Lançamento acadêmico do livro ‘A ideologia dos noticiários internacionais – volume 2’

Evento na UFSJ é marcado por lançamento de livro sobre geopolítica e a ideologia dos noticiários internacionais
Francisco Fernandes Ladeira, professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), lançou na quarta-feira (3/9) seu décimo terceiro livro: “A ideologia dos noticiários internacionais – volume 2”.
A obra, publicada pela Emó Editora, foi apresentada à comunidade acadêmica durante o VI Simpósio Interdisciplinar de Pós-Graduação e Pesquisa (VI SINPE), que celebrou os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) da UFSJ. No mês de maio, o livro já havia sido lançado para o grande público, em evento na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A ocasião foi especialmente significativa porque o conteúdo do livro está intimamente ligado à trajetória do autor no programa. Ladeira integrou a segunda turma de mestrado em Geografia da UFSJ, ocasião em que investigou a influência dos noticiários internacionais da grande mídia na formação dos imaginários geopolíticos de estudantes do ensino médio.
Sua pesquisa concluiu que as percepções dos jovens eram profundamente permeadas pelas narrativas midiáticas. Países, chefes de Estado e povos representados de forma negativa pela imprensa eram igualmente vistos com maus olhos pelos alunos – e o inverso também se confirmava. Além disso, Ladeira identificou que as questões geopolíticas estavam entre os temas que menos engajavam o público, devido ao distanciamento espacial, à complexidade inerente ao assunto e à (aparente) falta de conexão com o cotidiano.
Com o objetivo de ampliar o alcance de suas descobertas para além dos círculos acadêmicos, o professor lançou, em 2022, o primeiro volume de “A ideologia dos noticiários internacionais”. O propósito inicial, como ele mesmo destacou no evento, era publicar um único livro que incentivasse o leitor a desenvolver uma visão crítica e questionadora sobre as informações internacionais (frequentemente distorcidas) veiculadas pela mídia tradicional. Informações que, sem exceção, estão a serviço das agendas externas das nações imperialistas, sobretudo dos Estados Unidos. Para a mídia hegemônica, “o que é bom para Washington, é bom para o Brasil”.
No entanto, os últimos acontecimentos globais – como a guerra entre Rússia e Ucrânia e o recrudescimento das animosidades entre israelenses e palestinos – transformaram a geopolítica em um assunto central, que migrou dos noticiários para as redes sociais e as conversas do dia a dia. Foi essa nova realidade que inspirou a criação do segundo volume de “A ideologia dos noticiários internacionais”. A necessidade de uma análise clara e posicionada tornou-se inadiável.
Desse modo, é demonstrado, com exemplos práticos e uma base teórica sólida, que a suposta neutralidade jornalística é uma falácia, e que cada editorial/coluna/matéria/reportagem serve a um projeto de poder. Em todas as páginas do livro, o autor não se furta em demonstrar seu lado: o dos povos oprimidos do planeta.
“A ideologia dos noticiários internacionais – volume 2” reúne textos escritos por Ladeira em veículos da imprensa progressista brasileira, como GGN, Revista Fórum e Observatório da Imprensa. Por meio de análises minuciosas e exemplos práticos, o livro consolida-se como uma ferramenta indispensável para quem deseja não apenas compreender a complexidade da geopolítica contemporânea, mas também adquirir as habilidades necessárias para decifrar e criticar o conteúdo consumido na grande mídia.
Em tempos de desinformação em escalas jamais vistas, a obra de Ladeira é um convite à luta pelo significado, uma arma na batalha das ideias que define o presente contexto informacional.
Mais informações sobre o livro:
- Diretamente com o autor no e-mail: ffernandesladeira@yahoo.com.br
- Ou no WhatsApp: (32)998617421
Será que o autor vai publicar um livro sobre “A ideologia dos noticiários nacionais”, aqui do Brasil???