O fabricante de defesa Uralvagonzavod (parte da corporação de tecnologia estatal russa Rostec) entregou um novo lote de avançados T-90M Proryv e tanques de batalha T-72B3M atualizados para as tropas russas, anunciou o Ministério do Comércio e Indústria na terça-feira.

“As empresas de defesa estão atendendo às necessidades de nossas Forças Armadas por hardware avançado e confiável em tempo hábil. Este trabalho é controlado pelo Conselho de Coordenação do Governo Russo. As empresas ganharam um bom ritmo”, disse o comunicado.

“Em particular, Uralvagonzavod mais do que triplicou a produção no ano passado e agora entregou o próximo lote de T-90M Proryv e tanques T-72B3M atualizados para as tropas russas. Esta armadura tem uma demanda especial para atender aos objetivos na área da operação militar especial”, observou o ministério.

A Uralvagonzavod cumpre de forma qualitativa e oportuna as tarefas definidas pelo estado para fornecer ao exército equipamento militar confiável, disse o CEO da Uralvagonzavod, Alexander Potapov.

“Isso é comprovado pelas avaliações invariavelmente boas da blindagem Uralvagonzavod fornecidas pelos militares que participaram da operação militar especial”, enfatizou Potapov.

O tanque T-72B3M atualizado apresenta uma nova proteção que melhora muito sua capacidade de sobrevivência e a eficiência do emprego dessa armadura tanto em uma batalha de armas combinadas quanto em um ambiente de combate com o uso massivo de armas antitanque.

O tanque T-72B3 atualizado também é equipado com um novo sistema de controle de fogo que apresenta um processo automático de preparação de fogo e aumenta muito a precisão do tiro. O tanque está equipado com um motor de 1.000 hp de alta potência.

O T-72B3M é uma versão atualizada do tanque T-72B3 que recebeu um novo sistema de mira com visor digital e uma câmera de vídeo retrovisor. A blindagem do tanque foi reforçada com placas laterais de blindagem reativa Relikt. O tanque também recebeu um novo canhão de 125 mm com vida útil melhorada, uma nova estação de rádio ultra-curta R-168-25U-2 Akveduk, novo equipamento de combate a incêndios e uma mira de artilheiro multicanal Sosna-U.

O T-90M Proryv é o veículo blindado mais avançado da família T-90 de tanques de batalha principais e, acima de tudo, adequado para a guerra moderna graças à sua proteção total de blindagem, controle de tiro altamente automatizado de primeira linha para todos os climas e sobrevivência aprimorada.

O tanque recebeu uma torre fundamentalmente nova que difere do módulo de combate produzido em massa e um motor mais potente de 1130 cv. O Proryv está equipado com um canhão de tanque de 125 mm que pode disparar novas munições poderosas e também mísseis capazes de destruir tanques inimigos a uma distância de 5 km.

A nova mira multicanal permite que o tanque use suas armas a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, a opção de trocar dados com outros veículos de combate em tempo real tem sido uma das principais vantagens do tanque aprimorado.

VÍDEO:  novo lote de tanques T-90M e T-72B3M para o combate na Ucrânia


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tuacha
Tuacha
9 meses atrás

Ainda estão rolando os dados. Pensei que a Russia estava acabada!

Paulo
Paulo
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

Tem muitas notícias meio que suprimidas.

Nilo
Nilo
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

Acabada?
De acordo com Biden “O Iraque está ganhando a guerra”.

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Heli
Heli
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

Tem razão. Acompanho a mídia estrangeira em inglês e te digo, os cidadãos da Inglaterra são os mais mal informados, pelo The Sun parece q os ucranianos já estão nos portões do Kremlin

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Heli
9 meses atrás

The Sun?

De fato é uma porcaria, fuja.
É praticamente o mesmo que se informar só pela Sputinik news, no sentido contrário.

Se quer uma fonte britânica muito melhor, basta acompanhar as notícias no site da BBC. Tem um dossiê atualizado diariamente, incluindo mapas com mudanças quase diárias e realistas de ganhos e perdas de territórios de ambos os lados. Mostrou de forma bastante correta os ganhos russos do início do conflito, por exemplo, assim como outros que vieram depois.

Vitor
Vitor
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
9 meses atrás

BBC ? Tem dinheiro governamental inglês como fonte impulsionador de interesse britânico.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Vitor,
A BBC tem suas rusgas até com o governo britânico.
Nenhuma fonte é totalmente isenta, mas a grande maioria das matérias da BBC procura apurar e analisar os dois lados, e o resultado é bem satisfatório.

Cabe ao leitor analisar e procurar mais de uma fonte se estiver realmente interessado no assunto, e tem muito britânico inteligente o suficiente pra fazer isso – levando em conta o contexto da discussão aqui, que começou com um comentário dizendo que os leitores britânicos são a priori mal informados.

Vitor
Vitor
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
9 meses atrás

De boa ..muitos leitores estão calejados da propaganda governamental ocidental totalmente enviesado com seus interesse.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Relembro mais de uma vez que estou falando dos leitores britânicos. Sugiro reler a conversa desde o início.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Vitor
9 meses atrás

É muito difícil ter um relato totalmente imparcial, pois as pessoas (incluindo jornalistas) tem suas opiniões e dificilmente deixarão de expressá-las.

Mas se vc quer ter um bom relato da guerra na Ucraniana acompanhe o Peter do canal ancapsu,

Ele, embora não seja imparcial, pois é declaradamente a favor da Ucrânia, sempre mostra os dois lados da guerra sem passar pano para ninguém.

EuaOTAN
EuaOTAN
Reply to  Radagast, o Castanho
9 meses atrás

COMENTÁRIO EDITADO DEVIDO AO USO DE DIFERENTES NOMES DE USUÁRIO.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Caro. A BBC é uma rede pública, mas não estatal. No Brasil, a TV Cultura de SP segue mais ou menos o mesmo modelo, ainda que a BBC seja melhor financiada e tenha mais independência. Seria excelente se conseguirmos implementar uma TV publica com a qualidade da BBC no Brasil.

Felipe
Reply to  Tuacha
9 meses atrás

Pois é, e as terríveis sanções? A falta de chips?

Miguel
Miguel
9 meses atrás

A Rússia está aumentando muito a produção de armamentos.
Em que pese a utilização de meios mais antigos que parecem suficientes no atual estágio do conflito.

deadeye
deadeye
Reply to  Miguel
9 meses atrás

Insignificante perto do que a Ucrânia recebeu e ainda vai receber.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  deadeye
9 meses atrás

Até agora, a Ucrânia recebeu cerca de 400 tanques como ajuda militar. A estimativa é que eles tivessem algo entre 2000~2500 tanques, a maioria T64, T72 e T80. A estimativa era que a Russia tinha cerca de 3 mil tanques ativos antes do conflito e outros 7 mil em reserva, o que explica a necessidade de um esforço para revisar e modernizar sua frota.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  deadeye
9 meses atrás
Paulo
Paulo
Reply to  Emmanuel
9 meses atrás

Pois é. Acho que o rapaz está vendo muito a Globulos ou Cnnnnsss…

deadeye
deadeye
Reply to  Emmanuel
9 meses atrás

Me acorde quando Kiev cair

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  deadeye
9 meses atrás

Vai continuar a dormir eternamente.

Bosco
Bosco
Reply to  Emmanuel
9 meses atrás

O que você postou não tem nada a ver com o que o Deadeye disse.
O comandante ucraniano nunca estará satisfeito. Aliás, nenhum comandante em lugar algum do mundo , numa situação de guerra, estará satisfeito com os meios de que dispõe.

deadeye
deadeye
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Eles não consideram que a Ucrania recebeu 400 MBTs de padrão ocidental. Porque só de T-72 a Polonia e a República Tcheca entregaram mais ou menos a mesma quantidade.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Emmanuel
9 meses atrás

Um certo general do Pentágono disse que a Ucrânia já dispõe de tudo o que precisa.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Comte. Nogueira
9 meses atrás

Se for pelo padrão dele, estabelecido pela experiência de combatendo ultimosn40 anos enfrentando países fracos, e ele com total superioridade aérea.
Nessa guerra atual, duvido.

Allan
Allan
Reply to  Miguel
9 meses atrás

Nesse conflito esta ficando cada vez mais evidente que a forma como os MTBs são usados estão mudando hj é cada vez mais raro um confroto Tank vs Tank, na maioria das vezes eles são usados como apoio de fogo e seus algozes são muito mais drones ou manpads do que um MBT inimigo, então no final não importa o quão melhor é um Leopard em relação a um T-72,pois é muito improvavel que eles tenham um conflito entre eles e mesmo se tiver o contexo da ação vai pesar muito mais do que as qualidades do MTB em si.

Patriota
Patriota
Reply to  Allan
9 meses atrás

Não sei.
A Ucrânia teve muito de sua aviação destruída no primeiro fevereiro da guerra. Não há apoio aéreo para o uso de blindados. Então ela só usa quando não há jeito. Por outro lado,a Ucrânia teve muito êxito em utilizar os Javelins contra os blindados russos,a ponto de fazer o Exército russo convocar os blindados das reservas.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Allan
9 meses atrás

A única diferença nesse caso e que a torre do leopard não vai voar com a explosão. Isso mostra como o equipamento ocidental moderno e superior ao Russo Da era soviética, as tripulações dos leopard morrem com melhor qualidade.

Last edited 9 meses atrás by Ciclope
Pedro
Pedro
9 meses atrás

Bora lá Rússia conquistar mais território. Mostrar para esses terroristas quem é que manda.

pangloss
pangloss
Reply to  Pedro
9 meses atrás

Pedro, avise à sua mãe para agitar o Toddynho, antes de beber.
A não observância dessa regra está te causando alucinações, nestas férias escolares.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  pangloss
9 meses atrás

Toninho tá de férias escolares por isso passa o dia aqui…. Até agosto vai ser tenso.

Bosco
Bosco
9 meses atrás

Agora vai!
Lisboa que se prepare…

Slowz
Slowz
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Parece que os javelins não foram suficiente ..

Mcruel
Mcruel
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Parece que ainda há javelins e nlaws prontos para uso…

Plínio
Plínio
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Tem centenas de sucatas de MBTs russos e torres espalhadas em toda a Ucrânia que mostram o contrário. Aliás para chegar estes novos é para repor os que foram perdidos , não ?

Realista
Realista
Reply to  Plínio
9 meses atrás

Nenhum equipamento é Indestrutível.

Aliás para chegar estes novos é para repor os que foram perdidos , não ? ”

Então pela sua lógica fabricar novos equipamentos significa que os antigos foram destruídos ?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Plínio
9 meses atrás

Não. Essa lógica deles só funciona para a Ucrânia.
Quando se noticia algum pacote novo para a Ucrânia: “Ain, se estão precisando de doação é pq perderam tudo”.

Quando se anuncia entrega da produção russa: “Agora chegamos em Kiev”

kkkkkkkkkkkkkkk
Esses caras são fantásticos

leonidas
leonidas
Reply to  Plínio
9 meses atrás

Obvio que tem, eles atacaram o segundo maior exercito da Europa e apoiado com toda a consciência situacional que a Otan consegue dispor, além de armas fornecidas pela mesma. Então esperar que a Rússia tivesse uma enorme perda de tanques é lógico, como também é logico esperar que a Rússia não iria conquistar a Ucrânia isso é loucura. Invadir uma nação mesmo pequena (que não nem de longe o caso da ucrânia) é um pesadelo logístico, administrativo, e financeiro e a Rússia mesmo antes desta guerra não tinha cofre para bancar algo assim. Ela foi a guerra pois não poderia… Read more »

Last edited 9 meses atrás by leonidas
Patriota
Patriota
Reply to  leonidas
9 meses atrás

Tarde demais.
Recentemente,a China entrou em contato com Cuba para construir uma base militar lá.

leonidas
leonidas
Reply to  Patriota
9 meses atrás

Alguns já falam que estão construídas.
Acredito quando houver fotos com equipamentos, misseis e e militares por lá, pois até então só temos afirmações…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Patriota
9 meses atrás

Crise dos Mísseis 2.0?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Parece que foram hein? Rússia está há um ano e meio de Kiev. E contando…

Joao
Joao
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Se não, pq reforços pros russos?

Satyricon
Satyricon
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Nem sempre , pois muitas vezes são simplesmente abandonados pela tripulações russas e, consequentemente, capturados pela Ucrânia, que os coloca novamente em operação, contra os russos.
30% da força blindada russa original foi perdida (doada) dessa forma.
Se parar pra pensar, essa é uma ótima notícia, visto que a Rússia é o principal fornecedor de equipamentos para a Ucrânia.

Slowz
Slowz
Reply to  Satyricon
9 meses atrás

Se a Rússia é o maior fornecedor porque o Zé fica chorando pedindo equipamentos todos os dias ?

Satyricon
Satyricon
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Aprenda: o choro é gratuito

Douglas
Douglas
Reply to  Bosco
9 meses atrás

kkkkk só se tiver uma rua chama lisboa em moscou. kkkk
Essa guerra parece a luta politica entre esquerda e direita. Disputam um objetivo secundário de quem mente ou inventa mais.
Enquanto isso os invasores ficam lá, o baixinho mimado cada vez mais bravo e o Puto cada vez mais louco. Triste mundo o que vivemos.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Por falar em Lisboa, por lá a “mídia com credibilidade” anda dizendo que o “Putin deixou de seguir o Erdogan no Instagram”…

Nada como uma mídia séria…

https://pbs.twimg.com/media/F0_b164XsAIQdjf?format=jpg&name=medium

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Está mais ao alcance dos russos do que os montes Urais da Ucrânia kkkkkkk

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

Só que a Ucrânia nunca falou em chegar aos Urais.

Mas você sabe disso.
Só que tem que vir aqui passar uma vergonha.

Slowz
Slowz
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

E a Rússia falou que iria tomar Kiev ?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Sim. A “imbátivel” fileira de blindados há poucas dezenas de km de lá falou por si só.

Ou, podem ter ido apreciar a paisagem e tomar chumbo na reta. Vai saber. Cada um com seus fetiches

Slowz
Slowz
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Teve alguma batalha envolvendo aquele comboio ?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Batalha não mas massacre pode se…vários vídeos dos tanques andando e chuva de tiro neles…

Francisco Vieira
Francisco Vieira
9 meses atrás

Será que reforçaram a blindagem do teto contra os Javelins?

Pedro
Pedro
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Instalaram uma nova cumeeira

Mcruel
Mcruel
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Fizeram uma nova cobertura interna mista de kevlar e caixas de leite para evitar fragmentos…

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Eu li em alguns fóruns em inglês que o auto loader é o calcanhar de aquiles do tanque pq as munições ficam num carrossel, basta um entrar em iguinição após um ataque e a torre explode e é ejetada. Teriam que reprojetar o tanque e acrescentar mais um tripulante, o que em tempo de guerra não dá tempo… provavelmente veremos mais torretas sendo ejetadas do lado russo.

https://www.quora.com/On-a-T-90-what-exactly-stops-the-Russians-from-removing-the-auto-loader

Patriota
Patriota
Reply to  Rodolfo
9 meses atrás

Não se esqueça que,por mais que a blindagem reativa detone o míssil,outro míssil pode ser disparado-e destrui-lo.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Francisco Vieira
9 meses atrás

Instalaram uma cobertura de madeira neles.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
9 meses atrás

Fonte: Agência de Notícias Estatal Russa (na presença de propaganda, um jornalista independente deverá ser consultado).

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo LD
9 meses atrás

Se possível, que o tal “jornalista independente” seja do The Guardian, BBC, Newsweek, Reuters, entre outras. Melhor ainda se ele for conhecido de algum alto funcionário americano ou britânico, aí a fonte é fidedigna!

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Pelo menos o jornalista desses veículos assinam as matérias, são vistos em público, respondem a questionamentos e possuem liberdade pra falar mal do governo do país em que funciona suas sedes…
Ah e podem chamar guerra, de guerra.

Isso parece o básico. Mas, do outro lado, não.

Last edited 9 meses atrás by Felipe M.
Maurício.
Maurício.
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

O ponto aqui é achar um jornalista independente quando o assunto é essa guerra. Provavelmente você tem a mesma opinião do tal “Rodrigo”, se a fonte fosse um alto funcionário americano ou britânico, você não estaria aqui questionando.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Não se preocupe com a minha opinião ou com o que decido questionar ou não. Se preocupe em formar a sua. Se julga suficiente um veículo controlado por um governo, com conhecidas restrições de conteúdo, vai em frente!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Não estou preocupado com a sua opinião, longe disso. Quanto a minha opinião, tenho ela bem formada. Quanto a eu julgar suficiente o que a mídia russa diz, isso é tu que está dizendo, baseado em uma resposta que eu dei para o “Rodrigo” na qual você não gostou. No mais, cada um acredita no que quiser, simples assim.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Ninguém tem ideia de como é a liberdade na Rússia pq lá ela não existe, simples assim.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

na tass que não foi

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
9 meses atrás

Um dos piores lugares para se estar em uma guerra é um blindado,Mas eu tenho um fascínio por esse troço que o medo passa.Mesmo sabendo das misérias que acontecem se a munição varar a armadura.Agora submarino,avião e navio eu tenho medo.Só vou pela pátria.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
Reply to  Renato de Mello Machado
9 meses atrás

Concordo que atualmente é O PIOR lugar. Ao contrário de você, prefiro a mochila, capacete e fuzil. Ao menos tem alguma chance de se defender e sobreviver. Cave, cave, cave…quanto mais funda a trincheira ou a toca, melhor.

eliton
eliton
Reply to  Rodrigo LD
9 meses atrás

Muito pelo contrario, se a munição do blindado explode você nem percebe que morreu, muito melhor do que ficar agonizando do lado dos teus pedaços porque um cara a 30 KM deu um tiro de artilharia.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  eliton
9 meses atrás

hehehehe não sobra nada

Mcruel
Mcruel
Reply to  eliton
9 meses atrás

Concordo!
Se voce tem coragem de ver o que a artilharia faz ao explodir próximo de você, veja a foto do link: https://imgur.com/a/SBgLgOt
Recomendo que quem não tem estômago, não veja.

Last edited 9 meses atrás by Mcruel
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Rodrigo LD
9 meses atrás

Gosto também de infantaria.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Renato de Mello Machado
9 meses atrás

Vc está completamente enganado. Qualquer arma pode matar ou mutilar um soldado a pé. Se vc toma um tiro de fuzil já pode morrer ou perder uma parte do corpo, um tiro de fuzil pode amputar um braço, se pisa em uma mina vai pro toddy, até um estilhaço de granada pode te matar. Somente poucas armas podem matar um soldado dentro de um blindado moderno, além da mobilidade e poder de fogo muito superior do que um soldado a pé. É uma questão de matemática mesmo. No Vietnã uma grande quantidade de baixas da infantaria americana era por meio… Read more »

Brandão
Reply to  Renato de Mello Machado
9 meses atrás

Sempre haverá uma cavalaria….
Ela evolui com a guerra.
Qual guerra o senhor foi mesmo?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Renato de Mello Machado
9 meses atrás

Podia ser pior, ser civil russo dirigindo lada Niva…até o t55 é mais confortável

marcelo
marcelo
9 meses atrás

Verificando o vídeos, notei o padre ortodoxo benzendo os tanques, misiricórdia.
O interessante seria eles lamentarem as perdas de vidas inocentes .

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  marcelo
9 meses atrás

Caro. Recentemente, a MB fez uma cerimônia religiosa ecumênica, creio que para abençoar o batimento da quilha da FTC, mas teria que verificar para ter certeza. Lembro do fato de ter um pastor e um padre ter chamado a minha atenção. Pensei até que era um ecumênico “ma non troppo”, já que faltou um rabino e alguém de uma religião afro, ou até mesmo um pajé.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jagder#44
Jagder#44
Reply to  Camargoer.
9 meses atrás

Caro, recentemente a MB fez uma cerimônia entregando uma medalha ao Capitão Cueca de dinheiro do PT. Logo as cerimônias, ecumênicas ou não, estão equivocadas.

AVISO DOS EDITORES: PRÓXIMOS COMENTÁRIOS DESVIANDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA SERÃO APAGADOS SEM MAIS AVISOS. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rodrigo LD
Rodrigo LD
9 meses atrás

Não adianta benzer….o Inferno está logo ali!!!!

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Heitor
Heitor
9 meses atrás

Os caras não estão de brincadeira. Cem mil homens. Novecentos tanques. E pior que a fonte da informação é ucraniana.
Agora mostra-se que a máquina de guerra russa está viva e melhor que 10 Brasis.

Paulo
Paulo
Reply to  Heitor
9 meses atrás

Tem mais Su-30 e Su-35 novos.

pangloss
pangloss
Reply to  Heitor
9 meses atrás

10 x Brasil = 10 x 0 = 0

Melhor mudar o parâmetro de comparação.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Heitor
9 meses atrás

A máquina de guerra russa em marcha lenta já melhor que 10 Brasis. E eu nem acho os equipamentos deles o fim do mundo como parte do pessoal acha.

Paulo
Paulo
9 meses atrás

Foi repetida a mensagem, peço desculpas aos Editores.

Last edited 9 meses atrás by Paulo
sergio
sergio
9 meses atrás

Por falar em abrams, cade eles mesmo ??????não vi mais noticias sobre o seu envio.
vai ver estão na retaguarda feito os challenger britânicos para serem usados como apoio de artilharia, alias sumiu tudo né, sumiu leopard’s, sumiu abrams, challenger só na retaguarda, não eram eles que iriam arrasar as linhas russas ??? cade todo mundo ?

Maurício.
Maurício.
Reply to  sergio
9 meses atrás

Quem está segurando as pontas são os Maxxpro e os Bradleys, em compensação são os mais destruídos, de resto, ninguém mais fala em Leopard!

Paulao
Paulao
Reply to  sergio
9 meses atrás

Isso não é disputa política ou algo parecido ,são vidas humanas ,se fosse no Brasil , poderia ser nosso filho ou pais
Não se
disputa uma realidade de vidas massacradas estrupadas e outras formas

Vitor
Vitor
Reply to  sergio
9 meses atrás

Challenger …o medo é tal que fica no estacionamento em Kiev

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Deve ser.
Deve ser por isso que o Armata fica estacionado em Moscou né?
medo…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Objetivo do armata é desfile apenas.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

Porquê a Rússia enviaria seu mais moderno MBT para lutar na Ucrânia quando só países da OTAN enviam apenas os seus MBTs de segunda geração, não serão nem as últimas versões de Leopard e Chalenger. Acho que os armadas que, aliás ainda são poucos, estão guardadas caso haja uma escalada com a OTAN.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

O Armata está estacionado na escola central de artes plásticas da praça vermelha, estão refazendo o acabamento da maquete para um desfile que vão fazer.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  DanielJr
9 meses atrás

kkkkkk Se botar uma pessoa sambando em cima, já está apto a desfilar no carnaval do Rio no ano que vem.

leonidas
leonidas
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Acredito que a grana russa não permita a fabricação de tanques Armata sendo que podem modernizar blindados antigos e construir T 90 gastando menos.
O Armata é um excelente MBT mas nem ele e nenhum outro MBT irá decidir esta guerra.
Logo não me parece logico a Russia empenhar uma grana que já esta bem escassa para colocar Armatas no campo de batalha contra drones…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  leonidas
9 meses atrás

Armata é um excelente MBT para desfiles pois para combate nunca foi usado.

Cassini
Cassini
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Para que Armata se o T-90 já dá conta?

Cadê o Challeger e o Abrams? Por acaso os ucranianos têm medo de perdê-los como têm perdido seus blindados?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Cassini
9 meses atrás

Sei lá. Tenta ligar na embaixada da Ucrânia e pergunta pra eles.

Tbm não vejo pra que Armata. Nem pra que T90. Nem T72. Nem nenhum outro blindado russo. Deveriam estar alguns km a leste, dentro das fronteiras russas. Como não estão, não é o Armata que os deixariam mais perto de Kiev. Assim como não é o T90, T72 etc etc

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Cassini
9 meses atrás

Dão conta na cozinha. Esqueceu que são verdadeiras panelas de pressão?

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Vitor
9 meses atrás

Imagino que a logística de operar tanques é bem complicada para um país como a Ucrânia que está com a infraestrutura arrasada. Não é so soldado e munição. O M1 por exemplo tem uma tanque de diesel de 1900 litros pra 420 km de autonomia. Imagina operar uma centena desses e tentar avançar sobre uma linha russa sem logística de abastecimento atrás… fora que o país hoje deve estar importando combustível de fora tanto pra uso civil e militar e não dá pra manter o país privilegiando o militar e negligenciado o outro… sem energia não existe economia e a… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  sergio
9 meses atrás

Os M1-A1 foram colocados na 1º Divisão Fantasma de Blindado.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Nilton L Junior
9 meses atrás

Junto com o Armata.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  sergio
9 meses atrás

E que para enfrentar os lixos russos qualquer coisa serve.

Charle
Reply to  Sturmgewehrstgde
9 meses atrás

Prezado, sem priorizar lado algum… mas ocorre que um punhado desses “lixos” com essas tripulações russas cascudas de guerra (guerra real, não estou me referindo treino dando alguns tiros em alvos estáticos ou passeando para lá e para cá) possivelmente aniquiliaria em combate qualquer unidade blindada do Brasil.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Charle
9 meses atrás

Não perca seu tempo com bots, o objetivo não argumentar com contra ponto é apenas repetir versão.

Senhor Mascarado
Senhor Mascarado
Reply to  Sturmgewehrstgde
9 meses atrás

Tão lixo que a OTAN e EUA vivem correndo atrás de formas ilegais para roubar o lixo russo igual o T90 sendo analisado nos EUA hehehe

Paulo
Paulo
9 meses atrás

Aí vc forçou a amizade.

Humilde Brasileiro
Humilde Brasileiro
9 meses atrás

Rússia também queimando os estoques.

Slowz
Slowz
9 meses atrás

🤣🤣🤣🤣🤣🤣 apenas .

Quirino
Quirino
9 meses atrás

Finalmente os russos tamparam a base do canhão, antes da guerra, aquela região era totalmente desprotegida, agora, depois de constatarem a vulnerabilidade do local eles colocaram blindagem na área. Antes tarde do que nunca, agora, só falta arrumar esse velocidade vergonha de quando o veiculo da ré, é um absurdo que depois de tudo a Rússia ainda não arrumou o problema da baixa velocidade dos veículos quando dão a ré, como a ré do veiculo é vergonhosa, 4km por hora (se não me falha a memoria), isso obriga os blindados russos a exporem sua traseira (que é a parte mais… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Quirino
DanielJr
DanielJr
Reply to  Quirino
9 meses atrás

Isso só aconteceria reprojetando e refazendo a transmissão, caixas de engrenagens, tranferência e tudo mais. Deve dar tanto trabalho que é melhor fazer essas melhorias em um novo carro. Não sei os dados do Armata, mas é torcer para que ele funcione (a começar pelo motor).

Quirino
Quirino
9 meses atrás

Abrams? aqueles que foram destruídos pelos rebeldes dos houthis no Iêmen? destruídos por rebeldes que não tinha apoio aéreo, artilharia, helicópteros, não tinham nada a não ser armas antitanques.
Se um bando de rebeldes nocautearam os abrams, imagina o que vai acontecer com os 12 blindados quando chegarem na Ucrânia.
Vou abrir ate um bolão, façam suas apostas meus amigos, quantos dias vai demorar para vermos os abrams em chamas na Ucrânia?
Quando forem para linha de frente eu dou 5 dias kkkkk..
Façam suas apostas.

Last edited 9 meses atrás by Quirino
Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Quirino
9 meses atrás

5 dias para o Abrams acabar com todos esses lixos russos. Tá apostado.

PACRF
PACRF
9 meses atrás

Depois de dizer que tomaria Kiev e derrubaria o Zelensky em 15 dias, e após 17 meses da invasão, fica difícil acreditar na propaganda estatal russa. A única forma de acreditar que esses equipamentos realmente estão disponíveis na quantidade e na qualidade informados, é aguardar os resultados no campo de batalha.

Last edited 9 meses atrás by PACRF
Inimigo público
Inimigo público
9 meses atrás

Parece que os Chips de geladeira renderam

Leandro Costa
Leandro Costa
9 meses atrás

Algumas coisas me chamaram a atenção. Os motores dos T72 e T90 seguem uma longa linhagem de motores de uma mesma família, então a manutenção deles não deve ser afetada, diferente do que foi feito com o Armata, que mudou tudo e aparentemente não funcionou muito bem. A outra coisa é que eles, na matéria (que por sua vez é uma peça de propaganda), afirmam que colocaram um novo e avançado controle de tiro e isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, já que não temos como saber como será o apoio/manutenção disso em campo. Também pode ser… Read more »

DanielJr
DanielJr
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Vários noticiários reportaram que eles não possuem mais telêmetros e outros eletrônicos em quantidade suficiente, pois a indústria não estava preparada para a guerra e não há mais suprimentos de peças importadas. Então eu penso: Será que não alteraram alguns desses produtos de forma que fosse possível sua fabricação em larga escala com o que eles já têm, e, por isso, demandou a adaptação da torre? Talvez não seja uma torre totalmente nova, só uma redesenhada para acomodar os novos equipamentos. Sim, parece que as blindagens reativas estão em maior quantidade, há algumas modificações percebíveis nas fotos, já deve ser… Read more »

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

Ah mais de um ano atrás, o blá blá blá e mimimi americano…

“O objetivo é minar a capacidade da Rússia de construir e manter as ferramentas de guerra.”

https://www.forte.jor.br/2022/03/29/eua-vao-atingir-ainda-mais-a-industria-de-defesa-da-russia/

Ah o tempo, sempre ele…

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

O Abrams primeiro tem que chegar no campo de batalha, segundo, tem que passar pelas minas, Lancets e Ka-52, com o Leopard já foi um fiasco, não creio que com o Abrams será diferente. O F-16 sim pode fazer um estrago.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Minas ok mas ka-52 cai toda hora…agora tá escondidinho na russia

Last edited 9 meses atrás by Rodrigo
Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

Entra no twitter e digita #ka52. Tem vários vídeos recentes deles atacando blindados doados pela OTAN. Tá “tudo” lá, acredita quem quiser. Agora, se tu acredita que eles estão escondidos na Rússia, tudo bem, afinal, a minha ou a sua opinião não alteram a realidade dos fatos no TO, seja pra um, seja pra outro.

Cassini
Cassini
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

Tá por fora, amigo.

Todo santo dia tem vídeo novo do Ka-52 detonando blindados ucranianos. Certo vídeo que assisto mostrava um Ka-52 explodindo 3 blindados em sequência.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Cassini
9 meses atrás

Certeza que não é arma 3?

Magaren
Magaren
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

Devem ser a minas que o colega se referiu, Os kA52estão fazendo testes em solo.

Last edited 9 meses atrás by Magaren
Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

O que F16 entrega que o Mig29 não entrega?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Sergio Machado
9 meses atrás

Sergio, os Mig-29 da Ucrânia eram antigos, alguns foram modernizados por Israel, mas esses eu acho que já foram abatidos ou destruídos em solo. Digo isso porque no vídeo que divulgaram de um Mig-29 transportando o HARM, o mesmo era de uma versão antiga, não era um dos modernizados, que em tese, seria mais adequados. Um F-16 bloco 52 ou modernizado, no mínimo nesse nível, já é mais atual. Sem contar que será mais prático e fácil integrar armas doadas. Veja bem, eu não acho que o F-16 será um game changer, só acho que ele poder fazer um bom… Read more »

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

No mundo real, a interface piloto-avião é muito mais importante que o super trunfo da aeronave. Quando os F5 da FAB passaram a mikes, um piloto demorava até 5 anos a ficar completamente adestrado com as novas funcionalidades. Mesmo no super trunfo, o Mig 29 tem maior climb ratio, maior manobrabilidade e menos dependente de solo que o F16. Crucial no atual tipo de conflito. O que um piloto familiarizado às pressas com a aeronave pode render num ambiente altamente saturado por defesa aérea, guerra eletrônica e patrulhado por aeronaves de maior desempenho como o SU35 pode produzir? A esperar… Read more »

Plínio
Plínio
9 meses atrás

Bora, mais sucata russa para mandar a torre para os céus e para os agricultores Ucranianos rebocar com seus tratores ..

alexandre
alexandre
9 meses atrás

alvos novos, pra munição anti tanque…

Oleg
Oleg
9 meses atrás

Tirando as torcidas e focando no conflito, é uma guerra de atrito que tende a se estender por um bom tempo se não surgir um fato relevante. A Ucrânia continua recebendo equipamentos e perdendo efetivo, a Rússia continua produzindo material bélico e perdendo efetivo. Se a Otan entrar no conflito a chance do uso de arma nuclear tática é grande. Então continua tudo do mesmo jeito.

Rick
Rick
9 meses atrás

Qual a fonte?

Antunes 1980
Antunes 1980
9 meses atrás

Gostaria de saber por que a demora em colocar os Abrams e Challenger na linha de frente.

Guilherme Poggio
Reply to  Antunes 1980
9 meses atrás

Antunes, o Abrams não foi enviado ainda para a Ucrânia. A quantidade de Challenger 2 é muito pequena. Só dá para montar um esquadrão. Não faria grande diferença no campo de batalha.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Antunes 1980
9 meses atrás

Depois dos Leopards destruídos ficaram com medo de botar as caras no campo de batalha.

Marcelo
Marcelo
9 meses atrás

Um lote de T-90 Proryv e de T-72B-3 … ou seja … não se sabe quantos tanques serão entregues de fato. Bem, isso não importa, suas torres vão sair voando de qualquer maneira … em breve teremos mais sucata chamuscada de T-90 e de T-72.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Marcelo
9 meses atrás

Você acaba de se juntar ao Bosco na maestria das previsões furadas acerca das armas russas. Aliás como vai a contra-ofensiva? Já conseguiram desbaratar a primeira linha defensiva russa?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

Anda mal. Só não anda pior que a ofensiva, que não se ouve falar há meses…

Rogerio
Rogerio
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

E a invasão como está? Já cortaram a saida ucraniana p/ o Mar Negro? Ja criaram a Novorrussia? Aquele comboio de 60 km ja chegou em Kiev? E os 300 mil convocados ? Qual foi o ultimo avanço russo mesmo?

E as bravatas do Putin? Se a Finlandia entrar na Otan….. Se fornecerem MBTs…. Se fornecerem Himmars…..

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Rogerio
9 meses atrás

Se a Finlândia fosse alguém no jogo do bicho Hitler e Napoleão teriam invadido a Rússia por lá, e não pela Ucrânia. Por acaso já se fez essa pergunta?

Last edited 9 meses atrás by Inimigo público
Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

Parabéns por constatar o óbvio, e é justamente por isso que Putin não invadiu a Finlândia, é mais fácil a OTAN atacar Moscou pela Ucrânia, do que pela Finlândia.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Inimigo público
9 meses atrás

Olha ele. Respondeu ele mesmo, num espaço de 12 horas. kkkkkkkkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Felipe M.
9 meses atrás

Provavelmente algum editor (se vacilar, eu mesmo) apagou um comentário (ao qual ele respondeu) que desrespeitava as regras do blog.

Charles
Charles
Reply to  Marcelo
9 meses atrás

É “Marcelão” tá ficando mais difícil para você comentar aqui a cada dia que passa.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
9 meses atrás

O que muitos não entenderam é que Putin só quer abocanhar pedaços da Ucrânia, não o país inteiro!! Semelhante o que as superpotências insinuam que farão o mesmo na Amazônia Legal!!!

Bosco
Bosco
Reply to  Jonathan Pôrto
9 meses atrás

Ainda bem que tem jênios como você que nos ajuda a desvendar as jogadas de xadrez 7D do líder iluminado Putin primeiro.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Jonathan Pôrto
9 meses atrás

O plano russo deu errado pq o cerco nas principais cidades foram um teatro. Teriam que cortar energia, água, comunicação e transportes para que as cidades caíssem rapidamente, de forma que os resultados fossem maximizados dada a quantidade de recursos russos empregados na época. ficaram esperando a rendição sentados, perderam a guerra mesmo. Putin achou que meia dúzia de pantsir, Ka 52 e T64 fariam o serviço. Erraram feio. Mesmo numa segunda fase da campanha, os russos não destruíram as ferrovias e rodovias importantes da Ucrânia (pontos estratégicos), antes que os Ucranianos se reagrupassem, recebessem equipamento extra e fizessem uma… Read more »

Last edited 9 meses atrás by DanielJr
Magaren
Magaren
Reply to  Jonathan Pôrto
9 meses atrás

Boa Jonathan!E eu ai vendo os quase 5k de mbt destruidos, vendo as dezenas de milhares de morte de soldados e não havia entendido essa estratégia.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
9 meses atrás

Mesmo se tratando de mídias estatais do governo russo, vamos supor ser verdade os dados apresentados:
Mais 100 mil homens, incluindo novo lote de tanques. Muito provável ser a última cartada eficaz do Putin em médio prazo. Se a Ucrânia conseguir resistir a essa ofensiva, a guerra vai entrar num verdadeiro impasse.

Geraldo
Geraldo
9 meses atrás

O ideal seria levar Jon rambo para lá, aí sim,veríamos quem é mais marvado.

José
José
9 meses atrás

Mais churrasqueira pra fazer churrasquinho russo!

Sílvio Carlos Simões
Sílvio Carlos Simões
Reply to  José
9 meses atrás

Eu me vejo lendo esses artigos sobre a guerra na Ucrânia! Fico lendo os comentários e pensando! Uma guerra estúpida, e alguns comentando sobre tanques de guerra como se conhecessem os modelos e se vangloriando de um ou de outro tanque como se fossem donos da razão, penso que o ser humano é um ser que não tem respeito pela vida de ninguém. Se algum desses que comentam torcendo pra um lado matar mais que o outro. É desprezível esse ser!! Vão trabalhar ou cuidar da namorada ou outro cuida enquanto vc fica aí falando idiotices.

Jose
Jose
Reply to  Sílvio Carlos Simões
9 meses atrás

Caro Sílvio pelo visto ainda não conhecias, então lhe apresento esse é o ser humano e segundo fontes tem mais de 300 mil anos.

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Rússia sempre surpreendendo o mundo

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Rodrigo
9 meses atrás

O que a Rússia fez agora?
Mandou armas do tempo do Csar para seus soldados?

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Rússia uma potência global sozinha lutando contra a otan

Luís Henrique
Luís Henrique
9 meses atrás

Medvedev disse em março que a Uralvagonzavod irá produzir 1.500 T-90M apenas esse ano de 2023. A Ucrânia tinha mais de 2.000 MBT antes do conflito, recebeu quase 500 MBT de origem soviética de países do leste europeu e cerca de 300 MBT ocidentais como os Leo1, Leo2, etc. A Rússia está modernizando T-62, T-72 e T-80 e os usando no conflito. Também parece estar usando até os T-55. E diz estar aumentando a produção de novos T-90M para uma marca impressionante de 1.500 por ano ou 125 por mês. Se for verdade, a Ucrânia precisará de um esforço muito… Read more »

DanielJr
DanielJr
Reply to  Luís Henrique
9 meses atrás

Se a Rússia conseguiu adaptar o projeto do T-90 e 72b3m para que não precisem de coisas embargadas e fizeram com que a cadeia industrial se alinhasse para uma produção em massa, vão conseguir colocar um monte de veículos em campo mesmo.

Por mais que haja brincadeiras, piadas e torcidas aqui no fórum, o T-90M não é brinquedo não, é osso duro de roer, ser engajado por um desses não é nem de perto igual lutar contra um T64 modernizado ou T-72 URAL, o modelo original com toca fitas K7.

Neural
Neural
Reply to  DanielJr
9 meses atrás

A Rússia tem a China como aliada, que deve estar fornecendo o que ela precisa de sensores, visores termais, eletrônica.. inclusive apoio tecnológico com centenas de Engenheiros, mas tudo escondido, estado totalitário tem essa vantagem de não precisar divulgar tudo na mídia, pra lacrador ficar enchendo o saco depois.

Bosco
Bosco
9 meses atrás

Mirão,
Como a Rússia é intocável ela continuará num esforço de guerra que pode durar enquanto o regime do Putin durar.
Segura do lado de lá da Ucrânia ela vai continuar mandando as buchas de canhão , as hordas de zumbis e até carroças tracionadas por jumentos.

Cansado
Cansado
9 meses atrás

Há conflitos em que paradoxos interessantes são criados. Esse é um deles. Desde o seu início, a Ucrânia tem mostrado uma capacidade militar surpreendente, a ponto de causar sérios constrangimentos à Rússia O problema é que essa vitória é também a sua ruína. Quanto mais resiste, mais é consumida, exaurida, destruída. Sem falar naquele patrimônio irrecuperável, as vidas humanas perdidas. Incrível pensar que, se em fevereiro ou março do ano passado, tivesse optado por não mais resistir, entregando as quatro províncias invadidas, hoje estaria em franca recuperação, provavelmente tendo sido aceita na Otan e talvez União Europeia, ou seja, melhor… Read more »

Cassini
Cassini
9 meses atrás

A China desenvolveu uma geração de armas porque antes ela não tinha de qualidade ou com tecnologia própria. Os armamentos chineses, em grande parte, foram pensados como projeto de tecnologia própria, para substituir os estoques antigos e aumentá-los.

Também conta a privilegiada condição econômica chinesa.

Destro
Destro
9 meses atrás

Será que os equipamentos eletrônicos essencial para o combate moderno estão dentro da carcaça dos MTB?

Foto externa é mera ilustração

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Destro
9 meses atrás

Provavelmente sim. Seria uma tolice colocar tanques em operação “cegos” e “surdos”. Como são algumas dezenas de tanques, talvez os russos tenham estoques, talvez usaram outros sistemas domésticos, talvez algum contrabando, talvez uma país parceiro tenha fornecido os equipamentos necessários de modo discreto.

Heinz
Heinz
9 meses atrás

O que aconteceu com o lote anterior a este?
Pelas fotos, parece que esses só receberam blindagem ERA na torre, nas laterais não receberam o ainda vão ser instaladas

Orivaldo
Orivaldo
9 meses atrás

Esse tipo de post enxe de Bolt,incrível. Sobre o T-90 ele vai começar a aparecer no campo ou só de vez em quando

Marcos
Marcos
9 meses atrás

Para uma guerra de um mês, o prazo se esgotou faz tempo…… seguem cenas dos próximos capítulos.
Para se pensar de como se começa uma guerra, e o rumo que se pode tomar pode não ser o previsto, e geralmente , nunca é!

Edimur
Edimur
9 meses atrás

Sexta passada falei com meu primo que mora nos EUA,ele falou que tem muitos lá preocupados com os estoques de defesa dos EUA Pois estão mandando muita munição pesada para Ucrânia, e que o Zelensk é um Corrupto kkkkkkk eita confusão doida, acho que estamos a beira de uma terceira guerra, infelizmente

Bosco
Bosco
Reply to  Edimur
9 meses atrás

Pois o meu primo que mora nos EUA não disse nada disso.
Opinião de primo eu fico com a do meu.

Last edited 9 meses atrás by Bosco Jr
RSmith
RSmith
9 meses atrás

Propaganda é a alma do negocio …. ate na guerra!

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Mandar atgm estão esperando..torres irão decolar…mais ferro retorcido na Ucrânia ( postando como uma versão Ucrâniana do Xings)