As Forças Armadas da Bielorrússia iniciaram hoje (14/6) um exercício de Estado-Maior focado em testar as capacidades de comando e controle. No entanto, é improvável que a Bielorrússia se junte à guerra na Ucrânia em nome da Rússia.

O Chefe de Logística das Forças Armadas da Bielorrússia, o major-general Andrei Burdyko, anunciou que o exercício envolverá autoridades militares, unidades militares não especificadas e organizações de logística e destina-se a melhorar a coerência do comando e controle e apoio logístico para aumentar o nível geral de treinamento e habilidades práticas do pessoal em um “ambiente em mudança dinâmica”.

Qualquer entrada da Bielorrússia na guerra provavelmente também provocaria mais sanções paralisantes à Bielorrússia. Qualquer ataque bielorrusso sem apoio contra o norte da Ucrânia provavelmente seria altamente ineficaz, e a qualidade das tropas bielorrussas permanece baixa.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
1 ano atrás

Isso é um aviso para a Polônia e países adjacentes a este!

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“A Rússia utilizará a Bielorrússia se houver uma escalada na ucrania com outros paises.”

Que outros países seriam esses? Algum país da OTAN? Esquece, essa guerra é só entre Rússia e Ucrânia, quase 4 meses de guerra e ninguém se meteu (com tropas), não é agora que isso vai acontecer.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Respeito, mas discordo. É uma guerra Rússia X OTAN by Ucrânia. OTAN entra, ainda que não totalmente, com equipamentos,treinamento, inteligência, logística, vigilância, C2 full, propaganda, sanções(que é uma forma de guerra) e o que mais pode ser utilizado sem que configure uma ação direta contra a Rússia. Ucrânia entra com a b…..

Klaus
Klaus
1 ano atrás

Se a Rússia tá lascada com essa guerra imagina a Bielorrússia…rsrsr patético ..ainda mais que a população quer se ver livre do último ditador da Europa … resumindo , se o baixinho mafioso calhorda do Kremlin tá na fila da guilhotina , imagina esse cara .

Francisco
Francisco
Reply to  Klaus
1 ano atrás

Quem se lascou foi o ocidente e o comediante Zelensky, o tiro saiu pela culatra.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Klaus
1 ano atrás

Melhor ficar quieto

Mafix
Mafix
1 ano atrás

Muitas pessoas acham o ditador da Bielorussia doido ou burro mas o cara sabe atuar como ator ajudando a representar interesses da Russia por muitos anos sem perder suas regalias como ditador …
Quanto ao exercitio creio eu que é algo para tapear o Putin falando que vai manter parte do exercito ucraniano na fronteira tirando de outras fronts …

Last edited 1 ano atrás by Mafix
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Se a Bielorússia tiver a mesma qualidade que a Rússia, a OTAN não precisa se preocupar.

O Chato
O Chato
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Independentemente da qualidade, as forças ativas da Bielorrússia são insignificantes em números. Sozinhos e sem a convocação de reservas, não teriam capacidade de promover nada mais do que ações diversionistas (como esses exercicios). Com a Rússia focada no leste, não poderiam nem contar com apoio Russo relevante (a maior parte das tropas que recuaram do norte de Kiev foram realocadas para as ofensivas ao leste e ao sul da Ucrânia).

Last edited 1 ano atrás by O Chato
Felipe
Felipe
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Fala isso pros 200 mil ucranianos mortos

George
George
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Mais fake, xings?

Last edited 1 ano atrás by George
Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Internet aceita qualquer chute.

Nilson
Nilson
1 ano atrás

Mesmo não sendo significativas suas forças, o aprestamento da BieloRússia na fronteira da Ucrânia obriga os ucranianos a manterem tropas de prontidão na área, principalmente para evitar qualquer risco às rotas de suprimento que vêm da Polônia. É no mesmo sentido de permitir trânsito de tropas russas e disparo de mísseis a partir da BieloRússia, tudo isso ajuda a reduzir as disponibilidades ucranianas para o front. Esses exercícios militares e “empréstimo” de território e infraestrutura são as colaborações da BieloRússia com a ofensiva russa. Não creio teriam coragem de intervir com seu próprio pessoal.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Nilson
1 ano atrás

A Rússia vai precisa de 20 anos pra pode volta Acer um país de primeiro mundo depôs dessa guerra o prejuízo sem precedente incalculável que vai levar 30 ano pra si recupera do tombo

Cristiano
Cristiano
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Vcs são malucos ou não pensam.
Existe a China, maior potência, apoiadora da Rússia em várias questões. Muita coisa pode acontecer, basta a OTAN se meter diretamente na guerra, são vários países, anti OTAN. Eles usam a desculpa de uma força de defesa, que foi feita para combater os soviéticos. Acabou a guerra fria. A OTAN ainda existe, contra quem?

Nilson
Nilson
Reply to  Cristiano
1 ano atrás

De qualquer forma, essa invasão da Ucrânia vai fazer o mundo retroagir ao modelo da guerra fria, em que havia dois blocos (URSS x Otan) que quase não se comunicavam, inclusive economicamente. Lógico que não vai chegar ao extremo que era, mas muita coisa vai mudar. Se for esperta, a China será a grande vencedora, pois poderá tornar-se um terceiro bloco que se relacionará e ganhará vantagens relacionando-se simultaneamente com os outros dois blocos.

Theo
Theo
1 ano atrás

Essa tática está descrita no livro A Arte da Guerra. Você utiliza o engôdo para atrair a atenção do adversário para que ele não desloque reforços pra ajudar no front principal da guerra. A Rússia nunca quis de fato tomar Kiev. O objetivo principal sempre foi Donbass e privar a Ucrânia de acesso ao Mar Negro.

Xvantbrasil
Xvantbrasil
1 ano atrás

No Globo, somos 193 países, somente 30 fazem parte da OTAN e a maioria ou seja 144 tirando UE e USA, ( g7) ,estão dando razão ao Putin que logicamente está muito puto, aliás a mídia para de falar que o Putin está doente depois que o vice dele afirmou que se fosse ele já teria distribuído atômicas de 65 Megafone a foi, kkk, ia caras sabem jogar xadrez desde o útero da mãe, quale, sabichões?