MTC-300 na Avibras. FOTO: JF DIORIO/ESTADÃO

Empresa é a principal fabricante brasileira de sistemas pesados para o mercado de Defesa

Por Roberto Godoy e André Jankavski, O Estado de S.Paulo

A Avibras Aeroespacial, principal fabricante brasileira de sistemas pesados para o mercado de Defesa, entrou hoje em regime de recuperação judicial. Como consequência, a empresa demitiu 420 funcionários. O quadro remanescente de pessoal é agora de 900 funcionários.

O processo está sendo ajuizado no fórum de Jacareí, no Vale do Paraíba, onde fica a sede do grupo Avibras. Essa é a terceira vez que a empresa renegocia suas dívidas judicialmente. O procedimento foi adotado anteriormente em 1990 e em 2008. O valor da recuperação é estimado em R$ 570 milhões.

A Avibras produz o sistema lançador de foguetes e mísseis Astros-2020, veículos blindados e equipamentos eletrônicos de emprego militar. Além de atender às Forças Armadas do Brasil, exporta para países do Oriente Médio, Ásia e América Latina.

Segundo o advogado responsável por protocolar a recuperação judicial da companhia, Nelson Marcondes, do escritório Marcondes Machado Advogados, a pandemia foi a grande responsável pelo atual momento da empresa. De acordo com Marcondes, a empresa tentou segurar o máximo que pode para não demitir os seus 1,5 mil funcionários, porém isso não foi possível para o decorrer de 2022.

A companhia sofreu com a mudança de prioridade de países ao redor do mundo durante a pandemia. Com a proliferação do vírus, diversas nações diminuíram os gastos com a área de defesa e passaram a investir mais na área de saúde.

Míssil de cruzeiro AV-TM 300 sendo lançado pelo ASTROS 2020

Além disso, segundo Marcondes, a impossibilidade de realizar viagens também complicou a situação da Avibras. Afinal, boa parte das vendas da companhia é feita através de feiras e contatos locais. Treinamentos para utilizar os seus equipamentos também são feitos de maneira presencial.

O advogado ainda afirma que a empresa já está elaborando um plano de recuperação e que aguarda a decisão da Justiça para dar prosseguimento aos processos. O contato com os credores já está sendo feito, de acordo com Marcondes.

“A empresa tentou segurar o máximo que conseguiu, mas já estamos vendo o mercado se movimentando novamente e a Avibras tem grandes perspectivas de contratos que estão sendo trabalhados”, afirma Marcondes.

A Avibras Aeroespacial tem pouco mais de 60 anos. Criada pelo engenheiro João Verdi de Carvalho Leite, – morto em 2008 quando o helicóptero que pilotava caiu no litoral norte, trecho de serra – a empresa lidera o setor da indústria de Defesa no País.

Fortemente vinculado ao mercado externo, o grupo teve, durante anos, dificuldades com os procedimentos da área econômica do governo. “Somos tratados pelas agências públicas da mesma forma que os exportadores de frutas ou frangos”, dizia João Verdi.

Em várias ocasiões, tendo sólidos contratos em carteira, a Avibras esteve perto de perder negócios internacionais de centenas de milhões de dólares por causa da burocracia federal.

Os sistemas Astros-2 e sua versão mais moderna, o Astros-2020, estão em guerra, usados pelo exército da Arábia Saudita, no conflito com os rebeldes houthis, no Iêmen. Antes disso, na guerra do Golfo, em 1991, foram empregados pelo Iraque e entraram na lista de alvos prioritários dos caças da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

astros.jpg
astros.jpg

FONTE: O Estado de S.Paulo

Subscribe
Notify of
guest

184 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOAO
JOAO
2 anos atrás

Caramba! É sempre a mesma ladainha. A Taurus deveria servir de exemplo para a adm da Avibras. Eles também precisam urgentemente diversificar o portfólio. Ficam a vida inteira dependendo dos mesmos produtos. Já tiveram duas oportunidades para aprender. Que abram o capital!!!

Salim
Salim
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Taurus mudou EUA, producão e negócios, tal qual Embraer.

Flanker
Flanker
Reply to  Salim
2 anos atrás

Como assim? A Embraer tem suas duas principais unidades no Brasil, em SJC e GPX, além de outras unidades em MG, RJ, etc. Nos EUA, tem uma linha de montagem final, uma unidade de negócios e algumas unidades de manutenção e assistência técnica, assim como na china. Tem também unidades e subsidiárias em Portugal, França e Cingapura. Mas, as unidades de produção principais e a administração ficam no Brasil.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Salim
2 anos atrás

Taurus mudou para os EUA? Vem aqui em São Leopoldo ver o tamanho que está ficando a empresa da Taurus.

paulotd
paulotd
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Ladainha nada. Governo atual não valoriza uma empresa estratégica pro Brasil, mas prioriza verba pra fundão de político. Infelizmente, um governo de militares míopes, que não fizeram nada pra alavancar a área de defesa. O Matador é um projeto estratégico pro Brasil, e nenhum desses caras enxerga isso.

Agnelo
Agnelo
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Cara….
Tu não falou isso, não…..
Quando as indústrias militares surgiram?
O q as FFAA compraram delas durante o governo militar? E depois?

DIEGO TARSES
DIEGO TARSES
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Isso aí o congresso, não o executivo.

Hugo
Hugo
Reply to  DIEGO TARSES
2 anos atrás

O legislativo que come na mão do executivo.

Marcos borges
Marcos borges
Reply to  DIEGO TARSES
2 anos atrás

Como tem gente desinformada nesse país, ainda colocando toda a culpa no GF.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Governo atual só pensa em mamata!

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Gerson Carvalho
2 anos atrás

E o governo anterior, pensava em quê?

Temos a maior população de cegos e surdos do mundo, só pode. Mesmo com a ampla veiculação dos inúmeros casos de corrupção dos governos anteriores, ainda tem gente que os considera santos e salvadores da pátria e hoje esses mesmos políticos discursam com se nada tivesse ocorrido, com um bando de militontos aplaudindo!

Assim como no governo atual, onde um bando de imbecis chamam o presidente de mito, coisa que ele passa bem longe.

Por sinal, qual governo no Brasil não da prioridade pra mamata?

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Empresas de defesa, invariavelmente dependem de investimento de seus próprios governos. São as compras deles que sustentam as empresas, exportações são subsidiário e resultado de um longo percurso. Além disso, são os governos que financiam boa parte dos novos produtos absorvendo os riscos inerentes a esse setor. Nada é espontâneo na indústria de defesa, tem que ter recursos públicos para os projetos. Afinal, o principal cliente é o próprio poder publico. Pensar o contrário, é viver no mundo da Poliana, ou vcs acham que a Turquia construiu seu parque industrial só com pensamento positivo e estratégia empresarial? Mas, de certa… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Imagina a capacidade intelectual do sujeito que compara pistolinha da Taurus com míssil de cruzeiro.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Na verdade a Taurus, reduziu o Portifólio de produtos para concentrar a melhoria de qualidade nos produtos principais da empresa.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Eh teria sido melhor o L ter comprado os s300 e TOR

Ari Levinson
Ari Levinson
Reply to  Gerson Carvalho
2 anos atrás

Dois sistemas que os israelenses provaram ser ineficazes! Tenta de novo…

Canarinho
Canarinho
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Abrir capital para um monte de gringo vir comprar acao e meter o bedelho? Nao obrigado.

Zorann
Zorann
Reply to  JOAO
2 anos atrás

Vai brasil …. o futuro é aqui

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Segundo divulgação em nota da MB ente os dias 16 e 25 de março estará ocorrendo testes no AVTM 300, na costa brasileira e também o foguete SS 80 G com guiamento.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Salim
Salim
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Com a concordata e redução credito fica impossível manter investimentos. Espero que eu erre feio, mas o programa esta seriamente em risco . Defesa custa caro, sem pedidos e impulso governamental náo existe. EUA, rusia, chinox, França, Inglaterra, Israel,turcos, Índia…. Funciona assim, aqui quebramos todas tentando fazer diferente ou talvez servindo outros interesses.

Nilo
Nilo
Reply to  Salim
2 anos atrás

A não ser que o Exercito assuma investimentos no que falta do desenvolvimento do missel e do foguete e assuma também inventimento faltantes da Fabrica de PBHT, mas que mantenha sob gerencia da empresa, o projeto da Avribras tem parceria com a Finep e Yukon, que inclue automação no sistema de produção do insumo, nesta hora politíca liberal de economia, joga no lixo junto com Posto Ipiranga, os interesses estrategicos são imprescindíveis para segurança do Estado. Grana tem.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Nilo
2 anos atrás

O único investimento que a grande maioria dos oficiais do exército estão interessados e na churrasqueira e a picina do clube militar.
De políticos então vcs sabem o que esperar né?
Do povo brasileiro “aaaiiin só serve cora pintar meio fio” daí compra meia dúzia de blindados novo e o mesmo Zé Brasil: “aaaaiim gastando dinheiro com isso e o povo passando fome, num sei pra que?!”

Nilo
Nilo
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

General Eduardo Villas Bôas, insinua que militares ‘esperam’ por Macron na Amazônia, razão, presidente frances convocou uma reunião da cúpula do G7 para discutir desmatamento e queimadas na Amazônia, o que é uma ameaça à “soberania nacional” brasileira. Villas Bôas também disse que Macron usa produtos nucleares para ameaçar o país.
Será que vão enfrentar os franceses com as churrasqueiras, pode ser tenha umas churasqueira nucleares e nós não sabemos.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Pergunte o contigente de oficiais militares brasileiros lotados do Rio de janeiro ( Leblon, Barra da Tijuca etc) e os que querem ir com a família para onde são necessários? Na Amazônia e nas fronteiras.

Jean Jardino
Jean Jardino
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Cada besterira que se le aqui…..pelo amor de Deus, esse povo que vive no mundo encantado da bozolandia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Jean Jardino
2 anos atrás

O problema vem do teu presidente que é incapaz de cuidar direito daquele pedacinho de Amazônia, que é jurisdicação da França e fica opinando em problema do Brasil.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Esse Villa Bobas não deve estar tomando o remedinho. A segunda guerra mundial já provou que guerra se vence no ar, não com adolescentes recém saídos da escola comendo minhoca na Amazônia.

Hoje o Armée de L’air tem capacidade para sobrepujar toda a capacidade militar do Brasil em poucos dias, já que não temos defesa aérea eficiente e em quantidade suficiente. Sem comida duvido que esses mauricinhos vão aguentar ficar na Amazônia comendo besouro a troco de nada.

O brasileiro tem que acordar para a realidade de merda que vive.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Caerthal
Caerthal
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Você ouviu falar de uma tal Guerra do Vietna?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Sim, principalmente das campanhas de bombardeios Linebacker, responsáveis por levar o Vietnã do Norte à Paris, para negociar com os EUA.

Meu amigo, depois do avião e do míssil de longo alcance a infantaria sem proteção aérea virou mero alvo.

Na era dos drones então, nem se fala.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Salim
2 anos atrás

Não está entrando com falência, é renegociação de dívida para não dar moratória.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sagaz
2 anos atrás

Agora vá explicar isto para a turma que nunca administrou a lista do supermercado da mãe.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Até nas informações as FAAs nacionais não se comunicam e são incompetentes.
A nota da MB fala em “foguete guiado SS80G”, porém o que estava em desenvolvimento era o SS40-G.
A não ser que na surdina, resolveram desenvolver a versão guiada 80G rsrs

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Se Deus quiser a Empresa vai se recuperar!! Com esta guerra da Ucrânia Boa parte dos países da Europa e até da Ásia já então destinando um percentual maior de dinheiro do PIB para a defesa!!

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Avibras desde 2018 está para concluir uma fabrica em Lorena – SP com investimentos de R$ 72 milhões para produção de PBHT (Polibutadieno Hidroxilado), insumo fundamental na produção de combustível sólido. Essa capacitação é imprescindível para os foguetes do novo Programa Espacial Brasileiro.
Então agora sabemos o motivo do atraso.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Nilo
2 anos atrás

A participação da Avibrás no “programa espacial” foi catastrófica, inclusive com problemas de solda nos foguetes. Essa empresa precisa ser extinta.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Programa Espacial Brasileiro? Que programa? Fala sério.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

A galera viaja, não tem foguete, não tem nada, programa espacial Brasileiro é qualquer coisa próxima de zero, nem uma moeda em LEO conseguimos!

Nilo
Nilo
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Nesta hora seja esquerda ou direita, se nacionalista, lamentamos, reclamamos, jogamos injurias contra, até que ponto estamos colaborando quando damos ouvidos as suas desculpas e devaneios.
Avibras, reator nuclear do SUB, ……senhores até o final deste governo, as notícias serão ruins ou más, sinto dizer.
Somos uma nação atrevessando um precipício em uma corda, em um momento em que o mundo vive uma crise.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Agora, a pandemia está sob controle e “sinais” de guerra estão aumentando.
Hora de fazer bons negócios.

Nick
Nick
2 anos atrás

Se perdermos a AVIBRAS é R.I.P. Nem mesmo médias potências deixam suas indústrias militares morrerem.

Nilo
Nilo
Reply to  Nick
2 anos atrás

E perderemos, porque temos um governo esquizofrenico, tem sonhos delirantes de liberalismo economico comanda por um oportunista (P.I.), o desastre de sua politica economica não foi suficiente para essa gente sair da catatonia. Ex. gritante quer intervir no preço da Petrobas, quer vender a Petrobras, quando os investidores internacionais já deram o veredito, qualquer coisa para o Brasil é melhor do “isso” que está aí, afinal quem gosta de rasgar dinheiro usa chapéu de alumínio, e eles não rasgam, só queimam, quando querem ostentar acendo um belo charuto cubano.

Adriano madureira
Adriano madureira
Reply to  Nick
2 anos atrás

Mas aqui no Brasil isso é excessão,afinal essa raça que são nossos “representantes”,que estão em Brasília pelo povo e para o povo estão cagando para temas como defesa, soberania ou investimento bélico, oquê muitos devem ver como gasto…

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

De fato a pandemia fez um estrago em muitas indústrias. O negócio agora é organizar a casa e aproveitar o momento.

A Guerra da Ucrânia, e o “novo mundo” que começa após o seu fim, vai causar uma corrida armamentista.

É hora das indústrias nacionais de produtos de Defesa iniciarem uma ofensiva de vendas nos potenciais clientes.

Airton
Airton
2 anos atrás

Para quem achava que o Astros 2020, Mtc-300 não iriam morrer…

Aliás, alguém me diga um projeto que nossos militares conseguiram terminar? Não vale fuzil IA2 nem Guarani… se não conseguissem terminar nem isso pelo amor não?

Em compensação a lista dos cancelados é enorme, não conseguem terminar nada: ALAC, a-darter, piranha, mar-1, mss 1.2… logo veremos o prosub e as corvetas “tamanduá” tbm.

Onde está a justiça que não investiga onde vai parar todo esse dinheiro?

O Chato
O Chato
Reply to  Airton
2 anos atrás

Bem… se a Lava-Jato for tomada como referência, a própria “justiça” pode ser considerada um dos agentes responsáveis pela morte ou suspensão/atraso de alguns desses projetos.

Note que não estou dizendo que esquemas de corrupção não devam ser investigados ou que corruptos não devam ser punidos. Minha crítica é direcionada à prática comum por aqui onde, para “acabar” com uma “doença”, mata-se o paciente, ao invés de focar na cura ou no tratamento da enfermidade. Para piorar, isso ainda é pouco efetivo, pois o “agente causador” continua a se proliferar por todo o país.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Airton
2 anos atrás

A empresa está em recuperação judicial, não faliu amigo. Quem são os credores com os quais ela terá que negociar que é o ponto, eu aposto todas as minhas paçocas que deve ser com bancos públicos (governo), portanto sem alardes, colocar a casa em dia, ter um acordo de mãe com o governo e toca o barco.

TOMKA
TOMKA
2 anos atrás

Esse sempre foi o maior problema da avibras, o fato de ela ser um “mago de um só truque” o único produto que ela vende que cria receita são os grandes contratos para vender baterias do astros, quando não há um negócio por alguns anos a empresa começa a falir. A mesma coisa aconteceu em 1990 e em 2008 eles não aprenderam a lição de diversificar os produtos de defesa, a situação atual é similar porém um pouco diferente, quem é mais antenado sabe que a avibras teve seu último grande contrato em 2016 (catar) e um contrato de modernização… Read more »

Michel Dib
Reply to  TOMKA
2 anos atrás

Desenvolver sua própria turbina é ficar independente. Veja o caso da Embraer Defesa que não pode exportar seus Super Tucanos sem a benção do Tio Sam pois seus aviônicos são todos importados. E além disto, turbina própria abre mercado exportador também. A questão é que não investimos na Industria de Defesa, e este investimento é estatal por princípio principalmente em um país com nossas dimensões e características. E o investimento na Industria de Defesa carrega junto toda uma cadeia de produção benéfica ao país e sua industrialização e desenvolvimento de tecnologia. As guerras pelo mundo ensinam que precisamos de tecnologia… Read more »

TOMKA
TOMKA
Reply to  Michel Dib
2 anos atrás

Mas esse é o “problema” a avibras não desenvolveu a turbina, foi a turbomachine, a avibras somente comprou a licença de produção dela, integração vertical de uma linha de produção tem um custo inicial ENORME, é a avibras resolveu fazer isso em tempo de vacas magras, custava ter investido na turbomachine para capacitar a mesma na produção das turbinas? criar uma linha de produção horizontal com fornecedores nácionais sempre terá melhores ganhos para todos, isso é culpa da megalomania da avibras de produzir tudo sozinha, o que a deixa em situação financeira dela no buraco.

paulotd
paulotd
Reply to  TOMKA
2 anos atrás

A Avibras vende outros produtos, não é só o Astros não. Dá uma olhada no site da empresa e para de falar asneira, ela tem um portifólio militar completo.

Caio
Caio
Reply to  TOMKA
2 anos atrás

Mas ela tenta desenvolver um míssil ( que falta a defesa do país) não tem o apoio devido, desenvolveu o guará ( com apoio técnico do exército) o produto foi pra gaveta. Relançou o guará foi preterida pela viatura dos países ricos aí, caraca fica difícil.

Leo Barreiro
Leo Barreiro
Reply to  Caio
2 anos atrás

Não daria para colocar o Guará no mercado civil? Tipo um novo Troller?

Wilton Santos
Wilton Santos
2 anos atrás

O governo devia estatizar a empresa! As principais empresas de armamentos russas que estão abastecendo o exército russo na guerra são estatais, inclusive a empresa que produz os mísseis de cruzeiro Kalibr.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Iria virar outra Imbel da vida.

Um cabide de empregos de gente incompetente.

Um daqueles casos em que a diretoria tem quase o mesmo número de funcionários do “chão de fábrica”.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Concordo contigo. Perfeito.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

O governo devia é comprar armamentos e fazer uma boa encomenda de vários MTC-300, assim ajuda a empresa e todos ganham. Estatizar não adianta nada, só deixa a empresa mais acomodada e políticos acabam tomando conta.

Guizmo
Guizmo
Reply to  SmokingSnake 🐍
2 anos atrás

Concordo. Melhor forma de apoiar são as FFAA encomendarem lotes significativos de ASTROS 2020, mísseis e foguetes…….mas no que depende das FFAA do Brasil, as empresas se lascam mesmo.

Nick
Nick
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Não há essa necessidade. Basta as FA’s fazerem encomendas pontouais que permitam a empresa se manter, e na época das vacas gordas(exportações) diminui as encomendas.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Nick
2 anos atrás

Quase como estatizar. Vai ficar bancando a empresa…

L G
L G
2 anos atrás

Na Europa França, Itália, etc, empresas estratégicas de defesa são estatais o estado não deixa quebrar.Aqui no Brasil a ENGESA e outras já desapareceram. Infelizmente.

Joe
Joe
2 anos atrás

Nenhuma indústria de defesa sobrevive sem um estado comprometido com a defesa. TODOS os países com industria de defesa forte possuem como principal ou entre os principais clientes o próprio estado. Aqui a turma está preocupada com o salário e regalias. Falaram que ia acabar a mamata, mas o governo está lotado de “mamateiros”. A turma que topa tudo por um DAS. A mamata acabou mesmo, só para o outro lado da mesma moeda.

Last edited 2 anos atrás by Joe
Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Surreal os Jenios falando em estatizar essas empresas. É logico que empresas estatais não entram em falência, a conta vai para o povo!

Chevalier
Chevalier
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

E daí? É a defesa do povo

Last edited 2 anos atrás by Chevalier
Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Que defesa do povo, acorda pra vida iludido! Nem se o Brasil tivesse recursos para ter um poderio militar decente, daria conta, pois nossos militares são incompetentes! O EB e a MB são verdadeiras vergonhas ambulantes, a FAB é outra, mas é a menos pior. Esquece esse negocio de guerra, hoje em dia, se conquista um país economicamente, e nisto o Brasil já capitulou há muito tempo para os americanos, ingleses, chineses, etc. Enquanto tem um monte de abobado falando em defender a Amazônia de alguma ameaça externa, empresas estrangeiras já exploram há muito tempo! Engraçado que nos EUA a… Read more »

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

“Esquece esse negocio de guerra, hoje em dia, se conquista um país economicamente”

A Ucrânia concorda 100%!

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Felipe Augusto Batista
2 anos atrás

E o aconteceu com a Rússia? Economia em colapso, abriu as pernas para a China que manda e desmanda na Rússia agora!

As empresas estrangeiras explorando a Amazônia concordam comigo em 100%

Brandão
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Verdade, tem muito brasileiro que se mete onde não sabe nada do assunto, você é um.
Em termos de equipamento nossas Forças Armadas estão de fato muito defasadas, agora chamar nossos militares de incompetentes e vergonhas ambulantes descaramento de sua parte.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Brandão
2 anos atrás

Eu pensei em fazer uma lista das vergonhas da FA brasileiras, como o programa de submarinos nucleares se arrastando por mais de 2 década(na época), mesmo assim a MB torrou mais de 5 bilhões de dólares em seu fetiche por um porta-aviões, hoje ainda opera alguns aviões AF-1 torrando dinheiro atoa, ou a birra entre a MB e a FAB para operar aviões ou as patéticas decisões do EB por exemplo pedindo um blindado PESADO com no máximo 36 ou 38 Ton na época do Osorio ou a corrupção para reprovar o LAPA FA-03 nacional, pois achavam feio, fabricando munições… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Empresas de defesa devem sim contar com a participação do Estado. Elas estão em uma categoria diferente.

“Jênios” são os paspalhos que defendem um liberalismo absoluto, como o que entregaria a Embraer em uma bandeja para os americanos.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

A empresa é sua? Não? Tem dinheiro? Então cala-se!

Meireles
Meireles
2 anos atrás

O mercado é enorme pra mísseis guiados de longo alcance, e bombas inteligentes, todo ano a Avibrás aparece com os mesmos portifólios de bombas burras, e foguetes sem guiamentos, e também as forças armadas precisam tirar esse oficialato de descendência de fora das nossas forças armadas, esse povo andam nos boicotando há séculos, e se continuar assim eles sempre vão nos boicotar pra continuar nos escravizando, e continuar nos roubando, o Brasil comprou mais de 2.000 blindados, e os motores estão sendo construídos na Argentina, será que tem um manicômio nas forças armadas? Não é possível, chega dessa palhaçada, chama… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Abel
Abel
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Tu tem direito a cidadania portuguesa?!

Meireles
Meireles
Reply to  Abel
2 anos atrás

Abel, você concorda que Bolsonaro é descendente da Alemanha, e está entregando a base de Alcântara para os americanos implantarem uma base dentro do Brasil? Vendeu a base de construção de navios no Rio de Janeiro para a Alemanha, e comprou 4 fragatas por 10 bilhões. Qual outro governo do planeta fez isso? Qual país paga 10 bilhões por 4 fragatas? Qual país entrega a sua base de construção naval pra outro país? Seja lá qual for o seu argumento você está errado, e se você discordar é porque você é de origem estrangeira, e se você não ficar feliz… Read more »

celio andrade
celio andrade
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Meus Deus! quanta idiotice vc falou,, Bolsonaro e de origem italiana e a maioria do povo brasileiro tem origem europeia e africana. estude!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Bom….
Estude sobre a formação do povo brasileiro…..

Meireles
Meireles
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Angelo, a formação do povo Brasileiro são de maioria de descendência judaica, que foram roubados pela Alemanha, EUA, Inglaterra, e Itália, após a Alemanha ter roubado o ouro dos judeus por Hitler, A Alemanha dividiu o ouro com os EUA, e logo então se tornaram as maiores economias dos seus continentes, às verdadeiras etnias não são negros, indígenas, brancos, amarelos, e pardos. As verdadeiras etnias são judeus, cananeus, filisteus, amorreus, fariseus, e etc… Logo no Brasil nós temos três povos étnicos em situação de escravidão, que são os negros que são de origem do Egito, os judeus que são o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Kkkkkkk essa de origem judaica é de lascar, é muita vontade de querer pertencer ao povo escolhido. Ou então vocês acabaram de quebrar o mito do judeu rico e inteligente, por que no Brasil só tem fodido e burro.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Brandão
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Os índios vieram da Índia…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Meireles
Meireles
Reply to  Brandão
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Você acreditou na maçonaria que disse que você evoluiu dos macacos?
Esses maçons são uns fanfarrões, eles controlam tudo, inclusive o que todas as pessoas estudam, colocam lá no livro do MEC que o os índios evoluíram dos macacos, colocam histórias de saci pererê, e etc…
Os índios são descendentes da Índia sim, agora tenta colocar isso nos livros do MEC pra você ver se a maçonaria não manda te matar…

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cara….
Nem te conto dos fenícios, q esculpiram o Pão de Açúcar…
Os vikings, q subiram o Amazonas e levaram o ouro de El Dorado dos Carajás….
Tem também os judeus, q esculpiram o Dedo de Deus em Teresópolis, depois de fugiram na primeira diáspora…. Navegaram com ajuda das Amazonas q fugiam do reino de Esparta em sua grande expansão q destruí Tróia.

Jose
Jose
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Rapaz fiquei desorientado com as argumentações do Meireles, quando acho que já vi de tudo eis que…

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cara, o que quer que seja que você ta usando, para, ta fazendo mal.

Flanker
Flanker
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cara, volta é meia tu aparece com essas histórias de etnias e que fulano, por ter sobrenome italiano, age em prol da Itália, beltrano, por ter sobrenome alemão, beneficia a Alemanha. Agora, tu vem com a mais nova de todas: a maioria do povo brasileiro é de origem judia!!! Pelo amor de Deus!!! Tu não pode ser normal!! De onde tu tira essas maluquices!! Se for pela origem dos sobrenomes, tu também é traidor do Brasil, pois Meireles é de origem portuguesa. E o Brasil só possui um povo de origem brasileira de fato, os indígenas. Logo, todos os outros… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cara, vai te tratar!

Salim
Salim
2 anos atrás

A historia se repete, quebraram Engesa, Bernardini, DF…. Faltava Avibras, voltaram pra acabar o sucateamento industria nacional. Tem gente que apoiá….. Ai vai AVM, turbina, combustível solido, turbina, Astros, míssil guiado…… Taurus e Embraer se safaram pois estão mais EUA que aqui, transferindo boa parte das linhas producão e negócios. Estas forças ditas armadas e poderes federais defendem quais interesses…. Com certeza náo e o do Brasil e dos Brasileiros. Muito triste e desiludido, desculpem desabafo.Gás custando quase 20% salario minimo, parece piada.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Salim
2 anos atrás

Se não presta tem que falir mesmo. Os péssimos tem que ruir para que os bons prosperem, é a essência da vida.

Acorda Alice, isso aqui é um jogo, se tu não for um bom jogador tu se arrebenta. A vida neste planeta não é um passeio, é um jogo de sobrevivência.

Salim
Salim
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Qual indústria militar ponta existe sem apoio estado…..Universidade, pesquisa, indústria….. essa leitura Lessa Pátria está levando Brasil e brasileiro penúria. Educação, saúde e defesa, todos capangas, ai resulta nisto. Tenta abrir algo Brasil, impostos e burocracia te comem. Estado tem dever de orientar, facilitar criação de riqueza. Você acredita que China e eco ia de mercado. O não pgtoo impostos zona França Manaus matou indústria eletro eletrônica Brasil.

Caio
Caio
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Um jogo com cartas marcadas , porque em muitos países, EUA, Reino Unido, índia , Paquistão, Coreia do Sul, Japão, França, Espanha, indonésia. e outros as indústrias de defesa tem muito do governo.
Sai dessa Marea de neoliberal de teclado, longe da vida real da qual tenta mostrar algum conhecimento.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Caio
2 anos atrás

Jovem gafanhoto, você está precisando ler mais “As 48 leis do poder”.

Lana Alves
Lana Alves
Reply to  Salim
2 anos atrás

Aqui não é permitido falar mal do Bolsonaro. Só podia criticar o governo na época da Dilma. O mito não tem poder para nada, justamente por isso votem nele novamente kkkkkkkk
O Brasil está a deriva com esses “patriotas de Moscou”.

Meireles
Meireles
Reply to  Lana Alves
2 anos atrás

Lana, às vezes os editores da trilogia esquecem de ser patriotas, e acabam sendo bolsonaristas só porquê a maçonaria colocou Bolsonaro pra ser oficial das forças armadas, eu me lembro quando Bolsonaro assumiu o governo dizendo que iria invadir a Venezuela, sendo que a Venezuela é muito mais bem armada do que o Brasil, ou seja, nem de guerra Bolsonaro entende….

Lana alves
Lana alves
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Eu não fiz uma critica ao site, fiz critica ao pessoal que comenta.
Tem gente que ainda não acordou que o bolsonaro é um psicopata que deixou o Brasil a deriva

Flanker
Flanker
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Agora é a maçonaria?? Meu Deus….kkkkkkkkkkkkkkkk

Abel
Abel
2 anos atrás

Drones para adversários da Turquia e sistema anti aéreo nacional. Não da pra aproveitar a tecnologia?

Abel
Abel
Reply to  Abel
2 anos atrás

Gregos x troianos!

Luiz
Luiz
2 anos atrás

A base industrial de defesa não vai sobreviver se depender somente de exportações As F.A não tem dinheiro pra nada, mas nossos fofuxos generais adoram se meter em “programas estratégicos” aonde gringo ganha muito grana e brasileiro aperta parafuso.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Luiz
2 anos atrás

Luiz Hj, EUA e China estão conseguindo manter sua BID. Não está fácil pros EUA. Pra China, não se sabe. O material americano é excelente e realmente feito pra guerra. O chinês…. Bom…. Talvez. A Rússia mostrou q sua BID não está tudo isso. Mas vem tentando manter. Gasta muito com seu arsenal nuclear. Seu material também é feito pra guerra, embora muitos sejam velhos. Inglaterra, Itália, França e Alemanha q tem BID, estão mantendo aos trancos e barrancos. E muito do q tem não aguenta o tranco. São “um tanto quanto” frágeis. A BID é essencial. Gera emprego e… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

A culpa não é da trilogia mas quando o assunto é “Brasil + defesa” tem sido MUITO desagradável acompanhar, só derrota!

Meireles
Meireles
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

É só você voltar pra Itália, lá pras suas origens que você será muito feliz.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Meireles….
Apollo Miguel Rezk foi o FEBiano mais condecorado. Descendente de italianos e árabes…

Iporan Nunes de Oliveira, descendente de portugueses, conquistou Montese.

Ary de Vasconcellos, descendente de portugueses, conquistou Monte Castelo.

Emílio Mallet, nascido na França, vindo pro Brasil aos 17 anos. Comandou a Art “revólver” contra os paraguaios. É o Patrono da Artilharia.

Bom…. Pingo é letra….

Meireles
Meireles
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Vamos te mandar pra Coreia do Norte pra vê se eles vão te condecorar lá com uma alta patente, não melhor vamos te mandar para os EUA pra vê se eles vão te condecorar lá com uma alta patente. Você já tomou a sua mamadeira hoje? Ou deixou a sua chupeta cair da sua boca?
Em que mundo que você vive?
No Brasil é isso aí, todo mundo vem aqui roubar porque o povo são uns trouxa mas, avisa lá pra eles que a teta deles vai secar.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

A patente de qual invenção q vão me condecorar?

Eu vivo no mundo de Nárnia!!!!
O leão é meu amigo!!!
O espelho me levou a Marte 3 vezes!!!
Eu ensinei Chuck Norris a contar até o infinito 2 x!!!

Aliás… tu já tomou seu remedinho essa semana?

Flanker
Flanker
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Agnelo, desiste. Esse aí não tem jeito.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Eu tô de zoação com esse louco.
Depois do Bolso alemão…. Kkkkkkkkk
Já zoei mais, mas foi bloqueado…

Flanker
Flanker
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cara, na boa, tu é maluco!!!!

Brandão
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Excelente!!!
Napion, patrono do quadro de Material Bélico, Francês.
Vilagran Cabrita, patrono da Arma de Engenharia, Uruguaio.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

FEB eram bois de piranha, só ver a quantidade de baixas em Monte Castelo, 1 alemão para cada 10 brasileiros mortos.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Inimigo do Estado….. Assim…. Não sei de onde tu tirou isso é essa conclusão, mas… vamos lá. O terreno como daquela região é difícil. Vc consegue defender com menos gente do q outro do mesmo tamanho, pq as Vias de Acesso são mais restritas. Logo, mesmo tudo dando certo, quem defende vai perder bem menos gente.”, pois tem, proporcionalmente, menos gente. A FEB foi inicialmente empregada no Ataque Secundário q é uma penetração. Ou seja, vai de frente, pra que o flanco fosse exposto pra 10a Div Mth americana conquistasse o obj. Não conquistaram, então todo ataque cai. Cabe salientar… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Todo esse blá blá blá para no meio do texto você mesmo me confirmar que eram bois de piranha?

Óh Deus, precisei nem de historiador para confirmar minhas conclusões: milico brasileiro só é eficiente contra o próprio povo, o que não é grandes coisas, vide Canudos, Contestado, revolução pernambucana, e tantas outras.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Das duas uma, ou cd é índio de pai e mãe e tem coerência para buscar um patriotismo de raiz absoluto ou vc só é um bobão mesmo!

Flanker
Flanker
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Exato!

Flanker
Flanker
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Hehehehehe…e tu, tá esperando o que pra voltar pra Portugal?? Cara, para de passar vergonha!!

Boitatá
Boitatá
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Você é uma espécie de índio revoltado? Ou talvez esteja passando tempo demais no zap…

Meireles
Meireles
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

Imagina o Brasil com o maior PIB do planeta, uns 5 mil caças nas suas bases áreas, mais de 20 mil ogivas nucleares esperando a Itália vir nos escravizar novamente, os produtos todos baratos assim como é nós países de primeiro mundo, todo o povo ricos e prósperos, mais de 50 mil blindados, 100 submarinos de propulsão nucleares, mais 10 mil mísseis hipersonicos, 400 navios de guerra, 500 helicópteros de ataque, os americanos, e os italianos, alemães, portugueses, e ingleses indo nas embaixadas brasileiras tentando conseguir um visto pra virem tentar conseguir um emprego no Brasil, o quê que você… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Nossa, vc é pinelzinho de tudo!

Flanker
Flanker
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Completamente maluco…louco, mesmo!!!

Marcos Thomas
Marcos Thomas
2 anos atrás

Um país com um Projeto Nacional de Desenvolvimento sério jamais deixaria isso acontecer. Indústria de Defesa é questão de soberania. Que absurdo um governo militar não dar valor ao complexo industrial de defesa.

Bjj
Bjj
Reply to  Marcos Thomas
2 anos atrás

Tem um cidadão defendendo exatamente isso, inclusive propondo que a defesa seja um dos 4 complexos industriais a serem priorizados e desenvolvidos.
Mas o povo aparentemente vai preferir a disputa do ruim com o pior em outubro.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

O diretor da Avibras também é muito bobo. Produz um míssil para um exército que na melhor das hipóteses comprará somente as 100 unidades, desenvolve um míssil para uma força aérea que não compra nada nacional. E seus principais clientes não deixam a divulgação de imagens de teste de um míssil que em teoria existe. Como a empresa vai exportar algo que ela não pode divulgar um produto que ela não divulga? Como ela exporta produtos e tecnologias que não são fomentadas e ou adquiridas pelas forças locais, como exemplo cito o Vant Falcão que só não foi a frente… Read more »

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
2 anos atrás

Lamento pelos funcionários, mas só vem confirmar o que já falei aqui algumas vezes e fui muito criticado: compra tudo de prateleira
Indústria de Defesa no Brasil não se sustenta. Tenho dúvidas se a Avibras vai sair dessa ou aumentar a lista das indústria que quebraram, infelizmente..

paulotd
paulotd
Reply to  Ricardo Rosa Firmino
2 anos atrás

Isso aí. Perfeito espírito de vira latas de colônia de exploração.

Fernando EMB
Fernando EMB
2 anos atrás

A saída depende de uma administração competente. Ficar dependendo de compras governamentais e de um portfólio reduzido de produtos é complicado.
A Embraer sabia disso desde o seu início. Apesar de nascer com encomendas governamentais, logo percebeu que no longo prazo só prosperaria se voltasse sua atenção e seus produtos para a mercado civil e mundial. Com o tempo diversificou sua linha de produtos e os mercados que atende.

Bardini
Bardini
Reply to  Fernando EMB
2 anos atrás

São dois mundos distintos. . A Embraer consegue gerar produtos para fazer caixa vendendo para o mercado civil, devido o seguimento que atua. Qual o produto que a Avibras faz, que pode ser vendido no mercado civil de forma semelhante? . Como, com o quê e com que dinheiro, eles vão dar um tiro no escuro, para diversificar? . A Avibras só se sustenta de pé, escorada no governo. E isso também vale para a questão das exportações. Exportar armas para militar estrangeiro usar, é algo totalmente depende das relações governo-governo. . No mais, a Avibras realmente poderia ter muito… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Já vi que vamos perder outra empresa de defesa estratégica, assim como aconteceu com a Engesa.

Há dinheiro para fundão eleitoral, picanha e leite moça, mas não para bancar as empresas que ajudam na defesa da nação. É impressionante como esse país não aprende.

Mas é como eu falei lá no Naval, o Brasil merece se f*der todo santo dia.

Lana Alves
Lana Alves
2 anos atrás

Estou há meses aqui no grupo criticando o atual governo, erram em várias frentes, péssimo governo. O Brasil NÃO tem acertos, é uma quantidade enorme de falhas…parece até intencional.
Nosso país nunca esteve em uma situação tão ruim como atualmente.
Enquanto eu falo isso aparece gente para negativar meus comentários, deixem de ser fanáticos, saiam das bolhas políticas.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Lana Alves
2 anos atrás

É tanta bateção de cabeça que incompetência já não explica, é um projeto de quanto pior melhor!

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

O importante é que temos futebol, praia, novela e carnaval!

Meireles
Meireles
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Está certíssimo, eu falo isso todos os dias, pergunta pra um homem qual foi o último jogo de futebol e ele narra o jogo todinho, pergunta pra uma mulher como foi o último capítulo da novela e ela narra a novela todinha, aí você pergunta o quê que foi votado na assembléia legislativa do país e não sabem, pergunta o quê que foi votado na câmara de vereadores eles não sabem, pergunta qual é a 1° lei da constituição federal eles não sabem, daí eles chegam no posto de combustível pra abastecer e querem reclamar que o preço está alto,… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Meireles Tu já falou mal de judeu… de maçom…. do governo… sei lá mais de quem…. Falta tu falar mal dos iluminatis e da Marielle Franco…. Assim… não fala mal da Marielle…. Se não ferrou pra tu…… Os judeus, os maçons e os outros já viram q tu é meio perturbado, mas quem defende a Marielle, não vai te perdoar. OBS: não estou falando mal da Marielle. Só tô dizendo q não haverá perdão se falar mal dela…. Conselho se fosse bom, não se dava, se vendia. Mas….. E ó…. Cuidado q Jairmann Bolsostein pode estar monitorando…. ( verdadeiro nome… Read more »

Meireles
Meireles
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

A sua interpretação de texto é péssima, ou você está se fazendo de trouxa. Não adianta chorar não criança, o povo não vai ficar comprando carro no Brasil 3x do que ele vale, pagando tudo mais caro só porquê o povo de fora está no poder do país, isso vai acabar logo logo, vamos criar uma PEC pra proibir esse povo de fora de exercerem cargos públicos no Brasil, quando isso acontecer o Brasil já terá bombas atômicas, não adianta você me chamar de louco não, volta pra sua terra de origem, vocês terão que procurar outra terra pra escravizar,… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Cria do youtuber da bomba…

Agnelo
Agnelo
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Meireles

Naquele armarinho, q fica atrás do espelho do banheiro, ou nessa mesinha do lado da sua cama, tem uns vidrinhos, com uma faixa preta.
Sao jujubinhas especiais….
Agora, faz o q aquele titio de branco te disse:
Toma uma jujubinha de cada vidrinho…

Vai lá!!! Vai rápido!!!!! Vai, garoto!!!!!! Tu consegue!!!

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Esse país não tem jeito mesmo !

Desisto.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

Ué, o camarada Bosco havia garantido que o sistema Bastion (Oniks) era somente mísseis anti navio! Acho que ele se enganou…

Jeferson
Jeferson
2 anos atrás

Estou imaginando essa notícia em 2013, na era PT, a choradeira nas redes sociais da classe média brasileira (risos). Os nossos grandes heróis verde-oliva não estão tendo sucesso em 3 anos e 3 meses de Bolsonaro, em 1 de maço de 2023 o PT volta para ensiná-los como as coisas devem ser! LULA dirá na cara dos militares: esse é o MEU exército (repetindo a frase do mito, na época aceita pela direita religiosa e conservadora).

Zé bombinha
Zé bombinha
2 anos atrás

A julgar pela dívida da empresa e oque ela faz já é um meio alarmante no mercado financeiro. Se caso hipotético abra capital.. desde o início devem demostrar mais responsabilidade pelo que pretendem fazer desde o início. Por exemplo, para pagarem a dívida e desenvolvimento de novos produtos. Liderança em algo a empresa tem, ou tinha, o melhor sistema de artilharia, pela capacidade de vários tipos de foguetes na mesma plataforma mudando somente o básico. No novo, além da fábrica mencionada nós comentários abaixo, devem partir sem dúvidas para uns novos produtos. Foguetes guiados de curto alcance, ATGM, bombas guiadas,… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Zé bombinha
2 anos atrás

E pensar que o Ronaldo fenômeno comprou o time do Cruzeiro, por uma quantia quase igual, será que não tem nenhum grande empreendedor nacional para salvar a avibras? Especialmente os ditos nacionalistas do bolsonarismo.

Antonio Cançado
2 anos atrás

É lamentável ver a situação em que Lula, Dilma e Bolsonaro mergulharam o Brasil…

Camargoer
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

Caro Antônio. Ciclos econo.ivoa têm duração de 3 a 5 anos… as causas do atual estado da economia estariam em Bolsonaro ou Temer. Nem o atual ciclo político, mais longo que um ciclo econômico, tem a ver com o ex-presidente Lula. Que fixacao.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Ciclos existem, mas não são deterministicos. As opções econômicas não tem efeito apenas dentro do seu “ciclo”.
A escolha de Dilma em quebrar o país para conseguir a reeleição teve consequências na grande recessão de 15/16, a mais profunda da história brasileira.
E agora o atual governo está indo pelo mesmo caminho, e creio que colheremos o mesmo resultado ano que vem.

Thom
Thom
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

Concordo plenamente.

Cansado
Cansado
2 anos atrás

Os liberais de plantão e defensores da liberdade econômica pauloguedistas não têm nada a reclamar.
Trata-se apenas da mão invisível do mercado fazendo a sua seleção natural.

Thom
Thom
Reply to  Cansado
2 anos atrás

Que asneira. Esse nacionalistas são chatos pqp.
Tú quer pagar o prejuízo se fosse uma empresa estatizada?!
Estamos em um país de terceiro mundo, desigual e com uma população que não sabe nada sobre defesa.
Empresa pública só serve pra apradinhando político.
Não coloque culpa somente na ecônomia, se temos um comando da FFAA que gosta se esbaldar com dinheiro público,além de o orçamento de mais de 70% para pessoal.

Cansado
Cansado
Reply to  Thom
2 anos atrás

Bom dia pra você também. Apesar da sua falta de educação e pouca habilidade de leitura, esclareço que não pedi nem nunca pediria a estatização da Avibras. Não sei como você chegou a essa conclusão mas, dada a sua estupidez e pouca educação, suspeito que tenha a ver com os seus ascendentes. Certamente o “asno” não sou eu e parece que isso está no seu sangue. Só por você assumir a expressão “terceiro mundo” para si já demonstra o quão obtusa e acanhada é a sua mentalidade. Mesmo assim desejo a você que a próxima geração da sua família tenha… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Cansado
Glasquis7
2 anos atrás

Pessoal, calma. Apenas um ajuste nas contas e AVIBRAS volta ao mercado. Com o aumento da demanda, logo recupera a sua situação economica

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Considerando seu papel no fornecimento de sistemas ao exterior com clientes como Arabia Saudita, Malásia, Indonésia e o próprio EB, não acredito em falência mas sim em ajustes de contas para seguir no mercado como qualquer outra empresa que está em situação financeira inadequada. Agora, considerando seu papel e tecnologia estratégica para defesa também do Brasil, é importante que haja uma visão mais sensível do governo para esta pois a guerra da Ucrânia fez o mundo, que estava letárgico com seus “Twitters, Instragrams e Tik Toks” acordar e ver que quem não domina tecnologia de defesa ficará nas mãos de… Read more »

Dick Vigarista
Dick Vigarista
2 anos atrás

Primeiramente Parabéns para a Avibras.

A avibras desenvolveu turbina, plataforma inercial, acelerômetros, guiagem, um missil de cruzeiro todo livre de ITAR, livre de embargos. O AV-MTC esta passando por sua certificação final essa semana na barreira do inferno.

Essa é só mais uma recuperação judicial na historia da Avibras. Afinal Avibras sem crise, não é Avibras.

A família controladora da Avibras possui recursos para manter a Avibras. Não será vendida e nem vai fechar.

Parabéns a Avibras por ter desenvolvido tal arma de artilharia.

Dick Vigarista
Dick Vigarista
Reply to  Dick Vigarista
2 anos atrás

Como o próprio comunicado menciona, Avibras tem grandes perspectivas de contratos que estão sendo trabalhados.

Avibras uma historia de crises e conquistas.

Jodreski
Jodreski
2 anos atrás

Mais um 7×1! Não está fácil hein Brasil.

Matheus
2 anos atrás

Pelo que eu entendi, é mais um reajuste do que uma falencia em si.
Por mais banânico que seja esse governo e seus milicos eu não acredito que eles vão deixar a AVIBRAS sumir assim. Vai ser a mesma coisa que foi a Embraer no primeiro ano da pandemia, vão dar uns bilhoes pra pagar as contas e fica por isso mesmo.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Eu não sei o porque do espanto dessa galerinha! Elegem entreguistas e subservientes, e agora esperam um cenário diferente deste?

Welington S.
Welington S.
2 anos atrás

Cortando somente o salários dos semi-deuses vulgo: STF, sobra muito, muito dinheiro. Dinheiro, temos. O Governo Federal deve entrar de cabeça pra ontem. É inadmissível perdemos a AVIBRAS, inadmissível.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Welington S.
2 anos atrás

Claro, claro! Cortar o salário de onze ministros seria suficiente para o Brasil ter um exército como o da Rússia.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Welington S.
2 anos atrás

Um exemplo, se o atual presidente tivesse posto fim, conforme havia prometido em campanha, na estatal TV Brasil que só existe para fazer propaganda do governo, essa economia bancaria.

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  Sagaz
2 anos atrás

Ai fica totalmente a mercê das Globos da vida, sem voz nenhuma.

Bueno
Bueno
2 anos atrás

Oferece para a Arábia saudita, faz uma parceria e produz o AVTM no Oriente e aqui

Camargoer
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Olá Bueno. Oferece para a Boeing.

Jonas
Jonas
2 anos atrás

O que tem de comentarista que não sabe acender uma churrasqueira, na internet todo sabe da solução sem conhecer o problema. Falsa afirmação atacando oficiais e comandantes deveria ser punidos civil e criminal. A maioria expressa seu ódio e frustração da vida em outra pessoa, diminui o trabalho dos outros para mascarar sua insignificância.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Jonas
2 anos atrás

Ahhh sim, me desculpe por um momento esqueci que na verdade vai tudo muito bem, já pensou se houvessem motivos para criticar a potencia que é nossa defesa como um todo?
Ainda bem que bossas divisões de blindados, navios, aviões e indústria de base vão próximas do perfeito… SQN!

m4l4v1🞡4
2 anos atrás

Quem é q vai querer compra uma empresa q num consegue fabricar 1 produto q qualquer adolescente hoje consegue fazer com 1 poco de $$$?

Num é preciso ser engenhero ou ser uma empresa com muitos engenheros pra construi 1 missel de cruzeiro igual ou melhor do q u AV-TM 300. Basta ter alguns milhões, acesso a internet e sabe procura por tutoriais na Deep Web.

Zeca
Zeca
2 anos atrás

Avibras deveria se concentrar em produtos que realmente geram interesse nas nossas FFAAs: churrascarias e serviços de buffet.

Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

EU JÁ SABIA!
ISSO É BRAZIL-IL-IL!

E já vou cantar a pedra. O Submarino nuclear também já era.
País sem visão é assim mesmo.
O projeto chamado Braisl não nasceu para dar certo.

Deo
Deo
2 anos atrás

O governo federal deveria ser o principal cliente.
Basta ver as indústrias bélicas dos Estados Unidos, são as maiores do mundo.
O governo federal as mantém no topo mundial, sendo seu maior cliente, e outdoor.

glasquis 7
Reply to  Deo
2 anos atrás

EEUU vive de guerras, o Brasil não. A demanda bélica do Brasil não é suficiente como para bancar o desenvolvimento e produção de material bélico de alto padrão. Precisa de clientes externos.

Mas, com a atual situação no mundo, logo começam a aparecer pedidos e já consegue se equilibrar novamente.

willhorv
willhorv
2 anos atrás

Chega ser cômico se não fosse um absurdo isso!!!

Ivan herrera
Ivan herrera
2 anos atrás

Se não estou enganado essa é a terceira vez que a empresa pede recuperação judicial.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Recuperação judicial n é o fim do mundo.

Se a empresa tiver um bom plano, ele será aprovado e o barco segue em frente.

Sadam Vive
Sadam Vive
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Talvez um empréstimo gordo da Arábia Saudita.

Last edited 2 anos atrás by Sadam Vive
Ivan herrera
Ivan herrera
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Isso mesmo se não me engano nos anos 90, foi a primeira vez depois 2008 e agora novamente.

caixeiro
caixeiro
2 anos atrás

Como se fosse a primeira fez… sempre no momento certo…passam-se décadas mas não muda nada….

Last edited 2 anos atrás by caixeiro
Adriano madureira
Adriano madureira
2 anos atrás

Exatamente Teropode! Lembro quando a mectron foi vendida,o valor nem era absurdo(ativos avaliados em cerca de US$ 50 milhões) assim,o governo poderia ter adquirido,mas caiu na mão dos israelenses.

Na crise de 2008, o governo americano emprestou dinheiro a GM, e virou acionista da empresa.

Após a tormenta passar, a gigante americana readquiriu suas ações…

Por quê não fazer algo similar com a AVIBRÁS?! Virar um acionista temporário até a situação ficar estável e então se desfazer das ações as vendendo novamente para a empresa.

Last edited 2 anos atrás by Adriano madureira
Bardini
Bardini
2 anos atrás

Esse é o país que fala em ter submarino nuclear…

Last edited 2 anos atrás by Bardini