Brasil tem hoje a menor participação no PIB mundial desde 1980, segundo FMI

233

Especialistas ouvidos pela CNN analisam o histórico econômico do país e projetam o cenário para o futuro

Desde 1980, o Brasil vem perdendo representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo mostra o levantamento encomendado pelo CNN Brasil Business à Austing Rating, com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 1980, o PIB brasileiro representava 4,3% do mundial. Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.

“A participação do Brasil no PIB mundial estava aumentando até 2012, aumentou ao ponto de o Brasil se transformar na sétima maior economia do mundo. E depois declinou. Tanto que hoje nós estamos perto da 10ª. E ao final desse ano, provavelmente a gente vai ultrapassar a Rússia, que hoje é a 11ª”, diz Carlos Braga, ex-diretor do Banco Mundial e professor da Fundação Dom Cabral.

A série histórica do órgão, iniciada em 1980, mede a participação do país no PIB global por meio do PPC — paridade de poder de compra. Ou seja, uma métrica que serve para comparar as moedas de vários países por meio de um índice para o poder de compra.

De acordo com o ranking, que priorizou os países latino-americanos, o Brasil sempre esteve no topo, porém vem registrando sucessivas quedas na participação ao logo dos anos.

Segundo Gabriel de Barros, economista-chefe da Ryo Asset, o desempenho do Brasil está desenvolvendo abaixo da média de outras nações e isso faz com que o país perca a representatividade, década após década.

“O Brasil está numa armadilha de baixo crescimento. Toda a América Latina fez o primeiro movimento de saída da pobreza a caminho para a renda média, porém não conseguem sair da renda baixa”, explica Barros.

Para o economista, os países desta localidade ficam andando em círculos, não conseguem migrar para uma renda alta. “Isso é um problema essencialmente de driver de crescimento econômico, o que está muito ligado às instituições políticas e com a qualidade da política econômica que está sendo implementada ao longo dos anos”, aponta.

Braga lembra que, nos anos 80, o Brasil passou por uma crise da dívida externa. Naquele momento, o país teve dificuldades com a questão de capacidade de financiamento, sendo obrigado a que entrar em programas com o FMI. “Estes programas tentam impor ao país uma política de austeridade fiscal, e isso diminui a taxa de crescimento e aumenta o desemprego no curto prazo, porém é uma forma de recuperar a sua capacidade de pagamento”.

Braga faz uma análise entre 1997 a 2021 e mostra que a economia brasileira cresceu, em média, 2,2% do PIB. Porém, se considerar a situação do mundo na totalidade e pensar em termos de renda per capita, de 1970 até 2019, o país cresceu 1,7% ao ano.

Hoje o Brasil não tem esse problema, pois conseguiu controlar. Mas, o economista afirma que existe um problema de dívida doméstica que vem crescendo. “A dívida pública brasileira está aumentando significativamente e este custo impacta no aumento da taxa de juros”, diz.

Perspectivas para o futuro
Barros diz que os brasileiros vão continuar vendo PIB desacelerando, uma vez que o país está com o juro alto, ao contrário do juro negativo do mundo. “O BC subiu os juros e vai segurar esse patamar por um bom tempo até que a economia desacelere. E isso já está acontecendo”.

Porém, uma saída apontada pelo economista é via reforma tributária. “O Brasil é uma economia muito fechada, por isso precisa abrir a economia de forma eficiente. Mas, não dá para fazer abertura econômica com esse sistema tributário”, acredita Barros.

Na visão de Braga, ou o país aumenta os impostos — que já tem uma carga tributária elevada — ou vai pagar e ter que fazer cortes orçamentários e definir suas prioridades. “Se o governo quer uma bolsa família de R$ 600, o ideal seria fazer cortes para permitir que a tributação permita financiar esses gastos. Caso contrário, a desaceleração vai continuar daqui para frente”, destaca.

FONTE: CNN

NOTA DA REDAÇÃO: Veja no gráfico abaixo, a queda da participação da indústria no PIB brasileiro:

Crise na indústria brasileira
Crise na indústria brasileira
Subscribe
Notify of
guest

233 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A economia brasileira cresceu nestas décadas, porém o PIB mundial cresceu proporcionalmente mais. Por isso a queda na participação brasileira no cenário mundial.

Mas vale a pergunta, e o PIB da Argentina e dos outros países da América Latina ?
Os governos de esquerda destruíram suas respectivas economias, mas ninguém fala nada.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Desde quando populismo é esquerdismo.
É interessante como vocês bolsonaristas conseguem inverter tudo.
Para vocês, o Presidente Kennedy era comunista!!!
Só por ser democrata!

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Nei
Nei
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Que populismo o que. Você enxerga populismo em governos antidemocráticos.

Minsc
Minsc
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Democrático é esse que vai começar..piada

André
André
Reply to  Minsc
1 ano atrás

O bobão aceita o resultado da eleição. Foi democrático. Ou vai falar das “urnas inseguras” ?
Vai fazer protesto em frente de tiro de guerra…. cada idiota que fala bobagens. Tenho sérias reservas ao governo próximo, mas tenho reservas maiores a idiotas bobões que sofrem para aceitar a realidade.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Não tente argumentar com esse povo.

O último gráfico ali nem mostra os últimos 4 anos e a queda foi absurda.

O que estão fazendo agora é uma guerra de narrativa, eles nunca vão falar que são as políticas fracassadas deles.

Nem tente discutir, é perda de tempo.

Nei
Nei
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Verdade.

Matheus Maciel dos Santos
Matheus Maciel dos Santos
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Se refere ao gráfico que vai só até 2017?

Alfredo
Alfredo
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Quem destruiu a Argentina foram os Governos de direita dos militares, Menem e o tiro de misericórdia com Macri que trouxe de volta a extrema pobreza para partes da população.

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

kkkk. Sim, sim.

observador
observador
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Moro na fronteira com a Argentina, lembro quando o Macri pegou o peso estava 7 por 1U$, inflação anual 25% e outros indicadores que não estavam ruins! Entregou com uma cotação de 60 por 1U$ e inflação anual de 60% com um empréstimo a ser pago de U$56,3 Bi (que foram literalmente TORRADOS no mercado especulativo). Ai hj tu vê noticia de inflação na Argentina e diz que foi obra da esquerda, mas vai tomar na biriba.

Alexandre
Alexandre
Reply to  observador
1 ano atrás

E o preço da carne, leite, queijo e óleo de soja, só para citar alguns itens, custando a metade do que pagamos aqui no Brasil, por isso tem um monte de Brasileiros fazendo feira na Argentina.
Agora imagina se eles não tivessem inflação!
Enquanto isso, a inflação Brasileira está menor que 10% ao ano , alguém acredita nisso?

Henrique
Henrique
Reply to  observador
1 ano atrás

aham agora tu pega as noticias e vê que base monetária deles dobrou nesses 4 anos e pais ta com 100% de inflação ao ano, masPERO MACRI kkkkkkkk

João Fernando
João Fernando
Reply to  observador
1 ano atrás

Fui diversas vezes para a Argentina entre 2013 e 2016. Sim, a pobreza veio forte após a vitória do Macri. Antes não vi morador de rua em Buenos Aires, bastou vender, na última visita muitos moradores de rua (famílias na vdd) na 9 de Julho

Minsc
Minsc
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

A é..Cristina Kirchner e o atual tão fazendo maravilhas lá….kkkkkk..alienado

Felipe
Felipe
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Macri foi tão bom que ressuscitou até a Kirchner lá, igual o B ressuscitou o L aqui, de tão medíocre que foi…

Henrique
Henrique
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Quem destruiu a Argentina foram os Governos de direita dos militares,

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK como se o PERONISMO e impressora de não tivessem feito isso

agora vai dizer que a ‘Kretina’ lá governo de direita? kkkkkk
—–
misericórdia com Macri

>>>pero macri kkkkkkk

glasquis 7
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Mas vale a pergunta, e o PIB da Argentina…”

A economia da Argentina está assim desde a aventura de 1882 e se aprofundou com o “Plano Caballo” durante o governo de Carlos Menen.

Tanto a sociedade argentina como a sua economia são paradoxais. A Argentina é o único país que chegou no primeiro mundo e regrediu pro terceiro. Não serve como exemplo pra nada.

Ceboshitas fazendo ceboshiticies.

O PIB do Peru, da Bolívia e do Chile aumentaram.

O Chile ainda hoje apresenta PIB superior alguns países europeios.

Nilo
Nilo
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

A culpa é da China com alto índice de crescimento.
Assinado Posto Ipiranga
Tô de mudança tá (vc fica rsrsrs)

Slowz
Slowz
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Cara estuda o motivo da Argentina estar assim ..

É muito mais além de esquerda ou direita mds zzzzz preguiça.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

Enquanto o mundo abriu a sua economia e a sua influência global, o Brasil se retrancou e não acompanhou os avanços. Lamentavelmente, o período que poderíamos aproveitar acabamos perdendo. Temos baixos índice de IDH. Saneamento básico inadequado, sistema de transportes defasados, nenhuma faculdade brasileira entre os top 100 do mundo, poucas empresas ( ou uma) que são referência em tecnologia, poucos centros de pesquisas e etc. Nossos governantes querem que o Estado se meta em distribuição de cartas, em fazer parte de empresas de portos e aeroportos, em ser sócios de empresas que não vão contribuir para o desenvolvimento do… Read more »

Underground
Underground
1 ano atrás

Sem liberdade econômica não vamos sair do lugar. Vamos virar uma Argentina, que já é uma Venezueka, que por sua vez já é uma Coreia do Norte.
Mas todos são contra liberdade econômica.
Sonham em restrições, mais impostos, mais regulamentação, mais burocracia.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Que mané, liberdade econômica!
Quando mais tiver, mais os empresários canhestros vão se especializar em produtos básicos ou de primeira transformação.
O Estado terá, obrigatoriamente, de intervir e estimular o desenvolvimento e pesquisa.
Caso contrário, seremos o eterno ‘O Agro é pop’.

Minsc
Minsc
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Cara..sua opinião política é tão boa quando seus pitacos da guerra na Ucrânia

Ted
Ted
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Esquerdalha, esperar o que destes tapados?

Slowz
Slowz
Reply to  Underground
1 ano atrás

Liberdade econômica ? Aquela que só existe na imaginação ?

Ou aquela que sai sancionando vários países pelo mundo ?

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Vários países do mundo, sim, mas só as ditaduras, basta um pequeno exercício de memória, para ver quem sofre de sanções.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Lá vem querer inverter as coisas, mesmo com guerra e pandemia ainda teve melhoras na economia. Trágico foi o MDB, PSDB e PT, estão todos juntos por sinal para continuar nisso.

Alfredo
Alfredo
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Melhoras?
Para quem?
A fome voltou, as famílias estão endividadas e até uma fila do osso apareceu.
Está bom só para acionista da Petrobrás.

André
André
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Não discuta. Mais um passando o pano para o “mito”. O processo é histórico, não poupa nenhum governo da década de 80 para cá, acelera-se com a volta do predomínio de exportação de comodites na última década do século XX. Mas, mesmo com GRÁFICOS (dados quantitativos) existe imbecil o suficiente para poupar esse fatídico governo. Pode apostar que vai ter babaca falando de “inflação” e “PIB” do país do mito, sem usar os dados juntos em análise macroeconômica. É a ascensão do homem medíocre. É bonito ser estúpido. E o pior é que acredita que tem razão.

Alfredo
Alfredo
Reply to  André
1 ano atrás

Devemos considerar, nesse processo histórico, a ascensão meteórica da China que roubou participação de todos os outros países de forma acentuada.
Se não me engano, a participação da indústria chinesa no Mundo está chegando a 30%.
Praticamente o dobro da americana que vem em segundo lugar.
O tamanho da indústria chinesa traz especialização, cadeia de suprimentos, escala de produção, investimentos, pesquisa.
Isto tudo agrava a situação e diminui a participação de outros países .

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

A culpa do meu fracasso e do meu concorrente OU o sucesso do meu concorrente e minha culpa pois eu não soube melhorar onde devia ?

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  André
1 ano atrás

comment image

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Comparar com América latina não é lá muita coisa. Não é exemplo de nada.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Bem o fato é fato….na Al é o que mais melhorou…o amigo não gostaria de apresentar o aumento de pobreza da França, Inglaterra e Alemanha?

Realista
Realista
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Auxilio Brasil que inclusive o mito era contra .

Alfredo
Alfredo
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Pode ser um ponto positivo, mas não explica tudo.
O Brasil pode ter tido a maior queda percentual, mas tem uma população proporcionalmente gigantesca de pobres e muito pobres.
Exemplo.
Temos 50% da população de pobres e extremamente pobres.
Se a quantidade cair 10%, teremos 45%.
Se Argentina tiver 20% de pobres e a taxa cair 5%, vai a 19%.
O queda do Brasil foi maior, mas ainda temos mais pobres.
A pobreza no Brasil é muito maior e muito mais severa que na Argentina.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  André
1 ano atrás
Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Alfredo
Alfredo
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Repito.
Pode ser um bom número, mas ainda está longe de ser algo a se comemorar muito.
Seria o equivalente a dizer que a Índia e Bangladesh diminuíram a extrema pobreza em 10% enquanto o Brasil diminuiu 5%.
Cerca de metade das famílias no Brasil dependem de trabalho informal e recebem cerca de 1 SM por mês.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

2020, pandemia e o impacto do Auxílio-Emergêncial. Em 2021 voltou a piorar.

Minsc
Minsc
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Fome voltou?! Acionista da Petrobras? A Petrobrás ja perdeu milhões só prevendo a tragédia que começa ano que vem.

Slowz
Slowz
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Que economia frágil né ? Ai o mercado ficou bravo ..

( Petrobras perdeu bilhões )

E quando ela ganha vc recebe algo ?

Nesses últimos tempo ela ganhou e vc recebeu oque ? Pagando 7 reais na gasolina quem não ganha né .

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Slowz
1 ano atrás

quem tem plano de previdência PGBL ou VGBL privada, ganha sim, pois a carteira de 8nvestimento aplica em pretrobras vale, etc….eu tenho e ela oscila sempre que alguém importante que ignora a economia de mercado fala besteira…quem tem plano de previdência é o valor aplicado virar pó….quem aplica em fundos multimercado no banco também….São poucas as aplicações bancárias que não tem carteiras de ações…ou seja…praticamente tirando poupança…CDB…perde e ganha dinheiro com Petrobras…..o amigo deveria saber…

Alfredo
Alfredo
Reply to  Minsc
1 ano atrás

A Petrobrás não perdeu um tostão.
Quem perdeu foi acionista que em vez de trabalhar fica o dia inteiro especulando na Bolsa de Valores.
Vão trabalhar!

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

engano absurdo….fundos de previdência tem enormes aplicações em carteiras de ações….até fundo do trabalhador…meu Deus….

Nilo
Nilo
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Tá falando dos parças da Faria Lima, tiraram o dinheiro da Petrobrás e colocaram em outras aplicações, lucro é que importa, . A Petrobrás nada perdeu, desvalorizou-se porque agora não da lucro extraordinários para acionistas, vai usar o dinheiro para investimentos em novas tecnológicas de prospecção, em produção nacional, é mais lucrativo importar e privatizar.
Assinado
Posto Ipiranga
Tô de férias, tá!!!!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Tragédia é o povo vendo todo mês aumento dos combustíveis provocando o efeito cascata aumentando o preço dos alimentos. Os milhões entrando no bolso dos acionistas e o povo passando dificuldades com o aumento do custo de vida.

Thiago Marques
Thiago Marques
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Fala aí, durante o governo Lula foi onde tu ganhou mais dinheiro. Qual é a revolta? Vai levar raio em frente ao quartal. Perdeu, mané.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Bom está na Argentina e Venezuela, 90% da população ficou rica e não pobre e passado fome.

Nilo
Nilo
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Bom era o tempo em importavamos até prato e talheres franceses.
Assinado
Posto Ipiranga
Tô me juntando aos parças nós EUA tá!!!!!

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Entre 2011 e 2018 mais de 90% dos países do mundo cresceram mais do que o Brasil e entre 2018 e 2022 o Brasil cresceu mais do que a maioria.

A conclusão dos alienados é que o problema são os últimos 4 anos e não as últimas décadas.

Salim
Salim
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Pib temer usd 2,25 tri, Pio atual uso 1,6tri. Pib per capta temer usd 9 mil, atual uso 7,5 mil. Temer sétima economia mundo, atual décima terceira. Vai ter que desenhar.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Salim
1 ano atrás

Sim, e Temer era antes ou depois da crise global que fez até a China ter crescimento negativo no período?

Alemanha foi melhor? Itália? Japão? China? EUA? França? Inglaterra?…..quem foi melhor?

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Exato Mestre Snake, veja que sendo a economia um sucesso diante do cenário de derretimento mundial, as matérias agora irão falar das defasagens do Brasil tentando mirar o governo atual porém, sempre carregando as inépcia dos últimos 22 anos para enganar o público.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Que economia é sucesso?
Os salários estão baixíssimos, acabaram com os direitos trabalhistas, as contas públicas estão com um rombo bilionário, não há dinheiro para apagar aposentados, cortaram verbas da Educação e Saúde.
Em que País vc vive?
Tentar equilibrar contas públicas não comprando vacina para Covid e tentando bloquear o Bolsa Família é muito fácil.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Quer outro exemplo?
As verbas para contenção a desastres foram reduzidas em 95%.
Os exemplos são muitos

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

O amigo está falando dos ultimos 2 meses do ano?

Nativo
Nativo
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

A Argentina elegeu o primeiro sujeito dito socialista, para presidente em sua história e agora a culpa da m. De décadas de cosnervadorw ditos não comunistas ( porque capitalismo nesses cantos, ainda esta no nivel do mercantilismo colonial) é dele?

Cicero Estevam da Silva
Cicero Estevam da Silva
Reply to  Nativo
1 ano atrás

O problema argentino é crônico

F. Iappe
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Problema da argentina é o excesso de socialismo em todos os governos que lá passaram.
Agora imagino que o nobre amigo acredita que os Kirchner são ultra direitistas.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Nativo
1 ano atrás

oxe…Kirchner é de direita?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Fala como se aqui não houvesse pobreza e miséria! A maioria do nosso povo e pobre ou miserável.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

não..não é…..a começar pelos conceitos entre pobreza e miséria…..tem sim…como em todos os países….alguns mais outros menos….

Ted
Ted
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Vc omitiu o peru, la a coisa ta feia

Alfredo
Alfredo
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Garanto a vc que a miséria aqui e muito maior que na Argentina.
E lembre-se que a Venezuela está sob embargo.
Imagine um embargo aplicado ao Brasil.
Viraríamos cenário de filme de Mad Max.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

E fabricante de armas, banqueiros e os corruptos do centrão!

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
F. Iappe
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

(Está bom só para acionista da Petrobrás). Inclusive para meu tio petista roxo e acionista da Petrobrás!

Alfredo
Alfredo
Reply to  F. Iappe
1 ano atrás

Pois então, fale para seu tio vender essas ações rapidinho.
Vai por mim.

Alfredo
Alfredo
Reply to  F. Iappe
1 ano atrás

Pois então, fale para seu tio vender essas ações rapidinho.
Essas ações devem desabar.
Vai por mim.

Ted
Ted
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Dilma cotada para presidenta rsrs, da petrobras

Alfredo
Alfredo
Reply to  Ted
1 ano atrás

Não.
Basta colocar o preço dos combustíveis com base em custos em REAIS.
Acabou essa molezinha de PPI.
Estava muito fácil para esses acionistas.

Nonato
Nonato
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Esquerdista é bicho cara de pau.
Tem iPhone, come em bons restaurantes, vai para o rock in Rio, vai para o show de Daniela mercury, depois diz que o Brasil vai mal.
Mente tanto que passa a acreditar nas próprias mentiras.
Argetina de Lula e Fernandes: inflação de 100% ao ano.
Brasil: 6%.
Venezuela: 2000% ao ano.

André
André
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Passa muita vergonha. Ainda defendendo esse fatídico governo.

Minsc
Minsc
Reply to  André
1 ano atrás

Espera ano que vem pra ver o que é fatídico.

André
André
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Isso da a mãozinha para a cobrinha fumante, e repita bem alto três vezes na frente do espelho. Assim, pode se tornar realidade. Já está na hora de deixar de ser bobão e separar fatos de previsões. Cresça ou volte para o armário.

Andrey
Andrey
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Fatídico não ,será desastroso,caótico e trágico em todos os campos de atuação. Engraçado que vai ser muito pior ,pois uma coisa que esses usurpadores do dinheiro fácil(público) não possuem é responsabilidade. E a desgraçeira vai ser de proporções inimagináveis,já que vão gastar muito mais do que se arrecada,sem contar que o ruindade na economia e decadante no BNDES é para acabar com a economia do Brasil em pouco tempo. Por falar em BNDES dessa vez a farra com o dinheiro do povo brasileiro será bem pior,pois antes na AL financiavamos Cuba,Venezuela,Bolívia e Equador. Agora há muitos mais que o diga… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  André
1 ano atrás

postavgrafico Mestre André….dos 20 e dos 4 anos e na oportunidade, da corrida atual dos demais países….é só postar….

Slowz
Slowz
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Cara eu tenho diversas críticas ao PT mas ele foi melhor e os dado provam isso ..

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Os oportunistas apenas pegaram a moeda já estável e um cenário externo favorável com a China crescendo e comprando matéria prima sem parar, vários outros países emergentes tiveram um gráfico de crescimento semelhante e a maioria cresceu mais que o Brasil.

Tiveram dinheiro entrando mas todos sabem o que fizeram com o dinheiro e as políticas deles levaram a isso:

No período 2011-18, mais de 90% dos países do mundo apresentaram crescimento econômico maior que o do Brasil | Blog do IBRE (fgv.br)

Pelos dados o governo militar foi o melhor disparado.

Slowz
Slowz
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Maior crescimento e a menor taxa de desemprego foi registrado no governo PT ..

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Slowz
1 ano atrás

na época que o mundo inteiro crescia sem crise…..é como comparar a velocidade do carro no circuito de Mônaco com indianapolis….oras….

Neural
Neural
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

PT é um lixo, mas Bozó fez um governo péssimo, negacionista de pandemia, perdeu a eleição por ser ignorante

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Neural
1 ano atrás

Lixo não….mas perdeu realmente por ignorância e algumas coisas a mais . ….morreu pela boca….

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

O povo não conhece muito sobre economia, até a Argentina cresceu mais que a gente.

Henrique
Henrique
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Cara eu tenho diversas críticas ao PT mas ele foi melhor e os dado provam isso

pelo jeito além de russietinha tu não sabe ler gráfico né kkkkk

todo governo do PT retirou a participação BR do PIB do planeta kkkkkkkkkkkkkkk dado provam isso

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Mestre Slowz, os dados não são ruins…o senhor tem razao….o problema é que eles jogaram uma oportunidade de ouro fora e jogaram o país na maior crise…São números de fato, para o período bom e para o período péssimo….1o mandato, o FHC tinha arrumado parte da casa, o o mundo entrou numa onda de crescimento….as commodities por outro motivo positivo, mundo em crescimento, estavam em alta….ou seja, todas as reformas necessárias poderiam ser feitas ali…no entanto, o corporativismo é os desvios fez com que fosse um governo avesso a reforma, não puxar briga com ninguém e consumir todos os recursos… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Sim o texto fala de 1980 a 2022…..

são 22 anos….o governo atual tem 4 anos apenas e em seu período, o crescimento foi maior…com estas considerações….se alguem quer politizar…então tem de comparar os ultimos 4 anos de todos…..e de novo…o Brasil foi bem e saiu bem da crise….covid….

Renato B.
Renato B.
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Os dados encontrados até o momento sugerem que o governo do perdedor sequer conseguia preencher formulários direito e o planejamento era quase aleatório.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

nem com desenho o cara enxerga…

olha no último gráfico como foi os trágico e bizarro o governo que vcs defendem…

Mas enfim, não vale a pena perder tempo discutindo.

Os gráficos tem os dados pra quem quiser entender.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

A industrialização do Brasil começou no Governo Vargas e continuou bem com JK.
Nos governos militares houve até avanço, mas às custas de endividamento catastrófico, origem dos males que sofremos até hoje.
Depois disso, passaram a entrar outros fatores e competidores no mercado mundial, o que só agravou a situação.

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Isso não é desculpa para ofender o atual governo e culpá-lo, pois nos anteriores (quase 20 anos), só caiu também.

RenanZ
RenanZ
1 ano atrás

Com o apetite voraz por impostos que a máquina governamental têm, do federal ao municipal, não há perspectivas de investimentos e, por consequência, crescimento.

Não se investe em infraestrutura, mas sim em estádios

Não se investe em educação (da forma certa), mas sobra dinheiro pra fundão eleitoral

Saúde e segurança pública, uma tragedia, mas as “emendas do relator” estão lá,

E ainda por cima consideram como opção aumentar os impostos!!

Enfim, o Brasil como sociedade ainda vai ser muito castigado por suas próprias escolhas ou por pura inação, melancólico horizonte nos aguarda

João Adaime
João Adaime
1 ano atrás

Se for incluída a economia informal, o PIB sobe bastante. Décadas atrás a Itália fez isso. Aqui no Brasil o IBGE e outros órgãos de pesquisas econômicas estimam que a informalidade equivale a 37% do PIB oficial.
Quanto maior a carga tributária, maior a informalidade. O “mercado” sempre se ajusta.

Alfredo
Alfredo
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

O problema não é a carga tributária.
A maioria dos países europeus tem uma carga maior que a nossa.
O problema são as distorções.
Enquanto pagamos alto imposto de renda e sobre consumo basico, por exemplo, o Governo concede isenção a Igrejas (que proliferam por aí), não institui impostos sobre dividendos, grandes fortunas e nem sobre a propriedade de bens de luxo como iates, helicópteros, jatinhos e etc.
Sem contar que muitos ricos praticam um dos esportes nacionais favoritos: sonegar impostos.
Desta forma, fica difícil e a carga recai sobre quem está desprotegido.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Caro Alfredo
Resumiu bem.
São sempre os mesmos a pagar imposto.
A propósito, o Haddad fez uma citação que achei interessante: colocar os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda. Se realmente será feito, daí é outra história.
Abraço

Minsc
Minsc
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Vai sim

Alfredo
Alfredo
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Prezado João.
(2)

Henrique
Henrique
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

“A propósito, o Haddad fez uma citação que achei interessante: colocar os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda” vc sabe que no fim ele não vai fazer isso e o que realmente vai acontecer é taxar mais o pobre… pq é literalmente isso que o PT e os outros governos fizeram.. aliais, o PT teve 16 anos de governo… ele não fez a reforma pq mesmo? e pq diabos vai fazer agora? aé não vai! pq a ideia nunca foi resolver o problema e sim taxar mais todo mundo de forma indiscriminada e dar dinheiro proa… Read more »

Andrey
Andrey
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Kkkkk que porra vcs tomam para serem tão alienados assim,se eu fosse de outro pais iria comer pipoca e dar muita risada do que está por vir ao Brasil.
Mas vamos todos gritar FAZUELI que melhora.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Andrey
1 ano atrás

O moleque
Eu não te dei liberdade pra se dirigir assim a mim ou mesmo aos demais colegas que aqui comentam.
Primeiro cresça, estude, seja educado e depois venha comentar.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Se a máquina do governo fosse enxuta, eficiente, nós teríamos o retorno dos nossos impostos. Mas não é, e não vai ser. Não importa qual o sistema econômico ou político que adotemos. Os políticos gostam de levar o deles. A palavra ‘austeridade’ não existe porque ela é anulada pela palavra ‘re-eleição’ que é reforçada pela palavra ‘cargo.’

Alfredo
Alfredo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Político é reflexo da sociedade.
E os militares não fogem à regra.
Quem não se lembra quando da Reforma da Previdência deram entrevista dizendo que não abririam mão da integralidade na aposentadoria.
Ai, aproveitaram o néscio de plantão, que se acha militar, e emplacaram o privilégio.
Quer máquina enxuta?
Comece pela máquina militar.
A culpa disso tudo não é só da classe política.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Então aparentemente você concorda totalmente com o que eu disse, visto que a classe política é um espelho do povo.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

E os militares, juízes, procuradores, delegados, garis, garçons e etc, idem.
Academias militares não são monastérios de onde só saem santos que querem o bem do Brasil.

Minsc
Minsc
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

não ;e a carga tributária?? vc viaja demais!

Alexandre
Alexandre
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Melhor comentário sobre o tema. Na verdade, para fazermos uma comparação de PIB, é necessário primeiro termos os mesmos critérios em todos os Países, coisa que não acontece. Em praticamente toda Europa e OCDE o PIB das drogas, prostituição, pirataria são computados, isso não ocorre no Brasil. Estudos dizem que se levados em conta , o PIB do Brasil teria um incremento de uma Argentina, algo próximo de 37% de incremento ou cerca de 600 bilhões de dólares. Então percebemos as distorções aqui mesmo na America do Sul, por exemplo, o nanico Equador, com sua agricultura pequena, poucas indústrias e… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Isso é uma questão estrutural !
O sistema tributário brasileiro é oriundo do Estado arcaico patrimonialista , a indústria demanda uma simplificação radical dos tributos para continuar existindo em nossos tempos. Mas não se iludam achando que isso é culpa de algum governo especifico , a culpa é do “presidencialismo de coalisão” que é eufemismo para cleptocracia.

Nei
Nei
1 ano atrás

Olha o último gráfico quando começou essa queda e depois bosteje algo.

Slowz
Slowz
1 ano atrás

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/numero-de-familias-pobres-com-dividas-atrasadas-alcanca-nova-maxima-historica/

Esse governou que está no fim bateu vários recordes ..

Negativo!

Mas o problema são os comuna atrás da porta ..

observador
observador
1 ano atrás

mito mito mito!!!! “Até 2012 crescia…….” depois do inicio da guerra híbrida contra o Brasil nos protestos de 2013 (e todos os seus acontecimentos posteriores, lawfare, etc) o projeto para quebrar o capitalismo brasileiro e recolocar o país como subalterno do grande capital FUNCIONOU……ai foi só ladeira abaixo.

Minsc
Minsc
Reply to  observador
1 ano atrás

Espera ano que vem então

Minsc
Minsc
1 ano atrás

vou esperar o ano que vem pra rir de vc

GFC_RJ
GFC_RJ
1 ano atrás

A indústria demanda TODA uma nova estrutura tributária. A atual é uma excrescência. A indústria demanda também transformações de infra-estrutura. A atual é abaixo do péssimo.  A indústria demanda também de um mercado de capitais promissor. O atual é muito ruim. Por sua vez estes, dependem de poupança interna. A nossa é das piores da AL, isto é, das piores do mundo. A indústria demanda também energia barata. A nossa, com um put@ potencial du garai, mas com esse mercado completamente disfuncional, por incrível que pareça, é cara. A indústria demanda também um programa de compras governamentais organizado e robusto.… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  GFC_RJ
1 ano atrás

Finalmente, de nada adianta se mantiver essa mentalidade mofada, anos 50, de desenvolver para o mercado interno. “Substituição de importações!”. Cof cof… muita naftalina! O mundo girou muito! Industria depende de produtividade e, consequentemente, escala! Todos os novos países industriais se desenvolveram mirando o mundo, não seu próprio umbigo. O mercado da nossa Agroindústria é o mundo, não só o Brasil.  Se Embraer vendesse só para o mercado brasileiro, já teria quebrado há décadas. A Embraer é fod@ porque vende pra cacete no mercado AMERICANO. WEG, Taurus idem… Por isso… Abertura de mercado, acordos comerciais… são fundamentais para trazer modernidade… Read more »

Julio Cesar
Julio Cesar
1 ano atrás

É melhor separar a região Sudeste desse Brasil e criar um país com chance de avançar. A região sudeste paga impostos federais que vão alimentar bolsas esmola no Nordeste e manter o cabresto eleitoral dos políticos corruptos que eles insistem em votar. O Brasil nasceu errado e não vai mudar não adianta fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes! E o mesmo vale para a região Sul e a Centro Oeste que separados do Brasil seriam países muito melhores sem o peso morto dos mortadelas

Alfredo
Alfredo
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Não adianta fomentar essa discriminação.
De onde vc acha que vieram Maluf, Aécio, Bolso e família e outros tantos exemplos de políticos do Sudeste?
A diferença é que aqui, por ter mais dinheiro, se rouba mais.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Ah!
Segundo o Guedes (argh!) ‘a gente rouba menos’.
Confissão de culpa, até agora impune.

Julio Cesar
Julio Cesar
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Se o problema for os políticos do Sudeste, que roubam mais como você entende, então será melhor para o Nordeste se livrar disso se tornando independente também. Assim poderão viver como desejam sem esses problema.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Dizem que é melhor ler essas barbaridades do que ser cego… Vou te contar um segredo, gênio. O L. teve mais de 57 milhões de votos. O NE foi responsável por pouco mais de 21 milhões. Entendes que faltam pelo menos 36 milhões de votos das outras regiões? Se dependesse apenas do NE, ele não ganharia. Qual é a solução para os mais de 21 milhões de eleitores dele no Sudeste ? Ah, estuda melhor a história, jegue. O contributo do NE na história desse p aís foi enorme, foi uma das regiões que pagou o preço mais alto para… Read more »

Alfredo
Alfredo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Prezado.
Seu candidato teve a enorme maioria dos votos do interior e áreas rurais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O que nós EUA são chamados de ‘red neck’
Aqui, conhecemos como caipiras.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Desculpe-me.
O comentário era para o sujeito preconceituoso acima e não para vc .
Ok?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Thiago, isso vem de um estranho hábito que surgiu de analisar a eleição brasileira como se fosse a americana e ficar procurando “swing states” ou outras bizarrices deles. Alguns chamam isso de “americanalhação”. Em vez de copiar as qualidades surge um desejo de pegar os defeitos dos EUA e adotar por aqui.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Sabes o contributo do NE e da sua população durante a Segunda Guerra Mundial ? Sabes o que foram os Acordos de Washington e como beneficiou o Sudeste? No obstante os recursos naturais, humanos( soldados da borracha) e territórios cedidos aos americanos fossem das regiões Norte/ NORDESTE, os dividendos da guerra ficaram com Sudeste … que engraçado. Logo uma das regiões onde os simpatizantes dos NA##ZI##s eram bem mais numerosos. Sabes o que foi a política do café com leite? Se não sabes vá se informar, jegue. Até eu, que não cresci nesse país, nunca frequentei uma escola brasileira, nunca… Read more »

Alfredo
Alfredo
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Vc está maluco?
Aí nós tornaremos a República Messiânica Cleptocrática do Sudeste, onde o papel das Forças Armadas será realizado pelo pessoal de Rio das Pedras com o Queiroz como Comandante em Chefe.
Deixa assim que o Nordeste nos salvou.

Ted
Ted
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Depois que montarmos a aduana e os postos de fiscalizacao na nova fronteira. Podem fazer o que quiser do outro lado.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Vc entende que se São paulo virasse um país, teria apenas 46 milhões de consumidores?
Entende que esse mercado não sustentaria a grande quantidade de indústrias em São Paulo e consequentemente haveria uma desindustrialização com perdas severas de empregos?
Vc entende que bancos como Itau e Bradesco ganham bilhões fora de São paulo, bem como empresas como CVC, AZUL e GOL?
Vc entende que São Paulo é o segundo estado com a maior quantidade de bolsa família?
Se São Paulo virassse um País , seria menos relevante que a Argentina!

Ted
Ted
Reply to  Julio Cesar
1 ano atrás

Seriamos livres do 5tf e toda corja tais como ghedel, kabral o liberto, hhandolf gazela, rainam kanalheir, um pais de verdade e prospero.

GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

Leitura e matemática na infância ajudam na interpretação de textos e gráficos, mesmo quando a matéria é embaçada ao não dizer claramente se tratar da participação industrial do PIB brasileiro. O soluço de 2003 à 2009 fruto da política de campeões nacionais cobra seu preço até hoje e o gráfico apresentado se encerra em 2017. O especialista sugere que aumentar impostos é bom? Desde 1985 o PIB industrial vem caindo e pronto, já o AGRO…

Alfredo
Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

O ponto de inflexão para a decadência nacional foi o início do endividamento criado pelo militares na década de 1970.
O Mundo inteiro segurou a onda com a crise do petróleo e o Brasil entrou firme nos empréstimos internacionais para implantar uma política de desenvolvimento.
Foi a época do ‘Ame-o ou deixe-o ‘
Depois os desastresa com os defaults da era FHC.
O que veio depois, foi tentativa de reparar os danos.

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Como disse, falta de leitura e matemática na infância dificultam interpretação de textos e dados e deixam as mendes férteis para assimilar narrativas fáceis…sem mais comentários por aqui amigo vermelho!

Alfredo
Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Vc disse e vc mesmo não começou a se aperfeiçoar na leitura e matemática.
Sem mais delongas.
Saudações!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

É nós bebendo pinga da cana que nois colheu , para o azar do playboy , a roça venceu !
É nós gastando a grana do gado que nois vendeu , para azar do playboy , a roça venceu ! ….O Agro mata…a fome do mundo !!!!!!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

O que salva o Brasil é Agro e Mineração

H.Saito
H.Saito
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

De quem foi a grande ideia de vender toda a soja e carne para a China?

André
André
Reply to  H.Saito
1 ano atrás

Vai vender a soja para quem? Ó sapiência econômica, mostre outra solução por gentileza.
É cada mané que aparece aqui…. volta a fazer protesto no tiro de guerra e reclamar das urnas. Imbecilidade.

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  H.Saito
1 ano atrás

Dos vendedores… A milenar Lei da Oferta e da Procura. No estado planificado vermelho isso não é conhecido! Se surgir outro comprador que pague mais garanto que mudam!

Alfredo
Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Estado planificado vermelho.
Huahuahua

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Faz o L com Mercadante, Hadad, GabiGoli e outros entendidos da economia progressista… Assalariados e ferrados pagarão o pato! O Agr, mesmo visto como Fascista pela nova liderança, vai continuar pautando a economia brasileira…

Alfredo
Alfredo
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Faz o ‘P’ de perdeu!

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

O Brasil ganhou Lula, Mercadante, Hadad, Dilma, Sergio Cabral, etc.. Parabéns Alfredo! Ainda falaremos sobre isso … Apena branca para você.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  H.Saito
1 ano atrás

O dono da soja e da carne vendeu para quem queria comprar….é do dono…ele decide…

Alfredo
Alfredo
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

O nome disso é falta de política nacional.
Vê se americanos, chineses, russos, alemães e etc vão deixar o dono da soja vender para quem bem entender em época de crises, desabastecimento ou mesmo fome de parcelas da população.
Só aqui mesmo que a bancada rural, aliada desse governo, consegue emplacar essas coisas

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

O unico instrumento legal é taxar exportações….

H.Saito
H.Saito
1 ano atrás

Começou em 2012 quando elegeram a estocadora de vento.
Agora com o pintor de ciclovias teremos mais e mais pedaladas.

Last edited 1 ano atrás by H.Saito
Nilo
Nilo
Reply to  H.Saito
1 ano atrás

Em contrapartida temos o B que pede a V que proteja M. Temos aí um triângulo amoroso rsrsrsrs
Temos aí um mini, que não enfrenta de peito aberto? Senador vitalício para que?

Fagundes
Fagundes
1 ano atrás

As vezes torcer para o Brasil é mais frustrante que quem torce para o Vasco ou São Paulo hoje em dia kkk

Lucas
Lucas
1 ano atrás

E os bolsonaristas negam que o Brasil vai mal…
São fanáticos. Tipo uma seita.
Não ouvem nada, só o que querem.
É assustador. Lembro de outros movimentos assim na história…

Welington S.
Welington S.
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Brasil pegou várias situações, cara. Queria ver se fosse o ”eleito” governando o país em meio a uma pandemia, guerra e afins. O Brasil foi um dos países que mais se saiu bem durante tudo isso. É falta de visão da parte de vocês reconhecerem isso. ”É assustador.” É mesmo? Relaxa que o ASSUSTADOR de FATO começará daqui um tempinho e farei questão de tirar print do seu comentário só pra via de confirmação do que estou dizendo aqui. Vai achando que o governo do ”eleito” será as mil maravilha, vai. Já viu quem é o ministro da economia, né?… Read more »

Realista
Realista
Reply to  Welington S.
1 ano atrás

” O Brasil foi um dos países que mais se saiu bem durante tudo isso ” Se saiu bem mesmo; 30% da população da miséria Recorde de desmatamento Recorde de informalidade Recorde do dólar quase 6 reais Recorde de Saída mensal de capital da bolsa Economia brasileira estagnada no maior período da história. Recorde de fuga de capital estrangeiro Recorde de famílias endividadas Poder de compra tem o menor nível desde a criação do plano real 700 mil mortes Salário mínimo sem aumento real em 4 anos .. ( agora nos 45 do 2 tempo ele decidiu aumentar ) Oque… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Realista
1 ano atrás

metade ou mais do que afirma não é verdadeiro… O recorde de desmatamento coube ao 1o Governo Lula e Marina Silva. O status da estatística A informalidade está relacionada ao crescimento no qual primeiro os empregos informais crescem puxando os formais. A leitura que o amigo viu é justamente o contrário, onde a tx de desemprego caiu para os melhores 10 anos O Brasil é hoje o 4o país no ranking de maior investimento estrangeiro. Elenque quem é mais? Sobre a bolsa em específico, separando os investimentos acima do de mercado de capitais, a bolsa brasileira esteve entre as que… Read more »

André
André
Reply to  Welington S.
1 ano atrás

Esse é o seu problema. Mesmo com dados e gráficos quer relativizar essa porcaria do governo atual. Seguinte: dica de graça e direta do tio, volta a tentar fechar rodovia e querer voto impresso auditavel.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  André
1 ano atrás

mas o grafico é claro ..São 22 anos no total….e o governo atual só participa de 16% do período…. se quer comparar o governo atual então tem de fazer os últimos 4 anos de todo mundo…e o resultado é bem diferente….só não dá para tapar o buraco de 18 anos que não participou….o grafico é claro….e pilote os demais países….também aloquei num dos comentários o fenômeno da desindustrialização….ela é geral para Alemanha, França, EUA, Inglaterra, etc….o setor de serviços tem ocupado cada vez mais este papel nas economias globais… e há adia tô, quando o colega for tentar argumentar que… Read more »

Alfredo
Alfredo
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Daqui a 72 horas vai mudar.
Kkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
1 ano atrás

Ainda bem que em 2020 e 21 não teve uma pandemia global.
E nem uma guerra em 22 que alterou de forma drástica os preços dos combustíveis, alimentos e energia.
Crise hídrica também nunca existiu nesses últimos quatro anos.
Ufa.
Imagina se tivesse tido algo assim. Pensei que era coisa da minha cabeça.

Realista
Realista
Reply to  Emmanuel
1 ano atrás

Guerra ? Brasil está bem longe do olho do furacão não vem com essa desculpa que não cola .

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Realista
1 ano atrás

Claro.
Isso não afeta de jeito nenhum o Brasil.
O Brasil não importa gasolina. Não importa diesel. Não importa fertilizante. Não importa manufaturado. Não importa nada.
Não é?]
A ignorância é uma benção.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Emmanuel
1 ano atrás

O que importa é que o caminhão de mudanças já passou no Planalto e até o cercadinho do Alvorada já foi desmanchado.
Chega desse circo de horrores ao qual o País foi submetido nós últimos quatro (ou seis) anos.

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

E viva o circo de horrores que será os próximos 4 não é?!

Isso se o descondenado não morrer ou sofrer um impeachment…

Alfredo
Alfredo
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
1 ano atrás

Cara!
Vc ainda não aceitou?
Relaxa!

Ted
Ted
Reply to  Realista
1 ano atrás

O mundo esta interligado economicamente e com a nova rota da seda ficara ainda mais.
Acorda realista!

André
André
Reply to  Emmanuel
1 ano atrás

Mais um babão passando o pano para o péssimo governo atual. Perguntinha: onde está o mito depois das eleições? Mundo parou pois a criancinha fez birra no Planalto? Para de ser burro e aceita a realidade. Cobre o futuro governo, mas pare de passar o pano nessa meleca atual.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  André
1 ano atrás

Cara, deixa de ser ignorante. Onde você viu eu defendendo o atual governo?
Brasileiro tem memória curta feito você.
O mundo passou pelos piores três anos desde que virou os anos 2000.
Uma pandemia global que parou tudo por dois anos e depois uma guerra que afetou a todos. E afeta.
Deixa de ser cego, ignorância.

DanielJr
DanielJr
1 ano atrás

O Editor ama colocar essas matérias para gerar engajamento e ver o pessoal brigar por causa de político.

leonidas
leonidas
1 ano atrás

Peraumpouco… O Bolsonaro é um completo inapto, mas todo mundo sabe que economia e danos gerados a ela ocorre no médio longo prazo. Logo afirmar que isso seja resultado do Minto é ignorância absoluta ou má fé absoluta. Só lembrando que no governo deste inapto além de uma pandemia mundial devido a sua incapacidade cognitiva ele foi amarrado via pés e mãos pelo poder judiciário em acordo bem questionável com o poder politico. Alias é devido a esse sincretismo absurdo entre poder politico e poder judiciário que vemos o Sr Alexandre de Moraes dar declarações absurdas agindo como se fosse… Read more »

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
1 ano atrás

FAZ ARMINHA E BANDEIRINHA QUE RESOLVE

Rogério
Rogério
1 ano atrás

A queda começou em 2003 como Loula kkkkkkkk

Slowz
Slowz
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Vc viu o gráfico ? Com ele aumentou

paulof
paulof
1 ano atrás

A tendência do gráfico é clara é de queda da participação industrial, e vem a um bom tempo, desde 2004, as razões ou parte foram colocadas pelo GFC_RJ, e não vejo como mudar, apenas deve em algum momento atingir um chão e ficar ali.

BrunoFN
BrunoFN
1 ano atrás

Brasil vive uma crise q se arrasta a pelo menos 10 anos ,e quando começamos a sair do buraco , povao foi e fez o ”L” em troca da picanha ..o caminho da prosperidade nunca foi fácil ou e processo rapido , mt pelo contrario ,e mais uma vez vamos ficar pelo caminho , vamos merecer cada M q acontecer de agora em diante, vamos ver como o País vai estar daki a 4 anos … ai veremos quem tem razão…é esperar pra ver esse novo ”milagre economico”

Alfredo
Alfredo
Reply to  BrunoFN
1 ano atrás

Se vc saiu do buraco, eu não sei.
Só sei que um monte de gente entrou na fila do osso porque não tem dinheiro para comprar comida.

BrunoFN
BrunoFN
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

A q buraco q vc se refere eu n sei …problema de vcs e q n possuem visão de mundo , apenas o ficam no discurso facil e em demagogia politica , discursos baratos hipócritas , n se interessam no processo economico ou construção de mundo ”equilibrado” ,ou sequer sabe o q é uma cadeia produtiva ..q seja , veremos daki a 4 anos como vamos estar , ou se vc vai voltar aki pra culpar o ”mito” .. e dar desculpas 1000 pelo seu idealismo politico pelo nosso fracasso…ate pra se ter osso , e preciso criar e produzir… Read more »

Alfredo
Alfredo
Reply to  BrunoFN
1 ano atrás

Tá bom.
Agora vai buscar o Toddynho que a vovó está chamando.
Estamos cansados de liberalóides de sofá.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

FHC, único cara da esquerda que sabe matemática básica no Brasil KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Ou seja o analista do texto é Bolsominion, pois falou tudo que o Bolsonaro aplicou ou tentou aplicar, e o Lul@ ta vindo aí pra imprimir 200bi para dar para os banqueiros, e quem vai pagar são os pobres, podem chorar quem fez o L mas década perdida desse século quem criou o ParTido.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
1 ano atrás

E ainda tem uns “iluminados” que vociferam que não devemos investir em reindustrialização, que temos mesmo é que focar no agro, quase como uma obssessão e continuarmos eternos exportadores de commodities…Tá aí a consequência.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

Desde quando Espanha e Portugal são países latino-americanos?

carvalho2008
carvalho2008
1 ano atrás

https://www.cnnbrasil.com.br/business/ipea-revisa-projecao-de-crescimento-do-pib-brasileiro-de-2022-de-28-para-31/

e agora, o PIB novamente revisto com mais um aumento….do que antes imaginavam 1,4% no inicio do ano, agora o realizado é de 3,1% segundo IPEA….

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
1 ano atrás

Só uma questão, como estava em 2010 ?

Ficou meio confuso esse intervalo de 2000 até 2020.

Pelo o que consta nesses dados todos os governos foram péssimos, caindo desde o ano 90.

Talvez algum dia tenhamos algum bom rsrr…

Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
1 ano atrás

Pelo o que consta nesses dados todos os governos foram péssimos, caindo desde o ano 90.
Talvez algum dia tenhamos algum bom rsrr..Falou informarem o do ano 2010.

Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Até hoje nossos super, hiper “inteligentes” economistas, políticos etc não aprenderam que comoditties não dão lucro.
Banana, batata e carnes não são tão lucrativos como semi condutores, tecnologias etc.
Se pegarem a pauta de exportações do Brasil hoje, verão que é quase a mesma da época do império.
A maior moeda do mundo hoje, é o conhecimento tecnológico.
Acordem !

Esteves
Esteves
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Ouro, minério de ferro, madeira, açúcar, café, milho e soja em farelos para beneficiamento e industrialização lá fora.

Muda nunca.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Concordo em gênero, número e grau.
De todos os ruins presidentes escolhidos pelo povo, esse foi o péssimo deles !
Putz e olha que no auge de meus 60 anos de existência já vi de quase tudo em se falando de políticos, mas esse realmente é o “mito ” do desastre anunciado.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

está entre os que mais reformas necessárias realizou….

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Reforma de que meu filho ? Da casa dele ? Da família dele ? Das 51 casas que ele comprou ? Da moto dele ? Você precisa aprender muito sobre política ainda. Enquanto estamos aqui defendendo ou criticando ele (que sim, foi péssimo), quem realmente tem muito dinheiro no país, está financiando atos ante democráticos para não perderem o “osdo” que roem há anos, as custas do sofrimento do povo. E ele que de tão nacionalista é, quer fugir para a Itália com a família por medo das consequências das Mer&_$@das que fez. Me diga uma reforma “necessária” que ele… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás
  • Reforma da Previdência
  • A PEC dos Precatórios,
  • as leis de câmbio,
  • da cabotagem e das ferrovias …

comment image

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Ou seja , tudo que favoreceu aos empresários BI e até trilhonarios no Brasil.
E todo mundo sabe que leis no Brasil só são seguidas e respeitadas pelo povo.
Se fosse por todos, hoje teríamos as melhores telecomunicações, internet etc do mundo.
Mas temos ???

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

comment image

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Sério que está pegando uma propaganda mentirosa dele para tentar justificar a tragédia .

Jorge Costa
Jorge Costa
1 ano atrás

Tema deveria ser mais amplo e análise restrita a 2017 o resto falado é puro achismo.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

A desindustrialização é um sinônimo disso…

Carvalho2008
Carvalho2008
1 ano atrás

sobre desindustrialização, indico esta matéria interessante

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Ótima matéria

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Tu não acredita nessas coisas que tu escreve. Tu quer fazer contraponto. Esse cretino pensou que ia privatizar a saúde e a educação.

Fracassou. Ficou de birrinha até hoje. Já vai tarde. Cretino. Pior é que deixou outro no lugar.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Mestre Esteves, A desindustrialização não ocorre na Europa e EUA? Só dá para continuar entre um sim ou não….picotes ou jargões da década de 70 não podem ser usados para particularizar algo que não é particular….é uma luta dentro de um aquário sendo que existe um oceano…. Desindustrialização ocorre em toda a Europa e EUA…..óbvio isto não é bom, a questão é porque? uma vez que não é fenômeno Brasileiro particular. Óbvio todos sabemos, o capital é indústrias foram deslocados ao oriente, onde havia baixo custo de Mao de obra e similitude fiscal e jurídica….oras, todos sabemos então não podemos… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Professor, A desindustrialização é uma atividade ou um fenômeno que avança desde os anos 1990 com a queda do muro, a extinção das barreiras e a globalização. Aqui na rua abriu mercado autônomo. Não tem ninguém lá dentro. Faz o cadastro pela internet e retira. 24 horas. Aqui no centro abriu um Oxxo…só tem um ser humano pra cuidar da grana no caixa. As indústrias estão mais competentes. Essa chinesa que tá trazendo carros pra cá…a BYD…20 anos atrás faziam máscaras e canudos. Hoje fazem carros elétricos e baterias para carros elétricos. Produtividade. Competitividade. Inovação. Tecnologia. Isso destrói empregos. O… Read more »

Mirão
1 ano atrás

Eu não sabia que o FT também fazia análise econômica mas o autor dessa matéria esqueceu de falar que o FMI também colocou o Brasil como um dos países que menos se deixou afetar pela pandemia e também um dos países que melhor se recuperou após isso.

Típico jornalismo conveniente.

Neural
Neural
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Lula tem uma grande vantagem em relação ao Bozo, ele não tem uma Paulo Guedes pra tesourar os investimentos, seja militares, civis, etc… Lula já disse que vai botar dinheiro em projetos estratégicos, acho que finalmente o mtc-300 vai ficar pronto! Pode vir mais coisa por ai, IA-2 remodelado, artilharia nova, Astros 2020. O Centauro mesmo também parece estar garantido

FA vai ficar mais bem equipada que na época do Bozo, ex-militar,kkkk

Esteves
Esteves
1 ano atrás

Impressionante. Interpretam gráficos. Gráfico é gráfico. É analítico. Verdade, nem precisa. Basta andar pelas ruas. A queda do poder de compra da moeda nossa está representada em milhares de negócios fechados decorrentes do desemprego, da inexistência de financiamentos e créditos, de demandas, dos preços. Cidadão perde o emprego. Dois anos depois desiste de procurar. Ou antes até. Vai comprar franquia de comida, vai abrir comércio de bairro, vai virar Uber ou autônomo. Qualquer opção tem como resultado o empobrecimento quando não a falência com dívidas. A financeirização começou lá nos anos 1970/80 com cheque especial, cartão de crédito, desconto de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Esteves
Esteves
1 ano atrás

Mata nada. Tem uns bois no leilão do Canal do Boi…30 mil, 40 mil.

Mas a turma quer mesmo é botar a mão na grana. Todos. Sempre.

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
1 ano atrás

O ultimo gráfico deixa claro que a partir de 1985, o país sofreu forte desindustrialização, o que ganhou mais força ainda a partir de 1990, com exceção do plano real em 1994 e do boom das commodities em meados de 2004 até 2008. No geral o br vai se tornar um país de comerciantes, compramos barato da china e vendemos para nossos iguais com 200% de lucro… Eu chuto que a CF de 1988 tem sua cota de culpa na desindustrialização do Brasil, deu muitas garantias e poucas obrigações o que refletiu em todas as leis abaixo dela, pesou pro… Read more »

Esteves
Esteves
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
1 ano atrás

Acho que perenizou o que já vinha desde antes de 1964 e que ficou retido. Após a redemocratização com a CF de 1988 viramos um país com legislação moderna, proteções sociais avançadinhas como os estatutos dos funcionários públicos e essa previdência social que deveria mudar o nome para Calote Nacional…50% da dívida ativa pertence aos bancos.

Banco nunca sai de moda.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Esteves
1 ano atrás

a CF88 não é ruim, mas tem distorções de fato…..queria socialializar direitos benefícios Franceses sem ter antes atingido o status francês…

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Acompanha as sessão STF. Algumas, por favor. Estão sempre citando, referindo e embasando as decisões, aderindo às legislações da França e da Itália. Tudo moderno. Mas lá, na Europa, tem quem pague a conta. Aqui sempre cai nas costas do estado que devolve a conta pro cidadão. O país politizou-se em demasia. Os meninos aqui são bravos com o E. Lewandowisk perguntou se era isso que a comissão processante queria. Parar no E. Botou em votação. Aprovaram parar no E. Mas a comissão processante não representava o Congresso naquele momento. Era matéria de reforma constitucional…não era do alcance da comissão… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Esteves
1 ano atrás

não há como Mestre Estevez, é uma questão de ciclo.. a Europa fez seu status quo na década de 80, bem estar social, etc….alta renda, PIB e lucratividade e altos benefícios só iais, mas óbvio, a globalização desviou os parques fabris ao oriente em que lá trabalham mais de 40 horas sinais, legisla os ambientais relaxadas e trabalhistas tambem….noves fora, o produto oriental ficou absurdamente mais barato….ou os industriais desviavam suas plantas ao oriente ou iriam a falência… e hoje, temos o que temos….a dívida pública francesa é absurda , encargos sociais e pré idenciarios idem, estão quebrados….não tem mais… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Então neste quadro do verdadeiro oceano, nãos adianta pensar em nosso aquário…. a) dólar alto é melhor ou pior para a indústria nacional? b) dólar alto é melhor ou pior para exportação de comodities? c) Simplificacao fiscal, reducao de encargos trabalhistas e benefícios, atraem mais ou atraem menos investimentos em.plantas empresariais externas para o Brasil? d) China e Coreia do Sul possuem ou possuíram algo diverso do acima elencado? e) Quantas instâncias podem embargar um investimento de capital externo no Brasil ( lembro que o maior arranha céu do mundo nos anos 2000 seria construído na zona cerealista de SP….mas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

A Europa sofre com os imigrantes. Se a grana não basta para dar sustento previdenciário e social aos nativos…imagina extender aos imigrantes.

O Putin tá fazendo. Tá prometendo pra quem passar pro lado de lá que vai dar moradia, trabalho, saúde.

Consciências. Algumas pesam mais que outras.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Esteves
1 ano atrás

imigrantes ilegais não entram na previdencia e sistema sociais de atendimento Francês.

Ainda ficam minhas questões levantadas.

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

A França tempo o maior centro de refugiados da Europa. A França declarou-se em dívida para com a Argélia tendo facilitado os pedidos de imigrantes desse país desde décadas passadas quando as mobiletes invadiram Paris.

Ilegais não contam.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Mestre Estevez, as perguntas ainda ficaram em aberto…..

Diante do quadro global e a oportunidade brasileira de tornar-se a bola da vez de atração do investimento externo monetario e de plantas de empresas, quem irá ou iria no Brasil viabilizar:

a) Privatização para a entrada de empresas nos setores de monopolio e oligopolio?
b) manutenção do dolar alto é prejudicial ou benefico a industria nacional?
c) Simplificação fiscal, sindical, e trabalhista?
d) estabilidade nas leis de contratos?

Estamos acenando positivamente ou negativamente para a nossa candidatura ser ser uma sede alternativa ao oriente?

Ted
Ted
1 ano atrás

O poder da pelota,

Argentina ganhou a copa.
Acabou a inflacao, economia em franca recuperacao, mendigos felizes nas pracas.
Gritos e foguetes pra todo lado, mas no Brasil! A esquerda promete 4 anos de muita felicidade. Pobre america latina.

Nilo
Nilo
Reply to  Ted
1 ano atrás

TEDinho!!!!!, os parça da Faria Lima, já não é única voz, agora também tem a da Indústria (CNI), os lucros exorbitantes em detrimento a turma do osso e pele de galinha acabou.

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Tem proposta para criminalizar o comunismo. Sendo o comunista uma teoria econômica sustentada por um livro…imagino que queiram incendiar bibliotecas, escolas e bares.

Não tem lugar melhor pra debater comunismo que botecos. Bolinho de bacalhau, Original e comunismo.

Eita.

Santos
Santos
1 ano atrás

Procurem acompanhar o crescimento da dívida pública nos governos petistas. Financiamentos de Copa do Mundo, Olimpíada. Só para lembrar algumas loucuras feitas com dinheiro público. Nem vou falar em petrolao, Abreu e Lima e Comperj. O governo foi fundo no mercado financeiro e hoje temos juros a pagar pelas próximas gerações. Judiciário e Legislativo com salários e benesses incompatíveis com a nossa realidade. Fica difícil um crescimento econômico.

Nilo
Nilo
Reply to  Santos
1 ano atrás

Saiu a turminha do Judiciário, entrou a turminha dos militares, tudo pelo duplos ganhos, benefícios, e outras coisas….rsrsrs cada um pelo seu. A foto do Neymar vestido de verde e amarelo chorando em campo pela derrota, é o retrato do abastado que se desligou de suas origens, acostumado a viver na sua redoma de privilégios deu de cara com a realidade, agora chegou o caminhão da mudança, buscar proteção entre os parças, para que senador vitalício? É uma pergunta a ser feita a milhares de centa de famílias que perderam seus entes por tomar cloroquina, mau versão no uso do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Está?

Nunca Esteve a altura do cargo que ocupa.

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 ano atrás

O que saia da boca da oposiçção agora sai da boca dos aliados ou ex-aliados “covarde”, por iludir pessoas, por uma esperança de impedimento da posso do presidente eleito que não acontecerá, pessoas na rua morrendo, colocando sua vida e saúde em risco, indo para cadeia.

Esteves
Esteves
Reply to  Santos
1 ano atrás

Dívida pública existe para financiar as despesas que o governo não consegue honrar com as arrecadações. Dívida pública financia o déficit público. O presente governo reduziu a dívida pública ao custo de desinvestimentos. Reduzimos despesas com edução, saúde, segurança, cultura, infraestrutura, defesa, energia, habitação. As polícias não tem viaturas, as polícias não podem emitir documentos como passaportes, os postos e farmácias do sistema SUS estão afetados, as escolas não tem grana para pagar as contas de luz. Se. Se reduzir investimentos e despesas para interromper a geração de títulos que alimentam a dívida pública fosse solução para equilibrar ou melhorar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Esteves
Esteves
Reply to  Santos
1 ano atrás

Essa é uma discussão que ainda sequer começou. Quanto? Até quanto de dívida pública precisa ser gerada para auxiliar as economias à crescerem?

A dívida pública do Japão é 260% do PIB. A dívida pública do Brasil é 77% do PIB. Qual é o segredo para crescer tomando empréstimos, sem comprometer os investimentos em infraestruturas, educação, saúde, habitação, construção, saneamento, segurança?

90%, 120%? Quanto? Quem faz essa conta?

Esteves
Esteves
1 ano atrás

Ciclo e anti ciclo. Quando a dívida pública aumenta, crescem os investimentos que geram atividades econômicas. E por que não deu certo com a ex presidenta? Por que quando fizeram crescer a dívida pública não apareceu maior crescimento? Porque entrou a crise fiscal. Combater crise fiscal exige atos e esforços antipopulares que presidente nenhum ousa fazer. a) dólar alto é melhor ou pior para a indústria nacional? A indústria nacional também importa. Se o dólar está cotado a 5 significa que cada real despendido na produção será submetido à pressão da inflação da moeda norte-americana. A faca da guilhotina que… Read more »

Thiago Marques
Thiago Marques
1 ano atrás

Bolsonaro foi a maior desgraça na história recente do Brasil. Loteou toda a administração pública, viveu da mentira, incentivou cri mes na Amazônia, livrou a cara de sua família corrupta, manchou a imagem das FA’s e ainda desacreditou o sistema eleitoral. Jaula é pouco para a quadri l ha.

sergio
sergio
1 ano atrás

Mais bizarro do que o os desgovernos do molusco de 9 dedos, e da anta estoca vendo impossível !!!

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Verdade. O Mito foi tão bom, que conseguiu ressuscitar até o Molusco. Faz arminha!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Cadê o mito,salvador da pátria !!!!kkkkk

Nonato
Nonato
1 ano atrás

Ainda bem que nos países subjugados pela turma de Lula e Maduro esse problema não existe.
Cuba, Venezuela, Argentina…
“A economia a gente vê depois”

Nonato
Nonato
1 ano atrás

2003 a 2016: 650 mil homicídios.
Facções passaram a dominar até cidades do interior do nordeste.
O comunismo é uma seita
É coisa ruim mas tem gente que defende
Morar em Cuba não quer.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Nonato
1 ano atrás

Sério , na perca do Bisonho , tivemos terrorismo da elite, nazismo, racismo, tentativa de contactar alienígenas (kkkkk), alucinação coletiva, ataque terrorista e neo nazista em escola, milicianos dominando o Rio de janeiro, assassinatos com aval do estado, massacre dos povos originários etc etc.
Quem é seita ???