Hiroo Onoda: o soldado japonês que continuou lutando por quase 30 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial

23

Hiroo Onoda

Nos últimos meses de 1944, após quase uma década de guerra, a maré estava virando contra o Japão. Sua economia estava em dificuldades, seus militares espalhados por metade da Ásia, e os territórios que haviam conquistado em todo o Pacífico agora caíam como dominó para as forças dos EUA. A derrota parecia inevitável.

Em 26 de dezembro de 1944, o segundo tenente Hiroo Onoda, do Exército Imperial Japonês, foi enviado à pequena ilha de Lubang, nas Filipinas. Suas ordens eram atrasar o progresso dos Estados Unidos tanto quanto possível, suportar e lutar a todo custo e nunca se render. Tanto ele quanto seu comandante sabiam que essencialmente era uma missão suicida.

Em fevereiro de 1945, os americanos chegaram a Lubang e tomaram a ilha com uma força irresistível. Dentro de alguns dias, a maioria dos soldados japoneses havia se rendido ou sido mortos, mas Onoda e três de seus homens conseguiram esconder-se na selva. A partir daí, eles começaram uma campanha de guerrilha contra as forças dos EUA e a população local, atacando linhas de abastecimento, disparando contra soldados dispersos e interferindo com as forças americanas quando pudessem.

Em agosto, meio ano depois, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rendeu e a guerra mais mortal na história humana chegou à sua conclusão dramática.

No entanto, milhares de soldados japoneses ainda estavam dispersos entre as ilhas do Pacífico, e a maioria, como Onoda, estava escondida na selva, sem saber que a guerra tinha acabado. Esses resistentes continuaram a lutar e saquear como antes. Este foi um problema real para a reconstrução do Ásia oriental após a guerra, e os governos concordaram que algo devia ser feito.

Bombardeio de folhetos

Os militares dos EUA, em conjunto com o governo japonês, lançaram milhares de folhetos em toda a região do Pacífico, anunciando que a guerra tinha acabado e que era hora de todos irem para casa. Onoda e seus homens, como muitos outros, encontraram e leram esses folhetos, mas ao contrário da maioria dos outros, Onoda decidiu que os folhetos eram falsos, uma armadilha das forças americanas para fazer com que os guerrilheiros se mostrassem. Onoda queimou os folhetos, e ele e seus homens ficaram escondidos e continuaram a lutar.

Passaram cinco anos. Os folhetos pararam, e a maioria das forças americanas já haviam ido para casa. A população local em Lubang tentou retornar à sua vida normal de agricultura e pesca. No entanto, havia Hiroo Onoda e seus homens, ainda atirando contra os fazendeiros, queimando suas colheitas, roubando seus animais e matando moradores locais que vagavam muito longe para a selva. O governo filipino então elaborou novos folhetos e espalhou-os pela selva. Saia, eles disseram. A guerra acabou. Você perdeu.

Mas estes, também, foram ignorados.

Em 1952, o governo japonês fez um esforço final para tirar os últimos soldados restantes do esconderijo em todo o Pacífico. Desta vez, cartas e fotos das famílias dos soldados desaparecidos foram atiradas do ar, juntamente com uma nota pessoal do próprio Imperador. Novamente, Onoda se recusou a acreditar que a informação era real. Mais uma vez, ele acreditava que o material seria um truque dos americanos. Mais uma vez, ele e seus homens estavam de pé e continuaram a lutar.

Mais alguns anos se passaram e os habitantes das Filipinas, cansados ​​de serem aterrorizados, finalmente se armaram e começaram a revidar. Em 1959, um dos companheiros de Onoda se rendeu e outro havia sido morto. Então, uma década depois, o último companheiro de Onoda, um homem chamado Kozuka, foi morto em um tiroteio com a polícia local enquanto ele estava queimando campos de arroz — ainda travando guerra contra a população local um quarto de século após o fim da Segunda Guerra Mundial!

Onoda, que já tinha passado mais de metade de sua vida nas selvas de Lubang, estava sozinho.

Em 1972, a notícia da morte de Kozuka atingiu o Japão e provocou agitação. Os japoneses achavam que o último dos soldados da guerra havia chegado em casa há anos. A mídia japonesa começou a se perguntar: se Kozuka ainda estava em Lubang até 1972, então talvez o próprio Onoda, o último japonês conhecido da Segunda Guerra Mundial, ainda podia estar vivo. Nesse ano, os governos japonês e filipino enviaram equipes de busca para procurar o enigmático segundo tenente, agora parte mito, parte herói e parte fantasma.

Eles não encontraram nada.

À medida que os meses avançavam, a história do tenente Onoda transformou-se em algo como uma lenda urbana no Japão — o herói de guerra que parecia muito insano para realmente existir. Muitos o romantizaram. Outros o criticaram. Outros achavam que ele era um conto de fadas, inventado por aqueles que ainda queriam acreditar em um Japão que havia desaparecido há muito tempo.

Norio Suzuki ouve falar sobre Onoda

Foi nessa época que um jovem chamado Norio Suzuki ouviu falar sobre Onoda. Suzuki era um aventureiro e explorador, e um pouco hippie. Nascido após a guerra, ele abandonou a escola e passou quatro anos viajando pela Ásia, Oriente Médio e África, dormindo em bancos de parque, em carros de estranhos, em celas de cadeias e sob as estrelas. Ele se oferecia em fazendas para comer e doou sangue em troca de lugares para ficar. Ele era um espírito livre e talvez um pouco louco.

Em 1972, Suzuki precisava de outra aventura. Ele voltou ao Japão depois de suas viagens e achou que as rígidas normas culturais e a hierarquia social eram sufocantes. Ele odiava a escola. Ele não conseguiu se segurar em um emprego. Ele queria voltar para a estrada, voltar a ficar sozinho.

Para Suzuki, a lenda de Hiroo Onoda veio como a resposta para seus problemas. Foi uma nova e digna aventura para ele perseguir. Suzuki acreditava que ele seria aquele que encontraria Onoda. Claro, os grupos de busca enviados pelos governos japonês, filipino e americano não conseguiram encontrar Onoda; as forças policiais locais que estavam vasculhando a selva há quase trinta anos sem sorte; milhares de folhetos não encontraram resposta — não importa, este caloteiro, hippie que abandonou a faculdade seria o único a encontrá-lo.

Desarmado e sem treinamento para qualquer tipo de reconhecimento ou guerra tática, Suzuki viajou para Lubang e começou a vagar pela selva sozinho. Sua estratégia: gritar o nome de Onoda realmente alto e dizer-lhe que o imperador estava preocupado com ele.

Ele encontrou Onoda em quatro dias.

Norio Suzuki e Hiroo Onoda

Suzuki ficou com Onoda na selva por algum tempo.

Onoda estava sozinho há mais de um ano, e uma vez encontrado por Suzuki, ele recebeu o companheirismo e estava desesperado por saber o que estava acontecendo no mundo exterior de uma fonte japonesa em que ele podia confiar. Os dois homens se tornaram muito amigos.

Suzuki perguntou a Onoda por que ele havia ficado e continuou a lutar. Onoda disse que era simples: ele tinha recebido a ordem de “nunca se render”, então ele ficou. Por quase trinta anos ele simplesmente estava seguindo uma ordem. Onoda perguntou a Suzuki por que um “menino hippie” como ele próprio foi procurá-lo. Suzuki disse que tinha deixado o Japão em busca de três coisas: “O tenente Onoda, um urso panda e o Abominável Homem da neve, nesta ordem.

Tendo encontrado Hiroo Onoda e o urso panda, Suzuki morreria alguns anos depois no Himalaia, ainda em busca do Abominável Homem da neve.

No entanto, mais tarde, em sua vida, Onoda disse que não se arrependia de nada. Ele afirmou que estava orgulhoso de suas escolhas e seu tempo em Lubang. Ele disse que foi uma honra dedicar uma parte considerável de sua vida em serviço a um império inexistente. Suzuki, se tivesse sobrevivido, provavelmente teria dito algo semelhante: que ele estava fazendo exatamente o que deveria fazer, que ele não se arrependia de nada.

Hiroo Onoda voltou ao Japão em 1974 e se tornou uma espécie de celebridade em seu país de origem. Ele foi transportado de talk shows para estações de rádio; políticos procuravam apertar a mão; ele publicou um livro e até mesmo recebeu uma grande quantia de dinheiro do governo.

Mas o que ele encontrou quando voltou ao Japão o horrorizou: uma cultura consumista, capitalista e superficial que perdeu todas as tradições de honra e sacrifício sob as quais sua geração havia sido criada.

Onoda tentou usar sua súbita celebridade para defender os valores do antigo Japão, mas ele estava surdo para essa nova sociedade. Ele foi visto mais como um atração do que um pensador cultural sério — um japonês que emergiu de uma cápsula do tempo para que todos se maravilhassem, como uma relíquia em um museu.

E na ironia das ironias, Onoda tornou-se muito mais deprimido do que nunca esteve na selva por todos esses anos. Pelo menos na selva, sua vida representava algo; significava algo. Na selva seu sofrimento era suportável, mesmo um pouco desejável. Mas no Japão, que naquele momento ele considerava ser uma nação vazia, cheia de hippies e mulheres soltas em roupas ocidentais, ele foi confrontado com a verdade inevitável: que sua luta não significava nada. O Japão pelo qual ele tinha vivido e lutado não existia mais.

Onoda revisitou a Ilha Lubang em 1996, doando US$ 10.000 para a escola local. Sua esposa, Machie Onoda, tornou-se a chefe da conservadora Associação de Mulheres do Japão em 2006.

Ele costumava passar três meses do ano no Brasil. Onoda foi premiado com a medalha de mérito Santos-Dumont pela Força Aérea Brasileira em 6 de dezembro de 2004. Em 21 de fevereiro de 2010, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul concedeu-lhe o título de “Cidadão do Mato Grosso do Sul “.

Onoda foi afiliado à organização abertamente revisionista Nippon Kaigi, que defende a restauração do poder administrativo da monarquia e do militarismo no Japão.

Onoda morreu de insuficiência cardíaca em 16 de janeiro de 2014, no Hospital Internacional St. Luke em Tóquio, devido a complicações decorrentes de pneumonia.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, comentou sobre sua morte: “Lembro-me vividamente que eu fiquei tranqüilizado sobre o fim da guerra quando o Sr. Onoda voltou para o Japão” e também elogiou sua vontade de sobreviver.

Hiroo Onoda na sua chegada ao Japão

FONTE: Livro “A arte sutil de não se importar” – Mark Manson; Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Mais doido que soldado ucraniano que acha que vai ganhar a guerra
Pelo menos as trincheiras usadas são as mesmas.

Kkkkkk

Carvalho
Carvalho
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Daqui a 30 anos vc vai estar aqui….
“Kerson hj vai cair !…Azovs estão sendo dizimados…! O Ocidente não aguenta mais a falta de energia!”

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Amigo, o Xings vive em modo perpetuo de negação da realidade

Firmino
Firmino
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Uma loucura mesmo.
Sujeito ficar dentro de uma trincheira em época de drones e artilharia guiada é suicídio.
As cenas gravadas são realmente chocantes.
Muito ucraniano abatido.
Alguns ficam enterrados e nunca serão descobertos.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Tá, mas já resolveram o problema dos mapas russos?

Em 72h chegariam a Berlim e em 2 semanas a Lisboa. Mas faz 3 meses que tentam chegar a Kiev e não conseguem, devem ser os mapas de baixa qualidade.

Last edited 1 ano atrás by Monarquista
Bacchi
Bacchi
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

GPS da garmim que os russos usam deve estar desatualizado, por isso não conseguiram ainda

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Poderia ser um Onoda, mas são ucranianos sendo varridos de suas trinchiras, oitenta anos depois.

https://t.me/partizan1941/21993

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Vc não se emenda Xings!

Vinicius 023
Vinicius 023
1 ano atrás

Um verdadeiro heroi de um país que n existe mais (com honra, dignidade, moral). Hj o Japão é um país hedonista, com alta taxa de suicídio e baixa taxa de natalidade. Uma civilização decadente que outrora já foi potencia.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Os crimes de guerra cometidos pelo Japão na WWII não tem nada de horado, heroico e moralista.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Já morei lá, e acho que não é do mesmo país no qual vivi que você está falando.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

Os dados estão ae amigo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

O que quer dizer com o ser um país hedonista?
Existem várias definições mas não percebo como o Japão se encaixa…

Carvalho
Carvalho
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Uma das bases teóricas do nazismo foi o livro de Osvald Spengler: O declínio do Ocidente (1922).
O totalitarismo tem um vínculo muito forte com o ressentimento conservador individual de cada um. Porisso o perigo daqueles que não se sentem incluídos nesta sociedade, sempre prontos a abraçar qualquer política de limpeza ou expurgo de valores, manifestações ou indivíduos que não sejam espartanos.
Enquanto houver ressentidos….haverá espaço para Putins.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Imagino que as ideias contidas nesse livro devem ser a base do pensamento de Putin

WSilva
WSilva
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Por incrivel que pareça, o Japão pós segunda guerra mundial é a fase ”independente” mais gloriosa do país. O Japão potência que você mencionou era uma copia da China(cultura) e do ocidente(tecnologia militar) com uma pitada de loucura mongol/nazista.

Não há glória nenhuma naquele Japão, é apenas uma ilusão, assim como a Alemanha nazista.

Almeida
Almeida
1 ano atrás

Esse é maluco.
Mas também achava que o Imperador era o Deus na Terra.

Mictanos
1 ano atrás

Conheço a estória do Hiroo também
Inclusive a familia tem terras no Brasil, fazenda, acho que em Terenos (MS)
Ele morou lá por um tempo

Conheço de longa data a estória dele
Inclusive também fizeram um filme, ano passado (2021)
Segue trailer abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=I3kNSD9tzbg&t=36s

Mictanos
Reply to  Mictanos
1 ano atrás

Ops, o tailer acima é do filme do coreano que lutou por 3 exércitos diferentes…
Do Hiroo, é esse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=oTOHCX5JdiQ&t=16s

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 ano atrás

Onoda é tipo o tupiniquim kings defendendo o putinismo no Brasil.

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Agora só falta uma matéria sobre o Tsutomu Yamaguchi, o homem que sobreviveu as Bombas Atômicas de Hiroshima e de Nagasaki. Detalhe: morreu em Nagasaki em 2010, aos 93 anos!!!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Esse é índio.

Lembrando que aquelas selvas do Pacífico são as vezes mais inóspitas do que a amazônica. Lembram muito a Mata Atlântica e são repletas de doenças e animais peçonhentos.

Banzai 🇯🇵

André K
André K
1 ano atrás

“A arte sutil de não se importar
A tradução publicada não é exatamente essa mas, ok, faz sentido com as regras do site.