Javelin

Javelin

Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos Estados Unidos no valor de cerca de 100 milhões de dólares está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares norte-americanos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), incluindo os ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters.

A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. O Departamento de Estado aprovou a proposta no final do ano passado, apesar de objeções por parte de algumas autoridades norte-americanas de baixo escalão, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Mas o acordo sigiloso, que não havia sido divulgado anteriormente, está desde então emperrado em um limbo processual em meio à crescente preocupação entre os parlamentares democratas dos EUA a respeito dos questionamentos que Bolsonaro tem feito sobre a integridade das urnas eletrônicas e da segurança da eleição de outubro no Brasil, disseram as fontes.

O pedido do Brasil pelos mísseis de alta tecnologia fabricados nos EUA, que ganharam fama por seu uso efetivo pelas forças ucranianas contra blindados russos, acabou travado devido a um esforço liderado pelos democratas para enviar uma mensagem a Bolsonaro e às Forças Armadas brasileiras.

“Está caminhando lentamente no Capitólio e não vai a lugar nenhum tão cedo” por conta das incertezas sobre Bolsonaro, disse uma fonte que acompanha as negociações.

O impasse reforça o impacto que os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral têm causado, e também indica como o Brasil pode se tornar mais isolado internacionalmente se Bolsonaro seguir o exemplo de Trump e se recusar a aceitar uma eventual derrota na eleição de outubro. Atualmente, ele aparece bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, ainda assombrado pela invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Trump em 6 de janeiro de 2021, tem se mostrado cada vez mais aflito com os comentários autoritários de Bolsonaro, chegando a enviar delegações a Brasília para pedir cautela.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, trouxe ao Brasil uma mensagem de respeito à democracia em uma reunião de ministros de Defesa da região em julho. A declaração ocorreu após uma visita no ano passado do diretor da CIA, William Burns, na qual ele disse a importantes assessores de Bolsonaro que o presidente deveria parar de minar a confiança no processo eleitoral do país.

Bolsonaro tem ignorado os apelos. Em vez disso, continua questionando a credibilidade do sistema de votação eletrônica do Brasil e alegou fraude em eleições recentes, sem fornecer provas.

“Brasil não precisa”

Fabricado pelos gigantes da área de defesa Lockheed Martin Corp e Raytheon Technologies Corp, o Javelin tornou-se uma das armas mais conhecidas do mundo devido ao seu sucesso contra tanques russos na guerra da Ucrânia.

O Brasil não enfrenta ameaças semelhantes, suscitando perguntas sobre por que o país precisaria de tal poder de fogo, disseram fontes. As Forças Armadas brasileiras se concentram principalmente em proteger suas fronteiras, que estão entre as maiores do mundo, e em realizar missões internacionais de paz.

“O Brasil não precisa deles”, disse um ex-assessor do Congresso norte-americano que tem familiaridade com a questão das armas.

Se o pedido for negado, fontes argumentam que o Brasil tem outras opções, principalmente o HJ-12, a versão chinesa, e mais barata, do Javelin.

HJ-12

FONTE: Reuters, via UOL

Subscribe
Notify of
guest

512 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN
GRAXAIN
2 anos atrás

Veremos como o Congresso dos EUA avaliará este pedido após as eleições Mid-Term?! Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS. Americanos e Europeus deveriam reavaliar suas políticas de parcerias militares enquanto há tempo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  GRAXAIN
2 anos atrás

Mas era o Spike….. e não o Javelin…..

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Velho Alfredo
2 anos atrás

Li matéria dizendo que a reposição dos lotes de Javelins utilizados na Ucrânia só poderiam ter produção reiniciada dentro de 2 anos devido fatores industriais e de insumos (Titânio). O Spike é um excelente sistema.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Velho Alfredo
2 anos atrás

Eu também achei que o EB iria padronizar tudo no spike, para helicópteros, PQD e tropas.

India-Mike
India-Mike
Reply to  Velho Alfredo
2 anos atrás

CFN talvez?

ODST
ODST
Reply to  GRAXAIN
2 anos atrás

O EUA se tornou hostil e não confiável para o Brasil. Vejam a importância do BRICS e da neutralidade do Bolsonaro na guerra entre Rússia e Ucrânia. Produtos similares é o que não falta por aí. Troquemos o equipamento e o fornecedor. Os rivais agradecem.

Last edited 2 anos atrás by ODST
Júlio S
Júlio S
Reply to  ODST
2 anos atrás

Sei… se o presidente fosse Trump, o que bate continência à bandeira dos EUA estaria lá sendo seu servo fiel.

ODST
ODST
Reply to  Júlio S
2 anos atrás

Na época do Trump, Brasil e EUA de fato tinham uma relação muito melhor do que agora com o inepto e decrépito Biden.

E antes bater continência para a bandeira de um país como sinal de respeito do que usar o BNDES para financiar ditaduras amigas.

Last edited 2 anos atrás by ODST
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
2 anos atrás

“I love you”

ODST
ODST
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Não curto homens. Dispenso seu amor por mim.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Júlio S
2 anos atrás

Legal é bater continência para a bandeira de Cuba, Venezuela, Coreia do Norte né! Elas sim representam algo para pessoas como você. Se soubesse que os militares americanos quando veem para cá batem continência para a nossa bandeira você teria um ataque heim!

Bosco
Bosco
Reply to  Lúcio Sátiro
2 anos atrás

Alguns pisam na bandeira nacional e se enrolam na bandeira vermelha mas posam de indignados com Bolsonaro ter batido continência para a bandeira americana.

Paulo R
Reply to  Júlio S
2 anos atrás

Por quê todo o bocó fala “‘bater’ continência”? Continência é um cumprimento militar, desde quando se “bate” um cumprimento??

rogerio schneider
rogerio schneider
Reply to  Júlio S
2 anos atrás

Júlio, que comentário mais simplista, reducionista, e sem sentido.Você está pronto para ser âncora do jornalismo da Globo.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
2 anos atrás

QUE NEUTRALIDADE de BOLSONARO???
SÓ foi até a Rússia para dar seu apoio incondicional, pois sabia que a Rússia ia atacara Ucrânia,. É só ler a caixa de correspondência(e-mails recebidos). Tanto que não cancelou a viagem.
Leia mais e, não escreva bobagens.

Henrique
Henrique
Reply to  GRAXAIN
2 anos atrás

Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS

pavimenta o que? vamos comprar equipamento luxo russo ou Chinês que ninguém nunca viu? kkkkkkkkkk

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Não entendo sua definição de equipamento “luxo”, mas certamente as opções para o HJ-12 ou o Kornet dentro do BRICS, ou mesmo o conhecidos Spike e Mizrak-O, considerados superiores ao Javelin, e até mesmo o Shershen, são alternativas válidas aos sistemas fornecidos pelos EUA e EU. Mas se você torce o nariz para todos esses, sempre temos a opção nacionalista de investir o valor alocado, caso exista, para pavimentar a produção piloto do MSS 1.2AC da SIATT.

Carlos
Carlos
Reply to  GRAXAIN
2 anos atrás

Quero apenas recordar um T14-Armata parado em plena Praça Vermelha recusando rodar na parada, recordo-me também de um míssil disparado por um navio russo e que caiu à frente do navio, recordo os AH-2 Sabre que já foram abatidos e os AMX e os F-5 serem mais antigos, recordo apenas a falta de controlo de qualidade que existem nos produtos russos, e alguém que me dê conhecimento de algum produto militar construído na Rússia e na China que tenha envolvido a transferência de tecnologia para o país comprador, porque tirando os T-72 russos construídos na Índia, não me recordo de… Read more »

Moises
Moises
2 anos atrás

O problema é maior do que Bolsonaro. São os militares que o cercam. Inclusive, essa narrativa contra as urnas têm origem nesse grupo: Heleno, Braga, Neto, Mourão e Cia. Infelizmente, existe uma tentativa de restaurar uma ideia de “poder moderador” das forças armadas. Por isso, a existência da ideia de golpe, etc. Esses militares formados durante a ditadura (alto escalão 2016 – 2022) são os responsáveis por isso. É preciso uma mudança nas forças armadas. Principalmente, de mentalidade. Essa mudança seria muito benéfica para as forças armadas. “Quando a política entra nos quartéis a disciplina sai pela porta dos fundos”

Carvalho
Carvalho
Reply to  Moises
2 anos atrás

Bem colocado.
O Heleno era capitão e auxiliar do Silvio Frota….que queria dar o golpe no Geisel.
O Haiti tem o mesmo papel no EB que a Argélia no Exército Francês.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Comparar a atuação do exército francês na Argélia com a atuação da ONU no Haiti é realmente cousa de maluco.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Nemo
2 anos atrás

Vc não entendeu.
A Argélia aglutinou um grupo de militares que passou a ter forte atuação na política francesa.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Ok, concordo.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nemo
2 anos atrás

Não note não. A comunicação para essa gente é apenas uma junção de sílabas e sons.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Quem conhece a História entenderá seu ponto!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Prestes esteve como protegido de Stalin. Entendo que isso fez dele genocida também, correto? Os comandantes das forças na era Dilma também podem ser culpados pelo roubo nas estatais?

É muita malandragem.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Hein????

Bosco
Bosco
Reply to  Moises
2 anos atrás

A vontade do PR em aperfeiçoar as urnas eletrônicas não tem nada de absurdo.
Se ele ganhar aí veremos a choradeira dos perdedores que irão exigir urnas eletrônicas auditáveis.

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E se ele perde?

Patrício
Patrício
Reply to  Fábio
2 anos atrás

Arrisca ser preso.
Ele está realmente desesperado.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
2 anos atrás

Mas o ex-presidiário, que não foi inocentado, e está cheio de processos por corrupção correndo na justiça não é o Bolsonaro. Ele é o que menos tem o que temer.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
2 anos atrás

E vai também dizer que não tem corrupção no Governo Bolsonaro?? MENSALÃO – foi desviado, movimentado R# 395 milhões de reais; PETROLÃO – R$ 2 Bilhões de reais ORÇAMENTO SECRETO – 42 Bilhões de Reais, mais remédiios e vacinas do Covid-19 no Ministério da Saúde; mais corrupção na compra de 778 ônibus na Educação e todos direcionados para o Nordeste e Prefeitos do PP (partido Progressista do Airton Lira e do Chefe de Gabinete) Nas FFAA, compra de azuiszinhos (viagra) para turbinar os oficiais e a tropa. A compra de Lagostas, Picanhas para os comandantes do EB e MB. Quem… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  ODST
2 anos atrás

Aquela farinha boa lá em Curitiba acabou.

O Globo – 09/08/22

‘Procuradores da Lava Jato são condenados a pagar R$ 2,8 milhões em passagens e diárias.’

E a votação foi unanime.
Só faltam as prisões.

elias
elias
Reply to  Patrício
2 anos atrás

foi processado(todo mundo sabe apenas politica difamatoria) nao foi condenado como o do mensalao e do triplex

Aladaf
Aladaf
Reply to  Patrício
2 anos atrás

O sistema reage com uma velocidade impressionante. O Brasil esta superando a Italia (Maos limpas) nisso. Pessoas como vc dao suporte a esses absurdos. O avanco institucional nesse pais eh impossivel.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
2 anos atrás

Eu estou do lado certo da história. Consciência limpa aqui.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Patrício
2 anos atrás

Desesperada está a esquerda quando numa simples live no Flow de ontem à noite Bolsonaro teve recorde de audiência.
Bota seu candidato na rua junto com Bolsonaro e vamos ver quem o povo quer mais.
Ah, não vale CARREATA VIRTUAL viu kkkkkk

Zezão
Zezão
Reply to  Fábio
2 anos atrás

A consequência de não haver o voto impresso possibilita que Bolsonaro questione o resultado da eleição, caso ele saia derrotado. O voto impresso daria maior legitimidade ao processo, foi um erro o STF não permitir que fosse implementado.

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Até a reeleição da Dilma não havia questionamento da inviolabilidade da urna eletrônica.

Bosco
Bosco
Reply to  Antropólogo
2 anos atrás

Estava implementado o “teatro das tesouras” entre o PT e o PSDB, para enganar os trouxas (nós).
Não precisava de urnas auditáveis.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Exatamente

tsung
tsung
Reply to  Antropólogo
2 anos atrás

porque ja tava aparelhado

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Antropólogo
2 anos atrás

Desculpa, mas em 2014 o TSE apresentou um modelo de urna com impressora e disse que implementaria nas próximas eleições gradativamente, a maquina foi elogiada por todos da classe politica e os Ministros do STF ovacionava a implementação como um marco de transparencia e segurança para o processo eleitoral. Basta dar um Google que tem o Gilmar Mendes elogiando a urna com impressora.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Zezão
2 anos atrás

A história da primiera república foi a história das atas eleitorais fraudadas. Eram de papel, lembra?

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

As pessoas não entendem que sempre haverá choradeira e reclames depois de uma eleição.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Lembro. O problema não era o papel.
ERA QUEM CONTAVA OS VOTOS. Inclusive os coronéis mandavam “emprenhar” urnas. Hoje pode-se “emprenhar” os flascards delas ou substituí-los a caminho da Bastilha, digo, do TSE. Quem conta os votos são os coronéis de toga.

Last edited 2 anos atrás by Lúcio Sátiro
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Essas atas erram burladas por pessoas de dentro do sistema eleitoral, hoje basta algumas linhas de codigo inseridas no codigo fonte da urna que se elege quem o codigo quiser e é torna impossivel dizer se foi violado ou não os votos justamente porque somente poucas pessoas tem acesso a chave do codigo, entendeu? Uma mentira só é perfeita quando poucos sabem da verdade.

silvio
silvio
Reply to  Zezão
2 anos atrás

o Congresso não permitiu, o STF nem tem esse poder

Alessandro
Alessandro
Reply to  silvio
2 anos atrás

STF não tem esse poder? Então vamos a cronologia dos fatos.

09/06/2021

“Barroso destaca na Câmara dos Deputados riscos do voto impresso para o processo eleitoral”
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-06/barroso-se-reune-com-deputados-da-comissao-do-voto-impresso

Depois da ida do Barroso ao congresso começa as mudanças.

02/07/2021

“Para barrar voto impresso, partidos trocam integrantes da comissão”
https://noticias.r7.com/brasil/para-barrar-voto-impresso-partidos-trocam-integrantes-da-comissao-02072021

10/08/2021

“Câmara rejeita proposta do voto impresso e é arquivado”

https://www.camara.leg.br/noticias/792343-camara-rejeita-proposta-que-tornava-obrigatorio-o-voto-impresso/

Enfim agora Inês está morta vamos como está, mas quem foi contra não reclama depois, pois seria mais um forma de dar mais transparência e segurança no voto, sem contar que desmontaria qualquer falácia de fraude ao perdedor.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Carvalho
Carvalho
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Alessandro,
A manchete do primeiro link não tem ligação com a matéria…
Pior que acreditar em fake News é encaminhar links sem ler….
Tanta gente engambelada por esta cortina de fumaça….

ODST
ODST
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Tem sim, você que não entendeu. É um ministro fugindo de suas atribuições, militando e tentando convencer deputados a votarem de acordo com o que ele pensa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carvalho
2 anos atrás
Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Barroso, ao fazer pressão em cima de políticos para impedir maior transparência das urnas embasado em argumentos ridículos, cometeu a meu ver, crime de responsabilidade previsto na Lei 1079/50, Art 39

3 – exercer atividade político-partidária;

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Apenas o voto deve ser secreto, a apuração não pode ser, isso não é democracia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Eu me pergunto quantas pessoas comprariam ações de empresas que não se submetem a auditoria externa independente?

Deveríamos avisar a todas essas S.A.s que elas estão jogando dinheiro fora. Que liguem para o Borroso para entender o esquema vencedor.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Eu me pergunto quantas empresas S.A. manteriam um cara como o Micto na posição de CEO. Quanto tempo ele duraria no cargo?

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Sulamericano
2 anos atrás

CEOS podem ser trocados. Já auditorias quando há suspeitas, são imprescindíveis.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Caerthal, vc erra em duas pontas:
1) as eleições são acompanhadas por comissões externas
2) o PEB – Partido do Exército Brasileiro não é “independente”
O EB, através de seu Ministro da defesa,jogou fora toda a credibilidade adquirida ao longo dos anos.
SINTO MUITO

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Além do que, ao interferir no sistema eleitoral brasileiro para barrar maior transparência, ao claramente agir para influenciar políticos para seus fins ideológicos, Barroso cometeu crime de responsabilidade, previsto no Art 39 da Lei 1079/50

Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:

3 – exercer atividade político-partidária;

Carvalho
Carvalho
Reply to  Lúcio Sátiro
2 anos atrás

Enquadre o Ministro da Defesa nesse artigo

Bosco
Bosco
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Ministro da Defesa é cargo de confiança. Não se enquadra na lei citada.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco…
Desculpe o trocadilho, mas o Paulo Sérgio é de uma confiança canina….

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Só falta abanar o rabinho…

Luciano
Luciano
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  silvio
2 anos atrás

Pelo que pudemos ver nos últimos anos o STF pode tudo.

ODST
ODST
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Lembrando que o próprio TSE a poucos anos atrás era 100% a favor desse sistema, tem até vídeos nas redes sociais deles explicando como funcionaria o processo. O que aconteceu de lá pra cá? A eleição do Bolsonaro. Apenas isso. Muito estranho, de fato.

Alessandro
Alessandro
Reply to  ODST
2 anos atrás

Vários partidos e líderes políticos era a favor, inclusive de esquerda, depois da vitória do Bolsonaro em 2018 misteriosamente praticamente todos eles mudaram de opinião.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Júlio S
Júlio S
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Para a milícia e pastores cobrarem fidelidade de moradores, né? Sabemos…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Caro Zezão. Supondo que uma dada urna eletrônica esteja conectada a uma impressora e que o eleitor precise confirmar o voto impresso antes de registra-lo. O que aconteceria se este eleitor declarasse que o voto impresso é diferente daquele que ele digitou. O que seria considerado válido, a palavra do eleitor ou o voto impresso?

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Nesse tipo de situação a urna é impugnada ou trocada na hora, pois está com defeito ou fraudada. Na atual situação não tem como saber.

Luciano
Luciano
Reply to  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Castanho, boa noite. E se isso ocorrer em, digamos, 50 mil urnas? Ou 100 mil? E se elas estiverem concentradas em estados como MG ou SP, com uma grande quantidade de eleitores? Vamos invalidar 20, 25% dos votos de uma eleição?? É inviável, temerário, caro e inconstitucional!

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Primeiro, meu nome é Radagast, Castanho é meu título relacionado a minha posição na hierarquia dos Maiar enviados pelos Valar para a terra média. Segundo, respeita o maluco!! Terceiro, inconstitucional aonde Luciano? Qual artigo da constituição diz que não se pode trocar 100.000 urnas com defeito? ou que não se pode impugnar a mesma quantidade de urnas fraudadas? É inconstitucional só porque tú quer que seja, né? Nessa situação, com a impugnação de uma quantidade considerável de urnas, o que se fará é uma nova eleição, depois de feita as devidas investigações e de muita gritaria e pripocó de político,… Read more »

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Que palavra do eleitor rapaz ? Na sua hipótese, o problema estaria não na palavra do eleitor, mas sim na própria urna, cujo comprovante não está “batendo” com o que está no display dela.

Last edited 2 anos atrás by Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Fábio
2 anos atrás

Meu amigo, tem nem perigo de Bolsonaro perder. Basta ver a receptividade do homem pelo Brasil e fora do Brasil. Basta ver a quantidade de gente que Bolsonaro e Lula arrastam.
Se dependesse de pesquisa eleitoral comprada, o presidente hoje seria o Haddad.

Bosco
Bosco
Reply to  Fábio
2 anos atrás

Como não implementaram as urnas auditáveis de 3a geração se ele perder poderá alegar fraude.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Nas outras eleiçoes que ele e a família foi eleita ele não reclamou, né?! Por que só agora as urnas não prestam rsrs? E de acordo com as pesquisas, o atual presidente está bem distante de ganhar as eleições.

Bosco
Bosco
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Porque antes havia a narrativa falaciosa que não havia mais comunismo e nem esquerda, narrativa esta que foi desmascarada com a eleição imprevista e improvável do Bolsonaro.
A eleição dele deixou o rei literalmente nú, pondo a mostras que havia um outro Bradil além do teatro das tesouras, que levava o Brasil irremediavelmente para o buraco sem que nos dêssemos conta.
Agora, há sim risco das eleições serem fraudadas ainda mais tendo em vista o explícito ativismo do Judiciário

Hugo
Hugo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Conversinha fiada

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Hugo
2 anos atrás

Não, é a mais pura realidade.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, Deus do céu! É pura teoria da conspiração. Donde estão os fatos? Sai dessa!

Bosco
Bosco
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

“É pura teoria da conspiração”
Então poderiam ter implementado as urnas auditáveis. Seria um avanço.
Em relação ao seu comentário, não é porque alguém é paranóico que ele não possa estar sendo seguido.
Na verdade eu vejo mais teoria da conspiração na tese da oposição de que o PR é um facista genocida miliciano que na dele em pleitear uma maior segurança e transparência nas urnas.

Obi-Wan Kenobi
Obi-Wan Kenobi
Reply to  Bosco
2 anos atrás

As urnas já são auditáveis. OQ vocês querem é voto impresso? Exemplo você vai lá na urna vota vê um comprovante impresso, e esse comprovante impresso depositado numa urna separado, é ai que acontece o GOLPE? Você Bosco vai lá votar sabendo que seu candidato esta atrás das pesquisa, ai você vai votar no Candidato adversário ou Inimigo do seu presidente, ai você chega na urna vota Candidato adversário na hora da impressão do voto aparece que você voto mesmo, e chama o Mesário e fala que es urna esta roubando, sendo que você voto nesse candidato mesmo. Tudo isso… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Obi-Wan Kenobi
2 anos atrás

Eu não respondo quem usa essa identificação ridícula. Não tenho tempo para lidar com picareta.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Obi-Wan Kenobi
2 anos atrás

Caramba, mais um que vive no reino da fantasia como eu! Tudo bem que eu vivo na Terra Média e ele em Tatoine, mas tudo é fantasia.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Obi-Wan Kenobi
2 anos atrás

Isso é fácil refutar, o voto digitado não fica registrado?

Marcos neves
Marcos neves
Reply to  Obi-Wan Kenobi
2 anos atrás

Além disso, mesmo que assim não ocorresse, o simples fato de você levar essas cédulas impressas para pessoas contarem na Junta Apuradora pode gerar divergência na comparação entre as cédulas e resultado da urna. A uma, porque, como sempre houve nas apurações por cédulas no Brasil, há falha humana na contagem. A duas, porque também há escrutinadores mancomunados que fraudam a contagem dos votos. Pronto! qualquer diferença, por mínima que seja, entre a comparação do resultado das urnas eletrônicas com os votos impressos seria o estopim para uma revolta e não aceitação do resultado. Não falo aqui com qualquer viés… Read more »

Krest
Krest
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É impressionante como algumas pessoas são inteligentes para tratar de alguns assuntos, mas ignorantes para tratar de outras questões.

fewoz
fewoz
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

O conhecimento político (e senso de realidade) do Bosco é inversamente proporcional ao seu conhecimento de assuntos militares. É uma passada de pano atrás da outra para o criminoso da presidência.

Caerthal
Caerthal
Reply to  fewoz
2 anos atrás

Outro com codinome que vem para esconder.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  fewoz
2 anos atrás

Na verdade as palavras dele são absolutamente verdadeiras. O ativismo judicial é um FATO IRREFUTÁVEL, inclusive tema de meu trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Direito. Conheço bem desse assunto, conheço o ativismo criminoso e inconstitucional feito pelo Judiciário, baseado na Corte americana de Warren.
Parece que você é que não tem conhecimento sobre o assunto que o Bosco levantou.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  fewoz
2 anos atrás

ME diga até o proprio TSE estava já se posicionando para a implementação o que mudou?
https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

O que você tem contra uma maior transparência no sistema eleitoral? Ah, sim, é porque tu é hater do Bolsonaro e tem que se posicionar contra tudo o que ele apoia, mesmo sendo bom para o país.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Não sou eu, são os especialistas contratados pelo PSDB que não atestaram o sistema.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  ODST
2 anos atrás

Não sou eu. É o TCU que atestou o sistema.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Serio? O TCU, formando por um grupo de Ministros impolutos que chegaram nos seus tronos através de indicações políticas de honrados políticos de Banania?

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Leu o Acórdão? Creio que não. Dá trabalho, né? Sabe quanto é defícil passar no concurso do TCU? Auditores do TCU fizeram o trabalho, senhorito.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Abriram as portas dos grupos de ZAP ZAP do micto e de lá trouxeram esse chorume que chamam de pensamento de extrema direita.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Onde estão os fatos? É sério esse tipo de pergunta? de que planeta você veio?

Luciano
Luciano
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Pois é!! E ele tem acesso a informação! Impressiona como alguém consegue realmente acreditar nessas coisas! Só falta acreditar em Iluminati , ETs construtores de pirâmides, Cthulhu e afins!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se há risco de fraude é por quem está perdendo nas pesquisas. Não faz sentido quem está ganhando fraudar urnas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Mas esse questionamento tbm vale para o outro lado, se a esquerda representada pelo lula está a frente nas pesquisas quase vencendo no primeiro turno, pq o receio de fazer mais melhorias e transparência no sistema eleitoral?

Só relembrando que o lula foi solto e teve TODOS os processos anulados para o estágio zero por decisões monocráticas de integrantes do STF, a mesma instituição que costuma abrir processos por crime de “fake news” e decreta prisões sem passar pelo crivo do MPF, apenas contra aliados do Bolsonaro, mas deve ser coincidências do destino.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Caerthal
Caerthal
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

País das coincidências.

ODST
ODST
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

E lembrando também que os ministros que “descondenaram” o condenado foram indicados por ele mesmo e pela Dilmanta. Só não vê quem é mal caráter.

Wilson
Wilson
Reply to  ODST
2 anos atrás

O que “descondenou” na verdade foi a parcialidade do Juiz e as falhas processuais

tsung
tsung
Reply to  Wilson
2 anos atrás

ah ta bom!!
dps dessa vou dormir feito bobo.

na boa é pave ou pacume (direita ou esquerda)

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
2 anos atrás

Falhas processuais não são da competência do STF.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
2 anos atrás

O amigão o proprio STF julgou mais de 100 pedidos da defesa do molusco, só julgaram a suspeição do moro depois das mensagens vazadas o que vai contra a propria jurisprudencia da corte onde a mesma diz que provas obtidas ilegalmente não podem ser usadas em processos nem direcionar a decisão no processo, oras foi no proprio mensalão que foi recheado de videos e audios que o STF tomou essa decisão, entao pau que dá em chico não da em francisco?

ODST
ODST
Reply to  Wilson
2 anos atrás

Claro, 7 ministros indicados pelo PT votaram contra o Moro e ele que é o parcial, né?!

Conta outra.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Quem te disse que as tais prisões não passaram pelo crivo do MPF? Foram todas validadas sim, estás em qual planeta?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Perdendo nas pesquisas? Essas pesquisas são auditadas? Qual a assertividade dessa turma?

Nem vou perguntar ser esses grupos são neutros politicamente, seria um massacre.

Para cada golpe existe a Fase de Preparação. Pesquisas fajutas se situam nessa fase.

Wilson
Wilson
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Sim, para cada golpe existe uma fase de preparação. Como, por exemplo, questionar as urnas.

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
2 anos atrás

Golpe esse que poderia ser bloqueado apenas implementanho urnas mais seguras.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Caro C. Todas as pesquisas eleitorais cadastradas no TSE são auditáveis. Recomendo o livro do Albeto Almeida “ Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião”. Boa leitura.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

O problema não é a pesquisa, mas o metodo de amostragem. Digo isso pois já fui do meio politico e sei que as vezes o metodo de amostragem dá uma falsa resposta as estatísticas. Por exemplo acompanhei uma candidata a prefeita em 2012, 2 semanas antes da eleição ela tinha 14% a mais que o segundo colocado, porem no dia da eleição deu o segundo colocado, suspeitando de fraude fizeram o estudo a pesquisa e descobriu que o erro foi o metodo usado que ignorou fatores determinantes e grupos que pesariam nas eleições. Por fim o resultado foi errado não… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

bem o cara que ta na frente das pesquisas sequer pode andar na rua que a multidão que fazer ele de judas
……

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Igual o outro que só anda de motociata usando o nome de Deus, para angariar mais otários de apoio.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Não faz sentido quem está na frente nas pesquisas ser contra um sistema de urnas mais confiável. Muito pelo contrário.
Em elas sendo implementadas não haveria meios do perdedor criar narrativas falsas e contestar o resultado do pleito.

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Meu Deus do céu, paranóia conspiracionista! Comunismo??? Do PT, um partido totalmente voltado para o trabalhismo na lógica do capital? É preciso ser completamente lunático pra ver comunismo no PT ou em qualquer partido relevante no Brasil. Mais paranóide ainda é a noção lunática de que PAPEL é mais seguro do que um sistema eletrônico que NUNCA teve qualquer caso de fraude desde sua implementação.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Vocês morrem de medo do homem comum e do que eles fazem em uma urna auditável…

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Criaram essa fantasia de que existe uma ameaça comunista no Brasil. Isso é típico de qualquer governante chinfrim que precisa desviar a atenção dos problemas do seu governo e canalizar o ódio de uma parcela da população para um inimigo imaginário.

O Brasil foi governado 16 anos pelo governo do PT e nunca chegamos nem perto de virar um país comunista.

Mas agora vai acontecer, mas só no imaginário dessa gente, que tá na mesma categoria do caminhoneiro bigodudo que chorara porque o Micto declarou estado de sítio.

Estão completamente descolados da realidade.

Last edited 2 anos atrás by Sulamericano
Bosco
Bosco
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Leia a PEC 135/19. Depois a gente conversa.

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Acrescenta o § 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.” Ou seja, uma asneira sem tamanho.

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
2 anos atrás

Se vc diz então eu acredito

Wilson
Wilson
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Prezado Fernando, o fantasma do comunismo é apenas uma desculpa para os velhos “coronéis” da política perseguirem os trabalhadores

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
2 anos atrás

PC do B entao é o Partido da Carniças do Brasil?

silvio
silvio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

quanta lorota…o Bozonaro afirma que houve fraude em 2018 pois teria vencido no primeiro turno. Qual a justificativa então para uma fraude, para acontecer o segundo turno e ele vencer a eleição? Coisa de maluco

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Que comunismo cara? Se liga tio

ODST
ODST
Reply to  Jacó Lira
2 anos atrás

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
2 anos atrás

PR tbm já falou q o Hugo chaves era a esperança da América Latina, então se for por isso nenhum político brasileiro tem qlqr valor pois todos falam um monte de bobagem.

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
2 anos atrás

Agora diz aí qual era o contexto da época, não esconda a verdade. Chaves estava chegando e prometendo acabar com tudo o que estava errado na Venezuela. Enganou todo mundo.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
2 anos atrás

Contexto era de um golpista fracassado que acabará de sair da prisão e se autoploclamava um Simon Bolívar para acabar com 40 anos de pacto entre 3 partidos q governavam a Venezuela, ele só queria era poder com desculpa que ia acabar com esse corporativismo do toma lá da cá, já vi esse discurso recentemente, então como lhe falei políticos brasileiros acham q todos tem amnésia e falam esses monte de bobagem para depois ficarem se acusando .

tsung
tsung
Reply to  Tiago da cruz pinto
2 anos atrás

tendi foi nada

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
2 anos atrás

E foi nesse contexto, de acabar com o “sistema”, que o Bolsonaro o elogiou, sem obviamente saber suas reais intenções.

Bosco
Bosco
Reply to  Jacó Lira
2 anos atrás

Nossa! É mesmo. O Muro de Berlin caiu e a URSS foi extinta. Tinha esquecido. O comunismo foi extinto do planeta Terra.
Obrigado por me lembrar, pirralho.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Corretíssimo

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Só queria saber o que esses fanáticos políticos veem de tão maravilhoso no atual Governo, que se perde só poder ser por que ouve fraude, parecem que vivem num mundo paralelo onde facilita o acesso a armas e as pessoas usarem a camisa da seleção são grandes realizações.

Bosco
Bosco
Reply to  Fábio
2 anos atrás

Realmente!

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Só para eu tentar entender. Você acha que foi a eleição de Bolsonaro que comprovou a existência da esquerda?

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
2 anos atrás

Não se fie no que eu acredito. Tenho certeza que vc pode

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Vamos de boa, prezado amigo. Apenas para constar, acho que esta dicotomia Direita x Esquerda já não consegue mais “explicar” o mundo. Melhor prender-se a outras várias categorias explicativas de governo e Estado como: “Populista X Tecnocrata”; “Industrialista X Financista”; “Centralista X Empowerment”; “Estado forte X Estado Fraco”; Estado Grande X Estado Pequeno; e um muito importante “Corrupto X Mais corrupto”.

Luciano
Luciano
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“O risco do comunismo no Brasil”….Bosco, fale de misseis, radares e armamentos, por favor. Lá eu ainda aprendo algo com vc e ainda me desperta alguma admiração! Porque fora disso….socorro!

Canarinho
Canarinho
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Acho que vc nao entendeu a logica relacionada ao potencial de fraudes das urnas. Nem sempre a fraude envolvida e suficiente para fazer um candidato deixar de ganhar. A premissa, que se supõe que seja essa fraude e da mesma ter uma natureza sutil, fazendo a diferença mais em candidatos com pequena variação de votos um com o outro. So para citar um exemplo, Bolsonaro alega que pelas pesquisas de votos independente em 2018, ele teria votos suficientes para ganhar no primeiro turno, o que nao houve. Agora que ha chances da disputa ser mais apertada, de fato o efeito… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tantas vezes eleito por essas e nunca reclamou, ASSIM TAMBÉM COMO NUNCA TRABALHOU . Ahora vem com essa palhaçada? Dá um tempo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Ele trabalhou como Oficial do EB antes de ser politico, um trabalho bem pesado diga-se de passagem.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Até ser expulso da corporação.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
2 anos atrás

Se ele está na reserva, como pode ter sido expulso? É fake news que chama, né?!

silvio
silvio
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

sim, planejando atentados terroristas contra a própria instituição. Fazendo uma relação, se fosse no setor privado, um funcionário que tramasse contra a própria empresa, seria sumariamente demitido por justa causa. No Exército, que deveria se nortear pela disciplina, hierarquia e honradez, o que será que aconteceu, para o Bolsonaro não ser expulso e preso…

J.Leo
J.Leo
Reply to  silvio
2 anos atrás

Chama-se “corporativismo”.

Caerthal
Caerthal
Reply to  silvio
2 anos atrás

Ele reclamou dos salários baixos. Se isso for crime comum então temos que proibir todos os sindicatos.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

“Reclamou”. Organizou um atentado a bomba é reclamar?

Bosco
Bosco
Reply to  silvio
2 anos atrás

A Dilma vc também achava ruim dela ser terrorista ou a implicância é só com o terrorismo do PR?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Qual o problema de voces em ter mais transparência na eleição? Aonde, isso seria ruim?? O odio infundado de voces, os estao atrapalhando a pensar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

problema nenhum. Desde que a matéria não houvesse sido reprovada no congresso e não estivéssemos há dois meses das eleições.

Levou para o congresso e não conseguiu aprovar, tenta no outro ano de novo. Agora usar isso como fator de desestabilização há dois meses do pleito e vocês aplaudindo?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

na verdade ela não foi reprovada, era lei em 2015 porem na nossa grandiosa nação gostamos ( classe politica e juridica) de fingir demência quando o assunto é cumprir a vontade do congresso e para isso temos o judiciário em sua magnânima ditadura para sobrepor o legislativo. https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Ué Wellington, reclamam do Supremo pelo ativismo judicial e por se meter em assuntos de outros poderes. Aí, quando o Supremo exerce o seu papel constitucional, vai reclamar também? O STF existe é para isso. Guarda da constituição. A situação não é como você está dizendo. O projeto de lei foi aprovado em 2015 e a lei eleitoral foi aprovada. MAS, o STF, exercendo o papel que a constituição lhe reserva, julgou, no âmbito da ADIN, que essa alteração violava a constituição. Para alterar isso, não poderia ser por mero projeto de lei, como foi feito. A própria constituição teria… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Não pensar.ja é o hábito de quem apoia esse cínico.

Wilson
Wilson
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Bom dia Canarinho. Mas o objetivo é obter mais transparência ou tumultuar o processo com duas contagens diferentes e que, pelas limitações das contagens manuais, jamais apresentarão resultados iguais?

Last edited 2 anos atrás by Wilson
Bosco
Bosco
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Trabalhou como militar e deputado, como todos os políticos de carreira no Brasil, desde as Companhias Hereditárias.
Se esse “feudo” te incomoda agora , e só agora e esprcificamente com o Bolsonaro, sinto muito.

fewoz
fewoz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Péssimo militar e péssimo deputado, diga-se de passagem.

Bosco
Bosco
Reply to  fewoz
2 anos atrás

Suas consecutivas reeleições contradizem sua percepção.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se o critério para prestar um bom serviço são reiteradas reeleições, parlamentares como Arlindo Chinaglia, Jandira Feghali e Ivan Valente, Paulo Paim (antros do esquerdismo brasileiro) são os melhores do país na sua opinião né? Visto que estão lá há quase 3 décadas. Renan Calheiros então, com 4 mandatos (27 anos até o momento e 32 no total) seria o que? O Deus da política?

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Esse vagal achou que estava ganhando pouco e ameaçou agir contra as próprias forças, ATENTANDO com explosivos em quartéis, em qualquer país mais SÉRIO teu ídolo estaria tomando na cadeia ou debaixo de sete palmos.
Você que acompanhar o mundo militar sabe muito bem disso! Não passe pano.

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Todo feudo me incomoda por que esses velhos políticos já deveriam ter sido banidos da história política do Brasil, mas não somem por que tem sempre quem os glorifica, sem nenhum esforço de procurar saber quem eram os sujeitos.

Fernando
Fernando
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Bolsonaro nunca teve uma carteira assinada. Foi expulso do Exército por conspiração, terrorismo e indisciplina. COnseguiu entrar para o parlamento através de um sistema que ele odeia: a democracia.

E através dela, será agora expulso da cadeira de presidente.

Simples assim.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Militar trabalhando é uma contradição em termos.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Ele não foi expulso e você sabe disso. Vou pedir para o cabeça de ovo te prender por Faike Nius. Você vai para a mesma cela do Alexandre Frota.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Ele foi “convidado a retirar-se” ou tirariam com ele, ciente? É assim que funciona no meio militar. Só é expulso soldado e quem bate o pé em ficar após o “convite”.
Para com essa ladaia cansativa de advogado do mito fã de rachadinha.

ODST
ODST
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Quem nunca trabalhou foi o mega corrupto de nove dedos, esse sim é um conhecidíssimo vagabund0.

Fernando
Fernando
Reply to  ODST
2 anos atrás

Trabalhou por mais de 20 anos em metalúrgicas, a carteira de trabalho é lotada. Na família inteira aliás, de nordestinos retirantes, todo mundo começou a trabalhar desde criança.

Ai você pega um vagabundo como o Bolsonaro, que nunca passou por UMA entrevista de emprego, que nunca teve uma carteira de trabalho na vida, que sempre MAMOU nas tetas do Estado, seja como militar ou como político, e chama de mito.

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
2 anos atrás

Caro ODST. Creio que vocẽ se esquece que o ex-presidente foi torneiro mecânico quando era jovem, obtendo seu diploma técnico no Senai.

Nativo.
Nativo.
Reply to  ODST
2 anos atrás

28 anos de legislativo fez o que mesmo?? Ah enriqueceu. Realmente é típico trabalhador da nossa política, que encontra os votos de preguiçosos mentais.

Bosco
Bosco
Reply to  Nativo.
2 anos atrás

Antes as eleicões se davam entre os membros da confraria de compadres e o PSDB do FHC era visto como de extrema direita.
Nessa época o nível de segurança das urnas estava de bom tamanho já que os compadres, independente do resultado das eleições, continuavam mamando do mesmo jeito e só mudavam de lugar na mesa.

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Então o mito reclamou do que nesse período?

GuGS
GuGS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Aperfeiçoar Bosco? Para este sujeitinho, a urna só funciona bem se ele vencer.

Bosco
Bosco
Reply to  GuGS
2 anos atrás

Por isso seria bom ela ser auditável

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Ela É auditável, meu jovem. Procure saber para além das fake news do tiozão do zap.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Fernando
2 anos atrás

15/12/2017

https://www.politicadistrital.com.br/2017/12/15/peritos-da-pf-comprovam-fragilidade-das-urnas-eletronicas/

A auditoria mostrou que não é possível dizer se há segurança no sistema de apuração de votos no Brasil, pois, segundo os auditores independentes, não há condições plenas de auditá-la por causa de restrições impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não compareceu na audiência.”

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Fernando
Fernando
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Você está simplesmente sendo bozista divulgando fakenews por aqui. Esse link que você postou é delírio e desinformação.

“Delegados e peritos da Polícia Federal (PF) saíram em defesa das urnas eletrônicas e afirmaram que nunca ficou comprovada nenhuma fraude no sistema eleitoral.”

https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/07/19/delegados-e-peritos-da-pf-defendem-urna-eletrnica-e-lembram-que-nunca-houve-comprovao-de-fraude.ghtml

Alessandro
Alessandro
Reply to  Fernando
2 anos atrás

MOLEQUE, não venha me medir com sua régua imoral que não sou da sua laia, estou apenas expondo as matérias da grande mídia sobre tudo isso, cada um que tire suas próprias conclusões. Existe duas auditorias realizadas que diz que há VULNERABILIDADES no sistema eleitoral brasileiro, começando pelas urnas que não podem ser auditadas, e principalmente que não há transparência na apuração eleitoral lá dentro do TSE, e isso não sou eu que estou dizendo, mas sim a auditoria independente encomendada pelo PSDB em 2014 que já expus na matéria acima, e a segunda auditoria feita pelo técnicos da PF… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Auditoria é palavra que o planaltino tem medo, é só decreto de assunto secreto que o cara dá.

Caerthal
Caerthal
Reply to  GuGS
2 anos atrás

O Butão e Bangladesh estão bem contentes com esse tipo de urna inviolável Tabajara.

Dá vontade de rir.

ANDRE GARCIA
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tudo bem, só não pode vir com discurso que não aceitará o resultado. Ele venceu assim e deve entregar o cargo, se perder, da mesma forma.

Bosco
Bosco
Reply to  ANDRE GARCIA
2 anos atrás

Não. Se houver indício de fraude que atente contra a escolha popular ele tem obrigação de se manifestar.

fewoz
fewoz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

De novo esse papo? Até mesmo o Aécio tentou isso com a Dilma, não lembra? Ninguém encontrou nada. Por que ele não contestou sua própria vitória, a propósito? Por que nunca contestou as vitórias sucessivas de seus filhos?

ODST
ODST
Reply to  fewoz
2 anos atrás

Você mente descaradamente, e é por gente como você que temos que ter cada vez mais transparência no sistema.

Ninguém encontrou nada uma vírgula, os especialistas contratados pelo PSDB disseram que não é possível auditar as urnas.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  ODST
2 anos atrás

2014? Tá velha e gasta essa sua manchete. Veja (leia) o estudo dos técnivcos do TCU. A manifestação dos delegados da PF. Leia um pouco material sério. Saia da casinha.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E é claro que a única escolha popular possível é ele né? Kkkkkkkkk que piada. Esse cara é extremamente rejeitado. Vocês acham que essa cambada de fanático que aparece em motociata e em comício, se comportando como fã clube de rock juvenil, é reflexo da sociedade brasileira? Da mesma forma que tem seu público cativo, tem uma extrema rejeição. Assim como o nove dedos tbm tem o seu público cativo. E ele não faz nada para diminuir essa rejeição. Continua arrumando briga com todo mundo. E aí vão vir falar que vontade popular não foi respeitada? Vocês estão em uma… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  ANDRE GARCIA
2 anos atrás

Resultado fraudado não deve ser aceito, nem por ele, nem por ninguém.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A insistência dos militares (o grupo do Heleno e Braga neto) em ter um “atalho” para as urnas é um indicativo de que ELES querem fraudar as eleições.
O Bolso não pode participar como candidato E JUIZ.

fewoz
fewoz
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Prezado Carvalho, estes militares de pijama estão se lixando para democracia ou para o país. Tudo que querem é manter seus privilégios e colocar 100 anos de sigilio em investigações que envolvam seus nomes.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Que ganhe nas urnas Boscão! Sem golpe, sem mimimi e bola pra frente e que os 3 poderes se automoderem, agora você vociferar insanidades não técnicas é um absurdo. Pena do WhatsApp….

Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Nunca vi tanta gente com medo de um COMPROVANTE COMPLEMENTAR à informação na tela da urna, igual esses de supermercado, só para a pessoa ver que no papel está correto. Só pode ser uma doença essa que a faz uma pessoa “democrática do bem” recusar a forma simples possível de tornar uma eleição mais segura e transparente. Deve ser a mesma que fez T S E correr no legislativo para melar a votação daquele emenda simples.

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz Paulo R
2 anos atrás

Já imaginou essa do “papel” numa região dominada pelo tráfico ou milícia?

“E aí mano, voltou no parça?”

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Não funciona assim . Vc está mal informado pela grande mídia.
*Talvez porque prefira a ignorância e tenha delegado sua faculdade de raciocinar e questonar para outrem fazê-lo eu seu lugar.

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se puderes, por respeito, me passar quais mídia tu usa para obter informações. Assim talvez eu mude de opinião.

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Carlos,
Se não queres enxergar não serei eu a tentar fazê-lo. Qualquer fonte de informação que eu colocar que vá contra suas “conclusões” e convicções você fará pouco caso e dirá que é fonte parcial e bolsonarista e que portanto não tem valor.
Já vi esse filme e eu morro no final. Eu passo!
Procure se informar a respeito da proposta (PEC 135/19) que foi levada ao CN e foi rejeitada por 23 a 11 na Comissão Especial.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás
Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Muito obrigado Bosco!

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quem questiona, e por vezes com razão, as fontes de informação dos demais comentaristas és tu. Nem toquei no assunto “bolsonarista”. Apenas pedi para citares, por respeito, as tuas fontes. É uma discussão saudavél e respeitosa da tua parte e não é questão de “tentar fazê-lo”. O pedido foi por esse motivo “Vc está mal informado pela grande mídia”.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Fala Carlos. Cara, com esse seu diálogo aí lembrei de um colega lá por volta de 2014. Ele falava a mesma coisa. “para de ler veja, IstoÉ etc”. Aí eu pedi uma sugestã de mídia para “me informar melhor”. Ele sugeriu Carta Capital e um blog chamado tijolaço. Não preciso nem dizer que era um petista de carteirinha. Se você nunca teve o desprazer de ler esse tal tijolaço, sugiro que não o faça, pois é o antro de idiotização ideológica da esquerda. Consegue ser pior que a carta capital. Enfim, estamos aqui, 6, 7, 8 anos depois e estou… Read more »

Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Carlos
2 anos atrás

C a r am ba !! em nenhum momento se saia com papel na mão. O comprovante só aparecia numa maquina transparente e depois de confirmado o voto caia numa urna. A mesma D E S i N FORM a Ç Ã O que o Barroso repassou e passou vergonha acho que em Oxford.

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz Paulo R
2 anos atrás

Leia o comentário do Rafael Oliveira.

fewoz
fewoz
Reply to  Luiz Paulo R
2 anos atrás

Diferente do incompetente que ocupa a cadeira presidencial, Barroso trabalha (de verdade) e está em outro nível. Quem passa desinformação é o Bozo e sua família, que espalha fake news.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Paulo R
2 anos atrás

Olá Luiz. O voto impresso precisa ser validade pelo eleitor? E se ele declarar que o voto impresso é diferente do que ele inseriu na urna, o que vale? A palavra do eleitor ou o voto impresso? Todos sabemos que a maior fragilidade do voto impresso é na apuração, principalmente se for manual. Havendo diferença entre a apuração manual e da urna, qual número será considerado válido? E se a apuração do voto impresso for eletrônica, qual seria a auditoria desta apuração? E se a impressora falhar no momento da impressão do voto, o que fazer? Anular o voto impresso?… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Luiz Paulo R
2 anos atrás

Bosco,
O sujeito leva o “comprovante suplementar”. Na saída….O chefe da milícia ou do tráfico….pede para dar um “confere”….

Bosco
Bosco
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Ninguém sai com papel , Carvalho.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Sai sim. Comprovante de votação, só não sai, com o papel com o nome e número votados. Fora que o BU, vulgo boletim de urna, comprova quantos votos na urna houve e em quais candidatos, tudo bem destrinchado.