Por Steve Rosenberg – Rússia Editor, Moscou

“É o veículo novo mais acessível da Rússia. Eles o chamam de… o carro anti-sanções!”

Isso foi a TV estatal russa dando uma reviravolta positiva no novo Lada, não tão melhorado, saindo da linha de produção na cidade de Togliatti.

“Mais acessível” é talvez seu único ponto de venda. Devido às sanções ocidentais, a montadora russa não pode importar todos os componentes que costumava importar. Assim, o “anti-sanções” Lada Granta não tem airbag, nem sistema antibloqueio de frenagem, nem Controle Eletrônico de Estabilidade e nem pré-tensores dos cintos de segurança.

Quase quatro meses após a invasão da Ucrânia, o novo Lada resume a economia russa: ainda está funcionando, apesar de faltar algumas partes.

“Ainda funcionando” é uma conquista. A Rússia é agora o país mais sancionado do mundo. De acordo com o serviço de dados Statista, mais de 10.500 restrições foram impostas a indivíduos e empresas russas. Mais de 7.500 delas foram implementadas nos últimos quatro meses.

Não é à toa que alguns especialistas previam que, a essa altura, as rodas da economia russa já teriam saído completamente dos trilhos.

A economia da Rússia em números*

  • 17.1% Inflação anual em maio
  • 8-9% Comércio varejista deve cair este ano
  • 83.5% Vendas de carros caem em maio de 2022
  • 7.8%P revisão oficial de queda do PIB russo em 2022
  • 30%Previsão não oficial de colapso do PIB pelo IIF

*Fontes oficiais: Akort; ministério da economia; AEB; Rosstat
1 px linha transparente

“A escala das sanções internacionais teria causado o colapso econômico se elas surgissem do nada”, diz Chris Weafer, da Macro Advisory em Moscou.

“Mas a Rússia vem sofrendo sanções de forma incremental desde 2014. Houve um aumento enorme, mas também há um elemento de que isso é algo com o qual eles já estão lidando.

“Além disso, o medo da interrupção do fornecimento significa que a Rússia está ganhando ainda mais dinheiro com a exportação de energia e matérias-primas. Nos primeiros cinco meses do ano, seu superávit em conta corrente foi um recorde de US$ 110 bilhões (£ 94 bilhões). esse dinheiro para financiar não apenas os militares, mas também subsidiar as indústrias estatais para garantir que o desemprego não aumente ou a renda não caia demais.”

Os controles de capital ajudaram o rublo a se fortalecer e a inflação começou a diminuir. Mas uma profunda recessão está por vir. Em 2022, a economia russa deverá encolher até 10%.

Os consumidores russos ainda não sentiram todos os efeitos. As prateleiras dos supermercados em Moscou ainda estão bastante cheias, embora alguns itens importados não estejam mais disponíveis.

Mas é nos shoppings de Moscou que a mudança é mais óbvia. Os shopping centers antes movimentados estão muito mais silenciosos agora: menos clientes, menos opções. Em protesto contra a invasão da Ucrânia, muitas marcas estrangeiras suspenderam as operações na Rússia ou se retiraram completamente. Muitas lojas estão fechadas.

Na rua, encontro um taxista chamado Nikita. Ele prevê um caminho difícil pela frente para a empresa de minitáxis para a qual trabalha.

“Os táxis envelhecem muito rápido, então uma empresa de táxi precisa trocá-los com muita frequência”, explica Nikita. “Mas depois que a guerra começou, os preços dos carros em rublos ficaram ridiculamente altos. Assim, nossa empresa de táxis não verá nenhum carro novo no futuro próximo. Teremos que usar os antigos.”

O “carro anti-sanções” pode ser uma solução? Bem, Nikita não está correndo para comprar um.

“Mesmo com airbag, o Lada Granta é muito pequeno e desconfortável”, explica.

As dificuldades econômicas domésticas poderiam fazer o Kremlin parar para pensar? Eles podem apressar o fim da ofensiva da Rússia na Ucrânia? As sanções estão funcionando?

“Se o objetivo é forçar uma mudança comportamental criando uma crise econômica e financeira, então a resposta é não”, acredita Chris Weafer.

Pacotes coloridos e brancos são vistos nas prateleiras de uma mercearia em Moscou. Escassez de tinta de impressora e outros produtos levaram a mudanças nas embalagens de algumas linhas de supermercados

“A Rússia não passou por uma crise. Mas está entrando em um período de desgaste econômico. No outono e no inverno, você enfrentará uma realidade mais dura. Especialmente quando a proibição da Europa de importar petróleo e derivados russos entrar em vigor e o governo da Rússia terá, inevitavelmente, dois ou três anos de economia estagnada. A questão é se isso durará 10 anos.

“A Rússia está isolada de muitas importações de tecnologia ocidental, que simplesmente não será capaz de substituir. A China deixou claro que não vai fornecer à Rússia tecnologia sancionada, porque ela mesma pode enfrentar sanções secundárias.

“Não há razão para supor que a economia da Rússia não será capaz de funcionar. Mas o fará em um nível muito mais baixo de tecnologia e eficiência. A diferença com o resto do mundo crescerá. A economia da Rússia ficará atras do.”

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe
Filipe
1 ano atrás

Acredita se quiser! BBC totalmente sem credibilidade, aliás era ela que se vangloriava do ghost Kiev. Lixo editorial.

Luis
Luis
Reply to  Filipe
1 ano atrás

.

Filipe
Filipe
Reply to  Luis
1 ano atrás

Verdade desse jeito mesmo, no ritmo da guerra já já os Ucranianos estarão em Moscou , sqn kkkkkk. O choro é livre! Ucrânia inocente foi entregar suas armas nucleares, tá aí o resultado, o resto já sabemos, é só mímimi quando choradeira. E mendigar dinheiro da União Européia e EUA.

Varg
Varg
Reply to  Filipe
1 ano atrás

“Ucrânia inocente foi entregar suas armas nucleares”.

A Ucrânia detinha o controle físico das armas, mas não os códigos, chaves e sistemas de lançamento que continuaram sob domínio de Moscou. Ou seja, o arsenal era completamente inútil.

Tá sabendo legal, hein?

Last edited 1 ano atrás by Varg
Filipe
Filipe
Reply to  Varg
1 ano atrás

Nossa, tinha os mísseis, as ogivas , os locais de laçamento mas não tinha os códigos, o mas importante não tinha os códigos , mds kkkkkkkkkkkk. Que raciocínio nota 10 . O mas difícil do desenvolvimento nuclear os Ucranianos não tinham , os códigos, eita caramba kkkkkkkkkkkk.

Last edited 1 ano atrás by Filipe
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Apenas para contribuir, foi a Otan/Europa/Atlanticismo que não confiava no governo ucra, e temia que essas ogivas sob sua guarda poderia cair em mãos de terroristas internacionais, então propuseram um acordo Russia/EUA/NATO/Europa para a Ucrânia entregar as ogivas, ou seja ficou bom pra Rússia e bom para Europa/OTAN pelo menos naquele momento em que a URSS e o Pacto de Varsóvia deixou de existir.
Alias tem até uns boatos que a KN conseguiu desenvolver seu projetos de foguetes com a compra de alguns motores no mercado negro da ucra, e hoje U apanha de Z com as bençãos da nazotan.

Rogério
Rogério
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não consegue escrever Ucrânia completo, seria remorso por apoiar os seu chefe assassino e ladrão essa necessidade de desumanizar os ucranianos!!

Bosco
Bosco
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Esse juninho não respeita ninguém.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Porquê esse sistema de acionamentos fica centralizado na mão de poucos começando pelo presidente e outros integrantes chaves do poder soviético/russo. Imagina um ucronazis com os códigos de lançamentos de 400 ogivas nucleares e os EUA no controle apontado pra Moscou? É óbvio que o governo ucraniano não tinha o controle de lançamentos das ogivas.

Henrique
Henrique
Reply to  Filipe
1 ano atrás

esse filipe ou cara é muito b*rro ou maluco ou não sabe como funcionava a URSS…
.
Com certeza era o ucranianos que controlavam as armas nucelares da URSS e não os Russos que de fato eram a URSS…
.
pq faz todo sentido tu dar uma arma nucelar pra um país onde você praticou genocídio explicito

Agressor's
Agressor's
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Pra mim isso ainda é uma distração! Acho que tem coisa maior que essa guerra vindo aí! Se a Rússia quisesse já tinha acabado com toda a Ucrânia. Para mim o território da Ucrânia está sendo usado apenas como treinamento, o verdadeiro inimigo é os EUA, mas os EUA já gastaram uma boa verba com a Ucrânia. A luta principal é contra a OTAN. E não é do interesse da Rússia acabar com esse conflito, o preço das comodities disparou, o Rublo está valorizado e a UE está a beira da falência. Tudo que os Russos querem…

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Luis
1 ano atrás

Olha, falar que a Rússia está tendo dificuldades com sanções é chover no molhado. Agora, que tal falarmos que isso tudo está sendo um tiro no pé para a econômia norte-americana e Europeia. Sim, isso mesmo! Os EUA e Europa estão a beira de uma recessão, sem contar que daqui a pouco pode começar a faltar comida no prato dos norte-americanos. Porque os fornecedores de fertilizantes deste país estão passando dificuldades para fornecer os mesmos aos agricultores norte-americanos. Pra se ter uma ideia, para que tal não ocorra, as empresas norte-americanas estão sendo incentivadas pelo próprio atual governo a comprar… Read more »

Nei
Nei
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Disse o especialista em economia Russo.

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Filipe
1 ano atrás

“É verdade esse bilhete”

Welington S.
Welington S.
Reply to  Filipe
1 ano atrás

É, igualmente Sputnik, né. Confiadíssima, né.

Last edited 1 ano atrás by Welington S.
Filipe
Filipe
Reply to  Welington S.
1 ano atrás

Em algum momento eu disse que os meios de comunicação russos eram confiáveis? Não! Sei que você deve amar muito EUA e Europa, pq é só falar nas mídias ocidentais que chega puxa sacos feito você pra defender.

Joe
Joe
Reply to  Filipe
1 ano atrás

FILIPE = Apenas mais um ignorante repetindo as informações que recebeu de outros malucos na Internet. Vamos pegar leve com ele..

Filipe
Filipe
Reply to  Joe
1 ano atrás

Uau o cara que tá na internet, se informa pela internet, assiste malucos na internet , mas é um exemplo de comentarista 🤣🤣🤣🤣🤣. Devia trabalhar em algum instituto militar você, o Brasil está perdendo um grande e bem informado analista.

Nei
Nei
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Olha quem fala! Tu é aqui neste sites um putinete especialista em códigos nucleares. kkkkk. Cuida para não se afogar com as b-o-l-a-s do Putin!

Nei
Nei
Reply to  Joe
1 ano atrás

kkkk

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Filipe
1 ano atrás

“A economia da Rússia em números*

17.1% Inflação anual em maio
8-9% Comércio varejista deve cair este ano
83.5% Vendas de carros caem em maio de 2022
7.8%P revisão oficial de queda do PIB russo em 2022
30%Previsão não oficial de colapso do PIB pelo IIF”

*Fontes oficiais: Akort; ministério da economia; AEB; Rosstat

Releia com atenção, confira as fontes e vá controlar se estão errados…
Depois você volta aqui com dados e projeções mais confiáveis.

Nei
Nei
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Cade ele agora para responder esta afirmação? E agora, cabe o especialista FELIPE.

Varg
Varg
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Não bastava os lulomessiânicos e os bolsoafetivos atacarem diuturnamente a mídia, quando esta não atende as suas paranoias e anseios ideológicos, agora temos os russomínions fazendo o mesmo…

PACRF
PACRF
Reply to  Varg
1 ano atrás

Ótimo comentário! Com excessão de países como Rússia, China, Venezuela, Nicarágua, Coreia do Norte, etc., que só possuem mídia “chapa-branca”, os demais têm que conviver com a imprensa, seja ela favorável ou não, faz parte do jogo democrático.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Sim, faz parte do jogo democrático ter uma imprensa com motivos obscuros sabotando dia e noite um governo legitimamente eleito, como aconteceu com o Trump.

PACRF
PACRF
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Trump, aquele cara que mandou invadir o Capitólio, que mandava retirar jornalistas à força da sala de imprensa da Casa Branca, que se irritava com perguntas de jornalistas e que não conseguiu provar que houve fraude nas eleições norte-americanas. O mundo não está sentindo falta dele e qualquer semelhança com quem nos governa, infelizmente, não é mera coincidência.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  PACRF
1 ano atrás

O mundo não está sentindo falta dele

Não sei quanto ao mundo, mas os ucranianos certamente estão.

Filipe
Filipe
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Credibilidade tem a Globo, BBC, CNN, The Telegraphy, excelentes meios de informação para alienados feito você!

Joe
Joe
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Tubé formado na unizap e quer falar de credibilidade. Quem é você afinal? Kk

Last edited 1 ano atrás by Joe
Filipe
Filipe
Reply to  Joe
1 ano atrás

E você muito bem informado na BBC, Cnn, Globo, a informação em pessoa! Kkkkkk

Nei
Nei
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Essa sua resposta, é de quem não tem argumento. Se você se acha um especialista, procure a embaixada Russa no Brasil e apresente seu currículo, para eles te contratarem como comandante de códigos nucleares, formado na Sputinik, na linha de frente na Ukrânia. Seria uma bênção você parar de comentar tanta asneiras aqui e vazar para ajudar papai Putin.

Filipe
Filipe
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Nossa um analista militar de extrema importância feito você, graduado em West Point , podia nos colocar a par de todos os fatos. Você com certeza é um militar com muita experiência em campanhas militares e efeitos econômicos em economias em guerra 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.

Felipe
Felipe
Reply to  Filipe
1 ano atrás
Nei
Nei
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Você só enxerga o que quer ver. Filhote de Putin.

Nei
Nei
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Essa foi com os dois pés nas costas!

Nei
Nei
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Ei olha a vergonha que você passa com seus deslikes. Se tivesse bom senso, não comentaria mais.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Não perca seu tempo.

Nei
Nei
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O que dizer de você também!

Nei
Nei
Reply to  Filipe
1 ano atrás

O Felipe não sabe nem o que é bombinha de são João, vai falar sobre quem detinha os códigos de lançamento.

Tutor
Tutor
Reply to  Filipe
1 ano atrás

“Ain, escreveu o que não gostei, então é mentira” kkkkkk

PACRF
PACRF
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Como a vida é feita de escolhas, que tal escolher a mídia “chapa-branca” da Rússia, provavelmente você estará “melhor” informado.

gordo
gordo
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Mentira não é, nesse mundo globalizado em que regiões se tornam especialistas na produção de certos produtos e outras oferecem serviços dizer que a Rússia não está sentindo é desconhecer a dinâmica do mundo. A questão é o quanto vão demorar para se readequar nesse novo normal. O Brasil foi fechado na década de 70/80 para a importação de eletrônicos, carros e outros produtos para tentar desenvolver a indústria local, conseguiu parcialmente e ninguém morreu. A Rússia tem mão de obra para suprir tinta de impressora ou qualquer outro insumo da área que seja, a questão é o custo e… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  gordo
1 ano atrás

“o Irã suportou relativamente bem e segue a vida”

A população iraniana discorda, não são poucos os que desejam uma normalização do país e abertura para aliviar as dificuldades do país. É uma nação fascinante sob vários aspectos, com história e cultura como poucos, um enorme potencial econômico, líder natural da região pelas suas características intrínsecas, mas vive uma situação de raquitismo em razão das sanções
e marginalização. Tudo consequência do seu fundamentalismo religioso que atrofia mentes e potencial do país. Da uma olhada na situação da aviação comercial do país.

gordo
gordo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Thiago como o Sr mesmo grifa “o Irã suportou relativamente bem e segue a vida”, em momento algum falei que estão felizes ou que não querem mudança, apenas mostrei que depois de tanto tempo de embargo e sanções eles ainda conseguem manter o Pais funcionando e desenvolvendo até algumas tecnologias que temos buscado a anos e ainda não conseguimos.

MAB
MAB
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Lixo, é o seu comentário !

Realista
Realista
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Dos criadores de fantasma de kiev

A6MZero
A6MZero
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Não precisa acreditar especificamente na BBC, que tal na Evira Nabiulina presidente do banco central da Rússia ? membro do governo russo que afirmou que a queda do PIB da Rússia esse ano será entre -8% e -10%.

Ela também afirmou que a economia russa terá que ser completamente alterada pois não tem como se manter devido as sanções e será necessário pesado investimento para produzir localmente alternativas aos produtos ocidentais.

Ela também afirmou quem sem acesso as tecnologias ocidentais a economia russa deve sofrer até que a iniciativa privada local possa desenvolver alternativas.

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Filipe
1 ano atrás

A longo prazo é mais fácil os EUA e os europeus arranjarem novos fornecedores de gás e petróleo do que os russos de tecnologia e capital. Quando metade do PIB fecha as portas para você, as consequências virão, não se sai impune disso. Sabe o ditado do rabo do cachorro né?

Flávio
Flávio
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Estamos assistindo a falência da grande mídia que ainda diz que a Ucrânia vai ganhar a guerra. Outro dia disseram que a Rússia estava fazendo vaquinha coletiva para pagar a guerra. Kkkkkkk

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Filipe
1 ano atrás

Quando a URSS foi dissolvida, havia armas nucleares espalhadas nas ex- repúblicas soviéticas. Garantir que o número de Estados com armas nucleares não aumentasse significava que, na prática, apenas a Rússia manteria e controlaria as armas nucleares soviéticas. Foi com este objetivo que EUA Rússia e Reino Unido trabalharam para desnuclearizar a Ucrânia. A Ucrania era parte da extinta União Soviética até declarar independência em agosto de 1991. Como um novo Estado, Kiev transformou-se num país com 3° maior arsenal atômico do mundo, embora não tivesse o controle operacional das armas nucleares. Um acordo chamado Memorando de Budapeste assegurou a… Read more »

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

Estranho, sempre li nos comentários que a Russia crescia como nunca e estava se aproximando dos EUA em PIB.

Luis
Luis
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

É típico da Rússia, avançar pra trás e crescer pra baixo.

Ok bravo
Ok bravo
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Teoria dos tolos, como aplicar dinheiro em meme com caras de macacos ou Monalisa banguela. Furada. Não precisa da Ucrânia, basta ver que russos não aplicam no próprio país.

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Não é muito diferente das carroças que fazem aqui no Brasil.

PACRF
PACRF
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Pelo menos por aqui todos os carros são obrigados a sair de fábrica com airbag duplo, freios ABS e cintos de segurança com pré-tensionadores.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Realmente, depois dessa vou me tirar também kkkk.

O Kwid lá virou carro de luxo, nós estamos no fundo do posso, mas os russos passaram por aqui e disseram que iriam ali, olhar o porão

Terminator
Terminator
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

BMW é marca brasileira, tecnologia brasileira?

Nilo
Nilo
1 ano atrás

“Lada Granta não tem airbag, nem sistema antibloqueio de frenagem, nem Controle Eletrônico de Estabilidade e nem pré-tensores dos cintos de segurança.”
Lembra alguns carro brasileiros (sem embargo). Se o Brasil voltar a importar o Lada, dependendo do preço volta a ser sucesso de venda.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Ravengar
Ravengar
Reply to  Nilo
1 ano atrás

O Lada Niva é vendido na Bolívia por 75 mil Reais Okm,a situação do Brasil está tão ruim que nem carro usado se compra com esse valor.

Tutu
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Um kiwd é mais barato que isso zero, se não me engano o novo Peugeot 208 com motor Fiat está exatamente esse preço.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Os carros da marca Lada Niva são fabricados na Rússia com tecnologia própria ou de russo tem so o nome ??

João Adaime
João Adaime
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Caro Joanderson
Repare nesse Niva Bronto. Qualquer semelhança com o Fiat 147 não é mera coincidência.
Abraço

Ramon
Ramon
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Maioria desses carros Ladas são mais feios que bater na mãe, design de coisa russa é muito estranho.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Até o inicio das sanções a Lada pertencia ao grupo francês Renaut, em maio desse ano o governo russo foi obrigado a comprar as ações pertencentes a Renaut para evitar o completo fechamento das fabricas.

Todos os veículos produzidos até maio usavam componentes de origem ocidental.

Esse “novo” Lada não é novo os Russo voltaram fabricar o modelo Lada Granta 1996 com apenas mudanças estéticas o carro em si mecanicamente é o mesmo que o fabricado nos anos 90…

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

A diferença e que aqui no Bananal metade do preço de um carro zero vai em impostos para o estado que não fez um parafuso deste mesmo carro.

Ramon
Ramon
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Aí vc exagerou muito quer dizer que com 75 mil você não comprar um carro usado no Brasil, se vc falasse que com 30-40 mil vc não compra um carro decente eu até poderia concordar mas usado vc literalmente acha muita coisa abaixo dos 50 mil, mas 0km o buraco está mais embaixo mesmo.

Tutu
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Freios ABS e airbags são obrigatórios aqui, em breve controle de estabilidade e tração tbm serão.

Nilo
Nilo
Reply to  Tutu
1 ano atrás

Na Rússia se era deixou de ser. Um dos casos que mais repercutiu foi a saída da Renault, líder de vendas no país, principalmente, vendendo carros sob a marca Lada. A responsável por fabricar os modelos era AvtoVAZ, que tinha 67,61 das ações pertencentes à montadora francesa. Com o início da guerra e das sanções, em março deste ano, a Renault vendeu AvtoVAZ para a iniciativa pública russa, deixando as operações no país.  Para tentar driblar as sanções, o governo Russo vai reativar as produções da AvtoVaz e, consequentemente, trazer a Lada de volta ao mercado russo. Mas itens como os… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
1 ano atrás

Pequena curiosidade para quem não reparou o nome pouco russo da cidade mencionada no texto: TOGLIATTI. Essa è uma pequena grande história quando na década de 60 a cidade foi escolhida como sede daquela que seria a nova fábrica de automóveis VAZ: uma joint venture entre a Fiat e o governo soviético. A cidade recebeu o nome de ” Tolyatti” em homenagem a Palmiro Togliatti, líder político italiano do PCI , que foi o fulcro e facilitador nas negociações com a Fiat. A cidade moderna foi construída e pensada como extensão da fábrica, ainda hoje a AvtoVAZ é fulcro da… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

A cara-de-pau dos russos não tem limites: são melhores que os italianos na fabricação de carros. Pobre coitados da Ferrari, Lamborghini, Maserati, Alfa-Romeo e FIAT, não sabem fazer carros. Só os russos sabem.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Em resumo é um Lada abrasileirado , mas com o diferencial de ter um preço civilizado

Ravengar
Ravengar
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Bolívia :Lada Niva 4×4 = R$ 75 mil reais
Brasil : Ônix 1.0 =R$ 90 mil

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Procurei o carro mais barato do Brasil atualmente, dependendo da fonte o mais barato é o Renault Kwid, fica entre 50-60 mil, esse Lada Granta sairia por no mínimo uns 70.

“Mesmo com airbag, o Lada Granta é muito pequeno e desconfortável”,

Esse Nikita não deve conhecer os kwid, celta, fox, uno e mobi da vida…rsrsrs.

paulotd
paulotd
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Cunhado pegou um JAC T40, bem econômico e o motor 1,5. Apesar do preço de tabela ser 98 mil, na concessionária barganha fácil principalmente a vista, ele pagou uns 80 mil. Nesse preço não tem opção melhor hoje, na situação que estamos.

PACRF
PACRF
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Não há dúvidas: escolheria o Ônix. Caramba, esqueci, a Chevrolet também não sabe fabricar carros, só a Lada.

Ravengar
Ravengar
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Bom,pelo menos o Lada não pega 🔥 né?

PACRF
PACRF
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Concordo, só a Lada sabe fazer carros. Brevemente vai ter até equipe na F1.

paulotd
paulotd
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Brasileiro come lixo e arrota caviar. Qualquer 4×4 no brl custa 180 mil reais para cima.

Lada deve ter ganhado fábrica grátis das empresas lacradoras, com maquinário e tudo.

Last edited 1 ano atrás by paulotd
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Agora compara o conteúdo.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Ravengar
1 ano atrás

Estamos mal, mas vai olhar quanto ganha um boliviano.

Brasileiro
Brasileiro
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Viralatice…

Varg
Varg
1 ano atrás

O Putin quis remeter a Rússia à época soviética. Só que ele mirou no poderio militar daquela época mas acertou na escassez de bens de consumo do mesmo período.

Grande estrategista!!!!!

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Já pensou só ter essa coisinha feia, insegura e desconfortável para comprar? rsrs
É, se isso durar muito tempo a Rússia vai se ferrar grandão economicamente, principalmente a população que perde acesso à itens importantes ao seu dia a dia, ao seu conforto.
Isso certamente não mudará a postura do seu líder malucão, porque esses ditadores sempre estão cagando para a população, e porque essas limitações não atingem sua qualidade de vida diretamente.
Mas, segundo alguns fãs russofolos que comentam por aqui, eles irão superar tudo isso aí como em passe mágica. O problema é que mágica não existe kkkkk

Last edited 1 ano atrás by Tutor
Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Na boa é um ato de guerra com a Rússia fazer a população russa dirigir Lada.

Luis
Luis
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

.

PACRF
PACRF
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Desde quando a Rússia se preocupou com o bem-estar de sua população? Só se preocupou em fabricar e estocar ogivas nucleares.

Tutu
1 ano atrás

Acho que vou iniciar um contrabando de BMWs para Rússia, sempre vai ter gente rica para comprar.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tutu
1 ano atrás

boa ideia, compra na China e vende por lá, se eu tivesse dinheiro ia vender bolsas de luxo também, tem muita esposa de mafioso, funcionário de petroleira que ia querer comprar, já que as grifes francesas também saíram.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 ano atrás

Carro do tonho.

Luis
Luis
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

E adivinha quem está no pingente do espelho interno como santo protetor?

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Pode continuar a torcida firme e forte pela Ucrânia, tá servindo de nada. Quiserem ser mais úteis a causa Ucraniana , só ir como voluntário pra lá. Os Javelins vão resolver todos os problemas 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣. O choro é livre!!!

Pablo
Pablo
Reply to  Filipe
1 ano atrás

É kings, falar em causa ucraniana, há muitos voluntários de outros países ajudando na linha da frente a favor da Ucrânia. O que te impede de sair do sofá, da democracia e captalismo brasileira e ajudar os “mocinhos” russos??

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

BBC é canal oficial do think Tank Inglês, é mediastream lacaia do imperialismo atlanticista na europa, esta fazendo o papel dela agora as matérias são capciosa uma vez que os fatos estão se impondo as narrativas.
Esse conflito vai e trazer problema para economia global inclusive de segurança alimentar e aqueles jornalista e media que tentaram diz dizer a conversa dos EUA foram ocultados da mídia corporativa pois a manchete é a Ucrânia vai ganhar a guerra, agora será a Ucrânia não perdeu a guerra contra os Russos só perdeu território porque o zé lenqui não se preparou.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Você já pode passar no caixa para receber o pixuleco, pois utilizou todos os chavões, lacaio, imperialismo, atlanticista, think tank inglês. Só faltou o estadunidense, por isso vai ter um desconto no pagamento.

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

A BBC já errou outras vezes. A Rússia irá certamente sofrer com as sanções mas a busca pela auto-suficiência é um poderoso estímulo, em especial por se tratar de uma economia com grande capacidade de gerar divisas, com um considerável mercado interno e com mão de obra qualificada.

A BBC acredita que opinião pública mundial é igual a opinião pública ocidental. Não é mesmo. Países como México, Vietnã, Índia, Indonésia, Bulgária irão se aproveitar dessa situação e procurar tirar vantagem.

O contrabando e a pirataria tecnológicas serão os grandes ganhadores, o que irá afetar as economias países ocidentais.

Recruta zero
Recruta zero
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

A Rússia vai sofrer bastante mas assim como o Iran na década de 1980 no meio de uma guerra aprendeu a fabricar peças e mais tarde fazer clones das armas ocidentais mesmo sob embargo e sanções os russos também vão superar já que o legado soviético na área de educação e pesquisa ainda e forte por lá.

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Então nosso país está sobre sancoes? Porque muitos carros por aqui é igual a esse carro “pelado”

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Um Onix é uma Ferrari perto de uma lada. Nisso estamos melhores.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Wagner
1 ano atrás

O carro n tem nem ar condicionado e direção hidraulica.

Brasileiro
Brasileiro
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Esse lada nem rodaria legalmente por aqui, não compare o quarto mundo conosco. Mais um vira-latas detectado…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Wagner
1 ano atrás

caramba tu tá em 2012?

Grifon
Grifon
1 ano atrás

Sei… A Rússia está sim enfrentando dificuldades com sanções, sei… E os EUA não estão em recessão em sua economia, sei…
Contem outra vai!!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Grifon
1 ano atrás

ainda não, mas parece que vai entrar, boa parte do mundo vai junto.

Grifon
Grifon
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

A grande verdade é que a Rússia vem resistindo bem às sanções da OTAN, e que o próprio bloco vem tendo dificuldades em lidar com isso. A trilogia aqui não possui um pingo de transparência e só passa pano no ocidente deturpando as notícias, não publica os dois lados da moeda e ainda tira noticiários de fontes da mídia podre.

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
1 ano atrás

Acho é pouco. Tem que sufocar a Rússia até ficar de joelhos e o povo não ter saída a não ser por esse sanguinário do Putin pra correr..

Ok bravo
Ok bravo
1 ano atrás

E aqui exportamos fábricas para a Argentina. Até gol vai parar de fabricar

Ok bravo
Ok bravo
1 ano atrás

Quando EB vai vender o quartel de vila velha ou o de Belém. E investir na fronteiras?

Nilo
Nilo
Reply to  Ok bravo
1 ano atrás

Quando é que o Exercito Brasileiro vai lançar ações na Bolsa de Valores?
Só mesmo os russos para trocar os confortáveis carros modernos por essas carroças tudo por uma questão de soberania e segurança do seu país, nós é que somos espertos. É que os russos desconhecem a lei de Gerson.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Segundo um ex militar da marinha dono de um canal do YouTube, a Rússia não está sofrendo nenhuma derrota militar nem reflexo negativo das mais de 10.000 sanções.
Segundo essa turma a Rússia é inabalável, e por uma questão estratégica e proposital, está avançando de forma lenta.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Sim, está correndo tudo de acordo com o planejado.

Pablo
Pablo
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

É verdade esse bilhete

Ok bravo
Ok bravo
1 ano atrás

O total flex lá é um orifício para garrafa de vodka no painel.

Recruta zero
Recruta zero
1 ano atrás

Esse conflito virou uma guerra de atrito tanto no sentido militar como econômico, a questão e que de um lado temos uma ditadura que consegue impor um controle rígido sob o povo do outro lado temos um bloco de democracias que estão sujeitando seus cidadãos as consequências econômicas de uma guerra qu não tem nada haver com eles e que tem eleições legislativas e presidenciais em intervalos de dois anos.

Flávio
Flávio
1 ano atrás

Suponhamos que o Brasil sofresse sanções equivalentes as que foram aplicadas a Russia nesse momento, qual seria a capacidade de sobrevivência do Brasil nessa situação? Embora só alguém totalmente cegado pela máquina de propaganda do Kremlin acha que a qualidade de vida russa não afetadas pela sanções, o fato é que a Russia é um país extremamente resiliente a sanções devido sua autonomia energética e alimentar. Em uma situação parecida conseguiríamos manter nossa produção agrícola sem importar fertilizantes e máquinas? Conseguiríamos manter a distribuição energia elétrica? Conseguiríamos manter o sistema de saúde funcionando? Afinal se um governo(independente da ideologia) não… Read more »

paulof
paulof
Reply to  Flávio
1 ano atrás

Resistiríamos que nem eles, na saúde a grande quantidade de insumos vem da CHina etc, talvez o grande se em energia no Brasil a curto prazo seria o Diesel, alimentar o Brasil não vendendo para fora, em tese, poderia até cair os preços no primeiro momento, o desinvestimento afetaria o médio prazo, a questão das sanções é como ela te tira do sistema mundial de trocas, e as estruturas internas de poder para não serem ameaçadas ficam mais rígidas, gerando mais opressão e por conseguinte corrupção, país perde cientistas, tem obras ruins (e superfaturadas) etc, talvez o melhor exemplo seja… Read more »

JOSE DE PADUA
1 ano atrás

No outono e no inverno, você enfrentará uma realidade mais dura

Para ambos os lados

Madmax
Madmax
1 ano atrás

Dificuldade estou tendo eu no posto de gasolina e no supermercado.

Nilo
Nilo
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Isso sem embargo e sem está em conflito com militar com a OTAN rsrsrs

Jaime
Jaime
1 ano atrás

“A China deixou claro que não vai fornecer à Rússia tecnologia sancionada, porque ela mesma pode enfrentar sanções secundárias”

O destaque no texto é oportuno, a crença nessa afirmação baseia todo o texto.

Não confiem em análises embasadas em premissas tão frágeis quanto essa.

Cansado
Cansado
1 ano atrás

Nenhum problema. Li hoje no Uol que o VW Gol voltou a ser o mais vendido do Brasil. Ou seja, se a Rússia compra carroças porque sofre com sanções internacionais, o que sobra pra nós, que continuamos comprando a carroça Gol a rodo mesmo sem nenhuma sanção? Quando o Collor protestou pelo fato de que só fabricavam carroças no nosso país, mal sabia ele que éramos merecedores delas. Ele falou isso em 1990, quando o Gol era o mais vendido há uns seis ou sete anos. Trinta e dois anos depois, o Gol continua vendendo e volta à liderança…não precisa… Read more »

Terminator
Terminator
1 ano atrás

E a indústria brasileira, tecnologia nacional, nada?

Flávio
Flávio
1 ano atrás

Dificuldade todos países estão passando. Aqui a VW parou a produção. Estamos em guerra? Não. Precisamos aprender com os russos e dar o troco nestes globalistas. Tendencioso essa matéria. Olhem o Europa. Agora eles vão pagar os anos que saquearam o mundo.