sábado, outubro 1, 2022

Saab RBS 70NG

Preocupação com Bolsonaro trava venda de mísseis antitanque Javelin dos EUA para o Brasil

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos Estados Unidos no valor de cerca de 100 milhões de dólares está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares norte-americanos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), incluindo os ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters.

A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. O Departamento de Estado aprovou a proposta no final do ano passado, apesar de objeções por parte de algumas autoridades norte-americanas de baixo escalão, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Mas o acordo sigiloso, que não havia sido divulgado anteriormente, está desde então emperrado em um limbo processual em meio à crescente preocupação entre os parlamentares democratas dos EUA a respeito dos questionamentos que Bolsonaro tem feito sobre a integridade das urnas eletrônicas e da segurança da eleição de outubro no Brasil, disseram as fontes.

O pedido do Brasil pelos mísseis de alta tecnologia fabricados nos EUA, que ganharam fama por seu uso efetivo pelas forças ucranianas contra blindados russos, acabou travado devido a um esforço liderado pelos democratas para enviar uma mensagem a Bolsonaro e às Forças Armadas brasileiras.

“Está caminhando lentamente no Capitólio e não vai a lugar nenhum tão cedo” por conta das incertezas sobre Bolsonaro, disse uma fonte que acompanha as negociações.

O impasse reforça o impacto que os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral têm causado, e também indica como o Brasil pode se tornar mais isolado internacionalmente se Bolsonaro seguir o exemplo de Trump e se recusar a aceitar uma eventual derrota na eleição de outubro. Atualmente, ele aparece bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, ainda assombrado pela invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Trump em 6 de janeiro de 2021, tem se mostrado cada vez mais aflito com os comentários autoritários de Bolsonaro, chegando a enviar delegações a Brasília para pedir cautela.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, trouxe ao Brasil uma mensagem de respeito à democracia em uma reunião de ministros de Defesa da região em julho. A declaração ocorreu após uma visita no ano passado do diretor da CIA, William Burns, na qual ele disse a importantes assessores de Bolsonaro que o presidente deveria parar de minar a confiança no processo eleitoral do país.

Bolsonaro tem ignorado os apelos. Em vez disso, continua questionando a credibilidade do sistema de votação eletrônica do Brasil e alegou fraude em eleições recentes, sem fornecer provas.

“Brasil não precisa”

Fabricado pelos gigantes da área de defesa Lockheed Martin Corp e Raytheon Technologies Corp, o Javelin tornou-se uma das armas mais conhecidas do mundo devido ao seu sucesso contra tanques russos na guerra da Ucrânia.

O Brasil não enfrenta ameaças semelhantes, suscitando perguntas sobre por que o país precisaria de tal poder de fogo, disseram fontes. As Forças Armadas brasileiras se concentram principalmente em proteger suas fronteiras, que estão entre as maiores do mundo, e em realizar missões internacionais de paz.

“O Brasil não precisa deles”, disse um ex-assessor do Congresso norte-americano que tem familiaridade com a questão das armas.

Se o pedido for negado, fontes argumentam que o Brasil tem outras opções, principalmente o HJ-12, a versão chinesa, e mais barata, do Javelin.

HJ-12

FONTE: Reuters, via UOL

- Advertisement -

520 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

520 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN
GRAXAIN
1 mês atrás

Veremos como o Congresso dos EUA avaliará este pedido após as eleições Mid-Term?! Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS. Americanos e Europeus deveriam reavaliar suas políticas de parcerias militares enquanto há tempo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 mês atrás

Mas era o Spike….. e não o Javelin…..

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Velho Alfredo
1 mês atrás

Li matéria dizendo que a reposição dos lotes de Javelins utilizados na Ucrânia só poderiam ter produção reiniciada dentro de 2 anos devido fatores industriais e de insumos (Titânio). O Spike é um excelente sistema.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Velho Alfredo
1 mês atrás

Eu também achei que o EB iria padronizar tudo no spike, para helicópteros, PQD e tropas.

India-Mike
India-Mike
Reply to  Velho Alfredo
1 mês atrás

CFN talvez?

ODST
ODST
Reply to  GRAXAIN
1 mês atrás

O EUA se tornou hostil e não confiável para o Brasil. Vejam a importância do BRICS e da neutralidade do Bolsonaro na guerra entre Rússia e Ucrânia. Produtos similares é o que não falta por aí. Troquemos o equipamento e o fornecedor. Os rivais agradecem.

Last edited 1 mês atrás by ODST
Júlio S
Júlio S
Reply to  ODST
1 mês atrás

Sei… se o presidente fosse Trump, o que bate continência à bandeira dos EUA estaria lá sendo seu servo fiel.

ODST
ODST
Reply to  Júlio S
1 mês atrás

Na época do Trump, Brasil e EUA de fato tinham uma relação muito melhor do que agora com o inepto e decrépito Biden.

E antes bater continência para a bandeira de um país como sinal de respeito do que usar o BNDES para financiar ditaduras amigas.

Last edited 1 mês atrás by ODST
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
1 mês atrás

“I love you”

ODST
ODST
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Não curto homens. Dispenso seu amor por mim.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Júlio S
1 mês atrás

Legal é bater continência para a bandeira de Cuba, Venezuela, Coreia do Norte né! Elas sim representam algo para pessoas como você. Se soubesse que os militares americanos quando veem para cá batem continência para a nossa bandeira você teria um ataque heim!

Bosco
Reply to  Lúcio Sátiro
1 mês atrás

Alguns pisam na bandeira nacional e se enrolam na bandeira vermelha mas posam de indignados com Bolsonaro ter batido continência para a bandeira americana.

Paulo R
Reply to  Júlio S
1 mês atrás

Por quê todo o bocó fala “‘bater’ continência”? Continência é um cumprimento militar, desde quando se “bate” um cumprimento??

rogerio schneider
rogerio schneider
Reply to  Júlio S
1 mês atrás

Júlio, que comentário mais simplista, reducionista, e sem sentido.Você está pronto para ser âncora do jornalismo da Globo.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
1 mês atrás

QUE NEUTRALIDADE de BOLSONARO???
SÓ foi até a Rússia para dar seu apoio incondicional, pois sabia que a Rússia ia atacara Ucrânia,. É só ler a caixa de correspondência(e-mails recebidos). Tanto que não cancelou a viagem.
Leia mais e, não escreva bobagens.

Henrique
Henrique
Reply to  GRAXAIN
1 mês atrás

Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS

pavimenta o que? vamos comprar equipamento luxo russo ou Chinês que ninguém nunca viu? kkkkkkkkkk

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Não entendo sua definição de equipamento “luxo”, mas certamente as opções para o HJ-12 ou o Kornet dentro do BRICS, ou mesmo o conhecidos Spike e Mizrak-O, considerados superiores ao Javelin, e até mesmo o Shershen, são alternativas válidas aos sistemas fornecidos pelos EUA e EU. Mas se você torce o nariz para todos esses, sempre temos a opção nacionalista de investir o valor alocado, caso exista, para pavimentar a produção piloto do MSS 1.2AC da SIATT.

Carlos
Reply to  GRAXAIN
1 mês atrás

Quero apenas recordar um T14-Armata parado em plena Praça Vermelha recusando rodar na parada, recordo-me também de um míssil disparado por um navio russo e que caiu à frente do navio, recordo os AH-2 Sabre que já foram abatidos e os AMX e os F-5 serem mais antigos, recordo apenas a falta de controlo de qualidade que existem nos produtos russos, e alguém que me dê conhecimento de algum produto militar construído na Rússia e na China que tenha envolvido a transferência de tecnologia para o país comprador, porque tirando os T-72 russos construídos na Índia, não me recordo de… Read more »

Moises
Moises
1 mês atrás

O problema é maior do que Bolsonaro. São os militares que o cercam. Inclusive, essa narrativa contra as urnas têm origem nesse grupo: Heleno, Braga, Neto, Mourão e Cia. Infelizmente, existe uma tentativa de restaurar uma ideia de “poder moderador” das forças armadas. Por isso, a existência da ideia de golpe, etc. Esses militares formados durante a ditadura (alto escalão 2016 – 2022) são os responsáveis por isso. É preciso uma mudança nas forças armadas. Principalmente, de mentalidade. Essa mudança seria muito benéfica para as forças armadas. “Quando a política entra nos quartéis a disciplina sai pela porta dos fundos”

Carvalho
Carvalho
Reply to  Moises
1 mês atrás

Bem colocado.
O Heleno era capitão e auxiliar do Silvio Frota….que queria dar o golpe no Geisel.
O Haiti tem o mesmo papel no EB que a Argélia no Exército Francês.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Comparar a atuação do exército francês na Argélia com a atuação da ONU no Haiti é realmente cousa de maluco.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Nemo
1 mês atrás

Vc não entendeu.
A Argélia aglutinou um grupo de militares que passou a ter forte atuação na política francesa.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Ok, concordo.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nemo
1 mês atrás

Não note não. A comunicação para essa gente é apenas uma junção de sílabas e sons.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Quem conhece a História entenderá seu ponto!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Prestes esteve como protegido de Stalin. Entendo que isso fez dele genocida também, correto? Os comandantes das forças na era Dilma também podem ser culpados pelo roubo nas estatais?

É muita malandragem.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

Hein????

Bosco
Reply to  Moises
1 mês atrás

A vontade do PR em aperfeiçoar as urnas eletrônicas não tem nada de absurdo.
Se ele ganhar aí veremos a choradeira dos perdedores que irão exigir urnas eletrônicas auditáveis.

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
1 mês atrás

E se ele perde?

Patrício
Patrício
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Arrisca ser preso.
Ele está realmente desesperado.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Mas o ex-presidiário, que não foi inocentado, e está cheio de processos por corrupção correndo na justiça não é o Bolsonaro. Ele é o que menos tem o que temer.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
1 mês atrás

E vai também dizer que não tem corrupção no Governo Bolsonaro?? MENSALÃO – foi desviado, movimentado R# 395 milhões de reais; PETROLÃO – R$ 2 Bilhões de reais ORÇAMENTO SECRETO – 42 Bilhões de Reais, mais remédiios e vacinas do Covid-19 no Ministério da Saúde; mais corrupção na compra de 778 ônibus na Educação e todos direcionados para o Nordeste e Prefeitos do PP (partido Progressista do Airton Lira e do Chefe de Gabinete) Nas FFAA, compra de azuiszinhos (viagra) para turbinar os oficiais e a tropa. A compra de Lagostas, Picanhas para os comandantes do EB e MB. Quem… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  ODST
1 mês atrás

Aquela farinha boa lá em Curitiba acabou.

O Globo – 09/08/22

‘Procuradores da Lava Jato são condenados a pagar R$ 2,8 milhões em passagens e diárias.’

E a votação foi unanime.
Só faltam as prisões.

elias
elias
Reply to  Patrício
1 mês atrás

foi processado(todo mundo sabe apenas politica difamatoria) nao foi condenado como o do mensalao e do triplex

Aladaf
Aladaf
Reply to  Patrício
1 mês atrás

O sistema reage com uma velocidade impressionante. O Brasil esta superando a Italia (Maos limpas) nisso. Pessoas como vc dao suporte a esses absurdos. O avanco institucional nesse pais eh impossivel.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Eu estou do lado certo da história. Consciência limpa aqui.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Desesperada está a esquerda quando numa simples live no Flow de ontem à noite Bolsonaro teve recorde de audiência.
Bota seu candidato na rua junto com Bolsonaro e vamos ver quem o povo quer mais.
Ah, não vale CARREATA VIRTUAL viu kkkkkk

Zezão
Zezão
Reply to  Fábio
1 mês atrás

A consequência de não haver o voto impresso possibilita que Bolsonaro questione o resultado da eleição, caso ele saia derrotado. O voto impresso daria maior legitimidade ao processo, foi um erro o STF não permitir que fosse implementado.

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Zezão
1 mês atrás

Até a reeleição da Dilma não havia questionamento da inviolabilidade da urna eletrônica.

Bosco
Reply to  Antropólogo
1 mês atrás

Estava implementado o “teatro das tesouras” entre o PT e o PSDB, para enganar os trouxas (nós).
Não precisava de urnas auditáveis.

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Exatamente

tsung
tsung
Reply to  Antropólogo
1 mês atrás

porque ja tava aparelhado

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Antropólogo
1 mês atrás

Desculpa, mas em 2014 o TSE apresentou um modelo de urna com impressora e disse que implementaria nas próximas eleições gradativamente, a maquina foi elogiada por todos da classe politica e os Ministros do STF ovacionava a implementação como um marco de transparencia e segurança para o processo eleitoral. Basta dar um Google que tem o Gilmar Mendes elogiando a urna com impressora.

Pragmatismo
Reply to  Zezão
1 mês atrás

A história da primiera república foi a história das atas eleitorais fraudadas. Eram de papel, lembra?

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

As pessoas não entendem que sempre haverá choradeira e reclames depois de uma eleição.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Lembro. O problema não era o papel.
ERA QUEM CONTAVA OS VOTOS. Inclusive os coronéis mandavam “emprenhar” urnas. Hoje pode-se “emprenhar” os flascards delas ou substituí-los a caminho da Bastilha, digo, do TSE. Quem conta os votos são os coronéis de toga.

Last edited 1 mês atrás by Lúcio Sátiro
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Essas atas erram burladas por pessoas de dentro do sistema eleitoral, hoje basta algumas linhas de codigo inseridas no codigo fonte da urna que se elege quem o codigo quiser e é torna impossivel dizer se foi violado ou não os votos justamente porque somente poucas pessoas tem acesso a chave do codigo, entendeu? Uma mentira só é perfeita quando poucos sabem da verdade.

silvio
silvio
Reply to  Zezão
1 mês atrás

o Congresso não permitiu, o STF nem tem esse poder

Alessandro
Alessandro
Reply to  silvio
1 mês atrás

STF não tem esse poder? Então vamos a cronologia dos fatos.

09/06/2021

“Barroso destaca na Câmara dos Deputados riscos do voto impresso para o processo eleitoral”
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-06/barroso-se-reune-com-deputados-da-comissao-do-voto-impresso

Depois da ida do Barroso ao congresso começa as mudanças.

02/07/2021

“Para barrar voto impresso, partidos trocam integrantes da comissão”
https://noticias.r7.com/brasil/para-barrar-voto-impresso-partidos-trocam-integrantes-da-comissao-02072021

10/08/2021

“Câmara rejeita proposta do voto impresso e é arquivado”

https://www.camara.leg.br/noticias/792343-camara-rejeita-proposta-que-tornava-obrigatorio-o-voto-impresso/

Enfim agora Inês está morta vamos como está, mas quem foi contra não reclama depois, pois seria mais um forma de dar mais transparência e segurança no voto, sem contar que desmontaria qualquer falácia de fraude ao perdedor.

Last edited 1 mês atrás by Alessandro
Carvalho
Carvalho
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

Alessandro,
A manchete do primeiro link não tem ligação com a matéria…
Pior que acreditar em fake News é encaminhar links sem ler….
Tanta gente engambelada por esta cortina de fumaça….

ODST
ODST
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Tem sim, você que não entendeu. É um ministro fugindo de suas atribuições, militando e tentando convencer deputados a votarem de acordo com o que ele pensa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carvalho
1 mês atrás
Last edited 1 mês atrás by Alessandro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

Barroso, ao fazer pressão em cima de políticos para impedir maior transparência das urnas embasado em argumentos ridículos, cometeu a meu ver, crime de responsabilidade previsto na Lei 1079/50, Art 39

3 – exercer atividade político-partidária;

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

Apenas o voto deve ser secreto, a apuração não pode ser, isso não é democracia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Eu me pergunto quantas pessoas comprariam ações de empresas que não se submetem a auditoria externa independente?

Deveríamos avisar a todas essas S.A.s que elas estão jogando dinheiro fora. Que liguem para o Borroso para entender o esquema vencedor.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

Eu me pergunto quantas empresas S.A. manteriam um cara como o Micto na posição de CEO. Quanto tempo ele duraria no cargo?

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Sulamericano
1 mês atrás

CEOS podem ser trocados. Já auditorias quando há suspeitas, são imprescindíveis.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

Caerthal, vc erra em duas pontas:
1) as eleições são acompanhadas por comissões externas
2) o PEB – Partido do Exército Brasileiro não é “independente”
O EB, através de seu Ministro da defesa,jogou fora toda a credibilidade adquirida ao longo dos anos.
SINTO MUITO

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

Além do que, ao interferir no sistema eleitoral brasileiro para barrar maior transparência, ao claramente agir para influenciar políticos para seus fins ideológicos, Barroso cometeu crime de responsabilidade, previsto no Art 39 da Lei 1079/50

Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:

3 – exercer atividade político-partidária;

Carvalho
Carvalho
Reply to  Lúcio Sátiro
1 mês atrás

Enquadre o Ministro da Defesa nesse artigo

Bosco
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Ministro da Defesa é cargo de confiança. Não se enquadra na lei citada.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Caro Bosco…
Desculpe o trocadilho, mas o Paulo Sérgio é de uma confiança canina….

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

Só falta abanar o rabinho…

Luciano
Luciano
Reply to  Carvalho
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bosco
Reply to  silvio
1 mês atrás

Pelo que pudemos ver nos últimos anos o STF pode tudo.

ODST
ODST
Reply to  Zezão
1 mês atrás

Lembrando que o próprio TSE a poucos anos atrás era 100% a favor desse sistema, tem até vídeos nas redes sociais deles explicando como funcionaria o processo. O que aconteceu de lá pra cá? A eleição do Bolsonaro. Apenas isso. Muito estranho, de fato.

Alessandro
Alessandro
Reply to  ODST
1 mês atrás

Vários partidos e líderes políticos era a favor, inclusive de esquerda, depois da vitória do Bolsonaro em 2018 misteriosamente praticamente todos eles mudaram de opinião.

Last edited 1 mês atrás by Alessandro
Júlio S
Júlio S
Reply to  Zezão
1 mês atrás

Para a milícia e pastores cobrarem fidelidade de moradores, né? Sabemos…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Zezão
1 mês atrás

Caro Zezão. Supondo que uma dada urna eletrônica esteja conectada a uma impressora e que o eleitor precise confirmar o voto impresso antes de registra-lo. O que aconteceria se este eleitor declarasse que o voto impresso é diferente daquele que ele digitou. O que seria considerado válido, a palavra do eleitor ou o voto impresso?

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Nesse tipo de situação a urna é impugnada ou trocada na hora, pois está com defeito ou fraudada. Na atual situação não tem como saber.

Luciano
Luciano
Reply to  Radagast, o Castanho
1 mês atrás

Castanho, boa noite. E se isso ocorrer em, digamos, 50 mil urnas? Ou 100 mil? E se elas estiverem concentradas em estados como MG ou SP, com uma grande quantidade de eleitores? Vamos invalidar 20, 25% dos votos de uma eleição?? É inviável, temerário, caro e inconstitucional!

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Luciano
1 mês atrás

Primeiro, meu nome é Radagast, Castanho é meu título relacionado a minha posição na hierarquia dos Maiar enviados pelos Valar para a terra média. Segundo, respeita o maluco!! Terceiro, inconstitucional aonde Luciano? Qual artigo da constituição diz que não se pode trocar 100.000 urnas com defeito? ou que não se pode impugnar a mesma quantidade de urnas fraudadas? É inconstitucional só porque tú quer que seja, né? Nessa situação, com a impugnação de uma quantidade considerável de urnas, o que se fará é uma nova eleição, depois de feita as devidas investigações e de muita gritaria e pripocó de político,… Read more »

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Que palavra do eleitor rapaz ? Na sua hipótese, o problema estaria não na palavra do eleitor, mas sim na própria urna, cujo comprovante não está “batendo” com o que está no display dela.

Last edited 1 mês atrás by Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Meu amigo, tem nem perigo de Bolsonaro perder. Basta ver a receptividade do homem pelo Brasil e fora do Brasil. Basta ver a quantidade de gente que Bolsonaro e Lula arrastam.
Se dependesse de pesquisa eleitoral comprada, o presidente hoje seria o Haddad.

Bosco
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Como não implementaram as urnas auditáveis de 3a geração se ele perder poderá alegar fraude.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Nas outras eleiçoes que ele e a família foi eleita ele não reclamou, né?! Por que só agora as urnas não prestam rsrs? E de acordo com as pesquisas, o atual presidente está bem distante de ganhar as eleições.

Bosco
Reply to  Andreo Tomaz
1 mês atrás

Porque antes havia a narrativa falaciosa que não havia mais comunismo e nem esquerda, narrativa esta que foi desmascarada com a eleição imprevista e improvável do Bolsonaro.
A eleição dele deixou o rei literalmente nú, pondo a mostras que havia um outro Bradil além do teatro das tesouras, que levava o Brasil irremediavelmente para o buraco sem que nos dêssemos conta.
Agora, há sim risco das eleições serem fraudadas ainda mais tendo em vista o explícito ativismo do Judiciário

Hugo
Hugo
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Conversinha fiada

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Hugo
1 mês atrás

Não, é a mais pura realidade.

Pragmatismo
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Bosco, Deus do céu! É pura teoria da conspiração. Donde estão os fatos? Sai dessa!

Bosco
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

“É pura teoria da conspiração”
Então poderiam ter implementado as urnas auditáveis. Seria um avanço.
Em relação ao seu comentário, não é porque alguém é paranóico que ele não possa estar sendo seguido.
Na verdade eu vejo mais teoria da conspiração na tese da oposição de que o PR é um facista genocida miliciano que na dele em pleitear uma maior segurança e transparência nas urnas.

Obi-Wan Kenobi
Obi-Wan Kenobi
Reply to  Bosco
1 mês atrás

As urnas já são auditáveis. OQ vocês querem é voto impresso? Exemplo você vai lá na urna vota vê um comprovante impresso, e esse comprovante impresso depositado numa urna separado, é ai que acontece o GOLPE? Você Bosco vai lá votar sabendo que seu candidato esta atrás das pesquisa, ai você vai votar no Candidato adversário ou Inimigo do seu presidente, ai você chega na urna vota Candidato adversário na hora da impressão do voto aparece que você voto mesmo, e chama o Mesário e fala que es urna esta roubando, sendo que você voto nesse candidato mesmo. Tudo isso… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 mês atrás

Eu não respondo quem usa essa identificação ridícula. Não tenho tempo para lidar com picareta.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 mês atrás

Caramba, mais um que vive no reino da fantasia como eu! Tudo bem que eu vivo na Terra Média e ele em Tatoine, mas tudo é fantasia.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 mês atrás

Isso é fácil refutar, o voto digitado não fica registrado?

Marcos neves
Marcos neves
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 mês atrás

Além disso, mesmo que assim não ocorresse, o simples fato de você levar essas cédulas impressas para pessoas contarem na Junta Apuradora pode gerar divergência na comparação entre as cédulas e resultado da urna. A uma, porque, como sempre houve nas apurações por cédulas no Brasil, há falha humana na contagem. A duas, porque também há escrutinadores mancomunados que fraudam a contagem dos votos. Pronto! qualquer diferença, por mínima que seja, entre a comparação do resultado das urnas eletrônicas com os votos impressos seria o estopim para uma revolta e não aceitação do resultado. Não falo aqui com qualquer viés… Read more »

Krest
Krest
Reply to  Bosco
1 mês atrás

É impressionante como algumas pessoas são inteligentes para tratar de alguns assuntos, mas ignorantes para tratar de outras questões.

fewoz
fewoz
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

O conhecimento político (e senso de realidade) do Bosco é inversamente proporcional ao seu conhecimento de assuntos militares. É uma passada de pano atrás da outra para o criminoso da presidência.

Caerthal
Caerthal
Reply to  fewoz
1 mês atrás

Outro com codinome que vem para esconder.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  fewoz
1 mês atrás

Na verdade as palavras dele são absolutamente verdadeiras. O ativismo judicial é um FATO IRREFUTÁVEL, inclusive tema de meu trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Direito. Conheço bem desse assunto, conheço o ativismo criminoso e inconstitucional feito pelo Judiciário, baseado na Corte americana de Warren.
Parece que você é que não tem conhecimento sobre o assunto que o Bosco levantou.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  fewoz
1 mês atrás

ME diga até o proprio TSE estava já se posicionando para a implementação o que mudou?
https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

O que você tem contra uma maior transparência no sistema eleitoral? Ah, sim, é porque tu é hater do Bolsonaro e tem que se posicionar contra tudo o que ele apoia, mesmo sendo bom para o país.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Não sou eu, são os especialistas contratados pelo PSDB que não atestaram o sistema.

Sem título.jpg
Pragmatismo
Reply to  ODST
1 mês atrás

Não sou eu. É o TCU que atestou o sistema.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Serio? O TCU, formando por um grupo de Ministros impolutos que chegaram nos seus tronos através de indicações políticas de honrados políticos de Banania?

Pragmatismo
Reply to  Radagast, o Castanho
1 mês atrás

Leu o Acórdão? Creio que não. Dá trabalho, né? Sabe quanto é defícil passar no concurso do TCU? Auditores do TCU fizeram o trabalho, senhorito.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Abriram as portas dos grupos de ZAP ZAP do micto e de lá trouxeram esse chorume que chamam de pensamento de extrema direita.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Onde estão os fatos? É sério esse tipo de pergunta? de que planeta você veio?

Luciano
Luciano
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Pois é!! E ele tem acesso a informação! Impressiona como alguém consegue realmente acreditar nessas coisas! Só falta acreditar em Iluminati , ETs construtores de pirâmides, Cthulhu e afins!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Se há risco de fraude é por quem está perdendo nas pesquisas. Não faz sentido quem está ganhando fraudar urnas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Mas esse questionamento tbm vale para o outro lado, se a esquerda representada pelo lula está a frente nas pesquisas quase vencendo no primeiro turno, pq o receio de fazer mais melhorias e transparência no sistema eleitoral?

Só relembrando que o lula foi solto e teve TODOS os processos anulados para o estágio zero por decisões monocráticas de integrantes do STF, a mesma instituição que costuma abrir processos por crime de “fake news” e decreta prisões sem passar pelo crivo do MPF, apenas contra aliados do Bolsonaro, mas deve ser coincidências do destino.

Last edited 1 mês atrás by Alessandro
Caerthal
Caerthal
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

País das coincidências.

ODST
ODST
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

E lembrando também que os ministros que “descondenaram” o condenado foram indicados por ele mesmo e pela Dilmanta. Só não vê quem é mal caráter.

Wilson
Wilson
Reply to  ODST
1 mês atrás

O que “descondenou” na verdade foi a parcialidade do Juiz e as falhas processuais

tsung
tsung
Reply to  Wilson
1 mês atrás

ah ta bom!!
dps dessa vou dormir feito bobo.

na boa é pave ou pacume (direita ou esquerda)

Bosco
Reply to  Wilson
1 mês atrás

Falhas processuais não são da competência do STF.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
1 mês atrás

O amigão o proprio STF julgou mais de 100 pedidos da defesa do molusco, só julgaram a suspeição do moro depois das mensagens vazadas o que vai contra a propria jurisprudencia da corte onde a mesma diz que provas obtidas ilegalmente não podem ser usadas em processos nem direcionar a decisão no processo, oras foi no proprio mensalão que foi recheado de videos e audios que o STF tomou essa decisão, entao pau que dá em chico não da em francisco?

ODST
ODST
Reply to  Wilson
1 mês atrás

Claro, 7 ministros indicados pelo PT votaram contra o Moro e ele que é o parcial, né?!

Conta outra.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 mês atrás

Quem te disse que as tais prisões não passaram pelo crivo do MPF? Foram todas validadas sim, estás em qual planeta?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Perdendo nas pesquisas? Essas pesquisas são auditadas? Qual a assertividade dessa turma?

Nem vou perguntar ser esses grupos são neutros politicamente, seria um massacre.

Para cada golpe existe a Fase de Preparação. Pesquisas fajutas se situam nessa fase.

Wilson
Wilson
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

Sim, para cada golpe existe uma fase de preparação. Como, por exemplo, questionar as urnas.

Bosco
Reply to  Wilson
1 mês atrás

Golpe esse que poderia ser bloqueado apenas implementanho urnas mais seguras.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

Caro C. Todas as pesquisas eleitorais cadastradas no TSE são auditáveis. Recomendo o livro do Albeto Almeida “ Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião”. Boa leitura.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

O problema não é a pesquisa, mas o metodo de amostragem. Digo isso pois já fui do meio politico e sei que as vezes o metodo de amostragem dá uma falsa resposta as estatísticas. Por exemplo acompanhei uma candidata a prefeita em 2012, 2 semanas antes da eleição ela tinha 14% a mais que o segundo colocado, porem no dia da eleição deu o segundo colocado, suspeitando de fraude fizeram o estudo a pesquisa e descobriu que o erro foi o metodo usado que ignorou fatores determinantes e grupos que pesariam nas eleições. Por fim o resultado foi errado não… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

bem o cara que ta na frente das pesquisas sequer pode andar na rua que a multidão que fazer ele de judas
……

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington jr
1 mês atrás

Igual o outro que só anda de motociata usando o nome de Deus, para angariar mais otários de apoio.

Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Não faz sentido quem está na frente nas pesquisas ser contra um sistema de urnas mais confiável. Muito pelo contrário.
Em elas sendo implementadas não haveria meios do perdedor criar narrativas falsas e contestar o resultado do pleito.

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Meu Deus do céu, paranóia conspiracionista! Comunismo??? Do PT, um partido totalmente voltado para o trabalhismo na lógica do capital? É preciso ser completamente lunático pra ver comunismo no PT ou em qualquer partido relevante no Brasil. Mais paranóide ainda é a noção lunática de que PAPEL é mais seguro do que um sistema eletrônico que NUNCA teve qualquer caso de fraude desde sua implementação.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Vocês morrem de medo do homem comum e do que eles fazem em uma urna auditável…

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Criaram essa fantasia de que existe uma ameaça comunista no Brasil. Isso é típico de qualquer governante chinfrim que precisa desviar a atenção dos problemas do seu governo e canalizar o ódio de uma parcela da população para um inimigo imaginário.

O Brasil foi governado 16 anos pelo governo do PT e nunca chegamos nem perto de virar um país comunista.

Mas agora vai acontecer, mas só no imaginário dessa gente, que tá na mesma categoria do caminhoneiro bigodudo que chorara porque o Micto declarou estado de sítio.

Estão completamente descolados da realidade.

Last edited 1 mês atrás by Sulamericano
Bosco
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Leia a PEC 135/19. Depois a gente conversa.

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Acrescenta o § 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.” Ou seja, uma asneira sem tamanho.

Bosco
Reply to  Wilson
1 mês atrás

Se vc diz então eu acredito

Wilson
Wilson
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Prezado Fernando, o fantasma do comunismo é apenas uma desculpa para os velhos “coronéis” da política perseguirem os trabalhadores

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
1 mês atrás

PC do B entao é o Partido da Carniças do Brasil?

silvio
silvio
Reply to  Bosco
1 mês atrás

quanta lorota…o Bozonaro afirma que houve fraude em 2018 pois teria vencido no primeiro turno. Qual a justificativa então para uma fraude, para acontecer o segundo turno e ele vencer a eleição? Coisa de maluco

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Que comunismo cara? Se liga tio

ODST
ODST
Reply to  Jacó Lira
1 mês atrás

Sem título.jpg
Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
1 mês atrás

PR tbm já falou q o Hugo chaves era a esperança da América Latina, então se for por isso nenhum político brasileiro tem qlqr valor pois todos falam um monte de bobagem.

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 mês atrás

Agora diz aí qual era o contexto da época, não esconda a verdade. Chaves estava chegando e prometendo acabar com tudo o que estava errado na Venezuela. Enganou todo mundo.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
1 mês atrás

Contexto era de um golpista fracassado que acabará de sair da prisão e se autoploclamava um Simon Bolívar para acabar com 40 anos de pacto entre 3 partidos q governavam a Venezuela, ele só queria era poder com desculpa que ia acabar com esse corporativismo do toma lá da cá, já vi esse discurso recentemente, então como lhe falei políticos brasileiros acham q todos tem amnésia e falam esses monte de bobagem para depois ficarem se acusando .

tsung
tsung
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 mês atrás

tendi foi nada

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 mês atrás

E foi nesse contexto, de acabar com o “sistema”, que o Bolsonaro o elogiou, sem obviamente saber suas reais intenções.

Bosco
Reply to  Jacó Lira
1 mês atrás

Nossa! É mesmo. O Muro de Berlin caiu e a URSS foi extinta. Tinha esquecido. O comunismo foi extinto do planeta Terra.
Obrigado por me lembrar, pirralho.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Corretíssimo

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Só queria saber o que esses fanáticos políticos veem de tão maravilhoso no atual Governo, que se perde só poder ser por que ouve fraude, parecem que vivem num mundo paralelo onde facilita o acesso a armas e as pessoas usarem a camisa da seleção são grandes realizações.

Bosco
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Realmente!

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Só para eu tentar entender. Você acha que foi a eleição de Bolsonaro que comprovou a existência da esquerda?

Bosco
Reply to  Wilson
1 mês atrás

Não se fie no que eu acredito. Tenho certeza que vc pode

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Vamos de boa, prezado amigo. Apenas para constar, acho que esta dicotomia Direita x Esquerda já não consegue mais “explicar” o mundo. Melhor prender-se a outras várias categorias explicativas de governo e Estado como: “Populista X Tecnocrata”; “Industrialista X Financista”; “Centralista X Empowerment”; “Estado forte X Estado Fraco”; Estado Grande X Estado Pequeno; e um muito importante “Corrupto X Mais corrupto”.

Luciano
Luciano
Reply to  Bosco
1 mês atrás

“O risco do comunismo no Brasil”….Bosco, fale de misseis, radares e armamentos, por favor. Lá eu ainda aprendo algo com vc e ainda me desperta alguma admiração! Porque fora disso….socorro!

Canarinho
Canarinho
Reply to  Andreo Tomaz
1 mês atrás

Acho que vc nao entendeu a logica relacionada ao potencial de fraudes das urnas. Nem sempre a fraude envolvida e suficiente para fazer um candidato deixar de ganhar. A premissa, que se supõe que seja essa fraude e da mesma ter uma natureza sutil, fazendo a diferença mais em candidatos com pequena variação de votos um com o outro. So para citar um exemplo, Bolsonaro alega que pelas pesquisas de votos independente em 2018, ele teria votos suficientes para ganhar no primeiro turno, o que nao houve. Agora que ha chances da disputa ser mais apertada, de fato o efeito… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Tantas vezes eleito por essas e nunca reclamou, ASSIM TAMBÉM COMO NUNCA TRABALHOU . Ahora vem com essa palhaçada? Dá um tempo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nativo.
1 mês atrás

Ele trabalhou como Oficial do EB antes de ser politico, um trabalho bem pesado diga-se de passagem.

Pragmatismo
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Até ser expulso da corporação.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 mês atrás

Se ele está na reserva, como pode ter sido expulso? É fake news que chama, né?!

silvio
silvio
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

sim, planejando atentados terroristas contra a própria instituição. Fazendo uma relação, se fosse no setor privado, um funcionário que tramasse contra a própria empresa, seria sumariamente demitido por justa causa. No Exército, que deveria se nortear pela disciplina, hierarquia e honradez, o que será que aconteceu, para o Bolsonaro não ser expulso e preso…

J.Leo
J.Leo
Reply to  silvio
1 mês atrás

Chama-se “corporativismo”.

Caerthal
Caerthal
Reply to  silvio
1 mês atrás

Ele reclamou dos salários baixos. Se isso for crime comum então temos que proibir todos os sindicatos.

Pragmatismo
Reply to  Caerthal
1 mês atrás

“Reclamou”. Organizou um atentado a bomba é reclamar?

Bosco
Reply to  silvio
1 mês atrás

A Dilma vc também achava ruim dela ser terrorista ou a implicância é só com o terrorismo do PR?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Nativo.
1 mês atrás

Qual o problema de voces em ter mais transparência na eleição? Aonde, isso seria ruim?? O odio infundado de voces, os estao atrapalhando a pensar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

problema nenhum. Desde que a matéria não houvesse sido reprovada no congresso e não estivéssemos há dois meses das eleições.

Levou para o congresso e não conseguiu aprovar, tenta no outro ano de novo. Agora usar isso como fator de desestabilização há dois meses do pleito e vocês aplaudindo?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Felipe Morais
1 mês atrás

na verdade ela não foi reprovada, era lei em 2015 porem na nossa grandiosa nação gostamos ( classe politica e juridica) de fingir demência quando o assunto é cumprir a vontade do congresso e para isso temos o judiciário em sua magnânima ditadura para sobrepor o legislativo. https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington jr
1 mês atrás

Ué Wellington, reclamam do Supremo pelo ativismo judicial e por se meter em assuntos de outros poderes. Aí, quando o Supremo exerce o seu papel constitucional, vai reclamar também? O STF existe é para isso. Guarda da constituição. A situação não é como você está dizendo. O projeto de lei foi aprovado em 2015 e a lei eleitoral foi aprovada. MAS, o STF, exercendo o papel que a constituição lhe reserva, julgou, no âmbito da ADIN, que essa alteração violava a constituição. Para alterar isso, não poderia ser por mero projeto de lei, como foi feito. A própria constituição teria… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Não pensar.ja é o hábito de quem apoia esse cínico.

Wilson
Wilson
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Bom dia Canarinho. Mas o objetivo é obter mais transparência ou tumultuar o processo com duas contagens diferentes e que, pelas limitações das contagens manuais, jamais apresentarão resultados iguais?

Last edited 1 mês atrás by Wilson
Bosco
Reply to  Nativo.
1 mês atrás

Trabalhou como militar e deputado, como todos os políticos de carreira no Brasil, desde as Companhias Hereditárias.
Se esse “feudo” te incomoda agora , e só agora e esprcificamente com o Bolsonaro, sinto muito.

fewoz
fewoz
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Péssimo militar e péssimo deputado, diga-se de passagem.

Bosco
Reply to  fewoz
1 mês atrás

Suas consecutivas reeleições contradizem sua percepção.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Se o critério para prestar um bom serviço são reiteradas reeleições, parlamentares como Arlindo Chinaglia, Jandira Feghali e Ivan Valente, Paulo Paim (antros do esquerdismo brasileiro) são os melhores do país na sua opinião né? Visto que estão lá há quase 3 décadas. Renan Calheiros então, com 4 mandatos (27 anos até o momento e 32 no total) seria o que? O Deus da política?

Last edited 1 mês atrás by Felipe Morais
Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Esse vagal achou que estava ganhando pouco e ameaçou agir contra as próprias forças, ATENTANDO com explosivos em quartéis, em qualquer país mais SÉRIO teu ídolo estaria tomando na cadeia ou debaixo de sete palmos.
Você que acompanhar o mundo militar sabe muito bem disso! Não passe pano.

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Todo feudo me incomoda por que esses velhos políticos já deveriam ter sido banidos da história política do Brasil, mas não somem por que tem sempre quem os glorifica, sem nenhum esforço de procurar saber quem eram os sujeitos.

Fernando
Fernando