Combates entre armênios e azeris prosseguem em Nagorno Karabakh

59

Nagorni-Karabah-polit.ru_ ClippingO exército do Azerbaijão anunciou nesta segunda-feira a morte de três de seus soldados em confrontos com as forças da Armênia na região de Nagorno Karabakh, onde os combates prosseguem pelo terceiro dia consecutivo, apesar dos apelos à paz feitos pela comunidade internacional.

Ao menos 33 militares dos dois lados e três civis morreram desde a retomada – na noite de sexta-feira – das hostilidades, as mais sangrentas desde o cessar-fogo instaurado entre os dois países em 1994. Além disso, 200 militares ficaram feridos.

Este conflito, cuja origem remonta a vários séculos, se cristalizou durante o período soviético, quando Moscou atribuiu este território majoritariamente armênio à república socialista soviética do Azerbaijão.

Além disso, tem como palco uma região do Cáucaso estratégica para o transporte de hidrocarbonetos, e é perto do Irã, da Turquia e às portas do Oriente Médio.

A escalada militar ocorre num momento em que a Rússia, que mantém boas relações com a Armênia, e a Turquia, tradicional aliada do Azerbaijão, atravessam uma grave crise diplomática devido à guerra na Síria.

armeniaxazerbaijao perdas de equipamentosEsta região passou para o controle das forças separatistas pró-armênias após uma guerra entre 1988 e 1994 que deixou 30.000 mortos e centenas de milhares de refugiados, principalmente azeris.

Apesar da vigência desde 1994 de um cessar-fogo, nunca foi assinado um acordo de paz definitivo, e após vários anos de calma relativa nos últimos meses ocorreu uma escalada da violência, a ponto de Yreván ter afirmado em dezembro que a guerra havia voltado.

No campo militar, os três soldados azeris morreram por tiros de morteiro e lança-granadas a partir das barricadas ocupadas pelas forças armênias, indicou o ministério da Defesa.

“Se as provocações armênias continuarem, lançaremos uma grande operação ao longo da linha de frente e utilizaremos todas as nossas armas”, disse à imprensa o porta-voz do ministério, Vagif Dargahly.

Por sua vez, o ministério da Defesa da região separatista, apoiado pela Armênia, disse que as tropas do Azerbaijão “intensificaram nesta segunda-feira seus bombardeios sobre as posições do exército em Karabakh, utilizando morteiros de 152 mm, lança-foguetes e carros.

As forças armênias “avançaram muito em algumas zonas do front e tomaram novas posições”, declarou o porta-voz do ministério armênio da Defesa, Artsrun Hovhannisyan.

No entanto, o Azerbaijão disse que estas declarações eram falsas e afirma controlar desde sábado todas as colunas estratégicas de Nagorno Karabakh.

A Rússia e os ocidentais pediram ao Azerbaijão e à Armênia o fim dos combates.

O Azerbaijão, rico em petróleo e cujo orçamento de defesa é às vezes mais importante que o orçamento total da Armênia, ameaça regularmente retomar à força a região separatista.

No domingo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a Turquia apoiará o Azerbaijão até o fim deste conflito.

“Rezamos para que nossos irmãos azeris triunfem nestes combates com o menor número de baixas possível”, afirmou Erdogan.

FONTE: Isto É

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
donitz123
8 anos atrás

É um conflito que já está cozinhando há algum tempo. Eis um vídeo de Novembro de 2014 no qual é mostrado o abate de um helicóptero armeno. https://www.youtube.com/watch?v=5XKSSXj8P4U
Outro detalhe é que a Rússia é o maior fornecedor de armas ao Azerbaijão.

Leo
Leo
8 anos atrás

Esse conflito já era de se esperar, bem provável que a Rússia vai dar total apoio a armênia como faz com os separatistas da Ucrânia. Acho que os armênios vão conquistar mais territórios até um cessar fogo e torço por isso, armênios são um povo cristão e entre cristãos e muçulmanos torço para os cristãos. Outro detalhe é que as perdas do Azerbaijão são muito maiores nesses poucos dias de conflito.

Leo
Leo
8 anos atrás

Esse conflito talvez possa ser uma oportunidade para vermos um combate aéreo entre as duas forças aéreas… Equipamento russo vs equipamentos russo.

donitz123
8 anos atrás

Leo
A única possibilidade da Rússia entrar no conflito em favor da Armênia é se suas tropas lá forem deliberadamente atacadas pelo Azerbaijão.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Lembro que a Rússia possui uma base militar na Armênia, força aérea com infantes.
____________________________

Léo, concordo e explico:
Aqui em casa a Dna. Maria tem ascendência Armênia, pessoa maravilhosa, lealdade e carácter fantásticos.
___________________________

Armênios em relação a comunidade, religião e a terra tem muitas coisas parecidas com Judeus. A Comunidade em geral é rica e está preparada a enviar recursos para terra deles.
Creiam-me. isso acontecerá se preciso for.

junior
junior
8 anos atrás

Leo
A Rússia provocando conflitos e mortes em outros países para vender suas armas, que novidade.

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Dai vou lançar uma pergunta será que o conflito vai se estender numa guerra nos seguintes moldes Armênia apoiada pelos Russos e Azerbaijão é já que o Carlos Soares informou que a Rússia tem uma base militar na Armênia será que se os armênios estiverem “apanhando” os russos entram no circuito ? já que tem tropas por lá , é pagar para ver , aguardem cenas dos próximos capítulos , outra coisa não para ver direito a metralhadora , mas acho que é uma Dshk russa pelo que vi pelo formato do cano e estojo de munição o que acham… Read more »

ScudB
ScudB
8 anos atrás

Ele mesmo!
ScudB com ogiva 8F44.
Estranho que estão sem carros de apoio (carregadores , bombeiros , guindastes , etc).
Division completo tem 26 carros.
Agora. Antes do ScudB passou “o genocídio” .E os dois lados do conflito tem essas ..coisinhas . Negocio ta feio pro lá.
Um abraço!

donitz123
8 anos atrás

Azerbaijan defense forces report destroying Armenian troops’ command post (VIDEO)
https://www.youtube.com/watch?v=dDQpxNhefXc

MOSHE DAYAN
MOSHE DAYAN
8 anos atrás

concordo com o alexandre… e alguem ai ja viu o tamanho da cratera q um scud provoca ?

MOSHE DAYAN
MOSHE DAYAN
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Alexandre Samir Maziz 4 de abril de 2016 at 13:18 Caro Alexandre, Entre o Urso e a Turquia há …………… a Armênia. _____________________________ 1) O Urso tem problemas com a Turquia; 2) Os Azerbaijan’s flertaram no passado e no presente com os turcos e 2) Aposto nisso: O Azerbaijão é um concorrente Russo no óleo e gás, mas é um vizinho que tem sua importância. Vai se declarar neutro, empenhado em conseguir a paz (e vai agir neste sentido), porém noa bastidores apoiará a Armênia. Explico: Na desintegração da URSS e novos “desenhos” a Armênia aceitou (rs) a base Russa,… Read more »

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

junior 4 de abril de 2016 at 13:09,

A Rússia menos interessa-se mais no escalamento deste conflito, 22 anos esteve no estado congelado graças à Rússia
NÃO secreto o que comprime com Azerbadzhan exerce-se pela Turquia, pode ser um silogismo de Erdogan para distrair a atenção de Putin da Síria

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Caro Alexandre Samir Maziz 4 de abril de 2016 at 13:18
Eis a base Russa na armênia.
_____________________________________________

https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_102nd_Military_Base

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Ambos países fazem parte da CEI, porém:
____________________________

http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2012_12_14/Russia-retira-se-da-base-militar-no-Azerbajao/

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Obrigado pela informações Caro Carlos Soares , e a metralhadora acho acho que é uma Dshk ?? Abraços !!!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

CEI e seus aspectos:
_______________________

https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_dos_Estados_Independentes

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Vejam, armamento Armênio:
_________________________

https://es.wikipedia.org/wiki/Ej%C3%A9rcito_de_la_Rep%C3%BAblica_de_Armenia

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

– The Russian base to be in Armenia but not Nagorno-Karabakh (it as Kosovo) so the Russian army won’t participate in it – Azerbadzhan is the largest buyer of the new Russian weapon in the region, over the last 5 years Moscow has put a large number of the weapon it and the latest T-90S,BMP-3,TOS1,S-300PMU-2, the MI-17 and MI-35M helicopters – Azerbadzhan is the largest trade partner of Moscow and so on ___ Você embora quando dizem que aquele que está longe não dizem disparates – A base russa para estar na Armênia mas não Nagorno-Karabakh (ele como o Kosovo)… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Força aérea de combate, MIG 29 tem que pedir aos Russos na Base ?
____________________

Porém AAA estão bem:
____________________

https://es.wikipedia.org/wiki/Fuerza_A%C3%A9rea_Armenia

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Vejam que texto intrigante:
_________________________

http://asbarez.com/111349/azerbaijan-protests-against-missile-supplies-to-armenia/

DaGuerra
DaGuerra
8 anos atrás

Guerre à l’est!!
Guerre à l’ouest!!
Guerre au nord!!
Guerre au sud!!
Guerre! Guerre! Hommes de la terre!!
(alpha Blondy)

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Sir Rustam Bogaudinov 4 de abril de 2016 at 16:14
______________________________________

Yes, I googled and I agree with your statements. But will leave Armenia capitulate ?
Or deliver to Armenia to whom? Armenia is a natural border between Russia and Turkey . An analysis of his on this topic .
______________________________________

Sim, eu pesquisei e concordo com suas afirmações. Mas vão deixar a Armenia capitular ?
Ou entregar à Armênia para quem? A Arménia é uma fronteira natural entre a Rússia e a Turquia. Uma análise sua sobre este tema.

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares,

como disse em cima atrás de ações de Azerbadzhan há Turquia, mas pense o conflito não desenvolverá na guerra cheia não favoravelmente quanto a Azerbadzhan isto e a Armênia embora não conheçamos os titereiros autênticos desta agravação
___

as I have told above behind Azerbadzhan’s actions there is Turkey, but think the conflict it won’t develop into full war not favourably as to Azerbadzhan that and Armenia though we don’t know the real puppeteers of this aggravation

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

É ………… e os turcos de novo querendo f@d#$ os Armênios:
____________________

http://asbarez.com/148341/yerevan-slams-ankara-for-supporting-bakus-aggression/

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Rustam Bogaudinov
___________________

http://asbarez.com/148350/baku-warns-attack-on-stepanakert-as-azeris-target-civilians-in-artsakh/
+++++++++++++++++++

last paragraph (??)

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares,

at the moment both sides are an information war, so it is difficult to make an objective conclusion

___

no momento atual ambos os partidos fazem a guerra de informação, por isso, é difícil tirar uma conclusão objetiva

p.s- entende toda a atenção desenha-se à Síria e o progresso do exército sírio

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
augusto
augusto
8 anos atrás

A Russia usara sua força politica na região para estabiliza-la caso o Azerbaijão não coopere é possível os russos entrarem no conflito

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Sr. Soares.
Se a Turquia logo após a 1WW tivesse sido exemplarmente punida pelo genocídio armênio, um certo cabo austríaco não teria ido longe demais.
Meus cumprimentos à patroa.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Delfim 4 de abril de 2016 at 18:28
Bem provável Delfim.
_______________

Lembro que o Tabule é de origem Armênia, Show o feito pela Dna. Armênia.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Rustam Bogaudinov
_______________

https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_102nd_Military_Base
_______________

And this commitment ?

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Bem se esse conflito acontece na época da União Soviética seria outros “500” , Moscou chegaria para os dois países e ia dizer parem com a luta ou vou massacrar os dois e ponto final, igual a Mãe faz com dois filhos que estão a brigar ,chega e bate nos dois e acabou o assunto,sobre a metralhadora da foto agora tenho certeza que é uma DShK ,segue link sobre ela abraços !!!

https://pt.wikipedia.org/wiki/DShK

theogatos
8 anos atrás

Mas como a Turquia ainda odeia a Armênia não… Ararat então, nunca mais vai devolver pra eles!
.
Pra quem acha que esse tipo de disputa na região contra os turcos é tranquila e coisa do passado Otomano… Na na nina não!
.
Sds.,

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Off Ranking de gastos militares em 2015 EUA: US$ 596 bilhões China: US$ 215 bi Arábia Saudita: US$ 87,2 bi Rússia: US$ 66,4 bi Reino Unido: US$ 55,5 bi Índia: US$ 51,3 bi França: US$ 50,9 bi Japão: US$ 40,9 bi Alemanha: US$ 39,4 bi Coreia do Sul: US$ 36,4 bi Brasil: US$ 24,6 bi Itália: US$ 23,8 bi Austrália: US$ 23,6 bi Emirados Árabes Unidos: US$ 22,8 bi Israel: US$ 16,1 bi _______________________ Alexandre Samir Maziz 4 de abril de 2016 at 22:32 theogatos 4 de abril de 2016 at 22:39 _______________________ Concordo com ambos. _______________________ Caro Alexandre, metrancas… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Fred
Fred
8 anos atrás

Uma coisa eu dou como certa. Com o colapso da URSS e do “socialismo” real, podem observar que o apego às questões de classe tem decaído, perdido sentido, em relação à questões sociais de massa. Partidos, sindicatos, cada vez tem menos credibilidade e poder de organização. Ao passo que o conceito de classe tem decaído, tudo que remete a questões étnicas e identidades de pequenos grupos, tem ganhado força. A natureza desse conflito e do conflito ucraniano demonstram isso. Mesmo na Espanha disputas étnicas tem ocorrido, num espectro menos violento. Por isso, concordo que nenhuma disputa étnica faz parte somente… Read more »

EParro
EParro
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares 5 de abril de 2016 at 3:15

O problema deste valor, ao menos no caso brasileiro, não fica claro quanto é investimento em equipamentos e quanto é custeio.

Augusto
Augusto
8 anos atrás

Fred se você olhar para atrás, essas “disputas de classes” representavam nada menos que disputas geográficas e etinicas mas o tempo era outro e a conjuntura da guerra fria se aplicava sobre os grupos que se enfrentavam, mas se olhar suas reivindicações e argumentos com uma mente Dora da guerra fria irá perceber as questões etinicas e geográficas

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Armênia, o primeiro país cristão do mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=_WMSEnZxlNc

carlosegoes
8 anos atrás

As perdas que o Azerbaijão sofreu até agora foram altas. Tanques: 14 x 1 Armoured Vehicles: 5 x 0 Helicópteros: 2 x 0 Podemos chegar a conclusão clara que as tropas Azeris não tem condições de combate. As perdas superam em muito as dos seus inimigos. Pior é que foi perdido equipamento de combate, de dificil reposição, enquanto que o inimigo perdeu principalmente caminhões. Muito provavelmente, as tropas do Azerbaijão não possuem adestramento e capacitação de combate, e pelo visto, também não tem muita vontade. Se forem para guerra, nessas condições e seguindo a linha atual de perdas, iriam perder… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Zmun 5 de abril de 2016 at 12:16
Assistimos, a Patroa, meu já finado Sogro ….. choraram.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Zmun 5 de abril de 2016 at 12:16
Obrigado

donitz123
8 anos atrás

UAV “suicida” israelense no conflito.
https://www.youtube.com/watch?v=YmHCQg5sveA