Lorena (SP) – A Operação Agulhas Negras 2023 teve seu Dia D de Operações no dia 22 de setembro, no Vale do Paraíba. Três principais ações foram realizadas nesta jornada: operação de transposição de curso d’água, assalto aeromóvel e assalto aeroterrestre, empregando tropas de alto nível de capacidade operacional.

A Operação é um dos maiores exercícios de adestramento da Força Terrestre em 2023, que envolve cerca de 4,5 mil militares, de 40 unidades. O objetivo é manter o estado de prontidão das tropas da 2ª Divisão de Exército em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. A área de operações envolve cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Logo nas primeiras horas da manhã, aproveitando o crepúsculo matinal, a 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada transpôs o Rio Paraíba do Sul com apoio de fogo da artilharia e com apoio dos trabalhos de mobilidade executados pelo 2° Batalhão de Engenharia de Combate, que lançou botes, portadas, passadeiras e ponte tática leve. Uma força-tarefa da Brigada Mecanizada seguiu em ataque coordenado até tomar o primeiro objetivo imposto pela 2ª Divisão de Exército em Cachoeira Paulista (SP).

Em paralelo, a tropa da 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel embarcou em helicópteros da Aviação do Exército para uma infiltração atrás das linhas inimigas na região do município de Areias (SP), no Vale do Paraíba. Lá, os combatentes aeromóveis terão que ocupar uma cabeça de ponte e garantir um perímetro seguro em território hostil. A 12ª Bda Inf Amv é uma força de emprego estratégico do Exército Brasileiro, apta a atuar em qualquer local do território nacional.

No sigilo proporcionado pela escuridão da noite, a tropa paraquedista do 27° Batalhão de Infantaria Paraquedista saltou na região de Resende (RJ), a partir de aeronave da Força Aérea Brasileira, em uma posição mais profunda na retaguarda das linhas inimigas.

Nos próximos dias, a 11ª Bda Inf Mec executará ações ofensivas, a fim de alcançar as tropas aeromóveis e paraquedistas para realizar operações de junção.

Acompanhe a 28ª edição da Operação Agulhas Negras, um dos maiores adestramentos da Força Terrestre, conduzido pela 2ª DE, e entenda sobre manobras militares e como o Exército se mantém pronto para o cumprimento de sua missão constitucional: a defesa da pátria.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.
Welington S.
6 meses atrás

Um helicóptero que vejo substituindo os Panteras do EB é o H160M.

Na segunda foto… quantos anos tem aquela ponte e aqueles barcos que movimenta ela?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Welington S.
6 meses atrás

Welington, pelo que eu pesquisei, é uma ponte Ribbon, o Brasil opera esse tipo de ponte desde os anos 90, eu não achei o ano exato, em 2018 o Brasil comprou uma ponte nova, mas pelas fotos que eu vi na internet, o Brasil possui três barcos de manobra diferentes, o que pode ser que o Brasil opera desde a década de 90 três tipos diferentes da mesma ponte. Veja essa ponte nova de 2018, o primeiro barco de manobra é da versão nova, do lado dele tem um modelo mais antigo (igual o da matéria forte), e eu vi… Read more »

Welington S.
Welington S.
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Obrigado pela info. Imaginei que seria nas décadas citadas. Realmente, faz anos. O mais intrigante é que o Brasil precisa adquirir esse equipamento lá fora. Eu tenho certeza que alguma empresa do Brasil conseguiria projetar/construir a ponte e os barcos de manobra. Os barcos de manobras poderiam ser construídos, por exemplo, pela DGS Defense.

Brandão
Reply to  Welington S.
6 meses atrás

Não é uma ponte, é uma portada. Uma Ribom

Heinz
Heinz
6 meses atrás

Cadê os sistemas de guerra eletrônica cobrindo a travessia da infantaria? Num conflito real, poderia vim um drone FPV de destruir uma das seções da ponte

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Realmente, penso que precisamos avançar uma criação da uma doutrina sarp e paralelamente outra anti-sarp/anti-loteiring ammunition…mas estamos a um passo atrás disso (talvez 2 passos)…. para ter uma ideia não conseguimos nem colocar um radar de contrabateria e os radares de vigilância terrestres são muito pouco para ter alguma relevância…

Wagner
Wagner
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Eles querem que se f@da, não são os generais que vão morrer, vai dar um fuzil na mão de jovens de 17 anos morrer. As forças armadas e o retrato do funcionalismo público. No caso das forças armadas, só são competentes nos bailes de gala.

Bueno
Bueno
6 meses atrás

Uma duvida, se o Guarani tem meios anfíbios , porque transportar por portada?
Para treinamento caso falhe ?

Farias
Farias
Reply to  Bueno
6 meses atrás

Não conheço o funcionamento desse exercício, mas é possível que não tenham utilizado a capacidade anfíbia do Guarani naquela situação por se tratar de uma movimentação fora de combate, o mesmo motivo pelo qual tanques e outros blindados normalmente são transportados por caminhões, quando poderiam simplesmente dirigir de um local a outro. Isso evita desgaste no veículo realizando uma manobra desnecessária. Nesse caso, não tem motivo pra o Guarani cruzar um rio por meios próprios, ainda mais quando a estrutura de travessia já está posicionada, como em casos onde veículos não anfíbios também vão precisar realizar a travessia. Já aproveita… Read more »

Roberto Santos
Roberto Santos
6 meses atrás

O Exercito tá cada dia mais fraco e queimado com a sociedade

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Roberto Santos
6 meses atrás

Nossa, as FFAA nem dormem de tão preocupadas com isso!!! Se participam de golpe, a esquerda é contra, se não participam, a direita é contra!!! Os cães ladram e caravana passa!!!

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Marcelo Andrade
6 meses atrás

Nenhuma instituição, civil ou militar, caminha bem quando sua imagem está ruim perante a opinião pública.
Pode ter certeza de que isso é motivo de preocupação para o alto comando das Forças Armadas e de que o pessoal da Comunicação Social está tendo BASTANTE trabalho para tentar reverter isso nos próximos anos.

Ronaldo
Ronaldo
6 meses atrás

Proteção da pátria pode até ser mas proteção do seu povo necas!!