A Rússia está aumentando sua produção de munições de artilharia, com estimativas indicando que poderá produzir quase três vezes mais do que os Estados Unidos e a Europa combinados. Isso representa uma vantagem significativa para a Rússia em preparação para uma possível nova ofensiva na Ucrânia. De acordo com estimativas da inteligência da OTAN e fontes familiarizadas com o apoio ocidental à Ucrânia, a Rússia está fabricando cerca de 250.000 munições de artilharia por mês, o que totaliza cerca de 3 milhões ao ano, enquanto os EUA e a Europa juntos podem fornecer apenas cerca de 1,2 milhão de munições anualmente para a Ucrânia.

Os EUA tinham como objetivo aumentar sua produção para 100.000 projéteis de artilharia por mês até o final de 2025, mas enfrentam dificuldades para atingir essa meta devido ao congelamento de US$ 60 bilhões em fundos para a Ucrânia pelo Congresso. Esta situação coloca os EUA e seus aliados em uma posição desafiadora, já que a Rússia continua a disparar cerca de 10.000 projéteis por dia, em comparação com os 2.000 disparados pelo lado ucraniano.

A escassez de munição chega em um momento crítico para a Ucrânia, com a interrupção do financiamento dos EUA para armamentos e uma oposição republicana no Congresso bloqueando novos fundos. Além disso, a Rússia conseguiu avanços significativos no campo de batalha, incluindo a captura da cidade ucraniana de Avdiivka, colocando a Ucrânia em uma posição ainda mais vulnerável devido às escassezes de munição e de pessoal.

Ministro da Defesa Shoigu da Rússia inspeciona produção de munição

Enquanto isso, os EUA e aliados forneceram à Ucrânia sistemas avançados, como os tanques M-1 Abrams e, em breve, os caças F-16. Contudo, analistas militares enfatizam que a quantidade de munições de artilharia disponíveis pode determinar o resultado da guerra, com a Rússia desfrutando de uma vantagem significativa na produção de munições.

A Rússia tem operado suas fábricas de artilharia incessantemente e aumentou o número de trabalhadores no setor de defesa para cerca de 3,5 milhões. Além de intensificar sua própria produção, a Rússia tem importado grandes quantidades de munições do Irã e da Coreia do Norte, reforçando ainda mais seu arsenal.

A economia gerenciada da Rússia, sob o controle direto de um autocrata, facilita uma produção acelerada de armamentos. Por outro lado, países ocidentais, operando sob sistemas econômicos capitalistas, enfrentam mais desafios para aumentar a produção de armas rapidamente. No entanto, oficiais ocidentais acreditam que, eventualmente, o Ocidente será capaz de superar esses obstáculos e fornecer equipamentos de melhor qualidade.

Na tentativa de superar a deficiência na produção de munições, uma empresa de defesa alemã anunciou planos para abrir uma fábrica de munições na Ucrânia, além de estabelecer uma nova fábrica na Alemanha, visando aumentar a capacidade de produção europeia.

A produção de armamento pesado, como tanques e veículos blindados, também representa um desafio para a Rússia, que tem se apoiado em modelos mais antigos e reformados devido às perdas significativas de tanques desde o início da invasão.

Por fim, a guerra transformou a economia russa, com o setor de defesa tornando-se o maior da economia do país, financiado pelo setor petrolífero. Embora essa transformação apresente desafios a longo prazo para a Rússia, por enquanto, a economia mostrou resiliência, apoiando os esforços de guerra do país. Contudo, a continuidade do apoio financeiro dos EUA à Ucrânia permanece incerta, levantando questões sobre a sustentabilidade do esforço de guerra ucraniano no futuro.

FONTE: CNN

LEIA TAMBÉM:

Nova bomba planadora da Rússia inflige devastação e pesadas baixas nas linhas de frente ucranianas

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vanguard
Vanguard
1 mês atrás

A explicação é muito simples:

O complexo industrial militar russo serve a segurança e soberania nacional, não a lucros corporativos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

Sim, os iates dos Oligarcas são servem para manter a segurança e a soberania…

Oliveira
Oliveira
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Já os grandes capitalistas donos das democracias devem curtir as férias em uma jangada de madeira. Será?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

Quem está a negar a realidade não sou eu…
Mas se está tão indignado com os lucros de empresas capitalistas o que dirá sobre os lucros dos oligarcas?
Ou todo o dinheiro que ganham servem para a segurança e a soberania?

Mas suspeito que os seus valores variam conforme a situação…

Talisson
Talisson
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

O complexo industrial americano age exatamente como oligarcas quando faz algo exorbitantemente caroe problematico como F35 e o estado engole às centenas.
O mesmo quando se compara o complexo naval EUA vs China. Qual trabalha para o país e qual só quer encher os bolsos? Oligarquia, patriciado, chame como quiser.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Talisson
1 mês atrás

Então responda ao senhor que diz que não são iguais…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Outra vez 0 likes , que tinhas e um deslike, ponho um like e em vez de aparecer 1 like e 1 deslike, aparece 1 like e 5 deslikes.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Caro H. A Russia é um regime capitalista. Os oligarcas acumulam seus lucros assim como os acionistas da Boeing ou como os acionistas de Exxon.

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Acredito que o Sr. direcionou a resposta ao leitor errado, é exatamente o que ele falou. O primeiro comentário que disse que as industrias da Russia servem ao estado, e não aos lucros.

elias
elias
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

resposta impossivel de engolir,, me diga como o oligarca paga seus impostos ? vou te dizer uma coisa se vc sair deste buraco vai cair num buraco maior,,,,então é melhor ter oligarca do que capitalista mudança ,,legal!! mal da russia é ser capitalista kkkkk de que planeta veio

LUIZ
LUIZ
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Essas empresas russas que produzem armas são estatais. O gv tem total controle sobre essas empresas e aumentam a produção a hora que quiser. Já no lado ocidental a burocracia capitalista impede do ocidente acompanhar a produção russa de armas. Veja a dificuldade de fabricar e de enviar armas imediatamente pra Ucrânia. E esses 64 bilhões de dólares dependendo da bondade dos republicanos? A Rússia leva vantagem nessa burocracia democrática entre democratas e republicanos. É so o Putin assinar ums documentos e liberar tudo pra o exército. Em pouco vai um trem lotado de armas pra o front. Enquanto isso… Read more »

Oliveira
Oliveira
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Para responder você vou utilizar a frase mais brilhante que já li:

” A diferença entre democracia e ditadura é que, na primeira a gente vota e depois cumpre ordens, ao passo que, na outra, não é preciso perder tempo com eleições.”

Charles Bukowski

Rubens Filho
Rubens Filho
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

Krskrs. Como Se Tornar um Tirano
2021 1 temporada . Verá que não é tão simplista.

https://www.netflix.com/br/title/80989772?preventIntent=true

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

Prefiro a frase de Przeeworski “A democracia é o sistema no qual os partidos perdem eleições”

Nativo
Nativo
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

A única diferença entre uns e o outros e que o Putin “acidenta” quem não coopera.

Morgenthau
Morgenthau
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

São oligarcas também, tanto na Rússia quanto no Ocidente os oligarcas são os mais poderosos, só que na Rússia é mais óbvio e os oligarcas ocidentais geralmente não são chamados de oligarcas, e isso é normal eu diria, em toda a história, todo país tinham oligarcas no topo da sociedade, ou aristocratas, que é quase a mesma coisa (só mudam os ideais).

LUIZ
LUIZ
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

Esse povo tem um fetiche por oligarcas e comunistas que não sei porquê?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  LUIZ
1 mês atrás

Oligarcas e comunistas são mutuamente excludentes.

elias
elias
Reply to  Oliveira
1 mês atrás

e tem mais, feche os olhos para o oligarca dono chelsea clube de futebol,
pior coisa é a yphocresia, e o chinysmo

Andrey
Andrey
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Você pode questionar os meios, mas o resultado tá aí explicado pela matéria, os russos entregam mais com o custo menor, enquanto EUA e Europa não dão conta da demanda de um único país.

Morgenthau
Morgenthau
Reply to  Andrey
1 mês atrás

Militarmente a UE é fraca mesmo, mas em uma guerra direta, e não indireta como a atual, os EUA se entrassem em uma economia de guerra superaria a produção russa.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Morgenthau
1 mês atrás

É fraca??? A UE não tem militares próprios, a defesa da UE, está nas forças armadas dos seus países e na NATO. E aí, os gastos em defesa são de 380 biliões de euros, só dos países da UE, fora UK e Noruega que pertencem ao braço Europeu da NATO. Depois a parte Europeia da NATO é a terceira potência nuclear do mundo, com umas forças terrestres, navais e aéreas, no seu conjunto, pois é assim na NATO, do melhor que há no mundo, e por último, mas a mais importante, a UE é a segunda ou terceira potência económica… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Rui Mendes
Jose
Jose
Reply to  Andrey
1 mês atrás

Andrey existe um ponto que não está sendo levado em conta nos argumentos aqui, até onde os EUA estão interessados em ajudar a Ucrânia de fato, esse “esforço” de guerra feito pelos americanos para os ucranianos certamente é muito diferente, diria até incomparável do que seria um esforço de guerra feito em pró do próprio país não concorda, acredito que no momento seja impossível fazer esse tipo de comparação, estamos falando de um país que está em um conflito direto no caso a Rússia a qual dedica 100% de seus esforços/meios para tal, e de um outro no caso os… Read more »

Almeida
Almeida
Reply to  Andrey
1 mês atrás

Pior o país que envia projetos para os árabes desunidos …

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Os “oligarcas” são empresários de sucesso que apoiam o governo do Putin. São apelidados de “oligarcas” pelo Ocidente.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

A diferença é que uns contribuem para o enriquecimento do país e os outros contribuem para o empobrecimento do país…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Quero ver se entendi. “Uns trabalham para o enriquecimento do país..”. Como ? Se seus estados estão praticamente falidos por causa das enormes dívidas públicas ? O bem estar do povo diminuindo ? Porquê estes empresários enriquecedores do país não perdem tambem ? Condição que não se aplica ao outro lado em guerra. Como a própria imprensa ocidental demonstra. O lado Russo gasta menos para produzir mais com um custo menor.

Jose
Jose
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Complicado basear o argumento em cima de informação da mídia não acha, principalmente pela fama da Rússia ser um estado tão corrupto quanto a Ucrânia, segundo essa mesma mídia, terroristas hoje passaram a ser vítimas, assim como criminosos aqui no Brasil segundo essa mesma mídia também são vítimas, não dá para afirmar nada sem ter acesso aos números o que nunca vai acontecer é claro, lembra da história de motores de MBT que sumiram, só para citar um caso, se pesquisar vai encontrar muita informação sobre essa suposta eficiência na produção bélica.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Por aqui seriam como as familias Odebrecht, Camargo Correia, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Setúbal, etc.

Jose
Jose
Reply to  EduardoSP
1 mês atrás

Esqueceu os caras do açougue.

SteelWing
SteelWing
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

“Dicionário” pra ninguém se confundir e compreender os termos da Mídia Ocidental:

Oligarca= Empresário bem sucedido russo ou do leste Europeu.

Capitalista, Gênio do Negócios, outros elogios = mesma coisa, só que norte-americano, Europeu ou japonês.

Explorador de pessoas = mesma coisa, só que Chinês ou de algum outro país do sudeste asiático.

Rubens Filho
Rubens Filho
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Sim. E aqueles, empresários de sucesso, que não o apoiam?

SteelWing
SteelWing
Reply to  Rubens Filho
1 mês atrás

Elon Musk forneceu ajuda à Ucrânia por meio do StarLink em uma guerra que nada tinha (ou tem?) haver com ele. mas eh dito pela mídia como gênio dos negócios,não como apoiadore de guerras. Fora os diversos lobistas do petróleo que apoiama intervenções norte americanas no oriente médio, mas os acionistas majoritários da texaco, esso, shell também não são conhecidos como oligarcas malvados e sim empresários visionários.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Tudo que as ditaduras bufam para fora, eles acreditam, os ditadores devem rir muito mesmo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

E como se lê nos comentários, defendem os oligarcas e, simultaneamente, que servem a segurança e soberania nacional.

Passaram a ser o ideal soviético do empreendedorismo em que tudo o que ganham é usado para desenvolver a Pátria-Mãe.

Jose
Jose
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Hcosta precisa explicar para alguns que quando se fala em oligarcas no fundo está se falando do próprio estado, já que esses empresários nada mais são do que testas de ferro de governos comunistas/socialistas, a intenção com esses oligarcas é a de passar uma imagem de um país livre, que permite concorrência, que permite investimentos, terra de oportunidades, a própria ostentação desses oligarcas converge para essa linha propagandista desses regimes, e quando esses não seguem a risca o que o chefe determina sabemos o final, lembra da Yukos, isso quando não pagam com a própria vida, veja a tão falada… Read more »

Realista
Realista
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Os 2 países tem oligarcas porem só um produz 3x mais .

Hcosta
Hcosta
Reply to  Realista
1 mês atrás

Só um é uma ditadura e com produção em estado de guerra…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Costa. Os EUA tem uma enorme capacidade industrial. Se os EUA estivessem em guerra, como aconteceu na II Guerra, Coreia ou Vietnã, eles teriam adaptado a sua capacidade de produção para a sua guerra. Neste momento, o governo dos EUA está gastando seus recursos de ajuda militar para adquirir meios e munições da própria industria dos EUA sem envolver a ampliação da capacidade industrial, a qual ficaria ociosa após o conflito encerrar. Neste momento, os EUA estão com plena capacidade de produção e pleno emprego no setor de defesa. Por outro lado, a Rússia esta em guerra. Todo seu esforço… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Está a esquecer o legado soviético de isolamento e de ameaça sobre outros países. A guerra não mudou a postura da Rússia. Só fez aumentar a escala, ou seja, sacrificar ainda mais a economia geral em prol da economia belicista. A guerra sustenta a economia na Rússia e também o regime. Nos EUA a economia sustenta a guerra, o que é uma grande diferença. Mais uma vez a guerra só veio evidenciar as diferenças entre uma economia liberal e uma economia autoritária. E, acredito, mais cedo ou mais tarde, que veremos, mais uma vez, as consequências deste tipo de ditaduras… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

HC. A URSS colapsou há mais de 30 anos. O país abandonou qualquer herança soviética. Acabou. Caput. A palavra “liberal” em economia significa livre mercado e livre iniciativa, mas não se aplica à ideia de estado mínimo. Hayek afirmou que preferia uma economia liberal em uma ditadura que uma democracia sem uma economia liberal. Evidentemente, ditaduras requerem um estado forte, ao menos no aparato de repressão. Há uma confusão deliberada ou sincera ao usar, equivocadamente, “capitalismo” ou “economia liberal” com “democracia”. A antítese é “Capitalismo x comunismo” em relação ao sistema de produção e “Democracia x Ditadura” em relação ao… Read more »

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Excelente resposta Camargoer, não faz sentido os EUA aumentarem drasticamente a produção militar deles, que cá entre nós já é gigantesca.
A Guerra está sendo entre Ucrânia e Rússia, com soldados Ucranianos no front.
Eles não terão o mesmo apoio caso fossem soldados Americanos.
Em um conflito, é difícil competir com a capacidade industrial dos EUA, talvez China conseguiria ser equivalente, tenho minhas dúvidas.
EUA não está em Guerra, a Rússia SIM. Por esse motivo a indústria Russa se voltou praticamente 100% para suprir seu esforço de Guerra.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Isso é de rir de tão sensacional: grandes empresários russos que se envolvem com a política – oligarcas malignos do mal eterno que comem crianças, destroem igrejas e vão te pegar a noite; grandes empresários do ocidente ou América Latina que se envolvem com a política – exemplos de sucesso, grandes empreendedores, querem o bem do país. A cada dia que passa as narrativas toscas, fabricadas, enlatadas e mandadas goela a baixo do povão por muito tempo, vão caindo uma a uma. Até mesmo pessoas comuns que não tem interesse nas questões geopolíticas já começaram a perceber esse mar de… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  fjuliano
1 mês atrás

Tem um clubinho do amendoim que gosta do canto da sereia .

Eromaster
Eromaster
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Todos os países têm suas oligarquias, assim como países ocidentais também. Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos são oligarcas ocidentais.

francisco
francisco
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

E melhor investir em iates do que em munições para matar pessoas.

Nilo
Nilo
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

Os lucros sempre vem para os empresários seja russos ou americanos.

Underground
Underground
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

Minha fé no Tabaja Sport Club só aumenta, ops, no poderoso Exército russo. Agora vai. Tomaremos Lisboa em breve.

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

A guerra na Ucrânia também diminui muito os estoques de Tungstenio do ocidente, metal importante pra fazer Artillery Shells.
A China detêm 85% da produção e a maior parte das reservas mundiais.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

Nada de novo no Front.. apenas a mídia caindo na real que essa guerra acabou…. e um lado tem como continuar moendo carne do outro… A Rússia tem as KAB1500 que junto com o Lancet se tornaram os verdadeiros game changer dessa etapa do conflito… produzem 3x mais artilharia que a OTAN… tem mais pessoal, corrigiram os erros de logística… o avanço está lento e consistente … Kiev tem que optar por perder imediatamente e quem sabe ficar com alguns km de seu território na parte ocidental ou seguir lutando e correr o risco de perder tudo… Eles já perderam… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Vanguard
1 mês atrás

Isso vai apressar o colapso econômico da Russia. Foi o maior erro a invasão da Ucrânia. Não há justificativas para a agressão da Russia.
Já pensou se o Brasil resolvesse invadir a Argentina se esta resolvesse entrar para a OTAN ou mesmo sair do Mercossul?.

Nilo
Nilo
1 mês atrás

A máquina de triturar ossos continua a todo vapor, o conflito traz supresas a todos, aos Russos pela capacidade inicial de resistência dos ucranianos, mas nesta corrida de longa distância o Russo mudam de foco e montaram uma verdadeira máquina de guerra chamada Triturador de Ossos.
Até quando e quantos mais precisam morrer como diz E. Musk.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Continua a todo o vapor… O problema é o seu ritmo de duas cidades em um ano e na enorme distância de centenas de metros de onde começaram…

Andrey
Andrey
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

A questão não é território é aniquilar o exército ucraniano e isso eles estão fazendo bem. Quando as forças armadas ucranianas não conseguirem mais se manter de pé, aí sim começa a conquista de territórios.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Andrey
1 mês atrás

Acredite nisso…

Andrey
Andrey
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Vamos ver no final quem vai estar se baseando em fé aqui.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Aí não é um ponto de acreditar ou não, é um fato, se a guerra se estender até que a Ucrânia não tenha mais um número mínimo de soldados o país cai, a não ser que você ache que outros países vão enviar forças pra lutar pela Ucrânia. Não sei se a guerra vai chegar até lá ou se a Ucrânia vai conseguir se fortalecer antes mas é um fato que sem homens para lutar não tem defesa.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Felipe Augusto Batista
1 mês atrás

Aí acaba a guerra de forma convencional e passarão a uma guerra de guerrilha ou a uma guerra de resistência civil.

Algo semelhante aconteceu no Iraque. O exército Iraquiano foi neutralizado rapidamente mas depois vieram as milícias, etc… Mas ainda falta muito para chegar a esse ponto e não tenho a certeza se a Rússia terá essa capacidade…

Morgenthau
Morgenthau
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Mas ele está certo, é uma guerra de atrito, e em uma guerra de atrito o foco é causar baixas humanas e materiais, causar um desgaste maior ao inimigo do que o próprio, e só depois vem avanços ou negociações com o lado vencedor ditando os termos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Morgenthau
1 mês atrás

Ninguém escolhe fazer uma guerra de atrito. Nem a Rússia. Como não conseguiram derrubar o governo(1º objetivo) e nem conquistar as 4 regiões na sua totalidade (2º objetivo para disfarçar o fracasso do primeiro), vêm com essa da guerra de atrito para parecer que sempre foi esse o objetivo. Basta ver a coincidência das datas escolhidas para fazerem ofensivas para ver que correspondem a datas onde Putin precisa de algum trunfo político. Neste último caso, como Putin tem eleições e um discurso importante (penso que seria algo semelhante ao discurso do estado da nação), temos de conquistar esta cidade o… Read more »

wilhelm
wilhelm
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Não é questão de acreditar: é fato que o exército ucraniano está inquestionavelmente mais exausto que o exército russo no atual momento. Os ucranianos estão sofrendo com a falta crônica de materiais, mas principalmente de homens militarmente capazes e a tendência é que isso piore cada vez mais conforme o conflito se prolongar.

O lado que conseguir sustentar a guerra até o final é que vai abocanhar os territórios todos de uma só vez, e até agora tudo indica é que não vão ser os ucranianos que vão fazer isso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  wilhelm
1 mês atrás

No início da I Guerra, Sir French, comandante das tropas expedicionária britânicas que foram combater no continente, expressou com clareza a situação da guerra: “vencerá aquele que país que tiver o último milhão de soldados”

Hcosta
Hcosta
Reply to  wilhelm
1 mês atrás

Mas acha realmente que a resistência Ucraniana acabará se o exército Russo neutralizar o exército Ucraniano?

Qual foi o último país que foi anexado por outro?

LUIZ
LUIZ
Reply to  Andrey
1 mês atrás

E as FAB 1500 tão transformando bunkers em um monte de escombros. Corpos de soldados que nunca serão recuperados.

Neural
Neural
1 mês atrás

Confirmado, sistema Patriot foi destruído, uma bateria inteira !

cerberosph
cerberosph
Reply to  Neural
1 mês atrás

Segundo a Ucrânia e os terraplanista daqui a manchete é : confirmado o Patriot interceptou um míssil Iskander-M

Gabriel Pereira Lima
Gabriel Pereira Lima
Reply to  Neural
1 mês atrás

Não foi uma bateria inteira, foi de 2 a 3 lançadores de mísseis, uma bateria de mísseis Patriot, tem no mínimo 10 a 15 componentes que vão de radares a lançadores de mísseis.

Vitor
Vitor
Reply to  Neural
1 mês atrás

Põe na conta mais 30 operadores da OTAN : alemães, americanos , ingleses, franceses, etc.

Emmanuel
Emmanuel
1 mês atrás

A Rússia já vive uma economia de guerra. A Europa não.
E os Estados Unidos tinha mais do que o suficiente para suas guerras contra insurgentes, mas não para uma guerra de longa duração.
Essa é a pequena diferença entre eles. A Rússia se adaptou mais rápido. Tem indústria pesada e militar, matéria prima, petróleo e gás. Era uma questão de tempo, assim como foi contra os nazistas.
Será cada vez mais difícil para a Ucrânia, com ou sem ajuda, sustentar essa guerra por mais anos a frente.

Zorann
Zorann
Reply to  Emmanuel
1 mês atrás

Parabéns para a Rússia!

Todo dia os ucranianos recuam em um ou dois vilarejos. Não estão conseguindo segurar as linhas à leste.

Last edited 1 mês atrás by Zorann
Wagner
Wagner
1 mês atrás

Quando Stalin tomou o poder na Rússia para o país se manter de pé só havia uma solução, educação voltada para tecnologia de guerra, Stalin sabia sem um investimento pesado em educação a URSS não se manteria de pé, em 25 anos Stálin tirou uma favela agrária e analfabeta para o posto de superpotência nuclear,espacial, econômica e militar. ” Fabricamos mísseis como se fosse salchicha”. Inglaterra levou 100 anos para atingir essa posição.

Last edited 1 mês atrás by Wagner
Morgenthau
Morgenthau
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Stalin matou milhões de soviéticos, principalmente ucranianos, russos e cazaques, no processo de industrialização.

Wagner
Wagner
Reply to  Morgenthau
1 mês atrás

Quantos morreram na guerra civil estadunidense? Quantos índios morreram para a expansão Oeste dos EUA?

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Wagner
1 mês atrás

O Grande expurgo, Holodomor, Gulags, faz as contas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Morreram cerca de 620 mil militares e algo entre 50 e 75 mil civis na guerra civil.

Estima-se que entre 80~90% da população nativa dos EUA foi morta. Segundo a College of London, isso seria cerca algo em torno de 55 milhões.

Sobre as mortes durante o período de Stalin, sugiro o livro “Lenin, Stalin, Hitler” de Gellately, publicado em 2010. È um excelente livro que faz um ampla análise sobre estes números, inclusive as mortes provocadas por Hitler, usando uma longa lista de referências histórias.

Li o livro recentemente. Recomendo

Monarquista
Monarquista
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Cara, ele foi pego com as calças na mão pelos seus antigos aliados nazi, suas forças armadas patéticas apanharam da Finlândia, e só venceram alguma coisa por lutar em um front perdendo 24 milhões de pessoas, quase metade dos mortos na guerra.

Wagner
Wagner
1 mês atrás

E o coaching HOC espalhou que a Rússia só tinha munição para 3 dias

Vitor
Vitor
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Esse Hoc só passar vergonha.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Esse sujeito só se baseia pela mídia americana e britânica, tu esperaria algo diferente? No Brasil surgiu muitos “especialistas” e “professores”, todos “muito bem entendidos” em guerras, principalmente na Ucrânia e em Gaza….

Underground
Underground
1 mês atrás

Por favor, alguém pode ir lá contar a quantidade de munição que estão produzindo?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Underground
1 mês atrás

Tu vivia postando que a Ucrânia tinha abatido Su-34 e Su-35, tu tinha ido lá contar também? Agora tu quer provas? 😂🤣

Fernando
Fernando
Reply to  Underground
1 mês atrás

Ué, não é vc que sabe tudo que é abatido pela Ucrânia

Carlos
Carlos
Reply to  Underground
1 mês atrás

3259/dia. Trabalham de segunda à sexta, sábados até às 12h. E o pior tu não sabes! Cortaram o home office!

Quirino
Quirino
1 mês atrás

“com estimativas indicando que poderá produzir quase três vezes mais do que os Estados Unidos e a Europa combinados” Ahhh.. que nostalgia bateu agora dos EXXXPECIALIXXXTAXXX falando que a munição russa acabaria em 3 meses. “Enquanto isso, os EUA e aliados forneceram à Ucrânia sistemas avançados, como os tanques M-1 Abrams” A Ucrânia colocou 5 em combates nos arredores de Avdiivka, 4 ja foram nocauteados, de novo, que nostalgia dos EXXXPECIALIXXXTAXXX falando que a superioridade dos tanques ocidentais ia esmagar os russos. “uma empresa de defesa alemã anunciou planos para abrir uma fábrica de munições na Ucrânia” A 2 anos… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Quirino
leonid
leonid
1 mês atrás

E diziam que Rússia estava sem munição, lutando com pás, usando chip de geladeira, que o Putin estava doente, bla bla bla, e os__________________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  leonid
1 mês atrás

EDITADO:
MODERE O SEU LINGUAJAR, VOCÊ JÁ FOI AVISADO!
DEIXE A AGRESSIVIDADE DE LADO OU VAI ACABAR SENDO BLOQUEADO!

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Simples russos estão usando todo sua capacidade industrial para a guerra somente, não deve te uma indústria no qual o cliente não seja a guerra. País esta em estado de guerra declarada.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

Mas e aquele papo de começo de guerra, que a munição russa só dava pra uma semana, e que eles jogariam a toalha por causa das sanções?

Então, senhores. Isso é produção russa, com apoio da CN e Irã.
Agora imagine a capacidade industrial chinesa em full-time…apenas imaginem…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Agora imagine os ataques com mísseis de cruzeiro, hipersónicos e outros tipos sobre Kiev…
Imagine porque a maior parte dos ataques é feita com drones do Irão… Porque será?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Aparentemente, o Irãn e CN estão sendo mais efetivos em manter a Rússia abastecida com munição, do que os EUA/OTAN com a Ucrânia….

Hcosta
Hcosta
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

É verdade mas me parece só está a confirmar o que escrevi…

Quirino
Quirino
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

“Imagine porque a maior parte dos ataques é feita com drones do Irão… Porque será?” Porque a Ucrânia não produz armas e munições antiaéreas, elas recebem do ocidente que atualmente pode dar uma quantidade muito limitada de misseis, ou seja, objetivo russo é usar drones de 50 mil dólares para fazer a Ucrânia gastar seus preciosos misseis de muitos milhões de dólares, com isso ela esgota a capacidade antiaérea da Ucrânia. Jogada inteligentíssima da Rússia que já tem começado apresentar resultados, basta ver o festival de bombardeios aéreos russos acontecendo por toda a linha de contado, algo que em 2022… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Quirino
Hcosta
Hcosta
Reply to  Quirino
1 mês atrás

Estou a ver… (ironia)
E qual é a sua justificação para não serem usados simultaneamente? Fazem um ataque de saturação e depois atingem os alvos mais importantes com mísseis?

Ou não haverá alvos importantes em Kiev?

Quirino
Quirino
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

A Ucrânia AINDA não esta indefesa quando o assunto é antiaérea, ela esta mais esgota? sim, mas indefesa AINDA não. A Rússia esta certa em usar seus misseis em alvos IMPORTANTES e deixa o resto para drones, vc quer o quer? que a Rússia use seus misseis de muitos milhões de dólares para desgastar o sistema antiaéreo ucraniano? isso não seria um bom negocio, ela esta certíssima em usar equipamentos baratos para fazer a Ucrânia gastar seus preciosos misseis caros e de quantidade limitada. Como eu disse, ela usa seus misseis em alvos IMPORTANTES, inclusive a Rússia sempre esta liberando… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Quirino
Hcosta
Hcosta
Reply to  Quirino
1 mês atrás

Por acaso mostram…

É a grande estratégia de não atacar as linhas de abastecimento, pontes, centros logísticos, de manutenção, etc… para não deixar enfraquecer o inimigo…

Se fossem competentes ou com recursos disponíveis já não haveriam pontes sobre o Dniepre, muito mais importante de que um HIMARS.

E vemos que os grandes objetivos são os ataques de propaganda (verdadeiros mas de pouca importância estratégica), mais úteis para o regime do que para a estratégia militar…

Carvalho Mauro
Carvalho Mauro
1 mês atrás

Nossa varias pessoas comentando uma serie de besteiras. A Europa não entrou na guerra, Estados Unidos não tá produzindo pra guerra da Ucrânia. Estão financiando armamentos e alimentos. A Rússia esperava tomar o território em poucos dias, já se preparava pra um invasão. Não se invade um país em dias ou poucos meses, são decisões e acúmulo de materiais por anos. Assim como foi pra conquistar a Crimeia em 2014. Então, esses 2 países já tem essa expectativa. A Ucrânia previu a ameaça e se juntou ao lado da OTAN. Se não faz isso já teria perdido territórios e historia… Read more »

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

Obviamente que esta ideia da Alemanha de implantar uma fábrica de munições na Ucrânia está fadada ao fracasso. Se os russos quiserem lhes dar um prejuízo maior é só aguardarem que gastem muita grana até as instalações da fábrica se tornarem operacionais e depois despacharem uns Iskander, Khinzal ou Zircon pra lá. É uma situação com 99% de chances possibilidades de piorar ainda mais para a Ucrânia. Se Biden se reeleger, os republicanos vão continuar sabotando seu apoio a Zelensky. Se Trump voltar é caixão e vela para esta ajuda. E Alemanha, França e Polônia nem em sonhos serão capazes… Read more »

Gabriel
Gabriel
1 mês atrás

Acho que o título da matéria está errada…EUA e Europa podem fornecer menos projéteis de artilharia a Ucrânia do que a Rússia pode produzir, porém, isso não significa que o ocidente não tenha uma capacidade produtiva maior. A diferença é que oq é produzido pela Russia é utilizada no conflito, enquanto que o que é produzido no ocidente tem que suprir os estoques dos países mais a Ucrânia.Acho que faltou colocar a capacidade produtiva dos países do ocidente, não apenas oq podem fornecer para Ucrânia.

Quirino
Quirino
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

“Acho que faltou colocar a capacidade produtiva dos países do ocidente”
Leia a matéria de novo porque a matéria colocou a produção, não apenas o que pode ser doado.

“a Rússia está fabricando cerca de 250.000 munições de artilharia por mês, o que totaliza cerca de 3 milhões ao ano”

“Os EUA tinham como objetivo aumentar sua produção para 100.000 projéteis de artilharia por mês até o final de 2025”
Ou seja, Estados Unidos produz menos de 100 mil projeteis por mês e espera que nos próximos 1 ano e 9 meses consiga elevar sua produção para 100 mil.

Last edited 1 mês atrás by Quirino
Bispo
Bispo
1 mês atrás

Obuses e bombas planadoras não precisam de geladeiras …rs

Ucrânia está tomando uma sova atrás de outra , primavera por lá chegando, segundo fontes gringas, os russos atacarão em 03 pontos distintos… e como na Ucrânia falta de tudo na linha de frente… Zelensky deveria hastear a bandeira branca… será um banho de sangue ucraniano.

p.s- A China barrou exportação de algodão para a Europa dificultando a produção de trinitrocelulose(pólvora de algodão) consequentemente bombas , munição. 🙃

Last edited 1 mês atrás by Bispo
Arthur
Arthur
1 mês atrás

E pensar que em março de 2022, a Rússia só tinha munição para dez dias. E eu acreditei!!!! Agora, só bad news: Himars sendo destroçados aos pares, bateria de Patriots destruída em campo, Abrams incinerados (já são quatro até o momento). Segue então a desgraceira: até o nosso âncora da CNN vem com papos de exército russo revitalizado; se antes dava nojo de assistir, agora então… Mas como sempre tem alguém inteligente do lado da “democracia e da liberdade”, é bem capaz de alguem achar que jogando uma bomba atômica nos russos não vai ter troco. É a tal da… Read more »

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Arthur
1 mês atrás

Não perca a fé. Eu confio no Bosco, tenho a confiança que o Javelin fará a mudança do jogo.

Last edited 1 mês atrás by Z Renato Vilhena Z
Luiz Izidro
Luiz Izidro
1 mês atrás

Fake da cnn

Maurício.
Maurício.
1 mês atrás

Enquanto a Rússia conta com suas próprias munições, que sempre foi de grande quantidade, ela busca ainda munições com o Irã e a Coreia do Norte. Já a Ucrânia, tem que contar com a boa vontade dos EUA, que busca munições na Coreia do Sul e até no Paquistão, mas no tempo dos próprios americanos, claro, essa é a diferença…

Arariboia
Arariboia
1 mês atrás

O engraçado dessas matérias, é que eles sempre tentam por a Russia numa posição que vai ficar fraca ou gargalos. Fabricam 750/900 cálculos moderados BMP-3M novos por ano, como divulgado pela fabrica e MD russo. Mais aproximadamente 500 BMP-2M convertidos, triplicaram o Numero de T72B3 e T-90M. Duplicaram o T-80BVM… triplicaram BTR-82T Tanto que até hoje eles são as espinhas das forças russas. Raramente se vê T55/64 etc pelos russos. E quando se vê estão unidades da DPR LR ou voluntários mais nas posições de tiro fechados e como artilharia. E a economia russa esta muito mais diversificada com aumento… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Arariboia
1 mês atrás

E, mesmo assim, ganham mais do dobro da Rússia (PC), sem recursos naturais e sem os blindados…
Como será possível isso acontecer?

E economia diversificada quando 1/3 do orçamento vai para defesa e numa economia controlada pelo estado/mafiosos…

Arariboia
Arariboia
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Hcosta se for Portugal… moeda forte do Euro que faz diferença na paridade cambial. Queria ver a merda que seria com moeda portuguesa e fora do Euro hahaha… Ia competir com as colônias Africanas. Porque Portugal é uma miséria de economia, tecnologia, educacional, saúde. Tanto que primeira coisa que português faz quando cresce é se mudar, para Inglaterra, Itália, Alemanha e França pra virar empregado e ter ensino e saúde de qualidade. A classe media de Portugal é considerada pobre nesses países. . Isso mesmo dentro da União Europeia e todos benefícios. Já os russos de classe media compram as… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Arariboia
Hcosta
Hcosta
Reply to  Arariboia
1 mês atrás

Que doideira… Agora os Russos têm um poder de compra maior que os Portugueses…

Sabe porque Portugal parece ser pobre dentro da UE? Porque nesta união estão alguns dos países mais ricos do mundo…
E prefiro ser o mais pobre dos mais ricos do que ser o mais rico dos pobres…

E veja em que lugar está Portugal e a Rússia… E relembro sem ter as maiores reservas de gás natural do mundo…
https://en.wikipedia.org/wiki/Human_Development_Index#Life_Expectancy_Index

Mas quanto mais escreve, melhor se percebe a sua ignorância sobre o assunto.

Arariboia
Arariboia
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Portugal só esta nessa posição, porque esta na zona do Euro. A muleta da União Europeia que salva Portugal. Portugal fora da UE seria igual o pior que suas colônias na África. Sim a classe media russa, possui mais poder que a pobre Portugal e sua classe media pobre e em crises de salários, moradias, etc… Tanto que muitas propriedades de Portugal são compradas, como investimento e férias para os russos… não só russos mais brasileiros etc… E não só a russa. A classe media brasileira ganha muito mais que a portuguesa. Em quanto, mais de 60% da pobre classe… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Hcosta
1 mês atrás

Senhor Hcosta.
Somente o senhor esquece de dizer que todos os países europeus tem dívidas de mais de 100% de sus PIBs. E que não existe nenhum tipo de atividade econômica que lhes permita pagar isso. Qual será o resultado ?

soldado imperial
soldado imperial
1 mês atrás

Se a Russia fabrica 250 mil por mês de munição, quanto fabricaria o Brasil?? É serio gente se gozação na resposta! Li em algumas fontes que o Brasil tinha uma boa produção e capacidade de produzir munição de 155 mm, porém a fonte não é boa.
ALLguém ajuda ai! grato

Neural
Neural
Reply to  soldado imperial
1 mês atrás

Imbel fábrica 155 mm HE, mas deve ser uma quantidade ridícula

Marcos
Marcos
Reply to  soldado imperial
1 mês atrás

A MacJee informa fabricar 85.000 muniçoes de 155 mm por ano.

rogerio
rogerio
1 mês atrás

o que estar acontecendo com a Ucrânia por falta de munição para gerra contra a Rússia que sirva de exemplo para o Brasil temos que ter políticas voltada para nossa indústria de defesa para não dependermos de outros países…abra o olho Brasil…

Quirino
Quirino
Reply to  rogerio
1 mês atrás

Esquece amigo, Brasil não tem politica de estado, aqui é um governo comendo o outro e o povo preocupado com futebol, carnaval e BBB.
Não somos um país serio.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
1 mês atrás

A verdade meus caros é que Moscou não precisa mais tomar Kiev pra vencer. A Rússia tentou (e falhou miseravelmente) ganhar a guerra no susto. Mas a guerra que está se desenvolvendo agora é uma que a Ucrânia não têm como vencer. A Ucrânia está ficando sem soldados, sem equipamentos e sem dinheiro, e sem essas coisas não há patriotismo que ganhe guerra. Os próprios homens adultos estão perdendo o ânimo de lutar, têm vários vídeos falando sobre isso, só pesquisar. A Ucrânia está ficando sem recursos, sem potencial ofensivo, enquanto que a Rússia está com recursos e pessoal sobrando,… Read more »

Sergio Machado
Sergio Machado
1 mês atrás

Como ficaria um eventual conflito Russia x OTAN nessa disparidade de produção? Em conta de padaria, a OTAN não teria muita escolha a não ser muito bem sucedida em inutilizar o complexo industrial russo em um ataque primário, caso contrário…. Em se tratando de um país com as dimensões continentais russas, tarefa quase impossível a curto prazo, dando espaço para contra-ataque aos complexos da OTAN. Imagina-se a logística em depender do EUA a munição? O que caminharia, afastando o conflito nuclear, em uma guerra de atrito tal qual vemos na Ucrânia, com disparidade ainda maior na artilharia. Balde de água… Read more »

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
1 mês atrás

A Ucrânia de hoje pode ser o Vietnam do Sul de ontem.

Os estados unidos ajudarão enquanto for conveniente para eles!

Então parem de acreditar em relações de amizade, é tudo interesse!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 mês atrás

A explicação é muito simples, o complexo militar Russo esta produzindo pás e 3 turnos, ai os trabalhadores Russos cavam mais rápido a novas plantas industrial de fabricação de munição e o excedente vai para NVO para varrer o exército ucra restante.

Tutor
Tutor
1 mês atrás

Pode até ser, mas, o fato é que o complexo industrial dos membros da OTAN é muito, mas muito superior ao russo. Se a m… garrar de verdade, é so ajustar o complexo, que vai sair muito munição da fabricas de Varsóvia à Seatle.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Tutor
1 mês atrás

E as matérias primas pra fabricar essas armas vem de onde? Um simples chip vem de Taiwan ou de outros tigres asiáticos. Como vão ter matéria prima abundante e estrutura industrial a curto prazo pra se igualar ou passar os russos e aliados como CN e Irã?

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Tutor
1 mês atrás

Faz tempo que o complexo industrial da UE migrou em sua maior parte para a China…
E o que resta na UE não está dando conta nem de repor os estoques que deram a Ucrânia…

Não tem o que ajustar, amigo…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás
  1. Estados Unidos: US$ 26,9 trilhões
  2. China: US$ 17,7 trilhões
  3. Alemanha: US$ 4,4 trilhões
  4. Japão: US$ 4,2 trilhões
  5. Índia: US$ 3,7 trilhões
  6. Reino Unido: US$ 3,3 trilhões
  7. França: US$ 3 trilhões
  8. Itália: US$ 2,18 trilhões
  9. Brasil: US$ 2,17 trilhões
  10. Canadá: US$ 2,11 trilhões

Não está dando conta por que não tem capacidade industrial, ou por que não estão em guerra e não voltaram sua produção industrial para a guerra?

Vitor
Vitor
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

O que muda ?

Afeganistão é prova viva …a cena da imagem da fuga dos yanques do aeroporto de Cabul foi um desastre.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Na verdade estavámos falando do parque industrial. Quanto ao Afeganistão, a URSS foi escorraçada também.

Sequim
Sequim
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

Maior anarquia, né?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Vitor
1 mês atrás

A retirada dos soldados foi ordeira. O problema, como em Saigão foram os civis, os previstos e os imprevistos.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Essas imagens das fugas é são incríveis. Foram expulsos a bala no aeroporto de kabul.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

Isso é uma comparação burra… se o canadá consegue produzir mais com menos de nada adianta a alemanha ter o dobro do pib do canada…

A china gastando menos consegue produzir n vezes mais que eua…

A rússia está mostrando que mesmo com um pib menor consegue produzir 3x mais artilharia que países ocidentais juntos…

O X da questão é até aonde os países ocidentais vão em sacrificar sua economia para salvar ucrania… ???

Monarquista
Monarquista
1 mês atrás

Peraí, deixa eu ver se entendi:

  • A Rússia invade um país na sua fronteira;
  • Esse país não tem algum acidente geografico relevante;
  • Esse país não tem força aérea nem marinha;
  • Esse país é o mais pobre da Europa;
  • Esse país é do tamanho de Minas Gerais;
  • Esse país recebe ajuda à conta gotas e parceladamente;
  • A Rússia, em 2 anos, conseguiu algumas centenas de KM;

E os russófilos estão querendo comemorar?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

Caro. Não há o que comemorar nesta guerra estúpida. Insisto que o mais importante agora é o imediato cessar fogo.

Quirino
Quirino
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

hahahaha..
O que importa é que a Rússia esta humilhando os Estados Unidos, seus mais de 40 nações vassalas, suas armas, sua indústria, sua capacidade de destruir alguém com sanções, minou a confiança dos aliados (vassalos) nos Estados Unidos e muito mais.
Quer dizer, se os Estados Unidos e seus vassalos não consegue derrotar a Rússia o que dirá derrotar a China e seu poderio industrial esmagador.
Seja bem vindo ao mundo novo hahaha…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Quirino
1 mês atrás

Minou a confiança de aliados…. então por que Finlândia e Suécia entraram na Otan? Por que os países do sudeste asiático se aproximam cada vez mais dos EUA?

fjuliano
fjuliano
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

Neném, a força aérea ucraniana era tão grande ou maior, sem comparar qualidade, que os principais países europeus. Os portos ucranianos fabricavam navios, o primeiro porta aviões da China foi feito na Ucrânia https://nationalinterest.org/blog/buzz/chinas-first-aircraft-carrier-was-made-ukraine-207796#:~:text=The%20People's%20Liberation%20Army%20Navy,into%20a%20functioning%20aircraft%20carrier. e evidente havia a marinha ucraniana, novamente, maior que a maioria dos países europeus. Existiam diversas industrias de material bélico na Ucrânia, com acordos com vários países no mundo incluindo o Brasil. Antes de 2022, os números registrados dos blindados ucranianos: “as unidades do exército ucraniano tinham aproximadamente 930 blindados de vários modelos em condições operacionais e mais de 1.100 unidades na reserva.” matéria aqui do… Read more »

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

A Ucrânia vinha sendo preparada desde 2014 pra uma eventual guerra e a capacidade de resistir no fim foi melhor que o esperado pelo Ocidente. Antes da invasão dois anos atrás, os Ucranianos só tinham menos Javelins que os americanos. O problema é que não tem como o Ocidente ajudar de maneira ilimitada, ainda mais com a capacidade de manufatura limitada dos países da OTAN. Até metais como Tungstênio que a China domina o mercado estao em falta no Ocidente… mesmo com dolares se não tem tungstênio nao tem como fazer artillery shells.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Rodolfo
1 mês atrás

Eles tinham caças, defesa aérea, marinha, tanques de última geração?

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  Monarquista
1 mês atrás

A Ucrânia e seus patronos jamais quiseram a paz e agora vão sofrer uma derrota inesquecível!

Antunes 1980
Antunes 1980
1 mês atrás

A mídia ocidental morreu.

Segundo a mídia, a Rússia tinha munição para apenas 3 dias.

Uma criança de 5 anos sabe o tamanho do arsenal soviético que estava estocado.

Como pode um editor chefe autorizar uma matéria destas!

https://veja.abril.com.br/mundo/municao-e-alimentos-da-russia-nao-durarao-mais-que-3-dias-diz-ucrania/mobile

Vitor
Vitor
Reply to  Antunes 1980
1 mês atrás

Vergonhoso lembra o padrão Willian Waack diz que é sociólogo saiu da mesma escola do FHC aquele chanc.elou o acordo de não proliferação de armas atômicas verdadeiros entr.eguistas da pátria.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Olá VItor. Sobre o tratado de não-proliferação, é preciso lembrar que a proposta brasileira era de total banimento das armas nucleares, mas a proposta que venceu foi a de permitir apenas as potências nucleares de manter o arsenal e dificultar a proliferação de armas em outros países.

A posição brasileira sempre foi contrária ás armas nucleares. A diplomacia brasileira argumentava que não assinaria o TNP porque a posição brasileira ela pelo completo banimento das armas nucleares.

Então, mesmo antes de FHC assinar a adesão ao TNP, o Brasil já havia rejeitado a ideia de ter uma bomba atõmica.

Carvalho2008
Carvalho2008
1 mês atrás

A Rússia ter uma economia de guerra não é notícia…..o importante é analisar os impactos da produção industrial militar no Irã e Coreia do Norte….este é que é complicado….devem estar recebendo uma alavancaram absurda que irá gerar grandes reflexos regionais

FERNANDO
FERNANDO
1 mês atrás

É engraçado ver a divisão política aqui no blog. Tem gente que acha que é ocidental. Na realidade somos latinos americanos, ocidentais é a Europa, Canadá, Estamos Unidos, Austrália. E tem outro que acha que somos comunistas. Estava eu fazendo Pós-graduação em História do Brasil, e uma das disciplinas estudadas era socialismo, pois bem, saiu um discussão no grupo, e, um senhor que era advogado, detonou uma moça que fazia mestrado na UFPR. Ele usou pura lógica, vejam quantos anos tem o capitalismo 800, talvez 1000, e não é algo pronto e acabado, está em desenvolvimento. E você quer, que… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

Você tem todo direito de não ter partido, de não militar por um ou outro político, o que você não pode nem deve é desrespeitar e simplesmente desqualificar quem tenha. Seja mais respeitoso e menos arrogante.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre
BraZil
BraZil
1 mês atrás

Bom dia. Estou a alguns dias aguardando notícias sobre a suposta destruição de carros de combate ocidentais super imbatíveis, por MBT´s soviéticos da década de 70. Só poderemos formar alguma opinião, se isso for noticiado aqui, pois é um Fórum que respeitamos, por sua credibilidade, mas essa demora faz duvidarmos de sua isenção. Se fosse um T90 que tivesse sido abalroado e destruído por um carrinho de cachorro quente ou uma perua food truck, a manchete já estaria qui em letras garrafais. E quanto ao avanço Russo, dos últimos dias?, e as destruições de Patriots, Leos, S300, Abrahams? são verdadaieros?… Read more »

Bernardo
Bernardo
1 mês atrás

Voltando ao topico acredito que, a Russia planejou muito bem sua base industrial para a guerra agora… se planejou o tempo dela não saberemos até essa guerra acabar.

Mr.Guara
Mr.Guara
1 mês atrás

A reportagem comete um equivoco comparando a produção de um calibre padrão OTAN contra diversos calibres Russos. A produção que tanto Europa quanto, EUA estão buscando aumentar e é citado na matéria, seria a de 155 mm, portanto uma comparação mais correta seria com um calibre similar Russo, sendo esse o de 152 mm. A reportagem também esquece de mencionar a busca por artilharia em outros países (fora OTAN e Europa) feita pela Chéquia, onde segundo ela busca por 500.000 projeteis de 155 mm e 300.000 de 122 mm, já garantindo a compra de 300.000 sem mencionar qual calibre. Mesmo assim, comparando calibres semelhantes,… Read more »

BraZil
BraZil
1 mês atrás

Um colega falou que a mídia ocidental está falida. Só quero acrescentar, que o problema não é essa ou aquela mídia, pois todas as mídias atendem a interesses de alguém. Sempre foi assim e tolos são os que acreditam que em países ocidentais, democráticos e desenvolvidos há mídia livre. Todas são tendenciosas. O problema na verdade está em acreditar cegamente nessa ou naquela versão de fatos. Os consumidores é que se encantam com os cantos de sereia. A maioria aliás.

carvalho2008
carvalho2008
1 mês atrás

A historia de um cozinheiro russo que capturou um tanque alemão usando apenas um machado….

https://www.youtube.com/watch?v=kOphzhK_Hg4

Manus Ferrum
Manus Ferrum
1 mês atrás

Do que o Barack Obama chamou a Rússia uma vez? Posto de gasolina com armas nucleares? E ser superado por esse país faz dos EUA o quê?

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
1 mês atrás

O problema de produção do Ocidente não é Sistema Capitalista, que a Rússia também é. O problema é o alto grau de financeirização da indústria dos EUA e Europa.

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
1 mês atrás

Parece que alguns ainda não entenderam que a indústria bélica ocidental não está em modo de guerra … por enquanto!!! Também não entenderam que, mesmo em modo de guerra, o avanço russo é pífio na Ucrânia e, mesmo com a redução da ajuda ocidental … por enquanto … já há sinais de que o avanço russo foi contido!!! E as forças ucranianas começaram a atacar as artérias da economia russa: as refinarias de petróleo!!! Duas foram atacadas por drones ucranianos, há pelo menos 770 km da fronteira e uma delas, a quarta maior processadora de petróleo da Rússia, foi seriamente… Read more »

Bigliazzi
Bigliazzi
1 mês atrás

Basta colocar a Purshase Order…

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Bigliazzi
1 mês atrás

O problema vai ser alguém entender o que “purshase means”.

Edimur
Edimur
1 mês atrás

Triste ver o pessoal brigando para defender a Rússia ou os EUA e não analisar nosso Brasil com exército construtor civil, com canhou da segunda guerra mundial !!!! Se vir um terceira guerra tchau Amazônia e tudo mais!!! Enquanto isso uns defendem Lula Bolsonaro EUA e etc… Lamentável !!! Mas o whisky 12 anos é a lagosta não falta .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Edimur
1 mês atrás

Edmur. Se for uma terceira guerra mundial, tchau para todo mundo.

Sobre uma terceira guerra mundial convencional, o Brasil está até melhor do que estava no início da I e da II Guerras.c

Wilson
Wilson
1 mês atrás

Isto ressalta a importância da artilharia na guerra. Em termos de Brasil já temos produção local de alguma munição mas nossos meios ainda são poucos (e não serão 36 novos obuses que vão mudar isso).

BraZil
BraZil
1 mês atrás

“Mundo ocidental não está no modo de produção de guerra ainda”. Vamos aguardar então o “super império do bem, ordem, justiça, beleza, virtude e pureza” entrar nesse modo e começar a produzir em série seus armamentos infalíveis e super caros. Só não sei como. Os valores de produção no ocidente – em baixa escala – já são astronômicos. Imaginem em “modo de guerra”. Vão competir com Rússia, Irã, China e Coreia do Norte como? A Rússia coloca 150 MBT´s em ordem de batalha todo mês. E os EEUU ainda terão que reativar muitas dessas linhas de produção, de vários armamentos,… Read more »