A Holanda disse nesta quinta-feira (16/6) que impediu a infiltração de um espião russo, que se passava por estagiário brasileiro, no Tribunal Penal Internacional, que está investigando crimes de guerra na Ucrânia.

O russo, identificado como Sergey Vladimirovich Cherkasov, 36, voou para a Holanda em abril usando uma elaborada e profunda reportagem de capa que ele construiu nos últimos 12 anos.

Mas as autoridades holandesas disseram que viram através de sua identidade falsa como cidadão brasileiro de 33 anos chamado Viktor Muller Ferreira, e o desmascararam como um agente da inteligência militar GRU de Moscou.

Cherkasov foi colocado no próximo voo de volta ao Brasil, onde a polícia disse que ele foi preso por fraude de identidade.

Os holandeses disseram que Cherkasov poderia ter acessado informações “altamente valiosas” sobre a investigação do TPI sobre crimes de guerra na Ucrânia ou até mesmo influenciado processos criminais no tribunal de Haia.

O chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Geral da Holanda, ou AIVD, disse que é “muito raro” pegar um agente russo “deste calibre”.

“O GRU passou anos criando essa identidade falsa. É um esforço enorme”, disse Erik Akerboom, segundo a agência de notícias holandesa ANP.

– ‘Identidade de capa’ –

Cherkasov era um chamado “ilegal” – linguagem de espionagem para um agente que vive no exterior sob uma identidade falsa há anos – cuja “identidade de disfarce bem construída” escondia todos os laços com a Rússia, disse o AIVD.

Em cenas que poderiam ter vindo de um romance de espionagem, os holandeses até divulgaram um documento de quatro páginas apresentando a “lenda” de Cherkasov que provavelmente foi escrita pelo próprio Cherkasov por volta de 2010.

O documento altamente detalhado em português – mas com erros gramaticais – inclui histórias sobre sua formação, incluindo seu relacionamento supostamente conturbado com seus pais, seu ódio por peixe, sua paixão por um professor.

Também tenta encobrir dúvidas sobre sua herança brasileira, dizendo que foi apelidado de “Gringo” porque “parecia um alemão” e inclui endereços completos de um restaurante em Brasília com o “melhor ensopado marrom da cidade” e uma música trance club, em uma aparente tentativa de fazer backup de sua história de capa.

O serviço de inteligência holandês, no entanto, o identificou como uma “ameaça à segurança nacional” e notificou o serviço de imigração.

“Por esses motivos, o oficial de inteligência foi recusado a entrar na Holanda em abril e declarado inaceitável. Ele foi enviado de volta ao Brasil no primeiro voo”, disse o AIVD.

O estágio do russo lhe daria acesso ao prédio e aos sistemas do TPI em um momento em que está investigando crimes de guerra na Ucrânia, incluindo supostos crimes russos desde a invasão de 24 de fevereiro.

“Por essas razões, o acesso secreto às informações do Tribunal Penal Internacional seria altamente valioso para os serviços de inteligência russos”, disse o AIVD.

Se o espião russo tivesse sucesso, “ele teria conseguido reunir inteligência lá e procurar (ou recrutar) fontes e providenciar acesso aos sistemas digitais do TPI”, acrescentou.

“Ele também pode ter sido capaz de influenciar os processos criminais do TPI.”

– ‘Operação importante’ –

A Polícia Federal do Brasil disse que prendeu um homem, cujo nome não foi identificado, em abril, depois que ele foi impedido de entrar na Holanda porque estava usando identidade falsa.

“Usando um sofisticado esquema de falsificação, ele assumiu a identidade forjada de um brasileiro cujos pais já estão mortos”, disse a polícia em comunicado, acrescentando que ele permanece detido até julgamento.

O russo havia entrado no Brasil em 2010 e também morou na Irlanda e nos Estados Unidos, antes de retornar ao Brasil para se preparar para a mudança para a Holanda.

Ele deveria iniciar um “período de julgamento de seis meses no Tribunal Penal Internacional como analista júnior na Seção de Exames Preliminares”, disseram eles.

O TPI agradeceu aos holandeses por exporem o espião.

“O Tribunal Penal Internacional foi informado pelas autoridades holandesas e está muito grato à Holanda por esta importante operação e, de forma mais geral, por expor ameaças à segurança”, disse a porta-voz Sonia Robla em comunicado à AFP.

Não houve reação imediata da Rússia.

Os holandeses têm um histórico de expor operações de inteligência russas em seu solo.

Em 2018, a Holanda expulsou quatro supostos espiões russos do GRU, acusados ​​de tentar hackear o órgão de vigilância global de armas químicas enquanto investigava ataques na Síria.

FONTE: Expatica

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

O passaporte brasileiro e o mais procurado no mercado negro justamente por brasileiro não ter padrão étnico, um negro,loiro de olho azul, árabe,oriental, hispânicos…tudo pode ser brasileiro.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Você está certo! Já fiz 2 cursos de detecção de fraude de vistos e passaportes no consulado americano no Rio e eles batem forte nessa tecla. As falsificações melhoraram bastante nos últimos anos, mas com treino e atenção você consegue identificar erros e alterações nas costuras internas,na foto, no papel e em seus detalhes, como textura, relevos (talho doce) e hologramas.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Dessa vez até concordo com o capa… E, falando de agentes secretos, outro alerta que eu faço, e a grande mídia está “ignorando,” é sobre a aeronave IRANIANA retida na Argentina com toda sua tripulação também de origem IRANIANA… Já houve informações sobre uma suposta tentativa contra a vida do presidente brasileiro por agentes de países estrangeiros… Pra bom entendedor um til basta! E, olha que nosso presidente é amigo de Israel… Aliás, hoje tirando Putin, o presidente brasileiro é o principal nome na lista de chefes de estado candidatos a se tornarem finado neste ano… Abre o 👁 ABIN!… Read more »

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Agnelo
Agnelo
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Estavam embarcados iranianos da Força Quds e venezuelanos…. Em um avião designado como de carga….

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Exatamente Agnelo… E, sabemos bem quem é o “amigão” aqui no Brasil do governo iraniano! Uma dica para os desavisados, ele tem 9 dedos… Os serviços de informação do Brasil, pelo que tenho visto, há muito têm se tornado o samba do crioulo doído. A coisa pelo jeito está terrível. Hoje no Brasil os serviços de informação pelo que se ventila, é formado por castas que “negociam” informações entre si, e com quem pagar mais. Meu PIRÃO primeiro é a tônica, e os interesses nacional fica em segundo plano para esses nefastos grupos dentro dos serviços secreto. Por este motivo,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Lucas
Lucas
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Honestamente, soou como teoria da conspiração do zapzap.

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Tiozões do zap estão dizendo que Bozzo corre perigo.
Abin, abra os olhos (ironic mode on)!

ALISON
ALISON
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Toma teu remédio…

Nascimento
Nascimento
1 ano atrás

O passaporte brasileiro permite que os seus portadores entrem em 170 países sem a necessidade de obter um visto prévio. O passaporte brasileiro é um dos documentos mais cobiçados e de maior valor comercial do mercado negro e até no mercado de agencias de inteligência. Isso porque se passar por Brasileiro é sempre muito fácil, visto que somos uma nação de todas as raças, tamanhos e com descendências diversas. O brasileiro não tem um estereótipo definido, podemos ser loiros, morenos, amarelos, negros, altos, baixos, olhos de todas as cores possíveis, certo? Assim, qualquer pessoa pode ser brasileira, o que torna o… Read more »

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Deve ser tbm algum maconheiro que estudou em alguma universidade federal brasileira.

A tese de mestrado dele forjada de uma universidade pública brasileira deve ser algo como “O ân** como forma de resistência política” e a de doutorado deve ser algo como “Uma análise do Tinder como forma de resistência social”. Típico do que se produz nas universidas públicas brasileiras hoje em dia

sub urbano
sub urbano
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Universidades com baixo orçamento só produzem isso mesmo. Quer patente nova de combustivel de foguete? A USP inteira tem menos dinheiro que o laboratorio de química do MIT. Fora as bolsas dos pesquisadores… Hoje o cara tá lá fazendo doutorado com uma bolsa de 1 salário minimo e estudando pro concurso do TJ e até pra Policia kkk Brasil ainda produz coisas na área de astrofisica e microbiologia nem sei como, esse pessoal é guerreiro.

Luciano
Luciano
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

E teremos menos dinheiro com esses cortes no ICMS para dar fôlego a uma aventura eleitoreira!

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Eu fico imaginando o tanto de espiões que tem infiltrado aqui no Brasil, Americano, Inglês, Russo, Chinês, Iraniano, Venezuelano, Israelense…..
Nossa ABIN é uma piada, será que temos contra inteligência?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Abin hoje é uma agencia de espionagem a serviço da parte obscura da nossa democracia (não tem nada haver com o atual governo, esse problema vem desde que tiraram a pasta da mãos da defesa e deixaram na mão do presidente tornando a agencia um mecanismo politico e não de inteligencia). Com isso a Agencia que deveria agir para proteger a inteligencia brasileira hoje não faz nada ralem de perseguições políticas e traição.

Luciano
Luciano
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Perfeitamente, virou arapongagem pra defender os interesses de quem tá no poder no momento!

Submarino de Anão
Submarino de Anão
1 ano atrás

Lembrei agora que até o gordinho que solta foguete lá na Coreia do Norte uma vez quando era jovem foi para a Disney do Japão usando passaporte falso brasileiro. Lembram dessa?

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Submarino de Anão
1 ano atrás

Pior, lembrei …

Richard Stallman
Richard Stallman
1 ano atrás

O tribunal de Haia deveria acabar.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

Concordo , acho que de ambos os lados não se deve fazer prisioneiros.

George
George
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

Os comentários sem pé nem cabeça aqui no site também.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  George
1 ano atrás

Guerra de aniquilação meu amigo , nunca ouviu falar ? Ao modo antigo …

Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

É muito bom saber de tudo isso em primeira mão, de alguém da mais alta cúpula como você. Não tenho dúvidas de que tudo ocorrerá desta forma e nessa ordem!

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
1 ano atrás

O passaporte brasileiro não tinha qualquer elemento de segurança minimamente eficaz, até que, a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001, os EUA perceberam que o mercado negro valorizava bastante nossos passaportes: somos uma nação que mantém boas relações com a comunidade internacional, e qualquer aparência pode ser encaixada no espectro multiétnico de nossa população.
A partir da primeira década deste século, a emissão de passaportes brasileiros evoluiu bastante.
Mas nada é 100% seguro.

Alan Santos
Alan Santos
1 ano atrás

Segundo os chupa rola do baixinho mafioso esse cara merece um paredão de fuzilamento …assim como os ingleses ,marroquinos norte americanos etc.. normal ..

Ted
Ted
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Ninguem esta escutando o que o putin acabou de dizer. Emprego de armas nucleares, nova york e kiev na mira. A coisa esta ficando complicada. Diminui o gas para franca, austria, italia e alemanha

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Ted
1 ano atrás

Se ele tentar a russia é evaporada do mapa, pode ter ctz que o arsenal americano da conta.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Ted
1 ano atrás

Só rir, ainda dão crédito aos que iam acabar com a Ucrânia em 5 dias.

George
George
Reply to  Ted
1 ano atrás

Fiquei com pena de Franca. Assim não poderão fabricar mais sapatos.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  George
1 ano atrás

Kkkkkk boa

Alan Santos
Alan Santos
1 ano atrás

Se fosse eu era ‘el paredon’ se é que me entende . Lixos russos devem ser exterminados.

Sérgio
Sérgio
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Sim meu fuhrer!!!

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Sérgio
1 ano atrás

Ué e aqueles 3 lutadores capturados no Dombas ? Não foram condenados a morte ? 2 ingleses e 1 marroquino ? Qual a diferença ? E ainda lutando contra invasores ….el paredon’ porque estou sendo bonzinho nos comentários , se fosse eu como inquisidor ” iria pegar um machado bem afiado e cortar aos poucos

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

A Rússia tem o poder de destruir o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí e você vem falar isso? boca fechada não entra mosquito.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

O Ocidente tem o poder de apagar e comer a bundinha da tua Rússia de Kaliningrado a Vladivostok falo Ocidente porque me identifico com o mundo livre …aliás você como um símio primitivo latrino americano chupa rola fracassado deveria ficar com os dedinhos enfiados naquele lugar

Curiango
Curiango
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Pass! Vai deita Bob!

mac
mac
1 ano atrás

Pegaram o Kings??

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  mac
1 ano atrás

Não duvido , o cara é de Niterói RJ deve ser um amante do kingue

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Jogaram esse aí como cortina de fumaça.Devem ter outros caras por aí.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Para quem não sabe, o russo nativo tem melhor probabilidade de falar português sem sotaque do que, por exemplo, nativos da língua inglesa. Aqui um estudante russo falando com um português e é impressionante a fluência dele no português luso:

https://www.youtube.com/watch?v=cKrZg9HqVYU

Last edited 1 ano atrás by Clésio Luiz
Elintoor-_
Elintoor-_
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Aplenda de uma vez pol todas a falal o poltuguês coletamente:
no minuto 4:52
https://www.youtube.com/watch?v=Wp8-3GlJq7k

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Parece que se uso aspas o comentário fica retido. Tentei editar retirando, mas não surtiu efeito vou tentar transcrevê-lo abaixo, sem as referidas e ver se dá certo: Tem um tipo de espião que pode se tornar o mais perigoso de todos que é o que fica – adormecido -. Vai p/ um país e leva uma vida normal discreta, muitas vezes cria família, que nunca soube do seu passado ou sua missão, pode se infiltrar em órgãos públicos ou empresas estratégicas p/ aquela nação, participar da política etc. até o dia em que surge uma missão que vale a… Read more »

AMBAR
AMBAR
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Sobre “tipos de espiões” e a infiltrada vida discreta, um livro de autor norte-americano desmente cabalmente a afirmação de que esta seria uma prática russa, trazendo para eles , estadunidenses, com orgulho a larga utilização dessa estratégia: ” O Manual de Persuasão do FBI”, em audiolivro a quem se interessar.
https://youtu.be/iXihFfFgL04

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  AMBAR
1 ano atrás

Obrigado pela dica. Só p/ não ficar dúvidas p/ alguém, e creio que vc entendeu corretamente, eu não me referi a utilização desse tipo de agente por nenhum país em particular. Como tenho interesse especial na 2ªGM, tem muita coisa muito interessante sobre espionagem durante esse período, inclusive agente soviético que atuou na Inglaterra durante a Guerra e ainda foi cedido pelos ingleses, viajando p/ os EUA c/ a missão de ajudar na estruturação do incipiente Serviço Secreto americano OSS ( criado em 1942 e extinto em 1945 ) que seria sucedido pela CIA ( criada em 1947 ). Tudo… Read more »

Rodrigo-brasileiro
1 ano atrás

Victor Muller ?
Se fosse João eles nunca teriam descoberto.
Rsrs

Agnelo
Agnelo
1 ano atrás

Muito fácil descobrir se é brasileiro….
Ou é flamenguista ou tem ódio do Mengao.
Se for flamenguista, tem q responder q o melhor jogador é o Zico. Se não for, vai dizer q o melhor jogador q a urubuzada já teve é o Zico.
É, obviamente, tem q responder sobre o resultado de 87.

João Adaime
João Adaime
1 ano atrás

Durante a segunda guerra mundial tinha muito alemão se passando por norte americano no meio das tropas aliadas. Com o objetivo de sabotar ou criar confusão.
Quando desconfiavam de alguém, a primeira pergunta era: quem ganhou o campeonato tal no ano tal?
Não era 100% eficaz, mas já podia diminuir ou aumentar as suspeitas.

mac
mac
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Isso foi apenas na Batalha das Ardenas, quando os paraquedistas SS de Otto Skorzeny empregaram alguns germano-americanos para lançar atrás das linhas aliadas para sabotar e provocar confusão na retaguarda.
rios destes foram fuzilados e não houveram antes nem depois outras ocasiões em que tal expediente foi empregado.

mac
mac
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Eu respondi uma vez, mas parece que a moderação apagou. Vamos lá outra vez: A única vez em que se sabe desse expediente foi na Batalha das Ardenas em dezembro de 1944. Os alemães usaram soldados que nasceram nos EUA e voltaram à Alemanha para lutar por ela; serviam sob Otto Skorzeny – o resgatador de Mussolini – eram fluentes no idioma, usaram uniformes falsos, rifles e jipes capturados para se infiltrar na retaguarda aliada, capturar pontes para o avanço alemão e confundir o comando anglo-americano. Tiveram algum sucesso de início, mas foram descobertos e vários deles fuzilados como traidores… Read more »

Last edited 1 ano atrás by mac
Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 ano atrás

Deportaram para o Brasil, avisaram ao Brasil que estavam mandando um espião russo com um passaporte brasileiro? A PF acompanhou o caso? E o que houve com esse espião quando chegou no Brasil?

João Adaime
João Adaime
Reply to  Fabio Araujo
1 ano atrás

Caro Fábio
Se você ler atentamente a matéria, terá a resposta a todas essas perguntas.
Abraço

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Mandou de volta…para o brazil?? Mas o espião é russo, porque não mandou para moscow? Ahh… é que STF/TSE tinha programado um curso inadiável de informática com o “Viktor”…

Last edited 1 ano atrás by Zé lesqui
AMBAR
AMBAR
1 ano atrás

Só faltou combinar com os russos. O agente era tão secreto que nem ele mesmo deveria saber que era agente secreto. Tá mais pra um falsário doido, dos muitos que neste brasil pululam.

Niemand
Niemand
1 ano atrás

Bom, erros de português não querem dizer muita coisa. Pelo jeito que as coisas andam mais da metade da população brasileira não sabe escrever sem erro.

Omg
Omg
1 ano atrás

Ele perdeu no k do Viktor. Deveria ser só Vitor.
E também por vir de Niterói. Se fosse do interior do Paraná, seria bem mais crível.
E também parece ter enfeitado muito a história. Se fosse um verdadeiro candidato à estágio, estaria mais preocupado em mostrar como é estudioso e bem avaliado academicamente e não falando groselha de peixe e briga familiar.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

Nenhuma novidade, toda m* que acontece a culpa é do estagiário.

Cansado
Cansado
1 ano atrás

Eis que criou-se aqui mais um daqueles mitos ufanísticos típicos da nação de Cabral: “o passaporte brasileiro é o mais cobiçado do universo, é o Santo Graal da diplomacia”.
Do naipe daqueles velhos mitos que volta e meia circulam por aí, estilo “os pilotos brasileiros são os melhores do mundo, nos exercícios derrubam F-16 com Amx” e “nossa marinha afundou o Nimitz com um submarino dos anos 60”.
Coisa de louco. Somos os melhores em tudo. E o IDH continua pior que o da Namíbia.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 ano atrás

Esses estagiários…..

patriotaRBC
patriotaRBC
1 ano atrás

Cara, ninguém me tira da cabeça que esse monte de gringo YouTuber que está no Brasil são um bando de espiões. Uns caras dos EUA, RUSSIA, CHINA, FRANÇA tudo aqui no Brasil vivendo como criador de conteúdo nas redes sociais.