Já está à venda, com entrega pelo correio, o livro “A ideologia dos noticiários internacionais” (Editora CRV), de Francisco Fernandes Ladeira, professor barbacenense e doutorando em Geografia pela Unicamp (prefácio do professor da UFABC, Igor Fuser).

Valor promocional: 29,90 (já incluindo despesas de envio para qualquer cidade do Brasil).

Mais informações no WhatsApp: 32-99994-5661, ou no e-mail: ffernandesladeira@yahoo.com.br

Abaixo a sinopse:

Em seus noticiários internacionais, a grande imprensa brasileira se aproveita da pouca familiaridade e do distanciamento espacial do público em relação aos acontecimentos para tentar impor uma determinada ideologia geopolítica.

De maneira geral, as grandes potências globais, sobretudo os Estados Unidos, são representadas positivamente nos principais jornais, revistas e emissoras de televisão. Por outro lado, nações consideradas como “inimigas” do Ocidente – como Irã, Rússia e Coreia do Norte – são apresentadas de maneira negativa, por meio de narrativas tendenciosas e enviesadas.

Consequentemente, determinadas intervenções militares, ações estatais, mobilizações populares ou violações aos direitos humanos podem ser interpretadas de maneiras diferentes, dependendo de quem as pratica.

Diante dessa realidade, compreender a linguagem utilizada pelos meios de comunicação e o funcionamento básico do maquinário midiático significa não ficar refém de um enquadramento noticioso que busca explicações simplórias para os mais complexos temas da atualidade.

Esta é a proposta apresentada por este livro, que analisa e destrincha as armadilhas discursivas e manipulações presentes nos discursos dos principais veículos de comunicação de nosso país. Obra indicada a todos aqueles que possuem mentes questionadoras e inquietas frente à realidade.

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sequim
Sequim
1 ano atrás

Isso se comprova empiricamente, ainda que uma obra acadêmica assim seja fundamental: . Noticiam à exaustão violações dos direitos humanos em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte China e Rússia, mas nunca vi um documentário produzido sobre as violações de direitos humanos em AbuGrayb e Guantánamo; . Noticiam à exaustão violações dos direitos por parte da Rússia na guerra da Ucrânia , mas “esquecem” dos centenas de milhares de vítimas civis nas guerras do Golfo, vitimas dos bombardeios cirúrgicos e caça às armas químicas do Saddam Hussein; .Por falar em armas químicas, as manipulações da opinião pública sobre a existência dessas… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Nos EUA, um em cada seis dólares é gasto com guerra de propaganda. (…)As pessoas são bombardeadas com propaganda, doutrinação e modelagem comportamental todos os dias na televisão, desde a infância. O ideal da vida social é vc e seu aparelho de TV…E as eleições são executadas pelas mesmas indústrias que vendem pasta de dentes na televisão… Existe uma guerra de informação sendo travada em nosso país pela influência e o controle sobre nós seja no campo cultural, ideológico, político ou econômico…Algo orquestrado para o intento de nos colonizarem de forma furtiva e fazer nos alinharmos aos interesses alienígenas em… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Sequim
1 ano atrás

A manipulação hoje é global e completa…A maior parte das informações são distorcidas e fraudulentas e quase tudo é escondido do público…Seis grupos controlam 90% da mídia no mundo…A ‘verdade’ é o que eles ditam…É como uma estrutura piramidal onde determinadas agências de notícias estão no topo dessa pirâmide de mentiras…Os outros apenas propagam a mesma falácia para iludir as massas… Pesquisem sobre Udo Ulfkotte, jornalista alemão que confessou que todo jornalista de alguma importância na Europa publica o que a CIA escreve…O próprio Ulfkotte declarou ser um desses jornalistas…Resolveu abrir o jogo, pois temia o crescimento de hostilidades entre… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Já agora, quais são os 6 grupos??!!?? Depois ainda, o jornalista Alemão deve ser mais um iludido e adorador dos Rublos de Putin. Estou mesmo a ver, com milhares e milhares de jornalistas na Europa, que nem aos seus governos nacionais, deixam passar qualquer problema ou escândalo, o mesmo fazem aos próprios patrões, pois seguem os padrões dos directores de informação, e delírio dos delírios iam receber ordens da CIA e ainda para mais, quem fazia isso, eram os jornalistas com maior relevo, que faziam isso,. Esses nem os directores de informação mandam neles, basicamente, seguem a linha editorial que… Read more »

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Uma coisa são violações de direitos humanos dentro de PRESÍDIOS, onde só tem coitadinho e inocente, outra completamente diferente é um governo massacrar e tirar direitos de seus próprios cidadãos. Uma coisa são violação por parte de QUEM INICIOU A GUERRA INVADINDO OUTRO PAÍS PARA TOMÁ-LO À FORÇA, outra coisa completamente diferente é a reação violenta de QUEM SE DEFENDE DA AGRESSÃO. Existência de armas químicas do Iraque pode ter sido um pretexto, óbvio, mas é a mesma coisa (ou muito pior) dizer que invadiu a Ucrânia para desnazificar o país e libertar o povo oprimido, tem diferença? O que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

1) Você mora em outro país? Pois no Brasil ninguém foi obrigado a se vacinar. 2) Como tudo na vida, uma escolha traz consequências. E se você escolhe não se vacinar, outras pessoas não podem pagar pela sua escolha. Pois você, assim como todos os outros, poderiam ser um dos ocupantes dos hospitais que estavam entupidos de pessoas, sem vaga nem insumos. 3) É o mesmo argumento do fechamento de igrejas e comércio. É justo, você ficar falando de sua liberdade e não respeitar nenhum tipo de regra sanitária, ficar doente e ocupar uma vaga de hospital no lugar de… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Tá compreendo seu ponto de vista e apesar de não concordar com alguns pontos específicos entendo sua opinião e respeito, mas leia esse texto sobre erros medicos e vai ver que a questão da mortandade da covid tambem tem haver com a falha no sistema de saude que vem se arrastando a decadas e nunca foi solucionado. Não to dizendo que não houve mortes, mas que os numeros podem estar encobertando falhas criticas no nosso sistema de saude.
https://revistapesquisa.fapesp.br/um-diagnostico-do-erro-medico/

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Sim Wellington, com certeza houve. Como ressaltei, era uma situação em que ninguém sabia exatamente como atuar. O que se tem de aprendizado veio durante o Bang e com o tempo. Muita gente errou. Muita gente acertou. A questão do diagnóstico e prognóstico médico começou a ser maculada quando a política e a pressão da imprensa entrou no meio do pouco que havia de diretrizes. Quando entrou no “cálculo” a pressão da imprensa e a utilização do discurso para fins políticos, a possibilidade de diálogo e tratativa foi quebrada, e as diversas instâncias tomadoras de decisões, seja a parte sanitária,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Platonico
Platonico
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Pelo seu raciocínio, havendo um fim, qualquer meio deve ser efetuado para salvaguardar o coletivo, mesmo que passe pela sua liberdade…mesmo sem evidências “científicas” , entreguemos nas mãos de “tecnocratas” da saúde, toda e qualquer responsabilidade, sobre nós…mesmo que eles desconhecam as causa e efeitos do problema…Não concordo contigo não, pois assim fico a merce daqueles que querem me controlar e impor sua realidade. Estatisticamente qual a porcentagem de letalidade desta e de outras enfermidades endemicas? Nem só de imunidade vive o homem mas de sua saúde mental também…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Platonico
1 ano atrás

Sim, é exatamente isso que penso. Se é pra ajudar a tentar salvar 700 mil brasileiros, defendo que você possa abrir mão sim, temporariamente, de sua ida ao shopping ou de ver o seu filme no cinema.

Muito se errou, especialmente na parte das escolas. Mas não dá pra misturar esses erros, com o gritinho revoltadinho da galera que queria fazer aglomeração em boteco.

Portanto, é exatamente isso que acredito.

Renato Lessa
Renato Lessa
Reply to  Platonico
1 ano atrás

Está bem.
E vc, tirando o controle da pandemia das mãos dos tecnocratas, queria combater a Covid com o quê?
Chá de ginseng?

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Essas mesmas pessoas defendem uma idéia esquisita de liberdade, segundo a qual quem tem poder econômico pode pressionar subordinados para votar no candidato que os patrões querem.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Eu não vi empresa pressionando, até pq ela não tem como obrigar na hora o funcionário a votar, mas fazer campanha e orientar eu n vejo problema..

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Acho que “orientar” não é bem o termo correto.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Na prática é o máximo que se consegue fazer..

Estou no RN passando uns dias de férias..

E aqui a máquina do Estado pressiona os funças a votarem no coisa ruim..

É a mesma coisa

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Como que essa “máquina do Estado” pressiona servidor público a votar em A ou B? Quais são os mecanismos?

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Sério ? Forçando ir em em eventos, pagando para ir em outros e etc..

Da mesma maneira que o empresário que você critica..

A diferença é que o empresário se perder a empresa fica todo mundo desempregado.

Os funças que n entram no esquema são perseguidos, transferidos, preteridos em promoções e por aí vai..

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Tá escrevendo uma besteira tão grande. Primeiro que o comentário sobre o empresário não fui eu que fiz. Segundo que isso que você relata quanto aos servidores públicos não existe de forma generalizada. Você pode até conhecer um caso ou outro. Mas isso é mentira. E é a famigerada estabilidade, que muitos vivem de criticar, que garante isso. Se tem servidor participando de apoio por A ou B está indo pq tem vontade de apoiar mesmo. Não por estar sofrendo ameaça. Outra coisa. Saiba diferenciar. Aposto que se você for à sede da PM de Natal ou de algum Guarda… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Nisso eu concordo…todo mundo lançou “às favas os pruridos de consciencia”.

Renato Lessa
Renato Lessa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Na prática revela crime eleitoral.

Francisco
Francisco
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Caro Felipe assim como meus companheiros de trabalho fui obrigado a tomar a vacina sim, sofremos sérias ameaças caso não tomássemos, e também fui obrigado pelo estado (patrão) a prestar serviço em unidades hospitalares em alas de contaminados pelo vírus sem receber equipamentos de proteção condizentes com a retórica do próprio estado no que diz respeito ao risco, e novamente sobre “ameaças” caso não cumprisse a ordem, sequer mascaras recebemos tivemos que custear por bastante tempo e quando recebemos não eram as adequadas para a situação, então caro Felipe viu como é fácil tomar decisões quando é o do outro… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Parabéns pelo Texto

Magaren
Magaren
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Outro crime: disseram que a terra não é plana

Underground
Underground
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Ora, se você está falando de AbuGrlayb, Guantanamo, vítimas da guerra do Golfo, entre outros, é porque justamente você ouviu a mídia falar disso a exaustão.

Sequim
Sequim
Reply to  Underground
1 ano atrás

AbuGrayb e Guantánamo só vieram a público graças ao corajoso trabalho de ONGs de direitos humanos, jornalistas e cineastas independentes. Se fosse pela ação da mídia corporativa, essa infâmia teria sido escondida. E a maioria dos detidos em Guantánamo não tinham uma acusação formal ou o devido processo legal instaurado contra si.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Sequim
1 ano atrás

“AbuGrayb e Guantánamo só vieram a público graças ao corajoso trabalho de ONGs de direitos humanos”

Sim, e quem divulgou e espalhou para o grande público? O saci-perere? Esses veículos da grande mídia foram censurados ou fechados como acontece na Rússia ? Os jornalistas foram presos ?

A suprema corte estadunidense ficou calada ou se pronunciou a respeito declarando inconstitucionais essas prisões ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Pergunta se a imprensa russa pode investigar o massacre de Bucha

Underground
Underground
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Ok. Uma vez que vieram a público por A ou B, porque antes ninguém sabia, não se falou em outra coisa.

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Também esqueceram o bombardeio indiscriminado de civis executado pela força aérea russa na Síria. Engraçado não?

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

E estão fazendo a mesma coisa na Ucrãnia, já que estão perdendo a guerra, estão bombardeabdo civis.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Isso se chama hipocrisia, simples assim, o resto é brasileiro que usa o boné “make america great again” comprado no Aliexpress.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Negativo , existe pessoas ” estou falando de pessoas ” que tem bom agrado ou senso comum ” que sabem o que Sadan,Milosevic, Kadafi,Pol Pot,Stalin,Hitler ,Mao,Castro ,e por aí vai pela humanidade …e agora o o putino …ah e todos sabemos aonde ele irá parar … existem burros , mas eu estudei e não acho que vai dar certo para o putino .

Last edited 1 ano atrás by Alan Santos
Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Acho não , eu tenho certeza que o putino não chega na próxima pasqua.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Que nem diz Racionais “vacilo ficou pequeno pode acreditar “.

Francisco
Francisco
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Já estava ruim, para piorar uma citação dessas, o ditado é velho mas sempre atual “não há nada que não esteja ruim que não possa piorar”.

Last edited 1 ano atrás by Francisco
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Olá Sequim. O problema da percepção individual é que ela pode ser equivocada em razão de algum viés (por exemplo, preferência por algum veículo como GloboNews, ou preferência por algum assunto ou até mesmo pela indisponibilidade de tempo para buscar mais informações). O efeito “bolha” pode distorcer a percepção. Por isso, um estudo acadêmico que segue uma metodologia é fundamental. Lembro que logo após o ataque das Torres Gêmeas, as grandes empresas de mídia ficaram atordoadas porque quando denunciavam os abusos da administração BushJr era acusadas de servir ao inimigo e por outro lado, se tornaram repetidoras dos releases do… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

A mídia brasileira é liberal, assim como é também o próprio Brasil (e uso a palavra liberal no seu sentido clássico, que não é a mera postura econômica). Assim sendo, é natural que tanto ela, quanto o próprio país e povo tenham mais afinidade por outros países que adotam valores liberais (como são os países da UE e os EUA). De fato, a realidade é que essa sanha de parcela da sociedade brasileira em nos aproximar de países como China, Rússia e Irã parte de um desejo – ainda que muitas vezes velado – de adotar um regime reacionário, autoritário… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Coautor: tonho.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

… Unicamp..

…como Irã, Rússia e Coreia do Norte – são apresentadas de maneira negativa, por meio de narrativas tendenciosas e enviesadas.

———-

Já está tudo ai, não precisa nem ler o resto do livro.

Ademais, com a internet livre e com as informações descentralizadas, é só usar o tico e teco que vc sabe o que é verdade ou não.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Verdade, esses caras defendem países ditatorias, mas não vão morar com as família lá. Excetuando-se a Rússia, que é um país maravilhoso, Irã, CN, Cuba , Albânia, Venezuela, os canhotos sempre estão defendendo os governos de lá, mas ninguém larga o Brasil pra viver neles, preferem os EUA…kkk

rui mendes
rui mendes
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

A Rússia é um país lindo, com um povo orgulhoso e bom, mas está sequestrado, por alguns ditadores ladrões com gostos imperialistas.
Ditadura nada tem a ver, com esquerda ou direita.
Todos os países que mencionas, também são lindos e espectaculares, mas tirando a Albânia, também estão sequestrados.

Francisco
Francisco
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Caro Rui se até no Canada o tal do Trudeau mostrou sua vocação para ditador, assim como muitos outros governantes de nações que adoram falar em democracia mas na pratica estamos presenciando muito bem o que eles gostam de praticar, agora imagina esses que não se preocupam em disfarçar sua vocação para ditadores.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Jo 18:37-38
“37 Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

38 Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”

Pois é, nem Ele respondeu a essa pergunta.

Oseias
Oseias
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Pois a verdade não precisa ser dita, falada! Só abra os olhos e veja o que aconteceu e acontece, verás a verdade!
E Ele é a propria verdade, pois basta olhar seu exemplo, não precisa ouvir, apenas veja!

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

O origem de todos os males , “achar que estamos com a verdade”..

João Augusto
João Augusto
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Mais um cara que não passou no vestibular difamando a instituição.

Moises
Moises
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

A Unicamp é simplesmente a 2 melhor universidade pública do país. Fora que esse trabalho é de um doutorando. Nós podemos discordar de algo, mas é necessário embasamento teórico para tal.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Moises
1 ano atrás

Não é irrelevante, Teropode. Está entre as melhores do mundo, no grupo de 15% do topo. Não fale bobagens. É uma instituição de excelência.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

mobilizações populares ou violações aos direitos humanos podem ser interpretadas de maneiras diferentes, dependendo de quem as pratica.”””””””” incrivelmente a mais pura verdade.

Oseias
Oseias
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Quem bate esquece, já quem apanha…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Pois é, até hoje espero as sanções contra os EUA no Vietnã e Oriente Médio, até mesmo crimes ambientais causados pelo bombardeio em massa de florestas com substâncias altamente tóxicas. Imagine quantas espécies raras de vegetais e animais não foram mortos, sem falar das populações nativas que até hoje convivem com doenças e debilidades.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Well, me parece que o livro é TOP!
Vou comprar.
Será que tem em qualquer Livrarias, ou posso comprar on line??

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Olá Fernando. Talvez a tese de doutorado que deu origem ao livro esteja disponível gratuitamente

Raça Negra
Raça Negra
1 ano atrás

Piada né!? Escrevem que a mídia ocidental seria “tendenciosa” mas ignoram que em países como Rússia, China, Irã e Coreia do Norte não apenas não há liberdade de imprensa como também as mídias, invariavelmente estatais, são useiras e vezeiras na arte de publicar fake news assim como de demonizar o ocidente

Maurício.
Maurício.
Reply to  Raça Negra
1 ano atrás

Um erro não justifica o outro, assim como dois erros não fazem um acerto, o resto é choro e mimimi.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Caro Maurício. A conclusão da tese não é um erro. È o resultado da pesquisa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Raça Negra
1 ano atrás

Caro Raça. Deixa eu explicar. Uma tese é feita a partir de uma hipótese verificável. O resultado da pesquisa pode confirmar ou rejeitar a hipótese. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esta tese, mas imagino que a hipótese era “sobre a parcialidade da mídia internacional”. A partir da formulação da hipótese, o pesquisador desenvolve a metodologia adequada. Então, se o pesquisador estudou a parcialidade de mídia internacional ocidental, ele só pode concluir sobre o tema estudado. Talvez o pesquisador possa continuar o estudo da mídia dos países não-ocidentais em seu pós-doutorado ou outro doutorando esteja desenvolvendo esta pesquisa.… Read more »

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

Alguem pode por favor me enviar explicar como podemos apresentar positivamente a Coreia do Norte em qualquer meio de comunicação?
Vou dar uma colher de chá para os aiatolas, ignorar Cuba e Venezuela e centrar na CN a discussão, como um lugar administrado por um ditador deus, completamente fechado ao mundo, que não garante direitos básicos aos seus cidadãos pode ser apresentado de forma positiva?
E cada loucura que só por Deus…

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Perfeito.
A notícia é dada conforme o patrocínio. A retórica,
a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra é utilizada para vender uma ideia, um produto, uma credibilidade, falsa ou verdadeira.
Ótimo artigo.
Aproveitando em relação a leituras.
Seria muito interessante ler sobre Marco Aurélio e Sêneca, aconselho a todos, numa boa.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
naval762
naval762
1 ano atrás

“Por outro lado, nações consideradas como “inimigas” do Ocidente – como Irã, Rússia e Coreia do Norte – são apresentadas de maneira negativa, por meio de narrativas tendenciosas e enviesadas.”
Opa! Finalmente um tovarich com coragem pra denunciar esse esquema midiático que fala mal da мать Russia, especialmente da sua operação militar muito especial e suas eleições altamente democráticas, e dos nossos queridos amigos de democracias como Venezuela, Coréia do Norte, e China. A mídia brasileira é tendenciosa, gostaria de mais iniciativas como essa que falam a verdade de maneira verdadeira.

DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

Geopolítica? Aqueles idiotas jornalistas fazem nem idéia de onde ficam Rússia ou Ucrânia. É pura politicagem vermelha mesmo, igual ao ilustre professor.

Last edited 1 ano atrás by DaGuerra
Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

São lançamentos de livros como esse revelando as graves falhas da democracia ocidental (que existe) que tenho cada vez mais certeza que vivemos no sistema CERTO. Por mais defeitos e imperfeições que tenha na qual vem sendo destruída sistematicamente de DENTRO para fora pelos hipócritas assinantes da “carta pela democracia”, a democracia ocidental ainda é referência e deveria servir de exemplo para os outros continentes. E pq eu afirmo categoricamente isso? Pq ninguém irá ver um livro desses sendo lançado no Irã, Coreia do Norte, China, Cuba e provavelmente nem Rússia, revelando tbm suas falhas e defeitos do seus sistemas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Nós não somos ocidentais, ponto.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ostrogodo
1 ano atrás

Vdd, somos lemurianos anti-atlanticistas do 5º império de Daniel, ponto.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Falar nisto..cade o guri do atlanticismo ? Sumiu geral..

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Agora se apresenta como “ostrogodo” 😆

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Deve estar em algum convento pra malucos ou trocou de nick rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Novamente, ninguém do grupo dos ocidentais nos considera assim. Aceite, latino

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ostrogodo
1 ano atrás

Sim eu aceito, somos latinos OCIDENTAIS!

E não esqueça, lemurianos, anti-atlanticistas do 5º império de Daniel.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Na mosca. É exatamente isso que separa a democracia desses outros regimes.

Quem compara esses regimes e quer os colocar em pé de igualdade, ignora o simples fato de estar exercendo a democracia naquele momento, em que pode comentar o que quiser seja lá do regime que for.

O que não acontece em países em que se você simplesmente chamar um acontecimento de um nome diferente do estabelecido pelo Estado, você pode ir preso ou pior, como no caso da atual operação especial.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Esse pessoal que tenta equivaler nós ocidentais com esses regimes autoritários usando nossas falhas no fundo tem fetiche pelo CAOS e nunca vão parar, são revolucionários do iphone FRUSTRADOS que não aceitam a imperfeição humana, e dedicam parte de suas vidas na desconstrução dos valores da sociedade ocidental, aproveitando-se da LIBERDADE que o nosso sistema deu a eles.

São pessoas materialistas, fúteis e sem espiritualidade.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
WSilva
WSilva
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

O problema nunca foi colocar regimes autoritários em pé de igualdade com ”democracias”, o problema é colocar democracia como único sistema e como algo divino a ser imposto a todos os demais povos do planeta terra. Democracia ser menos pior não dá direito a abuso de poder, mas é exatamente isso que acontece na figura dos EUA, é um país que externamente se comporta como uma ditadura brutal. Você já viu uma Noruega, Dinamarca(verdadeira democracia) cometer os crimes que os EUA cometeram nos últimos 50 anos? Vou além, por que os EUA cometeram mais crimes externos que ditaduras? Veja, isso… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  WSilva
1 ano atrás

A questão aqui posta, quanto a falsa equivalência que tentam fazer entre a democracia e esses outros regimes, é uma questão “interna” de cada país. É dizer que nosso regime democrático se equipara, em termos de liberdade, a esses regimes. Muitos tentam fazer isso exatamente no momento que estão exercendo o direito à liberdade de expressão, que inexiste ou em um nível muito inferior nesses regimes. Esse é ponto da discussão que mencionei. Você toca em dois outros pontos. 1) isso quer dizer que, necessariamente, o regime democrático é o melhor? Para nós sim. Um país com imensos desafios socioeconômicos… Read more »

Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

Um livro desses recebe promoção em um fórum militar. Quais outros livros tiveram alguma promoção por aqui? Cito o do Barone por exemplo retratando o papel do Brasil na segunda guerra.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

E por consequência o que é esse blog se não também uma “mídia ocidental”!?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

Olá Sagaz. Eu sempre recomendo vários livros em meus comentários. Por exemplo, tem o “Nazistas entre nós”, do Guterman, “Introdução da fascismo” do Konder, “Como as democracias morrem”… apenas para citar alguns deles.

Alan Santos
Alan Santos
1 ano atrás

A verdade é que putin invadiu uma nação soberana, a Ucrania…..ponto ….e terá que pagar por isso …mais óbvio que as estrelas do céu .

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Tudo tem preço .

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

E quem vai fazê-lo pagar por isso? o Ocidente? você?kkk. Putin invadiu a Ucrânia, já tomou um tecão dela (a parte mais industrializada) e vai tomar mais ainda. E o resto, que sobrar, será desnazificado e não representará mais uma ameaça à Rússia. Mais óbvio que as estrelas do céu.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Teco ” você vai ver a hora que chuvas nucleares caírem sobre a tua Rússia putinesca ….você realmente acha que a Rússia venceria uma guerra nuclear contra o Ocidente ? Você realmente acha que aqueles 2 telescópio o James Web e o Hubble estão olhando para o firmamento ? Já viu falar da X 37 B e a lança de deus ? Cuidado amador …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O que de positivo podemos representar de Cuba e Coréia do Norte ? O fake ou o real ?

Pq na Cuba fake a educação e saúde são espetaculares..

Na Cuba real nem tanto..

A Rússia e China até tem…

De qualquer maneira nos últimos meses a imprensa brasileira principalemten a Jovem Pan, tem sido pró Rússia de dar orgulho ao Xings..

paulof
paulof
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Várias coisas que se elogiavam a Rússia esses com problemas: o Xadrez, hoje a nova geração mais forte vem da India, e tirando o Nepo, da última vez que vi não tinha um russo no top 20, e no top 10 4 americanos. Em termos de armamentos, estamos vendo que o resultado está abaixo do esperado em comparação aos armamentos ocidentais, e no cinema vive uma crise, a ponto da aposta ser um filme de Anton Megerdichev:Serdtse Parmy, 2022) que abre o Moscow International Film Festival (MIFF), Inflação deles é o dobro da nossa. Coréia do Norte era o território… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A grande pergunta ? Quem é o dono da corrente e a coleira ? Os Anglos Saxoes que nem diz o Xings?

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Em uma discussão sobre manipulação de informação….
Pessoal cita a Bíblia….
Como dizia o narrador de futebol:
“Pelo amor dos meus filhinhos!!!!”

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 ano atrás

A regra básica e fundamental da (des)informação é associar eventos e daí formular conclusões em forma de narrativas e sofismas. Em linguagem matemática, é a extensão do conceito de que se A=B e B=C, então A=C. Acontece que na dinâmica da vida real, essa fórmula quase nunca é comprovada. Estabelecer relações entre eventos é o “pão nosso de cada dia” de centenas de agências de informação, jornais, assessorias de imprensa e demais entidades vinculadas ou dependentes do poder político-econômico. Trabalhar com informação nada mais é que apresentar um fato dentro de uma formulação pré-determinada (ou formatação, como se diz) e… Read more »

h.saito
h.saito
1 ano atrás

Essencialmente os jornalistas internacionais são quase na totalidade esquerdistas seguidores da doutrina Pravda.
Hoje a Fake News, muito usado por Stálin, prospera devido ao descredito conferido aos jornalistas militantes que agem como garotos panfleteiros de partidos políticos, ao invés de serem apenas jornalistas.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Colegas. Há alguns anos, Chomsky observou que, de modo geral, os jornalistas dos grandes meios de comunicação ocidentais nunca denunciaram qualquer tipo de censura e assédio nas redações em favor de uma ideia ou contra outra ideia. Sempre que perguntados, os jornalistas sempre responderam que se sentiam independentes em relação à diretriz editorial das empresas onde trabalhavam (existem alguns casos raros nos quais os jornalistas se rebelaram, como aconteceu com a equipe do JN durante a eleição de 2006). O que Chomsky percebeu foi que o perfil ideológico dos jornalistas que fazem carreira nos grandes meios de comunicação estão… Read more »