Piranha IIIC

Foi dispensada a licitação para que o Comando de Material do Corpo de Fuzileiros Navais possa iniciar o processo de aquisição de 18 novas unidades do VBTP SR 8×8 Piranha IIIC, da empresa suíça MOWAG GmBH, para dotação do Batalhão de Blindados.

Essas unidades irão se juntar aos dois lotes anteriores de 7 e 5 unidades respectivamente, num total de 30 veículos, formando assim praticamente duas Companhias de Viaturas Blindadas de Transporte de Tropas.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao
Joao
15 anos atrás

O CFN esta de parabems com essa decisao.

Joao
Joao
15 anos atrás

Como fica o acordo do Exército com a IVECO?
Vamos ter dois tipos de blindados:
Piranha III para o CFN e uma versão BR do Centauro para o Exército?

pablo
pablo
15 anos atrás

tanto o Piranha quanto o Centauro sao anfibios ???
outro dia li que o exercito buscava veiculos capazes de atravessar rios…
alguem saberia as configuracoes dos Piranhas ???
sera que tera uma versao lanca morteiros ??

Garcia
Garcia
15 anos atrás

João: O exército não vai ter uma versão do centauro, vai ter um veículo novo, sem comparação ao centauro.

Pablo: O centauro é um veiculo 8×8 armado com canhão de 105, não é transporte de tropas e nem anfibio.

Os fuzileiros estão recebendo ótimos veiculos de transporte de tropas, 8×8, com capacidade anfíbia, que estão fazendo muita falta neste momento. Não vão esperar até o novo veículo brasileiro ficar pronto lá por 2015.

Marine
Marine
15 anos atrás

Pablo,

O Piranha e considerao anfibio e possui varias configuracoes incluindo lanca morteiros, anti-tanque, ambulancia e outras.

Sds.

Jorge Lee
Jorge Lee
15 anos atrás

João,
o blindado que irá ser fabricado pela Iveco no Brasil não é um Centauro versão BR, mas um projeto mais adequado às “CONDIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS” do País, cuja origem é um projeto do Centro de Tecnologia do Exército.
Trata-se de um veículo muito mais simples, 6×6, como os atuais URUTU.
A única questão que proponho é a seguinte:
Não podia o CFN esperar os primeiros testes do protótipo deste blindado nacional antes de ir às compras no exterior?

pablo
pablo
15 anos atrás

grato MArine,

vc mais do que ninguem deve conhecer bem o Piranha III pois o Stryker derivou do Piranha III.

esses novos blindados serao sediados na Amanzonia ???????????

José da Silva
José da Silva
15 anos atrás

João, o que tem a ver o CFN com o Exercito?

Uma coisa nao influencia na outra. O Exercito que um veiculo para amanha e o navais querem para ontem.

Abração.

pablo
pablo
15 anos atrás

a a fabrica de blindados russos que seria instalado no Rio Grando do Sul ????
que fim deu ???
acho que deu fim…

José da Silva
José da Silva
15 anos atrás

Pablo, Os Strykers sao dos democratas…..hehehehe quer dizer do Exercito, já nos republicanos……heheheheh quer dizer fuzileiros sao usados os LAV. É tudo Piranha, mas sao bem diferentes, mesmo porque os Strykers sao mais um conceito do só o veiculo em si. As Brigadas Strykers, tentam replicar o conceito (para mim) expedicionario dos fuzileiros, em unidades digitalizadas mais leves que a 4ªDI por exemplo, que a principio é a unica Divisao de Infantaria “Pesada e Digital” dos EUA. A 3ª DI esta no meio do caminho e as 2DI e 25DI estao mudando rapidamente para Strykers. O Exercito ficou dividido em… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Ze, Vc acabou explicando a diferenca entre stryker e LAV antes de mim….rsrsrsrs Realmente de uns anos para ca o US Army vem tentando replicar varias doutrinas do USMC que no meu ver e validacao de quao a frente doutrinamente esta o USMC. Por mais que isso seja tentado, o Exercito jamais podera competir com os navais nesse sentido…a diferenca de mentalidade das corporacoes e seu “spirit de corps” sao tremendas! Vc se refere ai a 82nd, 101st e 10th como as leves 1st armored e 1st Cav como as pesadas classicas 1st, 2nd, 3rd, 4th e 25th como transicao?… Read more »

Coralsea
Coralsea
15 anos atrás

O que o US Army está querendo com todas as reformas atuai é ganhar mais em agilidade….em vêz de “pesadas” divisões, eles querem fortalecer as brigadas…no futuro, uma brigada da 25h por exemplo, pode ser detachada para uma outra divisão.
A força atual do US Army consiste de:
10 divisões
2 brigadas independentes
2 regimentos independentes

Além disso tem a US National Guard com:
10 divisões
9 brigadas independentes
1 regimento independente

Marine
Marine
15 anos atrás

Ze,

Parece que o CFN vem se espelhando mais ainda no USMC…M-16, AAV, Piranha/LAV…

Que tal agora uns Ch-53E, M1, LPD-17 e tal? rsrsrsrs

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Mas os nossos Piranhas não são armados com torre com canhão de 25mm.
Ou são?

José da Silva
José da Silva
15 anos atrás

Infelizmente acho que vao ficar “peladinhos” como já estao os doze em servico. Acho que podemos colocar qualquer arma desse padrao que esteja no mercado hoje, nao necessariamente o mesmo armamento americano.

Depois desses trinta, compraria mais trinta e transformava os M-113 em caminhao, como no U.S.Army. Tropa, never more, só carga. hehehehe

Taer
Taer
15 anos atrás

Concordo com João e Mauro e tb parabenizo o CFN da Marinha do Brasil
por mais essa compra de 18 (dezoito) unidades do MOWAG Piranha III. Um blindado 8X8, sem similares no Brasil. Super testado em combate,em serviço em varias forças em todo o mundo, uma blindagem a toda prova, conforto e potência de sobra! Deveria ter sido o escolhido para as FAA’s brasileiras (www.mowag.com).

Marine
Marine
15 anos atrás

Ze,

No ritmo dessa materia que tal uma sobre o EFV? Seria otimo vermos o futuro dos AAVs…

Sds.

edilson
edilson
15 anos atrás

sem dúvida ótimos veículos, esta aquisição no entanto parece indicar uma incompatibilidade com o discurso dos ministros.
o exército parece ir de Urutu III e a Marinhade Piranha.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Excelentes aquisições para o CFN em missões de paz. Não entendi a declaração de que os Fuzileiros necessitavam de veículos para transpor rios, esta missão não seria do Exército? E quanto a CC, ao menos 01 esquadrão, não há necessidade?

RODRIGO
RODRIGO
15 anos atrás

O CFN está de parabéns,pois se fosse ficar esperando o tal URUTU III, ficaria esperando sentado….!!! Aliás,o PIRANHA é muito superior !!!!

José da Silva
José da Silva
15 anos atrás

Marine, Sao exatamente essas hehehehee, só que a 4ª parece um rinoceronte perto das outras. Como “cobaia” digital ela tem um pouco de tudo. Quanto ao outros brinquedos, dois Tonerre´s já davam para o gasto, quanto a CC por enquanto SK-105 dao para o gasto por enquanto e quanto for para colocar um substituto, tera que ser no lugar, afinal a FFE nao precisa de muito mais do que isso. Agora, 4 LCAC, 4 EDCGs novas, 6 CH-53K e 12 UH-60M resolveria todos os problemas de transporte do CFN. Agora se o General S.D.Butler estiver afim ele pode mandar uns… Read more »

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

Estes Mowag Piranha foram conseguidos com urgencia para o Haiti,
tem fila para adquirir eles…
Os M-113 foram modernizados na epoca dos M-41,e com os Leo 1a1,1a5,
não conseguem acompanhar estes que são bem mais rapidos,dai uma
atualização com um motor mais possante.
Para acompnhar os Leo,somente blindados de esteira,os de roda ficam atolados…Os SKS do CFN,se preciso for,sera acompnhado pelo M-113.

José da Silva
José da Silva
15 anos atrás

Coral Sea Xi esqueci da “Big Red One” na infantaria e da 173ª Brigada. Os Regimentos intependentes sao os que falei 2 ACR e 3 ACR, um mais pesado que o outro. O mais leve teria a teorica missao de ir logo atras da 10, 82 e 101. Tem tambem o 11 ACR que é de sexo indefinido, nao sabe se e reserva ou ativa, sao os Agressors do U.S.Army. Agora as Brigadas, o curioso é que a 173 ABN seria a unica unidade de combate do U.S.Army na Europa e o mais estranho ainda é que ela fica na… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Falta de “spirit de corps” na minha opiniao Ze…imagine se o 5th Marines vira-se 32nd Marines e depois 77th Marines da 5th Marine Division…como se maqntem tradicao e historia desse jeito…

E aqui nao existe uma brigada no Alaska tbm?

Sds.

Camarada-SP
Camarada-SP
15 anos atrás

O CFN está de parabéns,em adquirir mais 18 unidades do Piranha III,um veículo moderno 8X8,diferente dos que estamos acostumados a ver. Se fosse esperar o Urutu III,iria demorar uma eternidade.Outra importante providência, seria a possibilidade de ampliar de forma ainda que modesta,o número de veículos blindados de modo geral,incluindo unidades adicionais de CLANF,M113(modernizados) e carros de combate SK105-A2S,estes últimos possibilitando maior capacidade de choque para os comandantes das forças de desembarque. O Batalhão Misto do US ARMY está constituído por duas companhias de Infantaria e duas companhias de carros de combate, exatamente como o Regiment Inter Armés do Exército Francês… Read more »

pablo
pablo
15 anos atrás

o Brasil nao poderia aplicar a engenharia reversa num Piranha juntamente com a Iveco, e a partir dali poderiamos fabrica-los aqui mesmo, sendo o mesmo “nacional”…
assim as duas Forcas utilizariam o mesmo…

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Com os 240 Leopards 1A5,que tal se fosse transferidos pelo menos 20 M-60A3?

Corsario-DF
Corsario-DF
15 anos atrás

Excelente aquisição, concordo plenamente com os colegas, se fosse esperar os Urutu III eles iam ficar com a bunda dura…
Ulisses, até que não é má idéia a sua, apesar de a meu ver os M-60 já estão no bagaço! Mas ainda sim é mais tanque que os Sk-105. Sds.

Daniel Camilo
Daniel Camilo
15 anos atrás

Ulisses e Corsario

Recentemente, o M-60 foi completamente modificado e apresentado quase como um novo tanque pela General Dynamics com o tanque 120S.Também Israel que utilizou muitos destes carros de combate, desenvolveu o SABRA, outra versão muito modificada do M-60 que também foi vendida para para a Turquia.Sds.

Coralsea
Coralsea
15 anos atrás

Zé; você está certo; o 2nd ACR está mesmo na Alemanha…em Vilseck.
O 3rd ACR está mesmo em Ft. Hood/TX.
O interessante é que a partir de 2010, a 2nd. Brigada da 1st. Armored Divsion, irá mudar de nome: será a 170th brigada e irá mudar de Ft. Bliss/TX para Baumholder, Alemanha.
Ou seja a partir de 2010 serão 2 brigadas e um regimento baseado na Alemanha….bem menos do que as 2 divisões baseadas lá durante a guerra fria

Coralsea
Coralsea
15 anos atrás

Marine + Zé! Realmente no momento está muito difícil acompanhar todas as mudanças que eles estão fazendo. Marine: A 1st. Brigada da 25ID está no Alaska sim; em Ft. Wainwright…como o Zé falou é a antiga 172nd Brigada Independente. Zé: A 2nd. Armored Cavalary Regiment não está em Fort Lewis/WA ?? E a 3rd. ACR está em Ft. Carson/CO ou em Ft. Hood/TX ?? Já ví as duas versões…. Pelo que sei a única unidade na Alemanha é a 2nd. Brigada da 1st. Infantry Mech. Division baseada em Schweinfurt / Alemanha…mas em breve irá se juntar ao resto da divisão… Read more »

Joao
Joao
15 anos atrás

pablo,o Brasil sim tem a capacidade industrial e tecnica para reverse-engineer o Piranha na Iveco. Esse nao e o problema. Ate o Iran fez isso com o F-5. O maior problema do Brasil,infelizmente,e a incompetencia e interesse proprio dos seus lideres. Exemplo: A Iveco ja em 2001 comecava os testes no Brasil do Centauro AIFV 8×8 e do Puma VBL (Veicolo Blindato Leggero),dai dando partida o programa da producao do URUTU 3. O programa foi entao cancelado,depois retomado,depois posto em hibernacao,e agora parecem que estao retomando de novo,tendo projetado a etrega de 16 prototipos ate 2012. Eu pergunto: 16 unidades… Read more »

Coralsea
Coralsea
15 anos atrás

Marine + Zé

Me esqueci de outro detalhe…no Alaska, além da 1st. brigada da 25th ID baseada em Ft. Wainwright; também existe a 4th. brigada da 25th ID baseada em Ft. Richardson.

Marine
Marine
15 anos atrás

Coralsea,

Entao pra uma divisao conhecida com “Tropic Lighting” as coisa estao bem frias pra metade dos seus infantes hein? rsrsrsrs

Que propaganda enganosa rapaz…

Marine
Marine
15 anos atrás

Entao passaram de 2 divisoes para uma “division size element” com basicamente tres unidades valor brigada…

como as coisas mudam…

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Parabéns ao CFN por mais essa. Pena que os Piranhas venham “pelados”, somente com uma M-2. Sem sombra de dúvidas, a tropa mais bem treinada e melhor equipada do Brasil.

Desde quando os SK-105 são “tanques”????????????? são caça-tanques.

Pinchas Landisbergis
Pinchas Landisbergis
15 anos atrás

O problema é sempre a quantidade, para um pais do tamanho do Vaticano estaria bom , será que nunca vamos enchergar nosso verdadeiro tamanho?

Marine
Marine
15 anos atrás

Pinchas, descordo que o valor nao e suficiente. O CFN e basicamente uma Brigada Expedicionaria como uma MEB: 3 Bn. Inf 1 Bn. Op.Esp. 1 Bn. Art 1 Bn. blindado (Companhias com Piranhas e SK 105) 1 Bn. Engenharia 1 Bn. AAA 1 Bn. anfibio (Com AAV e veiculos p/ desembarques) 1 Bn. Logistico 1 Co. Policia Entao como se pode notar e o mesmo “table of organization” que uma “Marine Expeditionary Brigade” e as companhias do Bn. Blindado sao suficientes p/ apoiar 3 Bn. Infantaria. Agora se vc tivesse dito que gostaria de tanques reais ao inves dos SK… Read more »

Everaldo Santos
Everaldo Santos
15 anos atrás

Acho, que o Governo brasileiro, deveria da oportunidade a industria bélica nacional, para o seu aprimoramento e crescimento uma vez que esse tipo de veículo militar não requer muita tecnologia na sua fabricação.

Jorge Luiz Bezerra
15 anos atrás

Amigos,

Todo mundo fala em aquizições de caças e carros de combate para o ano de 2015. Se realmente isso acontecer, será um ano abençoado.

Sds,

Giovanni
Giovanni
14 anos atrás

Pessoal. Primeiro de td… à algum tempo q nao tenho tanto contato e acesso a informações por isso posso estar falando besteira. Portando me ajudem um pouco e me respondam no q estiver errado. Sobre os piranha: a marinha, com a participaçao no Haiti, reparou q seus blindados estavam desatualizados. Foram feitas modificaçoes em alguns Urutus mas eles ja estavam um pouco ultrapassados para receber tdas as q necessitavam. por isso os piranhas foram comprados. a intenção q eu saiba é realmente padronizar c o exercito mas foi uma questao de urgencia. para a marinha é facil substituir os urutus… Read more »

Obuze
Obuze
13 anos atrás

Boa noite amigos! Moro no RIO, tive a sorte nestes últimos dias de ver o PIRANHA III em movimento, ele é bem grade, alto e tem uma proteção bem melhor que o M113, juro que não escutamos muito o barulho do motor, um espetáculo ver o grandão em movimento, adentrando rua e derrubando tudo. Uma pena que foi usada dentro da cidade maravilhosa, mais valeu seu uso. Já o M113 e o Urutu caraca como grita o motor, e que fumase os veículos produzem, mais valeu também em velos, tinha ate o nosso cascavel. Ele é pequeno perto dos outros… Read more »

Obuze
Obuze
13 anos atrás

Perdão amigos ñ falei que vi também os AAV-7.
Caraca muito grande este cara, com uma torre pequena, muito maneiro, é feito uma casa sobre largatas, alto e lergo. e sua brindagem também foi a segunda mais forte depois do Piranha lll.
Muito maneiro, pena que vi sendo usado adentrando ruas do meu querido RIO.
Abraço a todos.