Como a Rússia está fortalecendo sua linha de frente para a contra-ofensiva da Ucrânia

51

Imagem de satélite: trincheiras perto da aldeia de Filatovka, distrito de Krasnoperekopsky da Crimeia, 13 de março de 2023

A preparação de meses da Ucrânia para sua próxima contra-ofensiva para tentar recuperar o território ocupado permitiu à Rússia fortalecer suas posições ao longo da linha de frente de quase 1.000 km.

Imagens de satélite revisadas pelo Financial Times e analisadas por especialistas militares revelaram uma rede russa multicamada de fossos antitanque, labirintos de trincheiras, barricadas de concreto “dentes de dragão”, obstáculos de aço, bobinas de arame farpado e campos minados.

“As forças russas realmente pareciam perceber. . . que grande parte do terreno sobre o qual eles tinham controle seria difícil de defender sem posições entrincheiradas”, disse Brady Africk, pesquisador de inteligência de código aberto e analista do American Enterprise Institute que está rastreando e mapeando o desenvolvimento defensivo da Rússia.

A Rússia começou a cavar “a sério” em novembro e, quando suas tropas conquistaram novos territórios, trabalharam rapidamente para se entrincheirar, disse ele, acrescentando que as forças russas “aumentaram” o trabalho em suas fortificações recentemente.

“Houve uma breve pausa no inverno, provavelmente devido ao congelamento do solo e à dificuldade de escavação”, disse Africk. “Mas desde que o solo amoleceu, vimos a escavação de fortificações aumentar dramaticamente, principalmente nos últimos meses.”

Analistas militares disseram que essas fortificações não seriam suficientes para impedir o avanço das tropas ucranianas, mas provavelmente retardariam a ofensiva.

As apostas para a Ucrânia são altas. Uma operação bem-sucedida pode dar um impulso significativo à medida que tenta expulsar as tropas russas, convencer os parceiros ocidentais a continuar seu apoio militar e dar a Kiev uma vantagem em quaisquer negociações futuras com Moscou. Isso também ajudaria a manter o moral alto entre a desafiadora mas fatigada população da Ucrânia, que suportou o horror da invasão em grande escala da Rússia por 15 meses.

Também há muito em jogo para a Rússia. Se a Ucrânia conseguir retomar o controle das províncias de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia – que o presidente russo Vladimir Putin alegou ter anexado em setembro passado – ou da Península da Criméia, que o Kremlin tomou em março de 2014, poderá desferir um golpe significativo para uma força militar que já mostra sinais de exaustão e luta interna.

Os primeiros sinais da contra-ofensiva da Ucrânia já podem ser vistos no que os especialistas militares chamam de “operações de modelagem” – táticas comuns usadas antes de um ataque em larga escala. Nas últimas duas semanas, as forças da Ucrânia realizaram ataques com mísseis e sabotagem contra centros de comando e controle russos, depósitos de armas e sistemas de artilharia.

Ataques de drones e explosões contra instalações militares na Rússia, e até mesmo o próprio Kremlin , também sugerem o envolvimento ucraniano, segundo analistas, apesar das negações de Kiev. Antes de Moscou alegar ter capturado a cidade oriental de Bakhmut em apuros neste fim de semana, as tropas ucranianas atacaram as forças russas em seus flancos norte e sul, recapturando alguns quilômetros quadrados de território – seus primeiros ganhos na área em meses.

Mas os observadores ainda não viram um avanço maciço ao longo das linhas da contra-ofensiva ucraniana no outono passado , quando as forças de Kiev varreram a região nordeste de Kharkiv e recapturaram a cidade de Kherson, no sul.

Romper as linhas defensivas de várias camadas da Rússia sem sofrer pesadas perdas seria extremamente difícil, disse Mykola Bielieskov, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos, com sede em Kiev.

O sucesso exigiria a sincronização de diferentes unidades com veículos blindados, artilharia, desminagem e defesa aérea, acrescentou.

“Por si só, os obstáculos não impedem o avanço das forças”, disse Bielieskov. “Só serão [eficazes] se guarnecidos adequadamente e complementados com fogo de artilharia, aviação e manobra de reservas.”

Rob Lee, membro sênior do Instituto de Pesquisa de Política Externa, um think-tank americano, disse que as fortificações da Rússia foram projetadas para canalizar as tropas ucranianas para áreas onde ficariam sob fogo intenso.

“Se você tem várias linhas de defesa, mesmo que a Ucrânia consiga passar pela primeira com sucesso, então a Rússia deve ter tempo suficiente para reforçar uma segunda ou terceira”, disse ele.

O sul provavelmente será o foco principal das forças ucranianas – algo que não passou despercebido por Moscou, mesmo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e seus líderes militares mantendo os planos operacionais em segredo, dizem os especialistas.

“Por volta de novembro e certamente continuando no ano novo, [as forças russas] intensificaram a construção, particularmente no sul da Ucrânia”, disse Africk. “A topografia lá é muito mais plana e há campos abertos. Tornou-se uma prioridade para as forças russas garantir que tivessem linhas defensivas [lá].”

Imagens de satélite mostram que a seção mais fortemente fortificada da linha de frente da Rússia está na província de Zaporizhzhia, no sul, onde a Ucrânia deve tentar romper e cortar a “ponte de terra” que liga o território russo à Crimeia ocupada. A conexão é crucial para a logística e suprimentos militares russos.

A Rússia construiu um elaborado labirinto de valas antitanque, trincheiras, obstáculos de concreto e aço, arame farpado e campos minados na área. O aeródromo de Berdyansk, perto do Mar de Azov, um centro para aeronaves militares russas, foi cercado por trincheiras profundas e três linhas de “dentes de dragão” de concreto.

Melitopol e Berdyansk eram locais “óbvios” para fortificações russas, disse Lee. Se a Ucrânia aceitar qualquer um deles, ganhará terreno significativo e permitirá que suas forças realizem campanhas futuras com mais eficácia, acrescentou.

A fronteira norte da Crimeia também foi fortemente fortificada. As defesas se estendem de Armyansk, no norte, até Dzhankoi, no noroeste. Ambos são centros de transporte cruciais e portas de entrada para a península. Dzhankoi também abriga um aeródromo militar russo.

É provável que a Ucrânia utilize o tamanho do campo de batalha para tentar pegar seu inimigo desprevenido. Apesar das extensas defesas da Rússia, a extensão da linha de frente significava que as forças do Kremlin seriam ampliadas, disseram especialistas.

“A extensão da linha de frente funciona a nosso favor”, disse Andriy Zagorodnyuk, presidente do Centro Ucraniano de Estratégias de Defesa e ex-ministro da Defesa da Ucrânia. “[As tropas russas] estão espalhadas por esta linha de frente e sempre seremos capazes de encontrar áreas onde eles não nos esperam.”

Dara Massicot, pesquisador sênior de políticas da Rand Corporation, um think-tank de políticas globais dos EUA, disse que o desempenho da Rússia dependeria de vários fatores, incluindo se sua linha de frente era ocupada por “pessoal exausto ou maltratado e mal treinado”. “O moral dos soldados russos varia, de cansado a ruim – isso importa”, disse ela.

Lee disse que outros fatores incluem se a Rússia esgotou suas munições tentando capturar Bakhmut – a batalha mais longa e sangrenta do ano passado – e se suas forças recém-mobilizadas estavam prontas para a próxima luta.

“Elas não têm necessariamente muita experiência em combate. Muitos deles estão apenas segurando trincheiras”, disse ele. “Eles permanecerão na luta ou fugirão?”

FONTE: FT

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
Pedro
10 meses atrás

Muito otimista o texto. Como se os russos fossem sair correndo assim que vissem um capacete amarelo.

Quero ver os ucranianos conseguirem avançar mais que alguns metros sem pesadas perdas.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Pedro
10 meses atrás

Mas é o que está acontecendo agora. Bastou ver alguma coisa amarela para os russos saírem correndo com as calças sujas de medo.

Kommander
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

Fonte: vozes da minha cabeça.

C G
C G
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Não é não, os separatistas estão encontrando pouca resistência por enquanto em belgorod, pode mudar mas em 6 horas ganharam mais terreno que os russos em 10 meses de Bakhmut!

Last edited 10 meses atrás by C G
RPiletti
RPiletti
Reply to  Pedro
10 meses atrás

1.724… quase acertou… o 1.725 tropeçou e tu contou erroneamente, acho que teu binoculo estava sujo…

Ednilson Mira dos Santos
Ednilson Mira dos Santos
Reply to  Pedro
10 meses atrás

Você é Russo ou um esquerdista doutrinado?

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

Pode ser que eu me engane, mas isso está com jeito de que será um outro Kursk.
Com os ucranianos no papel dos alemães.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Também é possível a leitura de que o papel de alemães foi feito pelos russos em Bakhmut.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Invadirem outro país e atacarem uma série de posições fortificadas enquanto são atacados pelos flancos?

E o outro lado com ajuda Ocidental e com a partilha de informações?

Mas, desculpe, pode estar a falar do submarino que foi ao fundo e que Putin, por orgulho, não permitiu o envio de equipamento ocidental e deixou a tripulação sem nenhuma hipótese de resgate.

C G
C G
10 meses atrás

Off:
BREAKING NEWS
Tem cor nova no live map, repito, tem cor nova no live map, verde agora representa rebeldes russos, “partisans”!
Denominados em tradução livre “Legião da Rússia livre”!

Last edited 10 meses atrás by C G
Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  C G
10 meses atrás

Essa Legião já até apareceu em um vídeo onde eles tentaram fazer uma live e foram despedaçados pela artilharia russa.
Se não me engano, foi em Severo-Donetsk.

C G
C G
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Pois agora parece que eles tem blindados e avançam! 🙂

Last edited 10 meses atrás by C G
C G
C G
Reply to  C G
10 meses atrás

Apenas trazendo informação, parece que a área capturada em Belgorod é maior do que Bakhmut… hahahahahahah

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  C G
10 meses atrás

Deixem que avancem até Moscou.
Lá, eles serão derrotados.
Foi assim com franceses e alemães.
A Rússia sempre vence no final.

C G
C G
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

A gente ta vendo! Hahahahahaha

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  C G
10 meses atrás

O que estou vendo é que hoje, 22/05, foi lançado mais um ataque massivo de mísseis russos sobre o território inimigo.
Sabe aquela história de que os estoques russos estão baixos?
Acredita, não.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Você só está esquecendo que dessa vez não terão os americanos dando suporte para os russos.
Assim que os ucranianos ultrapassarem a fronteira russa o putin mija nas calças e pede arrego.

Maurivan
Maurivan
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

A Ucrânia não quer expansão, quer reintegração, nada mais. A guerra acaba hoje se os russos saírem da Ucrânia ocupada.

Kommander
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

Muda o discurso. Esse papinho de ajuda americana não cola mais. Aliás, os EUA só não tiveram seu território atacado justamente por causa da URSS, se não tivessem entrado de cabeça na guerra, ela se prolongaria por mais longos anos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Kommander
10 meses atrás

A Alemanha Nazi iria atacar os EUA?

Os Alemães foram obrigados a declarar a guerra devido a Pearl Harbor. Por eles deixariam os EUA sossegados…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Hcosta
10 meses atrás

Sim, os alemães tinham planos de atacar o território americano, a partir da ilha de Açores. O Me 264 era um dos projetos em desenvolvimento para atacar lá.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

A fronteira é linha vermelha, caso por algum devaneio os ucranianos cruzem a fronteira russa o ocidente pulará da barca…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

Novo nick Tireless? 10% de ajuda igual ao Lend Lease não muda nada.

Will
Will
Reply to  Sturmgewehrstgde
10 meses atrás

EDITADO

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurivan
Maurivan
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

A Ucrânia não tem interesse em ir até Moscou, só quer que os russos saiam da Ucrânia.

C G
C G
Reply to  Maurivan
10 meses atrás

Mas se for necessário dar suporte a rebeldes para atingir esse objetivo pq não, em algum momento o russo médio vai entender que é mais fácil, racional e lógico lutar contra o próprio regime do que seŕ enviado para morrer sujo e faminto em burras ondas humanas em Bakhmut!

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  C G
10 meses atrás

Vc está sonhando.
Ocorreu um ataque de um DRG ucraniano a uma pequena aldeia na fronteira tendo sido danificada a Casa de Cultura local.
Ataque desbaratado, como sempre.
Mais informações no Intelslava.
Tem o passo a passo lá.
Agora, é admirável a resignação e espírito de sacrifício dos ucranianos.
Ataque inútil que só causou baixas entre eles.

pangloss
pangloss
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Essa droga que você usa é mesmo uma passagem só de ida.
Zings, você já comentou bem melhor do que isso.

C G
C G
Reply to  pangloss
10 meses atrás

É que a realidade anda tão implacável com qualquer aspectos positivo para a operação especial pela ótica dos russos que não há outra opção se não a argumentação tresloucada!

RPiletti
RPiletti
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Aquele grande e cortês abraço afegão p/ vossa pessoa… depois para a vez para algum ianque…

José Mensitieri Neto
José Mensitieri Neto
10 meses atrás

A Rússia não perde essa nem nenhuma outra guerra em que esteja realmente engajada. O seu armamento nuclear pode levar a destruição do mundo. Se o Ocidente acha que a Rússia vai entregar as regiões de maioria russa, não aprendeu nada com a história. Para mim, a estratégia russa está bem clara: lutar junto às suas bases militares e de suprimentos, eliminar a maior quantidade possível de soldados inimigos e minar moral e economicamente o Ocidente. Se houver necessidade, pode usar os cerca de 1.200.000 soldados profissionais junto com suas melhores armas que estão vigiando suas fronteiras com a OTAN.… Read more »

C G
C G
Reply to  José Mensitieri Neto
10 meses atrás

Esse é um dos comentários mais sem sentido que li aqui em muito tempo, é como se fizesse parte tomar um sufoco!

Kommander
Reply to  C G
10 meses atrás

Fiscal de comentários.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  José Mensitieri Neto
10 meses atrás

Exato.
A avaliação americana é que iam minar a Rússia com sanções e perdas militares.
Não aconteceu nem um, nem outro.
Primeiro que a msg sanções foram verdadeiros fracassos.
Segundo que a Rússia está usando tropas terceirizadas para derrotar o Exército principal ucraniano.
Melhor do que isso, nem no melhor dos scripts.

pangloss
pangloss
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

O script que Putin recebeu no início da aventura previa a queda imediata do governo ucraniano, sem que a Rússia precisasse passar vexame ao entrar em combate.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Vcs estão buscando T-55 e T-62 nos confins do oriente, estão perdendo pessoas qualificadas e presidiários na Ucrânia, é um desastre para ambos os países, eu sei que tu é operador de teclado, mas não exagera tanto na argumentação que tua credibilidade cai.

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Não lembra Kursk não? Com a diferença que os ucranianos só contam com o gênio de Valerii Zaluzhnyi, que está em lugar incerto e não sabido desde 08 de maio.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Parece muito.
Os alemães anunciando durante meses a ofensiva.
Os russos preparando defesas.
Os alemães esperando a chegada dos Tigers II (o equivalente às ‘armas ocidentais atuais).
Resultado final
Vitória retumbante dos russos e enterro final do Exército alemão.

Emmanuel
Emmanuel
10 meses atrás

A Ucrânia não tem mais como sustentar uma guerra longa por causa do fator humano.
Há um limite. E acredito que esse é o desespero ucraniano da entrada de forças da Otan para lutar ao seu lado, ou de mais munições, porque a sua exaustão nesse fator chegará primeiro que a dos russos.

É uma corrida contra o tempo em que os ucranianos tem que tomar a posição de atacantes e não mais de defensores. E isso significa perder mais homens que os seus inimigos.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Parece que a Ucrânia deu início à fase de “modelagem” da contra ofensiva, ou seja, começaram os ataques aos depósitos de armas, centros de comando/controle e sistemas de artilharia além das linhas russas, com o objetivo de preparar o campo de batalha para o avanço dos soldados ucranianos. E os mísseis de cruzeiro Storm Shadow, com alcance superior a 250 km, são parte fundamental nessa fase de “modelagem”, que nada mais é do que uma tática padrão que antecede as principais operações de armas combinadas. As operações de “modelagem” já ocorrem em uma linha de frente de 900 milhas, que… Read more »

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

E a Rússia está há meses na fase de ‘massacragem’.
Hoje, mais um ataque maciço de mísseis.
Concentração de tropas e locais de armazenamento de armas são os alvos preferenciais.
O próprio Zaluzhnyi foi alvejado pelos russos em uma reunião de oficiais ucranianos em Pavlograd.
Está internado em estado grave em Kiev.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Curioso. 1) São os ucranianos que vem massacrando os russo, principalmente em Bakhmut na taxa de 5 russos mortos para 1ucraniano. 2) É a artilharia guiada ucraniana que tem atacado concentrações de tropas russas e depósitos de munições; 3) Foram os ucranianos que mataram 54 oficiais de alta patente. Só textos pró russia sugerem que Zaluzhnyi está desaparecido. Inversão de narrativas e mentiras. Assim são os russos …

Last edited 10 meses atrás by Marcelo
Will
Will
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Marcelo, é porque você não procura as notícias em Russo, em Chinês… enfim, se você se informa pela mídia do ocidente, não sabe nada da guerra. A guerra é Russia x Otan. A Ucrania é bucha, é só o palco. Mais de 1 milhão de soldados profissionais em volta mas colocaram os mercenários pra trocar tiro lá e gastar os recursos da Otan. Não tem como vencer a Russia e não digo isso porque gosto da Russia, porque não gosto. Essa é a real. Não tem sequer 1 notícia contando a vitória dos Russos nessa guerra e no entanto eles… Read more »

C G
C G
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

O nível de inteligência que a Ucrânia recebe do ocidente é algo que falamos pouco, não deve existir um “tiro” de HIMARS que não seja muito bem fundamentado!
Provavelmente existe um campo de futebol de gente lá no Pentágono discutindo passo por passo, caixa de munição por caixa de munição, trincheira por trincheira, foto de satélite por foto de satélite 24h por dia, todo esse suprassumo de informações a um telefonema/email/wpp/SMS de distância do comando Ucraniano!
O contribuinte americano nem pode reclamar, imagine o tanto de doutrina, estudo, procedimento, etç que as FA americanas estão acumulando sem perder um soldado.

Will
Will
Reply to  C G
10 meses atrás

E do outro lado não?

Oliveira
Oliveira
10 meses atrás

Desde do início da guerra, a única tendência da mídia ocidental é propagar que os russos estão exaustos e sem equipamento enquanto paira sobre eles uma iminente reviravolta ucraniana. O fato é que até agora nada disse se concretizou, pelo contrário, os russos continuam de forma paulatina empurrando e colocando mais pressão sobre a ucrânia e a OTAN.

C G
C G
Reply to  Oliveira
10 meses atrás

A gente não tá acompanhando a mesma guerra, os caras que tinham uma operação especial de três dias estão em uma guerra de atrito fdda por uma tripinha de território!!!

C G
C G
Reply to  C G
10 meses atrás

Uau, Bakhmut! Hahahahahahahha

Mercenário
Mercenário
Reply to  Oliveira
10 meses atrás

Nada se concretizou?

Os russos foram obrigados a recuar das regiões de Kiev, Kharkiv e Kherson (sendo duas destas as principais cidades do país).

A mídia russa é que está tentando modificar a visão geral sobre a guerra superestimando a tomada de Bakhmut depois de 10 meses de batalha.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Mercenário
10 meses atrás

E de acordo com a mídia ocidental Putin está morrendo e a Rússia está ficando sem muniçāo.

Alberto Leitinho
Alberto Leitinho
10 meses atrás

Desde o início da operação especial militar da RÚSSIA a 22 de Fev. 2022, a Ucrânia diz sempre que está a derrotar os RUSSOS, destroi tanques, Aviação e tropas. Na verdade o fakenews não está a ajudar em nada, ninguém acredita na OTAN e EUA são mentirosos, se enganam eles próprios. A realidade é crua e nua que ninguém consegue cobrir com fakenews, a RÚSSIA está a varrer os vassalos na Ucrânia, EUA e OTAN já perderam todo equipamento militar entre tanques, aviões, helicópteros e tropas que se encontravam na Ucrânia durante o primeiro ano de guerra, depois mobilizou mais… Read more »