Um ataque surpresa ucraniano ao longo da margem ocidental do rio Dnipro libertou muitos assentamentos e aumentou os temores dos blogueiros russos sobre um provável colapso no front sul (Kherson).

Enquanto isso, as forças ucranianas avançaram vários quilômetros para o nordeste depois que os russos não conseguiram estabelecer uma nova linha defensiva após a queda de Lyman no fim de semana.

Na segunda-feira, os deputados russos ratificaram por unanimidade o decreto de Putin de anexar as regiões de Kherson, Zaporizhzhya, Luhansk e Donetsk, apesar do revés no campo de batalha.

No entanto, o Kremlin disse que não decidiu qual a área realmente anexada.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que as regiões de Luhansk e Donetsk, onde a Rússia já havia estabelecido “repúblicas populares” fantoches, se juntariam totalmente à Rússia, mas que as deliberações sobre as novas regiões de Kherson e Zaporizhia ainda não foram decididas.

“Continuaremos a discutir isso com os moradores dessas regiões”, disse Dmitry Peskov em uma teleconferência com repórteres.

Blogueiros russos

Canais pró-russos do Telegram relataram que um ataque da cavalaria blindada ucraniana capturou a vila de Zolota Balka, na região de Kherson, na noite de domingo.

“A informação é tensa, vamos colocar dessa forma, porque sim, já houve avanços”, disse Vladimir Saldo, o líder russo nas partes ocupadas de Kherson, à televisão estatal russa.

“Existe um assentamento chamado Dudchany, bem ao longo do rio Dnipro, e ali, naquela região, houve um grande avanço.”

Dudshani está localizado a cerca de 32 quilômetros ao sul da antiga linha de frente. No entanto, não ficou imediatamente claro até que ponto os ucranianos chegaram.

Na segunda-feira, a mídia destacou uma foto de tropas ucranianas agitando bandeiras na placa de Khreshenevka, adjacente ao Zolota Balka.

Outros disseram que as forças ucranianas chegaram a um lugar chamado Mykhailivka, o que representou um avanço de cerca de 13 quilômetros.

O Estado-Maior da Ucrânia não comentou os ganhos relatados, mas Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, disse que as tropas entraram nas aldeias de Mirolubivka e Akhengelsk, a oeste na mesma parte da linha de frente.

Kirill Strimosov, o oficial russo na região de Kherson, disse em um comunicado em vídeo na manhã de segunda-feira que as forças ucranianas “penetraram um pouco mais”, mas que “tudo está sob controle”.

O contínuo avanço ucraniano em Kherson seria a terceira grande derrota da Rússia em um mês e traria uma grande mudança no ritmo da guerra no sul.

Ao contrário de Kharkiv, a Rússia até agora conseguiu repelir os contra-ataques ucranianos em Kherson.

FONTE: The Telegraph

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Paulada em cima de paulada.
Essa Wehrmacht ao estilo russo é uma piada.
Fica claro que se não fosse o apoio ocidental na segunda guerra mundial, a rússia falaria alemão hoje em dia.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Chamar o exército Russo de Wehrmacht é elogio. Se não tivesse juntado metade do mundo pra parar a Alemanha, a Europa hoje em dia se chamaria terceiro Reich.

LUIZ
LUIZ
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 ano atrás

Da mesma forma se não fosse a OTAN a Rússia já estaria com a bandeira russa em Kiev.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Ue, mas a Rússia nao treina desde 1945 para derrotar a OTAN ? Como não conseguem nem vencer um país apoiado pela OTAN e esperam vencer a OTAN?

Jaime Matos
Jaime Matos
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Só porque os ucranianos não etavam preparados para guerra ao contrario dos russos. OAs forças militare russas são uma piada, se enfrentarem um exercito como o americano vão levar um pau degradante. Muito Fracos mesmo.

Mafix
Mafix
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Qualquer pessoa sabe que estudou sabe disso um exemplo é a quantidade de aeronaves que os EUA envio para Russia na epoca exemplo o avião Douglas C-47 que foram enviados mais de 26 mil unidades ….

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Tolice, o apoio ocidental só veio em 1942, os alemães já não conseguiam avançar aquela altura do campeonato. E mesmo assim o tal apoio não chegava a 10% do esforço de guerra soviético.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

O grosso só veio desse ano em diante mesmo, porem os alemães ainda conseguiam avançar em 1942, foi só depois de Kursk que os alemães perderam a capacidade de lançar ofensivas.

Vale dizer que a grande contribuição ocidental para os soviéticos foi o envio de maquinário pesado para as fábricas, permitindo assim que os armamentos soviéticos fossem feitos mais rápido, com mais qualidade, e a custos menores.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Não o apoio ocidental à Rússia começou antes do lend-lease.

Em 1941 mais de 350 mil toneladas de equipamento foram enviadas.

E é bom lembrar que foi apenas em meados de 1941 que a Rússia entrou na guerra (22 de junho).

Os números aumentaram substancialmente ultrapassando os 6 milhões de toneladas de equipamento em 1944…

Last edited 1 ano atrás by A6MZero
Andre
Andre
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Tolice. Em 1942 os alemães ainda estavam firmemente estabelecidos dentro da Russia.

Qualquer pessoa que se interessa pelos fatos e não por fantasias, sabe que a operação Bagration que expulsou os alemães da URSS iniciou apenas em 22 de junho de 1944, um ano após o desembarque aliado na Itália e duas semanas após o desembarque aliado na França.

Como bom putinzete, eu sei que você gosta de fantasias e tem horror à fatos, mas anexo uma foto do temível IS2 em Berlim em 1945. Veja quais tanques médios e quais caminhões estão com ele.

Rogério
Rogério
Reply to  Andre
1 ano atrás

que foto hein!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

O que quero dizer é: nas guerras napoleônicas (e da criméia), o exército russo parecia um exército da idade média, na segunda guerra mundial, parecia um exército do século 19 e hoje em dia parece ser um exército com mentalidade da segunda guerra mundial.
Aliás, esse negócio de anexar por armas, hoje em dia, isso sim é modus operandis antigo e sem embasamento.

Jose Marinho
Jose Marinho
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

O que fica claro é que quem atrazou ou parou os alemães na segunda guerra mundial foram os Ucranianos, porque os Russos esses estão mostrando que nem com melhor armamento vão lá…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Jose Marinho
1 ano atrás

Que isso cara!! O especialista norte americano falou que o exército ucraniano era fraco,desorganizado e corrupto.

Augusto
Augusto
Reply to  Jose Marinho
1 ano atrás

José Marinho, em 1942 a Ucrânia já havia sido totalmente conquistada pelos alemães.

PACRF
PACRF
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Lembro que a primeira grande derrota da Alemanha foi imposta pela URSS, na famosa Batalha de Stalingrado. Nessa batalha, mais de 90 mil soldados alemães foram feitos prisioneiros, por exemplo. Creio que nesse momento a URSS ainda não estivesse ao lado dos Aliados, pois não havia necessidade. Afinal, Hitler e Stalin tinham um pacto de não agressão, que não foi respeitado pelos alemães. Posteriormente, a URSS e os Aliados se uniram para derrotar a Alemanha e a Itália. O resultado dessa união foi a divisão da Alemanha.

A6MZero
A6MZero
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Não a batalha de Stalingrado se deu de agosto de 1942 até fevereiro de 1943, nesse momento os russos já recebiam substancial apoio dos aliados ocidentais (que iniciou em setembro 1941 poucos meses após a entrada da Rússia na guerra em junho de 41).

E mesmo com o pacto de não agressão sempre houve tensão entre os países, incluindo que em 1940 (quando a Rússia e a Alemanha ainda não estavam em guerra) a inteligência britânica chegou a repassar aos soviéticos planos alemães para uma possível invasão.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Ta ai o motivo do seu socialismo fanático kkkk

Na sua mente a história foi contada de forma diferente em colega, distorceram as datas ?

Augusto
Augusto
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Não sei o colega acima e socialista, mas tudo que ele escreveu acima foi o que realmente aconteceu, assim como o que A6MZero também escreveu, vocês tem que separar a ideologia com fatos históricos.

Dizer que o exercito vermelho contribuiu de forma decisiva na guerra não quer dizer que o colega e comunista, socialista ou qualquer uma dessas porcarias de regime.

Augusto
Augusto
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

O pessoal gosta de deturpar a historia. Por mais que o regime Stalinista ( e o criado por Lenin também, mas não posso colocar o nome pois senão entra no spam) seja desprezível, se não fosse o exercito vermelho, jamais a Wehrmacht teria sido derrotada. Todas as principais batalhas na guerra (com exceção na Normandia) foram travadas e vencidas pelo exercito vermelho na frente oriental.

A historia tem que ser analisada sem paixões e através de fatos. Não e porque os russos são os “vilões” hoje que devemos desprezar seus feitos militares no passado.

M.@.K
M.@.K
1 ano atrás

Pelo cenário apresentado, acho em 2023 infelizmente não veremos o fim desta guerra.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  M.@.K
1 ano atrás

Eu fiz muitas previsões sobre essa guerra, acertei todas e meus comentários anteriores aqui neste sítio estão livres para escrutínio com exceção de uma, o tempo da guerra, eu disse que a guerra seria mais curta em favor da Ucrânia, eu ainda tenho minhas dúvidas sobre a capacidade Russa de sustentar este conflito!

Marcos
Marcos
1 ano atrás

PORTARIA – EME/C Ex Nº 877, DE 26 DE SETEMBRO DE 2022

Aprova a Diretriz para a prospecção inicial das novas Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz) e Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VBC CC) e cria o Grupo de Trabalho para avaliar as opções de obtenção, incluindo o desenvolvimento em parceria nacional ou internacional (EB20-D-08.054).

78 VBC Fuz e 65 VBC CC (Tanques)

Plataforma CV90 vem forte!

Marcos
Marcos
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Prazo de conclusão: 80 dias (eleição faz milagres, passou de 24 meses para 80 DIAS)

Heinz
Heinz
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Excelente notícia!
Só complementando, sobre o VBC CAV, restam somente 3 concorrentes, centauro 2, Lav 700 AG, e o ST-1.
Parece que vão escolher em novembro o blindado a ser adquirido.
Creio fortemente no centauro 2, o único testado em combate na versão 1. E a empresa fabricante dele já ofereceu a torre para serem colocados na modernização do Leopard.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Marcos
1 ano atrás

O CV90 -120 é uma plataforma excelente

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

OFF-TOPIC:

https://tecnodefesa.com.br/vbc-cav-apenas-centauro-ii-lav-700-e-st1-br-continuam-na-disputa/

Disseram abaixo sobre o programa de novos blindados do FN, será que esse programa vai impactar a escolha do FN?

Hank Voight
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Provavelmente vai dar Centauro

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Centauro II + Guaraní com torre Remax + Lince.
Sonho meu…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Correndo para assinar antes que mudem o comando do exército.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Daqui a pouco vem o Xings e dizer que Kherson não é importante e já estava abandonada

Bruno
Bruno
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A chance é grande hein !

Marcos
Marcos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Vixeee… Começou a “invocação do mal”. kkkkkk

europeu
europeu
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

mais uma retirada estratégica, avançar para trás!!!
vem o xings e o resto do seu exército!!

Rogério
Rogério
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

.

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Rogério
Rogério
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Parece que o batalhão de desinformação foi desmobilizado kkkkkkk

Augusto
Augusto
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Esta sendo informação demais para eles, coitados kkkkkkk.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Foi tanto desgosto, que acho que o usuário “Patrício” faleceu. Daqui a pouco ele requenta o Erick Barros, Eromaster ou cria outro.

mac
mac
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O departamento de dezinformatsiya está passando por reformulação. Saem Kings, Patricio, Agressor, Eromaster, etc. para a entrada de novos nicks…

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

HLopes
HLopes
1 ano atrás

Poggio, o Rybar já actualizou o mapa, pelo que seria interessante incluir o mapa actualizado, para perceber a progressão dos Ucranianos no dia de hoje.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  HLopes
1 ano atrás

E olha que o Rybar é pró Russia, mas apesar das declarações acho os mapas dele bem realistas.

HLopes
HLopes
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Entre as fontes pró russia que sigo, o Rybar é uma das mais verdadeiras, na medida em que imperialistas assassinos e aldrabões podem ser verdadeiros.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Segundo a lógica do Toinho, a Rússia anexou esses territórios, mas a obrigação de retomar é dos ucranianos pq ainda falta 115 mil km2 e CAINDO a cada dia.

Portanto, o Putin só fez essa guerra só pra enviar soldados russos ao front pra MORRER e obrigar os ucranianos a retomar oq era deles antes.

Só estou seguindo a lógica do Toinho rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
rfeng
rfeng
1 ano atrás

Caramba acredito que todos são jovens por isso essas opiniões, mas que completo desconhecimento da 2 guerra mundial impressionante, comentários absurdos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  rfeng
1 ano atrás

Qual a correlação com a segunda guerra?

Augusto
Augusto
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Acho que o colega está dizendo com os comentários mais acima, que eu sou obrigado a concordar com ele

Andre
Andre
1 ano atrás

E o Avanço Putin segue a todo vapor!

RPiletti
RPiletti
1 ano atrás

“penetraram um pouco mais”, mas que “tudo está sob controle”.”
Xings é você?

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 ano atrás

Ao que parece, teremos uma repetição da 1a. grande guerra, quando Alemanha e França simplesmente “travaram” e ninguém avançava mais. O conflito virou um mero moedor de carne humana sem nenhum resultado estratégico nem avanço tático. Toneladas de munição e equipamento eram utilizados apenas para manter posições de parte a parte. Quando muito avançavam algumas centenas de metro. No campo político, a Alemanha enfrentou bloqueio econômico que gerou crise de abastecimento, fome, bancarrota financeira e a queda do Kaiser. E lembremos que a Alemanha passou quase toda a guerra ocupando território francês sem conseguir uma vitória definitiva. Rendeu-se ocupando território… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Dr. Mundico
Augusto
Augusto
Reply to  Dr. Mundico
1 ano atrás

Acho que não amigo, pensava dessa forma a algumas semanas atrás antes da ofensiva de engodo em Kherson começar, mas claramente a guerra evolui para uma guerra de movimento. Os ucranianos estão conseguindo fazer avanços em profundidade nos territórios invadidos pelos russos, não dando tempo para os “defensores” reagrupar-se de forma adequada suas linhas defensivas.