esta usando uma ficticia entrada da Ucrania para a OTAN, para poder invadir e criar uma zona buffer entre a Russia e os paises membros da OTAN.

Voce continua vivendo em outro planeta.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Slow
2 anos atrás

???????????????
Uma Concentração de 130 mil homens cercando a Ucrânia…..
Estão cavando PDef????? Não !!!
Então estão preparando uma Ofensiva….
Precisa dizer algo?????

Slow
Slow
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Essa ofensiva não acontece nunca ?

Aquilo é um aviso Ucrânia é a linha vermelha ..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nonato
2 anos atrás

A Rússia foi taxativa.
É impossível a Ucrânia entrar na OTAN e aceitar tropas americanas em seu território.
Se Tio Sam tentar isso, seus soldados serão todos jogados no Mar Negro.
E quem não estiver morto terá a oportunidade de voltar a nado para casa.
Não há outros termos de negociação.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sonha….
Russos e americanos não se matam ostensivamente.
Já escrevi.
Ha a possibilidade da Ucrânia entrar pra OTAN, só q sem tropas e armas em seu território.
Um meio termo q atende ambos os lados.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Agnelo, eu pessoalmente acho que o meio termo vai ser, Ucrânia fora da OTAN, mas dentro da União Europeia.

Não cutuca a fronteira com a Russia, abre o mercado Europeu para os produtos Ucranianos.

Eu considero esta a melhor opção para todos.
Inclusive nós, pois uma guerra vai causar, além das mortes de inocentes, uma crise econômica gigantesca, piorando a situação atual.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Pode ser também.
Como a Suécia era. Fora OTAN, mas aliada, em termos de Defesa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Russia jamais iria provocar os EUA. Seria o fim do sonho.

Slow
Slow
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Desde quando Russia ameaçou ? Ucrânia não percebeu que está sendo usada pelo EUA pra arrumar uma guerra .. já que os EUA quer tanto uma guerra pq não manda seus soldados pra lá ? pq ele não é bobo de entrar em guerra direta contra maior potencia nuclear .

cipinha
cipinha
Reply to  Slow
2 anos atrás

A ucrânia já percebeu isso e vem falando para os EUA pararem de alarmismo, pq isso está afetando a sua população

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Não foi Russia que começou, foi a Europa via OTAN, oferecendo um lugar para a Ucrânia. Quiseram empurrar a barreira de proteção para a Fronteira Russa, só que o Putin nao gostou.

WSilva
WSilva
Reply to  Slow
2 anos atrás

Depois que o Putin declarou que tem apoio da China, não há a minima chance do ocidente vencer esse duelo. O Putin já ganhou, e ”ganhar” aqui não significa necessariamente a Russia de fato anexar a Ucrania ou a parte dela. Se o Putin conseguir algumas concessões do ocidente, já é uma vitória. Além disso, a imagem do ocidente novamente está manchada, o ocidente já pede que seus cidadãos saiam da Ucrânia pois não há vontade e nem coragem de defender a Ucrânia assim como não havia vontade de ”defender” o povo afegão dos Talibãs e nem haverá vontade de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Ou seja, os EUA e o Ocidente novamente abandonariam um ‘aliado’.
Essa imagem de frouxo dos EUA está percorrendo o Mundo e causando inquietação em seus aliados.
Quem será o próximo?
Taiwan? Coreia do Sul? Japão? Israel? Austrália?
Será que se a China reunir um milhão de sodados em frente a Taiwan ou na Coreia do Norte, os EUA vão peid…para dentro mais uma vez?
Todos esses países estarão com uma espada sobre a cabeça esperando o destino trágico que tiveram sul-vietnamitas, curdos e afegãos.

folha.uol.com.br/mundo/2021/08/retirada-americana-do-afeganistao-gera-alarme-e-leva-foco-para-china.shtml

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sem contar que uma rápida e avassaladora vitória russa levará a popularidade de Putin às altuas
Bem como o descrédito dos EUA e OTAN.

Ou seja, para os EUA: ‘Se correr o bicho …..’

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Caro Kings,

No presente momento, o Putin esta cutucando com vara curta.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Se a Rússia acha tudo isso, porque não ameaça os estados Bálticos???
Deve ser por esses pertencerem à NATO e UE.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

Será o próximo passo.
Ainda mais Putin vitorioso de maneira rápida e esmagadora e a OTAN sem reagir.
Lembre que o lema agora é: A Europa para os europeus.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tunico…..
A massa da população ucraniana não gosta de russos.
Tem arma pra burro naquele lugar.
Tu imagina uma guerra de resistência duradoura lá…..
Quanto tempo tu acha q dura a popularidade do Putin?

E essa coisa toda já levou a França a declarar q irá ativar Usinas Nucleares…. Daqui a pouco, a Alemanha….. o resultado econômico não será bom, independente de ter guerra ou não.

Renato Carvalho
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Quando os Tanques russos começarem a explodir pelo efeito dos Javelins e o caixões com soldados russos desembarcarem em Moscou, vou querer ver até onde vai a paciência da população com o Tsar, Afeganistäo e Chechênia estão aí pra provar

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Nao precisa do Ocidente para vencer esse duelo. Os EUA sozinho botam ordem no galinheiro.

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Sim , igual colocou contra o talibã ..

sai dessa bolha ai cara vamo acorda pra vida .. você já é bem grandinho .

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

Nao confunda guerra assimetrica com guerra total.

Alem do mais o Taliban nunca ganhou esse conflito. Os EUA nem entraram com tudo. Imagina se tivessem baixado o porrete.

Volta para o seu planeta.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Slow
2 anos atrás

Talibã tinha controle de muita população. E mesmo assim, durou 20 anos pra conseguir voltar ao poder, pq os EUA saíram deixando na mão do Gov Afegão.

Na Ucrânia, o povo de lá não gosta de russos.

Para de comparar alhos com bugalhos, sai dessa bolha e acorda pra realidade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Prezado Agnelo

Os americanos saíram corridos com cenas que lembraram a retirada de Saigon.
Até no último dia, soldados americanos foram mortos e os EUA nada fizeram.
Foi uma retirada vergonhosa que correu o Mundo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Russo já foi a segunda língua oficial do país, grande parte da população é russa étnica e os laços históricos entre os dois povos são imensos. Um ex-mercenário da Wagner que lançou um livro comentou que seria um desastre invadir a Ucrânia pois são povos irmãos. Isso está longe de ser algo preto no branco.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Renato B.
2 anos atrás

Cara
É a segunda lingua, pelos tempos de URSS. Todos falam russo.
A etnia russa, historicamente, não cria laços, como a alemã, por exemplo.
Os ucranianos foram obrigados a praticar o canibalismo, sob o jugo russo (soviético) e isso não dá pra esquecer.
Eu não diria q está tão tranquilo assim.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Eu não discuto que o Holomodor foi um desastre horrendo, mas eu não disse que é tranquilo, muito pelo contrário, eu disse que é algo bem complicado. Muitos ucranianos que tem fortes laços com a Rússia. O Czar, era “de todas as Rússias” e a Ucrânia era uma delas, eles estiveram juntos por séculos, muito antes de alguém imaginar a União Soviética.

Slow
Slow
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Ficaram 20 anos gastaram 2 trilhões e ainda sairam deixando 80bi em equipamentos inclusive black hawks ..

Dickson
Dickson
Reply to  Zorann
2 anos atrás

A guerra duraria anos. Pois ela não se encerra quando o último tanque, jato, ou navio afunda. Invadir é uma coisa, quero ver manter.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Caro Dickson. Nem todos os conflitos terminam na aniquilação de uma das partes. Existem conflitos nos quais uma das partes toma consciência de que a guerra está perdida e decide assinar um armistício para preservar a infraestrutura do país e até mesmo preservar algum poder militar.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá, Camargoer. Exatamente. Há ainda a possibilidade do vencedor ter alcançado seu objetivo estratégico, sem necessariamente precisar ocupar todo território inimigo, ou mesmo um dos lados, ainda que tenha alguma capacidade militar, ter sua economia muito comprometida.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Luciano
2 anos atrás

O combate vai ser evitado, por ambos os lados, até a ultima hora, todo o resto é retorica.
Todos os envolvidos, na região tem noção dos riscos envolvidos, mas precisam ter certeza absoluta de que o que vier a ser assinado, será respeitado, por ambos os lados.
Como disse em outro post, acho que o meio termo será, Ucrânia na Zona do Euro, mas absolutamente fora da OTAN.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Baptista
Renato B.
Renato B.
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Eu concordo, um neutralidade é o menos pior. Os Europeus não esquecem o impacto da Guerra dos Balcãs, a demografia da europa ocidental atual é muito influenciada pelos refugiados daquela guerra. Imagine como seria no caso da Ucrânia que é bem maior e mais populosa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dickson
2 anos atrás

E com certeza que se a Rússia invadir a Ucrânia, ela vai digamos, ‘incentivar movimentos dissonantes’ nos países vizinhos.
Será o início de um período muito conturbado para a já conturbada OTAN e a Rússia conseguira o que sempre quis.
Afastar os americanos da Europa.
Putin é um gênio e nunca duvide que conseguirá.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Pelo contrário, se a Ucrânia for atacada, os vizinhos, mais esforços para se manter na NATO farão, e os poucos que não pertencem ainda, mais depressa vão pedir a entrada, tanto na NATO como na UE, porque ao contrário do que tentas fazer acreditar, a Ucrânia, infelizmente para ela, ainda não pertence á NATO, e o que deveria ser destacado, é que mesmo não pertencendo, a NATO, os EUA e a UE, são os únicos que a estão a ajudar, não com tropas, mas com meios militares e muitos milhões de dólares e euros e principalmente avisando o país agressor,… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Nossa!!!!! Q geniao!!!!!! Hahahahahahahaha

Hcosta
Hcosta
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Tem o exemplo das duas guerras no Iraque. A primeira correu bem, em poucas semanas um dos maiores exércitos do mundo foi derrotado. Na segunda, com umas forças armadas muito mais fracas, declararam vitória cedo demais. Que tipo de guerra teremos? E será assim tão fácil derrotar as forças convencionais? E depois disto, se transformar numa guerra de guerrilha? Duvido que façam como na Síria com cidades arrasadas por completo e num país muito mais dividido do que a Ucrânia. E qual seria o objetivo? Impor um governo fantoche? Que resultado isso teria? Acho que cavaram um buraco muito fundo,… Read more »

Dickson
Dickson
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Uma guerra contra um país democrático, na defensiva, com poderio militar muito menor, seria como a camisa do deputado Fraga com manchada de sangue com os escritos “direitos humanos” em inglês no filme Tropa de Elite 2. As sanções do ocidente causariam um belo estrago.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Sanções? A Rússia acabou de assinar um mega-acordo de fornecimento de energia com a China para os próximos trinta anos. E Moscou e Pequim não negociam mais em dólares. A Alemanha e a Europa estão percebendo que a Rússia cada vez mais fornece energia a um gigantesco competidor (China) que está cada vez mais competitiva no mercado. E para piorar a situação, a China prepara-se para ser a maior trader mundial no comércio de GNL oilprice.com/Energy/Natural-Gas/China-Could-Become-A-Major-LNG-Trader.html Creio que vc não está percebendo o desafio global que a China está colocando em todos os mercados globais. E quem é seu maior… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sim, a China vai trocar um mercado quase de um 1 bilião de consumidores, de rendimento superior ao da China, pela Rússia, com 145 milhões de habitantes e um PIB semelhante ao Brasil? (ironia)

A China está num patamar diferente da Rússia. E o seu maior aliado são as economias compradores dos seus produtos.
Acha que vai arriscar tudo isso e ter a mesma atitude hostil que a Rússia?

Não faça desses acordos mais do que são.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Prezado.
Se o mercado consumidor de mais de 1 bilhão começar a criar problemas e utilizar uma política agressiva com a China, não restará aos chineses cooperar com os restantes 6 bilhões de consumidores do Planeta.
Aliás, é exatamente isso o que ela está fazendo desenvolvendo a Belt & Road.
E parece que está incomodando a concorrência.
Ainda que tarde demais.

Notícia de 11/02/22

br.sputniknews.com/20220211/plano-bilionario-da-ue-promete-rivalizar-com-investimentos-chineses-na-africa-21361064.html

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

PIB da Russia é um pouco maior que o do Brasil em (2022) só que a diferença é que eles produz maioria das coisas lá ou seja ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Renato Carvalho
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O povo russo está preparado pra sanções do tipo banimento de competições olímpicas, ter seus times fora da liga Europa, vistos negados para seus cidadãos, seus bilionários impedidos de negociar na Europa, sei não hein comuna, essa possível guerra só trará dor de cabeça ao povo russo, acho que vão ficar só na ameaça mesmo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Renato Carvalho
2 anos atrás

Renato
Imagine as centenas ou milhares de mafiosos russos, q se estruturaram sobre os cacos da ex-URSS, vendo seu $$ preso mundo a fora…..
Com o q vc escreveu, se entende a pressão dos EUA e Inglaterra, q os russogirls desdenharam.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Muitas cidades americanas vão sentir.
Principalmente Miami, paraíso de lavagem de dinheiro ilegal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato Carvalho
2 anos atrás

Talvez, por isso, os russos estejam se voltando cada vez mais para a China.
Expectativas gigantescas para o maior mercado do Mundo.

monitormercantil.com.br/comercio-china-russia-atinge-nivel-recorde-cresceu-266-em-2021/

Talvez quem perca mais seja o Chelsea, mas, mesmo assim, duvido que os ingleses abram mão do dinheiro russo.

Nonato
Nonato
Reply to  Zorann
2 anos atrás

A Rússia não dura um mês.
São frouxos.
Pediram para a Ucrânia entregar os mísseis nucleares.
A Ucrânia não é uma ameaça para a Rússia.
Portanto uma invasão demonstra covardia…

Slow
Slow
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Estados Unidos , Rússia e Ucrânia assinaram um acordo para que o arsenal atômico dos ucranianos fossem desmontados em solo russo ..

Acho que você não tá lembrado .. ou é mau caráter mesmo

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

E a Ucrania foi ingenua ao fazer isso. E agora? Olha o resultado.

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

A pressão maior foi dos EUA ..

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Os misseis nucleares eram russos meu caro,se informe… Mesmo se o presidente da Ucrânia tivesse se negado a entregar ,o presidente da Ucrânia não poderia influir sobre os lançamentos de mísseis nucleares, porque os códigos de lançamento eram emitidos apenas a partir do posto de comando central, localizado na Rússia. Os Estados Unidos foram os principais mediadores para a resolução da crise nuclear, sugerindo uma resolução diferente: todo o arsenal nuclear deveria permanecer apenas na Rússia. O problema era que o tempo de vida de muitas das ogivas nucleares armazenadas nas repúblicas soviéticas venceria em 1997. As instalações de armazenamento… Read more »

César
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Os misseis eram soviéticos, não!?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  César
2 anos atrás

Ola Cesar. Você tem razão. Os mísseis e todo o material militar era da ex-URSS. Após o colapso, cada república herdou o material que estava dentro do seu território. No caso das armas nucleares, tanto a Russia quanto a Ucrânia herdaram arsenais nucleares. A optou por desmantelar os mísseis e enviar o material físsil para a Rússia. Ainda existe muita confusão entre o que era a ex-URSS e o que é a Russia.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Russos???
URSS, das quais a Ucrânia era a segunda república mais importante.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Enquanto isso, Blinken visita Fiji e anuncia que abrirá uma Embaixada nas Ilhas Salomão para conter a China.

kkkkkk

É isso mesmo que vc leu.
Estão sem rumo frente a dois poderosos inimigos.

sputniknews.com/20220212/blinken-visita-fiji-para-conter-influencia-da-china-no-pacifico-21372419.html

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Foi lá botar um alvo na ilha…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Em que pese os chineses enxergarem muito bem, um alvo sempre ajuda.
kkkkkkk

Thom
Thom
Reply to  Zorann
2 anos atrás

O conflito pode começar eficazmente e com uma vitória momentânea dos russos, mas difícil vai ser sustenta-la.
Os ucranianos tem um defesa aérea excelente e milhares de mísseis antitanque.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Thom
2 anos atrás

Não se esqueça que dentro da Ucrânia existem milhões de cidadãos de origem russa e outros milhões que são partidários de melhor relacionamento com a Rússia.
Assim, se os russos se livrarem de Zelensky (uma espécie de Tom Cavalcanti ucraniano) terão respaldo de uma parcela considerável da população.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Se todos votassem da mesma forma, são cerca de 20% da população de etnia Russa.
Apesar de não acreditar neste tipo de argumento étnico não é por aí que justifica uma invasão.

E melhor relacionamento com a Rússia não implica que votem num candidato pró Russo. Isto porque todos querem uma melhor relação mas foi a Rússia que queimou todas as pontes.
E muitos podem também querer ter boas relações com a UE e manter boas relações com a Rússia e não a exclusividade imposta por esta.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

A Rússia até hoje nunca se preocupou muito com a Ucrânia porque sabe que a médio/longo prazo é carta fora do baralho.
Só mantém alguma atividade viável às custas de investimento chinês.
É um Estado semi-falido.
Se a Rússia tiver a garantia de que não terá tropas inimigas na Ucrânia, ela deixará que o tempo se encarrega dos fatos.
E creio que ele (o tempo) não será muito amigável com os ucranianos.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Thom
2 anos atrás

A Ucrania possue quase dois milhoes de combatentes em potencial.(insurgentes).

Muitas bolsas de plasticos seriam enviadas de volta para Moscou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Prezado Tadeu.

Ontem estava assistindo um documentário do NY Times que se passava na fronteira da Ucrânia com as províncias rebeldes, nas cercanias da cidade de Mariupol.
Um soldado ucraniano, solitário em seu posto, disse: Estamos preparados, mas se os russos vierem será uma carnificina.
Outra mulher, essa de origem russa disse: Não queremos a guerra, mas achamos que os russos vão ganhar.

Não aposte um tostão na Ucrânia.
Ela está apenas sendo usada pelos EUA para criar um conflito com a Rússia de modo a enfraquecer sua crescente participação na Europa.
Só isso.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Zorann
2 anos atrás

É possível uma semana. O problema vai ser a resistência depois. Pode durar muito tempo.
Lembrando q a Ucrânia tem a mesma “expertise” da GRU, e pode operar onde o russos não são bem quistos em seu próprio território, levando a uma guerra de terror.
Ou seja TTPDM

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Essa “guerra” entre Ucrânia e Rússia virou questão de honra para os EUA. Parece que se ela não vier a acontecer, significaria uma derrota para Washington.

Nonato
Nonato
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Quem está ameaçando invadir?
Quem disse que a Otan não teria tempo de piscar o olho?

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Nonato
2 anos atrás

E quem está propagando na mídia que a Rússia vai invadir hoje, depois amanhã, depois no final de semana e por aí vai? Até o Presidente da Ucrânia pediu para que parassem com essas notícias.

Last edited 2 anos atrás by Chuck Norris Do Paraguai
Cicero
Cicero
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Hoje existem aproximadamente 150mil tropas estacionadas nas fronteiras com tanques, mísseis, se não me engano, seis navios de desembarque anfíbio seguindo naquela direção. Certamente isso não é uma parada militar. O mundo nunca viu isso acontecendo, desde a crise dos mísseis em Cuba. Hoje o cenário é completamente diferente. Existem diversas nações nuclearizadas (Paquistão, Índia, Coreia do Norte), que podem ver um conflito como uma oportunidade de se afirmarem localmente. O mundo está polarizado com um lado China+Russia, mostrando um fortíssimo viés imperialista-ditadura. Se você colocar tudo isso sob perspectiva, o momento atual é crítico. Eu espero que tudo possa… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Nonato.
Honestamente.
E tem ?

pedro
pedro
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

E pq daí os holofotes do país irão virar para o foco interno e mostrar uma inflação, desemprego e endividamento galopante! Se o Putin quisesse destruir os EUA era só mandarem seus soldados voltarem aos seus quarteis.

Thom
Thom
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Concordo. Biden odeia o Putin. Mas creio que não haverá conflito com envolvimento da Otan.

Slow
Slow
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

E a Ucrânia não percebeu que está sendo usada

Jacinto
Jacinto
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Bom então para a Rússia derrotar os EUA basta não invadir, o que seria o melhor para todo mundo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Cuma?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

???????
Depende se a Ucrânia será ou não da OTAN.

Slow
Slow
2 anos atrás

estou vendo esse ” ataque a qualquer momento ” desde final do ano passado ..

Estão esticando a corda, e ela vai arrebentar do lado mais fraco que é a Ucrânia .

Nonato
Nonato
Reply to  Slow
2 anos atrás

Um diz…
A questão é: a Rússia vai invadir?
Falar não prejudica ninguém invadir sim.
De que lado você está?
Apoia a Rússia?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Nonato
2 anos atrás

E que diferença faz ? Eu você. Ou quem quer que seja aqui no Brasil achar alguma coisa ?
vamos ficar apenas no achômetro.

Slow
Slow
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Meu comentário ficou preso mais resumindo eu não estou do lado de ngm eles que se exploda e deixa o Brasil quieto

Dickson
Dickson
2 anos atrás

Só o valor gasto em manter um contingente de mais de 100 mil soldados em prontidão nas fronteiras inimigas mostra que se for um blefe vai sair muito caro.

Imagino a tensão dos militares ucranianos, e da população em geral vendo um gigante com más intensões a porta, ligando pra polícia (Otan)e do outro lado do telefone só dizem que se o urso entrar ele vai ter problemas pra comprar e vender mel na floresta.

Pobre Ucrânia, abriu mão de seu arsenal nuclear.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Dickson
2 anos atrás

kkkkkkkk
Agora quer um Holocausto Nuclear?!
Decida-se Woke!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Caro Dickson. O custo de manter 100 mil tropas em prontidão é uma fração do custo de uma guerra. Estou tentando levantar quanto tempo a Russia precisou para mobilizar suas tropas na fronteira da Criméia. Este seria um bom parâmetro para avaliar as intenções de Moscou. A atual mobilização na fronteira da Ucrânia é mais longa ou não que na operação que invadiu a Criméia? Este parece ser um bom caminho para fazer uma análise material da situação, sem precisar de declarações especulativa de Washington

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

A Crimeia foi muito mais fácil e barato. Já existiam bases Russas na região. Até acho que não houve resistência.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Olá Costa. Estou dizendo que um dado objetivo é avaliar como se deu a invasão da Criméia para avaliar a situação atual. Nenhuma operação será exatamente igual, mas há padrões que podem ser avaliados. Tamanho da tropa mobilizada em relação ao tamanho do território ocupado, tempo de mobilização, período do ano, quais unidades militares estão envolvidas. São dados objetivos. As declarações de Washington têm viés e sempre são especulativas (podem.. poderão… estariam.. seriam…). Todas as declarações são condicionais. São inúteis para uma avaliação objetiva.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Circunstâncias diferentes.
Talvez seja mais realista comparar com a invasão da Geórgia, mesmo que a escala seja muito diferente.
Mas se está à espera de uma avaliação objetiva, ela existe. Há uma acumulação de forças na fronteira e Putin usa essa ameaça. A questão é qual será o próximo passo?
E mais vale preveni do que remediar…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Caro Hcosta. Uma análise feita sobre suposições é especulação. Uma análise feita a partir de informações de uma única fonte pode ser manipulação. Neste cenário é mais sensato fazer uma análise sofre fatos e por comparação. As situações serão obviamente diferentes e isto precisa ser levando em conta no final para estimar uma margem de erro. Este tipo de análise resulta em uma hipótese que vai sendo ajustada a cada novo fato conhecido. Este é ainda o método de análise mais eficaz usando por sistemas de inteligência.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer
Não são dados objetivos.

Um dado nos fatores de decisão diferente, muda tudo e muito.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não só não houve resistência como existem vídeos da população aplaudindo os soldados russos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Depois de expulsar os habitantes de etnia Ucraniana e fazerem um referendo. Se fizessem antes os resultados talvez fossem diferentes…

Dickson
Dickson
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargo, de fato o custo de uma guerra é muito maior, soma-se ao custo vindo de sanções então. Curioso os argumentos de ambos (Ocidente e Russia) quanto a entrada da Ucrania na OTAN. O que bases ou misseis do ocidente na Ucrania seria tão mais perigoso que na Polonia, Romenia por exemplo? Sei que ha outros motivos para as reinvidicações russas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dickson
2 anos atrás

Olá Dickson. Eu tenho ainda muita dificuldade para entender o que está ocorrendo na região. O problema entre os dois países remonta ao colapso da ex-URSS. A questão da Otan é consequência de uma crise e não a causa.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

O problema é bem mais antigo. O tratamento dado pelos russos aos ucranianos no início da URSS já tinha raiz antiga.
Não é por menos, q havia Divisão da SS da Ucrânia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Ola Agnelo. Vocẽ tem razão. O problema entre a Russia e a Ucrânia remonta tempos czarianos ou até mais antigo que isso. Há um contínuo histórico. Durante a II Guerra, os ucranianos festejam os invasores nazistas imaginando que isso colocaria um fim à Stalin (um georgiano). Contudo, a partir das atrocidades cometidas pelos alemães, os ucranianos se colocaram ao lado de todos os soviéticos para combater os alemães. Escolher o colapso da ex-URSS para avaliar a atual crise entre a Rússia e a Ucrânia permite restringir o problema ao atual cenário geopolítico. Faz mais sentido pensar na Ucrânia e na… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Dickson
2 anos atrás

É mais perigosa a ideia de democracia do que um Tomahawk…

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Dickson
2 anos atrás

A adesão da Polonia, Romênia, foi praticamente logo após o fim da URSS, os países que estavam dentro da zona de influencia ou faziam parte da união soviética, estavam desestruturados, tentando se reorganizar novamente, politica e economicamente, inclusive a propria Russia. Então estes países, que não faziam parte da URSS, mas do Pacto de Varsóvia, correram para a cobertura da OTAN aproveitando a chance. 20 anos depois, tudo mudou na Geopolítica mundial, e a Russia, apesar de ter uma fração do poderio que tinha a URSS, já esta organizada e quer defender seu ponto de vista, não significa que eu… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer
A invasão da Ucrânia envolve mais recursos.
A crise é mais longa, ou seja, o invadido está se preparando há mais tempo, o q resulta na necessidade de mais poder
de combate pela Rússia.
Analisar o tempo é válido? Até é, mas não evidencia tanto.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Concordo Agnelo, a medida que o tempo passa, os custos presentes e futuros vão aumentando, para todos os envolvidos.

Eu acho que isto também entra na equação, quanto mais tempo demorar para chegarem num acordo ou tomar uma decisão (invasão/recuo), mais os custos embutidos vão aumentando, para todos.
Ganha quem tem mais dinheiro (e neste caso, Europa e EUA tem muiiiittttto mais dinheiro).

Mas acho que o acordo vai sair.
Ucrânia na UE mas fora da OTAN (tipo Suécia e Finlandia)

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Baptista
Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Dickson
2 anos atrás

A Alemanha e outros estão pagando com a Auta do petróleo. Se isso mantiver os preços elevados, vale a pena deixar esse pessoal permanente lá. Enquanto não terminar o inverno é difícil alguém quer boicotar.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Alta

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dickson
2 anos atrás

A solução é simples.
Basta a Ucrânia anunciar que vai seguir os Acordos de Minsk e que nunca vai permitir tropas estrangeiras em seu território.
E votar melhor nas próximas eleições, afastando de políticos neo-fascistas e comediantes de piadas sem graça.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Os Russos não são estrangeiros na Ucrânia?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não.
Durante séculos fizeram parte do mesmo Império.
Kiev já foi capital da Rússia.
E, hoje, vivem milhões de russos lá.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Quantos exemplo quer de povos que fizeram parte do mesmo país e se separaram?

Um Irlandês é um estrangeiro no RU apesar de durante 700 anos serem o mesmo país. E assim como todos os países do mundo que, ao longo dos séculos, alteraram as suas fronteiras.

Quando se começam a contestar estes conceitos tão básicos fica difícil uma discussão.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Ora bolas.
A Rússia tem o direito de proteger suas fonteiras da presença de tropas estrangeiras do mesmo jeito que Israel com a presença de iranianos na Síria?

‘Quando se começam a contestar estes conceitos tão básicos fica difícil uma discussão’.

Prezado.
Vai dormir e não queira me fazer de bobo.

Luis Gustavo
Luis Gustavo
2 anos atrás

acho que o Puttin vai invadir e causar esse tumulto todo só pra ter desculpa em não receber o nosso presidente. rsrsrsr

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Todos os onus e bonus já foram levantados por Moscou e o próprio Putin já percebeu que “não compensa”, a não ser para os EUA. Moscou vai tentar tirar o máximo proveito disso e se for preciso posicionar mísseis nucleares nas fronteiras com Kiev, ela o fara.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
2 anos atrás

Exatamente.
Os EUA querem, sem derramar uma gota de sangue, interferir nos assuntos europeus, bloquear a venda de gás russo para a Europa e ainda tentar descolar a venda do seu caro GNL aos assustados europeus.
Só que eles acham que ninguém percebeu esse plano (ainda mais o genial Putin) e que só haverá guerra em último (e põe último) caso.
Apesar disso, os russos vêm se resguardando, pois assinaram um acordo gigantesco de fornecimento de energia de trinta anos com a China, o que lhe dará condições financeiras por décadas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Foi os EUA os que salvaram a Europa das garras do Nazimo, e tambem manteve o Pacto de Varsovia dentro de suas fronteiras. Portanto meu caro Kings, a Europa importa muito para os americanos.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Pois é.
Todos sabem que a Ucrânia não tem condições militares mínimas.
Os EUA querem que a Rússia invada a Ucrânia para viabilizar um boicote ao gás russo e vender o seu para a Europa que não têm outra fonte.
O problema é que essa opção americana é meio capenga, visto que a Rússia não vende gás só para a Europa.
Essa semana, assinou um contrato gigantesco de fornecimento com a China por trinta anos.
Ou seja.
A Rússia poderia agir, pois já tem respaldo econômico e não precisará se preocupar muito com a questão econômica.

yicaiglobal.com/news/china-to-hike-russian-natural-gas-imports-by-26-once-new-pipeline-is-completed

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings,

Os EUA usaria o gaseoduto como forma de pressionar a Putin para nao invadir. Eu prefiro essa opcao do que um confronto acidental entre a OTAN com a Russia.

Ou voce prefere uma guerra que poderia culminar em uma Terceira Guerra Mundial?

XFF
XFF
2 anos atrás

Esse discurso da casa Branca é uma guerra de informação. Pior ainda, sem mostrar qualquer evidência sobre isso.

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Se eu fosse os EUnidos acabaria com essa brincadeira rapidinho.
Mandava 30 mil homens para a Ucrânia, bem armados.
Se a Rússia invadir, a guerra é com os Estados Unidos.
Eles não vão querer.
Ameaçam porque aque ninguém vai fazer nada.
Basta mandar 30 mil homens e Putin terá o que queria evitar
Forças ocidentais na sua fronteira.
Com mísseis apontados para Moscou…

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Issu memo!
APOIADO!

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

Perai!!
Vou dar um mergulho na piscina de bolinha do prédio…vou pedir pra minha vó deixar.,

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
2 anos atrás

“Se eu fosse os EUnidos acabaria com essa brincadeira rapidinho.
Mandava 30 mil homens para a Ucrânia, bem armados.
Se a Rússia invadir, a guerra é com os Estados Unidos.
Eles não vão querer”.

Aproveita envia também Jack Ryan, John Rambo, Mike Banning, john mcclane e o comandante Tom Chandler junto com o USS Nathan James, aí será garantida a vitória…

“Perai!!
Vou dar um mergulho na piscina de bolinha do prédio…vou pedir pra minha vó deixar”.

Alguns parecem que não vivem no mundo da lua e sim de Hollywood Marcelo Danton…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Caro Nonato. Binden declarou hoje que não enviará tropas dos EUA para a Ucrânia. Ele disse que não irá criar uma situação na qual soldados russos e dos EUA possam trocar tiros.

Renato Carvalho
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Que falta faz um Reagan ou uma Thatcher.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Renato Carvalho
2 anos atrás

Exatamente.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Acorda cara! Isso aqui não é Call of Duty não! kkkkk

Slow
Slow
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

KKKKKKK pensei a mesma coisa .. esses cara não tem noção do que está falando ..

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Apesar de sermos entusiastas de equipamentos e táticas militares, além de histórias de guerras, é sempre uma pena quando elas acontecem. Vidas de jovens soldados russos e ucranianos, que nada mais são do que buchas de canhão — como costumamos chamar no Rio qualquer pessoa que esteja inocentemente seguindo ordens maiores do que ela pode lutar contra, alheias aos seus interesses — serão perdidas, além dos inocentes, especialmente mulheres, idosos e crianças, que sempre sofrem sem poder de reação, seja diretamente pelos tiros e bombas ou indiretamente pela impossibilidade de acesso a alimentos, energia elétrica, atendimento médico ou direito de… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

O pior que este sujeito é o que mais reclama da falta de informações técnicas e precisas dos comentaristas aqui do blog. Parece que coerência não é uma lógica a ser seguida aqui. Só rindo.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Outro jovem “moderno” mas q é o mesmo daquela música do Gabriel pensador de uns 30 atrás q falava: “gosto das cores dos states com as estrelas e as listras”.

Francisco Bastos Macedo
Francisco Bastos Macedo
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Para de falar besteira,e vc acha que os Estados Unidos tem lá coragem de entrar em uma guerra direta com um país que tem armas nucleares?O que os EUA usa de melhor nesses casos são os embargos econômicos,mas duvido que os EUA ataque uma Rússia ou China da vida sem desencadear um Armageddon nuclear,o mesmo vale para um ataque dos russos ou chineses contra os EUA.

Renato Carvalho
Reply to  Francisco Bastos Macedo
2 anos atrás

O mesmo argumento vale pra Rússia, Ou melhor, talvez não, A Rússia não tem capacidade de levar uma guerra convencional aos EUA.

Last edited 2 anos atrás by Renato Carvalho
pedro
pedro
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Dificil sera achar algum soldado disposto a morrer na lama e neve da Ucrania por motivo algum. E outra, a partir do momento que os EUA colocarem soldados na Ucrania, Putin tera sua desculpa para agir livremente nao apenas na Ucrania mas em todos os ex-paises da URSS.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nonato
2 anos atrás

30 mil?
Vc está de brinca?
Quando os primeiros desses ‘trintinha’ voltarem para casa em sacos pretos, a população se revolta e o Governo arrega.
Já avimos esse filme antes..

Slow
Slow
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Se a Rússia invadir, a guerra é com os Estados Unidos. ”

KKKKKKKKKK você tá jogando muito videogame as 2 maiores potencias nuclear não vão entrar em guerra diretamente, é por isso que biden já falou que não vai mandar ngm pra lá …

C M
C M
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Encontramos alguém mais senil que o Biden…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Nonato
2 anos atrás

É o que esperamos dos EUA, trazer a paz e igualmente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Pois é.
Os EUA esperam levar a paz e só levam chumbo.
kkkkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
2 anos atrás

Olá Zeus. A mídia internacional continua repercutindo as declarações de Washington, fazendo o jogo do Pentágono e do DoD.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Ola Zeus. Assisti uma entrevista de Chomsky sobre o mecanismo por trás desta cooptação. Todo jornalista de um grande meio de comunicação afirma ter total liberdade editorial e seu trabalho e que nunca recebeu pressão para escrever algo diferente de sua consciência. Isso é fato porque as corporações de mídia empregam e promovem apenas os jornalistas cujos valores morais e ideológicos esteja dentro do espectro tolerado pelas corporações. Deste modo, estes jornalistas de fato se sentem livres de qualquer pressão para escrever dentro da linha ideológica da empresa porque eles já pensam dentro desta linha. Portanto, a empresa dá total… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer, ehheheh, desculpe, tenho comentar.

A “Globolixo” é assim! (e Terça Livre também, heheheh)

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer,

Nao se iluda. Voce realmente acredita que a Russia esta somente brincando de jogos de guerra?

Esse imenso contigente russo nao esta cercando as fronteira da Ucrania somente para fazer manobras militares.

A Russia possue um vasto territorio (o maior do planeta) para fazer qualquer tipo de exercicio militar. Essa desculpa esfarrapada dos russos e’ para enganar a massa.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu, acho que ninguém esta tratando a ameaça Russa como bravata, o que acontece é que na Guerra (neste caso pré-guerra) a verdade é a primeira a morrer. O que acontece é realmente todos os envolvidos querem entrar em Guerra? Eu acho que não! Mas quais os interesses envolvidos? Serão atendidos? Qual a retórica que irão usar para justificar os futuros movimentos? 2 jogadores sabemos os interesses: Russia, marcar posição de poder junto a geopolítica internacional, dizendo que não quer a OTAN nas suas fronteiras. Europa, o gás precisa continuar fluindo (entendedores entenderão, hehe) E quanto ao 3 e mais… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Voce deve estar confundindo os EUA com a Russia ou a China, aonde a imprensa livre nao existe.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Ser livre nao significa que não haja interesses!
Mas cabe a nós descobrir quais são e dar o devido peso.

PSTx27
PSTx27
2 anos atrás

Ai que meda

Fulcrum
Fulcrum
2 anos atrás

Desde Dezembro escuto que a Rússia está para invadir a Ucrânia semana que vem.