Alerta aos japoneses será de menos de dez minutos em caso de ataque norte-coreano

3

O regime do norte-coreano Kim Jong Un possui muitos mísseis que podem chegar ao Japão. Assim, o governo japonês está preparando seus cidadãos no caso de um míssil ser disparado contra o seu território. O alerta seria dado possivelmente com menos de 10 minutos de aviso.

O gabinete do primeiro-ministro emitiu novas diretrizes esta semana, incluindo pela primeira vez instruções sobre como agir no caso de um ataque com míssil balístico proveniente da Coréia do Norte.

Três dos quatro mísseis que a Coréia do Norte lançou no dia 6 de março caíram na zona econômica exclusiva do Japão no Mar do Japão, o corpo de água que separa o Japão da Península Coreana. A Coréia do Norte informou posteriormente que estava praticando para atingir bases militares dos EUA no Japão.

A Coréia do Norte mostrou há quase duas décadas que tem todo o Japão ao seu alcance. Em 1998, a Coréia do Norte disparou um míssil Taepodong-1 – ostensivamente para lançar um satélite – sobre o Japão e em sua zona econômica no lado do Oceano Pacífico.

O conselho do governo japonês não é exatamente útil e só trata do básico: “Você não receberá o aviso a tempo, mas se o fizer, vá para um edifício resistente”.

O site oficial de defesa civil do Japão teve 5,7 milhões de visitantes nos primeiros 23 dias de abril – em comparação com o tráfego mensal habitual de menos de 400 mil acessos.

Sob a seção “perguntas freqüentes”, o governo coloca a questão de quantos minutos levaria para um míssil chegar ao Japão.

“Um míssil é lançado da Coreia do Norte não levará muito tempo para chegar ao Japão”, diz a resposta. “Por exemplo, o míssil balístico lançado da [Coreia do Norte] em 7 de fevereiro do ano passado levou 10 minutos para voar sobre Okinawa”.

FONTE: Washington Post (tradução e edição do blog Forças Terrestres)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
6 anos atrás

O Japão está a 1.,000 km (média) da CN e utilizaria mísseis PAC-3 do sistema Patriot para tentar interceptar os mísseis norte-coreanos. Vale salientar que o desempenho do PAC-3 estaria no limite nesse caso. O ideal é que os mísseis norte-coreanos fossem enfrentados pelo THAAD, que os japoneses não têm. Parece que há uma bateria no Japão mas protegendo a base naval americana e redondezas (o THAAD pode proteger uma área com um raio de 200 km). Os japoneses têm também o SM-3 lançado de navio, que não sei se teria alguma utilidade contra mísseis de curto alcance (até 1000… Read more »

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Sabemos que CN tem tecnologia dos mísseis (alcance ate 12 mil km) , urânio em abundância (relatórios falam sobre possíveis 50-60 cargas finalizadas) e alguns parafusos soltos na cabeça do líder deles. O que nao sabemos é se eles chegaram no nível tecnológico de produzir ogivas compactas (pelo progresso nos testes nucleares especialistas dizem que os coreanos estão “poupando bastante” seu campo de testes o que pode indicar controle bem preciso de carga que so seria possível com certo nível dos avanços na tecnologia de booster). E ai vem a duvida : qual tipo de míssil os coreanos preferem como… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
6 anos atrás

Scud, Claro que é impossível deter foguetes e obuses de ambos os lados no caso de uma guerra. O que se deseja é tentar mitigar os danos aos centros urbanos e as baixas civis, geralmente implementadas por foguetes balísticos de maior porte. Há cerca de 600 desses foguetes a disposição da CN. Mas claro, quantidade muito menor estão disponíveis para um primeiro ataque , sem falar que o bom senso manda não gastar todos os cartuchos de uma vez só. Os sistemas Patriot PAC-3 e THAAD podem não ser suficientes, mas pelo menos essa capacidade existe e pode ser tentada.… Read more »