Javelin

Javelin

Um pedido do Exército brasileiro para comprar mísseis antitanque Javelin dos Estados Unidos no valor de cerca de 100 milhões de dólares está parado em Washington há meses devido a preocupações de parlamentares norte-americanos sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), incluindo os ataques dele ao sistema eleitoral brasileiro, disseram diversas fontes dos EUA à Reuters.

A proposta do Brasil para adquirir cerca de 220 mísseis Javelin foi feita inicialmente quando o ex-presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, estava na Casa Branca. O Departamento de Estado aprovou a proposta no final do ano passado, apesar de objeções por parte de algumas autoridades norte-americanas de baixo escalão, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Mas o acordo sigiloso, que não havia sido divulgado anteriormente, está desde então emperrado em um limbo processual em meio à crescente preocupação entre os parlamentares democratas dos EUA a respeito dos questionamentos que Bolsonaro tem feito sobre a integridade das urnas eletrônicas e da segurança da eleição de outubro no Brasil, disseram as fontes.

O pedido do Brasil pelos mísseis de alta tecnologia fabricados nos EUA, que ganharam fama por seu uso efetivo pelas forças ucranianas contra blindados russos, acabou travado devido a um esforço liderado pelos democratas para enviar uma mensagem a Bolsonaro e às Forças Armadas brasileiras.

“Está caminhando lentamente no Capitólio e não vai a lugar nenhum tão cedo” por conta das incertezas sobre Bolsonaro, disse uma fonte que acompanha as negociações.

O impasse reforça o impacto que os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral têm causado, e também indica como o Brasil pode se tornar mais isolado internacionalmente se Bolsonaro seguir o exemplo de Trump e se recusar a aceitar uma eventual derrota na eleição de outubro. Atualmente, ele aparece bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, ainda assombrado pela invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Trump em 6 de janeiro de 2021, tem se mostrado cada vez mais aflito com os comentários autoritários de Bolsonaro, chegando a enviar delegações a Brasília para pedir cautela.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, trouxe ao Brasil uma mensagem de respeito à democracia em uma reunião de ministros de Defesa da região em julho. A declaração ocorreu após uma visita no ano passado do diretor da CIA, William Burns, na qual ele disse a importantes assessores de Bolsonaro que o presidente deveria parar de minar a confiança no processo eleitoral do país.

Bolsonaro tem ignorado os apelos. Em vez disso, continua questionando a credibilidade do sistema de votação eletrônica do Brasil e alegou fraude em eleições recentes, sem fornecer provas.

“Brasil não precisa”

Fabricado pelos gigantes da área de defesa Lockheed Martin Corp e Raytheon Technologies Corp, o Javelin tornou-se uma das armas mais conhecidas do mundo devido ao seu sucesso contra tanques russos na guerra da Ucrânia.

O Brasil não enfrenta ameaças semelhantes, suscitando perguntas sobre por que o país precisaria de tal poder de fogo, disseram fontes. As Forças Armadas brasileiras se concentram principalmente em proteger suas fronteiras, que estão entre as maiores do mundo, e em realizar missões internacionais de paz.

“O Brasil não precisa deles”, disse um ex-assessor do Congresso norte-americano que tem familiaridade com a questão das armas.

Se o pedido for negado, fontes argumentam que o Brasil tem outras opções, principalmente o HJ-12, a versão chinesa, e mais barata, do Javelin.

HJ-12

FONTE: Reuters, via UOL

Subscribe
Notify of
guest

512 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

Veremos como o Congresso dos EUA avaliará este pedido após as eleições Mid-Term?! Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS. Americanos e Europeus deveriam reavaliar suas políticas de parcerias militares enquanto há tempo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Mas era o Spike….. e não o Javelin…..

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Li matéria dizendo que a reposição dos lotes de Javelins utilizados na Ucrânia só poderiam ter produção reiniciada dentro de 2 anos devido fatores industriais e de insumos (Titânio). O Spike é um excelente sistema.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Eu também achei que o EB iria padronizar tudo no spike, para helicópteros, PQD e tropas.

India-Mike
India-Mike
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

CFN talvez?

ODST
ODST
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

O EUA se tornou hostil e não confiável para o Brasil. Vejam a importância do BRICS e da neutralidade do Bolsonaro na guerra entre Rússia e Ucrânia. Produtos similares é o que não falta por aí. Troquemos o equipamento e o fornecedor. Os rivais agradecem.

Last edited 1 ano atrás by ODST
Júlio S
Júlio S
Reply to  ODST
1 ano atrás

Sei… se o presidente fosse Trump, o que bate continência à bandeira dos EUA estaria lá sendo seu servo fiel.

ODST
ODST
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Na época do Trump, Brasil e EUA de fato tinham uma relação muito melhor do que agora com o inepto e decrépito Biden.

E antes bater continência para a bandeira de um país como sinal de respeito do que usar o BNDES para financiar ditaduras amigas.

Last edited 1 ano atrás by ODST
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
1 ano atrás

“I love you”

ODST
ODST
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não curto homens. Dispenso seu amor por mim.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Legal é bater continência para a bandeira de Cuba, Venezuela, Coreia do Norte né! Elas sim representam algo para pessoas como você. Se soubesse que os militares americanos quando veem para cá batem continência para a nossa bandeira você teria um ataque heim!

Bosco
Bosco
Reply to  Lúcio Sátiro
1 ano atrás

Alguns pisam na bandeira nacional e se enrolam na bandeira vermelha mas posam de indignados com Bolsonaro ter batido continência para a bandeira americana.

Paulo R
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Por quê todo o bocó fala “‘bater’ continência”? Continência é um cumprimento militar, desde quando se “bate” um cumprimento??

rogerio schneider
rogerio schneider
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Júlio, que comentário mais simplista, reducionista, e sem sentido.Você está pronto para ser âncora do jornalismo da Globo.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
1 ano atrás

QUE NEUTRALIDADE de BOLSONARO???
SÓ foi até a Rússia para dar seu apoio incondicional, pois sabia que a Rússia ia atacara Ucrânia,. É só ler a caixa de correspondência(e-mails recebidos). Tanto que não cancelou a viagem.
Leia mais e, não escreva bobagens.

Henrique
Henrique
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Este tipo de ação apenas pavimenta o caminho para aquisições nos BRICS

pavimenta o que? vamos comprar equipamento luxo russo ou Chinês que ninguém nunca viu? kkkkkkkkkk

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não entendo sua definição de equipamento “luxo”, mas certamente as opções para o HJ-12 ou o Kornet dentro do BRICS, ou mesmo o conhecidos Spike e Mizrak-O, considerados superiores ao Javelin, e até mesmo o Shershen, são alternativas válidas aos sistemas fornecidos pelos EUA e EU. Mas se você torce o nariz para todos esses, sempre temos a opção nacionalista de investir o valor alocado, caso exista, para pavimentar a produção piloto do MSS 1.2AC da SIATT.

Carlos
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Quero apenas recordar um T14-Armata parado em plena Praça Vermelha recusando rodar na parada, recordo-me também de um míssil disparado por um navio russo e que caiu à frente do navio, recordo os AH-2 Sabre que já foram abatidos e os AMX e os F-5 serem mais antigos, recordo apenas a falta de controlo de qualidade que existem nos produtos russos, e alguém que me dê conhecimento de algum produto militar construído na Rússia e na China que tenha envolvido a transferência de tecnologia para o país comprador, porque tirando os T-72 russos construídos na Índia, não me recordo de… Read more »

Moises
Moises
1 ano atrás

O problema é maior do que Bolsonaro. São os militares que o cercam. Inclusive, essa narrativa contra as urnas têm origem nesse grupo: Heleno, Braga, Neto, Mourão e Cia. Infelizmente, existe uma tentativa de restaurar uma ideia de “poder moderador” das forças armadas. Por isso, a existência da ideia de golpe, etc. Esses militares formados durante a ditadura (alto escalão 2016 – 2022) são os responsáveis por isso. É preciso uma mudança nas forças armadas. Principalmente, de mentalidade. Essa mudança seria muito benéfica para as forças armadas. “Quando a política entra nos quartéis a disciplina sai pela porta dos fundos”

Carvalho
Carvalho
Reply to  Moises
1 ano atrás

Bem colocado.
O Heleno era capitão e auxiliar do Silvio Frota….que queria dar o golpe no Geisel.
O Haiti tem o mesmo papel no EB que a Argélia no Exército Francês.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Comparar a atuação do exército francês na Argélia com a atuação da ONU no Haiti é realmente cousa de maluco.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Vc não entendeu.
A Argélia aglutinou um grupo de militares que passou a ter forte atuação na política francesa.

Nemo
Nemo
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Ok, concordo.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Não note não. A comunicação para essa gente é apenas uma junção de sílabas e sons.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Quem conhece a História entenderá seu ponto!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Prestes esteve como protegido de Stalin. Entendo que isso fez dele genocida também, correto? Os comandantes das forças na era Dilma também podem ser culpados pelo roubo nas estatais?

É muita malandragem.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Hein????

Bosco
Bosco
Reply to  Moises
1 ano atrás

A vontade do PR em aperfeiçoar as urnas eletrônicas não tem nada de absurdo.
Se ele ganhar aí veremos a choradeira dos perdedores que irão exigir urnas eletrônicas auditáveis.

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E se ele perde?

Patrício
Patrício
Reply to  Fábio
1 ano atrás

Arrisca ser preso.
Ele está realmente desesperado.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mas o ex-presidiário, que não foi inocentado, e está cheio de processos por corrupção correndo na justiça não é o Bolsonaro. Ele é o que menos tem o que temer.

Jorge Knoll
Reply to  ODST
1 ano atrás

E vai também dizer que não tem corrupção no Governo Bolsonaro?? MENSALÃO – foi desviado, movimentado R# 395 milhões de reais; PETROLÃO – R$ 2 Bilhões de reais ORÇAMENTO SECRETO – 42 Bilhões de Reais, mais remédiios e vacinas do Covid-19 no Ministério da Saúde; mais corrupção na compra de 778 ônibus na Educação e todos direcionados para o Nordeste e Prefeitos do PP (partido Progressista do Airton Lira e do Chefe de Gabinete) Nas FFAA, compra de azuiszinhos (viagra) para turbinar os oficiais e a tropa. A compra de Lagostas, Picanhas para os comandantes do EB e MB. Quem… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  ODST
1 ano atrás

Aquela farinha boa lá em Curitiba acabou.

O Globo – 09/08/22

‘Procuradores da Lava Jato são condenados a pagar R$ 2,8 milhões em passagens e diárias.’

E a votação foi unanime.
Só faltam as prisões.

elias
elias
Reply to  Patrício
1 ano atrás

foi processado(todo mundo sabe apenas politica difamatoria) nao foi condenado como o do mensalao e do triplex

Aladaf
Aladaf
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O sistema reage com uma velocidade impressionante. O Brasil esta superando a Italia (Maos limpas) nisso. Pessoas como vc dao suporte a esses absurdos. O avanco institucional nesse pais eh impossivel.

ODST
ODST
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu estou do lado certo da história. Consciência limpa aqui.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Desesperada está a esquerda quando numa simples live no Flow de ontem à noite Bolsonaro teve recorde de audiência.
Bota seu candidato na rua junto com Bolsonaro e vamos ver quem o povo quer mais.
Ah, não vale CARREATA VIRTUAL viu kkkkkk

Zezão
Zezão
Reply to  Fábio
1 ano atrás

A consequência de não haver o voto impresso possibilita que Bolsonaro questione o resultado da eleição, caso ele saia derrotado. O voto impresso daria maior legitimidade ao processo, foi um erro o STF não permitir que fosse implementado.

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Zezão
1 ano atrás

Até a reeleição da Dilma não havia questionamento da inviolabilidade da urna eletrônica.

Bosco
Bosco
Reply to  Antropólogo
1 ano atrás

Estava implementado o “teatro das tesouras” entre o PT e o PSDB, para enganar os trouxas (nós).
Não precisava de urnas auditáveis.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Exatamente

tsung
tsung
Reply to  Antropólogo
1 ano atrás

porque ja tava aparelhado

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Antropólogo
1 ano atrás

Desculpa, mas em 2014 o TSE apresentou um modelo de urna com impressora e disse que implementaria nas próximas eleições gradativamente, a maquina foi elogiada por todos da classe politica e os Ministros do STF ovacionava a implementação como um marco de transparencia e segurança para o processo eleitoral. Basta dar um Google que tem o Gilmar Mendes elogiando a urna com impressora.

Pragmatismo
Reply to  Zezão
1 ano atrás

A história da primiera república foi a história das atas eleitorais fraudadas. Eram de papel, lembra?

Antropólogo
Antropólogo
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

As pessoas não entendem que sempre haverá choradeira e reclames depois de uma eleição.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Lembro. O problema não era o papel.
ERA QUEM CONTAVA OS VOTOS. Inclusive os coronéis mandavam “emprenhar” urnas. Hoje pode-se “emprenhar” os flascards delas ou substituí-los a caminho da Bastilha, digo, do TSE. Quem conta os votos são os coronéis de toga.

Last edited 1 ano atrás by Lúcio Sátiro
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Essas atas erram burladas por pessoas de dentro do sistema eleitoral, hoje basta algumas linhas de codigo inseridas no codigo fonte da urna que se elege quem o codigo quiser e é torna impossivel dizer se foi violado ou não os votos justamente porque somente poucas pessoas tem acesso a chave do codigo, entendeu? Uma mentira só é perfeita quando poucos sabem da verdade.

silvio
silvio
Reply to  Zezão
1 ano atrás

o Congresso não permitiu, o STF nem tem esse poder

Alessandro
Alessandro
Reply to  silvio
1 ano atrás

STF não tem esse poder? Então vamos a cronologia dos fatos.

09/06/2021

“Barroso destaca na Câmara dos Deputados riscos do voto impresso para o processo eleitoral”
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-06/barroso-se-reune-com-deputados-da-comissao-do-voto-impresso

Depois da ida do Barroso ao congresso começa as mudanças.

02/07/2021

“Para barrar voto impresso, partidos trocam integrantes da comissão”
https://noticias.r7.com/brasil/para-barrar-voto-impresso-partidos-trocam-integrantes-da-comissao-02072021

10/08/2021

“Câmara rejeita proposta do voto impresso e é arquivado”

https://www.camara.leg.br/noticias/792343-camara-rejeita-proposta-que-tornava-obrigatorio-o-voto-impresso/

Enfim agora Inês está morta vamos como está, mas quem foi contra não reclama depois, pois seria mais um forma de dar mais transparência e segurança no voto, sem contar que desmontaria qualquer falácia de fraude ao perdedor.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Carvalho
Carvalho
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Alessandro,
A manchete do primeiro link não tem ligação com a matéria…
Pior que acreditar em fake News é encaminhar links sem ler….
Tanta gente engambelada por esta cortina de fumaça….

ODST
ODST
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Tem sim, você que não entendeu. É um ministro fugindo de suas atribuições, militando e tentando convencer deputados a votarem de acordo com o que ele pensa.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carvalho
1 ano atrás
Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Barroso, ao fazer pressão em cima de políticos para impedir maior transparência das urnas embasado em argumentos ridículos, cometeu a meu ver, crime de responsabilidade previsto na Lei 1079/50, Art 39

3 – exercer atividade político-partidária;

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Apenas o voto deve ser secreto, a apuração não pode ser, isso não é democracia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Eu me pergunto quantas pessoas comprariam ações de empresas que não se submetem a auditoria externa independente?

Deveríamos avisar a todas essas S.A.s que elas estão jogando dinheiro fora. Que liguem para o Borroso para entender o esquema vencedor.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Eu me pergunto quantas empresas S.A. manteriam um cara como o Micto na posição de CEO. Quanto tempo ele duraria no cargo?

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

CEOS podem ser trocados. Já auditorias quando há suspeitas, são imprescindíveis.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Caerthal, vc erra em duas pontas:
1) as eleições são acompanhadas por comissões externas
2) o PEB – Partido do Exército Brasileiro não é “independente”
O EB, através de seu Ministro da defesa,jogou fora toda a credibilidade adquirida ao longo dos anos.
SINTO MUITO

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Além do que, ao interferir no sistema eleitoral brasileiro para barrar maior transparência, ao claramente agir para influenciar políticos para seus fins ideológicos, Barroso cometeu crime de responsabilidade, previsto no Art 39 da Lei 1079/50

Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:

3 – exercer atividade político-partidária;

Carvalho
Carvalho
Reply to  Lúcio Sátiro
1 ano atrás

Enquadre o Ministro da Defesa nesse artigo

Bosco
Bosco
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Ministro da Defesa é cargo de confiança. Não se enquadra na lei citada.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco…
Desculpe o trocadilho, mas o Paulo Sérgio é de uma confiança canina….

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Só falta abanar o rabinho…

Luciano
Luciano
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  silvio
1 ano atrás

Pelo que pudemos ver nos últimos anos o STF pode tudo.

ODST
ODST
Reply to  Zezão
1 ano atrás

Lembrando que o próprio TSE a poucos anos atrás era 100% a favor desse sistema, tem até vídeos nas redes sociais deles explicando como funcionaria o processo. O que aconteceu de lá pra cá? A eleição do Bolsonaro. Apenas isso. Muito estranho, de fato.

Alessandro
Alessandro
Reply to  ODST
1 ano atrás

Vários partidos e líderes políticos era a favor, inclusive de esquerda, depois da vitória do Bolsonaro em 2018 misteriosamente praticamente todos eles mudaram de opinião.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Júlio S
Júlio S
Reply to  Zezão
1 ano atrás

Para a milícia e pastores cobrarem fidelidade de moradores, né? Sabemos…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Zezão
1 ano atrás

Caro Zezão. Supondo que uma dada urna eletrônica esteja conectada a uma impressora e que o eleitor precise confirmar o voto impresso antes de registra-lo. O que aconteceria se este eleitor declarasse que o voto impresso é diferente daquele que ele digitou. O que seria considerado válido, a palavra do eleitor ou o voto impresso?

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Nesse tipo de situação a urna é impugnada ou trocada na hora, pois está com defeito ou fraudada. Na atual situação não tem como saber.

Luciano
Luciano
Reply to  Radagast, o Castanho
1 ano atrás

Castanho, boa noite. E se isso ocorrer em, digamos, 50 mil urnas? Ou 100 mil? E se elas estiverem concentradas em estados como MG ou SP, com uma grande quantidade de eleitores? Vamos invalidar 20, 25% dos votos de uma eleição?? É inviável, temerário, caro e inconstitucional!

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Primeiro, meu nome é Radagast, Castanho é meu título relacionado a minha posição na hierarquia dos Maiar enviados pelos Valar para a terra média. Segundo, respeita o maluco!! Terceiro, inconstitucional aonde Luciano? Qual artigo da constituição diz que não se pode trocar 100.000 urnas com defeito? ou que não se pode impugnar a mesma quantidade de urnas fraudadas? É inconstitucional só porque tú quer que seja, né? Nessa situação, com a impugnação de uma quantidade considerável de urnas, o que se fará é uma nova eleição, depois de feita as devidas investigações e de muita gritaria e pripocó de político,… Read more »

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Que palavra do eleitor rapaz ? Na sua hipótese, o problema estaria não na palavra do eleitor, mas sim na própria urna, cujo comprovante não está “batendo” com o que está no display dela.

Last edited 1 ano atrás by Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Fábio
1 ano atrás

Meu amigo, tem nem perigo de Bolsonaro perder. Basta ver a receptividade do homem pelo Brasil e fora do Brasil. Basta ver a quantidade de gente que Bolsonaro e Lula arrastam.
Se dependesse de pesquisa eleitoral comprada, o presidente hoje seria o Haddad.

Bosco
Bosco
Reply to  Fábio
1 ano atrás

Como não implementaram as urnas auditáveis de 3a geração se ele perder poderá alegar fraude.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Nas outras eleiçoes que ele e a família foi eleita ele não reclamou, né?! Por que só agora as urnas não prestam rsrs? E de acordo com as pesquisas, o atual presidente está bem distante de ganhar as eleições.

Bosco
Bosco
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

Porque antes havia a narrativa falaciosa que não havia mais comunismo e nem esquerda, narrativa esta que foi desmascarada com a eleição imprevista e improvável do Bolsonaro.
A eleição dele deixou o rei literalmente nú, pondo a mostras que havia um outro Bradil além do teatro das tesouras, que levava o Brasil irremediavelmente para o buraco sem que nos dêssemos conta.
Agora, há sim risco das eleições serem fraudadas ainda mais tendo em vista o explícito ativismo do Judiciário

Hugo
Hugo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Conversinha fiada

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Hugo
1 ano atrás

Não, é a mais pura realidade.

Pragmatismo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, Deus do céu! É pura teoria da conspiração. Donde estão os fatos? Sai dessa!

Bosco
Bosco
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

“É pura teoria da conspiração”
Então poderiam ter implementado as urnas auditáveis. Seria um avanço.
Em relação ao seu comentário, não é porque alguém é paranóico que ele não possa estar sendo seguido.
Na verdade eu vejo mais teoria da conspiração na tese da oposição de que o PR é um facista genocida miliciano que na dele em pleitear uma maior segurança e transparência nas urnas.

Obi-Wan Kenobi
Obi-Wan Kenobi
Reply to  Bosco
1 ano atrás

As urnas já são auditáveis. OQ vocês querem é voto impresso? Exemplo você vai lá na urna vota vê um comprovante impresso, e esse comprovante impresso depositado numa urna separado, é ai que acontece o GOLPE? Você Bosco vai lá votar sabendo que seu candidato esta atrás das pesquisa, ai você vai votar no Candidato adversário ou Inimigo do seu presidente, ai você chega na urna vota Candidato adversário na hora da impressão do voto aparece que você voto mesmo, e chama o Mesário e fala que es urna esta roubando, sendo que você voto nesse candidato mesmo. Tudo isso… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 ano atrás

Eu não respondo quem usa essa identificação ridícula. Não tenho tempo para lidar com picareta.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 ano atrás

Caramba, mais um que vive no reino da fantasia como eu! Tudo bem que eu vivo na Terra Média e ele em Tatoine, mas tudo é fantasia.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 ano atrás

Isso é fácil refutar, o voto digitado não fica registrado?

Marcos neves
Marcos neves
Reply to  Obi-Wan Kenobi
1 ano atrás

Além disso, mesmo que assim não ocorresse, o simples fato de você levar essas cédulas impressas para pessoas contarem na Junta Apuradora pode gerar divergência na comparação entre as cédulas e resultado da urna. A uma, porque, como sempre houve nas apurações por cédulas no Brasil, há falha humana na contagem. A duas, porque também há escrutinadores mancomunados que fraudam a contagem dos votos. Pronto! qualquer diferença, por mínima que seja, entre a comparação do resultado das urnas eletrônicas com os votos impressos seria o estopim para uma revolta e não aceitação do resultado. Não falo aqui com qualquer viés… Read more »

Krest
Krest
Reply to  Bosco
1 ano atrás

É impressionante como algumas pessoas são inteligentes para tratar de alguns assuntos, mas ignorantes para tratar de outras questões.

fewoz
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

O conhecimento político (e senso de realidade) do Bosco é inversamente proporcional ao seu conhecimento de assuntos militares. É uma passada de pano atrás da outra para o criminoso da presidência.

Caerthal
Caerthal
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Outro com codinome que vem para esconder.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Na verdade as palavras dele são absolutamente verdadeiras. O ativismo judicial é um FATO IRREFUTÁVEL, inclusive tema de meu trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Direito. Conheço bem desse assunto, conheço o ativismo criminoso e inconstitucional feito pelo Judiciário, baseado na Corte americana de Warren.
Parece que você é que não tem conhecimento sobre o assunto que o Bosco levantou.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  fewoz
1 ano atrás

ME diga até o proprio TSE estava já se posicionando para a implementação o que mudou?
https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

O que você tem contra uma maior transparência no sistema eleitoral? Ah, sim, é porque tu é hater do Bolsonaro e tem que se posicionar contra tudo o que ele apoia, mesmo sendo bom para o país.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Não sou eu, são os especialistas contratados pelo PSDB que não atestaram o sistema.

Pragmatismo
Reply to  ODST
1 ano atrás

Não sou eu. É o TCU que atestou o sistema.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Serio? O TCU, formando por um grupo de Ministros impolutos que chegaram nos seus tronos através de indicações políticas de honrados políticos de Banania?

Pragmatismo
Reply to  Radagast, o Castanho
1 ano atrás

Leu o Acórdão? Creio que não. Dá trabalho, né? Sabe quanto é defícil passar no concurso do TCU? Auditores do TCU fizeram o trabalho, senhorito.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Abriram as portas dos grupos de ZAP ZAP do micto e de lá trouxeram esse chorume que chamam de pensamento de extrema direita.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Onde estão os fatos? É sério esse tipo de pergunta? de que planeta você veio?

Luciano
Luciano
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Pois é!! E ele tem acesso a informação! Impressiona como alguém consegue realmente acreditar nessas coisas! Só falta acreditar em Iluminati , ETs construtores de pirâmides, Cthulhu e afins!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se há risco de fraude é por quem está perdendo nas pesquisas. Não faz sentido quem está ganhando fraudar urnas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Mas esse questionamento tbm vale para o outro lado, se a esquerda representada pelo lula está a frente nas pesquisas quase vencendo no primeiro turno, pq o receio de fazer mais melhorias e transparência no sistema eleitoral?

Só relembrando que o lula foi solto e teve TODOS os processos anulados para o estágio zero por decisões monocráticas de integrantes do STF, a mesma instituição que costuma abrir processos por crime de “fake news” e decreta prisões sem passar pelo crivo do MPF, apenas contra aliados do Bolsonaro, mas deve ser coincidências do destino.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Caerthal
Caerthal
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

País das coincidências.

ODST
ODST
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

E lembrando também que os ministros que “descondenaram” o condenado foram indicados por ele mesmo e pela Dilmanta. Só não vê quem é mal caráter.

Wilson
Wilson
Reply to  ODST
1 ano atrás

O que “descondenou” na verdade foi a parcialidade do Juiz e as falhas processuais

tsung
tsung
Reply to  Wilson
1 ano atrás

ah ta bom!!
dps dessa vou dormir feito bobo.

na boa é pave ou pacume (direita ou esquerda)

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Falhas processuais não são da competência do STF.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
1 ano atrás

O amigão o proprio STF julgou mais de 100 pedidos da defesa do molusco, só julgaram a suspeição do moro depois das mensagens vazadas o que vai contra a propria jurisprudencia da corte onde a mesma diz que provas obtidas ilegalmente não podem ser usadas em processos nem direcionar a decisão no processo, oras foi no proprio mensalão que foi recheado de videos e audios que o STF tomou essa decisão, entao pau que dá em chico não da em francisco?

ODST
ODST
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Claro, 7 ministros indicados pelo PT votaram contra o Moro e ele que é o parcial, né?!

Conta outra.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Quem te disse que as tais prisões não passaram pelo crivo do MPF? Foram todas validadas sim, estás em qual planeta?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Perdendo nas pesquisas? Essas pesquisas são auditadas? Qual a assertividade dessa turma?

Nem vou perguntar ser esses grupos são neutros politicamente, seria um massacre.

Para cada golpe existe a Fase de Preparação. Pesquisas fajutas se situam nessa fase.

Wilson
Wilson
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Sim, para cada golpe existe uma fase de preparação. Como, por exemplo, questionar as urnas.

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Golpe esse que poderia ser bloqueado apenas implementanho urnas mais seguras.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Caro C. Todas as pesquisas eleitorais cadastradas no TSE são auditáveis. Recomendo o livro do Albeto Almeida “ Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião”. Boa leitura.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O problema não é a pesquisa, mas o metodo de amostragem. Digo isso pois já fui do meio politico e sei que as vezes o metodo de amostragem dá uma falsa resposta as estatísticas. Por exemplo acompanhei uma candidata a prefeita em 2012, 2 semanas antes da eleição ela tinha 14% a mais que o segundo colocado, porem no dia da eleição deu o segundo colocado, suspeitando de fraude fizeram o estudo a pesquisa e descobriu que o erro foi o metodo usado que ignorou fatores determinantes e grupos que pesariam nas eleições. Por fim o resultado foi errado não… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

bem o cara que ta na frente das pesquisas sequer pode andar na rua que a multidão que fazer ele de judas
……

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Igual o outro que só anda de motociata usando o nome de Deus, para angariar mais otários de apoio.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Não faz sentido quem está na frente nas pesquisas ser contra um sistema de urnas mais confiável. Muito pelo contrário.
Em elas sendo implementadas não haveria meios do perdedor criar narrativas falsas e contestar o resultado do pleito.

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Meu Deus do céu, paranóia conspiracionista! Comunismo??? Do PT, um partido totalmente voltado para o trabalhismo na lógica do capital? É preciso ser completamente lunático pra ver comunismo no PT ou em qualquer partido relevante no Brasil. Mais paranóide ainda é a noção lunática de que PAPEL é mais seguro do que um sistema eletrônico que NUNCA teve qualquer caso de fraude desde sua implementação.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Vocês morrem de medo do homem comum e do que eles fazem em uma urna auditável…

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Criaram essa fantasia de que existe uma ameaça comunista no Brasil. Isso é típico de qualquer governante chinfrim que precisa desviar a atenção dos problemas do seu governo e canalizar o ódio de uma parcela da população para um inimigo imaginário.

O Brasil foi governado 16 anos pelo governo do PT e nunca chegamos nem perto de virar um país comunista.

Mas agora vai acontecer, mas só no imaginário dessa gente, que tá na mesma categoria do caminhoneiro bigodudo que chorara porque o Micto declarou estado de sítio.

Estão completamente descolados da realidade.

Last edited 1 ano atrás by Sulamericano
Bosco
Bosco
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Leia a PEC 135/19. Depois a gente conversa.

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Acrescenta o § 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.” Ou seja, uma asneira sem tamanho.

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Se vc diz então eu acredito

Wilson
Wilson
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Prezado Fernando, o fantasma do comunismo é apenas uma desculpa para os velhos “coronéis” da política perseguirem os trabalhadores

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Wilson
1 ano atrás

PC do B entao é o Partido da Carniças do Brasil?

silvio
silvio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

quanta lorota…o Bozonaro afirma que houve fraude em 2018 pois teria vencido no primeiro turno. Qual a justificativa então para uma fraude, para acontecer o segundo turno e ele vencer a eleição? Coisa de maluco

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Que comunismo cara? Se liga tio

ODST
ODST
Reply to  Jacó Lira
1 ano atrás

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
1 ano atrás

PR tbm já falou q o Hugo chaves era a esperança da América Latina, então se for por isso nenhum político brasileiro tem qlqr valor pois todos falam um monte de bobagem.

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 ano atrás

Agora diz aí qual era o contexto da época, não esconda a verdade. Chaves estava chegando e prometendo acabar com tudo o que estava errado na Venezuela. Enganou todo mundo.

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
Reply to  ODST
1 ano atrás

Contexto era de um golpista fracassado que acabará de sair da prisão e se autoploclamava um Simon Bolívar para acabar com 40 anos de pacto entre 3 partidos q governavam a Venezuela, ele só queria era poder com desculpa que ia acabar com esse corporativismo do toma lá da cá, já vi esse discurso recentemente, então como lhe falei políticos brasileiros acham q todos tem amnésia e falam esses monte de bobagem para depois ficarem se acusando .

tsung
tsung
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 ano atrás

tendi foi nada

ODST
ODST
Reply to  Tiago da cruz pinto
1 ano atrás

E foi nesse contexto, de acabar com o “sistema”, que o Bolsonaro o elogiou, sem obviamente saber suas reais intenções.

Bosco
Bosco
Reply to  Jacó Lira
1 ano atrás

Nossa! É mesmo. O Muro de Berlin caiu e a URSS foi extinta. Tinha esquecido. O comunismo foi extinto do planeta Terra.
Obrigado por me lembrar, pirralho.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Corretíssimo

Fábio
Fábio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Só queria saber o que esses fanáticos políticos veem de tão maravilhoso no atual Governo, que se perde só poder ser por que ouve fraude, parecem que vivem num mundo paralelo onde facilita o acesso a armas e as pessoas usarem a camisa da seleção são grandes realizações.

Bosco
Bosco
Reply to  Fábio
1 ano atrás

Realmente!

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Só para eu tentar entender. Você acha que foi a eleição de Bolsonaro que comprovou a existência da esquerda?

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Não se fie no que eu acredito. Tenho certeza que vc pode

Wilson
Wilson
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Vamos de boa, prezado amigo. Apenas para constar, acho que esta dicotomia Direita x Esquerda já não consegue mais “explicar” o mundo. Melhor prender-se a outras várias categorias explicativas de governo e Estado como: “Populista X Tecnocrata”; “Industrialista X Financista”; “Centralista X Empowerment”; “Estado forte X Estado Fraco”; Estado Grande X Estado Pequeno; e um muito importante “Corrupto X Mais corrupto”.

Luciano
Luciano
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“O risco do comunismo no Brasil”….Bosco, fale de misseis, radares e armamentos, por favor. Lá eu ainda aprendo algo com vc e ainda me desperta alguma admiração! Porque fora disso….socorro!

Canarinho
Canarinho
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

Acho que vc nao entendeu a logica relacionada ao potencial de fraudes das urnas. Nem sempre a fraude envolvida e suficiente para fazer um candidato deixar de ganhar. A premissa, que se supõe que seja essa fraude e da mesma ter uma natureza sutil, fazendo a diferença mais em candidatos com pequena variação de votos um com o outro. So para citar um exemplo, Bolsonaro alega que pelas pesquisas de votos independente em 2018, ele teria votos suficientes para ganhar no primeiro turno, o que nao houve. Agora que ha chances da disputa ser mais apertada, de fato o efeito… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tantas vezes eleito por essas e nunca reclamou, ASSIM TAMBÉM COMO NUNCA TRABALHOU . Ahora vem com essa palhaçada? Dá um tempo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Ele trabalhou como Oficial do EB antes de ser politico, um trabalho bem pesado diga-se de passagem.

Pragmatismo
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Até ser expulso da corporação.

ODST
ODST
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Se ele está na reserva, como pode ter sido expulso? É fake news que chama, né?!

silvio
silvio
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

sim, planejando atentados terroristas contra a própria instituição. Fazendo uma relação, se fosse no setor privado, um funcionário que tramasse contra a própria empresa, seria sumariamente demitido por justa causa. No Exército, que deveria se nortear pela disciplina, hierarquia e honradez, o que será que aconteceu, para o Bolsonaro não ser expulso e preso…

J.Leo
J.Leo
Reply to  silvio
1 ano atrás

Chama-se “corporativismo”.

Caerthal
Caerthal
Reply to  silvio
1 ano atrás

Ele reclamou dos salários baixos. Se isso for crime comum então temos que proibir todos os sindicatos.

Pragmatismo
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

“Reclamou”. Organizou um atentado a bomba é reclamar?

Bosco
Bosco
Reply to  silvio
1 ano atrás

A Dilma vc também achava ruim dela ser terrorista ou a implicância é só com o terrorismo do PR?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Qual o problema de voces em ter mais transparência na eleição? Aonde, isso seria ruim?? O odio infundado de voces, os estao atrapalhando a pensar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

problema nenhum. Desde que a matéria não houvesse sido reprovada no congresso e não estivéssemos há dois meses das eleições.

Levou para o congresso e não conseguiu aprovar, tenta no outro ano de novo. Agora usar isso como fator de desestabilização há dois meses do pleito e vocês aplaudindo?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

na verdade ela não foi reprovada, era lei em 2015 porem na nossa grandiosa nação gostamos ( classe politica e juridica) de fingir demência quando o assunto é cumprir a vontade do congresso e para isso temos o judiciário em sua magnânima ditadura para sobrepor o legislativo. https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2017/Maio/urna-eletronica-tera-novo-layout-nas-eleicoes-de-2018

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Ué Wellington, reclamam do Supremo pelo ativismo judicial e por se meter em assuntos de outros poderes. Aí, quando o Supremo exerce o seu papel constitucional, vai reclamar também? O STF existe é para isso. Guarda da constituição. A situação não é como você está dizendo. O projeto de lei foi aprovado em 2015 e a lei eleitoral foi aprovada. MAS, o STF, exercendo o papel que a constituição lhe reserva, julgou, no âmbito da ADIN, que essa alteração violava a constituição. Para alterar isso, não poderia ser por mero projeto de lei, como foi feito. A própria constituição teria… Read more »

Nativo.
Nativo.
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Não pensar.ja é o hábito de quem apoia esse cínico.

Wilson
Wilson
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Bom dia Canarinho. Mas o objetivo é obter mais transparência ou tumultuar o processo com duas contagens diferentes e que, pelas limitações das contagens manuais, jamais apresentarão resultados iguais?

Last edited 1 ano atrás by Wilson
Bosco
Bosco
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Trabalhou como militar e deputado, como todos os políticos de carreira no Brasil, desde as Companhias Hereditárias.
Se esse “feudo” te incomoda agora , e só agora e esprcificamente com o Bolsonaro, sinto muito.

fewoz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Péssimo militar e péssimo deputado, diga-se de passagem.

Bosco
Bosco
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Suas consecutivas reeleições contradizem sua percepção.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se o critério para prestar um bom serviço são reiteradas reeleições, parlamentares como Arlindo Chinaglia, Jandira Feghali e Ivan Valente, Paulo Paim (antros do esquerdismo brasileiro) são os melhores do país na sua opinião né? Visto que estão lá há quase 3 décadas. Renan Calheiros então, com 4 mandatos (27 anos até o momento e 32 no total) seria o que? O Deus da política?

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Esse vagal achou que estava ganhando pouco e ameaçou agir contra as próprias forças, ATENTANDO com explosivos em quartéis, em qualquer país mais SÉRIO teu ídolo estaria tomando na cadeia ou debaixo de sete palmos.
Você que acompanhar o mundo militar sabe muito bem disso! Não passe pano.

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Todo feudo me incomoda por que esses velhos políticos já deveriam ter sido banidos da história política do Brasil, mas não somem por que tem sempre quem os glorifica, sem nenhum esforço de procurar saber quem eram os sujeitos.

Fernando
Fernando
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Bolsonaro nunca teve uma carteira assinada. Foi expulso do Exército por conspiração, terrorismo e indisciplina. COnseguiu entrar para o parlamento através de um sistema que ele odeia: a democracia.

E através dela, será agora expulso da cadeira de presidente.

Simples assim.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Militar trabalhando é uma contradição em termos.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Ele não foi expulso e você sabe disso. Vou pedir para o cabeça de ovo te prender por Faike Nius. Você vai para a mesma cela do Alexandre Frota.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Ele foi “convidado a retirar-se” ou tirariam com ele, ciente? É assim que funciona no meio militar. Só é expulso soldado e quem bate o pé em ficar após o “convite”.
Para com essa ladaia cansativa de advogado do mito fã de rachadinha.

ODST
ODST
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Quem nunca trabalhou foi o mega corrupto de nove dedos, esse sim é um conhecidíssimo vagabund0.

Fernando
Fernando
Reply to  ODST
1 ano atrás

Trabalhou por mais de 20 anos em metalúrgicas, a carteira de trabalho é lotada. Na família inteira aliás, de nordestinos retirantes, todo mundo começou a trabalhar desde criança.

Ai você pega um vagabundo como o Bolsonaro, que nunca passou por UMA entrevista de emprego, que nunca teve uma carteira de trabalho na vida, que sempre MAMOU nas tetas do Estado, seja como militar ou como político, e chama de mito.

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
1 ano atrás

Caro ODST. Creio que vocẽ se esquece que o ex-presidente foi torneiro mecânico quando era jovem, obtendo seu diploma técnico no Senai.

Nativo.
Nativo.
Reply to  ODST
1 ano atrás

28 anos de legislativo fez o que mesmo?? Ah enriqueceu. Realmente é típico trabalhador da nossa política, que encontra os votos de preguiçosos mentais.

Bosco
Bosco
Reply to  Nativo.
1 ano atrás

Antes as eleicões se davam entre os membros da confraria de compadres e o PSDB do FHC era visto como de extrema direita.
Nessa época o nível de segurança das urnas estava de bom tamanho já que os compadres, independente do resultado das eleições, continuavam mamando do mesmo jeito e só mudavam de lugar na mesa.

Nativo.
Nativo.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Então o mito reclamou do que nesse período?

GuGS
GuGS
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Aperfeiçoar Bosco? Para este sujeitinho, a urna só funciona bem se ele vencer.

Bosco
Bosco
Reply to  GuGS
1 ano atrás

Por isso seria bom ela ser auditável

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ela É auditável, meu jovem. Procure saber para além das fake news do tiozão do zap.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Fernando
1 ano atrás

15/12/2017

https://www.politicadistrital.com.br/2017/12/15/peritos-da-pf-comprovam-fragilidade-das-urnas-eletronicas/

A auditoria mostrou que não é possível dizer se há segurança no sistema de apuração de votos no Brasil, pois, segundo os auditores independentes, não há condições plenas de auditá-la por causa de restrições impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não compareceu na audiência.”

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Fernando
Fernando
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Você está simplesmente sendo bozista divulgando fakenews por aqui. Esse link que você postou é delírio e desinformação.

“Delegados e peritos da Polícia Federal (PF) saíram em defesa das urnas eletrônicas e afirmaram que nunca ficou comprovada nenhuma fraude no sistema eleitoral.”

https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/07/19/delegados-e-peritos-da-pf-defendem-urna-eletrnica-e-lembram-que-nunca-houve-comprovao-de-fraude.ghtml

Alessandro
Alessandro
Reply to  Fernando
1 ano atrás

MOLEQUE, não venha me medir com sua régua imoral que não sou da sua laia, estou apenas expondo as matérias da grande mídia sobre tudo isso, cada um que tire suas próprias conclusões. Existe duas auditorias realizadas que diz que há VULNERABILIDADES no sistema eleitoral brasileiro, começando pelas urnas que não podem ser auditadas, e principalmente que não há transparência na apuração eleitoral lá dentro do TSE, e isso não sou eu que estou dizendo, mas sim a auditoria independente encomendada pelo PSDB em 2014 que já expus na matéria acima, e a segunda auditoria feita pelo técnicos da PF… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Auditoria é palavra que o planaltino tem medo, é só decreto de assunto secreto que o cara dá.

Caerthal
Caerthal
Reply to  GuGS
1 ano atrás

O Butão e Bangladesh estão bem contentes com esse tipo de urna inviolável Tabajara.

Dá vontade de rir.

ANDRE GARCIA
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tudo bem, só não pode vir com discurso que não aceitará o resultado. Ele venceu assim e deve entregar o cargo, se perder, da mesma forma.

Bosco
Bosco
Reply to  ANDRE GARCIA
1 ano atrás

Não. Se houver indício de fraude que atente contra a escolha popular ele tem obrigação de se manifestar.

fewoz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

De novo esse papo? Até mesmo o Aécio tentou isso com a Dilma, não lembra? Ninguém encontrou nada. Por que ele não contestou sua própria vitória, a propósito? Por que nunca contestou as vitórias sucessivas de seus filhos?

ODST
ODST
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Você mente descaradamente, e é por gente como você que temos que ter cada vez mais transparência no sistema.

Ninguém encontrou nada uma vírgula, os especialistas contratados pelo PSDB disseram que não é possível auditar as urnas.

Pragmatismo
Reply to  ODST
1 ano atrás

2014? Tá velha e gasta essa sua manchete. Veja (leia) o estudo dos técnivcos do TCU. A manifestação dos delegados da PF. Leia um pouco material sério. Saia da casinha.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E é claro que a única escolha popular possível é ele né? Kkkkkkkkk que piada. Esse cara é extremamente rejeitado. Vocês acham que essa cambada de fanático que aparece em motociata e em comício, se comportando como fã clube de rock juvenil, é reflexo da sociedade brasileira? Da mesma forma que tem seu público cativo, tem uma extrema rejeição. Assim como o nove dedos tbm tem o seu público cativo. E ele não faz nada para diminuir essa rejeição. Continua arrumando briga com todo mundo. E aí vão vir falar que vontade popular não foi respeitada? Vocês estão em uma… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  ANDRE GARCIA
1 ano atrás

Resultado fraudado não deve ser aceito, nem por ele, nem por ninguém.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A insistência dos militares (o grupo do Heleno e Braga neto) em ter um “atalho” para as urnas é um indicativo de que ELES querem fraudar as eleições.
O Bolso não pode participar como candidato E JUIZ.

fewoz
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Prezado Carvalho, estes militares de pijama estão se lixando para democracia ou para o país. Tudo que querem é manter seus privilégios e colocar 100 anos de sigilio em investigações que envolvam seus nomes.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Que ganhe nas urnas Boscão! Sem golpe, sem mimimi e bola pra frente e que os 3 poderes se automoderem, agora você vociferar insanidades não técnicas é um absurdo. Pena do WhatsApp….

Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Nunca vi tanta gente com medo de um COMPROVANTE COMPLEMENTAR à informação na tela da urna, igual esses de supermercado, só para a pessoa ver que no papel está correto. Só pode ser uma doença essa que a faz uma pessoa “democrática do bem” recusar a forma simples possível de tornar uma eleição mais segura e transparente. Deve ser a mesma que fez T S E correr no legislativo para melar a votação daquele emenda simples.

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Já imaginou essa do “papel” numa região dominada pelo tráfico ou milícia?

“E aí mano, voltou no parça?”

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Não funciona assim . Vc está mal informado pela grande mídia.
*Talvez porque prefira a ignorância e tenha delegado sua faculdade de raciocinar e questonar para outrem fazê-lo eu seu lugar.

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se puderes, por respeito, me passar quais mídia tu usa para obter informações. Assim talvez eu mude de opinião.

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Carlos,
Se não queres enxergar não serei eu a tentar fazê-lo. Qualquer fonte de informação que eu colocar que vá contra suas “conclusões” e convicções você fará pouco caso e dirá que é fonte parcial e bolsonarista e que portanto não tem valor.
Já vi esse filme e eu morro no final. Eu passo!
Procure se informar a respeito da proposta (PEC 135/19) que foi levada ao CN e foi rejeitada por 23 a 11 na Comissão Especial.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás
Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Muito obrigado Bosco!

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Quem questiona, e por vezes com razão, as fontes de informação dos demais comentaristas és tu. Nem toquei no assunto “bolsonarista”. Apenas pedi para citares, por respeito, as tuas fontes. É uma discussão saudavél e respeitosa da tua parte e não é questão de “tentar fazê-lo”. O pedido foi por esse motivo “Vc está mal informado pela grande mídia”.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Fala Carlos. Cara, com esse seu diálogo aí lembrei de um colega lá por volta de 2014. Ele falava a mesma coisa. “para de ler veja, IstoÉ etc”. Aí eu pedi uma sugestã de mídia para “me informar melhor”. Ele sugeriu Carta Capital e um blog chamado tijolaço. Não preciso nem dizer que era um petista de carteirinha. Se você nunca teve o desprazer de ler esse tal tijolaço, sugiro que não o faça, pois é o antro de idiotização ideológica da esquerda. Consegue ser pior que a carta capital. Enfim, estamos aqui, 6, 7, 8 anos depois e estou… Read more »

Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Carlos
1 ano atrás

C a r am ba !! em nenhum momento se saia com papel na mão. O comprovante só aparecia numa maquina transparente e depois de confirmado o voto caia numa urna. A mesma D E S i N FORM a Ç Ã O que o Barroso repassou e passou vergonha acho que em Oxford.

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Leia o comentário do Rafael Oliveira.

fewoz
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Diferente do incompetente que ocupa a cadeira presidencial, Barroso trabalha (de verdade) e está em outro nível. Quem passa desinformação é o Bozo e sua família, que espalha fake news.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Olá Luiz. O voto impresso precisa ser validade pelo eleitor? E se ele declarar que o voto impresso é diferente do que ele inseriu na urna, o que vale? A palavra do eleitor ou o voto impresso? Todos sabemos que a maior fragilidade do voto impresso é na apuração, principalmente se for manual. Havendo diferença entre a apuração manual e da urna, qual número será considerado válido? E se a apuração do voto impresso for eletrônica, qual seria a auditoria desta apuração? E se a impressora falhar no momento da impressão do voto, o que fazer? Anular o voto impresso?… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Bosco,
O sujeito leva o “comprovante suplementar”. Na saída….O chefe da milícia ou do tráfico….pede para dar um “confere”….

Bosco
Bosco
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Ninguém sai com papel , Carvalho.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sai sim. Comprovante de votação, só não sai, com o papel com o nome e número votados. Fora que o BU, vulgo boletim de urna, comprova quantos votos na urna houve e em quais candidatos, tudo bem destrinchado.

Bosco
Bosco
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Isso já acontece hj.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E você quer mais o quê? Explicitamente, pode dissertar? O BU e os comprovantes de quitação eleitoral, desde a sua implantação deram certo, mesmo, quando houve indícios de fraudes ou ilegalidades nunca foram comprovadas, conforme, vários profissionais que atuam na esfera eleitoral: Juízes, Promotores, advogados, mesários (todos são petistas?)

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Caro Pedro. O mais importante é lembrar que o TSE divulga os resultados de cada seção em sua página, o que permite conferir se a transferência de dados foi feita corretamente. Ouro ponto importnate é lembrar que 6% das urnas são escolhidas aleatoriamente antes de iniciar a votação (e trocadas por urnas de reserva). Estas urnas escolhidas são levadas para o juiz eleitoral onde é feita uma votaçao simulada pública e na presença dos fiscais de partido para atestar a integridade do software.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E o que impede o sujeito dizer que o voto que saiu no comprovante não é o que ele digitou? Vai ficar a palavra dele contra o papel? Aí vão dizer que o papel foi fraudado. A verdade é que imprimir um papel não faz nenhuma diferença sobre ser ou não confiável a votação. É só querer criar tumulto.

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Vc está certo.

Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

A questão não é impedir um cara dizer uma coisa diferente do que aconteceu com ou sem papel. A questão não é o que o cara pode falar ou não, o tumulto q pode fazer ou não, mas se o voto é auditável por um maior numero de pessoas se necessário, difícil entender? A transparência de uma eleição, a segurança do voto, o controle de verificação (que pode ser feito por amostragem/sorteio de seções) são muito maiores e tornam ela muito mais fidedigna quanto maior o numero de pessoas (mesários, presidente de mesa, de seção ou representante partidário, etc) podem… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Perfeita colocação.

Não existe sistema infalível ou processo inviolável. O aprimoramento constante é preferível à obsolência, sempre.

Quanto mais auditado e fiscalizado, melhor o pleito, e maior a transparência.
Precisamos é de mais instituições fiscalizando (principalmente as civis).
Essa resistência exacerbada por alguns setores da sociedade é que levanta suspeitas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Caro Satyricon. Vocẽ irá se inscrever para ser fiscal de urna em 2022? Vale a pena. Eu já fiz isso antes. Você também pode se inscrever para ser mesário e acompanhar todo o processo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Olá Rafael. Exato. Já coloquei este mesmo argumento há alguns dias em outro debate. Outro problema é a totalização dos votos impressos que poderia ser automático ou manual, sendo que o processo manual é frágil e fácil de ser fraudado. Então, havendo divergência, entre a totalização do TSE e a totalização manual, qual deve ser considerara? Se a totalização do voto impresso for automática, qual q diferença entre ela e a própria urna eletrônica? Além disso, como garantir o voto secreto e o voto auditável? E se a impressora falhar no momento da impressão, como auditar este voto? Qual a… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ele sabe disso, Bosco, mas se faz de besta.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco. A pergunta óbvia é como seria feita a apuração dos votos impressos, sabendo que a contagem manual é frágil e sempre foi fonte de erros e fraudes. Havendo diferença, o que prevalecerá? A urna eletrônica ou a contagem manual? E se um eleitor declarar que digitou um número e o voto impresso saiu outro? Quem está certo? E se a impressora falhar, o que deve ser feito com este voto?

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“E se o eleitor declarar que digitou um número e o voto impresso sair outro?”
Aí ele não confirmaria.
Qu,nto à cpntagem dos votoz de pspel el sebia feita após a votação ter sido cocluída, na própria seção.
Mas vc está certo. São muitos problemas que podem ocorrer e então vamos deixar como está e ficarmos ad eternum nas urnas eletrônicas de primeira geração.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. Caro Bosco. Existem algumas premissas que precisam ser obedecidas. 1. o voto precisa ser secreto e inviolável. 2. a totalização precisa ser automática para evitar as fraudes do processo de contagem comuns em apurações manuais. Já expliquei como é feito o processo de auditoria do software e da apuração. Onde está a falha?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“Qu,nto à cpntagem dos votoz de pspel el sebia feita após a votação ter sido cocluída, na própria seção.”
Caraca! Nem vi que escrevi isso. Foi no celular e ele está com o auto corretor desativado.
O que eu quis dizer foi:
“Quanto à contagem dos votos de papel ela seria feita após a votação ter sido concluída, na própria seção.”

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Você quer levar um comprovante do candidato em quem votou pra mostrar pra quem? Pro cara que prometer $$$$ pelo seu voto, só pode né?

Isso não existe em lugar nenhum, isso seria a mesma coisa que entregar o pais para o crime organizado e para a milícia. Aliás, talvez seja isso mesmo que o Bozo quer…

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

Meu Deus!
Por isso são contra o voto auditável. Não sabem como funciona.
E isso num blog que em geral é frequentado por pessoas com nível intelectual acima da média.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Realmente é o fim da picada.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

kkkkk SÓ vocês NÃO notaram que entraram uns 35 MAV. Robot, Troll. Milicia digital da CUT ou outra definição qualquer de PTralhas?!!?
Agora são maioria nos LIKES em questões da Guerra Russa.
Não notaram MESMO?!

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu sei bem o que é voto auditável, inclusive o sistema eletrônico foi desenvolvido justamente para agilizar o processo de contagem e embora os votos sejam registrados de forma puramente eletrônica que não os tornam passíveis de conferencia física no ato da votação, o software em si é passível de conferencia, e adivinha, ele é sim testado. O fato de citar o voto impresso é porque é exatamente que muitos defensores do bozo querem. E não faz sentido nenhum ter voto eletrônico se vai ter que ter recontagem toda vez que um juiz sair com uma liminar, o que vai… Read more »

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Reginaldo
1 ano atrás

Esses são os eleitores do PT… Nem para se informarem direito o que é o “voto impresso”… Talvez se desenhar fica melhor de entender, ou nem assim

Pedro
Pedro
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

Tem uma coisa chamada BU, boletim de urna, procura saber e ver vídeos sobre, antes de vociferar o que não sabe ou que “viu” no grupo das Vovós.

O BU traz o IMPRESSO por seção os votos ali computados.

Bosco
Bosco
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Filho,
O BU existe hj e continuaria existindo caso o voto auditável tivesse sido implementado.

Fernando
Fernando
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Se existe BU, como é que o voto não é auditável, gênio?

ODST
ODST
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Pergunte para todos os especialistas que já tentaram auditar e não conseguiram.

“Jênio”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
1 ano atrás

Olá ODST. Há alguns dias expliquei como as urnas são auditadas, mas parece ser necessário fazê-lo novamente. Antes de tudo é preciso lembrar que o código-fonte das urnas está disponível para verificação há praticamente um ano. Segundo, as urnas não podem sofrer ataque “hacker” porque estão desconectadas (um Hacker teria que ir até a urna e inserir um novo software na frente dos mesários e fiscais dos partidos). Terceiro, a urna emite um boletim no final do período que é público. Este mesmo número aparece na página do TSE depois que os dados são transmitidos para totalização (o que permite… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Já te dei uma lição da outra vez e não vou perder meu tempo com suas besteiras de novo.

Bosco
Bosco
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Fernando,
Realmente você deve ser um gênio e todos os engenheiros que desenvolveram as urnas eletrônicas de segunda e terceira gerações, mais confiáveis, são uns idiotas.
*As do Brasil são consideradas de primeira geração.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco. Algumas perguntas simples. O que são votos auditáveis? Se são votos impressos, o que aconteceria se uma pessoa declarasse que digitou um número e o voto saiu com outro? Quem está certo? Considerando que a maior fonte de fraude sempre foi na apuração manual, como garantir que os votos impressos serão corretamente totalizados? Se ocorrer uma diferença no número da apuração digital e a apuração manual, qual deve ser considerada? Se a totalização dos votos impressos for eletrônica (tipo código de barra), como auditar este segundo processo de apuração? E se a impressora falhar e a impressão sair… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Luiz Paulo R
1 ano atrás

A maioria não tem medo disso. Você devia dirigir sei comentário para os parlamentares, que rejeitaram a PEC. Eu sou totalmente favorável a melhorar a confiança do sistema, se possível. Mas, tem que aprovar no congresso. Não aprovado, sou totalmente contra essa insana tentativa de desestabilizar o que temos de mais importante, que é o processo eleitoral. Vocês gostam de ficar falando…”não sei o que, vai para Cuba”. Enquanto estão defendendo com unhas e dentes um político que está fazendo de tudo, contra a opinião dos seus próprios aliados, para desestabilizar a principal diferença que temos em relação a Cuba,… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ele teve 16anos como deputado para levantar essas questões, 4 como presidente e agora aos 44 do segundo tempo vem chorar… é jogar para torcida a já prevista derrota…não sou lulista…sou do partido novo e do sonho da privatização total de tudo.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

O ativismo judicial progressista só se tornou realmente evidente há 2 anos.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tu só não se lembra das muitas vezes que os juízes deram pareceres favoráveis ao governo, como membros do governo se calarem em comissões e CPIs. Isso tu não chama de ativismo progressista.

fewoz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Você ignora totalmente as circunstâncias. Desde a redemocratização, nunca tivemos um presidente que atenta dia e noite contra a democracia como o Bozo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Ataca é?
falando mal de urna e de um STF claramente “pendente pra um lado”? falando mal da imprensa?
Algum destes está incapaz de funcionar? O governo fez algum desses não atuar?

Na minha humilde opinião, ataque contra a democracia é dizer q a imprensa vai ser regulada se ganhar….. É “aparelhar” o Poder Judiciário, q era pra ser isento”.

Sai da mortadela, rapazinho…. arruma um DARF pra pagar e deixa teu toddynho…..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Mas tá na. Lei criatura o STF que impediu dizendo que é inconstitucional

Kornet
Kornet
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Deixe de preguiça e se informe sobre
Quem era a favor do voto auditável e hj é contra e quem interferiu 2 vezes contra o comprovante do voto e fica espalhando mentiras.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O calça suja vivandeira declara juras de amor , apresenta continência à bandeira dos EUA oferece mundos e fundos aos EUA. Pois bem. Até agora só passou vergonha. Assim como é vergonhoso passar pano e dizer que o que a vivandeira faz é para aprimorar o sistema. O fato é a vivandeira vai perder pelo simples fato de ser completamente inapto, incompetente, ser portador de uma brutal incapacidade cognitiva e de uma moral abjeta. E tudo que ele é capaz de fazer é o que sempre fez , agir como uma vivandeira .

Bosco
Bosco
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

????

Francisco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco esses a que você se refere sempre pediram mudanças ou aperfeiçoamentos nas urnas, mas “inexplicavelmente” agora mudaram de opinião, assim como inexplicavelmente aumentaram sua presença do dia para noite por aqui, esses inexplicavelmente da vida são estranhos kkkkkkk

fewoz
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Fosse realmente a favor da transparência nas urnas eletrônicas, o ser que ocupa a cadeira presidencial teria recusado a se candidatar em 2018…

fewoz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Acontece que o Bozo é mau perdedor. Quando ganha, fica quietinho, mas quando sabe que vai perder de lavada, fica de mimimi e choradeira. Nem original é, pois até nisso tenta imitar seu dono, o Trump.

ODST
ODST
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Lembra recentemente as eleições do PSDB para ver quem iria ser o candidato deles para presidente? O sistema eletrônico que eles usaram foi acusado de fraude e favorecimento indevido pelos membros do próprio partido! Esse mesmo partido que diz confiar 100% nas urnas não confiou no sistema contratado por eles mesmos! Piada!

ODST
ODST
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pois é, pra você ver, o cara que venceu quer ainda mais transparência, e tem nego criticando isso… devem gostar mesmo é do sistema cubano.

Júlio S
Júlio S
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Até ondes irá para defender o indefensável? Acostume-se, a derrota virá.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Votar não é mais suficiente. A democracia tem que avançar. Contar votos em sala secreta é um tapa na cara de todos os brasileiros.

Bueno
Bueno
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, estamos vendo um nível de Brasileiro que é contra redução de impostos, redução dos preços da Gasolina, tudo pela ideologia que defendem, contra a lógica, coerência e honestidade intelectual.
 
Tenho a certeza de que no Brasil tem muitos miseráveis devido a escassez financeira, na idade que estou , evidencio que também tem muitos miseráveis de espírito devido a desonestidade intelectual. 
 
Fico feliz em ver sua combatividade, com as armas da razão.
Louvável 

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Agressor's
Agressor's
Reply to  Moises
1 ano atrás

Se misturar as cores azul e vermelho forma a cor roxa, a cor da nobreza, elite. O roxo é a cabeça que controla os dois braços do mesmo corpo azul e vermelho. O sistema em que nós vivemos não é uma democracia e nunca foi, se encontra bem longe disso hoje. O que chamam de “democracia” só funciona em países desenvolvidos, entre as potências dominantes!

Wilson
Wilson
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Democracia não é um valor absoluto. Podemos ter mais ou menos democracia. Então precisamos pensar em qual candidato nos leva a um caminho de mais democracia e não menos.

leonidas
leonidas
Reply to  Moises
1 ano atrás

Deixa de conversa.
Isso não tem nada a ver com Bolsonaro ou militares.
Tem relação com o fato que uma potência não quer dar asas a outra nação na qual esta de olho já tem décadas.
Se vc como nação não toma vergonha na cara para desenvolver uma mínima capacidade militar esta sujeito a ouvir coisas desse tipo, um norte americano dizendo o que o Brasil precisa ou não precisa para fins de sua defesa…

Canarinho
Canarinho
Reply to  Moises
1 ano atrás

E melhor ler isso do que ser cego.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Moises
1 ano atrás

Não confunda militares da reserva com a Instituição.

fewoz
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Eu acreditava nisso, mas percebi que a mentalidade é a mesma. Ou você vê claras manifestações de militares da reserva contra o Bolsonaro? Não há diferença. É uma mentalidade atrasada e que tem resquícios da ditadura militar… Isso vai demorar muito pra passar. As Forças Armadas estão, infelizmente, “fechadas” com o Bozo. E o ataque delas às urnas eletrônicas são a prova bem óbvia disso.

Moises
Moises
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Esses militares (Heleno, Mourão e Cia) permitiram o lançamento da candidatura de Bolsonaro na Aman em 2014 ( o que é proibido – político não poderia entrar em um quartel ) e a partir daí começarem a coagir sua base (militares, policiais, etc) para fortalecer todo esse enredo. Por isso, volto a dizer o problema é maior que Bolsonaro. Em uma país como o nosso isso é bem problemático. Tenho a impressão que a mentalidade da guerra fria ainda está presente.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Estão? Vc visitou os mais de 1.000 quarteis no Brasil e constatou isso?

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Moises
1 ano atrás

Nossos generais nao tem muito respaldo la fora? Tenho orgulho da tropa e de alguns lutadores qualificados.mas Brasil tem caixa para pagar isso? Ou é medo do contato com os russos, estranho o aterramento dos helicópteros nesse período. Como esta a proteção de nossos arsenais. Recebem apoio logístico.

Last edited 1 ano atrás by Jacó Lira
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Moises
1 ano atrás

O pior é quando a Política entra onde ela JAMAIS poderia entrar: no Judiciário. A partir do momento em que o Judiciário toma um lado- e ele tem claramente um lado no Brasil- a Justiça fica manchada, corrupta e injusta e a democracia vira só formalidade.

Luciano
Luciano
Reply to  Moises
1 ano atrás

Quando comentei aqui no Blog, em outra matéria há algum tempo, que deveria haver uma revisão das academias militares e seus currículos muita gente caiu matando. Os militares ao se aproximarem de políticos ABC se afastam de sua função essencial. Nas primeiras décadas do XX, as academias e escola, especialmente no exército, buscaram profissionalização, que veio, porém, ao mesmo tempo, se envolveram em várias questoes políticas, o que comprometeu a formação de turmas e mais turmas, desviou em muitas ocasiões o curso de profissionalização, trouxe gastos e etc (sem entrar aqui nos custos políticos). Precisamos de uma nova reforma do… Read more »

Marcos neves
Marcos neves
Reply to  Moises
1 ano atrás

Comentário lúcido

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Será que essa relação fragilizada poderia favorecer a escolha do VBC Cav para o Centauro ao invés do Lav700?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Não! O LAV 700 é produto canadense

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Produto da General Dynamics, empresa-mãe da GD Canada…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Caso houvesse problema os canadenses sequer teriam apresentado a proposta para a licitação

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Eu ia de missil chinês que é muito mais barato e pode ser adquirido em maiores quantidades. Para o cenário latino americano ele nos atenderia perfeitamente…eu aprendi na iniciativa privada que equipamento bom é o que cumpre a missão pelo melhor preço. Eu comprava chinês e dobrava o valor da encomenda para 200 milhões

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Também sou dessa opinião, não estamos pedindo esmola, queremos comprar, se tu não quer vender tem quem queira!

glasquis 7
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Vai nessa. Daqui a pouco, os Gripen ficam aterrados sem peças pros motores, sem peças pros Scorpenes, sem apoio pro SuBNuC, sem munição pros Leo nem pros Gepard, com todos os Black hawck e por aí vai.

Isso já aconteceu no passado durante a conhecida “Emenda Kennedy”

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

O Brasil não é o Chile.
somos um mercado de quase 220 milhões de habitantes capaz de retaliar.

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

O Mercado dos países OTAN é maior e mais poderoso economicamente falando.

somos um mercado de quase 220 milhões de habitantes capaz de retaliar.”

Então faça isso.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

O Mercado dos países OTAN é maior e mais poderoso economicamente falando.”
Existem fornecedores bons fora desse mercado e que nos atendem relativamente bem, e que nos oferecem financiamento a custo mais vantajosos.

“Então faça isso”
1 em cada 5 pratos de comida no mundo vem do Brasil e esse numero vai aumentar brutalmente nos próximos 5 anos.

Preço de alimento derruba governos no mundo!

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Então, retalie.

Se esse é o mundo em que vc vive, faça uso do seu poder de retaliação.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

como assim glasquis? Tá perdendo a mão na discussão? O Gabriel é um país para retaliar outro? O ponto dele não é válido? Não é menosprezar o Chile. É a realidade. Somos um país com uma população altamente maior que a de vocês. Temos um papel crucial no fornecimento de alimentos no mundo. Em um mundo atual, onde uma hegemonia econômica está, claramente, sendo contestada, temos que aproveitar ao máximo cientes de nosso valor. Então, o que você sugere ao Gabriel é o papel que o país precisa adotar. Não precisa ser de uma forma abrupta, rompendo laços. Mas, tenha… Read more »

glasquis 7
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Tá perdendo a mão na discussão?”

Tô nada. Apenas quero que ele se coloque na situação que ele mesmo defende.

glasquis 7
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

“O ponto dele não é válido?” O ponto de vista é, sempre é. Agora vamos levar isso à realidade geopolítica. É isso que importa. “Não é menosprezar o Chile.” Ele não menosprezou o Chile e estou ciente disso aliás, em nenhum momento eu disse isso. “Somos um país com uma população altamente maior que a de vocês. Temos um papel crucial no fornecimento de alimentos no mundo.” Sim, mesmo assim, com FA’s equivalentes sendo deficitárias em alguns pontos, equilibradas em outros e superiores em outros ainda. “Em um mundo atual, onde uma hegemonia econômica está, claramente, sendo contestada, temos que… Read more »

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

1 em cada 5 pratos de comida no mundo vem do Brasil e esse numero vai aumentar brutalmente nos próximos 5 anos.”

10 de cada 10 pratos de comida produzidos no Brasil tem participação de tecnologias provenientes de países alinhados a EEUU.

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Esta na hora do Brasil ter seus próprios tratores então. Um dos maiores produtores do mundo e nem um fabricante de maquinas agrícolas tem, até a Índia tem.

glasquis 7
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

Já passou da hora mas, quanto vai demorar até chegar nisso?

veja como exemplo os carros chineses. Há quanto tempo lutam pra se estabelecer e lutar no mercado brasileiro de igual pra igual com outras marcas mas…

Aliás, vc ten carro chines? Trocaria o seu por um carro chines?

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

O Brasil não produz nem os fertilizantes que precisa para o agronegócio.

Quem dirá o maquinário agrícola

fewoz
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

E não se esqueça dos fertilizantes… O (des)governo atual fechou três fábricas de fertilizantes.

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

Qual o problema de usar trator de marca estrangeira?
O que isso muda na dinâmica dos fatos?
Cada uma viu…

h.saito
h.saito
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Lamento te desapontar mas os empresários do setor de alimentos são borrabotas.
Basta ameaçar cortar a compra e embargar o dinheiro deles que começam a mijar na calca.
Um exemplo foi a compra dos helicópteros russos com medo de perder o mercado de carne lá.

fewoz
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Isso. Retaliem os europeus e americanos, mas depois não fique chorando o fim da Embraer…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

E vc acha legal esse mundo unipolar onde uma potência nos dita o que devemos comprar e de quem devemoa comprar sempre restringindo nossas forças militares. Pelos seus comentários em outros posts vc defende essa nação da América do Norte que por diversas vezes nos boicotaram, colocaram empecilhos e barreiras para o nosso desenvolvimento industrial e tecnológico, sempre nos vêem como periferia e que ultimamente se acham no direito de intervir em nossas eleições

glasquis 7
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

E vc acha legal esse mundo unipolar…”

Não, não acho mas, é o mundo em que vivemos e até que a China não peite diretamente a OTAN, assim como a Rússia está fazendo (male, male), o Brasil depende e muito dos EEUU e seus Aliados.

Tenta vender algum Embraer pra Rússia ou pra China e depois me conta.

Ideologias são importantes mas, o Brasil não está em posição de peitar.

às vezes a realidade é dura.

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Nao me alinho a nenhum pais,.mas sei que somos ocidentais até a célula. Alinhar kgb? Nem china e nem Índia ficam na mao dos russos. Agora vejo no futuro chile argentina e brasil com f16 e boings de transporte.

Last edited 1 ano atrás by Jacó Lira
Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Até onde sei , nós compramos munição do gepard com os suíços

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

compramos munição do gepard com os suíços”

Aliados de quem?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Neutros

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Nunca foram. Declarar-se neutro é bem diferente a ser neutro.

Os caças suíços são russos ou chineses? O armamento padrão deles, Blindados, Misseis, etc. provem de qual país fora do eixo OTAN?

fewoz
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Eles estão rodeados e protegidos pela UE/Otan. É fácil ser neutro se você não precisa lutar e não tem nenhuma ameaça direta. E não se esqueça que a Suíça aplicou, sim, sanções à Rússia (Essa é a fonte oficial do governo suíço):

https://www.admin.ch/gov/en/start/documentation/media-releases.msg-id-89874.html

Em resumo, o que o glasquiz quer dizer é que o bloco europeu/ norte-americano/ canadense/ australiano/ neo-zelandês é um só. O fato do Brasil nunca ter avançado muito em alguns setores, especialmente militares, é justamente por essa sua ambiguidade.

A Suécia e a Finlândia também não eram “neutros”?!

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Gepard? Melhor seria uns misseis, isso é coisa de cabeças branca do exercito

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Apoio para o Submarino nuclear por parate dos yankes nós nunca teremos.

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Acredite, eles não sancionarem já é um grande apoio.

Eles tem poder e capacidade pra “melar” qualquer pretensão de independência bélica na região.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Eles vão sancionar cedo ou tarde , isso é certo!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Nunca fui muito fã da ideia de submarinos nucleares na MB! sempre achei que uns 12 riachuelos seria muito menos dor de cabeça para nós. Esse projeto vai acarretar sanções ao Brasil sem duvida nenhuma. Dai eu dizer que adquirir equipamento chinês geraria problemas ínfimos quando comparado ao Alvaro Alberto…graças a MB nossa rota de colisão com as potências ocidentais é inevitável!

Claudio
Claudio
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Medo de sanções? Quem dera o Brasil ter peito pra encarar os americanos assim como os chineses, turcos, russos … tem pra praticamente cagar pra sanções americanas

glasquis 7
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Vc entende que o Brasil não está em condições de retalhar nenhuma potência né? Muito menos os EEUU.

bilinski
bilinski
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

deixa esse pessoalzinho um mês sem carne nem soja brasileira pra ver. Europeu não suporta mais o preço da energia/combustível, eles que não podem arriscar se isolar mais ainda

glasquis 7
Reply to  bilinski
1 ano atrás

Então, por que o Brasil nunca usou esse seu poder de retaliação?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Nossa tradição diplomática( Uma das mais renomadas do mundo) e segundo pq nunca foi necessário.

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Nossa tradição diplomática( Uma das mais renomadas do mundo)”

Segundo quem?

Não figura entre as 10 mais importantes do mundo.

https://oglobo.globo.com/politica/brasil-penultimo-em-ranking-de-diplomacia-21601905

https://mediatalks.uol.com.br/2022/03/15/brasil-ganha-sete-posicoes-em-ranking-de-soft-power-e-assume-a-28a-posicao-em-influencia-global/

Acho que tem que retaliar mesmo.

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  bilinski
1 ano atrás

Eles não vão ficar um mês sem, porque o pessoalzinho da BigAgro não vai abrir mão do seu lucro para ajudar Brasileiro.

Last edited 1 ano atrás by Richard Stallman
Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Richard Stallman
1 ano atrás

As grandes do agro nao sao americanas? E vendem bem para os chineses.

fewoz
Reply to  bilinski
1 ano atrás

Sou brasileiro, moro em Portugal e quase que a totalidade da carne consumida aqui não vem do Brasil. É verdade que é um país que produz e exporta muito, mas que não consegue alimentar sua própria população… Talvez os países do Oriente Médio tenham certa dependência da carne brasileira, mas não se esqueça que a Argentina também é grande exportadora e pode facilmente suprir este gargalo. A propósito, é por isso mesmo que a China está investindo tanto para aumentar sua produção interna e também na África.

Kornet
Kornet
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Engraçado vc mora na europa,pq não vai ver as maravilhas da democracia cubana,venezuelana,nicaraguense ou o desenvolvimento da argentina e futuramente do Chile e Colômbia,mad é tipico de gente como vc viver no capitalismo é que é o bom,o socialismo é para quem não pode fugir e bancar boa vida na europa.

fewoz
Reply to  Kornet
1 ano atrás

De novo esse papinho de Venezuela e Cuba? A sério? Nada do que você fala faz qualquer sentido ou está relacionado com o que eu falei.

Glasquis7
Reply to  Kornet
1 ano atrás

O que tem a ver o Chile com Cuba, Venezuela e Argentina???

Kornet
Kornet
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

Pode ficar economicamente igual à Argentina.

Nascimento
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Falaram o mesmo do gás. Que era só importar da Turquia, do Cáucaso e do Chipre e não parece ser tão simples assim.

Por quê? Pq não se cria infraestrutura da noite pro dia e muito menos gado e fazenda. A Argentina não vai criar gados e plantações da noite pro dia. Ainda mais numa crise estrutural como esta atualmente. O que ocorreria é uma subida drástica no preço dos produtos em termos de no mínimo 2-3 anos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  bilinski
1 ano atrás

Caro B. Os EUA tem independência na produção de alimentos e também são um dos maires produtores de petróleo.

Canarinho
Canarinho
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Municao para o Leo e Gepard, se quisermos dando conta de fazer obrigado. Imbel ta ai para isso. Se o Gripen ficar aterrado por falta de pecas dos motores, temos uma base industrial capaz de fazer quaisquer adpatacoes necessarias nas celulas para acomodacao de motores disponiveis de fornecedores como Russos e agora Chineses. Logico que seria algo extremamente oneroso. mas nao impossível com o que temos de mao de obra qualificada para fazer. Nao subestime a capacidade do Brasileiro em superar suas dificuldades.

glasquis 7
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

“Municao para o Leo e Gepard, se quisermos dando conta de fazer obrigado. Imbel ta ai para isso.” E por que não fabricam a munição do Gepard então? “e o Gripen ficar aterrado por falta de pecas dos motores, temos uma base industrial capaz de fazer quaisquer adpatacoes necessarias nas celulas para acomodacao de motores disponiveis de fornecedores como Russos e agora Chineses. “ Então, por que pagam bilhões pra Franceses, Suecos, Alemães e até, pasme, americanos? “Nao subestime a capacidade do Brasileiro em superar suas dificuldades.” Não estou subestimando ninguém, apenas lembre que nos processos de desenvolvimento tecnológico, precisa de… Read more »

glasquis 7
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

temos uma base industrial capaz de fazer quaisquer adpatacoes necessarias nas celulas para acomodacao de motores disponiveis de fornecedores como Russos e agora Chineses. Logico que seria algo extremamente oneroso. mas nao impossível com o que temos de mao de obra qualificada para fazer. Nao subestime a capacidade do Brasileiro em superar suas dificuldades.”

Então o que fazem a SAAB e a DCNS e a Thyssenkrupp por estes lados?

fewoz
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Quase toda a aviônica dos aviões brasileiros é importada. Não é apenas motor… Teríamos que recomeçar do zero e isso levaria muito, muito tempo. E nunca haverá vontade política para investir no setor da Defesa, então o fracasso seria retumbante.

glasquis 7
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

temos uma base industrial capaz de fazer quaisquer adpatacoes necessarias nas celulas para acomodacao de motores disponiveis de fornecedores como Russos e agora Chineses.”

É, os Sabres do EB estão aí pra mostrar como vc está certo.

Cara, vc pensa antes de postar? Dá uma olhada no material bélico do Brasil, a sua procedência e quais estão sendo mantidos sem interferência de algum país alinhado à OTAN.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Se chegar nesse ponto, realmente estaremos fazendo bem de contratar com os chineses…

glasquis 7
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Chegamos nesse ponto faz tempo. América Latina não é tecnologicamente independente em nada.

fewoz
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Não entendo como o pessoal te negativa, glasquis. Não gostam de ler fatos.

glasquis 7
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Pois é.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Olá Fewoz. DIga quem te negativas e direi quem és.

glasquis 7
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Será o mesmo que depender dos EEUU ou até pior, só que do outro lado.

É só olhar o quanto está custando pra Argentina

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

E eu aqui pensando que o Brasil era um país soberano. O Art 1º inciso I da CF/88 está errado então?

Quanta besteira. Já ouviu falar na Índia? Pois é, ela opera equipamentos russos e ocidentais, nunca tiveram problemas, nunca foram retaliados.

Glasquis7
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Todo país é sobeerano. O problema está em que as potências conseguem pressionar os tais “países soberanos” estrangulando-os ao ponto em que não consigam continuar sem ceder.

Além disso, em qual dos meus comentários eu disse que o Brasil não é soberano?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Se isso acontece ia ter gripen, radares e etc da OTAN sendo minimamente estudados na China

Glasquis7
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

E não tem?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

não tem

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

O problema é que os militares brasileiros são reféns de Washington. Não querem adquirir produtos não-ocidentais por conta da incompatibilidade com os nossos sistemas e por conta da logística, e ainda tem gente que acredita nesse papo furado.

Kornet
Kornet
1 ano atrás

Se essa reportagem for verdadeira,só demonstra como esses DEMOniocratas são um desastre para os EUA.
Agora questionar uma urna de 1 geração, usada só no Brasil,Butão e Bangladesh,inauditável e pedir mais transparência é atentar contra o sistema eleitoral ?
Que o Brasil compre de outros países e comece a olhar os EUA pelo canto do olho.

h.saito
h.saito
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Basta ver as noticias sobre o retrocesso evolutivo nas cidades americanas controladas pelos Democratas.
Graças ao sucateamento das polícias americanas devido ao corte de verba policial,ou “defund police”, a criminalidade nessas cidades estão retrocedendo ao nível dos anos de 1970/1980.
Califórnia está quase virando o Rio de Janeiro do Norte.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  h.saito
1 ano atrás

Verdade, na Califórnia aprovaram até a descriminalização do furto com a desculpa de proteger as populações de latinos e afrodescendentes da violência policial.
A verdade e que as canhotos estadunidenses acharam refúgio no partido democrata e seguem as teorias de Marcuse, consideram crime e banditismo como ferramentas revolucionárias.

fewoz
Reply to  h.saito
1 ano atrás

Não confunda uma coisa com a outra. Estamos falando de urnas eletrônicas e democracia, mas você menciona segurança pública e problemas internos dos EUA. Absolutamente nada a ver e me parece mais uma cortina de fumaça que outra coisa…

h.saito
h.saito
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Esse papo de golpe e urna eletrônica não passa de terrorismo psicológico para ganhar voto.
E sim, o que ocorre em Los Angeles tem a ver com o resultado da tal democracia do Partido Demôniocrata, de julgamentos e atitudes..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  h.saito
1 ano atrás

Caro Saito-san. Quem ganha votos ao criticar as urnas eletrônicas ou uma ameaça de prejudicar as eleições (esticando a corda)? O governo ou a oposição? Aliás, considerando as pesquisas eleitorais, quem teria mais interesse em manter as eleições em clima de normalidade hoje, a oposição ou o governo?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Já éramos para olhar pelo canto do olho desde a época da ditadura que eles incentivaram e apoiaram pelos interesses deles e ao mesmo tempo nos negavam acesso a armas de primeira linha como o F-4 nós jogando o F-5 menos capaz.

fewoz
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Falácia. As urnas vêm sendo usadas há muito tempo e nunca houve qualquer prova de fraude menor ou muito menos generalizada. Isso é papo de mau perdedor que não reclamava quando ganhava. A propósito, sua ideia de “1a geração” não faz sentido, pois elas são sempre atualizadas. É como o Windows, que foi criado há muito tempo, mas vem sendo atualizado constantemente (Nada na informática é estático).

Zé bombinha
Zé bombinha
1 ano atrás

Existe o Spike em varias versões …. Não sei pra que dá bobeira de querer o javelin…. “O javelin é mais capaz”……. 😶.. o Spike é tudo que precisamos. Quanto a dúvida sobre o pr, não é dúvida, é apenas os interesses, sem mais!…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Se bobear o Spike é até mais barato.
Se uma frota de 20 Hyllux atende a demanda da sua empresa , para que comprar 20 dogehams de 500 mil reais? Jogar dinheiro fora?! É a missão que determina a aquisição da ferramenta e não o contrario.

Bosco
Bosco
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Eu também acho que o Spike (LR) é mais indicado para nós. Sua capacidade “man in the loop” é mais flexível e interessante no cenário da AL.

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E na África, mandar os generais para Moçambique

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Mas era o Spike….. e não o Javelin…..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

O Spike é israelense e não dos EUA, e Israel gosta de dinheiro no passado vendeu muita tecnologia para China

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Spike é até melhor em certos. Pontos

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Nunca ouvi falar no interesse do EB em comprar o Javelin, até porque no final de 2021 foram compradas 100 und do Spike-LR c/ simuladores, suporte logístico integrado e treinamento.

Bosco
Bosco
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Escrevi um comentário acima e depois vi o seu. Tá mesmo com cheiro de notícia forjada. A famosa “fake news”.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Também acho e pela diferença de preços pelos Spikes-LR que já compramos ( quando eu coloquei meu adendo não tinha atualizado a página e não vi esse seu comentário, então estamos quites, rs ) parece totalmente fora da realidade.

Francisco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco o que achei interessante foi a velocidade com que foi postada.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Um adendo: o custo do pacote que também incluiu 10 lançadores foi US$ 19 milhões.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Me lembro que a compra seria de spikes, 100 mísseis com quatro lançadores, essa do javelin é nova para mim.

Tomcat4,4
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Realmente nem faz sentido algum essa “suposta” compra tendo já a compra dos Spike-LR.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Acho que é só mais uma matéria para tentar descredibilizar o governo ou fazer intriga, nada fora do normal… É uma choradeira atrás da outra

fewoz
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Tipo choradeira de quem sabe que perdeu a eleição, mas fica insistindo em fraude?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Caro Nelson. A Agência Reuters é talvez a maior agência de noticias do mundo. Todo governo costuma usar estas agências como meio de enviar recados que não poderiam ser enviados pela via diplomática. Há meses os EUA tem enviado o mesmo recado para o governo brasileiro sobre a necessidade de que as eleiçẽos brasileiras ocorram dentro da normalidade democrática. Isso nada tem a ver com quem ganhará as eleições.

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Ei iria de armamento chinês.
Mais barato e plenamente capaz.

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Acho até interessante adquirirmos aquela versão chinesa do Igla. Começando por um pequeno lote para substituir os Igla mais antigos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Barak MX para o Brasil
1 ano atrás

Caro MX. Se os EUA estão alertando a diplomacia brasileira em função do “trumpistmo” do governo brasilero, você acha que a China esqueceu o “dudu-bananinha”?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Barak MX para o Brasil
1 ano atrás

Prefiro a guerra acabar e fazer projetos com a Rússia, eles estarão sedentos por dinheiro

Jacó Lira
Jacó Lira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Que Países compram da chona, seria bom uma lista.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Caro Patrício. O problema para adquirir material chinês foi confusões do “dudu-bananinha”.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Vou dar um exemplo simplório
Minha empresa demanda uma frota de 20 caminhonetes para uso utilitário.
Posso adquirir 20 caminhonetes americanas por um custo unitário de 400 mil reais , mas eu tenho uma proposta de um fornecedor japonês de uma caminhonete de 130 mil reais com performance satisfatória. O que deve prevalecer , o fetiche da marca ou o atendimento da demanda da empresa pelo melhor custo? Se você respondeu “fetiche da marca” você merece continuar pobre e a ser empregado dos outros pelo resto da vida!

Claudio
Claudio
1 ano atrás

Não sei porque do exército ficar mendigando armamento americano , essa dependência tem que acabar, concluir as nacionais , e comprar da Rússia os kornet

glasquis 7
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Tal vez por que grande parte da doutrina militar do EB é baseada e apoiada nos parâmetros da OTAN.

Claudio
Claudio
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Erro grotesco ( padrão otan) , o exército ou melhor as forças armadas deveria ter o próprio padrão , essa de padrão otan fica pra burros seguir cegamente os Estados Unidos

glasquis 7
Reply to  Claudio
1 ano atrás

O Brasil pertence ao grupo de países alinhados (mesmo que não oficialmente) às forças da OTAN. Não poderia ser de outra forma.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

A Tailândia é aliada dos americanos e compra chinês quando quer

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Sim, por isso compra dos Chineses F 16, F5, Gripen, M 60,  AAV-7A1, UH 60, etc.

Vc não precisa aceitar o que eu posto. Se4 vc acha que na atual conjuntura, o Brasil consegue peitar economicamente a OTAN, acredite nisso e ponto mas seus argumentos, incluso este da Tailândia, não são muito fortes.

mais de um 70% da indústria da América latina tem a sua origem em países aliados aos EEUU. É só eles apertarem um pouco que falta de tudo na região.

Bardini
Bardini
Reply to  Claudio
1 ano atrás

É cada besteira que se lê…
.
Se o Brasil não seguir um padrão e passar a inventar moda, com padrões próprios tirados de um rego qualquer, a BID, que já é pequena, se tornaria completamente irrelevante no tocante a exportação.

Bosco
Bosco
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Já pensou o Brasil adotando munição 8,35mm para o fuzil e 167 mm para obuseiro?
Rsssssssss

glasquis 7
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pois é.

Bosco
Bosco
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Mendigando? O que foi que eu perdi? O artigo cita uma substancial cifra de 100 milhões de dólares.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

1000 milhões em ATGM isso é mais mentiroso que a alma mais honesta do Brasil, o EB nunca compraria tanto assim

glasquis 7
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

100 milhões, um “0” a menos.

dfa
dfa
1 ano atrás

Políticas a parte.
Opções não faltam.
Vai de Spike israelita, MMP francês ou o HJ-12 chinês.
É uma questão de avaliar os três sistemas.

Last edited 1 ano atrás by dfa
glasquis 7
Reply to  dfa
1 ano atrás

Implica muito mais do que uma simples compra de misseis. Tem outros armamentos que dependem de controle ou apoio dos EEUU e dos quais o Brasil é dependente.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Um dia os americanos vão entender que ninguém come misseis.

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Mas, eles entendem que com mísseis, podem ir buscar o que comer aonde quiserem.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

A Venezuela mostrou o contrário , os americanos tiveram que ir lá em Caracas pedir petroleo venezuelano

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Então, retalie os EEUU e transforme o Brasil numa Venezuela.

Gente, os senhores me estão fazendo sentir um super dotado.

glasquis 7
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

A Venezuela mostrou o contrário ,”

Sim, o Irake também.

fewoz
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Os maiores exportadores agrícolas são:

  1. EUA, com 118 bi
  2. Holanda, com 79 bi
  3. Alemanha, com 70.8 bi
  4. França, com 68 bi
  5. Brasil, com 55 bi.

https://www.investopedia.com/financial-edge/0712/top-agricultural-producing-countries.aspx#:~:text=Key%20Takeaways&text=Of%20the%20major%20cereal%20and,in%20exports%20as%20of%202019.

João Adaime
João Adaime
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Caro fewoz
Valor agregado.
A Holanda, por exemplo, fornece um terço das sementes de verduras e legumes usados no mundo.
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Caro Gabriel. Os EUA sabem disso há décadas. Inclusive, os EUA são um dos maiores produtores de alimentos do mundo principalmente para consumo interno. Há muito tempo eles entendem o conceito de segurança alimentar.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Hoje a agricultura americana está enfrentando sérios problemas

dfa
dfa
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Isso já é outra questão. Também concordo que não devemos ficar dependentes de ninguém, muito menos de grandes potências como é o caso dos EUA ou China. Ideal seria a tecnologia bélica em estado de arte ser produzida aqui, coisa que nem em dez anos vai acontecer, apesar de alguns passos importantes como é o caso dos scorpenes, Guarani e mansup que sem desenvolvimento dos mesmos de nada valeu a compra de tecnologia como foi o caso da Corveta Barroso. Solução? Segue o exemplo da Índia que tem o ecossistema bélico mais complexo do mundo, ela desenvolve o que pode… Read more »

Last edited 1 ano atrás by dfa
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Pare de falar besteira, cara. O Brasil não será retaliado porque decidiu comprar armamentos de outros países, isso por acaso aconteceu quando compramos helicópteros russos? Isso aconteceu quando fizemos um acordo nuclear com a Alemanha(a contragosto dos EUA)?

Se os EUA deixassem de fornecer peças para o Gripen, por exemplo, as próprias empresas americanas teriam prejuízo.

O que você fala não tem qualquer fundamento.

glasquis 7
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Isso aconteceu quando fizemos um acordo nuclear com a Alemanha(a contragosto dos EUA)?”

Só pra vc saber, Alemanha faz parte da OTAN.

E eu que estou falando besteira.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Além de falar besteira, mostra que não conhece história. Os EUA foram contra o acordo nuclear Brasil-Alemanha. Há outros exemplos em que o Brasil foi contra os desejos dos EUA, como quando reconheceu a independência da Angola, em 75. Também citei a compra de helicópteros russos no outro comentário. Nada disso jamais nos rendeu nenhuma retaliação econômica ou militar. Então vá estudar e pare de falar besteira, só no seu mundinho que os EUA iriam lançar boicotes(algo sério nas relações internacionais) contra o Brasil só por causa da compra de equipamentos militares de países não-acidentais. A única chance do Brasil… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  dfa
1 ano atrás

Já foi de Spike a muito tempo

Ramon
Ramon
1 ano atrás

Eu pessoalmente não concordo com algumas posturas do atual presidente da República e suas políticas, mas se eu fosse as forças armadas eu procuraria algum equipamento similar de outros fornecedores, primeiro que até em condições políticas ideias provavelmente esses equipamentos iriam demorar a serem entregues pelo motivo dos EUA terem mandado uma quantidade significativa dos seus estoques para a Ucrânia e provavelmente a prioridade agora é recompor os seus estoques, segundo mesmo com a qualidade inegável do javelin é um equipamento caro e com o valor empregado na compra provavelmente daria para comprar uma maior quantidade de algum outro equipamento… Read more »

Omg
Omg
1 ano atrás

Que reportagem sem pé nem cabeça. O exercito brasileiro já escolheu o Spike e estará muito bem servido com ele. Escolher uma arma caríssima como o Javelin é algo completamente fora de cogitação no EB. Quem ambiciona o Javelin é o CFN (vulgo USMC wannabe), mas eles não possuem caixa para comprar 220 unidades. Na melhor das hipoteses poderiam comprar umas 50 unidades. E em hipótese nenhuma qualquer força brasileira irá comprar missil chinês. Isso é delírio de “especialista” americano. Outra coisa, é impressionante como americano leigo acha que o Javelin é a oitava maravilha do mundo. Prefiro mil vezes… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Omg
1 ano atrás

E em hipótese nenhuma qualquer força brasileira irá comprar missil chinês.
E por esse tipo de opinião que eles acham que o míssil deles e o melhor do mundo e os demais países ocidentais nos vendem mais caro do quê vendem entre eles mesmos.

Claudio
Claudio
1 ano atrás

Meio off mas nem tanto , e os engenheiros brasileiros que modificaram os scud do Iraque pra ter alcance maior na guerra Irã -Iraque , boatos que umas unidades foram trazida pra cá pra ser modificada , a versão melhorada ficou com o nome de al hussein

Renato Andrade
Renato Andrade
1 ano atrás

Com essa grana, considerando o câmbio atual daria pra projetar e construir um melhor q o javelim. Lembrando q temos bases industriais de defesa ávido por tirar seus projetos do papel.

Claudio
Claudio
Reply to  Renato Andrade
1 ano atrás

Temos as armas nacionais como o ALAC e o MSS 1.2 AC

glasquis 7
Reply to  Claudio
1 ano atrás

E todas elas usam componentes 100% Brasileiros?

Entenda que, numa retaliação dos EEUU, não apenas os armamentos e componentes americanos ficam indisponíveis. Muitos dos seus aliados seguem à risca.

Claudio
Claudio
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Se a tua preocupação é essa , os componentes podem ser muito bem ser substituídos por outros fornecedores que não seja americano , e podendo até forçar a desenvolver os nacionais

glasquis 7
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Então, me mostra de onde o Brasil vai buscar Ship’s taiwaneses se alinhando com a China? Olha a situação da Argentina.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

O governo da Suécia não vai deixar a SAAB perder dinheiro por causa dos EUA, a França não vai deixar a Naval Group perder dinheiro por causa dos EUA.

Como eu falei em outro post, o que você fala não tem nenhum fundamento.

glasquis 7
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Leia a minha postagem pois o seu comentário está fora de lugar e muito.

França e Suécia são aliados OTAN. Comprar deles é diferente de comprar da Rússia ou da China. Veja o Caso da Turquia comprando S 400

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

E o que um ex assessor do congresso Norte-americano sabe sobre nossas Forças Armadas, desde quando essa criatura apita alguma coisa por aqui pra dizer o que queremos ou não. Eles podem até não vender, mas se achar no direito de dizer o que precisamos não dá. Arrogantes imbecis!

Augusto
Augusto
1 ano atrás

Que texto tendencioso e enviesado, é quase uma torcida. Só faltou pedir ao leitor para fazer o L de Larápio.

Renato
Renato
Reply to  Augusto
1 ano atrás

É só ver a fonte uol que dá para pensar em fake
com viés eleitoreiro

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato
1 ano atrás

Caro Renato. A fonte é a Agẽncia Reuters.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Reuters?
Tá por fora! Bom mesmo é o grupo do ZAP ZAP.
A mídia globalista só espalha fake news.

Obs: contém ironia.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargo,
Eu estava sendo irônico com aqueles que descartam a agência Reuters como fonte de informação fidedigna.

Last edited 1 ano atrás by Sulamericano
Wagner
Wagner
1 ano atrás

Compre os que a Rússia tomou da Ucrânia são mais de 200 e baratos e pode pagar em rublos

Maurício Veiga
Maurício Veiga
1 ano atrás

Se a questão é política então compre dos Russos ou qualquer outro fornecedor disposto a negociar com o Brasil, quem pensa pequeno morre pequeno…

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Essas matérias que vêm de mídias esquerdistas só servem para denegrir o atual presidente e angariar mais votos para o líder de quadrilha. Eles sonham com a volta do dinheiro fácil. Os editores que muitas vezes pedem moderação nos comentários políticos deveriam evitar esse tipo de matéria aqui.

Patrício
Patrício
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Calma Beth!
Quadrilha por quadrilha…

Silvano
Silvano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu te roubei, jumento.

fewoz
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

O atual presidente não precisa de ajuda pra denegrir sua imagem, visto que ele mesmo faz isso dia e noite.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Caro Luis. A Reuters é talvez a maior agência de notícias do mundo e é sediada em Londres. DIzer que é uma mídia esquerdista é bastante equivocado.

lucas lima
lucas lima
1 ano atrás

Já é hora de encontrarmos novos fornecedores, a China faz armas no padrão ocidental e Russo é uma boa opção

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  lucas lima
1 ano atrás

Caro Lucas. Se por um lado os EUA ainda lembram do “I love you”, a China também se lembra do “Dudu-bananinha”,

Beckermann
Beckermann
1 ano atrás

Matéria detonando o presidente por seus questionamentos ao sistema eleitoral, citando-o como um perigo à democracia, para depois sugerir a compra de misseis chineses…. ahãm… sei….
Não vi nenhum comentário do tipo “temos que desenvolver aqui”, e sim, “comprem dos chineses, que é melhor e mais barato”.
Daí bem se vê a fonte deste tipo de “notícia”, se é que isso é verdade.

spoilvg@gmail.com
spoilvg@gmail.com
1 ano atrás

E o Spike?

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
1 ano atrás

Nesse governo da China não compra…

Quanto a não liberação do Javelin, normal, governo instável e que gera insegurança, além de sempre flertar com uma nova ditadura..

RDX
RDX
1 ano atrás

Matéria com fortes indícios de ser fake news
Que fonte é essa que sugeriu um míssil chinês?
220 lançadores ou mísseis?
Exército? O EB escolheu recentemente o Spike, ATGM da mesma categoria do Javelin.
Na minha opinião, a única possibilidade é a compra de um punhado de lançadores e 220 mísseis pelo CFN.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RDX
1 ano atrás

Caro RDX. A Reuters é uma das maiores agências de notícias do mundo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Falta só falar a verdade…..

O EB definiu o Spike há um bom tempo. Inclusive para armar Anv.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Ola Velho. Existem 3 possibilidades. 1 a noticia é verdadeira e os EUA estão reiterando os recado pela normalidade das eleições, no mesmo contexto das declarações do Secretário de Defesa e da própria indicada para ser embaixadora no Brasil. 2. a noticia é uma “false flag” dos EUA para ludibriar a oposição brasileira quanto ao apoio dos EUA a um golpe nas eleições de outubro. 3. A Reuters caiu no “boimate”, apesar de toda a sua experiência como a maior agência de notícias do mundo.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Quero ver com que cara eles ficarão se Lula entrar e correr para os braços da China.

glasquis 7
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

É, venda alma pra um e o corpo pro outro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Caro Diego. A Reuters é uma das maiores agências de noticias do mundo. Todos os governos usam as agências de noticia para enviar recados que não podem ser enviados pelas vias diplomáticas. Os EUA estão dando sucessivos recados ao governo brasileiro sobre a importância de que ocorram eleições dentro da normalidade no Brasil. Considerando o peso politico e econômico do Brasil, é fundamental que as eleições brasileiras ocorram dentro da normalidade democrática. A questão nem é quem ganhe ou perca, mas que as eleições ocorram dentro da normalidade.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Estão fazendo o famoso xadrez 12D com um jornal? Não é mais fácil mandar uma carta ou alguém diretamente?

O governo dos EUA, vários funcionários de diversos órgãos, não ameaçam alguém todo dia mundo afora? O que é mais um, ainda mais o Brasil que nem tem poder militar e político global? Ficam tretando diretamente com país muito mais pesado que o nosso.

No final, os foristas que estão comentando que essa matéria é sem noção acabam tendo razão, o EB já escolheu o spike, aparentemente. Se não quiserem vender, como o F-4 entre outros equipamentos, tem quem venda.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  DanielJr
1 ano atrás

Olá Daniel. Existem três possibilidades. 1. A Agência Reuters foi enganada (por que?). 2. O governo dos EUA irá apoiar um golpe no Brasil mas precisa divulgar uma “false flag” para a oposição achar que tem o apoio dos EUA contra um golpe. 3. O governo dos EUA estão emitindo mais um duro recado para o governo brasileiro que não apoiará qualquer tentativa de desestabilização das eleições de outubro, no mesmo teor da declaração do Secretário de Defesa dos EUA há alguns dias atrás. Sugiro aplicar dois princípios básicos; a navalha de Ockham e o princípio do “cui bono“? Caso… Read more »

fewoz
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Não fizeram isso em nenhum momento e nem há indições de que farão, visto que é uma decisão que passa pelo crivo das Forças Armadas.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Os Ucranianos estão a vender centenas deles na internet por uma verdadeira bagatela, eu comprava deles desmanchava e copiava

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Eu não sei o quanto de credibilidade essa notícia tem, mesmo vindo da “Reuters”. Agora mesmo esses mísseis valem ouro na Ucrânia. Que eu me lembre, os EUA tiraram das próprias reservas para fornecer para eles. O momento agora é encher os próprios arsenais porque a coisa está ficando feia. Lá na Europa, material de uso militar está com grande procura. O que é produzido está sendo priorizado para determinadas partes. Nessa nova realidade mundial surgida em 2022, não é só Javelin que o Brasil terá dificuldade de adquirir. Embora muitos não gostem, está mais que na hora certa de… Read more »

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Para ver como são as coisas, quando o atual presidente ganhou as eleições tinha um pessoal viajando na maionese que poderia chegar no Brasil equipamentos militares como os Abrams, Bradleys, Clanfs, Apaches, Cobras, F-16, F-35 e por aí vai, passou e tempo e não chegou nada disso, e ainda fazem cena para vender um punhado de mísseis AT que pode ser comprado dos israelenses, franceses, chineses, russos e se bobear até dos ucrânianos…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Independente do governo seriamos esnobados da mesma forma

Silvano
Silvano
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Seu erro é partir do fato de imaginar que essa notícia é verdadeira. Desinformação pura, sempre com o intuito de atacar e achincalhar quem a esquerda mundial e os globalistas não engolem que preside o Brasil e os combate como pode.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Silvano
1 ano atrás

“e os combate como pode.”

Claro, “combate” como pode, aliado com Arthur Lira, Ciro Nogueira, Augusto Aras, André Mendonça, Kassio Nunes, Roberto Jefferson, Fernando Collor, Valdemar Costa Neto entre outros, o centrão tão criticado antes agora é base, é quem manda!
E aquele papo de acabar com o toma lá, dá cá? E aquele papo de acabar com a velha política?
Vi muitos criticando o s t f, mas porque o 01 fez de tudo para melar a CPI da lava toga? Os políticos brasileiros são todos farinha do mesmo saco, só não vê quem não quer! 🤷🏻‍♂️

jommado
jommado
1 ano atrás

Olha a fonte…!😂😂😂😂

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  jommado
1 ano atrás

Agência Reuters.

André Luís
André Luís
1 ano atrás

Volto a repetir, canalhada progressista rothschildinana: Preparem o “ninguém solta a mão de ninguém”…. vão precisar!

rs!

Antonio Cançado
1 ano atrás

Ah, tá, legal…
Mas com um eventual governo Lula, que certamente continuará apoiando e defendendo governos autoritários e antidemocráticos mundo afora, Washington não se preocupa, né?
Sei, tá bom.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antonio Cançado
1 ano atrás

Caro Antonio. A questão óbvia são as eleições de outubro. Isso nada tem a ver com quem irá ganhar a eleição mas com o fato de que as eleições ocorram na normalidade.

Canarinho
Canarinho
1 ano atrás

E quem precisa de Javellins? A Russia deve estar em vias de lançar um análogo baseado nas pecas capturadas no Donbass. Detalhe, que muito provavelmente deve ser mais barato. Devemos ficar longe desses norte americanos. Recentemente eles já começaram a colocar as unhas para fora, mandando aquele senhor com declaracoes duvidosas.

Nelson Junior
Nelson Junior
1 ano atrás

Espera dois anos e compra… Trump vai fazer questão de nos vender

fewoz
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Sim, o Brasil ganhou muito com a “firme” aliança entre ele e o Bozo… Só que não.

glasquis 7
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Em dois anos o Trump vai estar na cadeia. Ontem mesmo a PF invadiu uma das mansões dele para aprender material que ajude na investigação. Os próprios “colaboradores” estão entregando ele.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

“O Brasil não precisa deles”, disse um ex-assessor do Congresso norte-americano que tem familiaridade com a questão das armas. Já disse um tempo atrás. O Brasil precisa firmar um contrato pontual com um fornecedor chinês para passar a mensagem: “Se não querem fornecer, tem quem queira”. A aquisição da viatura blindada chinesa seria uma boa mensagem, especialmente considerando o elevado valor do concorrente italiano, mesmo que metade da necessidade fosse dotada com o veículo chinês e houvesse planejamento para dotar a outra metade com o veículo realmente desejável, que é o Centauro. País estrangeiro não tem nem que questionar, muito… Read more »

fewoz
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Pode ser que nessa onda alguns aviões Embraer também tenham problemas com falta de peças… Afinal o risco é grande. Se fosse fácil, já teria sido resolvido há muito tempo atrás.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Caro Fewoz. Acho improvável que a Embraer sofra algum tipo de embargo tecnológico ou comercial. Os EUA estão há meses enviando recados para o governo brasileiro sobre sua preocupação com as eleições brasileiras. Os mísseis são apenas um pretexto para um novo recado (duro) para o governo brasileiro.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
1 ano atrás

“Acordo sigiloso”. Tão sigiloso que até o jornalista da folha ficou sabendo.
Puta matéria plantada… desespero batendo forte.
O “congressista” e a “fonte de baixo escalão a par do assunto” estão certos, o Brasil não precisa deles mesmo, AT4 e Carl Gustav já atendem.
Parece que o jornalista da folha descobriu o Javelin só agora e resolveu “dar aquele furo” de notícia.
Até que deu certo, o site aqui replicou.
Queria ver alguém do EB comentando a matéria do jornalista que tem fontes lá no congresso americano sobre “contratos sigilosos”

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Submarino de Anão
1 ano atrás

Caro Sub. A Reuters é uma das maiores agẽncias de notícias do mundo. Estas agências servem de canal para recados que não podem ser enviados pela via diplomática. Quando se avalia os vários recados do governo dos EUA ao Brasil fica claro que este é mais um. Deixem as eleições acontecerem dento da normalidade. Um “capitolio tupiniquim” não será tolerado.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sério mesmo? Rsrsrs quem não vai tolerar? Agora vc me deixou preocupado. Já prevejo Bradock se infiltrando de madrugada com um bote no estaleiro dos submarinos e explodindo tudo enquanto Silvester Stallone o espera em um helicóptero no ponto de encontro para fazer a exfiltracao rsrsrs

Rapaz tu é muito medroso…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Submarino de Anão
1 ano atrás

Caro Sub. Os EUA conseguiram congelar os ativos da Venezuela alegando violações democráticas, assim como congelou os ativos da Russia. Apenas como exemplo do imponderável.

Digo
Digo
1 ano atrás

O Brasil não precisa do Javelin nem do HJ-12, compra alguns Kornets ou HJ-8 modernizados que já estraçalha qualquer tanque sem APS.

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Alegar fraude sem provas depois de anos sendo elegido só pode vir de um b£$%!
Governo todo foi um zero a esquerda, pior do que a esquerda! Experiência de direita foi um fracasso. Talvez o MBL, Novo e outros tenham mais sucesso da próxima.

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

Santa paciência, eu ja teria batido na porta dos chineses. E deixo Claro que não tenho nenhuma simpatia pela ditadura daquele país, apenas visando o melhor interesse do meu país.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Ola Jr. Se os EUA ainda se lembram do alinhamento de Bolsonaro com Trump (assim como a Venezuela lembra do alinhamento com Guaido, do Chile lembra da ausência na posse de Boric, da Argentina se lembra das papagaiadas, da França que lembra do barbeiro do Planalto, a China também se lembra do “Dudu bananinha”

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Para questões Macro até pode ser, mas para vender material bélico e em tão pequena quantidade não, alias la isso sequer não recebe a mesma atenção como no ocidente

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Caro Jr. Há algum tempo os EUA vẽm alertando o governo brasileiro sobre suas preocupações com as eleições no Brasil. Há poucos dias, o Secretário de Defesa dos EUA esteve no Brasil e fez uma declaração bastante forte. A questão nada tem a ver com os mísseis ou qualquer outro armamento. Tem a ver com a normalidade das eleições de outubro.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A China tb vai lembrar do Ernesto Araújo xingando ela. Esse governo só faz cagada, nada de bom. Eu tento achar uma coisa boa mas não sai nada.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Olá Mensageiro. Em 2019 alertei sobe os erros da politica externa conduzida por Ernesto Araújo. Alertei do erro que era comprometer a neutralidade brasileira no caso da Venezuela, porque em algum momento a oposição e o governo iriam negociar eleições livres e o Brasil teria, no mínimo, perdido um mercado consumidor para os produtos industrializados. Alertei que a alinhamento automático com Trump causaria problemas a partir do momento que o governo dos EUA mudasse. Alertei que era necessário manter boas relações diplomáticas com todos os países, incluindo China, França, EUA, Venezuela, Argentina, Russia, Japão… porque os interesses comerciais e diplomáticos… Read more »

sergio
sergio
1 ano atrás

Nossa 220 javelins que poder de fogo, que ameaça kkkkkkkkkkk
eu investiria mais em artilharia !!!!!!!

glasquis 7
Reply to  sergio
1 ano atrás

É o dobro se comparado ao pedido de Spike.

naval762
naval762
1 ano atrás

E assim os EUA dão mole e perdem influência na América Latina

Claudio
Claudio
Reply to  naval762
1 ano atrás

Ninguém quer mais a influência dos Estados Unidos

h.saito
h.saito
1 ano atrás

E aí, o cachorro já mordeu os taiwaneses ou só latiu demais? Até parece que o exército vai usar o javelin contra algum político brasileiro, esse papo furado de golpe no Brasil já encheu, E claro, o exército somente escolheu esse equipamento para agradar ao Trump, pois esse míssil é desnecessário. Para desfilar no 7 de Setembro o Spike é suficiente. Pra que gastar dinheiro? E sai mais barato comprar kit de drones chineses no Aliexpress, reprograma-los, instalar uma mina anti-tanque virado de cabeça para baixo, soltando-o sobre a parte mais frágil da torre e.. Kabum! E imaginem um drone… Read more »

Eduardo leite Almeida
1 ano atrás

Não estão com pressa de vender não é por causa do Bolsonaro. É que não possuem disponibilidade, estão enviando tudo para a Ucrania.

Eduardo Jardim
Eduardo Jardim
1 ano atrás

Boa tarde foristas. As urnas eletrônicas deram dezessete mandatos a família Bolsonaro. Cinco para o Jair. Quatro de deputado federal e um de presidente. Cinco para o Flávio. Quatro de deputado estadual e um de senador. Cinco mandatos de vereador para o Carlos. Dois mandatos de deputado federal para o Eduardo. Irão reclamar agora? Parte do eleitorado bolsonarista é canalha. Se houver voto impresso irão digitar o número 13, do PT, e quando da impressão do voto começarão a acusar o sistema de fraude. Se houver votação paralela votarão no PT na urna eletrônica e no Bolsonaro na urna de… Read more »

Bardini
Bardini
1 ano atrás

O Brasil comprou Spike LR. Conceito diferente, dentro de um sistema com maior desempenho. . O Javellin poderia em tese ser substituído pelo Spike SR. Não compramos este míssil… . Sobre “o Brasil não precisa deles”. É óbvio que precisamos. Décadas se passaram e os incompetentes envolvidos em gerenciamento de “blábláblás estratégicos”, não deram conta de fazer uma porcaria de ATGM nacional! Tome importação de coisa realmente estratégica e dissuasória. . Agora, o que pode ser pontuado dentro desta questão toda, é que nossa tropa precisa muito mais de Carl Gustav Mk4 e AT4, do que um ATGM. E dentro… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Pois é, mais outra negação de nossos “eternos brothers”. E olha que o bobo da corte foi lá ao ser eleito, lamber a mão do Trump e CIA. Para piorar demos de bandeja nossa base de lançamento com a desculpa de leasing. E por falar nisso, cadê os lançamentos americanos? Cadê a grana do aluguel ? O Brasil é tão bobo, que poderia está vendendo toneladas de MSS 1.2, ALAC, SMKB, FPG-82, MANSUP, MAR-01, ALX etc etc para a Ucrânia. Além da grana, ganharíamos com experiência de uso do equipamento em combate real. Mas aqui vivemos iludidos e alucinados, uns… Read more »

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Deixa ver se eu entendi, os americanos não vendem Javelin para o Brasil por causa de uma suposta ameaça golpista que só existe na mente doentia da nossa velha imprensa, mas aceitaram nos vender JLTV da Oshkosh sendo que a entrega está marcada agora pra outubro de 2022 ??

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3585012/brasil-recebera-quatro-blindados-4×4-jltv-da-oshkosh-defense-em-outubro-12-encomendados

Essa UOL não toma jeito mesmo rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Olá Alessandro. Não. Os EUA estão apenas dando mais um sinal de que não apoiará qualquer tentativa de golpe contra as eleições. Isso nada tem a ver com o equipamento militar pretendido pelo EB. É preciso ser sutil para entender a linguagem diplomática. A Agencia Reuters é a maior agência de noticias do mundo e é sedia em Londres. Esta agências servem de canal para declarações diplomáticas que não podem ser dadas pelas vias diplomáticas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Que bom que os EUA e qualquer outro país não vão apoiar qualquer tentativa de golpe contra as nossas eleições, pois ela só existe nas mentes e corações deturpadas de quem criou essa falsa narrativa.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Desculpe amigo Camargoer, mais “tentativa de golpe”e que é isso ? em qual momento o atual governo falou ou narrou alguma coisa com relação a isso ? Isso é invenção e narrativa politica. o PT também fala que a saída da Dilma foi um golpe e como sabemos não foi… e isso também é narrativa, E comento isso não por causa de preferência por esse ou aquele, é simplesmente os fatos temos que ficar atentos aos fatos. Qualquer um que perder as eleições vai chorar… como disseram num comentário acima o TSE e STF erraram em não implementar o comprovante… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Tentativa de golpe em uma eleição mais transparente, mostrando-nos em quem votamos e caso dê algum problema, é possível auditar? ahamm ahammm sei….

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Caro Paulo. A China poderia ser uma alternativa caso o atual governo tivesse mantido canais diplomáticos abertos com eles. Assim como Binde ainda lembra do “I love you” imagino que a China também se lembra do “Dudu bananina” e a França ainda lembre do “barbeiro do Planalto”.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Depois de ter comprado o ATGM Israelense agora isso, por mim compramos da Rafael, ou até da China, não existe motivo para separar o governo americano se decidir

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

O Brasil não precisa deles

Que baita tapa na cara. É inacreditável que políticos e militares brasileiros não tomem vergonha e invistam mais na produção autônoma de produtos de defesa.

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos