Selfie de Hasan Rabee com o grupo de brasileiros instantes antes de concretizarem a saída de Gaza. Foto: Arquivo pessoal

Aeronave da Presidência da República aguarda para iniciar a décima viagem de repatriação desde o início do conflito no Oriente Médio

O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro. “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.

“Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós”, afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou instantes antes de concretizar a saída. “Estamos saindo da Palestina e indo para o Egito. Esse é o caminho para o Egito. Não falta muita coisa. Um segundo, um minuto”, completou Hasan num outro vídeo, já dentro de um ônibus entre o Portão de Rafah e o lado egípcio. “Já estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora”, celebrou Shahed Al-Banna, jovem 18 anos que integra o grupo. Os dois se tornaram figuras conhecidas dos brasileiros por gravarem diariamente vídeos relatando a rotina de ansiedade e de restrições impostas pela guerra na Faixa de Gaza.

EM PAZ – Após o cruzamento da fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo Governo Federal. Vão seguir viagem até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.

ACOLHIMENTO – Na chegada ao Brasil, o Governo Federal já tem uma operação de acolhimento montada. Em complemento ao apoio que terão de suas famílias no Brasil, eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Ficarão dois dias hospedados em Brasília.

“Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o Governo Federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, afirmou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho

Segundo ele, não há prazo específico para o atendimento que será fornecido pelo Governo Federal aos repatriados. “Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, concluiu.

ACOMPANHAMENTO – Durante o período em Gaza, os brasileiros tiveram acompanhamento diário da diplomacia brasileira. Receberam recursos para garantir alimentação, água potável, gás de cozinha e medicamentos, tiveram acesso a atendimento médico e psicológico de forma online. Além disso, foram estabelecidos em residências alugadas pelo Governo Federal em Khan Yunis e Rafah e fizeram deslocamentos seguros em ônibus fretados pela representação brasileira em Ramala. Tanto os veículos quanto os imóveis eram identificados e informados às autoridades de Gaza e de Israel para evitar bombardeios.

Por meio de aplicativos WhatsApp, os diplomatas brasileiros mantinham contatos diários com o grupo para identificar necessidades e garantir, dentro da realidade de uma zona conflagrada, que todos estivessem nas melhores condições até que o cruzamento da fronteira fosse autorizado pelas autoridades.

ARTICULAÇÃO – O trabalho do Governo Federal exigiu intensa articulação da diplomacia nacional e envolvimento direto do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira, 9/11, por exemplo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve o quarto contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, para garantir a presença dos nomes dos brasileiros nas listas de saída de estrangeiros.

AÇÃO DIRETA – O presidente Lula, desde o início do conflito, com um atentado terrorista executado pelo Hamas em 7 de outubro, manteve intensas tratativas. Condenou veementemente os ataques, exigiu a liberação de reféns israelenses e, diante da guerra estabelecida na região na sequência, atuou para garantir ajuda humanitária, por negociar uma possibilidade de cessar-fogo e para permitir a abertura da fronteira para o retorno dos brasileiros.

Lula teve diálogos por telefone com dirigentes dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, do Catar e do Conselho Europeu. Também conversou com os brasileiros em Gaza e com parentes de civis israelenses sequestrados pelo Hamas. O Brasil também presidiu em outubro o Conselho de Segurança da ONU e atuou de forma reiterada para tentar aprovar uma resolução consensual que ajude a levar ao diálogo e à paz na região.

FONTE: www.gov.br

Subscribe
Notify of
guest

192 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
5 meses atrás

A aeronave é da FAB, tripulada por pessoal da FAB. Presidência da república não opera nem helicóptero.

MBK
MBK
Reply to  Clésio Luiz
5 meses atrás

Ideologia demais enviesa o raciocínio e fragiliza a análise.
Por analogia, quando os EUA retiraram seus nacionais da Faixa de Gaza foi obra do governo Biden ou foi uma ação independente da USAF?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  MBK
5 meses atrás

A única coisa que esse indivíduo fez foi atrapalhar a retirada desse pessoal de lá arrumando confusāo com a diplomacia de Israel.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Obrigado meu capitão, que Alá o abençoe!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Karl Bonfim
5 meses atrás

Qual capitão?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  LUIZ
5 meses atrás

algum adido militar atuando na embaixada do Egito, provavelmente. A equipe que recepcionou os brasileiros na fronteira tinha militares e diplomatas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  LUIZ
5 meses atrás

Lembrei do Capitão Caverna. riso.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Aguenta, Allan! Só faltam pouco mais de 3 anos para o fim do primeiro mandato. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Reply to  Pragmatismo
5 meses atrás

Dilma tbm falava assim e acabou com IMPEACHMENT!! Democracia!!!

LUIZ
LUIZ
Reply to  MBK
5 meses atrás

Esse povo acha que as coisas se resolvem de boca numa reunião com embaixador e ex-presidente. Quem assina autorização pra alguma aeronave de FAB decolar é o governo federal.

Joelson
Joelson
Reply to  LUIZ
5 meses atrás

Verdade. Nessa tal reunião, faltou cervejinha, ai para até uma guerra.

Fernando XO
Fernando XO
Reply to  MBK
5 meses atrás

Acredito quer o Clésio quis apenas mencionar que a aeronave, mesmo que destinada ao servido da Presidência, faz parte do inventário do GTE, unidade pertencente à FAB… o que deveria ser enfatizado no comunicado é o apoio prestado a nacionais em situação de risco, a única poisa que interessa no momento e não enaltecer uns e outros… abraço…

MBK
MBK
Reply to  Fernando XO
5 meses atrás

Talvez tenha sido uma desinteligência da minha parte.
De todo modo, é auspicioso revê-lo nestas paragens, sempre portador de admirável conhecimento e cordialidade. Abraços

Fernando XO
Fernando XO
Reply to  MBK
5 meses atrás

Ponto e contra ponto, assim se fazem os debates… abraço…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando XO
5 meses atrás

Exato. E obrigatoriamente com educação e respeito. No momento que se sobe o tom para a ofensa ou ataque pessoal, dai é hora de cortar na raiz.

Um grande abraço em todos os meus amigos, o que o inclui com grande orgulho, caso F.XO.

Nilo
Nilo
Reply to  MBK
5 meses atrás

Me junto. É sempre auspicioso ter os comentários do Fernando XO.
Mas não deve o brasileiro se calar perante ofensas.
A FAB fez um trabalho logistisco de excelente qualidade, trabalho esse que não seria executado, sem autorização e sem a politica correta do governo de ajuda aos nacionais. Bravo, FAB, Bravo, Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Clésio Luiz
5 meses atrás

Curiosamente, o VC1 e VC2 levam o indicativo “República Federativa do Brasil” e o símbolo das “Armas Nacionais” no estabilizador vertical.

Os demais aviões usam o indicativo “Força Aérea Brasileira” e o cocar da FAB.

curioso.

Fernando XO
Fernando XO
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Acontece o mesmo com o Air Force 1… abraço.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fernando XO
5 meses atrás

Sim.

Otto Lima
Otto Lima
Reply to  Fernando XO
5 meses atrás

A Luftwaffe tem três Airbus A350-900 para transporte VIP cujas fuselagens levam o nome oficial do país (Bundesrepublik Deutschland) e também a Cruz de Ferro: o 10+01 “Konrad Adenauer”, o 10+02 “Theodor Heuss” e o 10+03 “Kurt Schumacher”. Esses três A350-900, embora destinados ao transporte de altas autoridades do governo federal alemão, possuem capacidade quick change, podendo ser rapidamente convertidos para transporte de tropas, materiais e equipamentos, bem como para MEDEVAC.

Last edited 5 meses atrás by Otto Lima
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Otto Lima
5 meses atrás

Lembro que na década de 80, eu acho, a FAB comprou 4 707 ex-Varig. Acho que todos tinham capacidade de abastecer Revo. Trẽs deles eram cinza e um era branco e servia como avião presidencial. Este avião presidencial tinha uma suite, que existia desde que o avião operava na Varig para transporte VIP. Creio que os principais clientes eram da família real saudita que vinham muito ao Brasil.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

No estabilizador vertical tem, acima daquele brasão, a designação e a matricula militar aeronave. E também tem escrito “Força Aérea Brasileira” na fuselagem.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Clésio Luiz
5 meses atrás

Sim.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Clésio Luiz
5 meses atrás

Tem que ter toda uma burocracia estatal e estrangeira pra resgatar pessoas em situação de risco no exterior. A presidência da República é responsável direta pra quê isso aconteça nos trâmites legais.

naval762
naval762
5 meses atrás

Agora o Lule vai usar esse pessoal como propaganda do governo, quando na verdade não fez nada pra tirá-los de lá.

Daniel
Daniel
Reply to  naval762
5 meses atrás

Né? Nem precisa ser muito inteligente para saber que toda essa acolhida que o último grupo vai ter, se deve às recentes conversas de “alguém” com representantes do governo israelense. Pode não ter feito nada de útil, mas foi o suficiente para fazer o governo brasileiro morrer de medo de perder o crédito. 😂

Last edited 5 meses atrás by Daniel
Nilo
Nilo
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Caro Daniel, bom dia, Quem teve que se explicar em público foi o embaixador de Israel, que depois teve que desmentir o tal de convite, ademais teve uma explicação contudente, as negociações são feitas diretamente em alto nível com chanceler de Israel, Eli Cohen, em nenhum momento passou pela embaixada de Israel, embaixador esse que aproveita o momento para produzir lambança. A reunião, o evento com representantes da Interpool foi clara demonstração de que Israel não é a unifica agência de inteligencia com qual o Brasil trabalha, informo que deveria ser de interesse do governo de Netanyahu, não provocar outra lambança, mais trabalhar… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Mestre Nilo, pode-se desmentir…mas a mesa estava lá…a cadeira estava lá….o copo dágua lá…e a foto foi feita lá…..e ninguem consegue explicar como ele foi parar lá….?…sei……

O recado israelense foi dado….

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
5 meses atrás

Mestre bom dia. O recado brasileiro tb, tanto que é significativo o desmentido de uma verdade, em razão de uma máquina xerox que estava perto, e o nome aparece repentino na mesa rsrsrs.

Daniel
Daniel
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Bom dia! Não, meu amigo. O governo de Israel foi apenas diplomático em não procurar mais confusão do que já tem, assim como o próprio governo brasileiro está sendo, apesar de já ter escolhido um lado. E as claras manifestações de partidos de esquerda apoiando os palestinos deixam bem claro isso. Inclusive, o PCO apoia abertamente o hamas.

Então a pergunta é: foi REALMENTE uma surpresa israelenses serem vistos com a oposição, independente se a reunião foi marcada ou não? Eu acho que não.

Nilo
Nilo
Reply to  Daniel
5 meses atrás

O país apresentou proposta que obteve 12 votos a favor de 15 dos membros do Conselho de Segurança. Vetado apenas pelo EUA. Isso é um triunfo da diplomacia brasileira. O Brasil por tradição tem trabalhado pelo diálogo e consenso. Enquanto Biden, tendo de revisar seu apoio a Netanyahu: “Biden instou Israel a recuar, não apenas para aliviar as tensões crescentes no Médio Oriente que ameaçam transformar-se num conflito regional mais amplo, mas também para tranquilizar um mundo abalado por imagens de carnificina e sofrimento, tanto em Israel como em Gaza.”. Lembrando, é sempre bom, dos sintomas da revisão do posicionamento dos… Read more »

Daniel
Daniel
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Foi uma vitória, mas inócua. O Brasil não tem relevância diplomática para liderar algum tipo de acordo. Os americanos alegaram que o Brasil não levou em consideração o direito de Israel se defender. Se fosse o contrário, Rússia ou China vetariam da mesma forma. Realmente, o PCO é insignificante. Mas deputados do PT, PSOL e PCdoB fizeram uma manifestação na Câmara dos Deputados chamando Israel de genocida. Isso fica difícil de explicar. Ainda mais porque o PT é o partido do atual presidente da república. Quanto a esses dados de civis mortos, nenhuma pessoa de bom senso confia neles pelo… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Daniel. Não se trata de relevância ou irrelevância. O Brasil foi eleito para ocupar o assento rotativo no CS. Cada mandato é de dois anos. A região tem dois assentos. Curiosamente, o Brasil é o país que mais vezes ocupou este assento, seguido do Japão. A presidência do CS é rotativa. Cada país exerce a presidência por um mês. Isso é definido com antecedência. O Brasil teve a presidência do CS em outubro. Os ataques do Hamas aconteceram em outubro. Cabe á presidência do CS convocar as reuniões do CS. Pos isso o Brasil, como presidente do CS, negociou uma… Read more »

Daniel
Daniel
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Amigo, qualquer país que não seja EUA, China e Rússia é irrelevante na ONU. E isso inclui também Reino Unido e França que possuem poder de veto. Se nem as resoluções do CS tem poder vinculante, imagine o de países nanicos diplomaticamente como o Brasil. A resolução que foi aprovada foi uma piada, feito por países árabes que são inimigos de Israel. Quanto a história dos partidos, resumidamente, eu escrevi que Israel daria preferência para a retirada de cidadãos de países aliados e que os partidos de esquerda (inclusive o partido do presidente da república) que são base do atual… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Onde está a hostilidade e defender o fim das ações irresponsáveis do estado de Israel em relação a população civil palestina? Quanto a ser anão diplomático , isso é fala de quem acha que o mundo é espelho!

Daniel
Daniel
Reply to  Alexandre
5 meses atrás

Desde quando matar terroristas é uma ação irresponsável? Toda pessoa com um pingo de bom senso aplaude cada vez que Israel mata um desses militantes que exploram e oprimem o próprio povo. É lamentável que civis morram no processo, mas já era esperado, já que o hamas é amplamente conhecido por usar civis como escudo humano. Com relação ao “anão diplomático” você não deve ter uma noção muito boa de realidade. O mesmo país que se diz preocupado com a morte de civis em Gaza, apoia ditaduras como a Cubana e Venezuelana que fazem a mesma coisa que o hamas… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Daniel
5 meses atrás

O Brasil é a maior democracia representativa com eleição por voto direto. O governo anterior a quem o povo pelo mesmo sistema de eleição votou, não conseguiu um segundo mandato, mesmo com todos os bilhões gastos com, por incrivel que parace, as bolsas tão criticadas, com toda a a critica, o atual volta e se reelege depois de oito anos de governo, indo para 12 anos. Contudo, vc diz “O Brasil nunca esteve tão mal representado…”. Contudo olhe para Israel, e o choro é que o mundo está se tornando antisemita, antijudeu, antisionista…. Israel não está lamentado a morte de… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Daniel
Daniel
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Sério, que depois de tudo você AINDA acredita nos números de civis mortos informados pelo hamas? Desculpe a franqueza, mas você tem vontade demais para ser feito de bobo. Vamos aos fatos: o atual governo brasileiro está se alinhando a todas as ditaduras do mundo. Se preocupou com civis ucranianos mortos? Não. Se importou com venezuelanos torturados? Não. Se preocupou com cubanos perseguidos pelo governo? Não. Mas querem convencer que estão preocupados com palestinos mortos no fogo cruzado de uma guerra que eles mesmos começaram e que não nos diz respeito? Espera realmente que uma pessoa com um pingo de… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Acaba meu respeito e consideração> em vez de me chamar de modo desrespeitoso mostre os dados e a origem deles, assim fiz. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqeplqy3e3eo Posso apontar o dedo e mostrar as mazelas existentes em Israel, mas a discussão deveria se pautar pela equivocada politica de construir conflitos para conquistar que tem sido feita por Israel. O Brasil já está envolvido, incluso no nascimento de Israel. O que vc quer não tem uma subalternidade do Brasil a politica de Netanyahu, o Brasil já é parte entre os grandes, Israel é um porta-aviões, verdade que aqui foi falada, contestada, mais confirmada por uma… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Daniel. Como já escrevi inúmeras vezes, a política de segurança pública no Brasil fracassou. O crescimento da violência urbana remonta ás década de 50~60 e se agrava a partir dá década de 70. O modelo de suas polícias, mais focado em criar uma força auxiliar para as forças armadas no contexto da Guerra Fria é apenas parte do problema. Há o fracasso da guerra ás drogas, o fracasso da política de encarceramento em massa, fracasso das políticas de redução da desigualdade social e fracasso das políticas de direitos humanos. A crise de segurança pública é uma construção de décadas. Contudo,… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
5 meses atrás

… final futuro previsível

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Logico que nao, foi para passar justamente a oassagem que passaram…que a diplomacia e oresidencia foi preterida e no final do caldo, quem teria influencia positiva no processo era o ex….foi de proposito…e faz parte do jogo….foi tipo “se adora o Hamas, pee para eles….”

Caerthal
Caerthal
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Em 2019 um emissário francês se reuniu com a oposição. Bolsonaro se recusou a encontrá-lo. Fez muito bem.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Caro. Bolsonaro não recebeu o MInistro das Relações Exteriores da França. Também cancelou em cima da hora o almoço com o Presidente de Portugal…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Daniel
5 meses atrás

Apoiar os palestinos e os israelenses é o dever de todos, assim como condenar categoricamente e sem distinção as ações do Hamas e do Estado de Israel!
Já o indecente e seus admiradores serão sempre lembrados na história por suas indecências!

Daniel
Daniel
Reply to  Alexandre
5 meses atrás

Escreveu bobagem. As ações de Israel e do hamas são completamente diferentes e não tem nada a ver uma com a outra. Só para resumir, o hamas ataca propositalmente civis israelenses, enquanto que os mortos por Israel são danos colaterais de ataques que são direcionados a terroristas que usam civis como escudo humano. Afirmar que ambos são a mesma coisa demonstra uma profunda ignorância sobre os fatos.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Só deve ser liberado quem comprovadamente não teve participação nas hostilidades. Deve ser uma checagem demorada.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Não. É o contrário. Só pode ser privado de liberdade aquele que comprovadamente participou de crimes. Entendeu a lógica de uma democracia?

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  naval762
5 meses atrás

Que comentário mais sem fundamento esse seu.

Bispo
Bispo
Reply to  naval762
5 meses atrás

Deveria estudar mais como são os “escalões diplomáticos”.

A embaixada de Israel no BR , face ao que acontece na Faixa de Gaza, tem poder algum.

Não voto , nunca votarei em PTista , mais os esforços para repatriar brasileiros(todos) foram intensos desde o início das hostilidades.

Joao
Joao
5 meses atrás

Esse evento todo evidenciou a total incapacidade do Brasil de se portar frente ao que há de pior no mundo. Brasileiros, coincidentemente, assim como de outros países que não se colocaram contra o Hamas, ficaram “pra trás” na fila da repatriação. O Brasil nunca apoiou a postura belicosa de nenhum país, nenhum grupo ou ninguém, sempre se pautando pela nossa Constituição, e até indole. Situação pela qual sempre fomos muitíssimo ouvidos na solução de problemas como esse. Mas não dessa fez…. O Brasil, “discretamente”, tomou partido…. Terrível…. Enterrando mais ainda nossa reputação. Graças a Deus, temos a FAB e outros… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Joao
5 meses atrás

Incapacidade do Brasil nāo, incapacidade do governo de um certo indivíduo.

Vale lembrar que até ontem tinhamos excelentes relações com Israel.

Precisamos agradecer também ao antigo presidente, que atuou junto ao governo israelense para liberar os brasileiros.

Porque se dependesse dessa turma que está ai, que é aliada ao que de pior existe no mundo, os brasileiros ainda estariam em Gaza.

Realista
Realista
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás
Henrique
Henrique
Reply to  Realista
5 meses atrás

pede prioridade e levou 1 mês pra tirar os caras de lá sendo que saiu todo mundo antes kkkk

e era tipo estrangeiro que valia muito mais como refém pro hamas

Realista
Realista
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Pede prioridade mas não é ele que controla a entrada e saída filho .

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
5 meses atrás

pois é filhão… quem controla é o Hamas e o Egito (até pq a porta de saída é pro lado do Egito)…

mas por algum motivo (ódio gratuito) pro governo e mais alguns é Israel quem ta barrado

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caro H. O primeiro avião com brasileiros chegou dia 11 de outubro, 4 dias após os primeiros ataques do Hamas. Os aviões da FAB foram autorizados a pousar em Israel e os brasileiros autorizados a embarcar. Cerca de duas semanas depois, brasileiros da Cisjordânia foram repatriados a partir da fronteira com a Jordânia. Eles foram autorizados por Israel a sair da região e foram autorizados pela Jordânia a ingressar em seu país, onde embarcaram em aviões da FAB. O Itamaraty organizou a saída dos brasileiros de Gaza na segunda semana, inclusive com autorização do Egito para o avião da FAB… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Lembrei do Capitão Caverna, do Capitão Planeta e agora tem o Capitão Fantástico… riso.

bruto
bruto
Reply to  Realista
5 meses atrás

kkkkkk … ta brincadeira que tu pega dessa fonte comprada

Nilo
Nilo
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Concordo com vc Allan, e digo mais, o antigo presidente, solicitou aos marcianos para disfarçar os discos voadores e se passarem por agentes da FAB. rsrsrsrsr

Mig25
Mig25
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais.

Luiz
Luiz
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Excelente relação… Tipo os presentes dos árabes?

Beto
Beto
Reply to  Luiz
5 meses atrás

Tipo o atual presidente, com seus milhões gastos em hotéis, jantares.
O mesmo quando deixou a presidência da última vez, tinha cofres imensos no Banco do Brasil lotado de jóias, relógios, quadros, de ‘presentes’ recebidos de todo o mundo.
sem falar dos muitos presentes não declarados que o barba ficou até hoje.
A questão é que seus advogados, apadrinhados, são ministros do supremo. Assim ele tudo pode.

Nilo
Nilo
5 meses atrás

Parabens ao governo brasileiro e a FAB, são mais de 1.000 de Israel (sem contar os pets) mais 32 de Gaza, em momento de dificuldades de recursos do pais, uma logistica que incluia, médicos, psicologos e enfermeiro, uma  pronta-resposta, que demonstra a capacidade operativa dos KC-390, deram uma demonstração de solidariedade ao mundo.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Liberta os reféns ai po

Underground
Underground
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Ainda bem que resgataram os pets. Tava aflito!!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
5 meses atrás

Caro. E por que deveriam ter deixados os bichinhos abandonados? O que o afligiam, meu bom homem?

Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Fui puro de corações.
Estava preocupado com os fofitos. Sabendo que foram trazidos, estou em estado de calma.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
5 meses atrás

Que bom que vocẽ conquistou uma paz de espírito. Já pensou na criança brasileira que vivia em Israel ou na Palestina, tendo que deixar sua referência, sua casa, escola, amigos e ainda perder o animal de estimação?

Seria uma ação desnecessária e cruel.

Como ninguém pensou em trazer nem um camelo nem um cavalo árabe, foi uma decisão simples e razoável.

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
Reply to  Underground
5 meses atrás

Vida é vida e merece respeito. A gente vai perdendo a fé na humanidade também através dos comentários que vê por ai…

Underground
Underground
Reply to  Um Simples Brasileiro
5 meses atrás

Não perca a fé na humanidade. Nossa legislação é uma das melhores. Fofitos tem mais proteção que o ser humano: agressão contra uma pessoa dá no maximo um ano de detenção.
Contra péétix, dá cinco. Depois, hoje você pode levar seu fofito no shopping, no cinema, no hotel, no restaurante. Tem até gente querendo fornecer carne vegetal para as onças para evitar que elas matem as pacas.

Cansado
Cansado
Reply to  Underground
5 meses atrás

kkkk não concordo mas tive que rir

Kommander
Kommander
5 meses atrás

Engraçado, agora lembraram que são brasileiros!… Aliás, grande parte aí não é brasileiro de origem e sim naturalizado.

Vão apenas servir como palanque político pro Lul3.

Mig25
Mig25
Reply to  Kommander
5 meses atrás

São brasileiros, quer você queira ou não…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
5 meses atrás

Olá Komandar. Metade dos maus avós são brasileiros naturalizados, imigrantes vindos da Europa. Os avós de minha esposa são brasileiros naturalizados vindos o Japão.

Somos todos brasileiros.

Carlos I
Carlos I
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Interessante mencionar seus avós, quando mencionei a história dos meus avós maternos afligidos pelo comunismo você me criticou, duplo padrão que fala né?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos I
5 meses atrás

Caro,. Eu expressei minha solidariedade com o sofrimento de sua avó. Esqueceu? Eu o critiquei por expor a dor e o drama pessoal de sua avó. Continuo achando que você errou. Você devia pensar nisso. Você relacionou o sofrimento de sua avó com o processo de alfabetização na ex-URRS, já que se discutia a questão da mulher submissa e analfabeta. Lembra? Você queria criticar o comunismo. Eu estou celebrando a diversidade étnica da sociedade brasileira. São efetivamente coisas diferentes para as quais são usadas medidas diferentes. Dizer que parte dos meus avós eram imigrantes na verdade me enche de orgulho.… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Camargoer.
André G.
André G.
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

tiro o chapéu pra vc. Que paciência.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  André G.
5 meses atrás

Olá André. Obrigado. Acho que é possível manter um debate de bom nível, focado nos argumentos, fatos e ideias.

Meu limite é quando há um ataque pessoal ou ofensas. Nestes casos, a tolerância tem que ser zero. No limite, temos que ignorar.

Há quem queira manter um debate honesto. Outro, poucos, querem provocar. Trolls devem morrer de fome.. riso.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Kommander
5 meses atrás

E quem decide quem não é brasileiro? Você?
O certo então era deixá-los lá?

Talisson
Talisson
Reply to  Kommander
5 meses atrás

Que vergonha ter que ler isso e ter gente curtindo.

Carlos I
Carlos I
Reply to  Kommander
5 meses atrás

Mesmo que sejam usados politicamente são cidadãos brasileiros, se foram aceitos, mesmo que em dupla cidadania para pagar seus impostos devem ser resgatados, a função básica do estado é proteger seus cidadãos.

Cave a quem ouvir esse suposto palanque futuro tirar suas conclusões.

Allan Lemos
Allan Lemos
5 meses atrás

Pronto, agora o desgoverno já pode parar de fingir que nāo está do lado do Hamas.

Sequim
Sequim
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

O desgoverno terminou em 31/12 do ano passado. Você precisa de um calendário de 2023.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Sequim
5 meses atrás

Governo que entrou em 2019: aliado de Israel, única democracia do Oriente Médio, apoiadores condenaram o Hamas.

Desgoverno que entrou em 2023: aliado da ditadura do Irā(entre outras), apoiadores defenderam os terroristas do Hamas.

Sequim
Sequim
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Ah tá. Então tá tudo jóia.

Henrique
Henrique
Reply to  Sequim
5 meses atrás

uau.. cara que defende governo atual reclamando de corrupção kkk

Realista
Realista
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Democracia que quer acabar com a suprema corte do país e o Presidente está 15 anos no poder .

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Realista
5 meses atrás

Israel é uma democracia parlamentarista, o PM fica até quando conseguir manter uma coalizāo, e também pode ser removido do cargo com facilidade, a exemplo do que acontece em países como o UK.

Caso nāo saiba, existem árabes no Parlamento israelense. Agora veja se você encontra um israelense no governo do Irā, que a sua turma defende. Ou veja se ele terá uma líder mulher, como Israel já teve.

Mas já que estamos no país da inversāo de valores, Israel virou ditadura e o Irā, Cuba e Venezuela viraram democracias.

MBK
MBK
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Queria fazer um comentário mas antes peço que você conceitue o que entende por democracia e ditadura, já que parece tão conhecedor do assunto.

Henrique
Henrique
Reply to  MBK
5 meses atrás

comentário dele esta correto… Israel é uma democracia e o cargo do PM é infinito em quanto durar a coalização ou ele se reeleger…

pessoa achar que isso é ditadura tem serio problema mentais

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
5 meses atrás

Olá Allan. Eu concordo que Israel ainda é uma democracia, ainda que Netanyahu seja de extrema-direita. O fato de um presidente ou primeiro-ministro ser de extrema-direita (ou extrema-esquerda) não transforma o país necessariamente em uma ditadura. Uma ditadura resulta de um rompimento constitucional, que pode ser um golpe parlamentar, um golpe civil, um golpe militar ou um golpe que contenham todos os componentes. O golpe no Chile que implantou uma ditadura é um bom exemplo, assim como a aprovação dos plenos poderes á Hitler na Alemanha. Nos dois casos, uma democracia foi substituída por uma ditadura, ainda que por diferentes… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
5 meses atrás

Democracia que quer acabar com a suprema corte do país e o Presidente está 15 anos no poder .

KKKKKKK ala o cara comparando ditadura com Primeiro Ministro em parlamentarismo

isso lembra um fóssil politico que comparou Angela Merkel com cara da Nicarágua…

só imagina o eco

ODST
ODST
Reply to  Sequim
5 meses atrás

O desgoverno começou esse ano. O anão diplomático está de volta!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
5 meses atrás

Para mim, o mais importante neste momento é que os brasileiros que estavam correndo risco de vida estão de volta.

O resto é purpurina.

Orivaldo
Orivaldo
5 meses atrás

Boa notícia. Vamos torcer agora para o Hamas libertar os reféns Israelenses e Palestinos. Lendo a nota “Ação direta” creio que a pessoa em questão, é capaz de tudo.

carvalho2008
carvalho2008
5 meses atrás

A coisa toda tem de ser entendida como um recado….a coisa toda…a coisa toda….

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
5 meses atrás

Houve contrariedade dos serviços de inteligencia israelense, na investigação de vendas tanto para União como para Estados do Brasil. “Programa espião usado pela Abin para monitorar celulares deixou expostos dados estratégicos (possivel) em servidor em Israel”, são politicos, advogados, jornalistas, sao tb  investigado o monitoramento de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), programa manejado “sem controle”.

Samuel Asafe
Samuel Asafe
5 meses atrás

Presidência da república era a chefia suprema da diplomacia e forças armadas só até ano passado aparentemente. Tem algumas pessoas que não conseguem parabenizar uma vírgula daquilo que é a oposição do seu pensamento, lamentável.
Independentemente disso, parabéns ao Itamaraty, força aérea e presidência da república, ninguém ficou pra trás, todos seguros!

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Parabenizar algo que demorou um mês? Me poupe

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Caro. O primeiro avião com repatriados brasileiros chegou no Brasil em 11 de outubro, 4 dias depois dos ataques do Hamas. Desde então, vários voos aconteceram. O governo brasileiro montou uma operação para a retiradas dos brasileiros há três semanas.

Poderia ter sido antes, caso Israel tivesse autorizado a saída dos brasileiros.

Perceba que o resgate dos brasileiros começou horas após a autorização de Israel.

Felizmente, estes brasileiros foram resgatados. E espero que caso outros brasileiros peçam ajuda do governo brasileiro, seja possível repatria-los rapidamente.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Não se esqueça que tem refém Brasileiro nas mãos do Hamas, esse também conta ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
5 meses atrás

Claro que conta. Por que seria diferente? De onde você tirou a ideia que existem brasileiros bons e brasileiros indignos?

leonidas
leonidas
Reply to  Samuel Asafe
5 meses atrás

Não vejo a operação como nada além da obrigação de um governo retirar cidadãos de uma zona em conflito.
Pena é que esta operação levada a cabo pela FAB será usada pela demagogia deste ser atual presidente da republica (infelizmente…)

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leonidas
5 meses atrás

Caro. Esta operação envolveu a FAB mas principalmente o Itamaraty, além de outros setores do governo. O Chanceler brasileiro esteve pessoalmente envolvido na ação. O ministro da defesa e o comandante da FAB retornaram ao Brasil interrompendo uma viagem á Suécia para atuar na operação. O próprio presidente manteve conversações com outros dirigentes para garantir a autorização da saída dos brasileiros em Gaza.

A FAB foi importante, mas não foi a única.

leonidas
leonidas
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

FAB ou Itamaraty são órgãos da nação Brasileira.
O Presidente atual como sempre fara a única coisa que sabe fazer, populismo com assunto orgânico de estado.
A obrigação do Itamaraty é salvaguardar a vida de cidadãos brasileiros no Exterior e para isso obviamente deve dispor da colaboração da FAB.
E só isso, nada mais…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leonidas
5 meses atrás

Então, foi o que eu escrevi. A operação de repatriação envolveu vários órgãos do governo, inclusive a FAB e o Itamaraty. A FAB sozinha não teria sucesso. O Itamaraty sozinho não teria sucesso. Como houve um entrave diplomático, foi preciso a ação direta do Ministro das Relações Exteriores, o que infelizmente foi insuficiente para autorizar a saída dos brasileiros.

O governo brasileiro precisou fazer uma pressão em nível presidencial. Nada mais do que isso.

Sergio Machado
Sergio Machado
5 meses atrás

EDITADO:
POR FAVOR, MANERE O LINGUAJAR.

Gustavo
Gustavo
5 meses atrás

Forças armadas foram eficiente no resgate brasileiros tanto do lado israel e de Gaza, mostrou capacidade da diplomacia do Brasil, mesmo sofrendo conflito internos, vimos israel usou oposição, polícia federal, para desestabilizar o governo para mudar posição de neutralidade do Brasil, mesmo assim diplomacia se manteve, isso foi uma vitória.

Joao
Joao
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Neutralidade do Brasil hahahahahahahh

ODST
ODST
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

A capacidade da diplomacia brasileira foi tentar conter os estragos feitos pelo seu despresidente ao defender os terroristas do Hamas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
5 meses atrás

Caro. Existem dois níveis. Um é o diplomático, que possui suas regras, protocolos e canais próprios. São profissionais que atuem segundo um conjunto de regras e limites O outro nível é político, geralmente mais contundente que o diplomático. Ele serve tanto para contornar os limites da diplomacia para abrir novos canais de diálogos quanto serve para expressar opiniões mais duras. Quando pensamos nas diversas crises internacionais, é possível perceber que em alguns momentos, a politica superou a diplomacia, abrindo soluções para impasses diplomáticos. Um dos exemplos foi a solução da crise dos Mísseis de Cuba. Os militares linha-dura dos dois… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Gustavo
5 meses atrás

Neutralidade? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leonidas
5 meses atrás

Sua tecla “K” travou.

Paiva
Paiva
5 meses atrás

OFF TOPIC: Parece que Myanmar perdeu 2/1 EE-9 em Combates e já tem várias fotos e vídeos circulando.

Werner
Werner
5 meses atrás

A militância para defender o desgoverno vende até a mãe.
E dizem eles que o Brasil voltou ao cenário internacional,voltou sim a passar vergonha mundial.
O larápio mor não engana mais os governos progressistas e os arrependidos do L.
Israel ainda vai dar uma bela resposta a esse desgoverno defensor de terroristas e ditaduras.

Kommander
Kommander
Reply to  Werner
5 meses atrás

Pois é, eu não entendo o fetiche que esses caras tem por corrupto, presidiário, etc… Esse mesmo presidente, até um tempinho atrás queria converter os A330 MRTT no palácio de luxo dele.

Sequim
Sequim
Reply to  Werner
5 meses atrás

Israel vai atacar o Brasil? Ui, que meda!

Zenótico
Zenótico
Reply to  Sequim
5 meses atrás

Choca ver que brasileiros parecem torcer por uma retaliação de Israel contra o nosso país, pelas posições da política externa de um govêrno brasileiro democraticamente eleito.

Henrique
Henrique
Reply to  Sequim
5 meses atrás

não precisa atacar… só ferrar os projetos militares ja é suficiente

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caro. As empresas israelenses ganham dinheiro nos projetos militares. Se o governo israelense sancionar o Brasil, as empresas perdem os projetos. Abre-se uma licitação para outras empresas. Se as empresas israelenses contratadas sabotarem os projetos, perderão os projetos e a confiança. Nunca mais serão contratadas. Abre-se uma licitação para outras empresas. Talvez, os engenheiros brasileiros que atuam nestas empresas possam abrir uma nova empresa com recursos da FINEP. Vida que segue. O Brasil exporta US$ 610 milhões e importa US$ 430 milhões. Para comparação, o comércio com o Paraguai é o triplo disto. O PM israelense que se explique para… Read more »

ODST
ODST
Reply to  Werner
5 meses atrás

Pois é, o anão diplomático está de volta!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  ODST
5 meses atrás

Caro. Independente da estatura, os brasileiros que estavam em Israel, na Cisjordânia e agora em Gaza que pediram ajuda para serem repatriados estão no Brasil.

Agora, começa uma segunda etapa que é a ajuda para os mais de 1400 brasileiros repatriados conseguirem se estabelecer no Brasil e ficar em prontidão para a necessidade de novos repatriamentos, visto que o conflito ainda continua.

O resto é o Luar em Paquetá.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
5 meses atrás

Caro. Espero que você seja patriótico e seja voluntário para defender o Brasil em caso de um ataque ou represália de Israel contra o nosso país.

Eu ficaria decepcionado com vocẽ caso vocẽ batesse palmas para Israel no caso de uma represália.

Werner
Werner
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Represália política,diplomática,comercial e claro afastamento de um governo contra Israel e apoiador do Hamas.
Israel não vai atacar o Brasil,fiquem calmos.

Nilo
Nilo
Reply to  Werner
5 meses atrás

vcs se dizem patriotas, envergonha a forma acintosa com que tratam assunto de defesa do Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
5 meses atrás

Caro. Eu ficaria decepcionando se vocẽ batesse palmas para Israel caso aquele país aplique represálias diplomáticas ou políticas contra o Brasil.

Imaginava que todos nós iríamos apoiar a ação brasileira de repatriação dos brasileiros.

Julguei que isso seria um consenso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Werner
5 meses atrás

Caro. Qual a vergonha de uma operação de repatriação de nacionais? Muitos países estão fazendo isso. Parece que independente da opção partidária ou ideológica, deveria ser um consenso dar acolhida á brasileiros que estiveram sob risco de vida em uma região de combate.

Heinz
Heinz
5 meses atrás

Off Topic, sei que meu comentário não tem nada a ver com a matéria em questão, e peço desculpas se estou infligindo alguma regra. Mas gostaria de saber se vai haver alguma matéria sobre a intenção da Venezuela em realizar um referendo na Guiana, para anexação territorial do “Essequibo” . Pode ser o estopim para uma guerra na América do Sul

Sequim
Sequim
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Pois é. Maduro usando a velha tática da ditadura argentina: provocar uma guerra pra desviar o foco dos problemas internos.

Talisson
Talisson
Reply to  Sequim
5 meses atrás

Manter guerra pra não ser preso, ta me lembrando o Netaniahu.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Cara estou super curioso pra saber a posição brasileira nesse tema! Ainda nao vi nada

Henrique
Henrique
Reply to  Heinz
5 meses atrás

provável que tenha ja que ta dentro do tema de Defesa, ainda mais se o Maduro caiu no papo furado do Putin de começar um guerra pra desviar atenção da Ucrânia

Maduro ta vendo o Hamas sozinho e perdendo apoio até de outros grupos terroristas. torcer pra ele ligar os pontos e ficar quieto

Joao
Joao
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Heinz Há um acordo de Defesa entre Guiana, Colômbia e Brasil, para a defesa da Guiana, em caso de invasão venezuelana. Mas com os governos da Colômbia e Brasil, sem a postura de Chefia de Estado, podem ignorar isso e, pior de tudo, de toda a história brasileira, deixar a Venezuela passar pelo Brasil (único caminho) para conquistar Esequibo. Detalhe: a população venezuelana que está votando… ou seja: Dane-se a população da Guiana…. Uma fanfarronice extrema do governo da Venezuela, na base do “passarinho cantou na janela com a voz de Chaves”, e o Brasil inerte…. Uma vez, um general… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Joao
5 meses atrás

Que acordo é esse? Nunca ouvi falar, mas como você mesmo disse, nāo adianta nada já que o atual governo vai apoiar.

A única esperança da Guiana é contar com a ajuda dos EUA, mas também é difícil com esse governo democrata.

Nilo
Nilo
Reply to  Joao
5 meses atrás

que acordo é esse “acordo de Defesa entre Guiana, Colômbia e Brasil, para a defesa da Guiana”? indique o site.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Nunca ouvi ou li algo sobre isso. Não faz sentido. Aliás, o ex-presidente Jânio Quadros considerou invadir a Guiana… Outro doido.

Heinz
Heinz
5 meses atrás

É bom a PF já ficar de olho nesses “brasileiros” nunca se sabe o que pode vir a acontecer e o que esse pessoal que mora lá pensa. Ultimamente já altos indícios de atentados aqui no nosso país, e já foi noticiado a relação que o narcotráfico tem com o Hezbollah e o Hamas.

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
5 meses atrás

Isso é um comentário xenófobo. Olha a foto, crianças foram salvas, essa não correm o riscos de serem explodidas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
5 meses atrás

Desde grupo de 32 pessoas, 17 são crianças.

Heinz
Heinz
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Bem que eu disse, esse “Hasan” é suspeitíssimo, possui publicações antissemitas no seu Instagram, discurso de ódio contra judeus, e até comentários dizendo que ia tocar fogo em um ônibus israelense, com judeus dentro dele(algo assim)
E ainda o presidente do Brasil endossa suas palavras e chama Israel de terroristas… Onde vamos parar…

Last edited 5 meses atrás by Heinz
JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
5 meses atrás

Rostinhos alegres na foto, felizes de sair da guerra. Muito bom.
Mas temos de lembrar que ao chegarem aqui terão outra guerra.

Violências comuns x Estado x facs x milícias

André Luís
André Luís
5 meses atrás

Parabéns Itamaraty, governo federal e Forças Armadas do Brasil, pelo empenho e pela vitória de trazer nossos Brasileiros de volta.
E por falar em voltar, assim que tirarmos todos os Brasileiros daquela “terra de deus”, será um momento excelente para devolvermos o embaixador antissemita israelense que aqui atua incoerentemente com as suas funções de representante de uma estado.

Henrique
Henrique
Reply to  André Luís
5 meses atrás

kkkkk
“embaixador antissemita israelense”

Last edited 5 meses atrás by Henrique
wilhelm
wilhelm
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Caso você não saiba, os judeus são apenas um dos povos semitas que existem no mundo. Os povos árabes, dentro os quais se encaixam os palestinos, também são semitas.

Estudar história faz bem e evita repetir chavões como a maioria faz nesse campo de comentários.

Henrique
Henrique
Reply to  wilhelm
5 meses atrás

Estudar história faz bem”

disse o cara que ficou dodói pq eu destaquei “embaixador antissemita israelense”

e ainda quer vir reclamar de chavão quando ele ta defendendo um…

e se estudar história vou constatar que o que vc disse é uma mera narrativa esdruxula. Tão querendo inventar que antissemita agora é ódio a todo mundo lá daquela região quando claramente sempre foi ódio a judeus… a palavra originalmente pode ter englobado outras lá antigamente, mas sempre foi judeus o alvo dela… martela mais até sair uma que pega

Scudafax
Scudafax
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Como disse o ilustre comentarista, estudar história faz bem, mas pode não resolver variações negativas no limite inferior da capacidade cognitiva média da população, como exemplificado pelo infeliz e desinformado comentário acima, que não sabe a origem da palavra semita e cujo autor desconhece o significado do termo, mesmo quando confrontado com sua definição. Povos semitas incluem qualquer um da região do Levante sim.

https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/oi/authority.20110803100454199#:~:text=A%20member%20of%20any%20of,traditionally%20supposed%20to%20be%20descended.

Henrique
Henrique
5 meses atrás

” O presidente Lula, desde o início do conflito, com um atentado terrorista executado pelo Hamas em 7 de outubro, manteve intensas tratativas. Condenou veementemente os ataques, exigiu a liberação de reféns israelenses e…blablabla”

FONTE: http://www.gov.br

ta….
ainda bem que graças a vontade de um governo matar outro governo é que existe a internet e hoje ela pode ser usada contra o governo pra esclarecer que não foi assim que aconteceu kkk

silvom
silvom
Reply to  Henrique
5 meses atrás

Rapaz, vai ficar choramingando até quando? Está dando vergonha alheia isso…

Carlos Pietro
Carlos Pietro
5 meses atrás

O governo brasileiro está de parabéns pelo resgate dos brasileiros em zona de conflito.

Emmanuel
Emmanuel
5 meses atrás

Só para lembrar, o atual governante/governo não considera o Hamas um grupo terrorista.
Inclusive tem vídeo dele afirmando isso, só procurar no YouTube.

Tirar brasileiros de uma zona de guerra é uma obrigação de governo. Qualquer um.
O atual não fez mais que a sua obrigação.

Matheus
Matheus
5 meses atrás

Não entendi o mimimi de uns aqui levando a questão do tempo que levou a serem resgatados. O ataque começou num dia 7, no dia 11 já tinha Brasileiro sendo repatriado, isso não é bom? Só mostrou a capacidade logistica da FAB quando realmente existe vontade. Levaram SEMANAS para resgatarem os primeiros que sairam da Ucrania enquanto em Israel não levaram mais que uma semana. E na mesma semana que o conflito começou já tinha C-390, A330 e VC-1/2 fazendo várias viagens por dia ida e volta. Isso é pra ser comemorado! Pena que o gadismo tomou conta, tem uns… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Matheus
5 meses atrás

Olá Matheus. Concordo que a repatriação dos brasileiros deve ser celebrada e comemorada. Todos aqueles que participaram desta operação, desde os servidores diplomáticos aqui e lá, dos motoristas dos ônibus, o pessoal de apoio, pilotos, autoridades, ministros, o presidente e o vice-presidente. Todos devem ser parabenizados.

Que bom que todos os que desejaram a repatriação conseguiram.

Agora, é preciso continuar a pressão para o cessar fogo imediato em Gaza (e na Ucrânia), pela libertação dos reféns, e se for o caso, promover a repatriação de outros brasileiros que não tenham condições de fazer a viagem.

Wagner
Wagner
5 meses atrás

Olha a cara desse povo, de brasileiros não tem nada. E haja impostos pra pagar essa máquina gigante que é o estado brasileiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wagner
5 meses atrás

Brasileiro tem cara? Se tiver rosto asiático, seria brasileiro? Negto? Loiro de olhos azuis? Cabelos pretos e olhos castanhos? Quem tem cara de brasileiro?

francisco
francisco
5 meses atrás

Brasileiros que não tem parentes no Brasil e não falam português?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  francisco
5 meses atrás

O Art.20 da CF define que são brasileiros aqueles nascidos no Brasil, mesmo que de pais estrangeiros residentes e aqueles nascidos em outros países filhos de brasileiros. Também são brasileiros aqueles que sejam naturalizados nos termos na lei.

O segundo parágrafo deste artigo proíbe a distinção entre brasileiros natos e naturalizados.

Nos termos da CF88, um brasileiro pode falar outras línguas, pode morar em outros países e não precisa ter parentes morando no Brasil.

O resto é purpurina.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Só por curiosidade:
Genitores, ancestrais, e parentes afins também ganham a naturalização automaticamente, ou parte desse grupo está vindo como “refugiados”?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Pelo que entendi, vocẽ quer saber se o pai ou mãe estrangeiros se tornam brasileiros quando, vivendo no Brasil, tẽm um filho que ganha cidadania brasileira? Creio que neste caso, não. Os pais ganham visto permanente de residente, mas continuam estrangeiros, a não se que solicitem cidadania brasileira. Muitos imigrantes mantiveram suas nacionalidades, mesmo montando a sua vida no Brasil. Alguns se casaram com brasileiros e brasileiras, tiveram filhos que são brasileiros. Viveram e morreram no Brasil sem serem brasileiros. Esposas e esposos de brasileiros também ganham visto permanente, mas não se tornam brasileiros pelo casamento. Precisam pedir naturalização. Uma… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Camargoer:
Obrigado, era o que eu imaginava.
A minha dúvida é quantos desses repatriados tem nacionalidade brasileira, e quantos estão vindo como refugiados…
Pelas notícias que ouvi, pelo menos uma avó não tem a nacionalidade brasileira…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Olá Pedro. Eu não diria que são refugiados. Isso tem um status diplomático próprio. Teria que verificar se esta senhora recebeu um visto de refugiada ou simplesmente um visto de entrada no Brasil.

São coisas diferentes.

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Exatamente isso.
Gostaria de saber quantos estão nessa situação, e o quanto isso impactou no retardo para a repatriação/asilo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Se motivo da demora da saída dos brasileiros fossem isso, Israel teria comunicado o Itamaraty disso.

Contudo, eles repetidamente diziam que os brasileiros seriam liberados só que não os incluíam nas listas de pessoas autorizadas.

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Camargoer: Ainda gostaria de saber quantos estariam nessa situação… Então, se for apresentada uma lista com um grupo de brasileiros (natos ou naturalizados), e um grupo de agregados, considero que essa lista não possa ser liberada enquanto o status desses agregados não for claramente definido (seja com vistos de refugiados ou vistos de entrada no Brasil, embora eu não acredite que esses últimos seriam aceitos pelos responsáveis pela liberação). Observe que não tenho nada contra o acolhimento de imigrantes ou refugiados, muito pelo contrário, na minha infância, juventude, e decorrer da vida convivi com muitos imigrantes e descendentes de árabes,… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Segundo a Agência Brasil, são 22 brasileiros natos, 7 naturalizados e três familiares palestinos. Deste grupo, são 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

As listas que vi variavam um pouco, mas em princípio seriam 34 pessoas, das quais 2 “desistiram” (foram “desistidas”?). Dos que vieram: – 22 tem dupla nacionalidade (OK, são brasileiros) – 9 são palestinos (Refugiados solicitando asilo?) – 2 são de “outros países” (Solicitando asilo, ou apenas “de passagem” por aqui?) Os números não batem exatamente, dependendo da fonte, mas honestamente, se vocês fossem israelenses liberariam essa lista sem uma verificação mais aprofundada, ou sem alguns questionamentos? O que também me assusta são essas “revelações” recentes relativas a um dos “líderes” do grupo (auto assumido, ou “definido” pela midia, por… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Caro. O próprio secretário do MJ esclareceu que ninguém ali é refugiado.. não sei porque uma mulher e sua filha desistiram…. Mas sei que se prepara uma segunda lista de 50 pessoas que estão em Gaza. Talvez um gato também.

Se eu fosse israelense estaria pedindo a renuncia de Netanyahu.

Pedro
Pedro
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Desculpe Camargoer, mas se 9 são “palestinos”, e 2 são de “outros países”, eles não são brasileiros…
O que seriam?
Mas tudo bem, melhor pararmos por aqui, abraços.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Segundo a Agẽncia Brasil, das “..32 pessoas, 22 são brasileiros, sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros. No total, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.”

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/grupo-de-resgatados-da-faixa-de-gaza-chega-em-brasilia

GRAXAIN
GRAXAIN
5 meses atrás

Que voltem para sua terra natal!

Caerthal
Caerthal
5 meses atrás

Essa gente vai passar vergonha tentando falar português.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
5 meses atrás

Caro. Conheço dezenas de imigrantes, alguns morando há mais de 60 ou 70 nos Brasil que têm dificuldade de falar português, assim como conheço quase uma centena de brasileiros que vivem no exterior que ainda tem dificuldades com os idiomas locais, principalmente no Japão.

Que comentário preconceituoso o seu. Credo.

Cansado
Cansado
5 meses atrás

Acho engraçado que basta estourar uma guerra no exterior para que todo mundo que está lá “lembre que é brasileiro”

Last edited 5 meses atrás by Cansado
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Cansado
5 meses atrás

Caro. São cerca de 4,5 milhões de brasileiros morando no exterior, a maioria nos EUA. A segunda maior comunidade brasileira está em Portugal e a terceira no Paraguai, depois UK e Japão. Por outro lado, são 1,3 milhão de estrangeiros morando no Brasil, um pouco mais de 0,5% da população. Acho que dizer que o brasileiro só lembra que é brasileiro no exterior quanto estoura uma guerra é preconceituoso e descolado da realidade. Quem já viveu no exterior, seja por qual motivo, tem vários motivos para se lembrar do Brasil, além de quanto estoura uma guerra ou quanto tem Copa… Read more »

Cansado
Cansado
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Acho que exagerei ao generalizar. Mas quis me referir a um tipo específico de brasileiro emigrante…enfim, explicar aqui desviaria o tópico, então deixamos assim.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Cansado
5 meses atrás

Creio que vocẽ generalizou e errou. Claro que existem oportunistas, muitos dos quais estão aqui no Brasil, mas também nos EUA, no Japão na Europa, em Katmandu.

Os brasileiros que estavam em Israel, em Gaza e na Cisjordânia que pediram ajuda ao governo brasileiro são vítimas de uma guerra que não é deles. Muitos ainda estão lá e o governo, acertadamente, disse que que se mais deles precisarem ajuda para volta ao Brasil, o governo irá dar o suporte necessário. Está certo.

Estou decepcionado com quem tentou tornar esta operação de natureza humanitária uma questão partidária. Quem fez isso, perdeu,

Cansado
Cansado
Reply to  Camargoer.
5 meses atrás

Não foi a isso que me referi. Mas, reiterando, não vou explicar porque desviaria demais o assunto. E canso muito rápido. Obrigado por responder.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Cansado
5 meses atrás

Aproveite o feriado.

Senhor Mascarado
Senhor Mascarado
5 meses atrás

Ainda tem “Patriota’ agarrado no caminhão ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Senhor Mascarado
5 meses atrás

Olá SM. Esta situação vai durar décadas.

Bernardo
Bernardo
5 meses atrás

Quem bom essas pessoas estão bem graças a Deus, meus pêsames as famílias esquecidas em sua dor dos Brasileiros mortos pelo Hamas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bernardo
5 meses atrás

Caro. Concordo. Por isso é preciso um cessar fogo imediato.

Trẽs bebês recém nascidos morreram em um hospital em Gaza quando uma bomba destruiu o gerador de energia que mantinha as incubadoras. Uma tragédia.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/tres-bebes-morrem-em-meio-a-cerco-de-israel-ao-maior-hospital-de-gaza-dizem-autoridades/

Last edited 5 meses atrás by Camargoer.
djalma
djalma
5 meses atrás

Para de passar pano para esse vagabundo e ladrão. Ele e apoiador de terrorista e ditador, só criticou os atos do Hamas pois a pressão foi muito grande. O grupo de brasileiros foi o ultimo a ser liberado justanente por causa de suas posicões pro terroristas.
Outra coisa esse tal de Hasan tem que ser investigado pela PF pois apesar de não dazer parte do grupo armado, vive nas redes divulgando e defendendo suas ações violentas.

Pedro
Pedro
Reply to  djalma
5 meses atrás

Bem, já que tudo é uma questão de “narrativa”, que há muito tempo não acredito em uma mídia “isenta”, e também sem entrar em questões “politicas” ou “humanitárias”, segue o que entendo dessa coisa toda: . 1 – A liberação da lista de “brasileiros” demorou para ser liberada “por intransigência de Israel e aliados”. Considerando que a lista tinha 22 brasileiros (natos ou naturalizados), 9 palestinos, e 2 outros de “outras nacionalidades”, não era uma “lista de brasileiros”, e não deveria mesmo ser liberada antes de uma investigação mais aprofundada. Ainda assim deixaram o Hasan Rabee sair, mesmo com o… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Pedro
5 meses atrás

A lista é ,entre outros, analisada e aprovada por Israel. Tenho certeza de que caso houvesse algum problema ele seria detido, afinal de contas o serviço de inteligência israelense é um dos melhores do mundo¡!!! Ou não???????

Pedro
Pedro
Reply to  Alexandre
5 meses atrás

Depois do dia 07/10, não sei… rsrs…
(Não acredito que tenham sido maquiavélicos ao ponto de deixar acontecer para justificar uma reação…)

Alexandre
Alexandre
Reply to  Pedro
5 meses atrás

Mas as vivandeiras estão dizendo que foram os israelenses que “ajudou” a “impedir” ações em planejamento de terroristas aqui no Brasil que fica a milhares de quilômetros de Israel! Se foi assim eles são muito bons! Apesar de que o Hamas fique a metros de distância e vigiados 24 horas por dia!!!!

Alexandre
Alexandre
Reply to  djalma
5 meses atrás

Mais uma viúva do Indecente!!!!!!! Só sabe vomitar as indecências que O indecente vomita!

Douglas Melo
Douglas Melo
5 meses atrás

Tem brasileiro até no fim de mundo se brincar kkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Douglas Melo
5 meses atrás

Tem no fim do mundo e no outro lado também, lá no começo do mundo. riso

Ianiv Wainberg
Ianiv Wainberg
5 meses atrás

https://oantagonista.com.br/brasil/extremista-repatriado-defendeu-em-2015-explodir-onibus-em-israel/ esse cara veio na turma de repatriados. Queremos isso no Brasil?