Prigozhin irá para Belarus e grupo Wagner começa a deixar Rostov – acusações de motim serão retiradas

136

Mercenários do grupo Wagner também não serão processados e poderão assinar contratos com o Ministério da Defesa da Rússia, conforme autoridades russas

Atualizações sobre a crise na Rússia, publicadas pela BBC e baseadas tanto em pronunciamentos de autoridades russas, agências de notícias da Rússia, fontes locais e postagens em redes sociais, trouxeram novas informações sobre os acontecimentos. A principal é que o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, vai deixar a Rússia, indo para Belarus.

Os relatos são de que as acusações contra ele e integrantes do grupo Wagner serão retiradas pelas autoridades russas para evitar “derramamento de sangue”.

A Rússia ofereceu, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, cargos militares aos integrantes do grupo Wagner. Peskov afirmou que os mercenários que assim o desejarem poderão assinar contratos com o Ministério da Defesa, e que os combarentes que tomaram parte no motim de hoje não serão processados.

Foram divulgadas  fotos do grupo entrando em seus veículos para deixar a cidade de Rostov, próxima à fronteira com as áreas ocupadas a leste da Ucrânia. Uma das fotos mostra duas garotas fazendo uma “selfie” em frente a um carro de combate dos mercenários. A agência russa TASS reportou que as tropas do grupo Wagner  começou a deixar Rostov, com caminhonetes saindo da cidade, mas outros equipamentos pesados permaneciam.

Rebelião não vai impactar a ofensiva ucraniana’, diz porta-voz do Kremlin

Dmitry Peskov disse estar “fora de questão” que a rebelião abortada do grupo Wagner impactaria a campanha russa contra a Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

136 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
10 meses atrás

Agora sabemos quem manda mesmo na russia e de quem putin tem medo. pegou um aviao e saiu correndo e chamou seu amiguinho para conversar com prigozhin. Pergunta…..isso é atitude de um presidente de uma “super potencia? “. Se nao teve coragem de enfrentar um mafioso com 25 mil homens, vai querer vencer a guerra como?

Fernando
Fernando
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Imagine vc presidente de um país que esta diretamente em guerra com um país e indiretamente com vários outros. E que um grupo ameaça seu poder. Não seria mais fácil recuar agora, mesmo mostrando fraqueza e posteriormente “punir” quem fez a rebelião? Acho que ele fez certo em recuar, pois pra ele não seria bom um conflito dentro da própria Rússia.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Agora apareceram os defensores do putin? Estavam tão escondidinhos hoje .

Diasprank
Diasprank
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Polônia não curtiu.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Estavam no bunker com ele.

Fernando
Fernando
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Tudo vocês levam pra extremos. Eu só fiz minha análise sem ser a favor da Rússia ou da Ucrânia. Analisei do ponto de vista lógico, levando em conta o cenário que putim tem. Pra ele, nesse cenário o melhor é evitar mais conflitos.

Sergio
Sergio
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Grato pelo seu comentário, valeu!

Mauro Cambuquira
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Te que rir… E você acreditou mesmo em tudo que escreveu? Vou te dar uma dica de como o mundo funciona… Acompanhe a série A Diplomata. The Diplomat da Netflix. Não explica tudo, mais ajuda a ver como as coisas funcionam.

Sergio
Sergio
Reply to  Mauro Cambuquira
10 meses atrás

Dispenso sua dica, mas agradeço pelo comentário, valeu!

Diasprank
Diasprank
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Todo mundo caiu na lorota do Prighozin
Kkkkkk

George
George
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

A Rússia começou a guerra lutando contra a Ucrânia na entrada de Kiev e vai terminar a guerra lutando contra ela mesma na entrada de Moscou. Quem poderia imaginar isso?

Mauro Cambuquira
Reply to  Sergio
10 meses atrás

OK!

MFB
MFB
Reply to  Mauro Cambuquira
10 meses atrás

Sem entrar no mérito do comentário do Sérgio, você apenas demonstrou muita arrogância e nenhum argumento ou informação.

Mauro Cambuquira
Reply to  MFB
10 meses atrás

Nunca fui arrogante, quem me conhece sabe. Pra saber mais, tem que ler mais.

João
João
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Você escreveu a mais pura verdade.

MFB
MFB
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Putin manteve o poder, por enquanto, mas foi humilhado.

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  MFB
10 meses atrás

Não quero estar na pele do cara que fez o motim, pois a vingança virá de uma forma ou de outra. Mais dia menos dia. Não se esqueça dos traidores, a Russia é muito boa em eliminar traidores.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Mirade1969
10 meses atrás

Não sei de onde tirou isso, o Kadirov já está velho.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Quem mandou acreditar em Prighozin?
Todo mundo caiu no papo dele.
E não foi por falta de aviso.

George
George
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

A guerra de invasão a Ucrânia vai acabar como guerra civil na Rússia. Quem diria?

Eduardo
Eduardo
Reply to  George
10 meses atrás

São tão quebrados que não conseguem nem fazer uma guerra civil direito.

Andre G.
Andre G.
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

O Putin caiu ontem? Pq pelo pronunciamento na TV Estatal me pareceu que ele levou bem a sério.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Que dizer que toda vez que um avião presidencial de qualquer país decola o presidente está na aeronave?

“Se nao teve coragem de enfrentar um mafioso com 25 mil homens, vai querer vencer a guerra como?”

Em primeiro lugar 25 mil homens é todo o efetivo do o PMC Wagner espalhados nos vários cenários em que atua na África, na Síria.

Depois eles estavam em uma cidade, vcs queriam que o Putin partisse para o combate em um ambiente urbano, cheio de civis?

Está certo.

Sergio
Sergio
Reply to  Leonardo
10 meses atrás

Grato pelo seu comentário, valeu!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Leonardo
10 meses atrás

Os dois comboios se deslocaram centenas de quilômetros e poderiam ter sido atacados pela aviação a qualquer momento.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

Mas as coisas não são simples com assim, imagine um ataque da aviação russa destrói parte do comboio, a situação iria agravar e tencionar mais as coisas, não podemos esquecer que o conflito iria ocorrer dentro da Rússia e para chegar a cidades cheio de civis seria bastante rápido,

Até porque pelos relatos a ocupação foi realizada sem nenhum confronto, de forma pacífica, a própria foto de capa da matéria tem um civil tirando foto em frente ao tanque do grupo Wagner.

Edu
Edu
Reply to  Leonardo
10 meses atrás

Sempre tem uma desculpa pra encobrir o fracasso russo.

Bosco
Bosco
Reply to  Edu
10 meses atrás

É a famosa dialética com uma pitada de teoria crítica, etc. Coisas do velho Marx e sua tiurma.
Você sabe…
A realidade pode ser moldada pela força de vontade e pela repetição de palavras (nas religiões seriam os mantras e as rezas), com teses, antíteses e sínteses infinitas, e nesse caso o poste pode mijar no cachorro.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Bosco
10 meses atrás

“A realidade pode ser moldada pela força de vontade e pela repetição de palavras (nas religiões seriam os mantras e as rezas), com teses, antíteses e sínteses infinitas, e nesse caso o poste pode mijar no cachorro.” Engraçado, há uma certa coincidência com o que faz o ocidente, que segue a risca a celebre frase do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels. “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. A Ucrânia está vencendo a guerra, a ofensiva é um sucesso!!! Prigozhin é novo Presidente da Rússia, Putin não tem mais apoio do povo russo e dos militares, fugiu, mas o tal “golpe”… Read more »

João
João
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Essa situação toda evidenciou enorme fraqueza da Rússia.
Eu, particularmente, temia que armas nucleares caíssem em mãos mercenarias, ou q o Putin, em desespero de ver seu império cair, as utilizasse.
Ainda bem q está se desenvolvendo de forma diferente.

Ah, e tem um João aí q não sou eu.

Bosco
Bosco
Reply to  João
10 meses atrás

E se brincar, pelo que estamos vendo da (in) competência russa, os códigos das armas nucleares deve ser a data de aniversário do Putin.
*A sorte é que elas podem estar com defeito e não detonar.

fjuliano
fjuliano
10 meses atrás

Jajá vai fazer um mês da contra ofensiva maravilhosa com o aparato indelével do q há de melhor no mundo e esse acontecimento foi excelente para mudar o foco do campo de batalha. A propósito, os avanços das tropas do boneco de prateleira continuam a ser enredo de filme, tão somente fictícios.

Marcelo
Marcelo
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Confia …

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Apareceu agora os defensores do putin.kkkkkkkkk estavam o dia inteiro quietinhos, agora que o imperador fujão, após aceitar os termos dos mercenários, vcs voltam com suas narrativazinhas.

Maria do Carmo Silva cruz.
Maria do Carmo Silva cruz.
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eduardo
Eduardo
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Estavam escondidos no bunker.

George
George
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Nunca imaginei que a contra-ofensiva ucraniana fosse gerar um comboio rumo a Moscou. Como esse mundo da voltas.

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Bem pelo menos esta guerra esta mostrando que as armas ocidentais ditas super high tec não estão fazendo muito diferença para a Ucrania pois todo os dias ela tá perdendo infelizmente seus soldados e as armas Milagreiras que não estão fazendo muita diferença contra a Russia.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Mirade1969
10 meses atrás

Traduzindo, “perder” é avançar e destruir o inimigo.

Bosco
Bosco
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

É a “novilíngua” ou se preferir , o “duplipensar” ou ainda do “2+2=5”.
Tudo previsto pelo George Orwell há mais de 70 anos.

Last edited 10 meses atrás by Bosco Jr
Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Seja qual for o resultado do motim orquestrado por Yevgeny Prigozhin, Putin parece mais fraco do que em qualquer outro momento desde que se tornou presidente em 2000. Sua decisão de invadir a Ucrânia provou ser um grande erro estratégico – o maior de sua carreira e que pode, mais cedo ou mais tarde, forçá-lo a sair do poder.
https://www.theguardian.com/world/2023/jun/24/even-if-wagner-rebellion-fails-putins-presidency-has-never-looked-weaker

Diasprank
Diasprank
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Putin sempre vence.
Fique certo disso.
Teve um comentário que falava isso.
Primeira opção: Putin vence e mantém tudo como está.
Segunda opção: Putin vence e troca a cúpula militar por falcões para dar uma ‘acelerada’ na guerra.
Já sabemos que Putin venceu e acho que vai dar a segunda opção.

George
George
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Putin teve que negociar para que Moscou não fosse invadida. Isso é impressionante.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Traduzindo, “vencer” é se esconder no bunker chorando e se humilhar.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Mas fica claro a fraqueza institucional da Rússia.
Os EUA se alarmaram com a possibilidade da queda do Putin.
Depois dele….virá a máfia. E os chechenos, Wagner e lukashenkos..irão querer colocar alguém seu lá.
Assim como no Ocudente tivemos uma erosão de lideranças associadas com os princípios liberais, na Rússia a situação será pior.

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  Carvalho
10 meses atrás

Falando do ocidente que teve pessoas como um Trump no poder ? um nazi KKK member que fez um golpe nos EUA. Os EUA e Máfia são velhos amigos pois ja atuaram juntos para derrubar governos no mundo, os EUA são mais sujos que pior esgoto do mundo só que passam de bonzinhos mas nunca foram.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Mirade1969
10 meses atrás

Por que o Grupo Wagner se chama Wagner mesmo? É mera coincidência ser o compositor favorito do Hitler. As tatuagens, os símbolos, as bandeiras, as execuções, as torturas… Tudo coincidência.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

Prighozin é um erudito.

Bosco
Bosco
Reply to  Mirade1969
10 meses atrás

Mirade,
Isso tudo que você falou aconteceu mesmo mas foi na Terra 4715 , do Multiverso.
Aqui onde você está agora é a Terra 12564. Aqui isso não aconteceu como você viu lá.
Não mistura! Esse negócio de atravessar “buracos de minhoca” costuma fazer uma lambança nos neurônios mesmo, mas passa. Relex!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Todas as suas premissas são falseáveis e algumas são irrelevantes. Se o Trump é racista (ou veste calcinha de renda) não me interessa já que não sou eleitor dele. Pra mim interessa mais os atos administrativos que ele tenha tomado ou a venha a tomar como presidente do que o que ele pensa a nível pessoal. E esse interesse é apenas marginal, tendo em vista que , como disse, não voto lá. Quanto às relações dos EUA com a Máfia Siciliana eu não duvido (aliás, vem desde a SGM) tendo em vista que na Rússia a Máfia Russa ocupa a… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Só complementando, o fato de você achar que eu não entendo de história e geopolítica pode ser pelo fato de você não entender de história e geopolítica e daí ter essa percepção sob o meu entendimento.
Tá vendo como o seu padrão de pensamento linear pode ser falacioso?

Bernardo
Bernardo
10 meses atrás

Mas ja acabou o cabaré que triste não deu tempo nem de fazer uma pipoca depois de um dia de trabalho.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bernardo
10 meses atrás

Durou pouco o “gópi”…

Bosco
Bosco
Reply to  Bernardo
10 meses atrás

Deixa a pipoca à mão. Só acaba quando termina e pelo visto só está começando.
As próximas semanas é que serão interessantes.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Bernardo
10 meses atrás

Tá só começando

alaor
alaor
10 meses atrás

Acho que esse prigozin ñ vai durar muito depois dessa.

Mauro Cambuquira
Reply to  alaor
10 meses atrás

Ele vai sumir sim. Não poderia ser diferente. “Há mais coisas entre o céu e na terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia” – William Shakespeare

Santamariense
Santamariense
Reply to  alaor
10 meses atrás

Eu penso o mesmo e mais além, ele ou putin, um dos dois não vai durar muito.

Harpia
Harpia
10 meses atrás

Essa foi de encardir o fundo da cueca!
O Putin vai precisar de uma Operação Pra lá de Especial para reparar alguns arranhões na imagem da Rússia.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Harpia
10 meses atrás

Tomou um para-te quieto de um bando de mercenários!! Botou o rabinho no meio das pernas e arregou!! Eu achei uma maravilha…Só colabora para esculhambar mais ainda a imagem do ditador russo.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Harpia
10 meses atrás

A Rússia deveria acabar logo com essa guerra (voltando pra casa) pois já está passando vergonha. Além dos incontáveis reveses no campo de batalha, agora me vem com essa

É isso que faria frente à OTAN?
Coitados
É uma Piada

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Eu não entendo uma coisa, quando a Al Jazeera, TASS(leia-se Putin), Prigozhin e Putin, dizem algo a favor da Rússia: Nossa eu não acredito na TASS, mídia russa é um lixo, esse Prigozhin não sabe nada, é um mentiroso.

Al Jazeera, TASS, Prigozhin e Putin, faltando sobre falta de armamento e golpe: Nossa, tudo fonte confiável, a própria TASS está dizendo, o Prigozhin é uma fonte fidedigna!

O pessoal tem que se decidir, confiam na TASS e Al Jazeera como fonte? Confiam no que Prigozhin e Putin dizem?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Um amigo seu, de longa data, sempre teve um desejo pela sua namorada. Você sabe disso. Mas em nome da amizade antiga, o contato continuou. 1) Esse amigo chega em você e diz que ela te traiu. 2) Você pergunta para ela, que nega e diz ser invenção de seu amigo. Você acredita no amigo (diretamente interessado no fim do seu namoro)? Você acredita na sua namorada (parte no assunto)? Dessa forma, fica difícil decidir né? Afinal, ambas as fontes seriam interessadas ou envolvidas no assunto. Ou seja, há desconfiança quanto às duas fontes. Vamos ajustar a situação: 1) De… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Felipe M.
Maurício.
Maurício.
Reply to  Felipe M.
10 meses atrás

“Primeiro que você incluiu a Al Jazeera aí só pra tentar corroborar seu ponto, pois duvido que alguém, quando o assunto é essa guerra, a equipare com a Tass.”

Eu já vi um pessoal reclamando do Al Jazeera como fonte, aliás, ela é uma das fontes dessa matéria aqui, mas parece que você só leu o título…

https://www.forte.jor.br/2023/06/23/lider-do-grupo-wagner-acusa-russia-de-atacar-suas-tropas/

Quanto a esse xadrez 4D aí da namorada, boa sorte aí nesse desfecho…rsrsrs.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

E para mostrar que estão ‘mandando na situação’ os americanos anunciaram que sabiam de tudo há dez dias.
Talvez informados pelo ‘Serviço Secreto Britânico’.
Sem contar os analistas que falaram que é uma oportunidade para a contra-ofensiva ucraniana dar certo.
Famoso FEBEAPÁ.
Os mais antigos sabem o que é.
Rsrsrsrs

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

A maiora aqui nāo sabe fazer análises sérias e pragmáticas, apenas torcer.

Irá acreditar em tudo que for conveniente, independentemente da fonte.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
10 meses atrás

_____não era para parar agora, tinham boas chances de tomar Moscou, os figurões já estavam fugindo cheios de medo kkkk

COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Dr. Mundico
Dr. Mundico
10 meses atrás

Contemporizar com amotinado é passar recibo de fraqueza e venalidade.
Mas contemporizar com mercenário é suicídio com hora marcada.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Dr. Mundico
10 meses atrás

Isso não foi um motim.
Foi uma peça teatral.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Os mortos não concordam.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

Concordam.
Tem até uma Obra para isso : O Fantasma da Ópera.
No caso, adaptado para o drama ucraniano : O Fantasma de Kiev.

Bosco
Bosco
10 meses atrás

Meu Deus! A outrora poderosa Mãe Rússia virou uma “republiqueta” de quinta categoria. rssss
Essa história ainda vai dar muito pano pra manga.

Wagner
Wagner
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Wagner Grup aprendeu com o Talibã como se faz.

Diego
Diego
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Enquanto for republiqueta ainda esta aceitável, agora se for “republiquetas” aí e que mora o perigo, mas só pra lembrar que nenhum pais esta imune a esses tipos de crises, recentemente a invasão no capitólio foi um sinal claro de que até as super potencias tem suas fragilidades interna, mas esse episódio Russo serviu pra alertar o mundo de um perigo eminente que ninguém pensava que ia ser tão rápido.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

 Sergei Surovikin começou a demolir Kyev foi acorrentado,vamos ver agora se o “general Armagedon” tera espaço para sua campanha,na Siria ele demoliu Idibli.

Last edited 10 meses atrás by Wagner
Diasprank
Diasprank
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Exatamente.
Não sabemos o motivo de Putin resguardar tanto a Ucrânia.
Surovikin começou a desmanchar os ucranianos e foi afastado.
Os chechenos detonaram os ucranianos em Lugansk e voltaram para casa.
Wagner macerou o inimigo em Soledar/Artiomovsk e está de férias até agosto.
Isso mesmo. Férias.
Imagine o então Exército soviético atacando os alemães e Stalin dando férias para eles.
É inacreditável, não?

George
George
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Eu não sei onde os outros estão. Mas garanto para você que o Grupo Wagner estava a caminho de Moscou para “tirar férias” e aí o Lukashenko ofereceu um resort mais interessante na Bielorrússia.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Acorda

A única coisa sendo demolida nesse episódio são seus ” sonhos” de uma Rússia vencedora…

Diego
Diego
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Acredito que haverá mudanças no MD Russo, e quase certo que Surovikin vai se sair bem nessa

Carvalho
Carvalho
10 meses atrás

Tomar um golpe do cozinheiro….

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Isso foi uma PsyOp (psychological operations)! O lider “amotinado” ficou numa boa. Ficou provada que a popularidade do Putin na Rússia segue alta: teve apoio até de partidos de “oposição”. Correu anistia geral aos membros do Wagner que, inclusive serão absorvidos pelo exército. Apesar do noticiado, não ficaram comprovadas as “baixas” do exército russo, sequer esclarecimento sobre equipamento “perdido”. O Shoigu irá ser fritado, o que já era uma idéia antiga. Como castigo, o Prigozhin irá tirar férias em Belarus. Ninguém nem se lembrou mais da contraofensiva, nem do baixinho, coitado. Se continuasse, Zelensky teria que discursar em congresso de… Read more »

Eduardo
Eduardo
Reply to  Arthur
10 meses atrás

O AN 26 que entrou em parafuso era um drone.

Arthur
Arthur
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

Como já pergntou um comentarista aqui do blog: quais são tuas fontes?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Arthur
10 meses atrás
Satyricon
Satyricon
Reply to  Arthur
10 meses atrás

É…
os vídeos da população de Rostov do Don abraçando os mercenários do PMC Wagner na rua corroboram essa sua alegação

Arthur
Arthur
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Ué? E desde quando essa Maskirovka deixou de ser deception? Soldado fazendo pose é novidade? A guerra civil russa já acabou! Começou na sexta e terminou no sábado! O Ocidente venceu… Deu na CNN!!!

Satyricon
Satyricon
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Isso, contemporize.
Afinal, pela sua ótica, isso foi só um soluço.
Não um sintoma de uma enfermidade terminal…

Arthur
Arthur
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Se esta história mal contada serve de diagnóstico, diria que Putin tem câncer no p… e só tem mais cinco dias de vida; melhor, está grávido e de alto risco!

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
10 meses atrás

Nessa patacoada toda, digna de um roteiro do Chespirito ou dos Trapalhões, o Putin sai menor que o ébrio do Ieltsin, que ao menos em 1991 se entrincheirou com um AK-47 contra os insurgentes.

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Tem coisa errada aí, como o Prigozhin vai ir para a Bielorrússia se o Lukachenko e sua família não estão mais na Bielorrússia? Quem está governando a Bielorrússia no momento? Outra, agora que era a chance do Prigozhin tomar Moscou, já que o Putin também já deitou o cabelo de Moscou com seu avião, esse Prigozhin está perdendo uma chance e tanto!

Diasprank
Diasprank
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

A coluna de Prighozin que estava indo para Moscou está composta de uma pick-up na frente com a bandeira russa, um caminhão rebocando dois tanques, mais um caminhão e fechando, outra pick-up.
O vídeo mostrava isso.
Vc caiu nessa?

George
George
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Vixe. Agora a coisa ficou feia mesmo. Putin teve que negociar com um comboio de duas pickups?

Eduardo
Eduardo
Reply to  George
10 meses atrás

Um QQ e um Kwid já bastavam.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Diasprank
10 meses atrás

Diasprank, eu estou sendo irônico, eu fiz esse comentário baseado nos comentários das últimas matérias.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

O ídolo dos caras foge e a gente que é culpado. Vai entender.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Eduardo
10 meses atrás

Eduardo, mas eu fui irônico no meu comentário, eu não acredito em nada que venha do Putin ou do Prigozhin, assim como não acredito nos onipresentes altos funcionários americanos e britânicos. O que eu acho é que tem um pessoal que se empolga por qualquer coisa, na cabeça de alguns, essa hora o Prigozhin já teria tomado Moscou e já era o novo presidente russo.

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Maurício, O desfecho é o de menos nesse caso. Sem falar que ainda não se chegou no desfecho, mas mesmo que seja esse e ocorra o absurdo de tudo voltar a ser como antes o que chama a atenção não é o desfecho ser esse ou aquele, e sim a bizarrice disso tudo ter ocorrido numa republiqueta de bananas nucleares. E esse é o país que é adorado e que tem um líder que é tido como o grande diferencial do Ocidente decadente e que deve junto com a China ser os novos polos de um mundo multipolar. O castelo… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bosco Jr
Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Bosco, quanto a bizarrice de tudo isso que está acontecendo na Rússia eu concordo, mas tem um pessoal muito precoce, já tinha um pessoal imaginando o Prigozhin em Moscou! Quanto ao suposto ataque com um “custo mínimo para os EUA” aí já é você que está dizendo, eu não teria tanta certeza nem pagaria pra ver, e pelo visto, EUA e China também não.

Arthur
Arthur
10 meses atrás

E é óbvio que o FSB irá atrás dos daqueles “defensores da liberdade”, que declararam lealdade ao Prigozhin e contra Putin… porque, o estado de excessão inicialmente decretado não foi levantado… curioso né?

paulof
paulof
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Concordo a história russa nunca vão deixar opositores do regime em paz, provavelmente veremos uma nova onda de suicídios, só espero que dessa vez não tenhamos tantos casos de suicidado matar a família,.

Monarquista
Monarquista
10 meses atrás

Vai começar os expurgos. Mas dessa vez não há um lend lease pra manter a máquina de guerra russa.

Sergio
Sergio
10 meses atrás

Moral da historia sobre vladimir putin…….aquele histórico “recuo estratégico” realizado quando se estava nas portas de Kiev, foi o INICIO do seu fracasso como presidente. E esse arrego ao Prigozhin é o INICIO do seu fim como presidente.

Last edited 10 meses atrás by Sergio
Arthur
Arthur
10 meses atrás

Felizmente esse novelão mexicano terminou! Mas curioso: qual será o motivo das unidade do exército russo e do Wagner se dirigiram para Rostov? Será porque Rostov não está na fronteira com a Ucrânia e é um importante centro logístico? Já que o Wagner será incorporado, daí para a Ucrânia…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Arthur,
Rostov sempre foi importante e perto da Ucrânia… a frente de combate, fortificada pelos russos. está a algumas centenas de km a Oeste, na área já dominada pela Rússia, e com tropas ucranianas testando as defesas ao longo das últimas semanas. Bakhmut, onde o grupo Wagner lutou por várias semanas, fica a pouco mais de 250 km de Rostov.

Tropas russas e do grupo Wagner vão e vem de lá constantemente passando por Rostov, desde praticamente o início do conflito, não tem novidade nisso.

Não deu pra entender muito bem a lógica do seu comentário.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Arthur
Arthur
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Como esse “novelão” visa deception, daí o “curioso”. Alías, acreditar em Prigozhin também é algo que não dá para entender se existe lógica…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Os roteiristas da realidade russa são tão criativos quanto os da realidade brasileira. Se o que acontece de verdade aqui e lá fossem roteiros de filmes, seriam recusados com o carimbo de fantasiosos demais.

Edson Joel
Edson Joel
10 meses atrás

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Edson Joel
M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

Teve muita movimentação pró Wagner dentro do governo russo em general. Com inclusive movimentação para criar uma estrutura de governo paralela em São Petersburgo.

Então, essa história não terminou e cabeças vão rolar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

“Teve muita movimentação pró Wagner dentro do governo russo.”

Não só dentro dentro do governo russo, nas últimas horas o pessoal que criticava o Prigozhin e seus mercenários já estavam até gostando do mesmo, mais um pouco e já estavam chamando o Wagner Group de “moderados”.

Last edited 10 meses atrás by Maurício.
Hellen
Hellen
10 meses atrás

O prigozhi será o próximo a tomar polonio-210 ou ser jogado pela janela !!!!!

T.h
T.h
10 meses atrás

Essa “congiura” de Prigozhin e seus “músicos” teve um desfecho inusitado, onde Lukashenko ao atuar como mediador e obter um acordo é quem ganha politicamente dentro do feudo particular que governa. Chega a ser irônico, a conspirata fadada ao fracasso desde de sua cogitação, serve de modo fortuito aos interesses de um outro autocrata no qual Prigozhin, agora no exílio, também estará submetido ao julgo. A sanha autoritária de todo golpista deveria acabar sempre assim, um final perfeito para um espetáculo grotesco.

Zezão
Zezão
10 meses atrás

Se Prigozhin tivesse tomado Moscou junto com a sua tropa, muitos russos mudariam de lado apostando na queda do regime, além de ter aglutinado ao seu redor todas as pessoas que estão insatisfeito com o cenário atual, mas ao recuar, além de ter perdido a sua melhor chance, agora ele se arrisca a ser traído por Putin. Então por que o ex-cozinheiro de Putin aceitou o acordo? Talvez porque não havia certeza que o grupo Wagner conseguisse tomar Moscou, e mesmo que conseguisse, também não havia certeza que Putin cairia, o que provocaria uma grande guerra civil com um resultado… Read more »

mago
mago
10 meses atrás

Não entendi mais nada. Isso cheira a alguma armação por parte dos russos. Uma tentativa de golpe…..na Rússia….que acaba logo e os golpistas são todos dispensados belos e formosos? Contem outra porquê essa “estória” está muito mal contada.

Bosco
Bosco
Reply to  mago
10 meses atrás

Pra mim o Putin tentou uma operação especial interna e como da primeira vez não foi bem sucedido e aí todo esse teatro de fazer acordo com o “golpista”.
O Putin não tá dando uma dentro e para um ditador de uma republiqueta isso é muito perigoso.

Satyricon
Satyricon
Reply to  mago
10 meses atrás

Se Putin não tivesse feito o pronunciamento na TV russa, isso tudo poderia ter passado como uma simples manobra midiática/diversionista. Mas não, ele foi em rede nacional e confirmou a existência de uma insurreição, e declarou seus participantes como “traidores”, prometendo punição exemplar à todos os envolvidos. Apenas para, instantes depois, desmentir-se, e perdoar geral. Esse é o MAIOR sinal de fraqueza já exibido por um governante, desde que Chamberlain assinou um acordo com Hitler. Impagável isso. Só mostra que a Rússia de hoje não é uma superpotência, mas sim uma barraca de feira com armas nucleares. O nível de… Read more »

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Vamos supor que tudo isso que aconteceu seja verdade, vocês acham que o Prigozhin não vai sofrer um “acidente” amanhã ou depois? Todo mundo sabe que o Putin já mandou matar por muito menos, ele simplesmente vai ficar na Bielorrússia como se nada tivesse acontecido? Detalhe, se eu fosse o Prigozhin, não tomaria nem comeria nada vindo de alguém da Bielorrússia…

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Faltou experiência para o cara do Wagner Group. Se ele tivesse tentado tomar o poder com 30 ônibus carregados de manifestantes ele teria conseguido . . . Bom, pelo menos é isso que acreditam por aqui. 😂

Last edited 10 meses atrás by Daniel Ricardo Alves
Maurício.
Maurício.
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Brasil e Rússia são muito parecidos, ambos os países cheios de políticos corruptos, a diferença é que aqui ainda é uma democracia, capenga, mesmo assim é uma democracia, diferente da ditadura russa. Ah, e eu queria só uns 10% do arsenal nuclear russo, ninguém mais falaria em Amazônia…rsrsrs.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Se fossem manifestantes desarmados cheios de velhos, crianças e mulheres aí sim seriam chamados de golpistas, terroristas, golpe de Estado, mas como eram mercenários altamente armados estavam falando que era só uma rebelião.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Se eu for num banco com um simulacro de arma de fogo e mandar me darem o dinheiro, responderei por 157 da mesma forma que se tivesse um grupo de bandidos para cavar um túnel até o cofre.

Claramente um desses dois planos é absurdamente mais estúpido que o outro, porém, isso não faz com que o crime deixe de existir.

Diasprank
Diasprank
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Aí, a Rússia chamaria o Xandãokovski.
Kkkkkkk

Zezão
Zezão
10 meses atrás

Pois é, kkk…

2021: A Rússia tem o 2º melhor exército do mundo.

2022: A Rússia tem o segundo melhor exército na Ucrânia.

2023: A Rússia tem o segundo melhor exército da Rússia.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Zezão
10 meses atrás

Ladeira abaixo….

FelipeAnt
FelipeAnt
10 meses atrás

Será o maior teatro (estratégia) realizado para uma operação de ataque..
Tropas russas parando a contra ofensiva a leste e 50 mil soldados indo para a Bielorrússia, tomando Kiev a oeste.
Xeque-mate na Ucrânia e no resto do mundo que acreditou na maior cena teatral de guerra da história.

Bosco
Bosco
Reply to  FelipeAnt
10 meses atrás

Para tentar tomar a Ucrânia a “republiqueta das bananas nucleares” tem que fazer esse escarcéu todo que você chama de “maior teatro estratégico”?
Poxa!
O cara lá é mesma um enxadrista 7D, né?

Last edited 10 meses atrás by Bosco Jr
Questionador
Questionador
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Concordo!

Questionador
Questionador
Reply to  FelipeAnt
10 meses atrás

Se o caso for dissimulação, realmente deram um drible em muita gente.

Mas se não foi, vão ter que fazer uma bela limonada, para não desperdiçar este limão (lambança), pois a história mostra que briga pelo poder interno, somado a guerra externa, tem tudo para dar errado.

Marcelo
Marcelo
Reply to  FelipeAnt
10 meses atrás

Confia 2.0 …

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  FelipeAnt
10 meses atrás

Precisa fazer isso?
Não é mais fácil simplesmente o Wagner ser transportado para Belarus?
Cada um aqui…

Dirceu
Dirceu
10 meses atrás

Vai ser simples assim?????? Acredito que não……. daqui a pouco começam os expurgos, que só a Rússia sabe fazer…….. alguns milhares de desaparecidos, mortos por acidentes ou causas naturais….. além disso a Rússia precisa preencher as vagas nas prisões, pois morreram muitos que estavam lá…..

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Pois saiu na Sky News o comentário de um general inglês dizendo que Kiev pode ser atacada pelo Wagner via Belarus. Não é para onde o mequetrefe foi “exilado”? Ou o inglês é muito burro, uma anta, um completo ignorante, afinal é europeu, ou muito provavelmente, Prigozhin quer se tornar rei da Ucrânia. Longa vida ao Rei Prigozhin I, da Ucrânia, primeiro e único!

José
José
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Cara isso não é normal. Torcer pra um ser desses.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Confia …

MIGUEL
MIGUEL
10 meses atrás

Máfia Russa , o medo

Cassini
Cassini
10 meses atrás

Ele evitou uma “segunda frente de combate” dentro da própria Rússia, despachou o Prigozhin para outro país, manteve a possibilidade de usar o corpo de mercenários como efetivo na guerra e evitou derramamento de sangue civil.

A imagem de Putin foi enfraquecida, idem a imagem de Rússia unida – pelo menos entre as elites militares e políticas. Ainda assim, foi o melhor para a evitar a situação.

Tenham certeza de que o Prigozhin será alvo dos chás de polônio russos.

Andromeda1016
Andromeda1016
10 meses atrás

Site de defesa ou torcida de futebol? Está difícil encontrar parcimônia e imparcialidade mesmo num tema tão sério e objetivo como defesa e geopolítica. O embate de ideias deu lugar a fanatismo e confrontação gratuita.