Esta sequência de fotos foi feita durante a Operação Pirapó II, realizada em Abril deste ano, pelo 1° BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) e mostra um HM-1 Pantera realizando uma decolagem tática na reta.

A Operação Pirapó II foi realizada na cidade mineira de Araguari, por esta possuir excelentes áreas para o treinamento de Pilotagem Tática (PTT) e por poder contar com o apoio do 11º Batalhão de Engenharia de Construção.

Durante dois dias, os pilotos dos HA-1 Fennec e HM-1 Pantera executaram todas as manobras de PTT I e II, proporcionando a manutenção de suas habilitações.

A pilotagem tática se caracteriza por voos a baixa altura (média de 20 pés), velocidades que variam de 60 a 100 nós e manobras arrojadas em curvas com grande inclinação, características do voo de combate.

Assim o Batalhão Falcão mantém os seus pilotos sempre operacionais.

“Batalhão Falcão – Os rotores da Força Terrestre”

Nota do Blog: Agradecemos ao Cap. Mueller (RP do 1° BAvEx) que gentilmente nos cedeu a foto e nos prestou todos os eclarecimentos a respeito desta manobra.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Quando estava na Infa Aeromóvel vi esses pilotos do BAvEx fazerem coisas que literalmente assustariam Satanás… Vôo desenfiado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, pouso em movimento, desembarque de tropa voando a um metro do chão, enfim, os caras são muito feras. Parabéns aos BAvEx e à Infantaria Aeromóvel.

Abs.

Daniel Camilo
Daniel Camilo
14 anos atrás

Felipe Cps

Imagine um piloto desses com um Heli de ataque “Puro Sangue”, como por exemplo um Apache Long Ball, Tiger, etc.???
…assustaria o inferno inteiro, não!!!
Adsumus!!!