As Forças Armadas da Bielorrússia iniciaram hoje (14/6) um exercício de Estado-Maior focado em testar as capacidades de comando e controle. No entanto, é improvável que a Bielorrússia se junte à guerra na Ucrânia em nome da Rússia.

O Chefe de Logística das Forças Armadas da Bielorrússia, o major-general Andrei Burdyko, anunciou que o exercício envolverá autoridades militares, unidades militares não especificadas e organizações de logística e destina-se a melhorar a coerência do comando e controle e apoio logístico para aumentar o nível geral de treinamento e habilidades práticas do pessoal em um “ambiente em mudança dinâmica”.

Qualquer entrada da Bielorrússia na guerra provavelmente também provocaria mais sanções paralisantes à Bielorrússia. Qualquer ataque bielorrusso sem apoio contra o norte da Ucrânia provavelmente seria altamente ineficaz, e a qualidade das tropas bielorrussas permanece baixa.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
11 meses atrás

Isso é um aviso para a Polônia e países adjacentes a este!

Luciano
Luciano
11 meses atrás

A Rússia utilizará a Bielorrússia se houver uma escalada na ucrania com outros paises. Dizem que a Polônia ocuparia a parte oriental da Ucrânia e a Bielorrússia ingressaria.

Teropode
Reply to  Luciano
11 meses atrás

Links ,!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Luciano
11 meses atrás

“A Rússia utilizará a Bielorrússia se houver uma escalada na ucrania com outros paises.”

Que outros países seriam esses? Algum país da OTAN? Esquece, essa guerra é só entre Rússia e Ucrânia, quase 4 meses de guerra e ninguém se meteu (com tropas), não é agora que isso vai acontecer.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Respeito, mas discordo. É uma guerra Rússia X OTAN by Ucrânia. OTAN entra, ainda que não totalmente, com equipamentos,treinamento, inteligência, logística, vigilância, C2 full, propaganda, sanções(que é uma forma de guerra) e o que mais pode ser utilizado sem que configure uma ação direta contra a Rússia. Ucrânia entra com a b…..

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Luciano
11 meses atrás

Internet aceita qualquer chute.

Klaus
Klaus
11 meses atrás

Se a Rússia tá lascada com essa guerra imagina a Bielorrússia…rsrsr patético ..ainda mais que a população quer se ver livre do último ditador da Europa … resumindo , se o baixinho mafioso calhorda do Kremlin tá na fila da guilhotina , imagina esse cara .

Francisco
Francisco
Reply to  Klaus
11 meses atrás

Quem se lascou foi o ocidente e o comediante Zelensky, o tiro saiu pela culatra.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Klaus
11 meses atrás

Melhor ficar quieto

Mafix
Mafix
11 meses atrás

Muitas pessoas acham o ditador da Bielorussia doido ou burro mas o cara sabe atuar como ator ajudando a representar interesses da Russia por muitos anos sem perder suas regalias como ditador …
Quanto ao exercitio creio eu que é algo para tapear o Putin falando que vai manter parte do exercito ucraniano na fronteira tirando de outras fronts …

Last edited 11 meses atrás by Mafix
Antunes 1980
Antunes 1980
11 meses atrás

Se a Bielorússia tiver a mesma qualidade que a Rússia, a OTAN não precisa se preocupar.

O Chato
O Chato
Reply to  Antunes 1980
11 meses atrás

Independentemente da qualidade, as forças ativas da Bielorrússia são insignificantes em números. Sozinhos e sem a convocação de reservas, não teriam capacidade de promover nada mais do que ações diversionistas (como esses exercicios). Com a Rússia focada no leste, não poderiam nem contar com apoio Russo relevante (a maior parte das tropas que recuaram do norte de Kiev foram realocadas para as ofensivas ao leste e ao sul da Ucrânia).

Last edited 11 meses atrás by O Chato
Felipe
Felipe
Reply to  Antunes 1980
11 meses atrás

Fala isso pros 200 mil ucranianos mortos

George
George
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Mais fake, xings?

Last edited 11 meses atrás by George
Nilson
Nilson
11 meses atrás

Mesmo não sendo significativas suas forças, o aprestamento da BieloRússia na fronteira da Ucrânia obriga os ucranianos a manterem tropas de prontidão na área, principalmente para evitar qualquer risco às rotas de suprimento que vêm da Polônia. É no mesmo sentido de permitir trânsito de tropas russas e disparo de mísseis a partir da BieloRússia, tudo isso ajuda a reduzir as disponibilidades ucranianas para o front. Esses exercícios militares e “empréstimo” de território e infraestrutura são as colaborações da BieloRússia com a ofensiva russa. Não creio teriam coragem de intervir com seu próprio pessoal.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Nilson
11 meses atrás

A Rússia vai precisa de 20 anos pra pode volta Acer um país de primeiro mundo depôs dessa guerra o prejuízo sem precedente incalculável que vai levar 30 ano pra si recupera do tombo

Cristiano
Cristiano
Reply to  Leonardo
11 meses atrás

Vcs são malucos ou não pensam.
Existe a China, maior potência, apoiadora da Rússia em várias questões. Muita coisa pode acontecer, basta a OTAN se meter diretamente na guerra, são vários países, anti OTAN. Eles usam a desculpa de uma força de defesa, que foi feita para combater os soviéticos. Acabou a guerra fria. A OTAN ainda existe, contra quem?

Nilson
Nilson
Reply to  Cristiano
11 meses atrás

De qualquer forma, essa invasão da Ucrânia vai fazer o mundo retroagir ao modelo da guerra fria, em que havia dois blocos (URSS x Otan) que quase não se comunicavam, inclusive economicamente. Lógico que não vai chegar ao extremo que era, mas muita coisa vai mudar. Se for esperta, a China será a grande vencedora, pois poderá tornar-se um terceiro bloco que se relacionará e ganhará vantagens relacionando-se simultaneamente com os outros dois blocos.

Theo
Theo
11 meses atrás

Essa tática está descrita no livro A Arte da Guerra. Você utiliza o engôdo para atrair a atenção do adversário para que ele não desloque reforços pra ajudar no front principal da guerra. A Rússia nunca quis de fato tomar Kiev. O objetivo principal sempre foi Donbass e privar a Ucrânia de acesso ao Mar Negro.

Xvantbrasil
Xvantbrasil
11 meses atrás

No Globo, somos 193 países, somente 30 fazem parte da OTAN e a maioria ou seja 144 tirando UE e USA, ( g7) ,estão dando razão ao Putin que logicamente está muito puto, aliás a mídia para de falar que o Putin está doente depois que o vice dele afirmou que se fosse ele já teria distribuído atômicas de 65 Megafone a foi, kkk, ia caras sabem jogar xadrez desde o útero da mãe, quale, sabichões?